Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

ANACOM

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: ANACOM

por NirSup » 14/11/2022 15:22

NirSup Escreveu:A mentira tem perna curta

A Meo procederá a uma atualização de preço base de mensalidade em tarifários/pacotes (..) de acordo com o previsto contratualmente. Os clientes abrangidos pela atualização de preços foram devida e atempadamente informados, em cumprimento de todos os preceitos contratuais e legais
(Comunicado para a Comunicação Social da Meo).

Depois de tudo o que foi dito e escrito mandam este comunicado para a Comunicação Social. Cambada. Sem vergonha. Com uma lata do tamanho do mundo. Vivemos numa selva, onde vale tudo. Fariseus hipócritas, adoradores de bezerros de ouro.
By Nirvana


Vem hoje na Comunicação Social que a Anacom aplicou coimas superiores a15 ME à Meo, NOS, Vodafone e Nowo por alteração de preços sem comunicação adequada aos consumidores.
Sinto-me vingado, mas prejudicado (a coima aplicada pela Anacom às operadoras não me vem restituir aquilo que paguei a mais).
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: ANACOM

por NirSup » 18/3/2022 16:06

Alexandre Fonseca foi despedido da MEO.
Tu sais e eu fico, cogitou para os seus botões o Cadete de Matos

Truculento, usou da falsidade (meias verdades com muita manipulação à mistura) para fazer cair o Presidente da Anacom.
A sua agressividade, face às divergências com o Presidente da Anacom, raiou o inadmissível.
O seu mau carácter e falta de civismo e educação foram públicos e notórios.
O que é feito das Queixas a Bruxelas, das ações cautelares e dos processos judiciais apresentados nos tribunais portugueses? Caladinho que nem um rato. Ou melhor: no fim a montanha pariu um rato. O que restou? Uma mão cheia de nada.
A presente situação era insustentável. Manter um CEO em guerra aberta com o Presidente do Regulador do setor não me parece que seja uma boa ideia.
Há coisas que se resolvem com tempo, outras o tempo resolve. E a Altice tinha todo o tempo do mundo para transmitir a ideia ao mercado de que este não tinha sido um despedimento. Mas foi.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: ANACOM

por NirSup » 29/10/2021 14:44

Mentes Tortuosas

Encerrado o leilão 5G, quem surge com ar triunfante em todos os meios de Comunicação Social é o João Cadete de Matos, Presidente da ANACOM. Enfrentou as todo poderosas operadoras de telecomunicações e venceu. Contra tudo e contra todos (até contra um Primeiro Ministro de saída). Tu sais e eu fico, terá pensado o Cadete de Matos para os seus botões.
O que é feito das queixas a Bruxelas, das ações cautelares e dos processos judiciais apresentados nos tribunais portugueses pelas operadoras? Caladinhas que nem ratos (ou ratas). No fim a montanha pariu um rato. O que restou? Uma mão cheia de nada.
Mas os vencidos de ontem em toda a linha, não atiraram a toalha ao chão.
À afirmação do Presidente da Anacom de que o arranque do 5G "depende dos operadores", veio o Alexandre Fonseca, Presidente da Meo, contrapor que isso é falso já que o arranque do 5 G depende exclusivamente do regulador, Anacom, com a atribuição dos DUF, os direitos de utilização de frequência.
Depois de ouvirmos (ou lermos) o Alexandre Fonseca, até ficamos com a ideia que é a Anacom que vai proceder à implementação (conexões, injeção do sinal nas redes, etc.) das operações que vão levar os serviços 5G aos clientes.
Confundir, propositadamente, meras tarefas burocráticas (de assinatura e de publicação) com as operações complexas de ligação dos serviços 5G aos clientes só mesmo de mentes tortuosas. E de ressabiados.
Vou estar atento à cobertura inicial da Rede 5G.
By Nirvana
Anexos
Alexandre Fonseca.jpg
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Anacom

por Optimiza » 5/3/2021 3:29

Este concurso » um epifenómeno AnaCómico, AnaCrónico ou AnaCatastrófico?

Nirsup respeito os teus argumentos mas permite que apresente aqui outra perspectiva nos antípodas da tua.
Na realidade, o reflexo dessa decisão do "estranho" Presidente (facies, dicção e estratégia negocial), da pesadissima e carissima máquina administrativa Anacom, já encetou a condução para 3.500 despedimentos+"acordos de rescisão" nos 3 operadores (2 amigos meus estão a "negociar saída" da MEO e da Nos), milhares de consultores, de fornecedores de serviços e tecnologia vão ser afetados, menor qualidade no 5G porque os 3 operadores e seus parceiros vão investir menos 2 mil milhões ao longo de 6 anos (vamos ter uma rede razoável quando iriamos ter das melhores do Mundo) - porque o novo operador vai alugar as suas redes nunca tendo de investir centenas de milhões por todo o país.

As licenças 5G vão render muito menos do que os 3 operadores estavam dispostos a oferecer caso não existisse este operador via venture capitalist+hedge fund (cerca de 800 milhões de euros).

Só existe prejuízo para o consumidor final, porque o investimento na Rede vai ter de ser pela bitola mínima, porque os preços vão estar nivelados após uma fase inicial (1 ano) em que todos os operadores vão praticar dumping. Existe uma vantagem sim para a Anacom que vai ter mais um operador a pagar-lhe dezenas de milhões por ano.

Um Presidente que ao lançar este "concurso", de jure, extravasa 1 norma comunitária, viola 2 normas constitucionais (usurpando de funções económicas não delegáveis pelo Governo) , criou e concomitantemente gera um concurso ilegal, que expropria 3 operadores da livre deliberação sobre propriedade e utilização de rede, violando aprioristicamente dois princípios plasmados na Lei » da propriedade privada e da igualdade. Podia-se até solicitar (como a NOS indicou) a fiscalização abstrata do regulamento.

Graças a este horror burocrático Anacómico, a Vodafone já não vai trazer outro centro de competências Europeu para Portugal (mais 350 empregos) e a Altice vai passar para outros países parte dos call centers implantados localmente. Relembro que o 5G vai estar indiretamente associado a 40% do PIB Português já em 2030.

p.s. Relativamente à TV cabo, a mesma já existe hoje em dia por satélite e por Net4G/WIFI que também será distribuida por 5G, e aquilo que os operadores oferecem (e que felizmente, o novo operador não vai ter qualidade na prestação e a custos concorrenciais), e vão continuar a oferecer no 5G são pacotes de canais licenciados (não podem estar por aí a piratear e muito menos a agrupar centenas de canais, de serviços e dezenas de milhares de parâmetros todos alvo de copyrights e licenças de utilização) , agrupados, sequenciados e caracterizados que não vão sofrer qualquer disrupção nem perda de clientes.
p.s.2. Sobre a questão de o novo operador comprar a NOS - indiquei há algum tempo o mesmo no tópico da NOS, que é óbvio que o novo operador ao fim de 3/4 anos de operação (2026?) vai ter de comprar a NOS ou ser vendido à Altice, porque a sua operação vai ser altamente deficitária (90 milhões/ano?), e só justificável se acabar por comprar barato a NOS ou vender-se caro à Altice.
https://caldeiraodebolsa.jornaldenegoci ... 5#p1623080

p.s.3. A velocidade e a praticalidade do 5G é incrível a nível de serviços prestados, media, gaming e de integração de sistemas, de fintech (os bancos tradicionais estão a ser ultrapassados pela Square, pela Anchourage e por centenas de outras), e também permite um melhor combate à pirataria (como vamos todos ver).
p.s.4 Anacom devia estar como off-topic uma vez que não está cotada na Bolsa e é um tema preocupante para mim e para dezenas de milhares (não volto a escrever neste tópico) - enquanto lá estiver este "estranho" Presidente, o pesadelo continua!!!
p.s.5. Com um custo médio 21% superior, nos USA existem 4 operadores incumbentes para 320 milhões de habitantes (e dezenas de operadores virtuais). Em Portugal vão existir 3,5 para 10,5 milhões de habitantes (e 4 ou 5 operadores virtuais). Se descontarmos o IVA, os pacotes de dados e de comunicações estão entre os 5 mais baratos da Europa.

Last but not the least, cito aqui um excelente profissional, o secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto Souto de Miranda, "espera que a Anacom cumpra a lei do país" e adapte o regulamento do 5G à resolução aprovada em Conselho de Ministros em fevereiro. Até porque, como o responsável sublinhou, o documento colocado em consulta pública pela Anacom, e que foi alvo de vários criticas dos operadores, "não é congruente" com a estratégia definida pelo Governo para a quinta geração móvel, acrescentou na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação".
O futuro vai ser todo 5G e Portugal merecia melhor processo de decisão.jpg
O futuro vai ser todo 5G e Portugal merecia melhor processo de decisão.jpg (73.05 KiB) Visualizado 9320 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: ANACOM

por NirSup » 4/3/2021 23:59

A campanha das operadoras de telecomunicações contra a ANACOM tem apenas uma razão: não deixar entrar mais concorrentes.

Até nem gosto do homem mas, desta vez, não posso deixar de concordar com ele. Não tenho dito eu outra coisa nos comentários anteriores.

“A Altice está num processo de concurso à rede 5G e os operadores existentes não querem deixar entrar mais concorrentes. (…) Têm andado a fazer uma campanha enorme para que a Anacom seja pressionada a não deixar entrar mais operadores, mas felizmente a Anacom está a deixar”
José Gomes Ferreira, hoje, em SIC Notícias


By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: ANACOM

por NirSup » 20/2/2021 11:56

Meu caro Goya777,
A ANACOM tem feito o seu papel. E bem. Contra tudo e contra todos em defesa dos direitos dos consumidores.
O que se lamenta é que este Governo não faça o mesmo.
Mas vamos lá falar claro: este Governo foi eleito pelos consumidores ou pelas operadoras de telecomunicações?
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: ANACOM

por Goya777 » 20/2/2021 11:27

Estao mais 24 países como Portugal mas só cá é que o Costa a proteger as operadoras da Anacom.

Há N directivas europeias que têm de transpostas e ainda não foram. E há países piores que Portugal.
 
Mensagens: 2755
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: ANACOM

por NirSup » 20/2/2021 10:55

Governo faz o jogo das operadoras para desespero da ANACOM

Bruxelas abre um processo contra Portugal por ainda não ter transposto para a legislação nacional a Diretiva para as telecomunicações (Diretiva (UE) 2018/1972 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11.12.2018).
Além de Portugal, Bruxelas notificou a Bélgica, Bulgária, República Checa, Dinamarca, Alemanha, Estónia, Irlanda, Espanha, França, Croácia, Itália, Chipre, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Áustria, Polónia, Roménia, Eslovénia, Eslováquia e Suécia, de que tinha aberto um processo contra eles por causa da não transposição, no prazo legal (21 de dezembro de 2020) da Diretiva.
E o que diz esta Diretiva de tão especial para apenas três países a terem transposto para a legislação nacional no prazo legal?
Essencialmente isto: que o período de fidelização dos contratos com as operadoras de telecomunicações possa ser denunciado sem que o consumidor seja penalizado, como até agora, obrigando-o a pagar as prestações em falta.
E simplifica a forma de denúncia do contrato.
Coisas de que as operadoras não podem sequer ouvir falar.
A narrativa do Governo de que não transpôs a Diretiva por causa da pandemia é ridícula. Basta fazer copy e paste à Diretiva para um Decreto-Lei. E já está transposta e bem transposta. Desculpas esfarrapadas do Costa acossado pelas operadoras de telecomunicações.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: ANACOM

por NirSup » 14/1/2021 8:51

A Causa das Coisas


O canal Expansión (espanhol) revela que foi a espanhola MásMóvil a ganhar em Portugal os três blocos de frequências da faixa dos 1.800 MHz licitados pela ANACOM, o que lhe permitirá construir de raiz uma rede em Lisboa, Porto e Algarve.
No resto do país usará durante 10 anos, pelo menos, as redes dos rivais MEO, Vodafone e NOS, que são obrigados a alugar-lhe as suas redes.
Esta foi a razão da guerra total entre as três operadoras e a ANACOM. Acho que muita gente ainda não percebeu a razão de ser da guerra quando tudo se resume a uma coisa: concorrência. As três operadoras, que dominam o mercado, tudo fizeram, tudo o que estava legalmente e sem ser legalmente ao seu alcance, para impedir mais concorrência no sector. Sem sucesso.
E não é por acaso, por mero acaso, que a Autoridade da Concorrência (AdC) aplicou uma coima de 84 milhões de euros à MEO, por combinação de preços e partilha de mercado com outro operador a Nowo. Que penalizou em 2018 os consumidores de serviços de telecomunicações portugueses, em geral, e os de Lisboa e Porto, em particular.
Curiosamente, esta operadora, que denunciou o acordo e se livrou da multa, foi adquirida pela MÁSMÓVIL.
Isto está tudo ligado. É como as cerejas.
By Nirvana

Edit: nada me espantaria que esta nova operadora, que está a apostar em força em Portugal, adquirisse a rede da NOS. A rede e o resto, obviamente.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: ANACOM

por NirSup » 23/12/2020 9:16

A mentira tem perna curta

A Meo procederá a uma atualização de preço base de mensalidade em tarifários/pacotes, com efeitos a 1 de janeiro de 2021, de acordo com o previsto contratualmente. Os clientes abrangidos pela atualização de preços foram devida e atempadamente informados, em cumprimento de todos os preceitos contratuais e legais
(Comunicado para a Comunicação Social da Meo)

Depois de tudo o que foi dito e escrito mandam este comunicado para a Comunicação Social. Cambada. Sem vergonha. Com uma lata do tamanho do mundo.
Vivemos numa selva, onde vale tudo.
Fariseus hipócritas, adoradores de bezerros de ouro.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: ANACOM

por NirSup » 24/11/2020 9:03

Meo limita tráfego de dados fixos sem custos adicionais para 500 GB.

Afinal a ANACOM sempre tinha razão. A VERDADE é como o azeite: vem sempre ao de cima. Mexeram, remexeram, baralharam e, por fim, deram as cartas. Eis a verdade.

https://eco.sapo.pt/2020/11/22/meo-limi ... om-500-gb/
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: ANACOM

por BearManBull » 22/7/2020 23:32

NirSup Escreveu:Basta apenas uma ligação à internet 5G para levar a voz (telefone fixo) e a TV às nossas casas, com uma qualidade superior à actual através duma operadora.


O 5G não é superior a fibra, para além que tem consumos energéticos superiores.

São tecnologias complementares e duvido muito que retirem o modelo actual de limite de dados.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: ANACOM

por Pata-Hari » 22/7/2020 16:23

Bem, por essa ordem de ideias deverá estar em guerra pelo que se está a passar nos CTT que simplesmente deixaram de entregar correio e fazem entregas aleatórias semanais mesmo no meio de lisboa. ´´Es´tá impressionante.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: ANACOM

por NirSup » 22/7/2020 16:01

ANACOM versus Governo: Guerra Total
ANACOM defende o interesse dos consumidores. O Governo defende os interesses das operadoras.

Roaming
A ANACOM defende o roaming nacional para permitir mais concorrência e partilha de infraestruturas/custos numa lógica de racionalidade ecomómica.
O Governo disse inicialmente que concordava com esta posição (ministro Pedro Nuno Santos) . Vem agora dizer que não pela voz do Secretário de Estado.

Dense Air
O Governo acha que a Anacom deveria ter declarado a caducidade e revogado a licença da Dense Air e não o fez. A ANACOM tem opinião diferente do Governo. O assunto está, segundo creio, a ser discutido em tribunal, que é o local apropriado para o efeito.
Na prática, o que é que isto significa: as três operadoras que dominam o mercado nacional vão ter um forte concorrente: a Dense Air, ancorada no poderoso SOFTBANK.
No dizer da ANACOM isto beneficia os consumidores porque promove a concorrência.

Guerra de preços
O Governo pela voz do Secretário de Estado chuta para canto. Não quer entrar nessa guerra mas vai repetindo os argumentos das operadoras. E diz que isso é um problema do regulador da concorrência. Estamos conversados.

1.ª Conclusão: dois membros do Governo não se entendem sobre uma Resolução do Conselho de Ministros.
2.ª Conclusão: um Secretário de Estado acha que o Concurso da ANACOM para o 5G é incongruente com a citada Resolução do Conselho de Ministros e deve ser alterado. Isto é, quer mandar no regulador que por definição legal é um órgão independente do Governo.
Reparem neste pormenor e no jogo de palavras. O Secretário de Estado afirmou que concurso é incongruente com a política traçada para o setor na tal Resolução do Conselho de Ministros. Não disse que era ilegal.

Que tudo isto é muito estarnho é. Venha lá quem vier.
Ó Marques Mendes, por AMORDASANTA, toma conta desta ocorrência. Tu que sabes tudo e conheces todos os meandros das coisas.
By Nirvana
Editado pela última vez por NirSup em 22/7/2020 16:24, num total de 1 vez.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: ANACOM

por Pata-Hari » 25/11/2019 23:10

Muito bem visto e comentado. Parece provável a não ser que haja reconversão do negócio.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: ANACOM

por Pata-Hari » 25/11/2019 23:10

Muito bem visto e comentado. Parece provável a não ser que haja reconversão do negócio.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: ANACOM

por NirSup » 25/11/2019 13:15

5G: a morte anunciada da TV por subscrição?

A capacidade de transmissão de dados muito maior do 5G, relativamente ao 4G, tornará desnecessária e obsoleta a ligação da internet às nossas casas (via cabo coaxial ou fibra óptica) para a voz e a TV . Adeus TV por subscrição: TV Cabo e TV via fibra óptica.
Basta apenas uma ligação à internet 5G para levar a voz (telefone fixo) e a TV às nossas casas, com uma qualidade superior à actual através duma operadora.
Por outro lado, será possível captar o sinal de TV, no smartphone, em muito boas condições de som e imagem.
Dada a crescente oferta de aplicativos que transmitem canais de TV, filmes e séries, através da Internet, à revelia das operadoras legais, será que a implantação do 5G é a sentença de morte das operadoras tradicionais no que respeita à voz e à TV?
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

ANACOM

por NirSup » 22/11/2019 17:34

Todas as operadoras de telecomunicações estão contra a ANACOM.

Este é um facto novo. Não me recordo de ter visto nada assim num passado recente. Pelo menos que eu me recorde. Isto acaba por ser favorável aos interesses dos consumidores e desfavorável aos interesses das operadoras.

O presidente da Altice Portugal teceu duras críticas ao presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), considerando que o responsável “está zangado com a vida”.

Disse a ANACOM, ontem, pela voz de um dos seus responsáveis:
1.º - O preço das comunicações electrónicas aumentaram em média, nos últimos 9 anos, 12,5% em Portugal e diminuíram em média 8,9% no resto da UE;
2.º . Portugal encontra-se em 27.º lugar de entre os 28 países da UE no que respeita a preço/GB da Banda Larga Móvel (BLM);
3.º - Portugal encontra-se no conjunto de países onde a velocidade experimentada na BLM é das mais baixas.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AdsBot [Google], Bing [Bot], hugob0ss, Lisboa_Casino, malakas, PAULOJOAO e 154 visitantes