PINTEREST - MAUs afundam PINS
As acções da rede social Pinterest (PINS) (
https://www.pinterest.pt/ ) desvalorizaram 6.5% na passada quinta feira antes da apresentação de resultados e mais 18.5% na sexta feira após a apresentação de resultados, perdendo um quarto da sua capitalização bolsista em apenas dois dias.
Quando um título caí 25% após a apresentação de resultados, coloca-se naturalmente a questão: É de vender o quanto antes, pois o barco está a afundar, ou pelo contrário, é de aproveitar os "saldos"?
I - Prelúdio
A Pinterest é uma rede social com características únicas onde se descobrem nova ideias e onde se pode dar vida a essas ideias. A própria empresa define a sua missão como "bring everyone the inspiration to create a life they love". Note-se que a criação da vida dos seus sonhos envolve despesas... e lucros para a empresa.
A empresa entrou em bolsa em Abril de 2019 e os primeiros tempos foram conturbados, com uma tendência de queda continuada até bater no fundo em Março de 2020, um pouco acima dos $10. Aqui a tendência inverteu-se e a empresa tornou-se uma "market darling" (mesmo levando em conta o colapso desta semana, a cotação valorizou 134% nos últimos 12 meses). Em Outubro de 2020 recebeu recomendação de compra da Motley Fool e sucederam-se artigos elogiosos dos mais diversos analistas. Nos dias que antecederam o desastre da apresentação de resultados as análises continuaram muito "bullish". No dia 15 de Julho, Matt Frankel, contribuidor da Motley Fool seleccionava a Pinterest para o topo das empresas capazes de se tornar tenbaggers, no dia 22 Danny Vena previa que a cotação da PINS rapidamente iria duplicar e no dia 27, dois dias antes da apresentação de resultados, Brian Feroldi via a PINS como o melhor título de "social media" para ter em carteira ao longo da próxima década, isto para citar apenas alguns analistas da MF. Afinal o que aconteceu no fatídico dia 29 de Julho?
2 - Os MAUs afundam a PINS
Não há grandes dúvidas sobre a causa do crash no dia 29. A culpa foi dos MAUs, ou Monthly Active Users. No segundo trimentre de 2021, os MAUs, em relação ao período homólogo subiram apenas 9% globalmente e caíram 5% no principal mercado da empresa, os EUA. Sequencialmente as coisas foram ainda piores, tendo os MAUs caído 7% nos EUA (em relação ao primeiro trimestre do ano) e caído também no resto dos mercados. Para agravar, o CEO disse durante a apresentação de resultados que esta tendência de queda se tinha mantido ao longo do mês de Julho e que não apresentavam previsões futuras sobre a evolução dos MAUs devido às incertezas presentes. É difícil imaginar uma "growth stock" com o número de utilizadores em queda, e naturalmente os ursos atacaram.
3 - Resultados Q2 21
No que diz respeito a outros indicadores, a receita subiu 125% YoY pulverizando as expectativas dos analistas que esperavam uma subida de 106%. Os resultados líquidos GAAP da empresa passaram de prejuízos de $101 milhões para lucros de $69 milhões e não-GAAP passaram de prejuízos de $38 milhões a lucros de $170 milhões. O ARPU (Average Revenue Per User) subiu 89% em relação ao período homólogo YoY e 27% sequencialmente QoQ. Os uploads catalogados aumentaram 50% QoQ. Excelentes resultados que ficaram na sombra da evolução negativa dos MAUs.
4- MAUs: Pode não ser tão mau como parece
Os MAUs são os utilizadores activos mensais sem distinção. Tanto são contabilizados os utilizadores assíduos que se traduzem em lucro como os curiosos que dão uma espreitadela de vez em quando. Com a reabertura da economia, as pessoas passam menos tempo em casa e é natural a redução do número de utilizadores, sobretudo dos curiosos. A empresa notou na conferência de imprensa que os utilizadores perdidos foram sobretudo os que utilizavam lap tops e que geravam menos receita. O número de utilizadores em smartphones que geram mais receita aumentaram nos EUA e mais de 20% internacionalmente YoY. Também entre os jovens com menos de 25 anos se verificou uma subida significativa do número de utilizadores activos.
5- Veredicto
Naturalmente que é difícil imaginar uma "growth stock" com número de utilizadores em queda, mas esta queda do número de utilizadores poderá ser um efeito pontual da reabertura da economia. Os utilizadores que se perderam terão sido utilizadores esporádicos e menos envolvidos, mas mesmo esses não encerraram as contas e poderão voltar a qualquer momento. Já os utilizadores do core e que geram receitas estão a aumentar. O número de utilizadores jovens também está em crescimento o que se traduzirá em receitas futuras. Além disso, a empresa tem vários "drivers" como os Idea Pins, a introdução do uso de pequenos vídeos (tipo tik tok) e a melhorar a eficiência das transacções no site.
Li muitos artigos de análise aos resultados e a opinião dominante é a de que a growth story se mantém intacta. Também nos fóruns americanos os intervenientes estão todos ou quase todos dizer que vão comprar/reforçar.
A Cathie Wood comprou já esta sexta feira 152000 acções da PINS.
Pessoalmente estou convencido que esta queda no número de MAUs é um efeito temporário da reabertura da economia após o qual a cotação retomará o seu curso ascendente. Assim, esta queda representará uma boa oportunidade de compra. No curto prazo é difícil prever o rumo da cotação.
6- Disclaimer
Naturalmente tenho uma posição longa na PINS