Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Políticas para Portugal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Políticas para Portugal

por mais_um » 13/7/2022 17:01

BearManBull Escreveu:
Nunca pensei que fosses de tal maneira radical nestes assuntos. Mas enfim, em Portugal deve ser uma questão genética. Quem trabalha são lobos, os políticos e agentes do estado são cordeiros...

Se há alguém radical aqui és tu, eu não sou seguramente. Usando a tua caracterização sou um lobo e daqueles que sustenta isto, ando entre o escalão dos 45% e dos 48%. Nem eu, nem a minha mulher trabalhamos para o Estado ou em empresas que dependem do Estado ou de empresas publicas. E o Banco onde trabalho não só não precisou do Estado na altura da crise, como emprestou dinheiro para resolver alguns problemas da concorrência.

BearManBull Escreveu:Os miúdos de 17-18 anos que andam nas escolas nas turmas dos de13-14 a vender drogas e fazer bullying. Nada simplesmente iam fazer o mesmo mas fora da escola. Aliás existem escolas profissionais que podem acudir esse tipo de alunos se realmente tiverem vontade de se integrar.


Há muitas escolas publicas e privadas em que no mesmo espaço coabitam os alunos do 3º ciclo e secundário, isso não é um problema generalizado, pode acontecer pontualmente.
Sobre os alunos com dificuldades serem encaminhados para o ensino profissional isso já acontece há muitos anos, mas como aconselhamento (o Estado não pode obrigar, se o fizesse estarias a criticar como fazes em n posts.... :lol: :lol: ) pela escola aos pais, a ultima palavra é destes e sei por experiência própria que são poucos os que assumem as dificuldades dos filhos e aceitam que estes vão para o ensino profissional.

BearManBull Escreveu:Miúdos com algum tipo invalidez, depende se têm ou não as capacidades intelectuais intactas dentro daquilo que se considera normal. Se estão fora desse espectro não me parece que possam acudir a uma escola regular (das que estão nos rankings). Não seria correcto nem para a escola nem para o aluno.


Não estamos a falar de atrasados mentais, há n problemas que impedem que os alunos seja de excelência, no entanto conseguem com o apoio apropriado concluírem o secundário e alguns até seguem para a universidade. Claro que as escolas privadas fogem deste alunos como o diabo foge da cruz, além de serem um problema para a imagem de sucesso da escola há ainda a questão dos custos extra.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 13/7/2022 17:00

MarcoAntonio Escreveu:Há uma tendência geral para a subida da média da melhor privada. A média da melhor pública é mais errática.



Uma boa palavra para definir o estado actual da educação publica -> errática.

MarcoAntonio Escreveu:Contudo, é suficiente para mostrar que as escolas publicas não têm de se degradar (de acordo com a métrica utilizada para construir o ranking) para descerem nesse ranking.


Ambos ensino privado e publico seguem o mesmo programa e avaliação. A evolução devia ser equivalente, excepto claro existindo a tal degradação do sistema publico de ensino.

Nem sei porque continuas a insistir nisso, a educação esta como a saúde -> um caos de meandros burocráticos e de doutrinamento. E vai piorar nos próximos anos.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8603
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Políticas para Portugal

por MarcoAntonio » 13/7/2022 16:05

Esta análise precisava de ser feita com muito mais cuidado (francamente não tenho tempo para isso) mas é suficientemente indicadora. Sobre o resto, não vou comentar...
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 37981
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Políticas para Portugal

por yggy » 13/7/2022 15:33

MarcoAntonio Escreveu:Aqui ficam as médias das melhores escolas privadas e publicas no secundário de acordo com o Publico/Expresso, com os dados fornecidos pelo ME, em diversos anos:


[ano / melhor media privada / melhor media publica / posição da melhor media publica entre parentisis]

2007: 13.96 13.34 (05)
...
2010: 14.80 13.70 (10)
...
2013: 14.18 12.96 (09)
...
2016: 14.98 12.48 (30)
2017: 15.04 12.87 (28)
2018: 15.30 12.55 (33)
2019: 15.47 12.76 (38)
2020: 18.03 15.24 (41)
2021: 16.10 13.41 (40)

Há uma tendência geral para a subida da média da melhor privada. A média da melhor pública é mais errática.

Esta análise não é exaustiva nem pretende ser. Contudo, é suficiente para mostrar que as escolas publicas não têm de se degradar (de acordo com a métrica utilizada para construir o ranking) para descerem nesse ranking. Por exemplo, a segunda melhor publica em 2010 teve 13.28, o que é ligeiramente pior que 13.41, porém isso colocou-a em 18º quando a melhor publica em 2021 com um resultado ligeiramente superior ficou em 40º. Ainda mais flagrante, 13.34 coloca a melhor pública em 5º em 2007 mas 13.41 coloca a melhor publica em 40º em 2021...


Verdade o que dizes...mas nota-se que a tendecia da provada para a publica tem vindo a aumentar...

Isso quererá dizer que ha cada vez mais familias com mais posses...?

NOTA: Eu vivo no Parque das Nações. Toda a gente por aqui tem posses para meter os filhos nos colegios privados. A minha filha anda no Pedro Arrupe. POrque é que nao a vou mudar para a Escola Vasco da Gama ou Parque da Nações SUL...e não vou a mudar porque...Essas 2 escolas quando falta um professor por doenças, gravidez, etc...não é subsituido...chegando os alunos estarem quase 1 nao sem a disciplina. Isso não acontece no Privado!
 
Mensagens: 430
Registado: 29/11/2007 11:56
Localização: Moscavide

Re: Políticas para Portugal

por MarcoAntonio » 13/7/2022 15:24

Aqui ficam as médias das melhores escolas privadas e publicas no secundário de acordo com o Publico/Expresso, com os dados fornecidos pelo ME, em diversos anos:


[ano / melhor media privada / melhor media publica / posição da melhor media publica entre parentisis]

2007: 13.96 13.34 (05)
...
2010: 14.80 13.70 (10)
...
2013: 14.18 12.96 (09)
...
2016: 14.98 12.48 (30)
2017: 15.04 12.87 (28)
2018: 15.30 12.55 (33)
2019: 15.47 12.76 (38)
2020: 18.03 15.24 (41)
2021: 16.10 13.41 (40)

Há uma tendência geral para a subida da média da melhor privada. A média da melhor pública é mais errática.

Esta análise não é exaustiva nem pretende ser. Contudo, é suficiente para mostrar que as escolas publicas não têm de se degradar (de acordo com a métrica utilizada para construir o ranking) para descerem nesse ranking. Por exemplo, a segunda melhor publica em 2010 teve 13.28, o que é ligeiramente pior que 13.41, porém isso colocou-a em 18º quando a melhor publica em 2021 com um resultado ligeiramente superior ficou em 40º. Ainda mais flagrante, 13.34 coloca a melhor pública em 5º em 2007 mas 13.41 coloca a melhor publica em 40º em 2021...
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 37981
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Políticas para Portugal

por MarcoAntonio » 13/7/2022 14:29

BearManBull Escreveu:Só para veres eu nunca comparei o privado com o publico.

Estou farto de dizer o mesmo. E pela quinta vez volto a repetir que o problema é que as instituições publicas têm perdido lugares no ranking.

O que está em causa é que as escolas publicas no passado tinham melhor prestação do que agora. Na minha analise tenho-me limitado a enfatizar essa degradação da escola publica ao longo dos anos, nem sequer disse nada de publico vs privado. É uma analise de publico vs publico em diferentes momentos. Antes existiam 5 escolas publicas no topo na actualidade a primeira aparece em 49.


O que tu estás efectivamente a comparar é a posição relativa das escolas publicas e privadas num ranking. Não se sabe, meramente com base nesta análise (leia-se, comparação) se foram as escolas publicas que se degradaram, se foram as escolas privadas que melhoraram ou se foi um misto das duas coisas.

Isto é elementar.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 37981
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Políticas para Portugal

por Masterchief » 13/7/2022 12:25

Marco Martins Escreveu:Parece-me que todos têm um pouco de razão, embora cada qual extremize a sua visão daquilo para que servem ou não os rankings!

É certo que é extremando um pouco as opiniões, que a certa altura se encontra um meio termo!!

A meu ver, os rankings são úteis, mas de todo devem ser tidos como avaliadores de uma escola ser muito melhor ou muito pior do que outra!
Contudo os rankings deveriam ser utilizados para se intervir e agir nas escolas com piores resultados e fazer algo para melhorar os resultados... mas esses resultados não poderão ser somente inflacionar as notas e obrigar os professores a passar os alunos todos a qualquer custo, só para terem a escolaridade mínima obrigatória!!

Os rankings em certo ponto fazem sentido para comparar o privado e o público, mas depende sempre do contexto, pois quer se queira ou não as realidades são muito diferentes!! Um professor do privado, por exemplo não tem de aturar vários níveis de disciplinas, com vários tipos de ensino (como os profissionais) e com vários níveis de alunos que necessitam de um ensino especial e obrigam os professores a preparar várias aulas em vez de uma apenas para a mesma turma!!! Para além disso, no privado é muito raro haver uma greve!

Deveriam haver rankings valorizados entre as próprias escolas públicas, e rankings variados para se ter uma noção do tipo de turmas, o tipo de apoio especial prestado, o número de alunos nessas situações por turma, o número de alunos existentes nas turmas, o número de baixas existentes pelos professores, e o número de greves e grevistas que levaram a escola a encerrar!!

Temos de usar os rankings como algo útil e não como show off, de que uma escola pública ou privada consegiu x alunos com melhores notas...
Devemos é de um ano para o outro conseguir saber que as condições nas piores escolas foram melhoradas e que o número de alunos por turma diminuiu e que houve menos professores com baixas por esgotamento!!!

Infelizmente a educação tende muitas vezes a ser utilizada apenas como arma política...

Acrescento apenas, que faz todo o sentido que uma escola privada consiga ter melhores resultados e condições... afinal de contas, as pessoas estão a pagar um serviço para além dos seus impostos e não faz sentido o público conseguir ter tudo aquilo que o privado tem a custo zero!!!

É exactamente essa a minha visão sobre os rankings.
Infelizmente como bem dizes a educação, e tudo o resto, são utilizados como armas politicas. Não se procura a melhor solução, procura-se "deitar abaixo".
A verdade é que os políticos são eleitos pelas pessoas mais com base na sua capacidade discursiva (vulgo vendedor de banha da cobra) do que propriamente pelas suas capacidades de gestão e ideias de progresso e desenvolvimento para o país. Por isso estamos na situação que estamos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 617
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: V.N.Gaia

Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 13/7/2022 11:14

Marco Martins Escreveu:Os rankings em certo ponto fazem sentido para comparar o privado e o público, mas depende sempre do contexto, pois quer se queira ou não as realidades são muito diferentes!!


Só para veres eu nunca comparei o privado com o publico.

Estou farto de dizer o mesmo. E pela quinta vez volto a repetir que o problema é que as instituições publicas têm perdido lugares no ranking.

O que está em causa é que as escolas publicas no passado tinham melhor prestação do que agora. Na minha analise tenho-me limitado a enfatizar essa degradação da escola publica ao longo dos anos, nem sequer disse nada de publico vs privado. É uma analise de publico vs publico em diferentes momentos. Antes existiam 5 escolas publicas no topo na actualidade a primeira aparece em 49.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8603
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Políticas para Portugal

por Marco Martins » 13/7/2022 10:50

Parece-me que todos têm um pouco de razão, embora cada qual extremize a sua visão daquilo para que servem ou não os rankings!

É certo que é extremando um pouco as opiniões, que a certa altura se encontra um meio termo!!

A meu ver, os rankings são úteis, mas de todo devem ser tidos como avaliadores de uma escola ser muito melhor ou muito pior do que outra!
Contudo os rankings deveriam ser utilizados para se intervir e agir nas escolas com piores resultados e fazer algo para melhorar os resultados... mas esses resultados não poderão ser somente inflacionar as notas e obrigar os professores a passar os alunos todos a qualquer custo, só para terem a escolaridade mínima obrigatória!!

Os rankings em certo ponto fazem sentido para comparar o privado e o público, mas depende sempre do contexto, pois quer se queira ou não as realidades são muito diferentes!! Um professor do privado, por exemplo não tem de aturar vários níveis de disciplinas, com vários tipos de ensino (como os profissionais) e com vários níveis de alunos que necessitam de um ensino especial e obrigam os professores a preparar várias aulas em vez de uma apenas para a mesma turma!!! Para além disso, no privado é muito raro haver uma greve!

Deveriam haver rankings valorizados entre as próprias escolas públicas, e rankings variados para se ter uma noção do tipo de turmas, o tipo de apoio especial prestado, o número de alunos nessas situações por turma, o número de alunos existentes nas turmas, o número de baixas existentes pelos professores, e o número de greves e grevistas que levaram a escola a encerrar!!

Temos de usar os rankings como algo útil e não como show off, de que uma escola pública ou privada consegiu x alunos com melhores notas...
Devemos é de um ano para o outro conseguir saber que as condições nas piores escolas foram melhoradas e que o número de alunos por turma diminuiu e que houve menos professores com baixas por esgotamento!!!

Infelizmente a educação tende muitas vezes a ser utilizada apenas como arma política...

Acrescento apenas, que faz todo o sentido que uma escola privada consiga ter melhores resultados e condições... afinal de contas, as pessoas estão a pagar um serviço para além dos seus impostos e não faz sentido o público conseguir ter tudo aquilo que o privado tem a custo zero!!!
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Políticas para Portugal

por Masterchief » 13/7/2022 10:20

mais_um Escreveu:Por isso as privadas podem recusar alunos, as publicas não. E a partir daqui os rankings pelo menos nas publicas não servem para nada.

Errado. Tens noção que se os rankings não existissem não estávamos a ter esta discussão simplesmente porque não tínhamos informação para o fazer.

mais_um Escreveu:A escolaridade obrigatória foi um avanço enorme, nenhum pais consegue aumentar a produtividade (aumentar a produtividade não é trabalhar mais horas, é com as mesmas horas produzir mais riqueza) com população sem qualificações, aliás uma das grandes vantagens dos países da europa de leste foi terem uma população bastante qualificada mas vou dar de barato que para vocês é irrelevante se Portugal tem muitos ou poucos qualificados e o impacto que isso tem na economia e na sociedade em geral, o que interessa são os rankings.

Até concordo contigo quando dizes que maior qualificação aumenta a produtividade. Infelizmente não vemos isso em Portugal. Seria interessante perceber porquê. Se calhar estará relacionado com isto que andamos a discutir dos rankings, não?

mais_um Escreveu:A sociedade tem que decidir o que faz com os miúdos que são problemáticos ou não tem condições sócio económicas para tirarem boas notas, isto sim é uma decisão política, aqui não há certo ou errado, há consequências, tivemos muitos anos em que estes eram expulsos do sistema, sim isso melhora os rankings das escolas publicas mas melhorou o país? Querem formar empregados de mesa ou querem técnicos especializados? Quais são os que mais produtivos, os que acrescentam valor? É isto que deve ser discutido e não se as escolas publicas aparecem nos 10 primeiros do ranking ou não, não é esse o objectivo da escola publica, pelo menos no meu entendimento.

Concordo contigo que se deve reformar o sistema educativo Português, sem duvida. Mas mais uma vez tens uma ideia errada em relação á utilidade dos rankings. O interesse não é perceber quem, especificamente, fica em primeiro ou 10 ou ultimo. O que se pode retirar destes rankings é muito mais do que isso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 617
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: V.N.Gaia

Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 13/7/2022 9:51

mais_um Escreveu:Banca com deveres sociais? :lol: :lol: :lol:
Vai dizer isso à malta que ficou sem casa por o banco executar a hipoteca por esse mundo fora.
Em Portugal, a AR fez uma lei para proibir os bancos de despejar pessoas mas foi por causa da situação do COVID e é temporária. E foi feita exatamente porque não a banca não tem deveres sociais, tem obrigações legais. Ou pensas que a Banca é a Santa casa?
E o comunista sou eu? :lol: :lol:


Os bancos não têm absolutamente a mínima vontade de executar a hipoteca e só o fazem se não existe absolutamente mais nenhum recurso e em ultima medida. Se me disserem que cobram taxas manhosas, com pouca transparência isso é outra historia.

Também existe a questão do assedio para o credito, pratica que está muito mais controlada desde a crise do sub prime. Noutros tempo davam credito a um gaijo que entrasse descalço no banco por cima do valor da hipoteca sem garantias. Isso obviamente que constituía uma actividade criminosa porque os gestores de credito ganham bonus por credito vendido. Hoje em dia existe todo um processo de escrutino para determinar a solvência do(s) requerentes. Alem de que bancos com alto nível de mal parado são mal vistos pelo mercado.

Obviamente que o banco não vai assumir uma perda para te estar a ajudar, se fizesse isso com toda a gente, primeiro toda a gente deixava de pagar os juros e antes disso o banco tinha de fechar as portas por insolvência. Ou seja o negocio da banca de retalho seria inviável. A única maneira de comprar casa seria com dinheiro a pronto, o nível de exclusão social seria extremo e viveríamos em total feudalismo. Mas prontos a banca não presta um serviço á sociedade. Para além que seria bonito ter de guardar todos os pertences em casa por baixo do colchão, certamente que os criminosos agradeceriam.

Nunca pensei que fosses de tal maneira radical nestes assuntos. Mas enfim, em Portugal deve ser uma questão genética. Quem trabalha são lobos, os políticos e agentes do estado são cordeiros...

Crimes existem em todo o lado, o próprio sector publico esta completamente carregado de corrupção e micro corrupção.

mais_um Escreveu:Mas ainda estou para saber o que defendes que a sociedade deve fazer com os alunos que não tem boas notas e estragam as estatísticas do ensino publico e já agora não te esqueças dos alunos deficientes, algo que as escolas publicas também têm que gerir e as privadas não, vai ver quantos alunos deficientes frequentam as escolas privadas que aparecem no top 10, mais uma vez porque o ensino publico cumpre uma função social e o privado não.


Os miúdos de 17-18 anos que andam nas escolas nas turmas dos de13-14 a vender drogas e fazer bullying. Nada simplesmente iam fazer o mesmo mas fora da escola. Aliás existem escolas profissionais que podem acudir esse tipo de alunos se realmente tiverem vontade de se integrar.

Miúdos com algum tipo invalidez, depende se têm ou não as capacidades intelectuais intactas dentro daquilo que se considera normal. Se estão fora desse espectro não me parece que possam acudir a uma escola regular (das que estão nos rankings). Não seria correcto nem para a escola nem para o aluno.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8603
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Políticas para Portugal

por mais_um » 13/7/2022 8:49

BearManBull Escreveu:Uma coisa são investidores outra coisa são os clientes.

A menos que vivas de subsidiados ou estejas ilegal a entidade colectiva (a empresa) tem primeiro de satisfazer as necessidades dos clientes. Mas não sei como funciona o teu banco deve ser tipo BPN que era indissociável do estado. Outros bancos se não cumprem com os deveres sociais capitulam.

Se vais por aí na actualidade os próprios estados também se regem pelo lucro. Tal como nas empresas, o défice tem de ser mantido num nível sustentável ou estado capitula com as devidas consequências.

Nem 8 nem 80, nem as empresas se regem só pelo lucro nem o estado é opaco ao lucro.


Banca com deveres sociais? :lol: :lol: :lol:
Vai dizer isso à malta que ficou sem casa por o banco executar a hipoteca por esse mundo fora.
Em Portugal, a AR fez uma lei para proibir os bancos de despejar pessoas mas foi por causa da situação do COVID e é temporária. E foi feita exatamente porque a banca não tem deveres sociais, tem obrigações legais. Ou pensas que a Banca é a Santa casa?
E o comunista sou eu? :lol: :lol:


Mas ainda estou para saber o que defendes que a sociedade deve fazer com os alunos que não tem boas notas e estragam as estatísticas do ensino publico e já agora não te esqueças dos alunos deficientes, algo que as escolas publicas também têm que gerir e as privadas não, vai ver quantos alunos deficientes frequentam as escolas privadas que aparecem no top 10, mais uma vez porque o ensino publico cumpre uma função social e o privado não.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 12/7/2022 23:43

Uma coisa são investidores outra coisa são os clientes.

A menos que vivas de subsidiados ou estejas ilegal a entidade colectiva (a empresa) tem primeiro de satisfazer as necessidades dos clientes. Mas não sei como funciona o teu banco deve ser tipo BPN que era indissociável do estado. Outros bancos se não cumprem com os deveres sociais capitulam.

Se vais por aí na actualidade os próprios estados também se regem pelo lucro. Tal como nas empresas, o défice tem de ser mantido num nível sustentável ou estado capitula com as devidas consequências.

Nem 8 nem 80, nem as empresas se regem só pelo lucro nem o estado é opaco ao lucro.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8603
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Políticas para Portugal

por mais_um » 12/7/2022 23:21

BearManBull Escreveu:Pior, empresa sem lucro é empresa fechada.

Mas daí a estabelecer que as empresas se guiam pelo lucro é absurdamente limitador.

As empresas nascem de uma necessidade. Existem para colmatar uma necessidade da sociedade e esse é o real objectivo de uma associação colectiva que presta um serviço ou que produz um produto. O lucro é necessário para manter portas abertas de outra forma significa que a necessidade já não existe ou existe outro provedor.


O lucro é o que sobrou depois de fazer o necessário para manter as portas abertas.
Sim guiam-se pelo lucro, é isso que os investidores procuram, quem disser o contrario está a mentir... :lol: :lol:
Numa qualquer empresa o CA propõe dar os lucros a instituições de caridade ou solidariedade social em vez de ficar na empresa ou distribuir os lucros pelos acionistas e vais ver o que acontece à cotação dessa empresa..... :lol: :lol:

A sério? e andas tu a chamar comunista aos outros, quando tens um comunista dentro de ti.... :mrgreen:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 12/7/2022 22:35

Pior, empresa sem lucro é empresa fechada.

Mas daí a estabelecer que as empresas se guiam pelo lucro é absurdamente limitador.

As empresas nascem de uma necessidade. Existem para colmatar uma necessidade da sociedade e esse é o real objectivo de uma associação colectiva que presta um serviço ou que produz um produto. O lucro é necessário para manter portas abertas de outra forma significa que a necessidade já não existe ou existe outro provedor.

Agora existem empresas que são subsidiadas, essas são um caso á parte. Quanto maior o nível de socialismo maior o numero das empresas parasitas.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8603
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Políticas para Portugal

por mais_um » 12/7/2022 22:26

BearManBull Escreveu:As empresas que produzem camiões do lixo, só pensam no lucro não prestam serviço á sociedade.

As empresas que produzem vacinas, obviamente que só pensam no lucro e não prestam serviço publico.

As empresas que gerem os imoveis do PCP...oppps.....



Não conheço ninguém que invista numa empresa que não seja para ganhar dinheiro....aliás é essa a génese do capitalismo.
Para fins sociais há associações, fundações, cooperativas, IPSS, etc... e mesmo essas por vezes são de fachada.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 12/7/2022 22:17

mais_um Escreveu:Já estava esquecido de como és, quem não concorda contigo é comunista.... :mrgreen: :mrgreen:

Vais me dizer que quando compras ações de uma empresa é pela avaliação das políticas sociais desta... e olha quem, pelos teus comentários no CdB quando se fala nas preocupações sociais metes o rotulo de comunista para cima.... és hilariante :lol: :lol: :lol:


No trading não vou por conduta ética, a minha participação no mercado é irrelevante no grande esquema. Se falares de um Buffet é outra historia, mas eu não influencio ninguém. Além disso muitas vezes digo que é investir em lixo e deixo a minha posição clara do que penso de alguns títulos.

O rotulo comunista, nesse tipo de comentários que se movem pelo lucro, é impossível catalogar de outra forma.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8603
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 12/7/2022 22:11

As empresas que produzem camiões do lixo, só pensam no lucro não prestam serviço á sociedade.

As empresas que produzem vacinas, obviamente que só pensam no lucro e não prestam serviço publico.

As empresas que gerem os imoveis do PCP...oppps.....
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8603
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Políticas para Portugal

por mais_um » 12/7/2022 22:07

BearManBull Escreveu:
Muitos professores faram mesmo a opção de escolher uma escola privada porque podem contribuir mais para a sociedade do que estar no estado com falta de recursos, a lecionar catequese socialista e a pensar na próxima greve.



Mais uma anedota.... :lol: :lol: :lol:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Políticas para Portugal

por mais_um » 12/7/2022 22:05

BearManBull Escreveu:
mais_um Escreveu:É importante recordar que a escola privada tem objectivos diferentes da escola publica, a primeira tem como objectivo dar lucro aos seus proprietários como legitimamente qualquer empresa privada têm, a publica tem como objectivo prestar um serviço à sociedade, comunidade, etc....


Jeronimo, és tu?

Eu sempre trabalhei empresas privadas e o meu objectivo principal sempre foi contribuir para um mundo melhor e com conduta de ética exemplar acima de tudo. E felizmente que tenho tido a felicidade de trabalhar sempre com pessoas excepcionais e com lideres de calibre, educação, saber e conduta como nunca vi em nenhuma instituição publica.

Conversa de PCP que acha que toda a gente que trabalha no privado anda aqui só para extorquir dinheiro. O agente que rouba dinheiro na sociedade está bem identificado e chama-se estado.

Nem sei em que porcaria de banco trabalhas mas realmente quase tudo que é empresa no mundo actual é customer centric e tenta prover o melhor para o cliente e para a sociedade. Se calhar a tua instituição deve estar interessada em enganar os clientes, e vale tudo para maximizar o lucro, eu pelo menos não trabalharia num ambiente desse tipo, mas são opções.

Agora não fales das empresas como se fossem agentes de interesse meramente focadas em captar lucro, as empresas são feitas de pessoas e muitas tem valores e conduta ética que nenhum estado no mundo pode sequer sonhar em poder vislumbrar. Discurso de BE/PCP/PS frustrado e infeliz para não assumir erros de governação.


:lol: :lol: :lol:

Já estava esquecido de como és, quem não concorda contigo é comunista.... :mrgreen: :mrgreen:

Vais me dizer que quando compras ações de uma empresa é pela avaliação das políticas sociais desta... e olha quem, pelos teus comentários no CdB quando se fala nas preocupações sociais metes o rotulo de comunista para cima.... és hilariante :lol: :lol: :lol:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 12/7/2022 21:54

mais_um Escreveu:É importante recordar que a escola privada tem objectivos diferentes da escola publica, a primeira tem como objectivo dar lucro aos seus proprietários como legitimamente qualquer empresa privada têm, a publica tem como objectivo prestar um serviço à sociedade, comunidade, etc....


Jeronimo, és tu?

Eu sempre trabalhei empresas privadas e o meu objectivo principal sempre foi contribuir para um mundo melhor e com conduta de ética exemplar acima de tudo. E felizmente que tenho tido a felicidade de trabalhar sempre com pessoas excepcionais e com lideres de calibre, educação, saber e conduta como nunca vi em nenhuma instituição publica.

Conversa de PCP que acha que toda a gente que trabalha no privado anda aqui só para extorquir dinheiro. O agente que rouba dinheiro na sociedade está bem identificado e chama-se estado.

Nem sei em que porcaria de banco trabalhas mas realmente quase tudo que é empresa no mundo actual é customer centric e tenta prover o melhor para o cliente e para a sociedade. Se calhar a tua instituição deve estar interessada em enganar os clientes, e vale tudo para maximizar o lucro, eu pelo menos não trabalharia num ambiente desse tipo, mas são opções.

Agora não fales das empresas como se fossem agentes de interesse meramente focadas em captar lucro, as empresas são feitas de pessoas e muitas tem valores e conduta ética que nenhum estado no mundo pode sequer sonhar em poder vislumbrar. Discurso de BE/PCP/PS frustrado e infeliz para não assumir erros de governação.


Muitos professores faram mesmo a opção de escolher uma escola privada porque podem contribuir mais para a sociedade do que estar no estado com falta de recursos, a lecionar catequese socialista e a pensar na próxima greve.


E finalmente pela ultima vez vou repetir o mesmo pela 4 vez: o ranking não é o per si o que está em discussão mas sim a evolução das escolas publicas no ranking ao longo dos anos. Isso sim demonstra efetivamente uma degradação real do sistema educacional publico português e pior vai ficar quando se reformar esta geração dos 50'-60'.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8603
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Políticas para Portugal

por mais_um » 12/7/2022 20:26

BearManBull Escreveu:
mais_um Escreveu:Eu ainda sou do tempo em que a escolaridade obrigatória era só até ao 6 ano e os alunos problemáticos deixavam de frequentar a escola no inicio do 2º período, isso agora não existe. Os maus alunos andam no sistema até serem adultos e "lixam" as estatísticas, os colégios privados agradecem.

Talvez a solução seja matá-los a todos, assim como aos pobres, depois as estatísticas já ficam "bonitas".... :twisted:



Tu mesmo acabas por identificar um problema que contribui para degradação do ensino publico (embora não o assumas). Curiosamente deixas a solução na mesma frase Depois recorres ao extremismo (sarcástico) na frase por baixo.


Marco Martins Escreveu:Concordo com tudo e concordo com aqueles que deveriam ser excluidos das escolas, simplesmente por estarem a ser obrigado a frequentar algo que penaliza os próprios alunos, os outros alunos, as turmas e os professores!!!!
Um aluno no privado, se levanta problemas, simplesmente é convidado a sair da escola ou os pais são chamados e têm mesmo de assumir responsabilidades.
Quanto aos professores e alunos, tanto existem bons nos privados como nos públicos... mas os métodos de trabalho e acesso a mais informação e conteúdos é diferente... e isso começa logo no infantário e na pré escola, com maior oferta de disciplinas integradas na escola, enquanto no público muitas disciplinas têm de ser procuradas em ATL ou outros locais....


Bear e Marco, peço desculpa por alguma falta de paciência mas discuto este tema há mais de 20 anos e estou saturado de explicar a mesma coisa n vezes. Compreendo que quem nunca esteve na gestão de uma escola publica faça algumas afirmações descontextualizadas com a realidade e nunca tenha pensado que a definição de políticas educativas tem um impacto enorme na sociedade que transcende o simplismo dos rankings.

É importante recordar que a escola privada tem objectivos diferentes da escola publica, a primeira tem como objectivo dar lucro aos seus proprietários como legitimamente qualquer empresa privada têm, a publica tem como objectivo prestar um serviço à sociedade, comunidade, etc....

Por isso as privadas podem recusar alunos, as publicas não. E a partir daqui os rankings pelo menos nas publicas não servem para nada.

A escolaridade obrigatória foi um avanço enorme, nenhum pais consegue aumentar a produtividade (aumentar a produtividade não é trabalhar mais horas, é com as mesmas horas produzir mais riqueza) com população sem qualificações, aliás uma das grandes vantagens dos países da europa de leste foi terem uma população bastante qualificada mas vou dar de barato que para vocês é irrelevante se Portugal tem muitos ou poucos qualificados e o impacto que isso tem na economia e na sociedade em geral, o que interessa são os rankings.

A sociedade tem que decidir o que faz com os miúdos que são problemáticos ou não tem condições sócio económicas para tirarem boas notas, isto sim é uma decisão política, aqui não há certo ou errado, há consequências, tivemos muitos anos em que estes eram expulsos do sistema, sim isso melhora os rankings das escolas publicas mas melhorou o país? Querem formar empregados de mesa ou querem técnicos especializados? Quais são os que mais produtivos, os que acrescentam valor? É isto que deve ser discutido e não se as escolas publicas aparecem nos 10 primeiros do ranking ou não, não é esse o objectivo da escola publica, pelo menos no meu entendimento.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 12/7/2022 19:34

mais_um Escreveu:Eu ainda sou do tempo em que a escolaridade obrigatória era só até ao 6 ano e os alunos problemáticos deixavam de frequentar a escola no inicio do 2º período, isso agora não existe. Os maus alunos andam no sistema até serem adultos e "lixam" as estatísticas, os colégios privados agradecem.

Talvez a solução seja matá-los a todos, assim como aos pobres, depois as estatísticas já ficam "bonitas".... :twisted:



Tu mesmo acabas por identificar um problema que contribui para degradação do ensino publico (embora não o assumas). Curiosamente deixas a solução na mesma frase Depois recorres ao extremismo (sarcástico) na frase por baixo.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8603
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Políticas para Portugal

por Marco Martins » 12/7/2022 19:28

https://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/detalhe/medina-admite-analisar-iniciativa-espanhola-para-tributar-lucros-extraordinarios

Mais uma "boa" notícia para os que investem em Portugal :) vão pagar mais!!!!
Será que vão começar também a tributar os combustíveis como em Espanha?!?!!

:wall: :wall:
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Políticas para Portugal

por Marco Martins » 12/7/2022 19:25

mais_um Escreveu:Todos os anos após a publicação dos rankings esta discussão é recorrente e não leva a lado nenhum, nisso concordo em absoluto com o Masterchief e com o LoneWolf.

Da minha experiência, quer como aluno da escola publica, quer como pai de 2 filhos que fiz questão que frequentassem a escola publica, daquelas da aldeia em que tinham aulas em simultâneo 2 anos, quer como presidente da associação de pais de um agrupamento com +/- 2000 alunos durante 3 anos, membro durante 3 anos do conselho geral do agrupamento (para quem não sabe é o equivalente à AR mas para a gestão do agrupamento), ter sido professor durante um ano e ainda ter familiares e amigos que são professores há mais de 30 anos, considero que quem acredita que os resultados dos alunos das escolas privadas são fruto da melhor qualidade destas não muda de opinião, apesar de todas as evidências que demonstram que são as condições sócio-económicas dos alunos o principal fator a influenciar o seu desempenho, além das suas próprias capacidades, claro.

Mesmo dentro das escolas publicas existe essa diferenciação, principalmente nos grandes centros urbanos, alunos das escolas publicas em zonas com rendimento mais elevado tem melhores resultados do que alunos de escolas publicas em zonas problemáticas e/ou com menos rendimentos.

Existem vários estudos sobre o tema em outros países e as conclusões são as mesmas, as escolas privadas, nos sistemas onde fazem selecção dos alunos têm melhores resultados, não porque tenham um ensino de qualidade (seja lá o que isto for) mas porque ao escolherem apenas alunos com capacidade financeira faz com que as suas lacunas possam ser colmatadas com explicações.

Tirando a possibilidade de escolher os professores e os alunos, hoje em dias as escolas publicas já têm grande autonomia.

Eu ainda sou do tempo em que a escolaridade obrigatória era só até ao 6 ano e os alunos problemáticos deixavam de frequentar a escola no inicio do 2º período, isso agora não existe. Os maus alunos andam no sistema até serem adultos e "lixam" as estatísticas, os colégios privados agradecem.

Talvez a solução seja matá-los a todos, assim como aos pobres, depois as estatísticas já ficam "bonitas".... :twisted:

Nota: os meus filhos tiveram 18 e 18,2 no exame nacional de matemática, andaram sempre na escola publica, mas no 12º tiveram explicações de matemática, como outros que conheço que andaram em escolas privadas.


Concordo com tudo e concordo com aqueles que deveriam ser excluidos das escolas, simplesmente por estarem a ser obrigado a frequentar algo que penaliza os próprios alunos, os outros alunos, as turmas e os professores!!!!
Um aluno no privado, se levanta problemas, simplesmente é convidado a sair da escola ou os pais são chamados e têm mesmo de assumir responsabilidades.
Quanto aos professores e alunos, tanto existem bons nos privados como nos públicos... mas os métodos de trabalho e acesso a mais informação e conteúdos é diferente... e isso começa logo no infantário e na pré escola, com maior oferta de disciplinas integradas na escola, enquanto no público muitas disciplinas têm de ser procuradas em ATL ou outros locais....
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: BullDuck, Google [Bot], PAULOJOAO e 140 visitantes