Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

a europa gostou de Hitler e tem saudades ?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: a europa gostou de Hitler e tem saudades ?

por MarcoAntonio » 14/2/2017 9:37

Claro que não. O ponto é que não tem que ser um problema por os individuos sucumbirem a instintos básicos!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38080
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: a europa gostou de Hitler e tem saudades ?

por MVP » 14/2/2017 9:29

Sobeoudesce Escreveu:É por aí,

Os EUA conseguiram criar instituições inclusivas que incentivaram a livre iniciativa, a inovação, a prosperidade económica: dura até hoje

A Alemanha NAZI criou instituições extrativas que permitiram algum crescimento durante algum tempo, pois alguém foi roubado, neste caso os Judeus, cuja perseguição tinha como objetivo tirar-lhes o poder económico financeiro, depois os sucessivos países que anexaram.
É ler o Livro "porque falham as Nações"


Já li esse livro, gostei muito. No entanto não creio que a Alemanha nazi seja o melhor exemplo de um país com instituições económicas extrativas, mas sim a União Soviética, o próprio exemplo máximo do livro.

MarcoAntonio, não pretendi tirar nada de contexto ao retirar aquela parte do quote, se assim foi as minhas desculpas. Para chegar apenas ao ponto que uma sociedade menos multi-cultural também pode ser desenvolvida e até que multiculturalismo não traz por si só desenvolvimento.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1115
Registado: 27/6/2010 23:26

Re: a europa gostou de Hitler e tem saudades ?

por MarcoAntonio » 13/2/2017 23:32

Além disso, o meu post tinha um contexto que entretanto foi removido (era uma resposta à visão estritamente evolucionista do post do perito). O ponto do post era o de que uma sociedade multi-cultural pode prosperar e os Estados Unidos são disso demonstrativos.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38080
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: a europa gostou de Hitler e tem saudades ?

por sobeoudesce » 13/2/2017 22:56

É por aí,

Os EUA conseguiram criar instituições inclusivas que incentivaram a livre iniciativa, a inovação, a prosperidade económica: dura até hoje

A Alemanha NAZI criou instituições extrativas que permitiram algum crescimento durante algum tempo, pois alguém foi roubado, neste caso os Judeus, cuja perseguição tinha como objetivo tirar-lhes o poder económico financeiro, depois os sucessivos países que anexaram.
É ler o Livro "porque falham as Nações"
 
Mensagens: 58
Registado: 29/11/2007 13:13
Localização: Matosinhos

Re: a europa gostou de Hitler e tem saudades ?

por MVP » 13/2/2017 22:38

MarcoAntonio Escreveu:Os Estados Unidos, em pouco mais de 100 anos, transformaram-se na maior potencia mundial assente numa sociedade multi-cultural por exemplo....

Tenho dúvidas sobre a forma como vês os níveis de coperação face à limitação de recursos, mesmo numa perspectiva evolucionista.


Não é por aí. A Alemanha Nazi tornou-se numa das maiores potências em 5 anos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1115
Registado: 27/6/2010 23:26


Re: a europa gostou de Hitler e tem saudades ?

por MarcoAntonio » 12/2/2017 19:25

Soseiquenadasei, achas que os níveis de escravatura de hoje em termos globais são comparáveis com os níveis de há 200, 500 ou 3000 anos atrás?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38080
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: a europa gostou de Hitler e tem saudades ?

por soseiquenadasei » 12/2/2017 19:21

MarcoAntonio Escreveu:Opcard, eu sei que, infelizmente, ainda persistem casos de escravatura. Foi contudo abolida em todo o mundo, vão agora 10 anos.

Da abolição à irradicação ainda vai um passo importante e de resto o mesmo tipo de raciocínio aplicaria à guerra organizada (da abolição à total irradicação iria um passo semelhante).

Mas quando a maior parte de nós é capaz de dizer "não", o problema está em larga medida resolvido. Propor novos paradigmas não é exactamente a mesma coisa que manter idealismos cegos, imo.


Lamento mas não é bem assim, quase todo sos dias dizemos sim à escravatura, embora não seja aquela escravatura de chicote, e negreiros...é outra escravatura, de crinças e gente que trabalha em condições miser´veis para termos roupa barata, ou telemóveis baratos...ou o não pagamento de salarios...tb é escravatura.

Por isso, a escravature continua, mas de outra forma.

enquanto um bem tiver um custo, e na equação do s custos a mão de obra for uma variável, a escravatura nunca terminará.
 
Mensagens: 46
Registado: 2/2/2017 5:29

Re: a europa gostou de Hitler e tem saudades ?

por soseiquenadasei » 12/2/2017 19:12

Sobeoudesce Escreveu:A propagação da radioactividade é que me preocupa.

Depois disso não restará muito para Filosofar :pray:



o mundo esteve À beira do fim (pelo menos como o conhecemos) em 1987, com o acidente de chernobil.Só não aconteceu porque um conjunto de homens, bombeiros, deram a vida para tentar arrefecer o nucler de um dos reatores, se não tivesse sido isso, tinha-se dado o meltdown do nucleo, e com a quantidade d ematerial radiotivo, era a maior catastroofe nuclear de sempre.
E tudo isto, porque uma barra de controlo de arrefecimento, não desceu.

é mais facil acontecer uma catastrode nuclear, devido aos reatores serem cada vez mais antigos,e por isso maior probabilidade de falhas.

ISto e a boa onda dos carros eletricos.O pessoal esquece-se uma coisa, a energia electrica produzida actualmente não ccomporta termos 50% dos veiculos electricos..ou melhor até pode comportar..mas vamos assistir a um aumento brutal da energia nos próximos anos.Quase me atrevi a dizer que os melhores investimentos podem ser as eletricas, nomeadamente asde transporte de energia, pois não há nem nunca haverá concorrencia, os investimemntos são brutais.

Por isso...so sei que nada sei...
 
Mensagens: 46
Registado: 2/2/2017 5:29

Re: a europa gostou de Hitler e tem saudades ?

por sobeoudesce » 12/2/2017 18:17

A propagação da radioactividade é que me preocupa.

Depois disso não restará muito para Filosofar :pray:
 
Mensagens: 58
Registado: 29/11/2007 13:13
Localização: Matosinhos

Re: a europa gostou de Hitler e tem saudades ?

por Opcard » 12/2/2017 16:32

Pensamento de um filósofo americano que morreu em,finais do século XX

"A Ignorância Propaga-se Mais Rápidamente Que a Inteligência
"
 
Mensagens: 4384
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: a europa gostou de Hitler e tem saudades ?

por sobeoudesce » 12/2/2017 14:24

Nunca podemos pôr de lado a hipótese de haver guerra militar . Isso é o 1º passo para preservar a paz.

O problema é que nos dias de hoje há países "too big to enter in war", os que têm arsenais nucleares.

Mas, a ONU está cá para salvaguardar a PAZ.

E quanto ao Secretário Geral da ONU, eu era demasiado novo para avaliar o seu desempenho como PM, mas segundo os jornais e políticos da nossa Praça (da esquerda à Direita) é a pessoa certa.
 
Mensagens: 58
Registado: 29/11/2007 13:13
Localização: Matosinhos

Re: a europa gostou de Hitler e tem saudades ?

por soseiquenadasei » 12/2/2017 14:10

as guerras hoje são diferentes, as armas são outras.
Por exmeplo, Portugal esteve em quase estadode guerra , cujas consequencias, embora por culpa nossa, fizerem o qu nem SSalazar, nem Hitler fizeram a Portugal durante a 2 guerra.

O ataque financeiro que fomos alvo,, acabou com grandes bancos nacionais, fizeram-nos estar dependentes do exterior (= ser-se ocupado), produzimo muitos refugiados também (os emigrantes), a taxa de natalidade desceu drasticamente, tal como um pais em guerra.

Por exemplo se a china quiser acabar com os EUA, seá mais eficaz umas bombas nucleares...ou despejarem os titulos de divida publica americana no mercado, com se o mundo acabassse nesse dia.

Hoje em dia as guerras financeiras são mais devastadoras, e com consequencia bem dramáticas.

A crise, fez com que houvesse um colapsso politico em inglaterra, a Grecia ficou com ficou...e Lenpen pode ganhar as eleições.

é mais fácil provocar uma guerra fuinanceira e sai mais barato...ou então uma ataque às redes informáticas de cada nação.

Mas já acredito num poder instituido, por exemplo de extrema direita, que imponha o terror, só porque sim.Podem matar pretos porque sim, refugiadso porque sim, e se não tiverem satisfeitos qom os numeros, podem incluid doentes porque sim.

Isso sim o verdadeiro perigo nos dias de hoje um grupo de gente, ao qual não chamo partido, defensor da violencia só porque sim.

Quanto a guerras, já não acredito na bomba nuclear, acredito sim na guerra financeira, é bem mais destrutiva e leva a que muitas vezes seja o propria nação alvo do ataque queu se auto destroi.Veja-se o que cá aconteceu.

Em menos de 10 anos, passamos a ter 0 bancos nacionais, excepto a CGD...a culpa foi da troica ?...NÃO !!!

Por exemplo se os Espanhois deixarem de gostar de nós..vejam lá...se quiserem de deixar de financiar a nossa economia..será simples....

Só basta controlaremo BCP, mas para isso tinham que lançar umaOPA ao BCP...acho isso possível, mas se acontecer será muito perigos, principalmente se for um banco espanhol.

O BCP est´amuito barato com um todo, e pode por ventura haver essa tentação.mas os chineses estão lá agora a servir de fiel da balança.
Veremos, o qwue vai acontecer.

Imaginem que
 
Mensagens: 46
Registado: 2/2/2017 5:29

Re: a europa gostou de Hitler e tem saudades ?

por Lion_Heart » 12/2/2017 13:41

Não temos Guerra aberta enquanto uns deixarem os outros fazerem o que querem, assim como Hitler foi anexando territórios antes da II Guerra e todos ficaram a olhar e a deixar , a Rússia esta a fazer precisamente isso, a China idem "" , A Alemanha faz isso com o poder económico e os EUA querem fazer isso também. A questão é o que acontece quando se chegar a um grande como foi a invasão da Polónia!
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

Re: a europa gostou de Hitler e tem saudades ?

por Opcard » 12/2/2017 10:15

MarcoAntonio Escreveu:Opcard, eu sei que, infelizmente, ainda persistem casos de escravatura. Foi contudo abolida em todo o mundo, vão agora 10 anos.

Da abolição à irradicação ainda vai um passo importante e de resto o mesmo tipo de raciocínio aplicaria à guerra organizada (da abolição à total irradicação iria um passo semelhante).

Mas quando a maior parte de nós é capaz de dizer "não", o problema está em larga medida resolvido. Propor novos paradigmas não é exactamente a mesma coisa que manter idealismos cegos, imo.



Marco Antonio admiro o seu optismo mas conhecendo o mundo ou melhor as pessoas que nele vivem apenas sou realista , podia escrever sobre 30 ou 50 milhões ( consoante as fontes ) de escravos no mundo , na realidade são muito mais as condições de trabalho de crianças com 5 , 6 ou 7 anos na Índia ou Bangladesh .... sao piores porque se fossem propriedade do patrão teriam melhor tratamento.

Muitos pensam que só eles têm coração , eu acredito que tenho muito mais coração porque utilizo a cabeça , quando se tenta ir rápido na resolução dos problemas não funciona ( um escritor inglês voltou a fazer o trajecto do Egito a cidade do Cabo passados dezenas de anos ...todos acreditavam que com a descolonização seria o Céu mas África hoje é um inferno onde os seus habitantes so tem um sonho vir atras do colonizador ) Em África todos os jovens tentam arranjar dinheiro para pagar as redes de traficantes para os trazer para a Europa não pensam noutra coisa .( eu sei estas verdades incomodam os bens pensantes )

Hoje ao ler a crônica do VPP não pode deixar pensar em si , tudo é lento para os nossos desejos :

" Quanto ao sul, embora desejasse melancolicamente ser Europa, não conseguiu ao fim de centenas de anos ser mais do que uma cópia primitiva e deformada de um modelo para ela incompreensível. Basta ler Eça e, por exemplo, Elena Ferrante. O último capítulo de “Os Maias”, a passagem mais trágica da literatura portuguesa moderna (fim do século XIX) ou o “Quarteto de Nápoles” (princípio do século XXI), para medir a distância que separa o norte da nossa mediterrânica tristeza.
 
Mensagens: 4384
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: a europa gostou de Hitler e tem saudades ?

por MarcoAntonio » 12/2/2017 0:08

Opcard, eu sei que, infelizmente, ainda persistem casos de escravatura. Foi contudo abolida em todo o mundo, vão agora 10 anos.

Da abolição à irradicação ainda vai um passo importante e de resto o mesmo tipo de raciocínio aplicaria à guerra organizada (da abolição à total irradicação iria um passo semelhante).

Mas quando a maior parte de nós é capaz de dizer "não", o problema está em larga medida resolvido. Propor novos paradigmas não é exactamente a mesma coisa que manter idealismos cegos, imo.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38080
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: a europa gostou de Hitler e tem saudades ?

por Perito » 11/2/2017 23:58

Uma coisa é certa. Quando o intelectual e o bárbaro se enfrentarem, um vem com teorias e o outro com um bastão. Parece-me que o vencedor é óbvio.

As sociedades ocidentais são muito complexas mas não deixam de ser bastante vulneráveis ao colapso. Em situações de colapso os princípios darwinianos têm a supremacia.

É improvável que os humanos modernos regressem milhares de anos na sua organização. Parece-me mais realista um regresso ao feudalismo que existe em muitos países hoje em dia.

Quem vem aqui geralmente é malta que se interessa pela bolsa. Não está na altura de uma correção no valor nominal da população (que já se assiste na taxa de crescimento na população)?

Imagem
 
Mensagens: 161
Registado: 1/6/2016 0:03

Re: a europa gostou de Hitler e tem saudades ?

por Opcard » 11/2/2017 23:52

MarcoAntonio Escreveu:Opcard, a humanidade criou a guerra organizada como criou a escravatura, outro produto da idade do bronze. Soubemos abolir a escravatura e um dia saberemos abolir a guerra...

A propósito do que escrevi mais atrás:






Pois eu acredito que só os mortos conhecem o fim da guerra no mundo , a escravatura não acabou , so teremos paz enquanto tivermos força para a impor a guerra motiva mais os povos que a paz por aqui temos o futebol que é um bom substituto .
 
Mensagens: 4384
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: a europa gostou de Hitler e tem saudades ?

por MarcoAntonio » 11/2/2017 22:58

Opcard, a humanidade criou a guerra organizada como criou a escravatura, outro produto da idade do bronze. Soubemos abolir a escravatura e um dia saberemos abolir a guerra...

A propósito do que escrevi mais atrás:



Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38080
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: a europa gostou de Hitler e tem saudades ?

por Opcard » 11/2/2017 22:40

MarcoAntonio Escreveu:Os conflitos bélicos têm estado em franco declínio em termos históricos, para além da guerra ser um by product da evolução que não está presente em todo o lado. Eu não acredito nessa inevitabilidade da guerra.



O idealismo é a virtude da inexperiência, como me dizia um amigo todos gostaríamos de um mundo de amor e sem fronteiras ...
 
Mensagens: 4384
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: a europa gostou de Hitler e tem saudades ?

por gatogato » 11/2/2017 22:28

Dr Tretas Escreveu:Está aqui um artigo interessante para quem tiver paciência, senão basta ler o resumo que cito em seguida:

Postman dichotomized Orwell and Huxley in other ways:

Orwell feared those who would ban books; Huxley feared there would be no reason to ban books because nobody would want to read one.

Orwell feared those who would deprive us of information and conceal the truth; Huxley feared the truth would be drown in a sea of irrelevance.

Orwell feared we would become a captive culture; Huxley feared would become a trivial culture.

In 1984, people are controlled by inflicting pain; in Brave New World, people are controlled by inflicting pleasure.

Orwell feared that what we hate will ruin us; Huxley feared that we will love what will ruin us.


Sim, é interessante o resumo das diferenças entre Orwell e Huxley.

No entanto - e mesmo supondo que seja inevitável sempre que se faz uma análise da sociedade como é o caso de Orwell ou Huxley - tanto um como outro colocam-se, eles próprios, num pedestal para decidir e indicar o que é que é bom para a sociedade. (Vá que Huxley nem tanto assim pois permite alguma ambiguidade na sua mensagem que pode ter várias interpretações, já Orwell é mais patronizador e doutrinário).
 
Mensagens: 137
Registado: 28/5/2016 8:36

Re: a europa gostou de Hitler e tem saudades ?

por Perito » 11/2/2017 21:37

Várias coisas contribuem para isso:

-> Globalização da informação o que contribui para que as situações mais gravosas sejam mais cedo conhecidas e tendencialmente resolvidas;

-> Crescimento global sem precedentes na história humana conhecida;

-> Aumento abismal da letalidade do armamento. As armas nucleares, a guerra cibernética e armas balísticas anti-satélite congelam os conflitos porque isso esbate muita diferença entre os países;

...

Como europeus a IIGM diz-nos muitos mas ela foi bastante reduzida na área mundial ocupada. Hoje em dia qualquer conflito mais significativo irá escalar globalmente. Mais, da mesma forma que os défices orçamentais podem ser irrelevantes durante algum tempo mas mais cedo ou mais tarde assumem contornos críticos, os défices ambientais comportam-se da mesma forma. Os 'ricos' serão dos últimos a ser afetados mas o que acontece na periferia inevitavelmente chega ao centro (basta ver os inúmeros milhares na líbia que querem vir para a Europa).

Redução histórica no número de conflitos... tendência irreversível ou colossal anomalia? Ver-se-á. Quando o crescimento empanar as inúmeras guerras frias que há por aí (e há muitas) começam a aquecer. Até as democracias são construtos precários.
 
Mensagens: 161
Registado: 1/6/2016 0:03

Re: a europa gostou de Hitler e tem saudades ?

por MarcoAntonio » 11/2/2017 21:20

Os conflitos bélicos têm estado em franco declínio em termos históricos, para além da guerra ser um by product da evolução que não está presente em todo o lado. Eu não acredito nessa inevitabilidade da guerra.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38080
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: a europa gostou de Hitler e tem saudades ?

por Perito » 11/2/2017 21:10

Os EUA foram fundados após um extermínio brutal dos ameríndios e têm um longo historial de discriminação étnica e racial. E nem me refiro aos blacks que continuam a estar no fundo da hierarquia social. Os irlandeses são um bom exemplo.

Geograficamente os EUA têm todos os ingredientes para terem sucesso. Algumas das terras agrícolas mais férteis do mundo, rios massivos e navegáveis, isolados e com poucos inimigos. Também têm muitos recursos energéticos.

Culturalmente foram fundados com a noção da liberdade pessoal (se bem que durante muitos anos os monopólios agressivos foram a norma). Acrescento que as constituições refletem a altura em que foram escritas. A dos EUA foi escrita quase na idade média. A portuguesa foi escrita após uma ditadura de direita. A iraniana após uma revolução religiosa islâmica. A polaca após a queda da URSS (e tem uma grande índole cristã).

Psicologicamente acham-se a nação abençoada por Deus e citam falsamente os fundadores (muitos eram maçónicos e anti-cristãos). Só que como falaram em 'criador' associam - erradamente - ao cristianismo.

As doutrinas económicas ocidentais baseiam primariamente em competição (regulada). Daí surge uma cooperação implícita.

Quanto à agressão, ela faz parte da natureza humana. Está um pouco por todo o lado, incluindo, por exemplo, no desporto. Guerras são inevitáveis. As circunstâncias é que determinam a intensidade e o foco.
 
Mensagens: 161
Registado: 1/6/2016 0:03

Re: a europa gostou de Hitler e tem saudades ?

por MarcoAntonio » 11/2/2017 20:54

Essa é uma visão esritamente evolucionista. Eu acredito que as nossas capacidades permitem muito mais, incluindo sobrepormo-nos a instintos de tal ordem. Os Estados Unidos, em pouco mais de 100 anos, transformaram-se na maior potencia mundial assente numa sociedade multi-cultural por exemplo....

Tenho dúvidas sobre a forma como vês os níveis de coperação face à limitação de recursos, mesmo numa perspectiva evolucionista.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38080
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

AnteriorPróximo

Quem está ligado: