Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

The Navigator Company - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por trend=friend » 2/6/2017 10:28

tradermoraisbravo Escreveu:Bom dia,

Hoje em ex-dividendo iniciou a cotação a 3,832€, menos 0,24€ que o fecho de ontem (4,072€). Sendo o dividendo a pagar de 0,2371€ não deveria a cotação ter ajustado para 3,835€ ou 3,834€ arredondando para cima?
Alguém me pode explicar esta divergência.
Saliento que esses 0,2371€ estão quase a ser recuperados com enorme volume :lol:


Curiosa a pequena divergência...

Quanto à recuperação, a questão é que em bull market acontecem destas coisas. Num dia está quase a recuperar tudo, o que é uma performance fantástica para os caçadores de dividendos. Desde que não generalizem porque nem sempre é assim... De todo...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por tradermoraisbravo » 2/6/2017 10:24

Bom dia,

Hoje em ex-dividendo iniciou a cotação a 3,832€, menos 0,24€ que o fecho de ontem (4,072€). Sendo o dividendo a pagar de 0,2371€ não deveria a cotação ter ajustado para 3,835€ ou 3,834€ arredondando para cima?
Alguém me pode explicar esta divergência.
Saliento que esses 0,2371€ estão quase a ser recuperados com enorme volume :lol:
 
Mensagens: 356
Registado: 20/1/2017 15:52

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Beruno » 2/6/2017 8:41

Ja tenho edp ren e portucel ha quase 10 anos, e as justificaçoes que sempre deram para estas subidas, era o de serem fundos de investimento ou institucionais a comprarem este tipo de açoes que pagam um dividendo alto

Mas tambem acho piada em relaçao aos particulares ja que estas compras em cima da hora, se repetem todos os anos: parece que so perto do ex-dividendo é que as pessoas descobrem que este tipo de açoes existem

E os posts no caldeirao, sobre este tipo de assuntos, durante todos este anos, tambem aumentam precisamente nesta epoca
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Ingenting » 1/6/2017 20:16

Exemplo para os pedestres:

Situação A:

A Alice está num escalão baixo de IRS e compra 100 € numa determinada acção na sessão anterior à do ex-dividendo. O dividendo é de, por hipótese, 3 €. Recebe 3 € na sua conta no dia do pagamento. No dia do ex-dividendo resolve livrar-se das acções por 98 € (a sessão abriu expectavelmente ao valor anterior descontando o dividendo e sobe mais um pouco). Despacha as acções logo aí. O lucro é de 1 €. Declara 2 € de menos valias. Declara 3 € de dividendos.

Situação B:

O Beto está numa situação fiscal parecida da Alice e como é carneiro também compra 100 € da mesma acção numa sessão qualquer e vende as mesmas a 101 €. Tem o mesmíssimo lucro 1 €. Declara 1 € de mais valias.

O Beto vai pagar de imposto (optando pelo englobamento) 1 € * taxa. A Alice irá pagar 3 € /2 * taxa - 2 € * taxa = - 0.5 € * taxa. Pode optar por outras variantes, mas serão sempre menos vantajosas para ela.

Situação C

A Carlota está num escalão de rendimentos superior. Se a Carlota mimetizar a táctica do Beto irá pagar 1 € * 28% = 0.28 € de impostos por tributação autónoma. Se, por outro lado, achar que a Alice é mais ajuizada do ponto de vista fiscal tem quatro opções:

    C1: Tributação autónoma: 3 € * 28% - 2 € * 28% = 0.28 € (os resultados fiscais não diferem dos do Beto)
    C2: Engloba dividendos e mais valias: 3 € / 2 * taxa - 2 € * taxa = - 0.5 * taxa
    C3: Engloba dividendos mas não engloba mais valias: 3/2 € * taxa - 2 € * 28%

É só fazer as contas.

De uma forma genérica vamos ajudar a Carlota a fazer contas, já que não gosta de usar simuladores de IRS:

x: valor dos dividendos
y: valor das mais valias após dividendos (se houver menos valias este valor será negativo)
l: lucro = x + y
r: taxa de imposto (recorde-se que este valor, para a Carlota, é superior a 28%, caso contrário ela seria uma Alice)

C2 vs tributação autónoma:

Compensa quando (x/2 + y) * r < l * 0.28. Ou seja, compensa quando y/x < r/[2 * (r - 0.28)] - 1. (nota: estou a fazer as contas de cabeça e, por isso, avisem-me se houver aqui alguma incorrecção).

C3 vs tributação autónoma:

Compensa quando x/2 * r + y * 0.28 < l * 0.28. Ou seja, compensa quando (obviamente!), r<56%.

C2 vs C3:

C2 compensa quando (x/2 + y) * r < x/2 * r + y * 0.28. Se y for positivo (mais valias) não compensa, dado que esta condição é equivalente a r<0.28 e a Carlota é rica. Se y for negativo (menos valias), então teremos r>0.28. Compensa-lhe C2 em detrimento de C3.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 394
Registado: 11/4/2017 23:13

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por marijon2 » 1/6/2017 16:12

jopsilveira Escreveu:
Marijon2 Escreveu:Estou admirada por ver a Navigator a subir em vésperas de ex-dividendo, pois quem tem interesse na compra, amanhã é um dia muito mais favorável pois adquire-as 23 cêntimos mais baratas. Hoje encaixa o dividendo que após a retenção na fonte dá apenas 17 cêntimos :shame:


Esse raciocínio não tem sentido nenhum. As acções, compradas depois do ex-dividendo, quando vendidas, terão também de pagar o mesmo imposto.
Para além do mais, quem pensa em dividendos, pensa em investimento a longo prazo.


Não, porque se tiveres menos valias noutros títulos podes abater as eventuais mais valias que tenhas com a Navigator, enquanto que no dividendo és taxado logo à cabeça. E não estou a falar de investidores de longo prazo, mas sim de quem está a comprar hoje a acção.
Maria João
 
Mensagens: 786
Registado: 14/2/2007 22:16
Localização: Parede

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por 5640533 » 1/6/2017 16:04

Em caso de englobamento os dividendos são declarados pela metade do valor.
 
Mensagens: 1983
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por jopsilveira » 1/6/2017 16:02

Marijon2 Escreveu:Estou admirada por ver a Navigator a subir em vésperas de ex-dividendo, pois quem tem interesse na compra, amanhã é um dia muito mais favorável pois adquire-as 23 cêntimos mais baratas. Hoje encaixa o dividendo que após a retenção na fonte dá apenas 17 cêntimos :shame:


Esse raciocínio não tem sentido nenhum. As acções, compradas depois do ex-dividendo, quando vendidas, terão também de pagar o mesmo imposto.
Para além do mais, quem pensa em dividendos, pensa em investimento a longo prazo.
 
Mensagens: 309
Registado: 5/8/2014 20:53

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por marijon2 » 1/6/2017 15:52

Estou admirada por ver a Navigator a subir em vésperas de ex-dividendo, pois quem tem interesse na compra, amanhã é um dia muito mais favorável pois adquire-as 23 cêntimos mais baratas. Hoje encaixa o dividendo que após a retenção na fonte dá apenas 17 cêntimos :shame:
Maria João
 
Mensagens: 786
Registado: 14/2/2007 22:16
Localização: Parede

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por RFPB » 26/5/2017 21:35

RFPB Escreveu:
Ingenting Escreveu:
Este é de hoje.


Fiquei na mesma. Os preços históricos estão acima dos preços mais recentes, pode subir, como pode corrigir para o patamar dos preços históricos.



O que queria dizer era os preços históricos estavam abaixo dos mais recentes, .... :oh:

Para a semana há mais.....
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1432
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Ingenting » 26/5/2017 19:10

RFPB Escreveu:
Ingenting Escreveu:
Este é de hoje.


Fiquei na mesma. Os preços históricos estão acima dos preços mais recentes, pode subir, como pode corrigir para o patamar dos preços históricos.

Atenção, eu não tenho posição na navigator, mas pondero entrar para os dividendos e só entro onde acho que recupera após ajuste, sem uma grande queda.

Entrei na Altri, na NOS e na Rene, numa de caçar dividendos.

Na minha opinião a Navigator deve corrigir rapidamente tal e qual a altri. O dólar está baixo, é só subir e veremos o que acontece, além de outros factores ...

O que queria dizer é que entrei uma semana antes, e baixou muito a 2 ou 3 dias do destacamento do dividendo, entrei na Altri no penúltimo dia e caiu no último dia.

Vou esperar para ver... :-"


Talvez as considerações que irei tecer ajudem (tenho posição na The Navigator há algum tempo. Neste ano tem sido relativamente regular, uma ascensão sem grandes sobressaltos mas segura. Os indicadores (RSI e estocásticos quejandos) revelam que a acção não está comprada em demasia.

As datas dos ex-dividendos são as seguintes:

2 de Junho: 0,2371€
3 de Julho: 0,11158€
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 394
Registado: 11/4/2017 23:13

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por RFPB » 26/5/2017 18:37

Ingenting Escreveu:
Este é de hoje.


Fiquei na mesma. Os preços históricos estão acima dos preços mais recentes, pode subir, como pode corrigir para o patamar dos preços históricos.

Atenção, eu não tenho posição na navigator, mas pondero entrar para os dividendos e só entro onde acho que recupera após ajuste, sem uma grande queda.

Entrei na Altri, na NOS e na Rene, numa de caçar dividendos.

Na minha opinião a Navigator deve corrigir rapidamente tal e qual a altri. O dólar está baixo, é só subir e veremos o que acontece, além de outros factores ...

O que queria dizer é que entrei uma semana antes, e baixou muito a 2 ou 3 dias do destacamento do dividendo, entrei na Altri no penúltimo dia e caiu no último dia.

Vou esperar para ver... :-"
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1432
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Ingenting » 26/5/2017 17:40

RFPB Escreveu:
Penaforte Escreveu:Será melhor olhar para o gráfico..



Já olhei, é de ontem!


Este é de hoje.
Anexos
Sem Título.jpg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 394
Registado: 11/4/2017 23:13

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por RFPB » 26/5/2017 16:23

Penaforte Escreveu:Será melhor olhar para o gráfico..



Já olhei, é de ontem!
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1432
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Penaforte » 26/5/2017 16:18

Será melhor olhar para o gráfico..
Anexos
THE NAVIGATOR COMP.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1434
Registado: 20/10/2014 14:55

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por RFPB » 26/5/2017 16:08

Ou baixar para os 3,85€ até ao dia 01 de Junho, para ajustar aos 3,50€ no dia 02 de Junho.

É sempre o dilema.... :-k
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1432
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por P-Mendes » 26/5/2017 15:43

Ingenting Escreveu:
zorro2009 Escreveu:
P-Mendes Escreveu:
Tal como expectável, um dividendo total de 0.34868. Já se sabem datas de ex-div / distribuição?

Esperemos também que esta cotada responda como a maioria das cotadas do PSI20, que nos dias anteriores ao ex-div subiram o suficiente para aguentar a correção do dividendo.


na vossa opinião é preferivel entrar nos ultimos dias para ter dividendos, ou comprar no dia do ex dividendos ?
Obrigado


Na minha opinião, neste caso, esta é uma boa altura para entrar (sobretudo por tudo o que foi discutido antes em matéria fiscal de dividendos e que não tenho paciência para repetir).
Os dividendos irão ser pagos a 6 de Junho e as reservas livres a 5 de Julho. A data do ex-dividendo é 2 de Junho.


Também concordo. Estando esta cotada em bull, a melhor altura para entrar é agora, assegurando uma DY (à data) de 8,72%.

Poucas foram as cotadas que distribuiram dividendos e não estão a corrigir positivamente à quebra do pós-dividendo, e tendo esta cotada tão boa imagem, acredito que possa seguir o desempenho das suas pares.

A próxima semana, e acreditando num desempenho positivo à boleia dos "caça dividendos", deverá de existir uma subida aos 4,15€ +-, para depois poder ajustar aos 3,8€.

Reforço os óptimos indicadores desta cotada, que tem tudo para distribuir dividendos, corrigir e regressar novamente à posição atual (no entanto, não acredito, para já, que chegue ao máximo histórico, ainda este ano)
Imagem
 
Mensagens: 496
Registado: 25/1/2017 0:43

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Ingenting » 25/5/2017 20:01

zorro2009 Escreveu:
P-Mendes Escreveu:
Thoth Escreveu:
div-navigator.png


Tal como expectável, um dividendo total de 0.34868. Já se sabem datas de ex-div / distribuição?

Esperemos também que esta cotada responda como a maioria das cotadas do PSI20, que nos dias anteriores ao ex-div subiram o suficiente para aguentar a correção do dividendo.


na vossa opinião é preferivel entrar nos ultimos dias para ter dividendos, ou comprar no dia do ex dividendos ?
Obrigado


Na minha opinião, neste caso, esta é uma boa altura para entrar (sobretudo por tudo o que foi discutido antes em matéria fiscal de dividendos e que não tenho paciência para repetir).
Os dividendos irão ser pagos a 6 de Junho e as reservas livres a 5 de Julho. A data do ex-dividendo é 2 de Junho.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 394
Registado: 11/4/2017 23:13

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por zorro2009 » 25/5/2017 11:54

Ulisses Pereira Escreveu:zorro, na minha opinião é irrelevante.

Abraço,
Ulisses

Dou o exemplo da S.capital que fechou no ultimo dia de dividendos a 0,977€ ( 0,10€ de dividendo)
no dia ex dividendos chegou aos 0,86€ ou seja mais 0,01€ que o dito dividendo.

1-Quem comprou neste ultimo dia apesar de ter recebido o dividendo só consegue ficar com esse valor caso consiga depois vender ao preço que comprou ou seja 0,977€

2-Quem comprou no dia ex dividendo corre menos riscos pois aproveita o desconto e pode vender sem estar procupado com as menos valias...

3-Dividendos será sempre boa opção mas 3 4 semanas antes se a acção estiver em bull

Ulisses sou noob e posso estar errado mas gostava de saber a tua opiniao sobre o que disse
Obrigado
 
Mensagens: 310
Registado: 8/1/2008 11:47

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por OCTAMA » 25/5/2017 11:50

Claro que tem sustentação. A sua é que não. Só se declara 50% dos dividendos em sede de IRS[/quote]

Se acha que tem base legal para afirmar isso indique-a AQUI. E estamos a falar de IRS de pessoas singulares e não de IRC.[/quote]

Bom Dia,

"Os lucros e reservas colocados à disposição dos associados ou titulares e os adiantamentos por conta de lucros,
o valor atribuído aos associados na amortização de partes sociais sem redução de capital e os rendimentos auferidos pelo
associado na associação em participação e na associação à quota são declarados em 50% do seu valor ilíquido se a entidade
devedora dos rendimentos tiver a sua sede ou direção efetiva em território português, for sujeita e não isenta do IRC (ou seja, se quem os paga é uma empresa!) e os respetivos beneficiários (particulares uma vez que estamos no Artº 40º do Código do IRS )residirem neste território, nos termos do artigo 40.º-A do Código do IRS.".

Já fiz pessoalmente isto várias vezes e nunca houve problema nenhum!

Mas, por favor existem tópicos para estes assuntos...

Cps,
 
Mensagens: 753
Registado: 19/4/2016 10:08

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por NirSup » 25/5/2017 11:40

katolo Escreveu:
NirSup Escreveu:
5640533 Escreveu:Não, as pessoas singulares declaram em 50% também e depois as Finanças chateiam porque lhes custa engolir.[code][/code]


Caro 5640533,
Informe-se melhor. A sua afirmação não tem qualquer sustentação nem na letra nem no espírito da lei.
Os erros na declaração são objecto de contra-ordenação se implicarem um montante de imposto a pagar menor do que o devido. Por isso, meça bem as consequências daquilo que afirma. Com a agravante de o REEMBOLSO, quando a ele houver lugar, não ser pago sem que a situação esteja regularizada.
Boa tarde a todos e bons negócios.


Claro que tem sustentação. A sua é que não. Só se declara 50% dos dividendos em sede de IRS


Se acha que tem base legal para afirmar isso indique-a AQUI. E estamos a falar de IRS de pessoas singulares e não de IRC.
Esclareço-o que o rendimento tributável (incluindo os rendimentos dos dividendos) apenas é reduzido em 50% relativamente a lucros distribuídos por entidades residentes em Portugal ou noutros Estados-Membro da UE desde que preencham os requisitos e condições estabelecidos no artigo 2.º da Diretiva n.º 90/435/CEE, de 23 de julho (Diretiva Mães-Filhas).
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 25/5/2017 11:24

zorro, na minha opinião é irrelevante.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por zorro2009 » 25/5/2017 11:15

P-Mendes Escreveu:
Thoth Escreveu:
div-navigator.png


Tal como expectável, um dividendo total de 0.34868. Já se sabem datas de ex-div / distribuição?

Esperemos também que esta cotada responda como a maioria das cotadas do PSI20, que nos dias anteriores ao ex-div subiram o suficiente para aguentar a correção do dividendo.


na vossa opinião é preferivel entrar nos ultimos dias para ter dividendos, ou comprar no dia do ex dividendos ?
Obrigado
 
Mensagens: 310
Registado: 8/1/2008 11:47

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por P-Mendes » 24/5/2017 15:25

Thoth Escreveu:
div-navigator.png


Tal como expectável, um dividendo total de 0.34868. Já se sabem datas de ex-div / distribuição?

Esperemos também que esta cotada responda como a maioria das cotadas do PSI20, que nos dias anteriores ao ex-div subiram o suficiente para aguentar a correção do dividendo.
 
Mensagens: 496
Registado: 25/1/2017 0:43

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Thoth » 24/5/2017 15:01

div-navigator.png
div-navigator.png (45.22 KiB) Visualizado 11320 vezes
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Ingenting » 22/5/2017 17:09

Ramsousa Escreveu:
RMountain Escreveu:Obrigado... Faz sentido a explicação, no entanto, também faria sentido que ao fim de alguns anos a operar em Portugal já tivessem arranjado uma forma de resolver esta situação.


RMountain, nova resposta da Degiro, desta vez em Ingles!!

"Regarding dividends and coupons taxation, the explanation is the following:

As DEGIRO is not a Portuguese broker, the exchange does not charge us with 28% but more, generally around 35%. This tax is not charged by DEGIRO, but to DEGIRO, dicrectly from the Authority. We took some time to study the case and see if we could get any form of discount/reimbursement, so far this is not possible.
The taxation you were charged is the correct one and is not subject to changes.
More information are available on official Portuguese website: http://portugalglobal.pt/EN/InvestInPor ... axIRS.aspx

For any doubt or question please contact us, we will be glad to help.

With Kind Regards,

Já não percebo nada!!!

Abraço


O que eles estão a dizer é que a Autoridade Tributária (AT) considera que os dividendos provêm de empresas estrangeiras e, portanto, taxa a 35% ao invés de 28% e remetem-te para a respectiva página de web da AT:

2.3.3 Investment income

Dividends and interest (bank interest, shareholder loans, from public company bonds, bills or other paper, as well as interest on public debt) are liable to taxation at a flat rate of 28% (either by means of a withholding tax or autonomous rate).

However, the taxpayer may elect to include such items in taxable income in the tax return, being taxed at marginal tax rates that vary between 14.50% and 48%, in 2016. In this case, a credit against the Portuguese tax liability is available for the lower of the tax paid in the foreign country on those dividends and interest or the amount of tax payable in Portugal on that income. For dividends and interest paid by countries with which Portugal has signed a double taxation treaty, the tax credit should not exceed the percentage established in the treaty.

If the taxpayer opts to disclose the dividends on his tax return, only 50% will be liable to taxation at marginal rates in force, if the paying company is tax resident in an EU country, but all the investment income (as well as capital gains shall be added to the taxable income).

Investment income paid by non-resident entities without a permanent establishment in Portugal, but which are domiciled in a blacklisted jurisdiction, are liable to a tax rate of 35%, either by withholding tax or by the autonomous rate.
- See more at: http://portugalglobal.pt/EN/InvestInPor ... 8V6ps.dpuf


Não me parece, em todo o caso, que estão a aplicar a taxa devida. De qualquer forma, alguém entendido em fiscalidade que diga de sua justiça.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 394
Registado: 11/4/2017 23:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Shimazaki_2 e 375 visitantes