Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

The Navigator Company - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Laribau » 2/11/2020 21:44

Pronto: Assente que está a questão fiscal, na questão dos Dividendos serem ou não serem pagos, embora tenha a minha opinião, não me meto. É uma questão que levanta muitas análises subjetivas ( e apaixonadas) e que dificilmente irão alguma vez suscitar algo mais do que discussões sem fim.

Mas a propósito da ideia de que a Semapa devia era comprar os 30 % da NVG que ainda não controla eu tenho uma opinião completamente inversa.
A Semapa devia era vender mais NVG e Recomprar ações próprias (ou fazer uma OPT como, aliás, fez há alguns anos). Isso sim é que era uma boa "tirada". Com as cotações atuais, tem larga margem de prémio para oferecer e ainda assim fazer um excelente negócio. Afinal de contas não é para defender os acionistas da Semapa que o Respetivo CA lá está? Muitos dos atuais pequenos acionistas da NVG trocaram as suas ações da SEM por ações da NVG na OPT: sabiam ao que iam. Estavam a sair da sociedade de controlo para entrar na sociedade controlada, mas ninguém os obrigou.
Mas é claro que, ao contrário da matéria fiscal, onde se discutiam fatos, esta é matéria mais sujeita à opinião e análise subjetiva.

8-)
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: The Navigator Company - Topico Geral

por ParaCima » 2/11/2020 19:45

Estes assuntos sao muito interessantes de discutir. Abraço[/quote]

Meu caro "ParaCima", ainda pensei não responder ao seu Post, mas como tenho agora um "tempinho" disponível, aqui vai:

Então o meu caro pespega com um "arrazoado" sobre os dividendos da NVG e respetiva Taxação em sede de IRC, e envolvendo a SEMAPA, fazendo um raciocínio lógico que parte de uma premissa falsa que conduz a conclusões inexatas por isso mesmo. Detetei o lapso e , sem discutir a questão da bondade ou maldade dos dividendos, coloquei a questão fiscal nos seus exatos termos.

O meu caríssimo companheiro de Forum contestou a minha explicação e ("como o saber não ocupa espaço") pediu-me que fundamentasse melhor o que havia escrito. O que, de boa vontade, fiz. Esclarecendo ainda a questão no contexto do seu raciocínio inicial, i.e. no cotexto NVG+SEM.

Vem agora perguntar-me quantos exemplos de dupla tributação eu quero? Eu não quero exemplos nenhuns. O que eu quero é que perceba que a sua "pregação" inicial estava errada e partia de uma premissa falsa. Agora se o caro não concorda com a Lei Fiscal, isso é outra questão.

Talvez não saiba, mas eu explico, que a Tax Exemption nem sempre teve, em Portugal, o mesmo regime. Tempos houve em que a mesma se aplicava a qualquer participação de uma SGPS (fosse de que dimensão fosse). Entretanto já esteve limitada a participações superiores a 5% e mais recentemente esse limite foi estabelecido em 10%.

Que há Impostos que incidem sobre impostos, também eu sei. Que há outras formas de evitar a tributação de dividendos para quem não tem participações de 10% também conheço. Agora: não era isso que estava em questão !

Quem cai à agua e não sabe nadar, esbraceja e esbraceja e esbraceja, mas não é isso que o impede de se afogar. O melhor mesmo é aprender a nadar.. 8-)[/quote]

pelo tmepo que "perdeu", e pela falta de educação com elevação (que contradição), não poderia deixar de bracejar mais um pouco. se não temos dúvidas relativamente á questão principal, e desde já agradeço o esclarecimento. não é menos verdade o que disse, relativamente á dupla tributação que existe em muitas variantes da fiscalidade portuguesa. não sei orque ficou com tanta falta de ar, talvez, ja nao conseguisse dar mais aos braços...

voltando á conversa do dividendo, não há nada mais contraproducente que a distribuição do mesmo. basicamente a empresa cria valor para deixar que o mesmo saia da empresa. todos os interessados nestas empresas já sabem que o papel que a nav. produz é um papel em declinio, ao contrario de outros tipos de papel que estão a tornar-se bens substitutos do plastico...

a nivigator como empresa de vanguarda no mundo do papel, deveria ter diversificado o seu portefólio, mas estrategicamente preteriu de investir para distribuir. mais uma vez refiro que alguém que não perceba o que os dividendos faz a uma empresa, não deveria passar das contas de demo.

os dividendos são bons para as vacas leiteiras, ou seja, empresas que estão em mercados maduros, e onde exista dificuldade de entrada de outros concorrentes (p.e.:VeriSign). ora neste caso a navigator não deixa de ser uma vaca leiteira, mas é uma vaca leiteira num mercado em completo declinio. as empresas só tem uma forma de resistir ao tempo, e essa forma é reinventar-se. neste caso não vejo nada disso, mesmo podendo vossas excelencias argumentarem que o papel higienico é uma diversificação, e não deixa de ser verdade, mas não é suficiente.

onde ent os 2mm para o projecto de moçambique que iria criar novas fontes de rendimento? estão divididos pela semapa (70%) 20% pelos restantes accionistas e 10% para o estado!!! parabéns a todos estes visionários.

caso a semapa queira viver as contas da navigator, neste momento não me parece que seja outra coisa, então tem de ir ao mercado e comprar os 30% que estão em falta.

o pequeno accionista está a ser completamente lesado... acordem (peço desculpa pela agressividade)

eu tenho semapa a 6.65€
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: The Navigator Company - Topico Geral

por Laribau » 2/11/2020 18:46

ParaCima Escreveu:
Laribau Escreveu:
ParaCima Escreveu:
tens por base o alinea 3 do nº14 do irc? caso estejas, nao se aplica, a semapa não respeita os 4 criterios, foi este artigo que levou a malta da jeronino criar a empresa na holanda... nao cumprindo os 4 parametros não tens direito á isençao.ou também te podes estar a referir ao 51.

um dos parametros é sempre a sede ter sede noutro estado com acordo de dupla tributaçao.

caso o artigo seja outra, bota ai, o conhecimento nunca ocupou espaço :)


É mesmo o Artº 51 e, não, não tem que ter sede em outro estado com acordo de dupla tributação. Tem, isso sim , de cumprir, cumulativamente com as alíneas a);b);c);d) e e), das quais nada consta quanto à sede ter necessariamente noutro estado (admito que esteja, por lapso, a interpretar a alínea e) no sentido que lhe atribui).
Para mais esclarecimentos, p.f. consultar Código IRC e/ou, por ex.: Guia Fiscal 2020 da PWC, no Capítulo: "Eliminação da dupla tributação económica sobre lucros e reservas distribuídos".

Quanto à Deslocalização da Jerónimo Martins (e outras sociedades) para a Holanda, ainda que por razões Fiscais (outras), não tem que ver com a distribuição de Dividendos à luz da "Tax Exemption". Na verdade, nem sequer foi a Jerónimo Martins SGPS que foi transferida para Holanda, mas sim a sociedade que a controla: Francisco Manuel dos Santos BV. Então, os Dividendos que a JM SGPS recebe das suas participadas (onde tem mais que 10%), também não pagam IRC, apesar da JM SGPS ter sede social em Portugal.

:wink:

Editando e acrescentando: Se a dupla tributação de dividendos distribuídos entre sociedades (ainda que com sede fiscal em Portugal) não fosse objeto de Tax Exemption, no caso da NVG existiria o seguinte cenário: a NVG pagava Dividendos à SEM (25% para o Estado). Com esses Dividendos a SEM pagava Dividendos à Sodim (mais 25% para o Estado). Com esses Dividendos a Sodim pagava Dividendos aos acionistas Queiroz Pereira (mais 28% para o Estado). Nem na antiga União Soviética... 8-)


Nao vou discutir a interpretacao do circ. Queres quantos casos e dupla tributacao? Olhando ao espirito do lei, basta uma cascata de empresas terem 9,9% da empresa antecedente. Portanto da prineira para a seguda teria 9,9%, da terceiraa para a perceira so teria 0,9%... e por ai adiante. O que quero dizer com isto, se os empresarios tiverem uma visao buffetista(que palavrao) chegam ao fim e vao sempre pagando... a retencao na fonte por si so nao é um pag de imposto é somente um adisntamento ao estado... eu nao preciso ter os 10% nem um ano para pagar bola dos dividendos que tenho.

Pagamento de imposto sobre imposto, tens os carros, na fatura de electricidade que incide o iva sobre uma taxa(a taxa por si só nao é um imposto, mas neste caso nao passa disso).

Estes assuntos sao muito interessantes de discutir. Abraço


Meu caro "ParaCima", ainda pensei não responder ao seu Post, mas como tenho agora um "tempinho" disponível, aqui vai:

Então o meu caro pespega com um "arrazoado" sobre os dividendos da NVG e respetiva Taxação em sede de IRC, e envolvendo a SEMAPA, fazendo um raciocínio lógico que parte de uma premissa falsa que conduz a conclusões inexatas por isso mesmo. Detetei o lapso e , sem discutir a questão da bondade ou maldade dos dividendos, coloquei a questão fiscal nos seus exatos termos.

O meu caríssimo companheiro de Forum contestou a minha explicação e ("como o saber não ocupa espaço") pediu-me que fundamentasse melhor o que havia escrito. O que, de boa vontade, fiz. Esclarecendo ainda a questão no contexto do seu raciocínio inicial, i.e. no cotexto NVG+SEM.

Vem agora perguntar-me quantos exemplos de dupla tributação eu quero? Eu não quero exemplos nenhuns. O que eu quero é que perceba que a sua "pregação" inicial estava errada e partia de uma premissa falsa. Agora se o caro não concorda com a Lei Fiscal, isso é outra questão.

Talvez não saiba, mas eu explico, que a Tax Exemption nem sempre teve, em Portugal, o mesmo regime. Tempos houve em que a mesma se aplicava a qualquer participação de uma SGPS (fosse de que dimensão fosse). Entretanto já esteve limitada a participações superiores a 5% e mais recentemente esse limite foi estabelecido em 10%.

Que há Impostos que incidem sobre impostos, também eu sei. Que há outras formas de evitar a tributação de dividendos para quem não tem participações de 10% também conheço. Agora: não era isso que estava em questão !

Quem cai à agua e não sabe nadar, esbraceja e esbraceja e esbraceja, mas não é isso que o impede de se afogar. O melhor mesmo é aprender a nadar.. 8-)
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Pata-Hari » 2/11/2020 15:25

Bem, o tema da falta de inteligência de alguém lança sempre um mood pouco simpático a qualquer post. Não sendo eu a pessoa mais diplomática do planeta e sofrendo do grande pecado de ser demasiado directa e pouco subtil, até eu reconheço que é agressivo à leitura. ..
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Sacanitajose » 2/11/2020 14:12

Boa semana ! 8-)
e, este rebuçados !?
:- Navigator vai entregar perto de 100 milhões em dividendos
[b] :-k A Navigator convocou uma assembleia-geral extraordinária para entregar as reservas que tem em balanço aos acionistas. São quase 100 milhões que vai distribuir. Para isso, a pedido da principal acionista Semapa, convocou a assembleia-geral para 24 de novembro com um único ponto na ordem de trabalhos: "Propõe-se que seja deliberada a distribuição aos acionistas da The Navigator Company de reservas inscritas na rubrica 'resultados transitados', no montante total de 99.138.919,82 euros, equivalente a 0,1394 euros por ação em circulação". Este é o mesmo montante que pretendia pagar em junho, mas que acabou por ser cancelado.
[/b]
Bons neg_ócios \:D/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 545
Registado: 3/5/2014 21:03
Localização: Lisboa

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Flav » 2/11/2020 11:27

Fico sempre abasurdido i.é absolutamente surpreendido, lol, com a sapiência de alguns foristas, como o ParaCima (que só o nick não parece muito inteligente, lol). Devem ser multimilionários da Bolsa e de vez em quando partilham os seus excelsios conhecimentos com o comum dos mortais (pouco inteligente) do Fórum, lol.
Ninguém diz que se deve investir numa ação apenas com base nos dividendos, agora está fácil de ver que uma empresa que distribui dividendos de forma sustentável é um bom indicador para se investir nessa empresa, podendo como é lógico fazer ou não as devidas transações antes da data dos dividendos, tendo em atenção as responsabilidades fiscais e as perspetivas de evolução da empresa.
 
Mensagens: 368
Registado: 13/1/2017 13:00

Re: The Navigator Company - Topico Geral

por ParaCima » 2/11/2020 0:02

Laribau Escreveu:
ParaCima Escreveu:
tens por base o alinea 3 do nº14 do irc? caso estejas, nao se aplica, a semapa não respeita os 4 criterios, foi este artigo que levou a malta da jeronino criar a empresa na holanda... nao cumprindo os 4 parametros não tens direito á isençao.ou também te podes estar a referir ao 51.

um dos parametros é sempre a sede ter sede noutro estado com acordo de dupla tributaçao.

caso o artigo seja outra, bota ai, o conhecimento nunca ocupou espaço :)


É mesmo o Artº 51 e, não, não tem que ter sede em outro estado com acordo de dupla tributação. Tem, isso sim , de cumprir, cumulativamente com as alíneas a);b);c);d) e e), das quais nada consta quanto à sede ter necessariamente noutro estado (admito que esteja, por lapso, a interpretar a alínea e) no sentido que lhe atribui).
Para mais esclarecimentos, p.f. consultar Código IRC e/ou, por ex.: Guia Fiscal 2020 da PWC, no Capítulo: "Eliminação da dupla tributação económica sobre lucros e reservas distribuídos".

Quanto à Deslocalização da Jerónimo Martins (e outras sociedades) para a Holanda, ainda que por razões Fiscais (outras), não tem que ver com a distribuição de Dividendos à luz da "Tax Exemption". Na verdade, nem sequer foi a Jerónimo Martins SGPS que foi transferida para Holanda, mas sim a sociedade que a controla: Francisco Manuel dos Santos BV. Então, os Dividendos que a JM SGPS recebe das suas participadas (onde tem mais que 10%), também não pagam IRC, apesar da JM SGPS ter sede social em Portugal.

:wink:

Editando e acrescentando: Se a dupla tributação de dividendos distribuídos entre sociedades (ainda que com sede fiscal em Portugal) não fosse objeto de Tax Exemption, no caso da NVG existiria o seguinte cenário: a NVG pagava Dividendos à SEM (25% para o Estado). Com esses Dividendos a SEM pagava Dividendos à Sodim (mais 25% para o Estado). Com esses Dividendos a Sodim pagava Dividendos aos acionistas Queiroz Pereira (mais 28% para o Estado). Nem na antiga União Soviética... 8-)


Nao vou discutir a interpretacao do circ. Queres quantos casos e dupla tributacao? Olhando ao espirito do lei, basta uma cascata de empresas terem 9,9% da empresa antecedente. Portanto da prineira para a seguda teria 9,9%, da terceiraa para a perceira so teria 0,9%... e por ai adiante. O que quero dizer com isto, se os empresarios tiverem uma visao buffetista(que palavrao) chegam ao fim e vao sempre pagando... a retencao na fonte por si so nao é um pag de imposto é somente um adisntamento ao estado... eu nao preciso ter os 10% nem um ano para pagar bola dos dividendos que tenho.

Pagamento de imposto sobre imposto, tens os carros, na fatura de electricidade que incide o iva sobre uma taxa(a taxa por si só nao é um imposto, mas neste caso nao passa disso).

Estes assuntos sao muito interessantes de discutir. Abraço
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por paivante69 » 1/11/2020 16:32

Parabéns pelos esclarecimentos, este devia ser o espirito deste Forum , construtivo e elucidativo
 
Mensagens: 74
Registado: 18/4/2009 16:02
Localização: 14

Re: The Navigator Company - Topico Geral

por Laribau » 1/11/2020 11:30

ParaCima Escreveu:
tens por base o alinea 3 do nº14 do irc? caso estejas, nao se aplica, a semapa não respeita os 4 criterios, foi este artigo que levou a malta da jeronino criar a empresa na holanda... nao cumprindo os 4 parametros não tens direito á isençao.ou também te podes estar a referir ao 51.

um dos parametros é sempre a sede ter sede noutro estado com acordo de dupla tributaçao.

caso o artigo seja outra, bota ai, o conhecimento nunca ocupou espaço :)


É mesmo o Artº 51 e, não, não tem que ter sede em outro estado com acordo de dupla tributação. Tem, isso sim , de cumprir, cumulativamente com as alíneas a);b);c);d) e e), das quais nada consta quanto à sede ter necessariamente noutro estado (admito que esteja, por lapso, a interpretar a alínea e) no sentido que lhe atribui).
Para mais esclarecimentos, p.f. consultar Código IRC e/ou, por ex.: Guia Fiscal 2020 da PWC, no Capítulo: "Eliminação da dupla tributação económica sobre lucros e reservas distribuídos".

Quanto à Deslocalização da Jerónimo Martins (e outras sociedades) para a Holanda, ainda que por razões Fiscais (outras), não tem que ver com a distribuição de Dividendos à luz da "Tax Exemption". Na verdade, nem sequer foi a Jerónimo Martins SGPS que foi transferida para Holanda, mas sim a sociedade que a controla: Francisco Manuel dos Santos BV. Então, os Dividendos que a JM SGPS recebe das suas participadas (onde tem mais que 10%), também não pagam IRC, apesar da JM SGPS ter sede social em Portugal.

:wink:

Editando e acrescentando: Se a dupla tributação de dividendos distribuídos entre sociedades (ainda que com sede fiscal em Portugal) não fosse objeto de Tax Exemption, no caso da NVG existiria o seguinte cenário: a NVG pagava Dividendos à SEM (25% para o Estado). Com esses Dividendos a SEM pagava Dividendos à Sodim (mais 25% para o Estado). Com esses Dividendos a Sodim pagava Dividendos aos acionistas Queiroz Pereira (mais 28% para o Estado). Nem na antiga União Soviética... 8-)
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: The Navigator Company - Topico Geral

por ParaCima » 1/11/2020 0:15

Laribau Escreveu:
ParaCima Escreveu:só alguém muito pouco inteligente pode achar que os dividendos são a solução para alguma coisa.

após analisar os pagamentos desde o ano de 2013 (site da empresa) conclui que pagaram dividendos no valor de 2.46€ por acção, se isto não é destruição de valor, o que é? estamos a falar aproximadamente de 1.6 b. se considerarmos que o estado papa 25%, estamos a falar de 400 milhoes, ou seja 25% da capitalização actual. se metade deste valor tivesse sido investido em negocios que dessem uma rentabilidade de 4% ao ano. neste momento os 800milhoes estariam transformados em 1.06b. ou seja, quase o mesmo valor da capitalização actual.

assim e considerando metade dos dividendos, que foi o que fiz, os acionista receberam 600m dos 800m distribuídos, e os estado recebeu 200. caso esta politica de distribuiçao passasse para metade a empresa teria em bens e resultados mais 1,06b

ja que não sabem o que fazer ao dinheiro e a semapa necessita de dinheiro todos os anos(têm reduzido bem a vida e o ev é inferior á sua participação na navigator, cconsiderando que vamos ter obras publicas podemos estar a falar num incremento no cimento) comprem acções no mercado e atribuam as mesmas aos accionistas, caso a semapa necessite de realizar um encaixe vende a parte das acçoes que recebeu... os preços da cotada subiriam automaticamente, a semapa que tem a participaçao ha vários anos não pagaria mais valias, ou as que pagaria estariam abaixo do valor actual, e os actuais accionistas não pagavam as mais-valias até á venda.


assim a empresa vale potencialmente menos 450m que não foram faturados por a empresa não ter investido, mas ter distribuido, e o estado ainda se encheu com 200 milhões... para a semapa é a mesma *****, no caso dos dividendos quando la chegam ja levaram o corte, e como consolida as contas, o imposto foi-se...

como é que estes gestores ganham tao bem? só gerem destruição de valor


Sem querer entrar na magna questão dos dividendos vs. não dividendos (já amplamente debatida aqui no Caldeirão... :D ), só uma "pequena" precisão técnica: A Semapa não paga IRC sobre os dividendos recebidos. Neste caso Dividendo Bruto = Dividendo Líquido (Tax-Exemption). Logo, 70 % dos dividendos distribuídos estão fora do campeonato IRC. Só para trazer alguma exatidão à questão.. 8-)


tens por base o alinea 3 do nº14 do irc? caso estejas, nao se aplica, a semapa não respeita os 4 criterios, foi este artigo que levou a malta da jeronino criar a empresa na holanda... nao cumprindo os 4 parametros não tens direito á isençao.ou também te podes estar a referir ao 51.

um dos parametros é sempre a sede ter sede noutro estado com acordo de dupla tributaçao.

caso o artigo seja outra, bota ai, o conhecimento nunca ocupou espaço :)
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: The Navigator Company - Topico Geral

por Laribau » 31/10/2020 12:17

ParaCima Escreveu:só alguém muito pouco inteligente pode achar que os dividendos são a solução para alguma coisa.

após analisar os pagamentos desde o ano de 2013 (site da empresa) conclui que pagaram dividendos no valor de 2.46€ por acção, se isto não é destruição de valor, o que é? estamos a falar aproximadamente de 1.6 b. se considerarmos que o estado papa 25%, estamos a falar de 400 milhoes, ou seja 25% da capitalização actual. se metade deste valor tivesse sido investido em negocios que dessem uma rentabilidade de 4% ao ano. neste momento os 800milhoes estariam transformados em 1.06b. ou seja, quase o mesmo valor da capitalização actual.

assim e considerando metade dos dividendos, que foi o que fiz, os acionista receberam 600m dos 800m distribuídos, e os estado recebeu 200. caso esta politica de distribuiçao passasse para metade a empresa teria em bens e resultados mais 1,06b

ja que não sabem o que fazer ao dinheiro e a semapa necessita de dinheiro todos os anos(têm reduzido bem a vida e o ev é inferior á sua participação na navigator, cconsiderando que vamos ter obras publicas podemos estar a falar num incremento no cimento) comprem acções no mercado e atribuam as mesmas aos accionistas, caso a semapa necessite de realizar um encaixe vende a parte das acçoes que recebeu... os preços da cotada subiriam automaticamente, a semapa que tem a participaçao ha vários anos não pagaria mais valias, ou as que pagaria estariam abaixo do valor actual, e os actuais accionistas não pagavam as mais-valias até á venda.


assim a empresa vale potencialmente menos 450m que não foram faturados por a empresa não ter investido, mas ter distribuido, e o estado ainda se encheu com 200 milhões... para a semapa é a mesma *****, no caso dos dividendos quando la chegam ja levaram o corte, e como consolida as contas, o imposto foi-se...

como é que estes gestores ganham tao bem? só gerem destruição de valor


Sem querer entrar na magna questão dos dividendos vs. não dividendos (já amplamente debatida aqui no Caldeirão... :D ), só uma "pequena" precisão técnica: A Semapa não paga IRC sobre os dividendos recebidos. Neste caso Dividendo Bruto = Dividendo Líquido (Tax-Exemption). Logo, 70 % dos dividendos distribuídos estão fora do campeonato IRC. Só para trazer alguma exatidão à questão.. 8-)
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: The Navigator Company - Topico Geral

por ParaCima » 31/10/2020 2:45

só alguém muito pouco inteligente pode achar que os dividendos são a solução para alguma coisa.

após analisar os pagamentos desde o ano de 2013 (site da empresa) conclui que pagaram dividendos no valor de 2.46€ por acção, se isto não é destruição de valor, o que é? estamos a falar aproximadamente de 1.6 b. se considerarmos que o estado papa 25%, estamos a falar de 400 milhoes, ou seja 25% da capitalização actual. se metade deste valor tivesse sido investido em negocios que dessem uma rentabilidade de 4% ao ano. neste momento os 800milhoes estariam transformados em 1.06b. ou seja, quase o mesmo valor da capitalização actual.

assim e considerando metade dos dividendos, que foi o que fiz, os acionista receberam 600m dos 800m distribuídos, e os estado recebeu 200. caso esta politica de distribuiçao passasse para metade a empresa teria em bens e resultados mais 1,06b

ja que não sabem o que fazer ao dinheiro e a semapa necessita de dinheiro todos os anos(têm reduzido bem a vida e o ev é inferior á sua participação na navigator, cconsiderando que vamos ter obras publicas podemos estar a falar num incremento no cimento) comprem acções no mercado e atribuam as mesmas aos accionistas, caso a semapa necessite de realizar um encaixe vende a parte das acçoes que recebeu... os preços da cotada subiriam automaticamente, a semapa que tem a participaçao ha vários anos não pagaria mais valias, ou as que pagaria estariam abaixo do valor actual, e os actuais accionistas não pagavam as mais-valias até á venda.


assim a empresa vale potencialmente menos 450m que não foram faturados por a empresa não ter investido, mas ter distribuido, e o estado ainda se encheu com 200 milhões... para a semapa é a mesma *****, no caso dos dividendos quando la chegam ja levaram o corte, e como consolida as contas, o imposto foi-se...

como é que estes gestores ganham tao bem? só gerem destruição de valor
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por bigest » 31/10/2020 2:11

Está na linha da frente; destaque para o investimento em novas tecnologias no que concerne à redução de emissões CO2, atingindo os objetivos muito antes dos prazos estipulados; empenho na conservação e desenvolvimento harmonioso do setor florestal; parcerias com as melhores universidades para investigação e desenvolvimento de novos produtos, enfim uma empresa de futuro!
 
Mensagens: 604
Registado: 12/2/2014 14:33

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por NirSup » 30/10/2020 22:48

NirSup Escreveu:
Pedro2018 Escreveu:A Navigator é uma grande exportadora e inteligentemente gerida.


Não concordo contigo. Tem lá paciência mas não concordo contigo. A NVG tem uma gestão matusalemeana.
Gere o dia a dia, tipo contabilista da NOS. Para mim um bom gestor não é nada disso.
É uma pessoa com ideias, com visão do futuro e que sabe ser disruptivo, quando é necessário (como actualmente).
Um abraço e bom fim de semana

By Nirvana, em 22/5/2020 14:32



Sempre entendi que a gestão da NVG não estava à altura dos acontecimentos. Sem ideias, entra e sai dos projectos de forma incongruente (pelets no Canadá e exploração florestal em Moçambique), gere a empresa como as velhas mercearias de bairro à espera nem sei de quê. Da morte?
Se eu mandasse, metia o Conselho de Administração da NVG num Paquete de Luxo e mandava-o dar uma volta... à volta do mundo.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por paivante69 » 30/10/2020 22:14

Empresa pretende entregar aos acionistas um dividendo de 13,94 cêntimos por ação.
 
Mensagens: 74
Registado: 18/4/2009 16:02
Localização: 14

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Laribau » 30/10/2020 21:10

100 M€. Ensandeceram de vez !

Isto é muito bom para a Semapa (Holding), para a NVG nem tanto ! Vai poder reduzir a dívida substancialmente. Nos múltiplos que vai tendo começa a ser tentador entrar de Novo na dita (SEM).

:roll:
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Laribau » 30/10/2020 19:57

rg7803 Escreveu:
Laribau Escreveu:
Spiff69 Escreveu:Semapa assim o exige.



Pelas minhas contas vamos ter 35 M€ (+/-5M€). Não é adivinhação: é matemática... 8-)


Laribau, isso dá o que 5 c por acção :D ?


Para aí...!

Mais do que isso já será ser mãos largas... 8-)

(É o que a Semapa ainda precisa para amortizar o empréstimo obrigacionista que vence em 30/11).
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por rg7803 » 30/10/2020 16:58

Laribau Escreveu:
Spiff69 Escreveu:Semapa assim o exige.



Pelas minhas contas vamos ter 35 M€ (+/-5M€). Não é adivinhação: é matemática... 8-)


Laribau, isso dá o que 5 c por acção :D ?
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4196
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Laribau » 30/10/2020 15:13

Spiff69 Escreveu:Semapa assim o exige.



Pelas minhas contas vamos ter 35 M€ (+/-5M€). Não é adivinhação: é matemática... 8-)
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Gil Rumor » 30/10/2020 12:08

Marco Martins Escreveu:...
O facto de antecipar subsídio de Natal e de dividendos, não poderá indicar apenas a boa situação da empresa?


É uma forma de analisares a questão.
Mas considero que o Spiff69 disso tudo no post mais acima.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1074
Registado: 28/8/2014 13:39

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Flav » 30/10/2020 11:57

Fazes tantas perguntas MMartins (para distinguir do ganda Marco António). É preciso também saber ler nas entre linhas e acompanhar os sinais dos tempos, lol. Se alguém investe a pensar tb em dividendos parece-me que a Navigator cai que nem ginjas, lol.
 
Mensagens: 368
Registado: 13/1/2017 13:00

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Marco Martins » 30/10/2020 11:49

Tendo em conta o valor dos títulos da Navigator e tendo em conta os bons resultados, e tendo em conta a sua evolução futura, não será este um título a considerar num pacote de títulos para investir?

O facto de antecipar subsídio de Natal e de dividendos, não poderá indicar apenas a boa situação da empresa?
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Sr_SNiper » 30/10/2020 1:09

É passar para cá a massa do dividendo e quem vier que feche a porta . O ideal era contrair dívida de modo a distribuir em dividendo. Isso é que era.
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Spiff69 » 29/10/2020 23:56

Semapa assim o exige.
 
Mensagens: 220
Registado: 2/5/2020 20:05

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por bigest » 29/10/2020 23:51

Candeia que vai à frente alumia duas vezes!
Quando uma árvore dá frutos ,eles têm que ser apanhados e comidos, não se deixam na árvore!
 
Mensagens: 604
Registado: 12/2/2014 14:33

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Garfield, Google Feedfetcher, hugob0ss, Lisboa_Casino, malakas, PAULOJOAO e 122 visitantes