Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fiscalidade: Portugal em 33º lugar ultrapassado por itália e

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Fiscalidade: Portugal em 33º lugar ultrapassado por itália e

por Pata-Hari » 18/7/2017 11:32

Países bálticos e Suíça têm a fiscalidade mais atractiva

Estónia, Letónia, Nova Zelândia e Suíça são países modelo em termos de pouca regulação e baixa tributação, conclui um estudo do think tank norte-americano Tax Foundation, que coloca Portugal na cauda do ranking.

Países bálticos e Suíça têm a fiscalidade mais atractiva

Cátia Barbosa/Negócios


Negócios jng@negocios.pt
18 de julho de 2017 às 11:00
Na Estónia as empresas não pagam imposto sobre os lucros que geram e as pessoas singulares enfrentam uma taxa plana de 20%. O imposto sobre o património incide sobre o valor do solo, e os rendimentos gerados no estrangeiro estão totalmente isentos de impostos. É considerado um país modelo pelo Tax Foundation para o Foro Regulación Inteligente, duas entidades que vêm defendendo a redução do papel do Estado em matéria de tributação.

A Estónia ocupa o primeiro lugar no ranking do Índice de Regulação Fiscal elaborado pelo Tax Foundation, pelo terceiro ano consecutivo, sendo seguido pela Nova Zelândia, a Letónia, a Suíça, a Suécia, Holanda e Luxemburgo. Estes são os Estados que, entre uma lista de 35 países, oferecem as melhores combinações entre carga fiscal e simplicidade ao nível das regras fiscais.

Portugal aparece em 33º lugar, apenas ultrapassado pela Itália e pela França. Segundo o estudo do think tank norte-americano, Portugal obtém as piores classificações nas regras do IVA, do IRC e do IRS. Meno mal (com 20 pontos, numa escala de 0 a 35, sendo que, quanto maior a classificação, pior o desempenho) estão os impostos sobre a propriedade.

O trabalho analisa cinco áreas de tributação - IRC, IRS, IVA, impostos sobre o património e tratamento dado aos rendimentos do estrageiro – resultando a pontuação de uma ponderação entre a legislação e complexidade da regulamentação e os níveis de tributação. Neste caso, quanto menores, melhor pontuação se obtém no índice.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, Arlos, bento.jp13, Bing [Bot], Carrancho_, chico_laranja, Garfield, Google [Bot], Google Adsense [Bot], latbal, m-m, malakas, MPAM, mquinaz, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, Shimazaki_2 e 173 visitantes