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Caldeirão da Bolsa

Políticas para Portugal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Políticas para Portugal

por smog63 » 26/5/2024 0:47

Na realidade o principal factor dos salários baixos são a tributação do Estado.


https://agoraeuropa.com/guia-do-imigran ... da-europa/
 
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Re: Políticas para Portugal

por Bar38 » 26/5/2024 0:19

MarcoAntonio Escreveu:“Empresas mais pequenas não vão conseguir” pagar o salário mínimo exigido pelos sindicatos

O salário mínimo previsto para 2025 é de 855 euros, mas os sindicatos exigem mais. No setor da restauração, as empresas mais pequenas não vão conseguir pagar esses valores, avisa a secretária-geral da AHRESP.


Muito sinceramente uma empresa que não tenha capacidade de pagar 855€.
Não deveria existir...Mais do que muitas empresas são precisas boa empresas....
 
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Re: Políticas para Portugal

por MarcoAntonio » 25/5/2024 23:37

“Empresas mais pequenas não vão conseguir” pagar o salário mínimo exigido pelos sindicatos

O salário mínimo previsto para 2025 é de 855 euros, mas os sindicatos exigem mais. No setor da restauração, as empresas mais pequenas não vão conseguir pagar esses valores, avisa a secretária-geral da AHRESP.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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Re: Políticas para Portugal

por Masterchief » 25/5/2024 13:17

PMP69 Escreveu:
Indemnização compensatória por recurso a voos externos engloba 1.200 pilotos e terá um custo de 60 milhões de euros.


Como é possível gerir uma empresa destas?

https://eco.sapo.pt/2024/05/24/pilotos-da-tap-vao-receber-seis-salarios-extra-este-ano/?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques


Pedro

A resposta é simples, o acionista maioritário (nós) paga.

Pergunta retórica, quando alguém, ou alguma empresa, ou estado, fica em situação de falência porque as despesas e a divida contraída não é sustentável nem compatível com a receita, no sentido de recuperar faz cortes nas despesas e sofre uma injeção de capital para liquidar pelo menos parte dessa divida, e quando até já consegue "começar a respirar", repõe as despesas ao nível anterior, para de receber injeções de capital, e a receita não cresce, o que será que acontece?
Isto é apenas uma pergunta retórica e aplica-se não só á TAP como ao estado Português ou qualquer outra instituição.
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Re: Políticas para Portugal

por smog63 » 24/5/2024 20:26

previsor Escreveu:
Se a Taylor Swift utilizou o aeroporto de Beja para se deslocar a Lisboa, será que precisamos mesmo de um novo aeroporto?...
https://twitter.com/antoniosantos56/sta ... 68546?s=46


Pensei exactamente o mesmo.
 
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Re: Políticas para Portugal

por previsor » 24/5/2024 20:12

Se a Taylor Swift utilizou o aeroporto de Beja para se deslocar a Lisboa, será que precisamos mesmo de um novo aeroporto?...
https://twitter.com/antoniosantos56/sta ... 68546?s=46
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Re: Políticas para Portugal

por PMP69 » 24/5/2024 12:04

Indemnização compensatória por recurso a voos externos engloba 1.200 pilotos e terá um custo de 60 milhões de euros.


Como é possível gerir uma empresa destas?

https://eco.sapo.pt/2024/05/24/pilotos-da-tap-vao-receber-seis-salarios-extra-este-ano/?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques


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Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 23/5/2024 13:08

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Re: Políticas para Portugal

por Goya777 » 23/5/2024 12:04

Alfa Trader Escreveu:Será que é desta que voltamos a ter alguém que olhe para os pequenos acionistas, apesar de ser apenas no investimento em empresas portuguesas?

:pray: :pray:


https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... portuguesa


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Acredito quando vir algo aprovado... a Mortagua já deve estar a espumar da boca
 
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Re: Políticas para Portugal

por Alfa Trader » 23/5/2024 10:56

Será que é desta que voltamos a ter alguém que olhe para os pequenos acionistas, apesar de ser apenas no investimento em empresas portuguesas?

:pray: :pray:


https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... portuguesa


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Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 22/5/2024 23:49

previsor Escreveu:Uma grande parte do custo do aeroporto vem das taxas aeroportuárias

Para o tgv, ponte e acessos há uma parte que é financiado pela União Europeia. A União Europeia apenas não financia a construção de aeroportos.

Continua a considerar que o novo aeroporto pode ser pago apenas com taxas aeroportuárias?

Foi aquilo que a análise económico-financeira demonstrou. A partir do momento em que a divisão das taxas aeroportuárias, entre o Estado e a ANA, é sobretudo favorável à ANA, claro que a ANA é que tem as taxas aeroportuárias para poder construir o novo aeroporto. Não é por acaso que a Vinci tem 73 aeroportos. A Vinci tinha três aeroportos quando comprou o aeroporto Humberto Delgado e foi à conta do Humberto Salgado e dos outros três, que eram mínimos, que fez todo o seu império de aeroportos. Portanto, se a Vinci teve rendimento suficiente para construir um império de aeroportos, não consegue construir Alcochete?
https://eco.sapo.pt/entrevista/o-maior- ... m-a-vinci/


Obras para 50 mil milhoes ou mais.

Com a escassez de mao de obra e materiais isso significa que o pais vai ter um ciclo de super inflaçao, como se nao basta-se ja o martirio que a populaçao esta exposta.

Bons tempos que se avizinham. Pessoalmente duvido que se concluia o que quer que seja...
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Re: Políticas para Portugal

por Bar38 » 22/5/2024 21:33

Goya777 Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Presidente da TAP chamado à AR para explicar prejuízos trimestrais

Luís Rodrigues vai à Assembleia a pedido do PSD e do Chega.


Afinal a CEO francesa não era assim tão ruim...


lindo!!! A grande diferença é se fosse uma empresa privada já tinha falido livrando assim os contribuintes de mais um fardo que nem sequer serve a grande maioria de quem a sustenta com os seus impostos...Ou então havia mais contenção salarial...Nenhuma empresa pode!!!ou!!!poderia pagar aquilo que não tem capacidade sustentada de o fazer....não existem milagres!!! Claro a não ser nas empresas pseudo públicas...ai sim os milagres acontecem graças aos pobres contribuintes...
 
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Re: Políticas para Portugal

por Goya777 » 22/5/2024 20:56

MarcoAntonio Escreveu:Presidente da TAP chamado à AR para explicar prejuízos trimestrais

Luís Rodrigues vai à Assembleia a pedido do PSD e do Chega.


Afinal a CEO francesa não era assim tão ruim...
 
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Re: Políticas para Portugal

por previsor » 22/5/2024 20:05

Entrada em museus e monumentos vai ser gratuita em qualquer dia da semana
A lista conta com 38 equipamentos de norte a sul do País, como o Panteão, o Convento de Cristo ou a Fortaleza de Sagres.


Já não é só aos domingos e feriados.

Se as manhãs de domingos e feriados já eram dias de romaria aos museus e monumentos, a medida vai ser agora alargada. A entrada em mais 38 equipamentos culturais vai passar a ser gratuita para os cidadãos nacionais — em qualquer dia da semana.

O anúncio foi feito este sábado, 18 de maio, Dia dos Museus, pela ministra da Cultura, Dalila Rodrigues. Cada pessoa terá direito a 52 entradas gratuitas — o que equivale a uma por cada semana do ano — e a validação será feita através de uma aplicação.

https://www.nit.pt/cultura/teatro-e-exp ... 1716116919
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Re: Políticas para Portugal

por MarcoAntonio » 22/5/2024 19:37

Procura por dívida de Portugal a 30 anos supera 3,6 vezes a oferta

O cupão ficou fixado nos 3,625%, um prémio de 115 pontos face à taxa "midswap" do euro. Após esta operação, já está executado 87% do plano de financiamento do IGCP para este ano. Com esta emissão está criado um novo "benchmark" a 30 anos na curva das "yields" da República.
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Re: Políticas para Portugal

por MarcoAntonio » 22/5/2024 14:50

Presidente da TAP chamado à AR para explicar prejuízos trimestrais

Luís Rodrigues vai à Assembleia a pedido do PSD e do Chega.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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Re: Políticas para Portugal

por MarcoAntonio » 22/5/2024 13:19

Duas sondagens para as europeias:

https://rr.sapo.pt/noticia/politica/202 ... co/379312/
(Univ. Catolica)

https://rr.sapo.pt/noticia/politica/202 ... to/379338/
(intercampus)

AD: 31.0% - 21.2%
PS: 30.0% - 22.2%
CH: 15.0% - 17.4%
IL: 6.0% - 11.6%
BE: 5.0% - 9.0%
LV: 5.0% - 6.6%
CDU: 5.0% - 3.6%
PAN: 1.0% - 4.0%
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
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Re: Políticas para Portugal

por previsor » 22/5/2024 11:36

Continente perde recurso no Supremo em caso de 0,02€: queria cortar meio salário a trabalhador que não pagou saco de plástico

Um trabalhador do Continente que em 2021 foi apanhado a sair do trabalho com um saco de plástico sem pagar foi suspenso por 15 dias e ficou sem metade do salário, avança o Jornal de Notícias. Segundo o jornal, o trabalhador auferia 735€ e o prejuízo para a empresa foi de 0,02€ (o saco custava 0,10€ mas 0,08€ vão para o Estado e outras entidades públicas).

https://cnnportugal.iol.pt/amp/continen ... 9bbb3dcea4
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Re: Políticas para Portugal

por previsor » 20/5/2024 21:35

Em outros países parece funcionar igual a Portugal., como Reino Unido e França. Na Espanha é que parece que é uma empresa pública.
Talvez o Estado consiga fazer com que paguem uma boa parte do aeroporto com o dinheiro futuro das taxas.

Em França, a gestão dos aeroportos é feita principalmente pela Vinci Airports, uma subsidiária da Vinci SA, uma empresa privada. No entanto, assim como em Portugal, o governo francês também mantém uma influência indireta sobre a gestão dos aeroportos, especialmente em aeroportos de importância estratégica ou regional. Isso pode ser feito através de regulamentações, acordos contratuais ou participações minoritárias do governo em algumas empresas relacionadas com a aviação. Portanto, embora a gestão operacional seja privada, o governo francês pode ter alguma influência sobre as políticas e operações dos aeroportos em determinadas circunstâncias.

Em Espanha, a gestão e operação dos principais aeroportos são realizadas pela Aena (Aeropuertos Españoles y Navegación Aérea), uma empresa pública controlada pelo governo espanhol. Assim, ao contrário de França e Portugal, onde a gestão dos aeroportos é principalmente privada, em Espanha é uma empresa pública que tem a responsabilidade direta pela gestão dos aeroportos. No entanto, assim como em França e Portugal, o governo espanhol pode ter influência indireta sobre as políticas e operações dos aeroportos através de regulamentações e políticas governamentais relacionadas com a aviação e o transporte aéreo.


A Vinci Airports, subsidiária da Vinci SA, adquiriu vários aeroportos em todo o mundo através de processos de privatização e aquisição. Alguns dos aeroportos adquiridos pela Vinci Airports incluem:

1. Aeroportos em Portugal: Em 2013, a Vinci Airports adquiriu a ANA - Aeroportos de Portugal, que opera vários aeroportos em Portugal, incluindo o Aeroporto de Lisboa, o Aeroporto do Porto e o Aeroporto de Faro.
2. Aeroportos em França: A Vinci Airports opera vários aeroportos em França, incluindo o Aeroporto Charles de Gaulle em Paris, o Aeroporto de Lyon-Saint Exupéry e o Aeroporto de Nantes Atlantique, entre outros.
3. Aeroportos em outros países: Além de Portugal e França, a Vinci Airports adquiriu aeroportos em outros países, incluindo o Aeroporto Internacional de Belgrado na Sérvia, o Aeroporto de Salvador na Brasil, e o Aeroporto de Kobe no Japão, entre outros.

Além de adquirir aeroportos existentes, a Vinci Airports também está envolvida na construção de novos aeroportos. Por exemplo, a empresa está envolvida no desenvolvimento do Aeroporto Internacional de Kansai, localizado na ilha artificial de Osaka, no Japão. Este projeto envolve a construção de uma nova ilha para a expansão do aeroporto existente. Além disso, a Vinci Airports está envolvida em vários projetos de expansão e modernização de aeroportos em todo o mundo, que podem incluir a construção de novos terminais, pistas de pouso e decolagem, estacionamentos e outras infraestruturas aeroportuárias. Embora a Vinci Airports seja mais conhecida por adquirir e operar aeroportos existentes, a empresa também está ativamente envolvida no desenvolvimento e construção de novos projetos aeroportuários.
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Re: Políticas para Portugal

por Masterchief » 20/5/2024 20:38

previsor Escreveu:O governo deveria encontrar bons negociadores para lidar com a Ana/ Vinci. O presidente da Ana, José Luís Arnaut, veio do PSD. Talvez isso ajude um pouco. Mas provavelmente o início da construção não vai começar nos próximos 4 anos.


José Luís Arnaut psd
https://www.psd.pt/pt/jose-luis-arnaut

Neste tipo de negócios o "estado" é o que sai sempre a perder, infelizmente.
Todos estes "negociadores" acabam nas próprias empresas com quem negociaram. Infelizmente andamos todos a sustentar uma corja de indivíduos que não servem o estado mas sim servem-se do estado. Seja qual for o partido que esteja no governo. É um festim para muita gente, que cintinua até só restar a carcaça.
As parcerias não são solução. Nunca foram, nunca serão. Mas o esquema está montado desta forma e não vai mudar nunca.
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Re: Políticas para Portugal

por previsor » 20/5/2024 12:39

O governo deveria encontrar bons negociadores para lidar com a Ana/ Vinci. O presidente da Ana, José Luís Arnaut, veio do PSD. Talvez isso ajude um pouco. Mas provavelmente o início da construção não vai começar nos próximos 4 anos.


José Luís Arnaut psd
https://www.psd.pt/pt/jose-luis-arnaut
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Re: Políticas para Portugal

por previsor » 20/5/2024 11:53

Uma grande parte do custo do aeroporto vem das taxas aeroportuárias

Para o tgv, ponte e acessos há uma parte que é financiado pela União Europeia. A União Europeia apenas não financia a construção de aeroportos.

Continua a considerar que o novo aeroporto pode ser pago apenas com taxas aeroportuárias?

Foi aquilo que a análise económico-financeira demonstrou. A partir do momento em que a divisão das taxas aeroportuárias, entre o Estado e a ANA, é sobretudo favorável à ANA, claro que a ANA é que tem as taxas aeroportuárias para poder construir o novo aeroporto. Não é por acaso que a Vinci tem 73 aeroportos. A Vinci tinha três aeroportos quando comprou o aeroporto Humberto Delgado e foi à conta do Humberto Salgado e dos outros três, que eram mínimos, que fez todo o seu império de aeroportos. Portanto, se a Vinci teve rendimento suficiente para construir um império de aeroportos, não consegue construir Alcochete?
https://eco.sapo.pt/entrevista/o-maior- ... m-a-vinci/
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Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 20/5/2024 0:15

Diz Éric Maurice: "No fundo, há também as condições sociais em que esta atmosfera se desenvolve. Porque é que tantas pessoas são suscetíveis à desinformação ou às teorias da conspiração, por exemplo? Porque já não confiam nas autoridades. Essa é uma questão muito complexa. Há o sentimento de vulnerabilidade, há o facto de não se sentirem consideradas pelas autoridades. Pode ser a sua situação económica pessoal, pode ser a sua situação pessoal em termos de coisas muito mais íntimas, mas que se traduzem numa desconfiança em relação à humanidade e às autoridades".


Numa UE que é antro de corruptos hipocritas isto é uma consequencia completamente natural e pode bem ser apenas o começo.

Temos falta de água! O que vamos fazer?

Um novo aeroporto pois... :wall: :wall: :wall: :wall: :wall:

O perigo para a democracia europeia é também o facto de cada vez menos cidadãos se envolverem na política, ou muitos evitarem recandidatar-se por medo desta violência.


:lol: Medo tem a populaçao dos que ocupam cargos de poder.
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Re: Políticas para Portugal

por previsor » 19/5/2024 15:44

No Índice de Perceção da Corrupção 2023, Portugal, que é avaliado no conjunto dos países da Europa Ocidental e União Europeia, obteve 61 pontos, fixando-se na 34ª posição em 180 países.
https://transparencia.pt/indice-de-perc ... pcao-2023/



Portugal ainda deve 47 mil milhões de euros do Programa de Resgate (vídeo)

A Troika saiu de Portugal há precisamente 10 anos. Mas ainda faltam pagar 47 mil milhões de euros do Programa de Resgate. A fatura vai ser paga, com juros, durante os próximos 18 anos.
https://madeira.rtp.pt/politica/portuga ... ate-video/
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