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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 6/7/2020 0:16
por mais_um
C0rr3i4 Escreveu:1º vende-se 61% por 10M
:roll:
2º recompra-se 16% por 1,9M
=;
3º apesar de 50% não tem poderes executivos
:-$
4º em plena crise no sector da aviação, compra-se 22,5% do capital por 55M
:wall:
:-k



Uma correção, vendeu-se 61% por 354 M, dos quais 10M foram para o Estado. O restante foi injecção de capital na TAP.

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 6/7/2020 0:04
por mais_um
Pata-Hari Escreveu:a carga fiscal deve reduzir...?


Sim, considerando que é um racio entre o valor que o Estado arrecada entre impostos e contribuições para a segurança social e o PIB.
A queda das contribuições para a segurança social (desemprego) , menos pessoas a pagar IRS ou com taxas mais baixas (por ganharem menos), menos lucros das empresas (IRC), menos IA, menos IUC, menos IVA, menos...tudo... será seguramente maior que a queda do PIB.

Assim, tal como a carga fiscal tem crescido nos últimos 4 anos pelo bom desempenho da economia (e não pelo aumento dos impostos), agora também vai descer, não pela descida dos impostos mas pelo mau desempenho da economia.

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 5/7/2020 16:25
por Sr_SNiper
Sr_SNiper Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Como seria de esperar, David Neeleman preferiu um mau acordo a um processo que se arrastaria longos anos em tribunal. O pragmatismo do gestor a falar mais alto.

Abraço,
Ulisses

Mau acordo como?
O homem não mete 1 euro na companhia e sai com 55M, como é que é um mau acordo?

Se me poderes referir o teu ponto de vista, em que isto foi um mau acordo agradecia, porque até posso estar a ver mal.
Pessoalmente isto parece-me um caso para se dar nas faculdades mundiais, como meter 0 EUR e sair com 55M... A mim parece-me mel...

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 4/7/2020 17:53
por MCMAD1977
Marco,

Eu estava a ser irónico.

CL tem uma agenda escondida, em minha opinião.

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 4/7/2020 16:02
por Marco Martins
MCMAD1977 Escreveu:Gosto muito de ler Camilo Lourenço.

“Camilo Lourenço, jornalista e comentador económico português, destaca a liderança de Zeinal Bava e a visão de António Mexia, ao contrário dos gestores da distribuição, que entende terem falhado. Para este, "um bom visionário não é necessariamente um bom executante" e que Portugal, sendo "um país pequeno não manda, associa-se".


A visão do Mexia até aceito, agora a visão do Zeinal Bava não entendo!
Então a PT (ainda PT) teve um trabalho grande (com administradores anteriores) de crescer nos países lusófonos e em Marrocos, através de participação privilegiada nas telecoms e por conseguinte através da introdução das suas tecnologias desenvolvidas em Portugal e exportadas para todo o mundo.
A visão e modus operandi do Zeinal, foi somente, vender essas participações perdendo qualquer influencia na introdução das tecnologias PT, e distribuir o dinheiro pelos accionistas.
O expoente máximo dessa visão, foi quando venderam a participação na Vivo e em vez de abater parte da dívida, resolveram distribuir uma fatia grande pelos accionistas e dar bons prémios aos funcionários de topo, e depois tentarem entrar à pressa na OI.

A PT tinha voz em muitas empresas... mas no momento em que entrou na OI já só era uma sombra do que foi, graças a esse "belo" senhor!

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 4/7/2020 1:39
por MCMAD1977
Gosto muito de ler Camilo Lourenço.

“Camilo Lourenço, jornalista e comentador económico português, destaca a liderança de Zeinal Bava e a visão de António Mexia, ao contrário dos gestores da distribuição, que entende terem falhado. Para este, "um bom visionário não é necessariamente um bom executante" e que Portugal, sendo "um país pequeno não manda, associa-se".

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 3/7/2020 23:21
por Lisboa_Casino
Artista Romeno Escreveu:
Xacal Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Como seria de esperar, David Neeleman preferiu um mau acordo a um processo que se arrastaria longos anos em tribunal. O pragmatismo do gestor a falar mais alto.

Abraço,
Ulisses


Ulisses, não entendo esse comentário, mau acordo? Para oDavid Neeleman é como se saísse o Euromilhões, concordo com o Djovarius. Uma empresa falida com a crise no sector sem fim à vista.....
No presente o governo pode dizer que salvou a TAP, os custos só vão chegar no futuro e depois logo se vê, típica solução política.

O homem nao meteu 1 euro dele a airbus pagou tudo pa entulhar a tap de avioes! recebe 55 milhões de euros e azul fica a lamber se com 7.5% ao ano garantidos pelo estado..... tudo isto numa empresa falida :mrgreen: numa palavra ROMÉNIA



Artista Romeno,

Eu apenas seria mais especifico na localização geográfica da temática!

TRANSILVANIA !

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 3/7/2020 19:32
por Artista Romeno
Xacal Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Como seria de esperar, David Neeleman preferiu um mau acordo a um processo que se arrastaria longos anos em tribunal. O pragmatismo do gestor a falar mais alto.

Abraço,
Ulisses


Ulisses, não entendo esse comentário, mau acordo? Para oDavid Neeleman é como se saísse o Euromilhões, concordo com o Djovarius. Uma empresa falida com a crise no sector sem fim à vista.....
No presente o governo pode dizer que salvou a TAP, os custos só vão chegar no futuro e depois logo se vê, típica solução política.

O homem nao meteu 1 euro dele a airbus pagou tudo pa entulhar a tap de avioes! recebe 55 milhões de euros e azul fica a lamber se com 7.5% ao ano garantidos pelo estado..... tudo isto numa empresa falida :mrgreen: numa palavra ROMÉNIA

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 3/7/2020 19:20
por Xacal
Ulisses Pereira Escreveu:Como seria de esperar, David Neeleman preferiu um mau acordo a um processo que se arrastaria longos anos em tribunal. O pragmatismo do gestor a falar mais alto.

Abraço,
Ulisses


Ulisses, não entendo esse comentário, mau acordo? Para oDavid Neeleman é como se saísse o Euromilhões, concordo com o Djovarius. Uma empresa falida com a crise no sector sem fim à vista.....
No presente o governo pode dizer que salvou a TAP, os custos só vão chegar no futuro e depois logo se vê, típica solução política.

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 3/7/2020 18:34
por Sr_SNiper
Ulisses Pereira Escreveu:Como seria de esperar, David Neeleman preferiu um mau acordo a um processo que se arrastaria longos anos em tribunal. O pragmatismo do gestor a falar mais alto.

Abraço,
Ulisses

Mau acordo como?
O homem não mete 1 euro na companhia e sai com 55M, como é que é um mau acordo?

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 3/7/2020 16:43
por m-m
Sem corredor aereo com o RU, para que é que precisamos de uma companhia com a dimensão da TAP?!?

https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... _Destaques

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 3/7/2020 16:42
por m-m
mais_um Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:o comentário do camilo lourenço de hoje também é sobretudo sobre este tema. Acrescenta mais um ou outro tema que me parecem bem pertinentes, nomeadamente o facto de fazermos manifestações sobre montanhas de pequenas coisas mas não para exigir diminução de carga fiscal ou escrutínio sobre temas que nos afectam seriamente do ponto de vista financeiro e de consequências económicas.

Para quem quiser perder tempo: https://www.facebook.com/ACorDoDinheiroCL/

Não é preciso fazer manifestações, este ano a carga fiscal deve reduzir e não me parece que isso seja motivo para festejar...


Se o PIB vai baixar, como é que rácio da carga fiscal vai diminuir?! :roll:

Só se o consumo das famílias baixar uma brutalidade, e que faça com que a receita do IVA caia a pique...

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 3/7/2020 15:12
por Pata-Hari
a carga fiscal deve reduzir...?

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 3/7/2020 12:18
por mais_um
Pata-Hari Escreveu:o comentário do camilo lourenço de hoje também é sobretudo sobre este tema. Acrescenta mais um ou outro tema que me parecem bem pertinentes, nomeadamente o facto de fazermos manifestações sobre montanhas de pequenas coisas mas não para exigir diminução de carga fiscal ou escrutínio sobre temas que nos afectam seriamente do ponto de vista financeiro e de consequências económicas.

Para quem quiser perder tempo: https://www.facebook.com/ACorDoDinheiroCL/

Não é preciso fazer manifestações, este ano a carga fiscal deve reduzir e não me parece que isso seja motivo para festejar...

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 3/7/2020 12:06
por Pata-Hari
o comentário do camilo lourenço de hoje também é sobretudo sobre este tema. Acrescenta mais um ou outro tema que me parecem bem pertinentes, nomeadamente o facto de fazermos manifestações sobre montanhas de pequenas coisas mas não para exigir diminução de carga fiscal ou escrutínio sobre temas que nos afectam seriamente do ponto de vista financeiro e de consequências económicas.

Para quem quiser perder tempo: https://www.facebook.com/ACorDoDinheiroCL/

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 3/7/2020 0:04
por Lisboa_Casino
Nota : Não conheço minimamente a estrutura financeira da empresa, a composição da divida ao pormaior e muito menos sobre os tipos de garantia prestados pelo estado a empresa.

Basicamente sei o que é consensual, ou seja, uma empresa em falencia tecnica e segundo conta uma divida financeira de 1000 milhões + leasings de 2 mil milhões e com esta base interrogo me.

Se tem havido bandeiras verdes na rua de protesto e de exigència pelas resolucões BES e BANIF, qual o motivo de não ser aplicado um haircut a divida da TAP?

Será que tem a ver com a pandemia e a vontade de não fomentar ajuntamentos ?

Ou o estado está com receio de um FLYRUNNING ?


Independentemente da questão se nacionalizar ou não, parece-me perfeitamente natural que a viabilização da TAP passaria pelo contributo de todos os CREDORES.

Só depois o estado entraria juntamente com quem pretendesse acompanhar o projecto de viabilização.


Ou será que a generalidade da divida da TAP já era garantida Estado ?


Pequenas duvidas de quem pouco conhece da empresa........

Nota ; De um modo geral entendo a importância da companhia para o País e para todos os Portugueses, mas antes disso que

Bancos Fornecedores obrigacionista aguentem a pancada e viabilizem a recuperação dos seus créditos.

Negocio é risco !

Defender os interesses do Pais seria realizar um haircut à divida da TAP !

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 2/7/2020 23:27
por C0rr3i4
1º vende-se 61% por 10M
:roll:
2º recompra-se 16% por 1,9M
=;
3º apesar de 50% não tem poderes executivos
:-$
4º em plena crise no sector da aviação, compra-se 22,5% do capital por 55M
:wall:
:-k

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 2/7/2020 12:30
por djovarius
Boas,

É isso. Aliás, para o Neeleman, isto é um estranho totoloto.
Ele não tinha como acompanhar aumentos de capital, pois isso seria inevitável. A dívida vai aumentar e não é pouco.
O Barraqueiro vai ser sócio de um problema grave.

Fala-se em reestruturação: os sindicatos vão deixar ? Vai haver muito barulho.

Isto vai ser outro Novo Banco, mas por outros caminhos.

E o contribuinte português vai ser obrigado a ser acionista de algo que não dará dividendos nem pode "vender" em Bolsa se o desejar.
Se fosse algo que todos usassem alguma vez, mas creio que a esmagadora maioria dos contribuintes não vai utilizar estes serviços.

Pragmatismo é isto. Poder-se-ia admitir uma pequena companhia, como já afirmei, que cumprisse certos objetivos sem se tornar um eterno (mais um) meio de destruição de capital.
É que os recursos do Estado têm melhor serventia noutros lados que não uma confusão com asas... :-k

Abraço

dj

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 2/7/2020 11:38
por Ulisses Pereira
Como seria de esperar, David Neeleman preferiu um mau acordo a um processo que se arrastaria longos anos em tribunal. O pragmatismo do gestor a falar mais alto.

Abraço,
Ulisses

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 2/7/2020 8:19
por Marco Martins
PIKAS Escreveu:
Marco Martins Escreveu:
Em 2009 falava-se do aumento do aeroporto de Bragança para poder receber voos low-cost, e o investimento era de cerca de 30milhões!

Será que 11 anos depois já existem companhias aéreas a voar para Bragança ? Não seria este investimento algo dinamizador para todo o norte interior?

É o mesmo discurso dos autarcas de Beja e os de Fátima também e mais uns tantos por aí. E os povo compra, tal como na novela de Dias Gomes " O bem amado ".
A construção de um aeroporto com normas ICAO custa alguns milhões ( e a UE até em parte os subsidia ) mas depois, no dia a dia, operá-lo custa muito mais, custa muitos milhões por mês. Neste país que construiu estádios de muitos milhões em Leiria e Aveiro acredito que até é possível construir esses aeroportos... mas...
Claro que Beja já tem a barraca à vista e é o que é.
É o mais perfeito deserto, sem passageiros que não tem e nunca terá, e só tem aviões ( civis ) porque a Hy Fly está a deixar por lá os monstros já que as taxas de aeroporto são pequenas, para não dizer de borla. Quase que sai mais barato fazer um night stop em Beja que deixar o avião em Lisboa ou Faro mesmo contando com o gasto de combustível e os ciclos extra saindo de Lisboa ou Faro. Acho que só não o fazem porque como não há alojamento a tripulação teria que dormir no avião e ninguém vai nisso.
Voar para Bragança agora só o dornier airtransmontano da 7air, altissimamente subsidiado pelo estado, que diariamente faz Bragança, Viseu, Cascais, Portimão e depois faz o percurso inverso. Normalmente leva 4 ou 5 passageiros pagantes, importância que pouco mais dá que para pagar as taxas de Cascais e o tempo de voo extra para não sobrevoar Sintra militar. Tudo o resto paga o estado.
Cumprimentos,


É claro que não faz sentido construir por construir! Mas Bragança já tem um aeródromo, que apenas precisava de ser aumentado. Mas sim, certamente terá mais custos, mas tendo em conta que o aeroporto mais perto fica a200km se calhar justificava-se.
A comparação mm o aeroporto de Beja pode ser feita se se comparar a populacao envolvente e economia envolvente.
Em relação à criação de um novo aeroporto em Lisboa também trará muitos custos? Não poderia a TAP distribuir alguns voos para outras zonas do país?
O resto do país pode fazer sacrifícios por não ter, mas Lisboa não pode fazer sacrifícios reduzindo o que tem?

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 2/7/2020 0:09
por MCMAD1977
O que devia acontecer era a falência, no entanto como a empresa é um sorvedouro para familiares e amigos de políticos será nacionalizada.

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 1/7/2020 22:13
por Pata-Hari
E agora o Pedro Santos Guerreiro. Não sei se se consegue colocar links para o programa mas é interessantissimo na minha opinião.

(juro que o PSG não falou comigo mas acaba de defender o meu ponto de vista sem tirar nem pôr :shock:. Com o qual ele não concorda. )

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 1/7/2020 22:02
por Pata-Hari
A Manuela Ferreira Leite está na tvi24 a comentar longamente o caso TAP. Vale a pena ver.

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 1/7/2020 18:45
por Opcard
Mais uma obra do Marco

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 1/7/2020 14:10
por PIKAS
Marco Martins Escreveu:
Em 2009 falava-se do aumento do aeroporto de Bragança para poder receber voos low-cost, e o investimento era de cerca de 30milhões!

Será que 11 anos depois já existem companhias aéreas a voar para Bragança ? Não seria este investimento algo dinamizador para todo o norte interior?

É o mesmo discurso dos autarcas de Beja e os de Fátima também e mais uns tantos por aí. E os povo compra, tal como na novela de Dias Gomes " O bem amado ".
A construção de um aeroporto com normas ICAO custa alguns milhões ( e a UE até em parte os subsidia ) mas depois, no dia a dia, operá-lo custa muito mais, custa muitos milhões por mês. Neste país que construiu estádios de muitos milhões em Leiria e Aveiro acredito que até é possível construir esses aeroportos... mas...
Claro que Beja já tem a barraca à vista e é o que é.
É o mais perfeito deserto, sem passageiros que não tem e nunca terá, e só tem aviões ( civis ) porque a Hy Fly está a deixar por lá os monstros já que as taxas de aeroporto são pequenas, para não dizer de borla. Quase que sai mais barato fazer um night stop em Beja que deixar o avião em Lisboa ou Faro mesmo contando com o gasto de combustível e os ciclos extra saindo de Lisboa ou Faro. Acho que só não o fazem porque como não há alojamento a tripulação teria que dormir no avião e ninguém vai nisso.
Voar para Bragança agora só o dornier airtransmontano da 7air, altissimamente subsidiado pelo estado, que diariamente faz Bragança, Viseu, Cascais, Portimão e depois faz o percurso inverso. Normalmente leva 4 ou 5 passageiros pagantes, importância que pouco mais dá que para pagar as taxas de Cascais e o tempo de voo extra para não sobrevoar Sintra militar. Tudo o resto paga o estado.
Cumprimentos,