Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Nighttrading on the Big Apple

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Nighttrading on the Big Apple

por MarketGodzilla » 29/2/2024 0:41

Nightrader Escreveu:Servicenow (NOW)

A ServiceNow é uma empresa de software que fornece soluções de automatização de serviços empresariais. A empresa disponibiliza uma vasta gama de produtos e serviços em “cloud” em que usam “machine learning” para optimizar e gerir os fluxos de trabalho. Esta empresa é líder no sector da gestão de tecnologias de informação.
Tal como a Adobe, também ServiceNow está a efectuar um forte investimento em R&D e a levar a cabo uma mudança geracional em direcção à IA generativa.

O que é importante salientar, é que os produtos disponibilizados pela NOW, uma vez adoptados, tornam-se indispensáveis para as empresas. Isto garante uma fonte de receitas muito estável. Apesar de ter já uma capitalização bolsista de $115 B, a empresa previsivelmente continuará a crescer as receitas acima dos 20% YoY ao longo dos próximos anos.

Quanto ao preço, a avaliação da empresa é elevada, EV/S=14.7 (trailing), mas este valor traduz a solidez e as perspectivas futuras da empresa. Apesar de não me parecer barato há quem tenha opinião distinta.

Na mais recente análise da Seeking Alpha conclui-se que:
“ServiceNow's strong growth fundamentals and advancements in Generative AI make it a "Strong Buy" for long-term investors”

e no mais recente artigo da Motley Fool, a NOW é considerada uma das
“most undervalued growth stocks for 2023”


Em resumo, esta é uma das três empresas do S&P 500 que verifica a “regra dos 20” da Goldman Sachs, o que indica tratar-se de uma empresa de excepcional qualidade. E não apenas verifica essa regra hoje como tudo indica que continuará a verifica-la ao longo dos próximos anos.

Do ponto de vista técnico, a cotação já ultrapassou a fase descendente e está já em fase ascendente (bull). Nos últimos dez anos a empresa foi uma "tenbagger". Naturalmente que, nos próximos anos, sendo agora uma empresa de maior dimensão, o crescimento irá também ser menor. Por outro lado o "moat" e a posição dominante da empresa tornam o investimento num investimento de risco relativamente baixo.


Pessoalmente pretendia reforçar a minha posição perto de mínimos mas falhei o “timing”. Agora estou indeciso se compro a este preço ou aguardo uma correcção.


Boa noite Nightrader, algum comentário aos resultados de hoje? Gostava muito destas tuas análises e lia-as com muita atenção e interesse.
Um abraço.
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Nighttrading on the Big Apple

por Nightrader » 18/7/2023 15:10

Deixo aqui gráficos comparativos das restantes empresas de software da minha base de dados (para ver o gráfico completo é necessário clicar no gráfico).

Este tipo de gráficos é muito útil para identificar títulos relativamente a bom preço.

O primeiro gráfico mostra a métrica de preço (Price to Sales) para o corrente ano em função do crescimento das vendas previsto para 2024.

Aqui é possível identificar como estando estando relativamente baratos os seguintes títulos:
RNG, WIX, AYX, BMBL, FVRR, SMAR, SEMR, SPT, S

Note-se que este gráfico não leva em conta as margens. A Sentinel One (S) aparece aqui com um preço muito abaixo da média, mas na verdade tem também margens bruta e operacional bastante abaixo da média.

O segundo gráfico mostra no eixo horizontal a taxa de crescimento normalizada ao Price to Gross Product para 2023. Usei o produto bruto em vez das vendas porque o produto bruto é a fracção das vendas que pode ser convertida em lucro e portanto é um parâmetro que me parece fazer mais sentido que as vendas para empresas que ainda não dão lucro.

No eixo vertical está a margem EBIT GAAP, portanto quanto mais para cima e para a direita melhor a combinação destes parâmetros. Ha aqui uma nota importante, alguns títulos apresentam um crescimento normalizado ao preço muito elevado porque o preço está muito baixo, o que pode significar que o Mercado tem pouca confiança nestes títulos. Também pode ser um ano que por alguma razão apresente um pico em termos de vendas, portanto é preciso algum cuidado na análise.

Pelos critérios do segundo gráfico temos como melhores títulos:

BMBL, AYX, FVRR, RNG, SMAR, WIX, SEMR
Anexos
growth vs PS.PNG
GrowthoPPB vs EBIT.PNG
GrowthoPPB vs EBIT zoom.PNG
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 289
Registado: 28/2/2013 18:52

Re: Nighttrading on the Big Apple

por Nightrader » 18/7/2023 1:57

Paycom (PAYC)


Sobre a Paycom começo pelo fim, para dizer que em minha opinião esta empresa é neste momento um Top Buy. Pessoalmente tinha uma pequena posição no portfólio e fiz recentemente três reforços, dois deles abaixo dos $300 e o terceiro já na subida a $319, tendo ficado com uma posição bastante razoável.

Vou então explicar porque vejo a Paycom como um Top Buy.

De forma simplificada, a Paycom é uma empresa que fornece soluções de software para gestão de capital humano (HCM). A empresa disponibiliza uma plataforma baseada em nuvem (cloud) que permite às organizações automatizar e simplificar todos os processos relacionados com recursos humanos, como contratação, integração, folha de pagamento, gestão de talentos, administração de benefícios, impostos, etç.

A Paycom tem apenas 5% de cota de mercado nos EUA, o que lhe dá margem para crescer e é o que tem estado a fazer, apostando na inovação e lançando novos produtos como a plataforma Beti em 2021. Além disso, a Paycom está também a expandir-se para os mercados internacionais o que lhe dá uma margem de crescimento muito grande.

Começando pelas receitas, com excepção do ano de 2020 têm estado a crescer na ordem dos 30% (figura 1). Há medida que a empresa ganha dimensão as taxas de crescimento tendem a decrescer, ainda assim, as estimativas para os próximos anos apontam para taxas acima dos 20%. Para este ano o Outlook da empresa é cerca de 25% mas este valor é provavelmente conservador.

Quanto às margens, a empresa apresenta margens muito boas. A margem operacional está na ordem dos 30% e a margem líquida na ordem dos 20%. Depois de uma quebra em 2020, as margens têm vindo a melhorar gradualmente. (figura 2). O ROI está acima dos 26% (figura 3).


A empresa apresenta portanto um conjunto de fundamentais fantásticos.
Há ainda outros pontos a realçar:

- É uma empresa founder-led, isto é, o CEO da empresa é também o seu fundador e portanto mantém a visão com que criou a empresa e que a levou onde está.
- O CEO da empresa Chad Richison detém 13.9% da empresa e os restantes membros da administração detêm também posições de relevo.
- Contrariamente à maioria das tecnológicas a Paycom tem um baixo SBC (Stock Based Compensation) ou seja há pouca diluição.
- A PAYC declarou que vai começar a pagar dividendos este ano. O valor dos dividendos não é relevante mas o facto de iniciar o pagamento de dividendos mostra a pujança da empresa.

Quanto ao preço, com um EV/S de 13.6 a empresa está relativamente barata, tanto comparativamente a outras empresas (Figuras 4 e 5) como em relação aos últimos anos em que tem transaccionado normalmente acima dos EV/S de 20.

Em resumo, a empresa apresenta uma combinação única de elevado crescimento de receitas e de elevadas margens (superando a rule of 20 da Goldman Sachs) e apresenta-se a um preço atraente tanto comparativamente a empresas similares como comparativamente ao histórico. Tecnicamente parece ter ultrapassado mínimos e estar já em fase ascendente (Figura 6).
Anexos
Captura de ecrã 2023-07-18, às 01.09.14.png
Figura 1 - Crescimento trimestral de receitas YoY
Captura de ecrã 2023-07-18, às 01.14.14.png
Figura 2 - Margens bruta, operacional GAAP e líquida
Captura de ecrã 2023-07-18, às 01.20.01.png
Figura 3 - ROI
P1.png
Figura 4 - Gráfico comparativo, preço em função do crescimento de receitas
Captura de ecrã 2023-07-17, às 19.39.55.png
Figura 5 - Crescimento de receitas normalizado ao preço e margem EBIT GAAP
Captura de ecrã 2023-07-18, às 01.44.31.png
Figura 6 - Evolução do preço ao longo dos últimos anos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 289
Registado: 28/2/2013 18:52

Re: Nighttrading on the Big Apple

por Nightrader » 18/7/2023 0:45

Para além dos tradicionais gráficos preço vs growth, criei um gráfico que permite também visualizar a margem operacional.

Na horizontal está o crescimento das receitas YoY dividida pelo preço da acção normalizado. O preço está normalizado ao produto bruto.
O eixo horizontal dá-nos portanto o crescimento das receitas da empresa por unidade de preço, ou seja o crescimento normalizado ao preço.
Uma espécie do inverso do PEG.

No eixo vertical está a margem EBIT GAAP. Portanto, quanto maior melhor.

Assim, quanto mais para cima e mais para a direita, melhor a combinação de factores (margem EBIT / crescimento de receitas / preço).

O gráfico foi elaborado usando as projecções de crescimento para 2024 mas as margens EBIT são as actuais.
Anexos
Captura de ecrã 2023-07-17, às 19.39.55.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 289
Registado: 28/2/2013 18:52

Re: Nighttrading on the Big Apple

por Nightrader » 16/7/2023 3:31

Deixo também o gráfico que permite comparar o preço (P/S) deste conjunto de growth stocks sólido em função do crescimento das receitas.
Os valores usados são as projecções para o próximo ano fiscal (forward +1)

Note-se que este gráfico não leva em conta as margens que são também um factor importante para o preço.
Anexos
Captura de ecrã 2023-07-14, às 21.12.34.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 289
Registado: 28/2/2013 18:52

Re: Nighttrading on the Big Apple

por Nightrader » 16/7/2023 3:23

Veeva (VEEV)

A Veeva é uma empresa de tecnologia que fornece soluções em nuvem para a indústria de ciências da vida, isto é, farmacêuticas, biotecnologicas e empresas de dispositivos médicos. A Veeva disponibiliza software que permite a essas empresas melhorar as suas operações comerciais, gerir o relacionamento com clientes e cumprir as regulamentações governamentais.


A Veeva projecta $2.37 B de receitas para este ano num mercado (TAM) de mais de $13 B e a crescer em torno dos 5% anualmente. Um dos aspectos positivos sobre esta empresa é o de que ela domina completamente este mercado, sendo que as vendas dos produtos que actualmente disponibiliza podem ainda crescer umas seis vezes.

A taxa de crescimento das receitas nos últimos 5 anos (ver figura 1) tem sido entre os 20-30%, mas em 2022 caiu para os 15-17% em virtude das condições macroeconómicas desfavoráveis (inflação e guerra na Ucrânia) com as empresas suas clientes, sobretudo as menores, a reduzirem as despesas. No último trimestre, em virtude da restruturação dos contratos, as receitas cresceram apenas 4% YoY. No entanto projecta-se para o corrente ano (que para a empresa é 2024) um crescimento de 10% e com a normalização dos contratos projecta-se um crescimento de 19% YoY.

A empresa apresenta elevadas margens (ver figura 2) embora a margem operacional GAAP tenha sido afectada pelas condições macroeconómicas e caiu dos 27% para os 18%. A margem líquida está nos 23%.

A Veeva tem $3.6 B em caixa e não tem dívida. Quanto às métricas de preço, o EV/S está nos 13.7 e o PER GAAP nos 65, ambos os valores TTM. Em termos de EV/S, o preço está acima da média para uma empresa com estas características, mas em termos de PER GAAP parece-me bastante aceitável. Note-se que o PER GAAP inclui como despesas o SBC (Stock Based Compensation), isto é, pagamentos feitos em acções e não em dinheiro.


Em resumo, a Veeva é uma empresa que domina o seu sector, que apesar de ser um nicho de mercado permite ainda uma grande expansão das receitas com os actuais produtos. Isto significa que a empresa é uma aposta sólida. Quanto ao preço, em termos de EV/S parece-me um pouco cara para o crescimento de receitas que apresenta actualmente, embora este quadro possa mudar se a empresa voltar aos números que tinha antes do período inflacionário.

Do ponto de vista técnico a cotação parece já ter invertido e estar em sentido ascendente.

Em conclusão, parece ser um investimento sólido mas penso que neste momento há investimentos melhores no mercado.
Anexos
Captura de ecrã 2023-07-16, às 02.52.44.png
Veeva - Crescimento trimestral das receitas YoY
Captura de ecrã 2023-07-16, às 02.58.06.png
Veeva - Margens Bruta, Operacional GAAP e Líquida.
Captura de ecrã 2023-07-16, às 03.11.42.png
Veeva - Cotação ao longo dos últimos 5 anos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 289
Registado: 28/2/2013 18:52

Re: Nighttrading on the Big Apple

por Nightrader » 9/7/2023 1:04

Intuit (INTU)

A Intuit é uma empresa que vou seguindo por alto há muito tempo mas há qual ainda não tinha dedicado atenção especial. A razão pela qual decidi analisar e incluir na lista foi porque a Intuit faz parte dos "top picks" do serviço pago da Best Anchor Stocks, que selecciona empresas com grande margem de progressão (grande TAM) e com vantagens competitivas significativas sobre a concorrência (moat).


A Intuit, uma empresa de software financeiro conhecida por produtos como QuickBooks e TurboTax. Em Dezembro de 2020 completou a compra da empresa de crédito Credit Karma por $4.7 B.

O TurboTax é um software de preparação e arquivo de declaração de impostos que tem como objectivo ajudar indivíduos e famílias a preparar e apresentar suas declarações de impostos de forma fácil e correcta. O TurboTax oferece uma interface intuitiva e orientada por perguntas que guia os utilizadores a preencher as suas informações fiscais. Oferece uma ampla gama de recursos e funcionalidades e está disponível nas versões TurboTax Free Edition (versão gratuita), TurboTax Deluxe, TurboTax Premier e TurboTax Self-Employed.

O QuickBooks é um software de contabilidade e gestão financeira projectado para auxiliar empresas de diferentes tamanhos e setores a gerir as suas finanças, incluindo contabilidade, faturamento, folha de pagamento, controle de estoque e outras atividades financeiras.

O Credit Karma é um serviço de monitorização e análise de crédito que permite aos utilizadores acessar informações sobre sua pontuação de crédito, relatórios de crédito e outras ferramentas relacionadas com o crédito.

A projecção de crescimento das receitas para os próximos três anos são entre os 10% e os 15% anualmente (CAGR) e a margem EBIT é de 22%.
Portanto está a crescer razoavelmente para as margens que apresenta.

A Credit Karma está actualmente a atravessar dificuldades (queda de 12% nas receitas YoY), mas são dificuldades comuns ao sector. A queda até foi menor que a esperada dado que muitos utilizadores da TurboTax passaram a utilizar também a Credit Karma.

A Intuit (TurboTax e QuickBooks) tem uma forte presença no mercado de software financeiro, com uma base de clientes estabelecida e uma reputação de qualidade. Além disso, seus produtos têm sido líderes nos seus respectivos segmentos há um longo tempo. O TAM para o TurboTax e QuickBooks é superior a $80 B pelo que é provável que a Intuit mantenha um crescimento sustentado por muito tempo. O PER (GAAP trailing) está em 57. Comparando com a Adobe (PER: 46), está ligeiramente mais cara mas está também a crescer ligeiramente mais.

Tecnicamente, o preço tem tido um crescimento muito regular, com excepção da bolha.

Em resumo parece ser um sólido investimento de longo prazo. O preço parece ser razoável também, dentro da média para uma empresa com estas características. Disclaimer: Não tenho qualquer posição na Intuit.
Anexos
Captura de ecrã 2023-07-09, às 00.57.33.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 289
Registado: 28/2/2013 18:52

Re: Nighttrading on the Big Apple

por Nightrader » 8/7/2023 2:54

Zoom Info (ZI)

Em Novembro do ano passado analisei em detalhe a ZI. A Zoom Info é uma empresa que constava na minha lista de "high growth stocks" mas foi retirada da lista em virtude da quebra no crescimento de receitas. Ainda assim, em virtude das suas elevadas margens consta nesta lista de empresas supostamente sólidas.

Relembrando o que faz a Zoom Info:

"A Zoom Info é uma empresa que recolhe, e verifica dados referentes a empresas, clientes e profissionais. Esses dados são processados com recurso a Inteligência Artificial e disponibilizados a empresas (clientes) cujos departamentos de vendas podem assim entender a evolução do mercado em que operam e as necessidades/desejos dos seus potenciais clientes."

Se olharmos para a apresentação de resultados mais recente, de Maio último, a empresa apresentou um crescimento de receitas de 24%, uma margem operacional GAAP de 22% e uma margem de Free Cash Flow superior a 30%. As projecções para os próximos três anos apontam para crescimentos das receitas inferiores mas próximos a 20%. O EV/S (trailing) é ligeiramente acima de 9 e o Price to Sales P/S previsto para o próximo ano fiscal é de apenas 6.8. Para as margens e para o crescimento que apresenta, a empresa parece-me estar barata. Além disso, o parâmetro que relaciona a taxa de crescimento com a métrica de preço é o mais favorável de toda a lista acima, outra indicação de que a empresa está barata a este preço.

Vamos relembrar o que escrevi em Novembro sobre esta empresa:

"Quanto à Zoom Info (ZI) hoje terminou a cair quase 30%. As análises que encontrei chegaram à mesma conclusão que eu, de que os resultados foram bastante razoáveis. A razão da queda parece ter sido o Outlook ( o mercado esperava um raise maior) agravada pela conferência de imprensa onde foi dito que a empresa enfrenta condições macroeconómicas adversas, com os ciclos de vendas a ser mais extensos o que afecta negativamente o crescimento das receitas. Uma empresa cujas receitas têm vindo a crescer ~50% YoY está agora a prever um abrandamento para a ordem dos ~30%. "

O ano passado por esta altura, a empresa estava a crescer receitas YoY próximo dos 50%. Em Novembro passado, as projecções para os próximos anos foram reduzidas em baixa para cerca dos 30% YoY (e a cotação caiu em concordância), tendo a administração justificado com as condições macroeconómicas adversas e ao alongamento do ciclo de vendas. Actualmente as projecções apontam para crescimento ligeiramente abaixo dos 20 YoY nos próximos três anos.


Aqui há duas perspectivas possíveis:
Uma é a de que a empresa está a bom preço e quando as condições macroeconómicas melhorarem, a empresa não voltará a crescimentos dos 50% mas pode perfeitamente acelerar para os 30% o que implicaria uma subida significativa no preço da acção.
A segunda perspectiva é a de que a empresa tem vindo a surpreender negativamente, quem garante que não vêm aí mais más surpresas?


A maioria dos analistas está "bullish" nesta empresa e nos fóruns de língua inglesa há muitos investidores a dizer que estão a reforçar. A Needham iniciou a cobertura da empresa há pouco mais de uma semana com um rating de Buy e preço alvo de $35. Pela minha parte tenho uma posição, que está no vermelho, e de momento não me sinto tentado a reforçar.
Anexos
Captura de ecrã 2023-07-08, às 02.48.53.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 289
Registado: 28/2/2013 18:52

Re: Nighttrading on the Big Apple

por Nightrader » 7/7/2023 18:17

Servicenow (NOW)

A ServiceNow é uma empresa de software que fornece soluções de automatização de serviços empresariais. A empresa disponibiliza uma vasta gama de produtos e serviços em “cloud” em que usam “machine learning” para optimizar e gerir os fluxos de trabalho. Esta empresa é líder no sector da gestão de tecnologias de informação.
Tal como a Adobe, também ServiceNow está a efectuar um forte investimento em R&D e a levar a cabo uma mudança geracional em direcção à IA generativa.

O que é importante salientar, é que os produtos disponibilizados pela NOW, uma vez adoptados, tornam-se indispensáveis para as empresas. Isto garante uma fonte de receitas muito estável. Apesar de ter já uma capitalização bolsista de $115 B, a empresa previsivelmente continuará a crescer as receitas acima dos 20% YoY ao longo dos próximos anos.

Quanto ao preço, a avaliação da empresa é elevada, EV/S=14.7 (trailing), mas este valor traduz a solidez e as perspectivas futuras da empresa. Apesar de não me parecer barato há quem tenha opinião distinta.

Na mais recente análise da Seeking Alpha conclui-se que:
“ServiceNow's strong growth fundamentals and advancements in Generative AI make it a "Strong Buy" for long-term investors”

e no mais recente artigo da Motley Fool, a NOW é considerada uma das
“most undervalued growth stocks for 2023”


Em resumo, esta é uma das três empresas do S&P 500 que verifica a “regra dos 20” da Goldman Sachs, o que indica tratar-se de uma empresa de excepcional qualidade. E não apenas verifica essa regra hoje como tudo indica que continuará a verifica-la ao longo dos próximos anos.

Do ponto de vista técnico, a cotação já ultrapassou a fase descendente e está já em fase ascendente (bull). Nos últimos dez anos a empresa foi uma "tenbagger". Naturalmente que, nos próximos anos, sendo agora uma empresa de maior dimensão, o crescimento irá também ser menor. Por outro lado o "moat" e a posição dominante da empresa tornam o investimento num investimento de risco relativamente baixo.


Pessoalmente pretendia reforçar a minha posição perto de mínimos mas falhei o “timing”. Agora estou indeciso se compro a este preço ou aguardo uma correcção.
Anexos
Now.PNG
Now.PNG (29.39 KiB) Visualizado 3545 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 289
Registado: 28/2/2013 18:52

Re: Nighttrading on the Big Apple

por Nightrader » 7/7/2023 0:21

REGRA DOS 10

A Goldman Sachs, tem uma regra para identificar títulos estáveis para investimentos de longo termo. Essa regra chama-se "regra dos 10" e consiste simplesmente em seleccionar empresas que apresentem taxas de crescimento de receitas e de lucros superiores a 10%. Parece uma regra fácil de satisfazer mas na verdade, no S&P 500 apenas há oito títulos que verificam esta regra (figura 1). São: Servicenow, Chiptole Mexican Grill, Fortinet, Cadence Design Systems, Intuit, Paycom Software, Insulet e Aptiv.


REGRA DOS 20

Se formos ainda mais exigentes e colocarmos a barreira nos 20%, então há apenas três empresas que estão a crescer anualmente receitas e lucros acima dos 20% anuais. São: Servicenow, Fortinet e Paycom (figura 2).
Anexos
Captura de ecrã 2023-07-06, às 23.29.14.png
Figura 1: Títulos do S&P 500 que verificam a regra dos 10 da Goldman Sachs.
Captura de ecrã 2023-07-06, às 23.30.01.png
Taxas de crescimento dos títulos que verificam regra dos 10 (e regra dos 20).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 289
Registado: 28/2/2013 18:52

Re: Nighttrading on the Big Apple

por Nightrader » 6/7/2023 1:38

Voltando a este tópico e após uma restruturação, eis a minha Watch List de Growth Stocks sólidos e de grande potencial.

Isto é, lista de empresas ainda com elevado crescimento de receitas mas já firmemente nos lucros GAAP.
Todos estes títulos são potencialmente grandes investimentos de longo prazo.

As empresas seleccionadas são: Adobe, Dynatrace, Fortinet, Intuit, Paycom, Servicenow, The Trade Desk, Veeva e Zoom Info.

A primeira tabela apresenta para cada uma delas os crescimentos esperados pelos analistas para os próximos três anos fiscais em receitas e em EPS. As margens bruta e EBIT. Retornos sobre Equity (ROE) e sobre Assets (ROA). Como métricas de preço são apresentadas o PER - forward (não GAAP), o PER - trailing 12 M GAAP e o EV/S também trailing.

A segunda tabela apresenta as capitalizações bolsistas e diferenças para máximos e mínimos das últimas 52 semanas.

A terceira tabela apresenta o preço normalizado às vendas (isto é P/S) para o corrente ano fiscal (forward) e para o ano fiscal seguinte (forward+1).
è também mostrado o crescimento das receitas neste período. Os valores são dados pelo consenso dos analistas.
É apresentado também o preço normalizado ao produto bruto (P/GP) e a última coluna mostra crescimento dividido pelo P/GP. Esta coluna mostra quanto a empresa está a crescer para um valor fixo pago (normalizado ao GP). Quanto mais elevado este valor mais a empresa cresce pelo valor que pagamos.

Intuit e Zoom Info têm dívida superior ao cash.

Segue uma pequena opinião sobre os dois primeiros da lista.


Adobe (ADBE)

Penso que não é necessário apresentar a Adobe. Toda a gente conhece os seus principais produtos como o Photoshop e o Adobe Acrobat. Foi também a Adobe que desenvolveu o formato PDF em 1993. No passado recente a Adobe tem continuado a inovar embora aposte mais na geração de conteúdos. Entre os seus produtos de sucesso mais recentes conta-se o Adobe Criative Cloud.

Com um market cap de $ 221 B, a Adobe é um dos gigantes mundiais do software. Ainda assim, a Adobe é uma clara growth stock esperando-se um crescimento anual das receitas entre 10 a 15% nos próximos três anos. As margens GAAP são muito elevadas (87.7% margem bruta e 33.6% margem EBIT) e os retornos também são excelentes, ROE:33.7% e ROA:14.31%. Estes valores são o sonho de qualquer Warren Buffett.
A sua posição dominante no mercado torna a Adobe uma empresa muito sólida e de risco relativamente baixo.

Quanto ao futuro, o surgimento da inteligência artificial (AI) pode ter (terá mesmo) um significante impacto sobre a actividade da Adobe. Para tirar proveito da AI generativa, a Adobe aumentou recentemente e de forma significativa o investimento em R&D (desenvolvimento de produtos). Lançou já um produto chamado Sensei GenAI e seu motor de AI, o Firefly, tem potencial para capitalizar a revolução no AI generativo.

(AI generativa: sistemas de Inteligência Artificial capazes de gerar conteúdo, como imagens, texto, música ou vídeos, de forma autónoma, com base num treino prévio em conjuntos de dados existentes. Essta tecnologia é amplamente utilizada em áreas como criação de arte, geração de conteúdos criativos, síntese de voz, etç.)

Quanto à avaliação a ADBE está com um EV/S de 11.87 e PER (GAAP) de 46.28, valores referentes aos últimos 12 meses.

Desde Maio, as acções valorizaram de cerca dos $350 para quase $500 traduzindo o sentimento positivo dos investidores relativamente à aposta da Adobe no AI generativo. Mesmo assim poderá ser um bom ponto de entrada atendendo ao potencial do Firefly. A ADBE e um “top pick” para os analistas da CFA e da Best Anchor Stocks (Equipas de análise na Seeking Alpha).

Pessoalmente já reforcei ADBE este ano e por agora só considero reforçar de novo caso o preço desça até aos $350-$400


Dynatrace (DT)

A Dynatrace é uma empresa de tecnologia (Observabilidade) que fornece soluções de monitorização de desempenho e de gestão de operações de software. O seu principal produto é a plataforma Dynatrace, que utiliza inteligência artificial e automatização para ajudar as empresas a monitorizar e optimizar o desempenho das suas aplicações e infraestruturas de TI (Tecnologias de Informação).

É uma empresa “best-in-class” na área da observabilidade (TAM de $50 B) e que se prevê que continue a crescer receitas acima dos 20% anuais ao longo dos próximos anos. Apesar disso, a empresa apresenta já lucros GAAP. A margem bruta é muito boa, acima dos 80%, e a margem operacional GAAP irá melhorar gradualmente à medida que a empresa ganha dimensão.

Esta empresa tem receitas muito estáveis o que torna improvável a ocorrência de eventos inesperadas e desagradáveis em termos de receitas. A generalidade dos analistas considera a empresa barata ao preço actual. Pessoalmente não diria barato, mas parece-me que um EV/S de 12.48 é um valor bastante razoável para um investimento de longo prazo. Caso as condições macroeconómicas melhorem e o crescimento de receitas acelere, então este valor seria de facto uma pechincha.

Tecnicamente o preço parece já ter batido no fundo e estar em fase ascendente, sendo portanto um bom ponto de entrada do ponto de vista técnico. Avalio esta empresa com um rating de Buy, mas não está de momento entre as minhas opções prioritárias.
Anexos
Captura de ecrã 2023-07-05, às 02.41.58.png
Captura de ecrã 2023-07-06, às 00.45.19.png
Captura de ecrã 2023-07-06, às 00.45.51.png
Captura de ecrã 2023-07-06, às 00.44.27.png
Captura de ecrã 2023-07-06, às 00.44.05.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 289
Registado: 28/2/2013 18:52

Re: Nighttrading on the Big Apple

por Celsius-reloaded » 12/5/2023 10:49

Parece ter potencial. 8-)
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2378
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Nighttrading on the Big Apple

por Nightrader » 12/5/2023 0:12

Descobri esta recentemente (Celsius). Normalmente sigo mais as tecnológicas e esta estava a passar-me ao lado. Parece ser outro Monster em gestação. Partilhei aqui para o caso de haver interessados. Deixo também a performance da Monster.

Quando descobri a Celsius estava a $100 pensei que dava para comprar um pouco mais barato mas em vez disso saltou para os $130
Anexos
Captura de ecrã 2023-05-12, às 00.06.51.png
Captura de ecrã 2023-05-12, às 00.02.38.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 289
Registado: 28/2/2013 18:52

Re: Nighttrading on the Big Apple

por Nightrader » 7/5/2023 3:03

Tenho estado muito activo a tentar analisar (de forma superficial) todas as empresas da minha lista (mais de uma centena). Agora que terminei voltei a algumas análises mais detalhadas. Hoje estive a ver a JFrog (FROG). Aqui fica um sumário:

Jfrog (FROG)

JFrog (FROG) é uma empresa israelo-americana, muito promissora, que entrou em bolsa em Setembro 2020 a um preço de $44. Em pouco tempo atingiu o máximo de $86.35 e desde então tem vindo a cair tendo fechado na última sessão a $20.99. - Figura 1

A Jfrog introduziu o conceito de software líquido que está explicado aqui:
https://jfrog.com/whitepaper/a-vision-o ... -software/
De entre os serviços que disponibiliza, a sua principal plataforma é a Artifactory, que armazena atualizações de software num repositório universal e que pode ser acedido a partir de uma vasta gama de plataformas de computação. São efectuadas automaticamente essas atualizações por meio de um sistema de gerenciamento contínuo de lançamento de software (CSRM), o que elimina a necessidade de instalar manualmente atualizações em várias plataformas de hardware e software. Além disso, examina toda a infraestrutura de software de uma empresa detectando vulnerabilidades de segurança.


No que diz respeito a crescimento das receitas, tem vindo a crescer consistentemente entre os 30% e 40% YoY. Os dois últimos trimestres ainda não aparecem no gráfico. A apresentação de resultados do primeiro trimestre de 2023, foi na passada quarta feira, tendo as receitas crescido 25%. Para os próximos três anos projectam-se crescimentos entre 20 a 25%. Há um abrandamento natural em face do aumento de dimensão da empresa e também das condições macroeconómicas adversas, mas ainda assim é um crescimento bastante razoável. - Figura 2

Quanto às margens, a margem bruta GAAP estava num valor muito bom acima dos 80% e tem caído um pouco. No 1Q 23 foi de 76.9%. Ainda assim é um bom valor. A margem operacional GAAP é que se degradou significativamente com o aparecimento de condições macroeconómicas desfavoráveis. Estava próxima de chegar a positiva e caiu para valores abaixo dos -30%. Entretanto já estabilizou e tem mesmo vindo a recuperar ligeiramente. No 1Q23 foi de -29.1% - Figura 3
O DBNR também tem vindo a cair gradualmente. Ainda assim apresentou um DBNR de 124% no 1Q, o que é um valor bastante bom.

Quanto à cotação está em trailing EV/S de 5.79. É um valor modesto atendendo a que já transacionou a P/S acima dos 14. Isto compreende-se atendendo à degradação da margem operacional. - Figura 4

Outros factores a considerar são o facto da cloud estar a crescer 49% YoY (1Q) o que poderá ser um catalisador para futuro crescimento e o facto de ter sobretudo grandes empresas como clientes o que dá estabilidade para o futuro.

Em resumo, a Frog encontra-se a um preço bastante aceitável, relativamente barato para este tipo de empresas. Se as margens operacionais melhorarem, expectável quando a elevada inflação e a guerra terminarem, o preço pode subir de forma apreciável. Penso que este título é “comprável”, daria um rating de outperform (4/5) numa perspectiva de médio prazo. No curto prazo também parece já ter batido no fundo..
Anexos
Frog 1.png
FROG Cotação
Frog 2.png
FROG Crescimento de receitas
frog 3.png
FROG Margens
frog4.png
FROG P/S
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 289
Registado: 28/2/2013 18:52

Re: Nighttrading on the Big Apple

por ASimoes » 10/3/2023 22:05

ASimoes Escreveu:8-) investi, na Esperança do fim de ano :shock:
https://www.zonebourse.com/cours/action ... -46303601/ sinto-me confuso :!: :roll:


:mrgreen: Esperança, doce Esperança :mrgreen: :-"
tenho feito uns showrts e \:D/
Bom fim de semana
nota:- A Inflação, só o é, até a aceitarmos, depois vira Rotina :wink: :!:
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 635
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: Nighttrading on the Big Apple

por Nightrader » 8/3/2023 17:34

Actualização : Snowflake (SNOW)

A análise detalhada à Snowflake foi feita a 19 de Outubro. Vamos ver como evoluiu.

A Snowflake é uma empresa disruptora que disponibiliza serviços de armazenamento de dados em cloud. É também conhecida pelo facto de ter recebido um avultado investimento do lendário Warren Buffet aquando do seu IPO em Setembro de 2020. Esta empresa fazia parte do core de empresas fundacionais da Motley Fool na altura em que eu era subscritor pagante. A empresa não apenas é vista como usadas grandes empresas do futuro como tem apresentado taxas de crescimento das receitas e taxas de retenção estratosféricas, ao mesmo tempo que tem melhorado substancialmente as margens. Como é natural, os títulos da empresa têm sido transaccionados a múltiplos extremamente elevados.

Desde a última análise, a empresa continua a inovar e a disponibilizar novos serviços, tendo apresentado resultados trimestrais por duas vezes. Na última apresentação de resultados, no início deste mês referente ao 4º trimestre de 2023 (calendário da empresa), as receitas cresceram 54% YoY, as RPO 38%, e o DBNR foi de 158%, tendo sido anunciada a recompra de títulos no valor $2 B. Os resultados são muito bons a todos os títulos mas revelam uma desaceleração natural devido ao crescimento da empresa. Para o ano fiscal de 2024, a empresa prevê um crescimento das receitas de 40%. Trata-se provavelmente de uma previsão conservadora, mas mostra uma taxa de crescimento já mais dentro do normal para uma empresa high growth. A cotação da empresa, que já superou máximos de $400 está no momento em que escrevo nos $141.

Comprar ou não comprar a preços actuais?
Eu tinha pensado comprar ao preço actual mas entretanto mudei de ideias e vou esperar. O racional para comprar é o de que a empresa irá presumivelmente ser uma grande empresa do futuro e portanto faz sentido ir acumulando quando está em mínimos. Dado que raramente tem transaccionado abaixo dos $140, seria uma oportunidade para acumular. O que me fez mudar de ideias e decidir esperar foi o facto da empresa agora a crescer a 40% estar a transaccionar a um múltiplo mais elevado que outras empresas a crescer ao mesmo ritmo. É verdade que a administração espera que as receitas cresçam de forma estável sem grande desaceleração deste valor ao longo da década, mas por outro lado os prejuízos GAAP continuam muito elevados (quase $800M no último ano fiscal). O cash flow é positivo mas à custa de uma grande diluição das acções.

A administração espera para 2029 receitas de $10B, ou seja, cerca de cinco vezes as receitas de 2023. Se o EV/S caísse para metade, ao longo deste tempo (poderá nem cair tanto se as margens evoluírem bem), teríamos uma valorização de 2.5X. Depois há que levar em conta a diluição, mas parece razoável apontar para retornos superiores a 100% em cinco anos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 289
Registado: 28/2/2013 18:52

Re: Nighttrading on the Big Apple

por Nightrader » 3/3/2023 17:25

Nightrader Escreveu:Confluent (CFLT)
- Actualização da análise de Outubro-



Confluent (CFLT)


A Confluent é uma plataforma construída sobre a Apache Kafka, gratuita e desenvolvida pelos fundadores da Confluent, que permite o fluxo e processamento de dados em tempo real.

A empresa encontra-se a crescer a um ritmo elevado mas apresenta ainda resultados operacionais muito negativos. Ao longo do último ano, as margens têm melhorado ao passo que o crescimento desacelerou. Nos quatro trimestres do último ano tivemos:


Crescimento das receitas:
+64%, +58%, +48%, +41%

Tem vindo a cair de trimestre para trimestre o que é natural. Os 41% registrados no último trimestre de 2022 é ainda uma taxa decrescimento muito boa. Para o corrente ano de 2023, os analistas estimam um crescimento das receitas de 30%.


Margem de Free Cash Flow
-46.3%, -26.4%, -30.0%, -18.3%

O Cash Flow é ainda negativo e a empresa continua a "queimar dinheiro", mas a melhoria ao longo do ano foi substancial.


Margem Operacional GAAP
-88.4%, -84.1%, -78.4%, -68.2%

A margem operacional é ainda muito negativa se bem que tem evoluído no sentido positivo.

O DBNR está em cerca de 130%.


Do ponto de vista fundamental, a margem operacional é demasiado negativa para o crescimento que apresenta. A avaliação está em EV/S=10.8, o que é um valor elevado também. Olhando para os fundamentais e para a avaliação, seria uma empresa a deixar de lado. No entanto a qualidade do produto e a relevância do produto da empresa auspiciam-lhe um futuro radiante (o que justifica a sua elevada avaliação). Os analistas da Motley Fool continuam a considerar que está um "bargain" a este preço (note-se que o serviço pago recomendou a compra a valores bem mais elevados). Este título parece-me uma boa aposta para investidores de longo prazo.

Em Outubro tinha dito que tencionava duplicar a minha posição na zona dos $20-21 mas estive um bocado ausente e em Janeiro chegou a valores perto dos $18 e não comprei :) Neste momento está nos $25. A minha estratégia para este título mantém-se. Se continuar a haver volatilidade vou tentar duplicar a posição na zona dos $20-22.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 289
Registado: 28/2/2013 18:52

Re: Nighttrading on the Big Apple

por Nightrader » 3/3/2023 17:21

Confluent (CFLT)
- Actualização da análise de Outubro-


A Confluent é uma plataforma construída sobre a Apache Kafka, gratuita e desenvolvida pelos fundadores da Confluent, que permite o fluxo e processamento de dados em tempo real.

A empresa encontra-se a crescer a um ritmo elevado mas apresenta ainda resultados operacionais muito negativos. Ao longo do último ano, as margens têm melhorado ao passo que o crescimento desacelerou. Nos quatro trimestres do último ano tivemos:


Crescimento das receitas:
+64%, +58%, +48%, +41%

Tem vindo a cair de trimestre para trimestre o que é natural. Os 41% registrados no último trimestre de 2022 é ainda uma taxa decrescimento muito boa. Para o corrente ano de 2023, os analistas estimam um crescimento das receitas de 30%.


Margem de Free Cash Flow
-46.3%, -26.4%, -30.0%, -18.3%

O Cash Flow é ainda negativo e a empresa continua a "queimar dinheiro", mas a melhoria ao longo do ano foi substancial.


Margem Operacional GAAP
-88.4%, -84.1%, -78.4%, -68.2%

A margem operacional é ainda muito negativa se bem que tem evoluído no sentido positivo.

O DBNR está em cerca de 130%.


Do ponto de vista fundamental, a margem operacional é demasiado negativa para o crescimento que apresenta. A avaliação está em EV/S=10.8, o que é um valor elevado também. Olhando para os fundamentais e para a avaliação, seria uma empresa a deixar de lado. No entanto a qualidade do produto e a relevância do produto da empresa auspiciam-lhe um futuro radiante (o que justifica a sua elevada avaliação). Os analistas da Motley Fool continuam a considerar que está um "bargain" a este preço (note-se que o serviço pago recomendou a compra a valores bem mais elevados). Este título parece-me uma boa aposta para investidores de longo prazo.

Em Outubro tinha dito que tencionava duplicar a minha posição na zona dos $20-21 mas estive um bocado ausente e em Janeiro chegou a valores perto dos $18 e não comprei :) Neste momento está nos $25. A minha estratégia para este título mantém-se. Se continuar a haver volatilidade vou tentar duplicar a posição na zona dos $20-22.
Editado pela última vez por Nightrader em 3/3/2023 17:26, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 289
Registado: 28/2/2013 18:52

Re: Nighttrading on the Big Apple

por Nightrader » 1/3/2023 20:43

Actualização de UiPath Inc. (PATH)

Uma revisão da evolução da PATH após a análise de 15 de Outubro.

A PATH entrou em bolsa em Abril de 2021 com uma avaliação de $36B e está agora com um market cap de $8.2B.
A evolução recente da empresa parece-me bastante positiva. As margens estão a evoluir no sentido positivo. A margem bruta apresenta um valor muito bom tem estado a melhorar embora de forma muito ligeira. Em um ano melhorou de 81.8% para 83.5%. A margem operacional GAAP melhorou significativamente também. Em um ano passou de -53.6% para -32.6%. O Cash Flow continua negativo mas o CFO assegurou que em breve a empresa passará a apresentar Cash Flow positivo. As Stock Based Compensation têm vindo a diminuir e portanto a margem SBC (SBC dividida pelas receitas) está a melhorar de forma considerável.

A PATH tem importantes parcerias com a Accenture e Microsoft e está a criar um "moat" com numerosos utilizadores a desenvolver e partilhar aplicações na UiPath Community.

As revisões dos analistas sobre a empresa têm sido feitas em alta e a Cathie Wood reforçou as suas posições na PATH em Fevereiro.

O que me parece menos positivo na empresa são as taxas de crescimento das receitas que têm vindo a cair e os analistas apontam agora para crescimentos entre 15% a 20% nos próximos três anos (valores insuficientes para um High growth stock). No entanto as receitas recorrentes estão a subir a um ritmo mais elevado (36% MRQ) o que é um bom sinal.

O EV/S está em 6.2, um valor aceitável. Se a empresa conseguisse acelerar o crescimento das receitas para ~30% a cotação rapidamente duplicaria.
Um investimento nesta empresa para o longo prazo poderá produzir retornos bastante elevados (bastaria regressar ao preço do IPO) mas no curto prazo as taxas de crescimento não me entusiasmam. Ainda assim, a evolução positiva da empresa em todas as métricas com exceção do crescimento das receitas penso que justifica um rating de buy, embora eu pessoalmente não tencione comprar por agora.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 289
Registado: 28/2/2013 18:52

Re: Nighttrading on the Big Apple

por Nightrader » 22/2/2023 18:32

Matterport (MTTR)

A primeira análise à Matterport foi publicada a 11 de Outubro. Passados 5 meses é altura de actualizar.

A Matterport é uma empresa do sector do Metaverso com capacidade para criar "gémeos digitais" de edifícios possibilitando diversas aplicações sendo a mais evidente, visitas virtuais aos edifícios (ver detalhes na análise de 11 de Outubro). Os grandes clientes da MTTR são naturalmente as imobiliárias. É um sector em grande expansão, prevendo-se um crescimento do mercado durante a próxima década entre os 30% e 40% anualmente dependendo da fonte.


Desde a última análise a empresa apresentou resultados em Novembro, que agradaram aos investidores, e valorizou 25% no dia seguinte à apresentação de resultados. As receitas cresceram 37% YoY , as subscrições cresceram 21%, o número de edifícios digitais geridos pela MTTR cresceu 40% e o número de subscritores pagantes cresceu 18%. A empresa tem actualmente (MRQ) 63.000 subscritores pagantes e 594.000 subscritores gratuitos. A estratégia da empresa consiste em angariar subscritores gratuitos e depois converte-los gradualmente em pagantes.

Há dois pontos importantes revistos positivamente nesta actualização. O primeiro prende-se com as receitas. Estas cresceram 87% em 2020, o crescimento caiu para 29% em 2021, nos dois primeiros trimestres de 2022 as receitas andaram flat YoY e aceleraram no final do ano, com um crescimento previsto de 22% em 2022 e uma guidance de 30% em 2023. Ou seja, tudo indica que a empresa conseguiu atravessar o período de turbulência e as quebras nas cadeias de abastecimento e está já a regressar a crescimentos das receitas elevados ~30%.

O segundo ponto prende-se com a demonstração inequívoca de que há uma forte procura para este tipo de produtos e com a diversificação dos produtos disponibilizados pela MTTR. Em 2022 a MTTR comprou a VTH studios,

https://vht.com

o que irá originar sinergias e em 2023 lançou um novo produto, o Digital Pro, que permite interactividade dos visitantes virtuais aos "twin buildings" que gere.


Como pontos negativos, temos a continuação das perdas mesmo com contabilidade não GAAP, o elevado SBC e a margem bruta de "apenas" 42%.


A avaliação está em EV/S de 4 (TTM), o que me parece um valor razoável.


Os analistas a esta empresa dividem-se, de acordo com a Investing, há 2 recomendações de compra, 4 de Hold e nenhuma de Sell. O preço alvo mais elevado é de $12.00 estando a empresa a cotar neste momento a $3.42.


Desde a última análise melhorei a opinião sobre a empresa. Gostei em particular da aceleração no crescimento das vendas e da expansão para novos produtos bem acolhidos pelos mercado. Operando num enorme TAM, e em expansão, a cotação desta empresa poderá disparar num futuro bull market. O facto do cash flow continuar negativo é um factor de risco.


Há duas estratégias possíveis para esta empresa: Ou se compra aos actuais valores acreditando no futuro da empresa ou então aguarda-se para ver a evolução do cash flow e das margens operacionais e comprar apenas quando houver uma margem de segurança. Naturalmente que neste segundo caso o risco é muito menor mas o potencial retorno também. Para investidores conservadores, o melhor é ficar de fora.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 289
Registado: 28/2/2013 18:52

Re: Nighttrading on the Big Apple

por Nightrader » 20/2/2023 20:30

J_Investidor Escreveu:Boas, conheces a Fiverr? Penso que se enquadre aqui com o teu tópico.
Cumprimentos e obrigado pelo conteúdo



Desculpa pela demora em responder (uns meses de atraso), mas durante este tempo estive afastado da bolsa. Sim, conheço a FIVERR, tenho uma posição média nessa empresa (com prejuízo). Vou ver se analiso em detalhe. Por agora não tenciono vender nem reforçar.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 289
Registado: 28/2/2013 18:52

Re: Nighttrading on the Big Apple

por BearManBull » 18/2/2023 11:46

Nightrader Escreveu:Basicamente o mercado apercebeu-se da importância da AI (possivelmente devido ao surgimento do chat GPT) e encontrou esta empresa nomeada líder pela Forrester a transacionar a grande desconto. No último mês têm sido publicados numerosos artigos sobre esta empresa o que prova a atenção que a empresa entretanto atraiu.


Penso que deste a resposta certa.

O mundo empresarial está de olho no ChatGTP e a planear adoptar estas techs. Vale 2.62B, poderá vir a valer 20B ou 40B? Não é preciso muito se realmente se converter um componente empresarial comum.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8603
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Nighttrading on the Big Apple

por BearManBull » 18/2/2023 11:38

Prestes a fazer um golden cross.

Parece-me claramente que temos o titulo em bull market, claro que se cair para baixo dos 20 pode ficar um pouco mais complicado.
Anexos
AI-Daily.png
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8603
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Nighttrading on the Big Apple

por Nightrader » 18/2/2023 3:21

Procedendo à actualização das análises às empresas que analisei no final do ano passado.

C3.AI (AI)

Foi a primeira empresa analisada a 10 e 11 de Outubro do ano passado, há pouco mais de 4 meses portanto. Recapitulando o que foi dito na altura,
trata-se de uma empresa de AI, líder de acordo com a Forrester Research, que foi muito afectada pelas condições macroeconómicas desfavoráveis tendo optado por mudar o modelo de negócio de subscrição para "Pay as you go", isto é, os clientes passam a pagar de acordo com o que consomem. As taxas de crescimento das receitas caíram de >40% para 7% e as margens degradaram-se substancialmente. No entanto a administração assegurou que completada a transição os crescimentos das receitas voltariam a crescer já para os 20-30% no próximo ano fiscal. A cotação estava muito barata para uma empresa deste tipo, com um market cap de $1.35B tendo $0.9B em cash. Era um investimento de elevado risco mas com uma relação entre o risco e o retorno atrativa em face da baixa cotação e do potencial da empresa.

Desde então a empresa atingiu mínimos pouco acima dos $10 e fechou hoje a $23.84. Este ano já valorizou 115.34%.

O que aconteceu para justificar esta valorização? Do ponto de vista fundamental nada aconteceu. A empresa apresentou resultados trimestrais em Novembro, e foram dentro do esperado. O crescimento das receitas foi de apenas 7% YoY e as margens não apresentaram melhorias com a margem operacional a ser negativa na ordem dos -100%. As margens não-GAAP melhoraram mas à custa do aumento de SBC (stock based compensation ). Então o que justifica esta subida substancial da cotação? Basicamente o mercado apercebeu-se da importância da AI (possivelmente devido ao surgimento do chat GPT) e encontrou esta empresa nomeada líder pela Forrester a transacionar a grande desconto. No último mês têm sido publicados numerosos artigos sobre esta empresa o que prova a atenção que a empresa entretanto atraiu.

Comprar ou não comprar?

A análise fundamental feita em Outubro não se alterou, o que se alterou foi a cotação. Continua a ser uma empresa de elevado risco mas com enorme potencial. A relação entre o risco e o retorno já não é tão atrativa mas por outro lado a actual cotação mostra que o mercado melhorou as suas perspectivas sobre o futuro da empresa. É possível que uma parte da subida da cotação se deva ao entusiasmo e assim no futuro próximo seja possível comprar a preços mais baixos, mas claro, em bolsa nunca há certezas.
Anexos
Captura de ecrã 2023-02-18, às 01.21.25.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 289
Registado: 28/2/2013 18:52

Re: Nighttrading on the Big Apple

por MarketGodzilla » 31/1/2023 18:16

Gostava tanto deste tópico e das análises do Nightrader. Espero que volte em breve.
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO e 151 visitantes