Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CoronaVirus, panico justificado...?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por luislobs » 11/3/2020 15:54

optimiza Escreveu:
Samael Escreveu:Boa tarde,

Alguém conhece empresas norte americanas que possam beneficiar com o Covid-19?

Empresas farmacêuticas americanas mesmo OCT que possam apresentar vacinas, tratamentos etc.

Empresas que possam também ganhar com alastramento do vírus etc.


A estupenda Gilead (ticker GILD)! Uma Biotech líder e com Vacina adaptada ao coronavirus, já na FDA (adaptada do célebre SARS que é "primo direito" da estirpe viral do corona) e de 2 retrovirais com sucesso no atual combate.

De qualquer modo, a disseminação de Nova York a Lisboa, faz com que neste momento pandémico, mais vale esperar por Abril (preparemo-nos para 100 mortos em Portugal, 20,000 contaminados de corona e para os habituais 3600 mortos anuais e de 800.000 contaminados pela Gripe tradicional).



nao percebo o porquê da tanta comparaçao com a gripe, será que malta com gripe precisa tanto de ventiladores?

isto é um virus muito agressivo que nao sinalizado em dias pode conduzir a morte, caso q nao acontece com a gripe.

reparem o que fez com a miuda de 17 anos por questao de 3-4 dias esta num processo mais avançado
.

É preciso viver..nao apenas existir.
 
Mensagens: 2209
Registado: 19/2/2007 10:01

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Àlvaro » 11/3/2020 15:52

optimiza, não esqueças que o mercado sabe que neste primeiro trimestre de 2020 -em muitos secores- vamos ter quebras de mais de 30% e então isso é aproveitado para martelar forte. Quando virar tb virará forte. E o mercado tb sabe que o número de infetados vai subir. Agora o que é estúpido e irracional é veres algumas empresas completamente esmagadas, mas os mercados funcionam mesmo assim. Olha a Cofina, gente experiente no mercado, acreditou que conseguiria o aumento de capital sem desconto. Muita confiança não se pode ter, este bicho é um cão. :shock:
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Optimiza » 11/3/2020 15:37

Samael Escreveu:Boa tarde,

Alguém conhece empresas norte americanas que possam beneficiar com o Covid-19?

Empresas farmacêuticas americanas mesmo OCT que possam apresentar vacinas, tratamentos etc.

Empresas que possam também ganhar com alastramento do vírus etc.


A estupenda Gilead (ticker GILD)! Uma Biotech líder e com Vacina adaptada ao coronavirus, já na FDA (adaptada do célebre SARS que é "primo direito" da estirpe viral do corona) e de 2 retrovirais com sucesso no atual combate.

De qualquer modo, a disseminação de Nova York a Lisboa, faz com que neste momento pandémico, mais vale esperar por Abril (preparemo-nos para 100 mortos em Portugal, 20,000 contaminados de corona e para os habituais 3600 mortos anuais e de 800.000 contaminados pela Gripe tradicional).
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por RuyAzevedo » 11/3/2020 15:23

Boa tarde,

Alguém conhece empresas norte americanas que possam beneficiar com o Covid-19?

Empresas farmacêuticas americanas mesmo OCT que possam apresentar vacinas, tratamentos etc.

Empresas que possam também ganhar com alastramento do vírus etc.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 41
Registado: 10/3/2020 22:58

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 11/3/2020 15:20

pata-hari Escreveu:
Na minha perspectiva, o verdadeiro problema é que se formos muito/todos contagiados ao mesmo tempo, os que precisarem de ventiladores vão ter um problema porque não há ventiladores no planeta para fazer face a este pico de necessidade. Esse é o verdadeiro problema no meio de tudo e isso justifica que se parem escolas e lugares-veiculo de maior concentração de pessoas.



Esse é "O" problema de uma pandemia de gripe ou de outra doença do mesmo tipo como a actual, colapso dos sistemas de saúde. Dai investir-se tanto na prevenção da gripe (há décadas), apesar das pessoas pensarem que não se faz nada para a gripe, como alguns tem escrito neste tópico....
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8123
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 11/3/2020 15:15

MarcoAntonio Escreveu:
Mas há uma medida que julgo que devo indicar: o fecho das escolas.



Tendo em conta o cenário actual, estou totalmente de acordo contigo. Eu diria fechar as escolas pelo menos 3 semanas, considerando o período de incubação do vírus.

Não sei se ouvirarm as noticias, mas aparentemente há um caso sem ligações a pessoas que vieram de zona contaminadas e que estava identificado com pneumonia atipica e como não sabiam a causa foram fazer a analise e deu positivo. Está em S. Maria. Também foi decidido fazer o teste a qualquer pessoa que tenha doenças do trato respiratório independentemente se tiveram ou não contactos de risco.

Assim é possivel que o numero de caso em Portugal comece a subir rapdiamente, para já o nº de casos sob vigilancia já ultrapassa os 3000, um aumento muito significativo em 24 horas.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8123
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por luislobs » 11/3/2020 15:01

Penso que nao será de desprezar a ideia sobre o grande numero de casos e desnorte deste 2 paises, italia e espanha, simplesmente o grande desnorte que existe a nivell politico.

italia e Espanha vivem num complot, num desvaneio, numa onda de desautorizaçao a nivel social que se reflete na falta de respeito com as autoridades.

Em portugal vivemos na duvida entre tentar manter a calma na populaçao e o esterismo com o panico.

Com a relativa calma deixamos os voos de italia contaminar a populaçao, calma para nao assustar o pessoal e a economia nao cair.

So que a meu ver infelizmente o povo portugues nao acata apelos de animo leve, parece as mnhas filhas so com uma valente palmada acatavam ordens.

De que vale fechar escolas se os miudos vao todo dia para bares e discotecas como aconteceu no norte depois de fechar as universidades.

E o mais grave ..ainda esta noite chegaram a lisboa 2 cruzeiros com mais de 5000 pessoas a passear em lisboa sem uma unica sem um unico rastreio.. :shock:
.

É preciso viver..nao apenas existir.
 
Mensagens: 2209
Registado: 19/2/2007 10:01

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 11/3/2020 14:37

F63 Escreveu:Pela irresponsabilidade de uns pagam os outros.


Ontem liguei a uma amiga minha que pensei que já estaria em pãnico com isto tudo porque costuma ter medo de tudo e mais alguma coisa... aparentemente ainda está relativamente calma, demais até. Contou-me que neste fim de semana jantou com umas amigas, beijinhos e abraços para cá e para lá e, a meio da refeição, uma delas diz «sabem eu estou de quarentena!», supostamente porque teve contacto com alguém que está infetado... não é só irresponsabilidade, é ignorância, esta e muitas outras pessoas não sabem o que é, e para que serve uma quarentena!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Pata-Hari » 11/3/2020 14:29

OCTAMA Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Quem abriu o tópico porém foi a Marta, por isso reendereço o agradecimento para ela!


Sim sff :mrgreen:


Na altura apenas achei que isto ia ser um tema importante e que estava a ser totalmente ignorado pelo mercado. Isto andava-me a "fazer espécie".

Na minha perspectiva, o verdadeiro problema é que se formos muito/todos contagiados ao mesmo tempo, os que precisarem de ventiladores vão ter um problema porque não há ventiladores no planeta para fazer face a este pico de necessidade. Esse é o verdadeiro problema no meio de tudo e isso justifica que se parem escolas e lugares-veiculo de maior concentração de pessoas.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por ZeNovato » 11/3/2020 14:01

Obrigado Marco pela respostas.
Não encontrei antes os números e peço desculpa por isso.~

Achei que era importante pois tenho em casa pessoas a trabalhar nos hospitais (enfermeiros e médicos) e alguns até em hospitais com doentes e claro ficamos todos preocupados ao lidarmos diariamente uns com os outros.
Esses 80% são para mim importantes pois até eu poderia ter e nem me aperceber.
É uma situação grave a que se está a passar neste momento mas penso que com o cuidado de todos a coisa vai lá.
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Opcard33 » 11/3/2020 13:36

Se tiverem coragem vejam esta carta de um médico ( não podemos perdoar a OMS )


O apelo desesperado de um médico de Bérgamo: “Por favor, ouçam-nos, tentem sair de casa só para as coisas indispensáveis”

https://expresso.pt/coronavirus/2020-03 ... spensaveis
 
Mensagens: 731
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por F63 » 11/3/2020 13:32

forza algarve Escreveu:ate o Paraguai fechou as escolas e eventos desportivos so' a portas fechadas..isso demosntra que quem tem poucos casos sabendo que isto vai estar fora de controle esta' a tomar medidas drasticas enseguida e nao quando tiverem cem casos ou mil..

Por isso que Portugal tem que fechar as escolas, ginasios,museus,tudo ja' e em todo o pais


Pela irresponsabilidade de uns pagam os outros.
Como exemplo, ainda ontem assisti incrédulo pela televisão ao jogo passado na Alemanha (país já com bastantes casos confirmados) Leipzig / Tottenham para a liga dos campeões com o estádio completamente cheio.
Enfim...
 
Mensagens: 240
Registado: 7/2/2017 15:10

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 11/3/2020 13:32

forza algarve Escreveu:ate o Paraguai fechou as escolas e eventos desportivos so' a portas fechadas..isso demosntra que quem tem poucos casos sabendo que isto vai estar fora de controle esta' a tomar medidas drasticas enseguida e nao quando tiverem cem casos ou mil..

Por isso que Portugal tem que fechar as escolas, ginasios,museus,tudo ja' e em todo o pais



Concordo.


Tenho evitado de falar aqui de medidas concretas pois não creio ser a pessoa indicada para estar aqui a dizer o que é que as autoridades devem fazer num cenário destes.



Mas há uma medida que julgo que devo indicar: o fecho das escolas.


Infelizmente, as crianças, inadvertidamente, são excelentes vectores de propagação do virus, apesar de serem relativamente imunes. O fecho das escolas é uma medida preventiva que vai acabar por ser tomada. Já foi tomada em muitos países.

É uma medida que é insensato adiar!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38251
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por OCTAMA » 11/3/2020 13:32

MarcoAntonio Escreveu:Quem abriu o tópico porém foi a Marta, por isso reendereço o agradecimento para ela!


Sim sff :mrgreen:
 
Mensagens: 753
Registado: 19/4/2016 10:08

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por OCTAMA » 11/3/2020 13:31

forza algarve Escreveu:ate o Paraguai fechou as escolas e eventos desportivos so' a portas fechadas..isso demosntra que quem tem poucos casos sabendo que isto vai estar fora de controle esta' a tomar medidas drasticas enseguida e nao quando tiverem cem casos ou mil..

Por isso que Portugal tem que fechar as escolas, ginasios,museus,tudo ja' e em todo o pais


Boa Tarde,

Se a decisão hoje for de fechar as escolas, tudo bem. Tenho um filho, e percebo a medida, apesar da faixa etária dele não ser de risco elevado. Mas tudo o roda à volta de ter uma escola em funcionamento é problemático, neste momento.
Mas atenção que a "máquina produtiva" tem de continuar a produzir (Pai e Mãe). Os apoios pelo que li existirão para quem tiver de ficar em casa e/ou efetuar a sua profissão por teletrabalho. Mas e os profissionais liberais? Ninguém esclarece......

Se fecharem por 1 mês as escolas (15 dias agora) + 15 dias das Férias escolares habituais, não pensem que com esta meteorologia, vão conseguir fechar as pessoas em casa......tanto quanto sei, já oiço pessoas a marcar férias no Algarve, mais cedo e por mais tempo que o usual. Ou seja, vão para os restaurantes, esplanadas e bares propagar ou serem infetados......isto promete, claro está!

Tenho de reconhecer que a China fez o que tem de ser feito e não me venham com ditaduras ou democracias. Isto é uma questão de saúde muito mais relevante que isso, sobretudo para quem vive nas metrópoles e não podemos olhar como se fosse a "walk in the park".

Bons Negócios
 
Mensagens: 753
Registado: 19/4/2016 10:08

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 11/3/2020 13:25

Quem abriu o tópico porém foi a Marta, por isso reendereço o agradecimento para ela!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38251
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por OCTAMA » 11/3/2020 13:22

Boa Tarde a Todos,

Gostaria de expressar o meu Muito Obrigado ao Marco António pela criação e Ativa manutenção deste tópico. A possibilidade de obter esclarecimentos vários, de fontes fidedignas (dentro do possível reportado e disponível) por forma a desmistificar muito da informação que circula sobre o COVID-19 é uma mais valia para todos, sem exceção. E para que é tem familiares em risco potencial, mais ainda!

Observar este tema à noite na televisão é "deprimente e paranóico", pela maneira como os mídia o "exploram" por ser o assunto da atualidade. Que é, mas 4 a 5 horas disto a falar incessantemente em todos os canais, com histórias e novelas construídas para o povo "se babar", não obrigado.

Assim sendo, um bem haja e muito obrigado uma vez mais.

Bons Negócios
 
Mensagens: 753
Registado: 19/4/2016 10:08

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por forza algarve » 11/3/2020 13:18

ate o Paraguai fechou as escolas e eventos desportivos so' a portas fechadas..isso demosntra que quem tem poucos casos sabendo que isto vai estar fora de controle esta' a tomar medidas drasticas enseguida e nao quando tiverem cem casos ou mil..

Por isso que Portugal tem que fechar as escolas, ginasios,museus,tudo ja' e em todo o pais
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Opcard33 » 11/3/2020 13:13

O editorial de um jornal ( tradução Google com 2 ou 3 correcções)

Disciplina ( por uma primeira vez!)


Depois de exportar seu coronavírus para todo o mundo, a China parece estar prestes a controlar a epidemia em casa, onde o número de novos casos está diminuindo. A visita de Xi Jinping a Wuhan, o epicentro da contaminação - a primeira desde o início da infecção em dezembro - na terça-feira claramente visa enviar uma mensagem de vitória sobre o vírus.

Vamos nos alegrar pelos chineses, mas isso não resolve o nosso problema: como enfrentar, por sua vez, a disseminação de um agente infeccioso ainda pouco conhecido, muito contagioso, embora moderadamente fatal (mesmo que as faixas etárias estejam desigualmente expostas a risco)?

A Itália seguiu os passos da China sem ter as mesmas armas. A contenção é agora geral, mas de aplicação muito mais relativa, com o transporte ainda em serviço, filas nos caixas dos supermercados e a possibilidade de ir trabalhar. Estamos longe do cordão sanitário imposto a dezenas de milhões de chineses e da mobilização militar para criar hospitais de campanha num instante.

O Covid-19 atua como revelador do caráter de uma nação e de seu governo: autoritário na China, apaixonado na Itália, disciplinado no Japão ou na Coréia do Sul ...

Na França, onde a contaminação segue a trajetória da Itália com alguns dias depois, medidas cautelares mais severas se tornarão essenciais rapidamente. Ciente do que pode impor a uma população ciumenta de suas liberdades, o governo insiste na "proporcionalidade" das decisões tomadas até o momento. Mas esse desejo louvável de não provocar pânico nos coloca na trilha de uma propagação inevitável da doença, que corre o risco de provocar um ataque coletivo de ansiedade.
A única maneira de evitar esse cenário é ser disciplinado agora: precauções de saúde (lavagem das mãos), limitação de viagens e reuniões ... O coronavírus pode revelar uma nova faceta do caráter francês - racional e disciplinado? Ou preferimos "se rebelar" contra o vírus quando é tarde demais? ■
 
Mensagens: 731
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 11/3/2020 13:13

forza algarve Escreveu:a Italia nao declara todos os casos por isso que a porcentagem de mortos e' maior que em outros paises..


Os sistemas têm limites. Conta-se o que se consegue contar. É bastante evidente que a Itália deixou de ter capacidade de resposta (portanto, também não vai conseguir contar todos os casos). Venho falando disto há 3 dias.

Isto é diferente de dizer que a Itália está a mentir ou a esconder deliberadamente, para o que precisaria de evidências bastante mais claras para dar como adquirido.

Independentemente disso, os números são importantes e esclarecem o suficiente, sendo que a Itália é dos países que está a difundir mais informação, de forma mais transparente e sistemátia.



Dizer que não são os "verdadeiros" no fundo não acrescenta nada dado que eles já dizem o suficiente.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38251
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por forza algarve » 11/3/2020 13:01

a Italia nao declara todos os casos por isso que a porcentagem de mortos e' maior que em outros paises..
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 11/3/2020 12:40

ZeNovato Escreveu:Expliquem-me só uma coisa pois não percebo nada disto.
Tenho acompanhado as noticias e o que aqui se escreve e só se fala dos mortos da percentagem que representa em função dos infectados. E os outros que foram infectados e não morreram? O que lhes aconteceu?
Ontem o primeiros português chegou a portugal e parecia que nada tinha acontecido. Mulher agarrada a ele, aparentemente curado e jornalistas de volta dele.....

Podem me explicar. Gostava de ter essa comparação por aqueles que estão mais dentro do assunto


Estes números já foram discutidos aqui, múltiplas vezes.

Mas grosso modo, tanto quanto se sabe, cerca de 80% tem sintomas ligeiros ou não manifesta sintomas. Cerca de 20% ou menos desenvolve doença grave (pneumonia, etc). Cerca de 5% (em alguns locais, mais, eventualmente) necessita de cuidados intensivos. Uma pequena percentagem falece, especialmente os mais idosos e vulneráveis com patologias adicionais. Grosso modo, é isto.

Existem quadros ao longo do tópico com este tipo de informação em maior detalhe e foram apresentados números da China e da Itália aqui até ao momento.


A recuperação é altamente variável, mas pode demorar desde alguns dias (poucas semanas) até 6 semanas, segundo a OMS.



Informação actualizada pela Protezione Civile diariamente aqui:
https://github.com/pcm-dpc/COVID-19

E comunicados frequentes com sumários e dados pelo Istituto Superiore di Sanità aqui:
https://www.iss.it/comunicati-stampa1


(inclui informação sobre distribuição das idades, taxas de incidência, etc)
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38251
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por ZeNovato » 11/3/2020 12:38

Expliquem-me só uma coisa pois não percebo nada disto.
Tenho acompanhado as noticias e o que aqui se escreve e só se fala dos mortos da percentagem que representa em função dos infectados. E os outros que foram infectados e não morreram? O que lhes aconteceu?
Ontem o primeiros português chegou a portugal e parecia que nada tinha acontecido. Mulher agarrada a ele, aparentemente curado e jornalistas de volta dele.....

Podem me explicar. Gostava de ter essa comparação por aqueles que estão mais dentro do assunto
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por The Navigator » 11/3/2020 11:47

Para os mais céticos e descontraídos...

https://www.washingtonpost.com/opinions ... -you-cant/

Nota: Se não conseguirem aceder corretamente, recomendo que bloqueiem o JavaScript no browser para https://www.washingtonpost.com
Bons Trades,
The Navigator

"The Navigator is responsible for providing information to the skipper about the boat’s current position, and plotting an optimal course for the destination on a long-distance race. The navigator should be able to provide information including tide patterns, possible wind conditions and so on."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 88
Registado: 3/6/2015 0:29

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Marco Martins » 11/3/2020 11:19

Nos aeroportos (pelo menos no Porto) continuam a chegar pessoas de Espanha e sem qualquer controlo.
No tempo da gripe A, ainda havia sensores de temperatura... agora nem por isso...!!
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, Inácio Barreto, Shimazaki_2 e 423 visitantes