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OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigações

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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por pedrofpais_goog » 15/10/2020 9:33

djovarius Escreveu:Boas,

Pagam sim, agora que o Estado tem a maioria, não ia dar um calote.
Mas mesmo assim, qualquer institucional arrisca um "haircut". Esse cenário é semelhante às OT. Isso seria possível em cenário de contas públicas à Grega.
Todavia, enquanto o Estado se financiar a juro quase zero, não faz sentido temer essas coisas.
Isso não implica que seja imoral ter buracos eternos em certas empresas... :evil:

Abraço

dj


Qualquer institucional arrisca um haircut... mas as PTTAPBOM0007-XLIS são obrigações de retalho com valores nominais de 1000€. Farão um haircut neste produto? Não sei se legalmente é possível fazê-lo por investidor e não por produto. E mesmo assim já estão a cotar a 85,5% o que resulta num YTM acima de 10%. Eu continuo a ser da opinião que será sempre difícil haver algo catastrófico nestas, mas não ponho de parte que possam fazer algum tipo de reescalonamento ou similar.

Tendo a achar que um YTM de 10% parece atrativo para pequenos investidores que tenderão a ser mais protegidos... mas não há certezas. Qual a vossa opinião?
 
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por djovarius » 15/10/2020 11:58

Boas,

Na renda fixa, eu sigo o velho ditame do banco J.P. Morgan.
Qualquer coisa que "pague" (yield) 400 pontos base acima do título de referência não entra no portfolio. É espaço de "perigo, perigo".
Só investidores em junk bonds é que arriscam comprar algo com 10% de YTM.

É diferente dos títulos do Tesouro de um país que pode ser "resgatado".
Mas é claro que cada um sabe de si...

Abraço

dj
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Marco Martins » 15/10/2020 19:42

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/aviacao/detalhe/pedro-nuno-santos-1600-trabalhadores-vao-sair-da-tap-ate-ao-fim-do-ano

Não me parece que seja aceitável haver uma injecção de milhões e a empresa despedir um monte de gente!
E neste momento, nem os despedimentos acabaram, nem a necessidade de nova injecção acabou....

Se o orçamento não passar, parece-me que vamos assistir a novas eleições e a TAP poderá ficar com um futuro negro...
 
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por djovarius » 15/10/2020 20:29

O futuro das "aereas" é negro, estou a falar de 2 a 3 anos.

Todas estão a despedir, algumas vão despedir mais. Há muito encolhimento nessas empresas.
O grupo Lufthansa teve que pedir ajuda pública e mesmo assim teve que entrar por esses caminhos…

Se o PC e o BE fizerem gato sapato dessa realidade, resta ao PS encontrar novos "colegas".

Eleições não são necessárias de 5 em 5 minutos, temos de mudar esse tipo de "praxis" política.

Em momentos destes, quando se trata de $$$€€€€, não há bem nem mal, há aquilo que tem de ser feito e acabou.

O Estado somos todos nós. O todo não pode ser "tiranizado" por partes dele…

dj
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por pedrofpais_goog » 16/10/2020 9:24

djovarius Escreveu:Boas,

Na renda fixa, eu sigo o velho ditame do banco J.P. Morgan.
Qualquer coisa que "pague" (yield) 400 pontos base acima do título de referência não entra no portfolio. É espaço de "perigo, perigo".
Só investidores em junk bonds é que arriscam comprar algo com 10% de YTM.

É diferente dos títulos do Tesouro de um país que pode ser "resgatado".
Mas é claro que cada um sabe de si...

Abraço

dj


É um princípio razoável.

Atenção que não estava a tentar argumentar que não há risco em comprar obrigações da TAP. É óbvio que há. O que estava a tentar colocar à discussão é se o preço atual reflete de forma correta esse risco. Há vários fatores para que possa não refletir inteiramente, especialmente para pequenos investidores, mas queria ver outras opiniões para perceber se há razões para este pricing que me estejam a escapar.

Obviamente não estou a fazer qualquer recomendação de investimento (seja comprar, vender ou estar quieto) nem a achar que o que pode ser interessante para mim, tenha de ser interessante para outros.
 
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Marco Martins » 16/10/2020 9:31

djovarius Escreveu:O futuro das "aereas" é negro, estou a falar de 2 a 3 anos.

Todas estão a despedir, algumas vão despedir mais. Há muito encolhimento nessas empresas.
O grupo Lufthansa teve que pedir ajuda pública e mesmo assim teve que entrar por esses caminhos…

Se o PC e o BE fizerem gato sapato dessa realidade, resta ao PS encontrar novos "colegas".

Eleições não são necessárias de 5 em 5 minutos, temos de mudar esse tipo de "praxis" política.

Em momentos destes, quando se trata de $$$€€€€, não há bem nem mal, há aquilo que tem de ser feito e acabou.

O Estado somos todos nós. O todo não pode ser "tiranizado" por partes dele…

dj


Isso é 100% verdade. Não são necessárias eleições de 5 em 5 minutos, e os dinheiros gastos são de todos nós.
No entanto... temos de ver as orientações que nos levam a continuar a gastar mal ou bem os dinheiros...
A TAP estava privatizada e este governo foi lá por dinheiro para reverter a situação e com a pandemia ainda foi lá por mais dinheiro para ficar com toda a responsabilidade do seu lado!!!
Com isto, não foi salvar a aviação nacional! Foi sim, criar uma anomalia no mercado, onde nem as outras empresas ficam bem, nem a TAP fica bem!!
Seria bem mais sensato, fazer uma intervenção com todas as companhias, e eventualmente desmembrar a TAP (parcialmente) garantindo que as restantes companhias absorviam algumas rotas e também elas sobreviviam à crise...
Afinal de contas, as mudanças e renovações são necessárias... temos é de conseguir garantir que não construímos castelos de cartas para todos...
 
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Marco Martins » 16/10/2020 11:20

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/aviacao/detalhe/moreira-ataca-pedro-nuno-sem-o-porto-tap-deixa-de-ser-um-perdocio?ref=DET_Recomendadas_pb

Se alguns voos internacionais fossem alterados para sairem do Porto e não de Lisboa, certamente as rotas seriam mais rentáveis... no entanto algumas rotas no Porto ficaram apenas para show-off, e outras para serem rentáveis foram alteradas para sairem de Lisboa, sendo que quem sai do Porto tem de ir primeiro a Lisboa para depois fazer o voo internacional!

Esta situação não é de agora, mas finalmente agora os políticos começam a protestar mais!!!
 
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por djovarius » 16/10/2020 12:44

Olá pessoal,

A única razão para salvar uma companhia aérea são, na verdade, duas razões, que se prendem com o seguinte:

- A companhia é viável, só estando mal devido à c-19 ou;
- A companhia dá prejuízos de vez em quando, mas, sendo do Estado, serve outros propósitos.

A TAP não se qualifica porque ao longo da vida acumula prejuízos, não se aguentava por si só e não está provado que sirva outros propósitos de uma forma que outros não pudessem fazer, nomeadamente ao serviço do turismo.
Ou seja, não justifica acumular prejuízos atrás de prejuízos.

Eu acabava com aquilo tudo, tem uma estrutura pesada, gorda, que replica a realidade do nosso Estado.
Partia aquilo em dois.
Uma espécie de TAP intercontinental para mercados do antigo império, no hemisfério sul, e alguma coisa na costa leste dos EUA e Canadá. Somaria a isto um voo para Hong Kong ou Macau e até Timor-Leste, que serviria também clientes do norte da Austrália, zona de Darwin. Isto tudo com parcerias com operadores regionais, algo muito importante.

Esta operação, além do interesse público, não daria prejuízo.

Outra empresa, seria uma espécie de Lusitânia low-cost, para destinos na Europa, aproveitando os Airbus mais pequenos e outras aeronaves.
Modelo de negócio tipo Ryanair / Easyjet, o que chega muito bem para voar de LIS ou OPO para França, Suíça, etc..

Deem-me poderes ditatoriais para tratar do assunto, que eu saberia o que fazer :mrgreen:

Abraço

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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Marco Martins » 16/10/2020 13:10

djovarius Escreveu:Olá pessoal,

A única razão para salvar uma companhia aérea são, na verdade, duas razões, que se prendem com o seguinte:

- A companhia é viável, só estando mal devido à c-19 ou;
- A companhia dá prejuízos de vez em quando, mas, sendo do Estado, serve outros propósitos.

A TAP não se qualifica porque ao longo da vida acumula prejuízos, não se aguentava por si só e não está provado que sirva outros propósitos de uma forma que outros não pudessem fazer, nomeadamente ao serviço do turismo.
Ou seja, não justifica acumular prejuízos atrás de prejuízos.

Eu acabava com aquilo tudo, tem uma estrutura pesada, gorda, que replica a realidade do nosso Estado.
Partia aquilo em dois.
Uma espécie de TAP intercontinental para mercados do antigo império, no hemisfério sul, e alguma coisa na costa leste dos EUA e Canadá. Somaria a isto um voo para Hong Kong ou Macau e até Timor-Leste, que serviria também clientes do norte da Austrália, zona de Darwin. Isto tudo com parcerias com operadores regionais, algo muito importante.

Esta operação, além do interesse público, não daria prejuízo.

Outra empresa, seria uma espécie de Lusitânia low-cost, para destinos na Europa, aproveitando os Airbus mais pequenos e outras aeronaves.
Modelo de negócio tipo Ryanair / Easyjet, o que chega muito bem para voar de LIS ou OPO para França, Suíça, etc..

Deem-me poderes ditatoriais para tratar do assunto, que eu saberia o que fazer :mrgreen:

Abraço

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Aproveitava ainda o aeroporto de Beja, para aí fazer uma nova Las Vegas e uma Silicon Valey que seria uma plataforma entre os voos que ligam o continente americano!
É algo que não existe na europa, e Portugal está bem enquadrado para poder fazer isso... terrenos baratos para contruir, temperatura agradável na maior parte do ano, geolocalização boa por ficar no meio termo e o mais próximo dos USA.
Poder-se ia ainda criar uma região autonoma naquele local que podesse servir alguns propósitos como baixa de impostos e facilidade de acesso ao jogo, etc.
Portugal sem de sair deste marasmo e certamente tem de haver algo que nos diferencie da europa e muito provavelmente não será mais do mesmo como Porto e Lisboa têm para oferecer...
 
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por djovarius » 16/10/2020 14:16

Martins,

O Aero de Beja não serve para isso dessa maneira, mas poderia servir para "touch and go" de voos de longa distância, mas para isso a ANA teria de fazer um preço "jeitoso".

Aquele Aeroporto serviria melhor para algumas coisas (parte disto já acontece), devido ao espaço e ao facto de estar longe de zonas urbanas:

- Interface de cargas em parceria com o porto de Sines, também com ligações rodo-ferroviárias compatíveis;
- Interface para voos de correio rápido, com muito potencial de armazenamento de cargas / correio e "dormida" de aviões;
- Centro de Desenvolvimento da Airbus (pesquisa e implementação tecnológica) ou outros fabricantes (tipo Bremen);
- Manutenção de aeronaves, desmantelamento, peças, etc...;
- Zona de testes para futuras aeronaves elétricas (se algo correr mal, há muito terreno);
- Treino real de pilotos para aeronaves de grande porte e treino generalizado de pessoal para enfrentar acidentes aéreos (para toda a UE);

Vale a pena lembrar que a ANA ganharia bom dinheiro com a soma destas e de outras atividades.

O Aeroporto que é necessário para substituir LIS e para servir também zonas um pouco acima de Lisboa é aquilo que eu já disse antes…

Em suma, há muita coisa boa a fazer neste país, muitas possibilidades. Vai haver dinheiro, mas haverá vontade e sapiência ?????

Abraço

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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Sacanitajose » 16/10/2020 14:48

E !? Continuam-nos, a pagar juros :!: :?:
\:D/ Aeroporto de Beja, sempre foi o local que, eu disse, para Novo Aeroporto ! Pelas razões, citadas e para um desenvolvimento Regional, tendo transportes para LIS_boa e FAO, um Aeroporto de Alternativa a Sevilha ! Iria desenvolver, infra_estruras, válidas além de, Turismo Rural, vs. Alqueva ! Mas Ministros, para fazerem contas e ver, mais além das Eleições periódicas !?H@Verão !? :-k
Saúde, votos do Velhote ! :idea:
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Sacanitajose » 16/10/2020 14:54

BEJA apt. Servi-lo Metro superfície, Beja Lisboa; Alternativas de desvio de Voos ( Nevoeiro e outros !); Excesso de Parqueamento, Aviões, LISboa; Fomentar Turismo Rural, no Alentejo (Alqueva e ou Sines, alternativas Praia); Restauração , etc. Há um Mundo a explorar, naquela Maravilhosa Zona \:D/
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por djovarius » 16/10/2020 18:18

Antes, neste tópico, eu referi-me à Lufthansa.
Pois bem, estes estão a perder 500 milhões por mês e a aconselhar os alunos da Escola de Pilotos em Bremen a desistir e a procurar outra profissão!! :shock:
Há muitas críticas à ajuda Estatal de 9 mil milhões.

Isto é só uma prévia dos problemas que também a TAP vai ter!!

Abraço

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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por PIKAS » 17/10/2020 10:56

djovarius Escreveu:Antes, neste tópico, eu referi-me à Lufthansa.
Pois bem, estes estão a perder 500 milhões por mês e a aconselhar os alunos da Escola de Pilotos em Bremen a desistir e a procurar outra profissão!! :shock:
Há muitas críticas à ajuda Estatal de 9 mil milhões.

Isto é só uma prévia dos problemas que também a TAP vai ter!!

Abraço

dj

A TAP não tem nenhum programa de pilotos " ab-initio ", há muitos mas mesmo muitos anos que contrata pilotos no mercado.
Quanto a post's anteriores relativamente a Beja, é cá cada uma...
Muitos aqui ainda se lembram de uma excelente novela brasileira ( do tempo em que havia novelas brasileiras com enorme qualidade ) intitulada " O Bem Amado ".
Fazendo a analogia, o apeadeiro de Beja é a obra prometida pelo prefeito Odorico; não tem o menor interesse, foi um devaneio, não serve para nada, pouco mais é que uma recta de alcatrão partilhada com uma das 3 bases militares portuguesas, está num verdadeiro deserto humano e é exemplo de como se constroem obras começando pelo telhado.
Em termos aeronáuticos Beja não tem interesse e em termos económicos tudo o que lá se fizer é mais dinheiro deitado para o lixo.
Cumprimentos e bom fim-de-semana, .
 
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por djovarius » 17/10/2020 19:01

Boas,

A sério? Não serve para nada do que se disse (eu disse acima)? Porquê?
A covid-19 acabará um dia, o mundo aéreo voltará a ser grandioso. É difícil de aceitar que aquele projeto não pode ser reformulado ao ponto de ter diferentes valências, úteis à Economia da região e do país.

Eu respeito todas as opiniões. Curiosamente, apesar de quedas (ainda) de 50% de voos de passageiros no espaço da Eurocontrol, os voos de carga até estão em alta em relação a 2019 - creio que há um futuro risonho nesse setor ainda a ser explorado.

Essa é outra da TAP: a TAP Aircargo pode ter viabilidade, garantidamente. As "grandes" europeias continuam a ter um desempenho interessante nesse campo numa fase em que os voos de passageiros estão e continuarão a estar pelas ruas da amargura…

Abraço, bom fds a todos

dj
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por PIKAS » 17/10/2020 21:40

djovarius Escreveu:A sério? Não serve para nada do que se disse (eu disse acima)? Porquê?

Bom, se queres que te diga, vamos lá.

O Aero de Beja não serve para isso dessa maneira, mas poderia servir para "touch and go" de voos de longa distância, mas para isso a ANA teria de fazer um preço "jeitoso".

O que é o " touch and go " de voos de longa distância? Touch and go é em Tires ou Vilar da Luz nos teco-teco Cessna 150 ou 170.
Os voos de longa distância são ponto a ponto e não há " touch and go " em aviões comerciais com passageiros. Quando muito há toga ( touch and go arround ) caso a aterragem esteja comprometida. Os heavy necessitam de configuração para descolar e um avião que está a aterrar tem os seus sistemas configurados para aterragem. Como manobra de emergência pode fazer toga, mas é emergência e é para reportar.
- Interface de cargas em parceria com o porto de Sines, também com ligações rodo-ferroviárias compatíveis

A carga que é transportada para o porto de Sines boa parte dela é petróleo para a refinaria.
Outra parte são contentores TEU padronizados para transporte por navio e sem qualquer relação com contentores de aviação. Uma carga que chegasse a Sines teria que ser tirada à mão dos contentores maritimos e reposta em contentores de carga aérea. E depois de reposta iria para onde? para o centro da europa?
Os aviões não transportam o que os navios transportam. Transportam mercadorias finas, frágeis e onde a rapidez de entrega é muito mas muito importante e o preço pago por cada quilo é 20 ou 30 vezes superior à carga maritima.
- Interface para voos de correio rápido, com muito potencial de armazenamento de cargas / correio e "dormida" de aviões;

As companhias mundiais de correio aéreo tem as suas bases europeias estabelecidas e nelas investiram milhares de milhões de euros e porque raio iriam sair de onde estão e ir para Beja começar do zero?
A TNT é capaz de ser uma das mais pequenas e gostaria que visses a base deles na Bélgica como eu já vi. É um mundo de eficiência, de precisão que demorou muito a construir e com muito investimento.
- Centro de Desenvolvimento da Airbus (pesquisa e implementação tecnológica) ou outros fabricantes (tipo Bremen);

O problema é a Airbus querer implementar cá seja o que for. Portugal não é um dos quatro países fundadores e financiadores da Airbus e não é cliente com dimensão para impor seja o que for. E porque é que haveriam de implantar cá seja o que for quando os fundadores não deixam sair nada dos seus países, excepto para os grandes mercados tipo USA ou China.
Se por qualquer razão ( qual não vejo ) tivessem que implementar pro aqui fosse o que fosse iriam para Getafe. Foi para isso que os espanhóis arriscaram o financiamento como parceiros fundadores da Airbus.
- Manutenção de aeronaves, desmantelamento, peças, etc...;

Quanto à manutenção nem vale a pena pensar. Não há técnicos para manter a TAP M&E Lisboa quanto mais para começar algo novo em Beja. Fazer uma C chek implica engenheiros e mecânicos disponíveis em quantidade que Portugal agora não tem, nem terá nos próximos anos. Isto para além do investimento em máquinas e equipamentos, certificações e tudo o mais.
O resto é manutenção de linha e essa é feita nos aeroportos de operação.
No desmantelamento ainda posso dizer que... talvez... talvez. Mas há Teruel e Tarbes aqui bem perto com provas dadas, prestígio e cadeias já estabelecidas. Beja iria começar do zero num negócio novo para eles quando os vizinhos são mestres na arte.
E o desmantelamento implica ter instalações ( os hangares de Beja são militares ) e muito capital que quem lá poria?
- Zona de testes para futuras aeronaves elétricas (se algo correr mal, há muito terreno);

É verdade que há muito terreno. Mas as aeronaves eléctricas não experimentais nem daqui a 20 anos estarão aí a sério e até lá é muito mais engenharia que testes. Testes serão algumas horas apenas.
- Treino real de pilotos para aeronaves de grande porte e treino generalizado de pessoal para enfrentar acidentes aéreos (para toda a UE);

Não há nada disso em treino.
As companhias ( em algumas os próprios pilotos ) fazem ou pagam o treino dos seus pilotos para obterem ou manterem qualificações. Grande parte desse treino é em simulador. É infinitamente mais barato, não se arrisca aviões e treina-se tudo, mesmo tudo, e não se retiram aeronaves à operação. A TAP faz em Tires, no antigo hangar 5.
A única vez que os pilotos vão fazer algum treino com avião vazio é, apenas, antes de serem largados em linha ou em aeroportos com severas limitações, tipo Funchal. E na vida de um piloto isso só acontece uma ou quanto muito duas vezes numa vida profissional.
E quando isso acontece pretende-se o aeroporto limitado ou aeroportos movimentados e com ajudas. Beja nem ILS tem, quanto mais ILS cat II ou III que é requisito comum para este treino.
E o que levaria, por exemplo a LOT polaca a trazer um T7 da Polónia a Beja, vazio, para fazer esse treino, gastando toneladas e toneladas de combustível e horas de voo para além de ter um avião fora da operação durante 10 ou mais horas, quando poderiam ir a Katowice ou Poznan que são aeroportos relativamente perto de Varsóvia e tem todo o tipo de ajudas? POrque é que a Ibéria não iria a Barcelona, aeroporto que opera, e viria a Beja?
Vale a pena lembrar que a ANA ganharia bom dinheiro com a soma destas e de outras atividades.

A ANA deixa a Euroatlantic parquear em Beja a preço de saldo. Não ganha dinheiro mas Beja veio no pacote da concessão, ganha noutros e perde neste.

Há muito mais para dizer sobre isto mas já está longo.
Cumprimentos,
 
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por PIKAS » 17/10/2020 21:50

djovarius Escreveu:
Essa é outra da TAP: a TAP Aircargo pode ter viabilidade, garantidamente. As "grandes" europeias continuam a ter um desempenho interessante nesse campo numa fase em que os voos de passageiros estão e continuarão a estar pelas ruas da amargura…


Aqui estamos de acordo.
A única e grande critica que eu faço à gestão do Engº Fernando Pinto à frente da TAP foi deixar fugir os A310 e não os ter transformado em cargueiros, lançando a sério a TAP Cargo.
Os 310 tinham range e playload para irem a muito lado, estavam ótimos e eram uma boa base para a cargo.
Tudo o que já saiu entretanto, 340 e 330, não serviam para isto mas os 310 sim, esses sim.
Cumprimentos e resto de bom fim-de-semana.
 
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por djovarius » 18/10/2020 18:46

Bom fds também,

Obrigado pela excelente explicação. Isto devia ser publicado em todos os jornais do país.
Assim, sim, está visto que Beja, terá de ser repensado, a ver se ainda se pode fazer algo de útil…

Pena que a TAP não apostou mais na carga, então, setor que sobe 1% na Europa, apesar de tudo!!!

A propósito, então a TAP já não forma pilotos de raiz, mas ainda faz "type-rating", multi-motor, night rating e essas coisas? Ou é tudo terceirizado?

Abraço

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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por PIKAS » 18/10/2020 22:37

djovarius Escreveu:
A propósito, então a TAP já não forma pilotos de raiz, mas ainda faz "type-rating", multi-motor, night rating e essas coisas? Ou é tudo terceirizado?

Abraço

dj


Acho que a TAP não forma propriamente pilotos desde os anos 70 e 80, os tais ab-initio, e então fizeram-no quer nos Estados Unidos, quer em Évora.
Abre concurso, com regras claras mas bem rígidas e quem quer e pode concorre. Depois, segundo uma tabela de pontos pré-conhecida quem tiver melhor pontuação tem direito a ser admito, frequentar formação e integrar o quadro.
Contudo, a TAP teve até há algum tempo um programa que adiantava o custo da formação em pilotagem sob determinadas condições, nomeadamente aos seus trabalhadores e não só. Mas era emprestar dinheiro que depois os interessados devolveriam.
O type rating na família 320 da airbus tem feito parte do curriculo dos candidatos porque quem o não tem perde logo imensos pontos e ficará lá para o fundo, tal como o MCC ( multi crew cooperation ). Mas, em qualquer caso, a TAP não pagaria type rating a pilotos candidatos.
O multi-engine e tudo o mais é matéria integrante no curso para se obter o ATPL ( air transport pilot licence ), isto é, o curso que é dado nas escolas de voo que há por aí e por essa europa ( américa é outro caso ) fora e consequente licença.
A formação que a TAP dá ( dava... ) é focada na teoria operacional, muitas horas de treino em simulador com todas as emergências recorrentes simuladas, vários voos em linha no jump-seat e o tal voo de pré-largada na operação, que consiste normalmente em poucas aterragens no Porto e Faro.
Foi esta formação que, há uns dois anos quando candidatos quiseram desistir, a TAP apresentou-lhes factura de 25 ou 30 mil euros e isso foi muito polémico.
Os simuladores da TAP são próprios e estão em Tires, saíram do Humberto Delgado há pouco mais de 1 ano e são para as qualificações dos seus pilotos, cursos de acesso a comando e para candidatos quando os há. Ainda alugam por hora a quem tenha interesse.
Cumprimentos,
 
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por djovarius » 24/11/2020 22:14

Se isto for verdade, vai haver barulho nas ruas...


A estimativa de que a TAP poderá precisar de 4 mil milhões de euros para avançar com o processo de reestruturação em curso, e tornar-se viável, chegou ontem pela boca do presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), Henrique Louro Martins, em entrevista à RTP 3. Reconhecendo que o valor é elevado, Louro Martins recusa porém a comparação com o Novo Banco.

Deverá ser injetado até ao final deste ano na TAP os 1,2 mil milhões de capital que o Estado português está autorizado a fazer entrar na companhia, que está a voar a 30% da sua atividade de 2019, por causa da pandemia.
Henrique Louro Martins voltou a sublinhar ontem que o sindicato dos tripulantes está disponível para negociar uma redução salarial limitada no tempo, desde que esta abranja todos os trabalhadores de forma equitativa.

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil vai ser recebido pelo ministro das Infraestruturas no próximo dia 2 de dezembro. O governante vai encontrar-se com todos os sindicatos da TAP a partir de 1 de dezembro, conforme já noticiou o Expresso. Henrique Louro Martins tem defendido que tem de ser Pedro Nuno Santos a liderar as negociações, porque é a única voz com autoridade para o fazer.

"Não podemos aceitar que este processo de reestruturação nos seja apresentado como um facto consumado, sem antes serem ouvidas as estruturas representativas dos trabalhadores, nomeadamente o SNPVAC, disse ao já ao Expresso Henrique Louro Martins.

Para os tripulantes de cabine, diz o sindicato, a reestruturação iniciou-se em março, com a não renovação dos contratos a termo. A estrutura sindical adianta que já foram afetados mais de 600 tripulantes. Até ao final de março de 2021, data do último contrato em fase de renovação, terão saído da companhia cerca de 1.000 tripulantes.

Os tripulantes de cabine têm sob forte pressão. Com o lay-off e a redução de horário, o SNPVAC estima que os trabalhadores que representa podem vir a perder este ano em média cerca de cinco salários, disse o presidente do sindicato, Henrique Louro Martins, ao Expresso.


“É intenção do SNPVAC encontrar, com todos os intervenientes neste processo, soluções equilibradas, equitativas e que assegurem a manutenção dos postos de trabalho e a continuidade da nossa companhia”, garante o sindicato, apelando “ao sentido de união de todos os tripulantes de cabine neste momento único”.


Eu já me cheirava a novo NB :wall: :wall: :wall:

Abraço

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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por nunoand99 » 24/11/2020 22:41

Vim espreitar só por causa da aposta da corrida em cuecas no aeroporto.

Já vi que estamos no bom caminho ahahah
 
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por djovarius » 24/11/2020 23:52

Não, não estamos.

Olha o que eu escrevi a 13 de Outubro: "Oh, Patinha, achas que isto fica por aqui?
Prometo ir correr de cuecas no terminal do Aeroporto de Faro se a TAP, além desses 500 não precisar de outros 500 milhões"

Pelos vistos, agora falam em 4.000 milhões, não é verdade ?? Lá se foi a corrida de cuecas !!!

A sério: a UE fecha os olhos às despesas por causa da crise atual. Os mercados também, o BCE é o garante.

Mas não se pense que isto vai ser só chegar aqui e jogar €€€€€ a empresas de viabilidade, no mínimo, duvidosa. Não vejo condições sociais e políticas para tal, além de tudo o que já se sabe.
Aconselho o recém editado livro de Sérgio Palma Brito sobre a TAP. Muito bom.

Abraço, boa noite pessoal

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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por nunoand99 » 25/11/2020 1:20

djovarius Escreveu:Não, não estamos.

Olha o que eu escrevi a 13 de Outubro: "Oh, Patinha, achas que isto fica por aqui?
Prometo ir correr de cuecas no terminal do Aeroporto de Faro se a TAP, além desses 500 não precisar de outros 500 milhões"

Pelos vistos, agora falam em 4.000 milhões, não é verdade ?? Lá se foi a corrida de cuecas !!!

A sério: a UE fecha os olhos às despesas por causa da crise atual. Os mercados também, o BCE é o garante.

Mas não se pense que isto vai ser só chegar aqui e jogar €€€€€ a empresas de viabilidade, no mínimo, duvidosa. Não vejo condições sociais e políticas para tal, além de tudo o que já se sabe.
Aconselho o recém editado livro de Sérgio Palma Brito sobre a TAP. Muito bom.

Abraço, boa noite pessoal

dj



Oh

Eu li como sendo

"pelo menos mais 500 milhões"

Lá se foi a corrida então.

Abraço

P.S. Enquanto a TAP souber que o ESTADO mete o dinheiro, vai ser o dinheiro todo que eles quiserem estragar.
 
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Pata-Hari » 25/11/2020 10:50

Nuno, nunca tiveste dúvidas, pois não?
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Marco Martins » 25/11/2020 10:52

djovarius Escreveu:Se isto for verdade, vai haver barulho nas ruas...


A estimativa de que a TAP poderá precisar de 4 mil milhões de euros para avançar com o processo de reestruturação em curso, e tornar-se viável, chegou ontem pela boca do presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), Henrique Louro Martins, em entrevista à RTP 3. Reconhecendo que o valor é elevado, Louro Martins recusa porém a comparação com o Novo Banco.

Deverá ser injetado até ao final deste ano na TAP os 1,2 mil milhões de capital que o Estado português está autorizado a fazer entrar na companhia, que está a voar a 30% da sua atividade de 2019, por causa da pandemia.
Henrique Louro Martins voltou a sublinhar ontem que o sindicato dos tripulantes está disponível para negociar uma redução salarial limitada no tempo, desde que esta abranja todos os trabalhadores de forma equitativa.

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil vai ser recebido pelo ministro das Infraestruturas no próximo dia 2 de dezembro. O governante vai encontrar-se com todos os sindicatos da TAP a partir de 1 de dezembro, conforme já noticiou o Expresso. Henrique Louro Martins tem defendido que tem de ser Pedro Nuno Santos a liderar as negociações, porque é a única voz com autoridade para o fazer.

"Não podemos aceitar que este processo de reestruturação nos seja apresentado como um facto consumado, sem antes serem ouvidas as estruturas representativas dos trabalhadores, nomeadamente o SNPVAC, disse ao já ao Expresso Henrique Louro Martins.

Para os tripulantes de cabine, diz o sindicato, a reestruturação iniciou-se em março, com a não renovação dos contratos a termo. A estrutura sindical adianta que já foram afetados mais de 600 tripulantes. Até ao final de março de 2021, data do último contrato em fase de renovação, terão saído da companhia cerca de 1.000 tripulantes.

Os tripulantes de cabine têm sob forte pressão. Com o lay-off e a redução de horário, o SNPVAC estima que os trabalhadores que representa podem vir a perder este ano em média cerca de cinco salários, disse o presidente do sindicato, Henrique Louro Martins, ao Expresso.


“É intenção do SNPVAC encontrar, com todos os intervenientes neste processo, soluções equilibradas, equitativas e que assegurem a manutenção dos postos de trabalho e a continuidade da nossa companhia”, garante o sindicato, apelando “ao sentido de união de todos os tripulantes de cabine neste momento único”.


Eu já me cheirava a novo NB :wall: :wall: :wall:

Abraço

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Barulho nas ruas por parte de quem?
Pelo povo? Não acredito... o povo gosta de circo, e enquanto tiver pão, continua calado!!!
A TAP se precisar de 4000milhões, vai receber uma parte do estado e outra de bancos que terão o estado como financiador e garante.
O povo para se manifestar, teria de sentir um impacto... mas o povo do norte do sul não sentirão nenhum impacto nos serviços da TAP, dado que são mínimos... o povo do centro, terá na mesma os serviços da TAP... pelo que apenas todos pagaremos mais impostos diluídos no meio de outros tantos...
Mas uma TAP com menos funcionários, menos voos, mais aviões novos e uma maior dívida, num país com uma população sem crescer, e com uma situação onde os voos ainda levantam medos (e assim contnuarão pelo menos nos próximos 3 meses)... acho difícil a TAP ter condições de se manter sem ser como o NB com sucessivos apoios.
Para além de que o histórico da TAP no que diz respeito a lucros é reduzido!

Mas certamente isto vai ter de dar uma volta, pois vejo cada vez menos empresas a descontar, e cada vez mais empresas a pedir apoios.... e pela lógica, a balança de repente irá pender para um dos lados...
 
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