Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CoronaVirus, panico justificado...?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 21/4/2020 22:19

MarcoAntonio Escreveu:Uma peça na Wired sobre os testes serol´ógicos em LA que foram aqui falados ontem:

https://www.wired.com/story/new-covid-1 ... hey-right/


Li na diagonal, mas para já parece haver algumas dúvidas ainda em relação ao possível número de infetados real!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Gaio Azul » 21/4/2020 22:07

ricardmag Escreveu:Como me parece lógico não será condição unica, terá o seu peso.

Se é pelo contrário então porque nos dizem para ficar em casa ? :twisted:


Já ouvi de tudo também: se ficarmos em casa, isolamos e diminuimos o risco de propagação. Se sairmos ao ar livre, não arriscamos nada.
O vírus espalhase facilmente. O vírus não se espalha assim tão facilmente.
Há X mortos. Afinal são X menos y.
Este tratamento resulta. Não, não. Mata.

Muitas contradições umas atrás das outras porque ainda estamos no meio de muitas incógnitas. Só com o tempo teremos mais evidências, se a maioria capitular, e dados concretos.
É preciso é paciência e common sense enquanto a situação se está a desenvolver.
"Open-minded people don't care to be right, they care to understand. There's never a right or wrong answer. Everything is about understanding."

"Do not judge. You do NOT know what STORM I have asked them to walk through." God

"Be sure to taste your words before you spit them out."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 169
Registado: 27/3/2020 7:24

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 21/4/2020 21:43

Uma peça na Wired sobre os testes serol´ógicos em LA que foram aqui falados ontem:

https://www.wired.com/story/new-covid-1 ... hey-right/
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38077
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 21/4/2020 21:26

RPedroG Escreveu:
artista_ Escreveu:Deixo só aqui alguns números para se perceberem as diferenças de que falo
infetados/óbitos
Alemanha 148.433/5.087
França 158.050/20.796
Espanha 204.178/21.282
UK 129.044/17.337


Espanha é facil de perceber. Colapso como a Italia. A partir dai tudo é possivel.
...
Franca sinceramente nao tenho acompanhado bem, por isso nao posso avaliar.


Sim, reparei agora que a taxa é idêntica à de Portugal, no fundo os outros é que estão mal porque provavelmente estão a rebentar com os sistemas de saúde e não conseguem testar tanta gente por estar tudo bem mais descontrolado. E em Portugal acabamos por estar a fazer bastantes testes tendo em conta que o número de infetados nunca foi muito grande... ou então temos alguma coisa que nos favorece para termos uma taxa de infetados nos UCI tão baixa, em relação aos países que estão piores!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por ricardmag » 21/4/2020 21:22

É um facto que os raios ultravioleta matam este tipo de vírus.

O que pode ser hipótese e especulativo é o peso dos raios ultravioleta no combate á covid 19.
Especulo que não terá muito peso mas que ajuda ajuda. Quanto mais não seja para sintetizar vitamina D :twisted:
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Carrancho_ » 21/4/2020 21:17

lfhm83 Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:
lfhm83 Escreveu:Não se pode comparar Portugal com países mais ao norte porque a temperatura tem influência muito importante na velocidade de propagação.

Se chegamos aos 20 mil casos como é que possível dizer que estivemos bem? Para mim estar bem seria nem aos 10 mil casos chegar e já termos acabado com o estado de emergência.

Quanto a mortes nem vou falar porque para mim os dados da DGS valem 0 porque sei perfeitamente que mentem à cara podre no que concerne a casos UCI.


Não existem evidências claras de que as variações de latitude justifiquem estas diferenças de que estamos a falar e por via indirecta, independentemente dos números da DGS, é possível constatar que países como o Reino Unido e Holanda estão em situação muito, muito pior que Portugal (e outros países nas mesmas latitudes que estes, não).


A densidade populacional da Holanda deve ser 3x-4x superior à nossa e o UK tem Londres que sozinha tem mais população que Portugal. Para não falar do clima.

De acordo não existe nenhum estudo que o demonstre o efeito de desaceleração das temperaturas mais moderadas/altas, mas parece-me evidente que sim.


Os países de Leste estão todos melhor que Portugal, os de norte também por isso não sei qual é o motivo de estar animado. Maior mortalidade e casos que nós só Suíça (que tem um inicio muito pior e estava no meio da epidemia de Espanha e Ítala, para além do clima muito frio propicio) a Suécia que nem sequer entrou em estado de emergência e a Holanda já referida, para mim isto foi um desastre como sempre (e o económico nem quero imaginar o que vem aí...).


Desse ponto de vista tens razão :roll: . Até diria mais, bem vistas as coisas Portugal é mesmo o pior do mundo e fez sempre o oposto do que deveria ter feito.

Extraordinário como arranjas argumento para todos os factos que te contradizem.
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 21/4/2020 21:10

ricardmag Escreveu:Como me parece lógico não será condição unica, terá o seu peso.

Se é pelo contrário então porque nos dizem para ficar em casa ? :twisted:


Para as pessoas não se aglomerarem em diversos locais (locais de trabalho, lazer, etc) e reduzirem o contacto social. Essencialmente é isto (depois há outras nuances).

Quanto à outra questão, sim, possivelmente existem várias explicações para os resultados bons e maus de uns e outros. Mas é isso mesmo que me parece altamente especulativo estar a tentar desconstruir agora. São, quanto muito, hipóteses. Até alguém mostrar algo realmente forte para justificar as diferenças, o que há é um monte de hipóteses para os mais variados gostos.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38077
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por ricardmag » 21/4/2020 21:09

Como me parece lógico não será condição unica, terá o seu peso.

Se é pelo contrário então porque nos dizem para ficar em casa ? :twisted:
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 21/4/2020 21:02

ricardmag Escreveu:O que está provado é que os raios ultravioleta matam este tipo de vírus.
Não sei se já testaram especificamente neste.

Portugal tem uma boa exposição solar isso é um facto.


A exposição solar de Portugal é semelhante à de muitos outros países e não se crê que a transmissão se dê essencialmente ao ar-livre, antes pelo contrário.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38077
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por ricardmag » 21/4/2020 20:58

O que está provado é que os raios ultravioleta matam este tipo de vírus.
Não sei se já testaram especificamente neste.

Portugal tem uma boa exposição solar isso é um facto.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por RPedroG » 21/4/2020 20:53

artista_ Escreveu:Deixo só aqui alguns números para se perceberem as diferenças de que falo
infetados/óbitos
Alemanha 148.433/5.087
França 158.050/20.796
Espanha 204.178/21.282
UK 129.044/17.337


Espanha é facil de perceber. Colapso como a Italia. A partir dai tudo é possivel.

UK foi um pais q andou a dormir. Mesmo agora tenho amigos q vivem em Londres, tiveram alguns sintomas há varias semanas at´ras, o filho deles esteve na creche onde uma crianca esteve infectada, e nenhum deles pode fazer testes. Se quisessem fazer os testes tinham q pagar eles proprios.
Em contraponto tenho um colega de trabalho aqui q nao tinha qualquer sintoma, a namorada foi testada positiva e ele nao tinha tido qq contacto com a namorada há 7 dias mas mesmo assim foi testado. E sinceramente para mim é essa a grande diferenca. Descoberta de casos em fase inicial, muitos deles assintomaticos ou com sintomas leves, e acompanhamento desde a fase inicial. Sinceramente acredito q a actualmente a % de casos nao detectados na Alemanha é bastante baixa. Nas ultimas semanas andaram a fazer perto de 400 mil testes por semana, e actualmente andam a aparecer 2 000 casos por dia... E isso faz obviamente que a % de óbitos seja melhor.

Sobre o acompanhamento tb li que ligar a um ventilador nem sempre é bom para o paciente. Há em casos q é prejudicial. A questao é se a pessoa é acompanhada desde o inicio, é mais facil de analisar a situacao com calma e tentar evitar q chegue a uma situacao critica. Se a pessoa quando é testada já está com falta de ar e é internada de urgencia, entao é tudo mais complicado.

Mas como os medicos aqui dizem desde o inicio, nao há segredo, nao há medicamento milagroso. No final os numeros reais (infectados vs obitos) serao similares em todos os paises (tirando os colapos dos sistemas...). A questao é q se calhar a Espanha e o UK ja tem/tiveram 2x ou 3x mais casos do q pensam...

Franca sinceramente nao tenho acompanhado bem, por isso nao posso avaliar.
 
Mensagens: 248
Registado: 31/7/2014 8:10

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 21/4/2020 20:52

lfhm83 Escreveu:A densidade populacional da Holanda deve ser 3x-4x superior à nossa e o UK tem Londres que sozinha tem mais população que Portugal. Para não falar do clima.


Eu já estava a falar em termos per capita e tendo em conta que para as várias latitudes em questão e/ou países vizinhos com características semelhantes encontramos enormes variações e os mais variados cenários, não vejo particular relevância. Até alguém mostrar um factor com fortíssimo impacto, de forma suficientemente segura, para justificar as diferenças que estamos a ver, soa-me tudo a uma enorme especulação sem grande fundamento. Até lá, assumo que podem ser vários factores e não vou escolher um ou outro a gosto para desculpar os resultados maus de A ou para dizer que os resultados de B podiam/deviam ser ainda melhores. Parece-me altamente discricionário.

Eu baseio-me nos dados e os dados mostram que em Portugal está a ter um impacto bastante modesto. Como portugueses, podemos estar felizes.

Acrescento que para além das contagens oficiais, tenho controlado os números disponíveis, onde disponíveis, para óbitos totais e este dado reforça mais uma vez isto mesmo. Estamos relativamente bem. O impacto que estamos a ter aqui é similar ao de uma gripe sazonal. O mesmo não podem dizer países como Espanha, Itália, Bélgica, França, Reino Unido, Holanda, Suíça ou diversos estados dos Estados Unidos, para me cingir ao ocidente democrático. E numa pandemia destas, com este tipo de medidas e impacto, estas é que me parecem as referências relevantes. Não estamos a passar por nada que se lhe assemelhe, felizmente.

Alguns estão um pouco melhor ainda? Aparentemente, sim.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38077
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 21/4/2020 20:47

lfhm83 Escreveu:A densidade populacional da Holanda deve ser 3x-4x superior à nossa e o UK tem Londres que sozinha tem mais população que Portugal. Para não falar do clima.

De acordo não existe nenhum estudo que o demonstre o efeito de desaceleração das temperaturas mais moderadas/altas, mas parece-me evidente que sim.


Os países de Leste estão todos melhor que Portugal, os de norte também por isso não sei qual é o motivo de estar animado. Maior mortalidade e casos que nós só Suíça (que tem um inicio muito pior e estava no meio da epidemia de Espanha e Ítala, para além do clima muito frio propicio) a Suécia que nem sequer entrou em estado de emergência e a Holanda já referida, para mim isto foi um desastre como sempre (e o económico nem quero imaginar o que vem aí...).


Já editei o que tinha escrito porque não estou a perceber o teu raciocínio?! Já escreveste aqui uma vez que o frio potenciava a agressividade do virus, até falaste de haver mais casos no norte de Portugal e Itália, onde as temperaturas eram mais baixas que no sul... agora não estou a perceber? Afinal achas que as temperaturas funcionam em que sentido?
Em relação aos países de leste, é sabido que fecharam muito cedo todos, quando ainda tinham poucos casos. E não estou a ver muita gente de leste a fazer turismo em Itália, ou mesmo noutros paíeses.
A questão da densidade populacional acredito que faça diferença sim, aliás essa também foi uma das razões apontadas pelo governador Cuomo para que NY tivesse mais casos que a maioria dos estados americanos. Mas, quando o disse, frizou que era a opinião dele, não tinha evidências disso!
Editado pela última vez por artista_ em 21/4/2020 21:30, num total de 2 vezes.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 21/4/2020 20:36

RPedroG Escreveu:Sobre a Alemanha a questao dos numeros baixos ja expliquei aqui.
Nao tem a ver com a contagem de mortos.
No inicio a % era muito baixa pq a media de idades era relativamente baixa 47 anos.
Foi dito q a % de obitos iria subir com o evoluir do numero de casos.
Actualmente a % já subiu, assim como a media de idades q é actualmente 50 anos.
A idade média dos óbitos é de 82 anos.
Alem disso há um factor muito importante q explica também a situacao. A Alemanha apostou desde o inicio em muitos testes e em testes em todas as pessoas q estiveram contacto com infectados. Dessa maneira conseguiu identificar mt gente ainda em fase inicial da doenca, e em fase inicial é mais facil ter algum controlo, do que qd as pessoas telefonam para as urgencias pq têm falta de ar e depois é descoberto q têm corona...

Sobre o mito que o numero de óbitos é só contado em pessoas q nao tinham outras doencas, basta referir o que o renomeado medico legista Klaus Püschel afirmou: "Em Hamburgo todos os mortos por Corona tinham doencas previas. Nao há nenhum morto que era 100% saudavel. Havia era alguns que nao sabiam que tinham doencas previas e achavam q eram 100% saudaveis."
https://www.welt.de/regionales/hamburg/article207086675/Rechtsmediziner-Pueschel-In-Hamburg-ist-niemand-ohne-Vorerkrankung-an-Corona-gestorben.html

Por isso é facilmente provado q os mortos com doencas previas também contam para as estatisticas por Corona, caso contrario em Hamburgo haveriam oficialmente 0 óbitos.


Sim lembro-me de falares nisso tudo, eu próprio o referi no post, a questão é que quando se olha para os números da Alemanha, parece ser difícil ser apenas o número elevado de testes e uma mais rápida e melhor proteção das pessoas de risco, que justificam diferenças tão grandes para os outros países... mas obviamente, não havendo evidências de outros dados, teremos de olhar apenas para esses, inventar não é comigo! :) Deixo só aqui alguns números para se perceberem as diferenças de que falo
infetados/óbitos
Alemanha 148.433/5.087
França 158.050/20.796
Espanha 204.178/21.282
UK 129.044/17.337
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por RPedroG » 21/4/2020 20:36

Numeros de hoje da Alemanha:

Infectados: +1 354 (total 148 007)
óbitos: +233 (total 4 939)
casos activos: -2 346 (total 52 807)

o numero de casos activos continua a baixar estando ja 20 000 abaixo do pico atingido no dia 5 de Abril (73 555).
Hoje como esperado foi anunciado o cancelamento do Oktoberfest.
Entretanto o uso obrigatorio de mascaras continua a ganhar adeptos e a ser imposto em varias regioes.

Sobre estudos medicos deixo aqui 2 noticias interessantes.

O estudo "do Trump" sobre hidrocloroquina mostrou que nao tem efeitos positivos. O que nao é surpresa. Já ha varias semanas atrás coloquei aqui a opiniao do Christian Drosten sobre a cloroquina. Ele disse que se a cloroquina fosse um medicamento que desse grande esperanca no tratamento do corona já se sabia pois ja teriam verificado isso nos pacientes, o q nao foi o caso.

https://www.ndr.de/nachrichten/info/coronaskript134.pdf 19 de Marco
https://www.ndr.de/nachrichten/info/22-Coronavirus-Update-Noch-kein-Durchbruch-bei-Medikamenten,podcastcoronavirus160.html 26 de Marco

Entrentanto foi pre divulgado um estudo do Christian Drosten e seus colegas (atencao q o estudo ainda nao esta validado, por isso ler os dados com cautela)
https://www.biorxiv.org/content/10.1101/2020.04.15.997254v1
Do estudo passo a citar o seguinte:
Targeting of these pathways by exogenous administration of spermidine, AKT inhibitor MK-2206, and the Beclin-1 stabilizing, antihelminthic drug niclosamide inhibited SARS-CoV-2 propagation by 85, 88, and >99%, respectively. In sum, SARS-CoV-2 infection causally diminishes autophagy. A clinically approved and well-tolerated autophagy-inducing compound shows potential for evaluation as a treatment against SARS-CoV-2.

Mas atencao q ainda falta muito para se saber se pode ajudar mesmo na realidade ou nao. É apenas mais um de muitos estudos e caminhos q andam a ser feitos para tentar descobrir um game changer no combate ao virus.
 
Mensagens: 248
Registado: 31/7/2014 8:10

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por BearManBull » 21/4/2020 20:30

MarcoAntonio Escreveu:
lfhm83 Escreveu:Não se pode comparar Portugal com países mais ao norte porque a temperatura tem influência muito importante na velocidade de propagação.

Se chegamos aos 20 mil casos como é que possível dizer que estivemos bem? Para mim estar bem seria nem aos 10 mil casos chegar e já termos acabado com o estado de emergência.

Quanto a mortes nem vou falar porque para mim os dados da DGS valem 0 porque sei perfeitamente que mentem à cara podre no que concerne a casos UCI.


Não existem evidências claras de que as variações de latitude justifiquem estas diferenças de que estamos a falar e por via indirecta, independentemente dos números da DGS, é possível constatar que países como o Reino Unido e Holanda estão em situação muito, muito pior que Portugal (e outros países nas mesmas latitudes que estes, não).


A densidade populacional da Holanda deve ser 3x-4x superior à nossa e o UK tem Londres que sozinha tem mais população que Portugal. Para não falar do clima.

De acordo não existe nenhum estudo que o demonstre o efeito de desaceleração das temperaturas mais moderadas/altas, mas parece-me evidente que sim.


Os países de Leste estão todos melhor que Portugal, os de norte também por isso não sei qual é o motivo de estar animado. Maior mortalidade e casos que nós só Suíça (que tem um inicio muito pior e estava no meio da epidemia de Espanha e Ítala, para além do clima muito frio propicio) a Suécia que nem sequer entrou em estado de emergência e a Holanda já referida, para mim isto foi um desastre como sempre (e o económico nem quero imaginar o que vem aí...).
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 21/4/2020 20:17

MarcoAntonio Escreveu:O video parece-me francamente desonesto. Ainda que mencione a data, não a coloca em contexto. A menos que ele fosse bruxo e tivesse informação privilegiada (que aparentemente no ocidente poucos ou ninguém tinha), como é que ele ia dizer outra coisa?


O problema dos EUA é que as estações de TV são claramente tendensiosas em termos partidários e depois dá nisto... já a CNN é bater no Trump até onde conseguirem e, mesmo não sendo difícil, nos tempos que correm, arranjar situações para o criticar e, muitas vezes até, ridicularizar, mesmo assim, por vezes, forçam muita coisa para o conseguirem fazer... é uma realidade a que não estamos habituados, os Pivot dos programas cá são independentes, e não estamos habituados a este tipo de jornalismo!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por RPedroG » 21/4/2020 20:12

artista_ Escreveu:
mais_um Escreveu:A diferença nos métodos de contabilização dos óbitos de país para país coloca algumas dificuldades na avaliação entre países.


Eu já falei bastantes vezes sobre isso aqui, não se percebe bem se os critérios são realmente os mesmos, nem sei se não deveria haver uma recomendação da OMS ou da UE para usarem estes ou aqueles critérios. Ainda ontem fiz aqui uma tentativa de comparação entre França e Espanha e esbarrei nesse tipo de dúvidas...

Falando noutro caso, tenho a ideia de que a Alemanha terá sido o país que mais bem preparada estava para isto, em grande parte a baixa taxa de óbitos terá a ver com isso, até porque fazem muitos testes. Ainda assim, já me perguntei muitas vezes se a diferença significativa da taxa de óbitos não possa também ser explicada por diferentes critérios de contagem dos óbitos? Já se levantaram aqui algumas hipóteses mas confirmado aparentemente não haverá nada de concreto... se o RPedroG conseguir dar aqui uma ajuda!


Sobre a Alemanha a questao dos numeros baixos ja expliquei aqui.
Nao tem a ver com a contagem de mortos.
No inicio a % era muito baixa pq a media de idades era relativamente baixa 47 anos.
Foi dito q a % de obitos iria subir com o evoluir do numero de casos.
Actualmente a % já subiu, assim como a media de idades q é actualmente 50 anos.
A idade média dos óbitos é de 82 anos.
Alem disso há um factor muito importante q explica também a situacao. A Alemanha apostou desde o inicio em muitos testes e em testes em todas as pessoas q estiveram contacto com infectados. Dessa maneira conseguiu identificar mt gente ainda em fase inicial da doenca, e em fase inicial é mais facil ter algum controlo, do que qd as pessoas telefonam para as urgencias pq têm falta de ar e depois é descoberto q têm corona...

Sobre o mito que o numero de óbitos é só contado em pessoas q nao tinham outras doencas, basta referir o que o renomeado medico legista Klaus Püschel afirmou: "Em Hamburgo todos os mortos por Corona tinham doencas previas. Nao há nenhum morto que era 100% saudavel. Havia era alguns que nao sabiam que tinham doencas previas e achavam q eram 100% saudaveis."
https://www.welt.de/regionales/hamburg/article207086675/Rechtsmediziner-Pueschel-In-Hamburg-ist-niemand-ohne-Vorerkrankung-an-Corona-gestorben.html

Por isso é facilmente provado q os mortos com doencas previas também contam para as estatisticas por Corona, caso contrario em Hamburgo haveriam oficialmente 0 óbitos.
 
Mensagens: 248
Registado: 31/7/2014 8:10

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 21/4/2020 19:19

Outro pre-print que me parece particularmente importante, especialmente no contexto actual em que se vai discutindo a reabertura. O estudo é financiado pelo Suiss National Science Foundation e trata-se de uma análise cross-country (20 países) para tentar avaliar o impacto de várias medidas.

Embora só tenha lido na diagonal, um dos aspectos que mais me chamou a atenção é que segundo os autores o fecho das escolas está entre as medidas com menos impacto (e que segundo os autores, está de acordo com a tendência da literatura neste caso).

Link para o pre-print:
https://www.medrxiv.org/content/10.1101 ... l.pdf+html


Imagem
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38077
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 21/4/2020 19:13

Gaio Azul Escreveu:Talvez alguém esclareça aqui. Agradecia comentários.


Como diz o video, ele diz isso a 21 de Janeiro.

Isto é, 9 dias antes da OMS declarar emergência internacional, 2 dias antes da China (que até aí escondia que se fartava) ter realizado um lockdown a Wuhan e bem antes de sabermos que a China tinha ido a correr construir dois hospitais e, regra geral, de qualquer informação relevante sobre o virus.

O video parece-me francamente desonesto. Ainda que mencione a data, não a coloca em contexto. A menos que ele fosse bruxo e tivesse informação privilegiada (que aparentemente no ocidente poucos ou ninguém tinha), como é que ele ia dizer outra coisa?


Edit: incrivelmente, o video acaba com o individuo a promover a hydroxychloroquine.

:roll:
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38077
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Gaio Azul » 21/4/2020 19:12

MarcoAntonio Escreveu:Pre-print (artigo não revisto pelos pares) sugere que o Hydroxychloroquine, a droga intensamente promovida por Donald Trump, não resulta e poderá inclusivamente ter efeitos nefastos.

Recordo que, para além de algumas indicações avulsas, um estudo em França (também não revisto pelos pares) sugeria efeitos positivos, mas veio a verificar-se que os investigadores tinham excluído dos resultados 6 pacientes em 22 (incluindo nestes 6 excluídos, um óbito e três transferências para UCI).

Outro estudo, no Brasil, envolvendo outra droga associada ao Hydroxychloroquine (Chloroquine) foi parcialmente interrompido pelo facto de se ter verificado um número significativo de óbitos nos pacientes com alta dosagem.


Abstract

BACKGROUND: Despite limited and conflicting data on the use of hydroxychloroquine in patients with Covid-19, the U.S. Food and Drug Administration has authorized the emergency use of this drug when clinical trials are unavailable or infeasible. Hydroxychloroquine, alone or in combination with azithromycin, is being widely used in Covid-19 therapy based on anecdotal and limited observational evidence. METHODS: We performed a retrospective analysis of data from patients hospitalized with confirmed SARS-CoV-2 infection in all United States Veterans Health Administration medical centers until April 11, 2020. Patients were categorized based on their exposure to hydroxychloroquine alone (HC) or with azithromycin (HC+AZ) as treatments in addition to standard supportive management for Covid-19. The two primary outcomes were death and the need for mechanical ventilation. We determined the association between treatment and the primary outcomes using competing risk hazard regression adjusting for clinical characteristics via propensity scores. Discharge and death were taken into account as competing risks and subdistribution hazard ratios are presented.

RESULTS: A total of 368 patients were evaluated (HC, n=97; HC+AZ, n=113; no HC, n=158). Rates of death in the HC, HC+AZ, and no HC groups were 27.8%, 22.1%, 11.4%, respectively. Rates of ventilation in the HC, HC+AZ, and no HC groups were 13.3%, 6.9%, 14.1%, respectively. Compared to the no HC group, the risk of death from any cause was higher in the HC group (adjusted hazard ratio, 2.61; 95% CI, 1.10 to 6.17; P=0.03) but not in the HC+AZ group (adjusted hazard ratio, 1.14; 95% CI, 0.56 to 2.32; P=0.72). The risk of ventilation was similar in the HC group (adjusted hazard ratio, 1.43; 95% CI, 0.53 to 3.79; P=0.48) and in the HC+AZ group (adjusted hazard ratio, 0.43; 95% CI, 0.16 to 1.12; P=0.09), compared to the no HC group.

CONCLUSIONS: In this study, we found no evidence that use of hydroxychloroquine, either with or without azithromycin, reduced the risk of mechanical ventilation in patients hospitalized with Covid-19. An association of increased overall mortality was identified in patients treated with hydroxychloroquine alone. These findings highlight the importance of awaiting the results of ongoing prospective, randomized, controlled studies before widespread adoption of these
https://www.medrxiv.org/content/10.1101 ... 20065920v1


O Trump e não só. Também o Dr. Didier Raoult em França.
Aliás este médico, salvo erro, foi quem mais promoveu o uso do hydroxychloroquine.
"Open-minded people don't care to be right, they care to understand. There's never a right or wrong answer. Everything is about understanding."

"Do not judge. You do NOT know what STORM I have asked them to walk through." God

"Be sure to taste your words before you spit them out."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 169
Registado: 27/3/2020 7:24

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Gaio Azul » 21/4/2020 19:06

Bom, eu não tinha nenhuma opinião sobre o Dr.Fauci.
Acabei de receber isto..

https://www.realclearpolitics.com/video ... virus.html

Talvez alguém esclareça aqui. Agradecia comentários.
"Open-minded people don't care to be right, they care to understand. There's never a right or wrong answer. Everything is about understanding."

"Do not judge. You do NOT know what STORM I have asked them to walk through." God

"Be sure to taste your words before you spit them out."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 169
Registado: 27/3/2020 7:24

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 21/4/2020 18:54

Pre-print (artigo não revisto pelos pares) sugere que o Hydroxychloroquine, a droga intensamente promovida por Donald Trump, não resulta e poderá inclusivamente ter efeitos nefastos.

Recordo que, para além de algumas indicações avulsas, um estudo em França (também não revisto pelos pares) sugeria efeitos positivos, mas veio a verificar-se que os investigadores tinham excluído dos resultados 6 pacientes em 22 (incluindo nestes 6 excluídos, um óbito e três transferências para UCI).

Outro estudo, no Brasil, envolvendo outra droga associada ao Hydroxychloroquine (Chloroquine) foi parcialmente interrompido pelo facto de se ter verificado um número significativo de óbitos nos pacientes com alta dosagem.


Abstract

BACKGROUND: Despite limited and conflicting data on the use of hydroxychloroquine in patients with Covid-19, the U.S. Food and Drug Administration has authorized the emergency use of this drug when clinical trials are unavailable or infeasible. Hydroxychloroquine, alone or in combination with azithromycin, is being widely used in Covid-19 therapy based on anecdotal and limited observational evidence. METHODS: We performed a retrospective analysis of data from patients hospitalized with confirmed SARS-CoV-2 infection in all United States Veterans Health Administration medical centers until April 11, 2020. Patients were categorized based on their exposure to hydroxychloroquine alone (HC) or with azithromycin (HC+AZ) as treatments in addition to standard supportive management for Covid-19. The two primary outcomes were death and the need for mechanical ventilation. We determined the association between treatment and the primary outcomes using competing risk hazard regression adjusting for clinical characteristics via propensity scores. Discharge and death were taken into account as competing risks and subdistribution hazard ratios are presented.

RESULTS: A total of 368 patients were evaluated (HC, n=97; HC+AZ, n=113; no HC, n=158). Rates of death in the HC, HC+AZ, and no HC groups were 27.8%, 22.1%, 11.4%, respectively. Rates of ventilation in the HC, HC+AZ, and no HC groups were 13.3%, 6.9%, 14.1%, respectively. Compared to the no HC group, the risk of death from any cause was higher in the HC group (adjusted hazard ratio, 2.61; 95% CI, 1.10 to 6.17; P=0.03) but not in the HC+AZ group (adjusted hazard ratio, 1.14; 95% CI, 0.56 to 2.32; P=0.72). The risk of ventilation was similar in the HC group (adjusted hazard ratio, 1.43; 95% CI, 0.53 to 3.79; P=0.48) and in the HC+AZ group (adjusted hazard ratio, 0.43; 95% CI, 0.16 to 1.12; P=0.09), compared to the no HC group.

CONCLUSIONS: In this study, we found no evidence that use of hydroxychloroquine, either with or without azithromycin, reduced the risk of mechanical ventilation in patients hospitalized with Covid-19. An association of increased overall mortality was identified in patients treated with hydroxychloroquine alone. These findings highlight the importance of awaiting the results of ongoing prospective, randomized, controlled studies before widespread adoption of these drugs.



https://www.medrxiv.org/content/10.1101 ... 20065920v1
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38077
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 21/4/2020 18:12

Já agora, há dias mencionei que os Estados Unidos não estavam a publicar dados equiparáveis aos do euromomo (que eu tivesse conhecimento) mas entretanto ouvi numa conferência de imprensa o director do CDC, Robert Redfield, a mencionar o sistema de vigilância para a gripe e a mencionar que o estavam a utilizar no CDC para vigiar o COVID também (na conferência de imprensa ele indica que o "terceiro" pico na temporada actual é o COVID). Entretanto encontrei o local da web onde estão a publicar os dados:

https://gis.cdc.gov/grasp/fluview/mortality.html

Atenção que a semana 15 não está completa, conforme indica o quadro em baixo, no link.


Imagem
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38077
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 21/4/2020 18:05

A peça inclui alguns pontos relevantes mas ignora imensa informação.

Em países como Holanda, Espanha, Reino Unido, o Estado de New York, etc os óbitos diários duplicaram à escala nacional/estadual, já se consegue detectar. E em determinadas regiões chegam a triplicar, quadriplicar, quintoplicar (dados que já vão estando disponíveis para Itália, por exemplo, por região). Em vários países, mesmo com medidas de mitigação, já foram batidos recordes de óbitos com bastantes anos.

Mais, o impacto da pandemina não se fica pelos óbitos mas também pelas hospitalizações e internamentos em cuidados intensivos, muito acima do normal para a gripe sazonal. Os óbitos são, argumentavelmente, a parte mais visível ao público da pandemia, mas não é de longe nem de perto onde termina o impacto.

Sim, existem incertezas, sem dúvida. E interessa estudar essas incertezas, inquestionavelmente. Mas a minimização da pandemia e comparação à gripe sazonal é um exercício de voluntária ignorância. Porque não há gripe sazonal típica que cause os impactos a que estamos a assistir nos países mais afectados.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38077
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

AnteriorPróximo

Quem está ligado: