Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

SONAGI

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: SONAGI

por Panchito » 5/7/2023 14:48

Tendo‐se verificado o preenchimento da condição necessária à distribuição de reservas nos
termos deliberados na assembleia geral da Sonagi, SGPS, S.A. (a “Sociedade”) ocorrida no dia 31
de maio de 2023, a Sociedade informa que o pagamento dasreferidasreservasterá lugar a partir
do próximo dia 10 de julho com os seguintes valores por ação:
Valor ilíquido: ………………………………………………..……….. € 7,116
Retenção de IRS/IRC(28%/25%)*………………………….……€ 1,992/ € 1,779
Valor líquido ……………………………………………………….…€ 5,124/€ 5,337


https://sonagi.pt/docs/PagamentoReserva ... i_2023.pdf

Mais de 80% de rentabilidade, nunca tinha visto nada assim. \:D/
 
Mensagens: 88
Registado: 5/8/2016 23:06

Re: SONAGI

por Panchito » 8/5/2023 22:38

Grande subida desde a apresentação dos resultados 37% em 3 dias. É curioso que apresentaram resultados negativos e não vão pagar dividendo.
 
Mensagens: 88
Registado: 5/8/2016 23:06

Re: SONAGI

por Panchito » 13/12/2022 21:02

Panchito Escreveu:as seguintes deliberações:



https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR84317.pdf

Foi aprovada a venda, será que ação meche alguma coisa amanhã?


A resposta foi sim, subida de 7%.
 
Mensagens: 88
Registado: 5/8/2016 23:06

Re: SONAGI

por Panchito » 12/12/2022 22:51

as seguintes deliberações:


Aprovação da proposta do Conselho de Administração de que seja dada instrução
vinculativa à Sonagi Imobiliária para alienação da totalidade da participação social que esta
sociedade detém na Sodim, à própria Sodim, nos termos constantes da referida proposta.


https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR84317.pdf

Foi aprovada a venda, será que ação meche alguma coisa amanhã?
 
Mensagens: 88
Registado: 5/8/2016 23:06

Re: SONAGI

por Merceeiro das contas » 22/11/2022 23:03

Muito interessante que a Vertice também se tenha proposto a comprar 50% do seu próprio capital.

As três filhas do PQP estão a consolidar o império!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2
Registado: 20/11/2022 12:41

Re: SONAGI

por ParaCima » 22/11/2022 21:05

Artista Romeno Escreveu:
ParaCima Escreveu:Caso se confirme o que aqui escrevem estao a vender uma participaçao abaixo do valor liquido. Nao faz qualquer tipo de sentido. Numa participada que é geradora de cash, nunca se pode pagar menos que o valor liquidos da empresa.

Eu nao afirmo, categoricamente, que existe má fé ou nao. Nao fiz as contas. Agora se algo que vale 100 e gera dinheiro que alguém decide vender por 70... nao faz sentido. Só nao confirmo porque nao fiz as contas, certo é que o cash gerado, considerando os ultimos dois peruodos demonstra que a empresa nao gera cash mas que recebe divudendos de cerca de 1 milhao da sodin.

o comunicado deixa isso bem claro se lido com a devida atençao


"- Embora a alienação proposta, considerando o valor máximo proposto pela Sodim no
montante de € 200 (duzentos euros) por ação, venha a representar uma menos‐valia
contabilística de aproximadamente 30,8 milhões de euros relativamente ao valor
contabilístico da Sodim constante das contas da Sonagi Imobiliária de 2021 apurado de
acordo com o Método de Equivalência Patrimonial, esta mesma alienação representa uma
mais‐valia efetiva de aproximadamente 58,1 milhões de euros relativamente ao custo de
aquisição em 2003, o que representa uma Taxa Interna de Rentabilidade deste investimento
de aproximadamente 10,9%"

estou mais que esclarecido. :lol: :lol:
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: SONAGI

por HCC1 » 22/11/2022 20:29

Quanto à teoria que tenho sobre esta operação, é a seguinte:
Antes de mais quero lembrar que se trata de uma mera opinião pessoal e que portanto poderá estar desfasada da realidade não se devendo portanto assumir como sendo a realidade as assunções que aqui faço.

Assim sendo os principais acionistas da sodim comuns à Vertice SGPS e à Sonagi SGPS estes preparam-se para assumir o controlo da Sodim sem precisar de efetuar uma OPA sobre a Sonagi.
Conforme divulgado no portal de justiça da Vertice SGPS :
{
Por requerimento subscrito por Acionistas, convoco os Senhores Acionistas para reunirem em Assembleia Geral na Avenida Fontes Pereira de Melo, n.º 14, 17.º piso, em Lisboa, por não haver sala disponível no piso da sede, às 11 horas do dia 4 de julho de 2022, com a seguinte ordem de trabalhos:
1. Aprovar a aquisição, pela Sociedade, de um máximo de 3.825.000 (três milhões, oitocentas e vinte e cinco mil) ações, escriturais, nominativas, com o valor nominal de € 1,00 (um euro), correspondentes a 50% (cinquenta por cento) do capital social da Sociedade, pelo preço unitário de € 26,797 (vinte e seis euros vírgula setecentos e noventa e sete), com pagamento a prestações do preço das ações, para subsequente redução do capital social, nos termos do disposto nos artigos trezentos e dezassete, número três, alínea b) e quatrocentos e sessenta e três, número dois, alínea b) do Código das Sociedades Comerciais, subordinando a operação a condição suspensiva sujeita a termo resolutivo;
2. Aprovar, nos termos do disposto nos artigos trezentos e dezassete, número três, alínea b) e quatrocentos e sessenta e três, número dois, alínea b) do Código das Sociedades Comerciais, a redução do capital da Sociedade no montante máximo de € 3.825.000,00 (três milhões, oitocentos e vinte e cinco mil euros), passando o capital social do montante de € 7.650.000,00 (sete milhões, seiscentos e cinquenta mil euros) para o montante de até € 3.825.000,00 (três milhões, oitocentos e vinte e cinco mil euros), mediante a extinção de ações próprias da Sociedade até ao montante de € 3.825.000,00 (três milhões, oitocentos e vinte cinco mil euros), devendo ser entregues à Sociedade, para esse efeito, ações em montante suficiente para concretizar a operação, e
3. Aprovar a alteração do artigo quarto dos estatutos da Sociedade, em resultado da aprovação da redução do capital social, e no montante dessa redução, mediante extinção de ações adquiridas com essa finalidade.

Durante os quinze dias anteriores à data da Assembleia serão facultados à consulta dos Senhores Acionistas, na sede social, os elementos de informação preparatória previstos na lei.

Sem prejuízo do disposto no número anterior, informa-se que:

(i) Com o requerimento de convocação de assembleia geral, apresentado por Acionistas titulares de 32,66%) (trinta e dois vírgula sessenta e seis por cento) do capital social da Sociedade, foi também entregue uma proposta que fica ao dispor dos Senhores Acionistas;
}

Ou seja, a empresa adquire mediante o pagamento a prestações as ações dos minoritários, podendo assim o núcleo duro de acionistas votar favoravelmente aos seus interesses as propostas que venham a apresentar (Sendo que enquanto não estiverem pagas as ações continuam a pertencer aos minoritários embora duvide que eles votem desfavoravelmente a quem lhes vai pagar). Ora para os minoritários da Vertice pouco importam essas propostas pois o valor a receber pelas ações já se encontra definido. Relembro que a Sodim e a Vertice representam 70% dos direitos de voto na Sonagi. Deste modo os principais acionistas da Sodim aumentam substancialmente o controlo sobre a empresa com a exclusão dos minoritários da Vertice e da Sonagi e a Sonagi fica apenas com a rentabilidade do imobiliário o que numa eventual OPA permite oferecer um preço ridiculo tendo por base os rácios de rentabilidade desta empresa desprovida do seu principal ativo que é a participação na Sodim.
 
Mensagens: 81
Registado: 12/8/2014 23:47

Re: SONAGI

por HCC1 » 22/11/2022 11:53

A conversa sobre os dividendos da Sodim atribuídos até esta data é irrelevante pois, quem os define é a própria Sodim que é a acionista principal da Sonagi. E se eles optaram por reforçar os capitais próprios valorizaram assim a participação da Sonagi na empresa. Ou seja, caso a Sonagi tivesse recebido maiores dividendos teria uma valorização inferior na participação na Sodim.
Além disso no próximo mês de Dezembro a Sodim deverá encaixar mais 83 ME de dividendos da Semapa, o que reduz o seu passivo para poucas dezenas de milhões com ativos próximos dos 1000 ME , podendo agora começar a acumular liquidez para aumentar substancialmente a distribuição de dividendos e a Sonagi resolve vender a desconto esta participação.
Tenho uma teoria sobre este negócio que irei partilhar mais tarde.
 
Mensagens: 81
Registado: 12/8/2014 23:47

Re: SONAGI

por Panchito » 22/11/2022 11:42

Panchito Escreveu:O que dizem é muito certo, mas faz sentido vender as ações da sonagi?

Imagem

80 milhões em propriedades (avaliação feita em 2019), entretanto compraram mais um edifício por 20 milhões, o que nos dá 100 milhões.

mais 70 em Cash

e uma dívida de 30 milhões.

Avalio a empresa em uns 140 milhões, a questão é se faz sentido vender ações quando a empresa tem uma capitalização de 34 milhões?

Estaríamos a fazer ainda pior negócio do que está a fazer a Sonagi com a Sodim.

Não esquecer que os edifícios da Sonagi estão situados todos em Lisboa que tendem a valorizar-se com o tempo.
No documento publicado dizem que um dos possíveis destinos do dinheiro seria o aumento do retorno ao acionista (dividendos).
 
Mensagens: 88
Registado: 5/8/2016 23:06

Re: SONAGI

por Panchito » 22/11/2022 11:41

O que dizem é muito certo, mas faz sentido vender as ações da sonagi?

https://drive.google.com/file/d/18SHUGS ... share_link

80 milhões em propriedades (avaliação feita em 2019), entretanto compraram mais um edifício por 20 milhões, o que nos dá 100 milhões.

mais 70 em Cash

e uma dívida de 30 milhões.

Avalio a empresa em uns 140 milhões, a questão é se faz sentido vender ações quando a empresa tem uma capitalização de 34 milhões?

Estaríamos a fazer ainda pior negócio do que está a fazer a Sonagi com a Sodim.

Não esquecer que os edifícios da Sonagi estão situados todos em Lisboa que tendem a valorizar-se com o tempo.
No documento publicado dizem que um dos possíveis destinos do dinheiro seria o aumento do retorno ao acionista (dividendos).
Editado pela última vez por Panchito em 22/11/2022 11:44, num total de 3 vezes.
 
Mensagens: 88
Registado: 5/8/2016 23:06

Re: SONAGI

por Artista Romeno » 21/11/2022 21:46

ParaCima Escreveu:Caso se confirme o que aqui escrevem estao a vender uma participaçao abaixo do valor liquido. Nao faz qualquer tipo de sentido. Numa participada que é geradora de cash, nunca se pode pagar menos que o valor liquidos da empresa.

Eu nao afirmo, categoricamente, que existe má fé ou nao. Nao fiz as contas. Agora se algo que vale 100 e gera dinheiro que alguém decide vender por 70... nao faz sentido. Só nao confirmo porque nao fiz as contas, certo é que o cash gerado, considerando os ultimos dois peruodos demonstra que a empresa nao gera cash mas que recebe divudendos de cerca de 1 milhao da sodin.

o comunicado deixa isso bem claro se lido com a devida atençao
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: SONAGI

por ParaCima » 21/11/2022 20:36

Caso se confirme o que aqui escrevem estao a vender uma participaçao abaixo do valor liquido. Nao faz qualquer tipo de sentido. Numa participada que é geradora de cash, nunca se pode pagar menos que o valor liquidos da empresa.

Eu nao afirmo, categoricamente, que existe má fé ou nao. Nao fiz as contas. Agora se algo que vale 100 e gera dinheiro que alguém decide vender por 70... nao faz sentido. Só nao confirmo porque nao fiz as contas, certo é que o cash gerado, considerando os ultimos dois peruodos demonstra que a empresa nao gera cash mas que recebe divudendos de cerca de 1 milhao da sodin.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: SONAGI

por HCC1 » 21/11/2022 19:51

Além disso é no mínimo curioso eles omitirem a valorização considerável da Sodim este ano por incorporação dos resultados da Semapa.
 
Mensagens: 81
Registado: 12/8/2014 23:47

Re: SONAGI

por HCC1 » 20/11/2022 23:46

Esta justificação é uma preciosidade.
Só falta dizer que a participação está a valorizar demasiado, é melhor desfazermo-nos dela antes que passe a valer para cima de um balúrdio.

- Embora a alienação proposta, considerando o valor máximo proposto pela Sodim no
montante de € 200 (duzentos euros) por ação, venha a representar uma menos‐valia
contabilística de aproximadamente 30,8 milhões de euros relativamente ao valor
contabilístico da Sodim constante das contas da Sonagi Imobiliária de 2021 apurado de
acordo com o Método de Equivalência Patrimonial, esta mesma alienação representa uma
mais‐valia efetiva de aproximadamente 58,1 milhões de euros relativamente ao custo de
aquisição em 2003, o que representa uma Taxa Interna de Rentabilidade deste investimento
de aproximadamente 10,9%
 
Mensagens: 81
Registado: 12/8/2014 23:47

Re: SONAGI

por HCC1 » 20/11/2022 15:45

Confesso que sempre pensei que mais tarde ou mais cedo iríamos ter uma OPA sobre a Sonagi o que permitiría através de uma análise independente solicitada pela CMVM nestes casos de empresas com baixa liquidez obter um valor mais justo para este tipo de operações mas eles conseguiram dar a volta a isso.
Ingenuidade minha.
 
Mensagens: 81
Registado: 12/8/2014 23:47

Re: SONAGI

por Merceeiro das contas » 20/11/2022 13:17

Realmente é surreal, o valor oferecido é muito abaixo do valor real da Sodim, ora vejamos:

Só a participação que a Sodim tem Semapa vale ao dia de hoje €911m (66,5m de ações preço por ação de €13,7) e a Sodim ainda tem outros ativos como o Ritz (que para o efeito avalio a zero).
A Sodim tinha €336.5m de dívida liquida nas holdings consolidadas a YE21, e se retirarmos a dívida da holding incluída na Semapa (€175m a YE21) e o dividendo entretanto pago pela Semapa e recebido pela Sodim em 06/22 (€34m), temos que a divida liquida a Nov'22 será à volta de €127m
Portanto, mesmo com o Ritz a zero, a Sodim vale facilmente €783m (= participação na Semapa - divida ao nível da holding Sodim).

VALOR POR AÇÃO: Há 2 736 000 de ações emitidas da Sodim, das quais a Sodim já tem 249 006 como ações próprias, logo há 2 486 994 ações em circulação. Chego a um valor por ação de €315 sem incluir o Ritz... vs o valor proposto de €200.

Péssimo negócio para a Sonagi, ótimo para os restantes acionistas da Sodim.

Há alguém que esteja a pensar ir à assembleia geral?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2
Registado: 20/11/2022 12:41

Re: SONAGI

por cmmanel » 19/11/2022 20:56

HCC1 Escreveu:A questão é que segundo o relatório de contas da Sonagi, a Sodim possui de ativos 937 ME e de passivos 165 ME o que corresponde a uma valorização da percentagem correspondente à Sonagi de 100 ME. Ora tendo em conta os resultados da Semapa no terceiro trimestre os ativos da Sodim deverão ter aumentado em 200 ME, o que corresponde a 126 ME de valorização da parte da Sonagi.
Tendo em conta que os ativos são constituidos essencialmente pela participação de 83% na Semapa e pelo Hotel Ritz não me parece que estejam empolados face à realidade.
Sendo assim e mesmo sem contar com as perspetivas de valorização futura, parece-me correto afirmar que vender um ativo que vale 126 ME por 71 ME é um péssimo negócio.


É obvio que o negócio é péssimo para a Sonagi. Mas como a Sonagi é controlada pela Sodim, é um ótimo negócio para a Sodim. Só saem a perder os pequenos acionistas da Sonagi. A parte da Sodim que a Sonagi possui representou 18,9 milhoes de lucro da sonagi, ou seja o resto só vale 300 mil euros de lucros da Sonagi.
Apesar dos 70 M parecerem muito na realidade não é quase nas pois este ano os lucros da Sodim devem duplicar. Ou seja vendem por 70 M, algo que este ano rende mais ou menos 35M. verdadeiramente desastroso. O resto da Sonagi valerá muito pouco.
Embora tenha ações planeio sair após a operação.
 
Mensagens: 39
Registado: 29/11/2007 2:41
Localização: Vilarinho do Bairro

Re: SONAGI

por HCC1 » 19/11/2022 18:57

A questão é que segundo o relatório de contas da Sonagi, a Sodim possui de ativos 937 ME e de passivos 165 ME o que corresponde a uma valorização da percentagem correspondente à Sonagi de 100 ME. Ora tendo em conta os resultados da Semapa no terceiro trimestre os ativos da Sodim deverão ter aumentado em 200 ME, o que corresponde a 126 ME de valorização da parte da Sonagi.
Tendo em conta que os ativos são constituidos essencialmente pela participação de 83% na Semapa e pelo Hotel Ritz não me parece que estejam empolados face à realidade.
Sendo assim e mesmo sem contar com as perspetivas de valorização futura, parece-me correto afirmar que vender um ativo que vale 126 ME por 71 ME é um péssimo negócio.
 
Mensagens: 81
Registado: 12/8/2014 23:47

Re: SONAGI

por ParaCima » 19/11/2022 13:00

Panchito Escreveu:Obrigado pela partilha,

Não concordo que seja ao preço que querem, a Sonagi recebe 71 milhões pela compra da participação, é um grande negócios.


Ou seja,
Recebe 71 milhões em dinheiro
mantém 100 milhões em imobiliário
e 34 milhões em passivo.

Dá-nos um NAV de 13,7 € por ação. 8-)

No documento dizem que um dos possíveis destino para o dinheiro é o retorno ao acionista (aumento dos dividendos).

Estou dentro à 6 anos, é o meu maior investimento em bolsa.


O que inreressa é saber qual o valor da sodim. Nao interessa saber o que tem e o que recebe. A sodim tem uma participaçao brutal na semapa que recebe dividendos brutais da navigator. Isso morre... ou aeja, o fluxo gerado pelo fluxo dos dividendos da semapa na realidade é o que faz a empresa ter geraçao de cash. Se tirares esses valores tem uma empresa que nao gera, ou seja, ou vende propriedades de investimento que "sao "geradores de cash ou tem geraçao de cash negativa... sabendo nós que o imobiliario está como está... vais perder dingeiro, ou pela desvalorizaçao do ativo ou pela venda para fazer face á necessidade de tapar buracos.

As boas empresas nao se vendem, a sodim é uma excelente empresa.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: SONAGI

por HCC1 » 19/11/2022 2:48

Panchito Escreveu:Obrigado pela partilha,

Não concordo que seja ao preço que querem, a Sonagi recebe 71 milhões pela compra da participação, é um grande negócios.


Ou seja,
Recebe 71 milhões em dinheiro
mantém 100 milhões em imobiliário
e 34 milhões em passivo.

Dá-nos um NAV de 13,7 € por ação. 8-)

No documento dizem que um dos possíveis destino para o dinheiro é o retorno ao acionista (aumento dos dividendos).

Estou dentro à 6 anos, é o meu maior investimento em bolsa.


Onde é que encontro esse valor de 71 milhões ?
 
Mensagens: 81
Registado: 12/8/2014 23:47

Re: SONAGI

por Panchito » 18/11/2022 22:31

Obrigado pela partilha,

Não concordo que seja ao preço que querem, a Sonagi recebe 71 milhões pela compra da participação, é um grande negócios.


Ou seja,
Recebe 71 milhões em dinheiro
mantém 100 milhões em imobiliário
e 34 milhões em passivo.

Dá-nos um NAV de 13,7 € por ação. 8-)

No documento dizem que um dos possíveis destino para o dinheiro é o retorno ao acionista (aumento dos dividendos).

Estou dentro à 6 anos, é o meu maior investimento em bolsa.
 
Mensagens: 88
Registado: 5/8/2016 23:06

Re: SONAGI

por HCC1 » 18/11/2022 2:12

Depois do desaire na OPA sobre a Semapa, resolveram virar-se para a Sonagi. Ou eu estou enganado, ou estão a preparar-se para ficar com o principal activo desta empresa ( 13% da Sodim ), ao preço que bem entenderem agora que tem vindo a valorizar imenso.

SONAGI, SGPS, S.A.
Sociedade Aberta
Sede: Av. Fontes Pereira de Melo, n.º 14, 7.º, 1050-121 Lisboa
Capital social: 10 000 000 Euros
Matrícula na C.R.C.de Lisboa e NIPC: 500 067 724
ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
CONVOCATÓRIA
1. Nos termos da Lei e do Contrato de Sociedade, convoco os Senhores Accionistas
para reunirem em Assembleia Geral Extraordinária, na Av. Fontes Pereira de Melo, n.º
14, 17.º andar, por não haver sala disponível no piso da sede, no dia 12 de dezembro
de 2022, pelas 11 horas e 30 minutos, com a seguinte Ordem do Dia:
1.º Deliberar sobre proposta do Conselho de Administração relativamente ao
sentido de voto da Sonagi - Imobiliária, S.A. na Assembleia Geral Extraordinária
da Sodim, SGPS, S.A. convocada para o próximo dia 14 de Dezembro;
2.º Deliberar sobre proposta de instrução vinculativa à Sonagi - Imobiliária, S.A.
para alienação da totalidade da participação social que esta sociedade detém
na Sodim, SGPS, S.A..
 
Mensagens: 81
Registado: 12/8/2014 23:47

Re: SONAGI

por Panchito » 9/10/2022 17:05

Depois de quase 1 mês sem nenhuma ação transacionada, na sexta foram 10.000.

É o despertar do gigante adormecido? :-k
 
Mensagens: 88
Registado: 5/8/2016 23:06

Re: SONAGI

por Panchito » 22/4/2022 9:00

18 milhões de lucro em 2021, e a empresa está avaliada em 35 milhões!


https://sonagi.pt/docs/RC_SonagiSGPS_2021.pdf
 
Mensagens: 88
Registado: 5/8/2016 23:06

Re: SONAGI

por HCC1 » 1/2/2018 12:30

Parece que não haverá OPA para já. Possivelmente mais uma em que os pequenos acionistas vão ser espremidos.

INFORMAÇÃO RELATIVA A PARTICIPAÇÕES QUALIFICADAS
Informamos, nos termos do artigo 17º do Código dos Valores Mobiliários, que:
a. A Senhora D. Maude da Conceição Santos Mendonça de Queiroz Pereira comunicou a esta
Sociedade que deixou de ter qualquer participação na sociedade Vértice – Gestão de
Participações, SGPS S.A. (“Vértice”) por ter doado, em 27/12/2017, a totalidade das acções de
que era titular nessa sociedade e, em consequência, a participação qualificada indirecta na
Sonagi, SGPS, S.A. (“Sonagi”) de 34,97%, que lhe era imputável por via das participações que
detinha directamente na Vértice e na Sociedade Agrícola da Quinta da Vialonga, S.A. (“SAQV”),
se reduziu de 34,97% do capital social e direitos de voto para 14,02%, correspondentes agora,
unicamente, ao montante da participação directa da SAQV na Sonagi, e
b. O Senhor Pedro Mendonça de Queiroz Pereira comunicou a esta Sociedade que, na sequência
da aquisição por doação, em 27/12/2017, de 3.900.500 acções da Vértice, correspondentes a
cerca de 51% do respectivo capital social e direitos de voto, lhe passou a ser imputável uma
participação qualificada indirecta na Sonagi correspondente a 20,96% do capital social e direitos
de voto, correspondentes ao montante da participação directa da referida Vértice na Sonagi.
Face a estas informações e à posição que nos foi transmitida de que se deveria considerar igualmente
imputável à Sodim, SGPS, S.A. (“Sodim”) a participação indirecta do Senhor Pedro Queiroz Pereira na
Sonagi, atenta a sua qualidade de administrador da Sodim, as participações qualificadas nesta
sociedade são agora as seguintes:
Entidade N.º acções
% capital e
direitos de voto (*)
A. Sodim, SGPS, S.A. - -
Cimipar - Sociedade Gestora de Participações Sociais, S.A. 2.463.500 24,64%
Cimigest, SGPS, S.A. 2.473.900 24,74%
Pedro Mendonça de Queiroz Pereira - -
Vértice - Gestão de Participações, SGPS, S.A. 2.095.628 20,96%
Soma: 7.033.028 70,33%
B. Maude da Conceição Santos Mendonça de Queiroz Pereira - -
Sociedade Agrícola da Quinta da Vialonga, S.A. 1.401.700 14,02%
Soma: 1.401.700 14,02%
(*) A Sonagi, SGPS, S.A. não é titular de acções próprias
Mais se informa que a Sodim comunicou igualmente a esta Sociedade que, em conformidade com o
previsto no artigo 190º do Código dos Valores Mobiliários, promoveu a suspensão pelo prazo máximo
de 120 dias do dever de lançamento de uma OPA sobre a Sonagi que para si poderia decorrer das
imputações de voto acima descritas.
Lisboa, 26 de Janeiro de 2018
 
Mensagens: 81
Registado: 12/8/2014 23:47

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, Arlos, bento.jp13, Bing [Bot], delta2024, Garfield, Goya777, hugob0ss, Lisboa_Casino, m-m, malakas, MPAM, PAULOJOAO, Phil2014, yggy e 146 visitantes