Re: Políticas para Portugal
Enviado: 20/5/2024 21:35
Em outros países parece funcionar igual a Portugal., como Reino Unido e França. Na Espanha é que parece que é uma empresa pública.
Talvez o Estado consiga fazer com que paguem uma boa parte do aeroporto com o dinheiro futuro das taxas.
Talvez o Estado consiga fazer com que paguem uma boa parte do aeroporto com o dinheiro futuro das taxas.
Em França, a gestão dos aeroportos é feita principalmente pela Vinci Airports, uma subsidiária da Vinci SA, uma empresa privada. No entanto, assim como em Portugal, o governo francês também mantém uma influência indireta sobre a gestão dos aeroportos, especialmente em aeroportos de importância estratégica ou regional. Isso pode ser feito através de regulamentações, acordos contratuais ou participações minoritárias do governo em algumas empresas relacionadas com a aviação. Portanto, embora a gestão operacional seja privada, o governo francês pode ter alguma influência sobre as políticas e operações dos aeroportos em determinadas circunstâncias.
Em Espanha, a gestão e operação dos principais aeroportos são realizadas pela Aena (Aeropuertos Españoles y Navegación Aérea), uma empresa pública controlada pelo governo espanhol. Assim, ao contrário de França e Portugal, onde a gestão dos aeroportos é principalmente privada, em Espanha é uma empresa pública que tem a responsabilidade direta pela gestão dos aeroportos. No entanto, assim como em França e Portugal, o governo espanhol pode ter influência indireta sobre as políticas e operações dos aeroportos através de regulamentações e políticas governamentais relacionadas com a aviação e o transporte aéreo.
A Vinci Airports, subsidiária da Vinci SA, adquiriu vários aeroportos em todo o mundo através de processos de privatização e aquisição. Alguns dos aeroportos adquiridos pela Vinci Airports incluem:
1. Aeroportos em Portugal: Em 2013, a Vinci Airports adquiriu a ANA - Aeroportos de Portugal, que opera vários aeroportos em Portugal, incluindo o Aeroporto de Lisboa, o Aeroporto do Porto e o Aeroporto de Faro.
2. Aeroportos em França: A Vinci Airports opera vários aeroportos em França, incluindo o Aeroporto Charles de Gaulle em Paris, o Aeroporto de Lyon-Saint Exupéry e o Aeroporto de Nantes Atlantique, entre outros.
3. Aeroportos em outros países: Além de Portugal e França, a Vinci Airports adquiriu aeroportos em outros países, incluindo o Aeroporto Internacional de Belgrado na Sérvia, o Aeroporto de Salvador na Brasil, e o Aeroporto de Kobe no Japão, entre outros.
Além de adquirir aeroportos existentes, a Vinci Airports também está envolvida na construção de novos aeroportos. Por exemplo, a empresa está envolvida no desenvolvimento do Aeroporto Internacional de Kansai, localizado na ilha artificial de Osaka, no Japão. Este projeto envolve a construção de uma nova ilha para a expansão do aeroporto existente. Além disso, a Vinci Airports está envolvida em vários projetos de expansão e modernização de aeroportos em todo o mundo, que podem incluir a construção de novos terminais, pistas de pouso e decolagem, estacionamentos e outras infraestruturas aeroportuárias. Embora a Vinci Airports seja mais conhecida por adquirir e operar aeroportos existentes, a empresa também está ativamente envolvida no desenvolvimento e construção de novos projetos aeroportuários.