Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Políticas para Portugal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Políticas para Portugal

por previsor » 8/11/2023 20:26

O Cavaco deve ser um dos que está mais contente com a demissão do Costa.

Vai continuar a ser o primeiro ministro que mais tempo esteve no cargo. Esteve 9 anos e 356 dias e o António Costa faria 9 anos no dia 14 de novembro.

Tem outros recordes como o que teve mais crescimento e o único que ganhou duas maiorias absolutas de 50%.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 986
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Políticas para Portugal

por previsor » 8/11/2023 18:44

p3droPT Escreveu:A minha questão é quem será o próximo lider do PS, porque o Marques Mendes insiste no Pedro Nuno Santos mas a mim parece-me que um comunista assim deverá ter pelo menos alguma oposição da ala moderada.


Se o Marcelo quiser que haja eleições vai haver eleições no PS primeiro e vai haver mais que um candidato. Pode ser o Pedro, Medina etc, mas depois o partido une-se. Na última vez q houve eleições internas entre Costa e Seguro também se uniu depois. O Pedro parece ser o mais forte candidato. O Medina também tem vários casos na justiça em que pode sair uma acusação.

Se houver eleições e o PS ganhar depois de tantas pessoas envolvidas em casos de corrupção e do primeiro ministro se demitir será um feito extraordinário.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 986
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Políticas para Portugal

por MVP » 8/11/2023 16:48

A minha questão é quem será o próximo lider do PS, porque o Marques Mendes insiste no Pedro Nuno Santos mas a mim parece-me que um comunista assim deverá ter pelo menos alguma oposição da ala moderada.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1115
Registado: 27/6/2010 23:26

Re: Políticas para Portugal

por previsor » 8/11/2023 15:49

p3droPT Escreveu:
previsor Escreveu:Muito provavelmente basta o psd ganhar as eleições para governar e pelas sondagens tanto psd como ps podem ganhar. Já existe democracia em Portugal há vários anos, já houve várias eleições, e só uma única vez não governou o partido mais votado. O governo não precisa de ser maioritario para governar. Já houve governos minoritários.


Talvez. Mas ganha?

Eu tenho duvidas. É que são Portugueses a votar.


Também não sei. Mas não é muito improvável. Nas outras duas vezes que um primeiro ministro do PS demitiu-se o PSD ganhou e o PS perdeu.

A novidade é o chega e se houverem eleições ja aparecem numa altura em que o chega está a subir nas sondagens. E quanto mais votos o chega tiver mais difícil será para o psd ganhar eleições pq uma boa parte do eleitorado do chega é eleitorado que já votou psd. E nas eleições passadas aconteceu também a esquerda a unir-se em torno do PS com medo do Chega.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 986
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Políticas para Portugal

por MVP » 8/11/2023 15:37

previsor Escreveu:Muito provavelmente basta o psd ganhar as eleições para governar e pelas sondagens tanto psd como ps podem ganhar. Já existe democracia em Portugal há vários anos, já houve várias eleições, e só uma única vez não governou o partido mais votado. O governo não precisa de ser maioritario para governar. Já houve governos minoritários.


Talvez. Mas ganha?

Eu tenho duvidas. É que são Portugueses a votar.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1115
Registado: 27/6/2010 23:26

Re: Políticas para Portugal

por luislobs » 8/11/2023 15:33

Dado a subida do chega esperemos q haja uma pequena coligacao que vença, esse é oproblema do marcelo.
Ps, pc, pan, be, ou psd,cds, qq outra forma afasta os investidores.

Teriamos a cada orçamento uma dor de cabeça..
Marcelo sabe disso
.

É preciso viver..nao apenas existir.
 
Mensagens: 2180
Registado: 19/2/2007 10:01

Re: Políticas para Portugal

por previsor » 8/11/2023 15:30

Goya777 Escreveu:CDS? Isso ainda existe?


Sim e ainda tem mais câmeras municipais que o Chega. Tem 6 e o Chega ainda tem zero. Está também no governo da Madeira coligado com o PSD.
Nas eleições legislativas passadas o CDS ainda teve mais votos que o PAN e Livre. Só não elegeu deputados porque os votos ficaram dispersos pelo país enquanto que os votos do livre e pan estão mais concentrados.
Mas também não sei o que vai acontecer nas próximas eleições.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 986
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Políticas para Portugal

por Marco Martins » 8/11/2023 15:18

Ainda há-de vir o tempo, onde os candidatos sugerem a contratação de estrangeiros, tal como acontece no desporto com os jogadores.

Sinceramente até acho que seria benéfico para a nossa política.
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Políticas para Portugal

por Goya777 » 8/11/2023 15:04

CDS? Isso ainda existe?
 
Mensagens: 2744
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Políticas para Portugal

por previsor » 8/11/2023 14:11

Talvez fosse melhor o PSD fazer uma coligação pre eleitoral com o CDS e a IL, sem incluir o Chega, para resolver este assunto. Mas isso provavelmente não vai acontecer, então o tema do Chega será novamente um dos temas principais na campanha. O PS vai assustar as pessoas dizendo que o PSD quer levar o Chega para o governo, e o PSD vai negar. Nas últimas eleições, o medo venceu com maioria. Desta vez, não sei o que vai acontecer. E também não sei se vai haver eleições já.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 986
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Políticas para Portugal

por previsor » 8/11/2023 13:01

p3droPT Escreveu:
previsor Escreveu:
O psd não quer e provavelmente nunca vai querer o chega no governo.


Então nunca mais terá um primeiro ministro.


Muito provavelmente basta o psd ganhar as eleições para governar e pelas sondagens tanto psd como ps podem ganhar. Já existe democracia em Portugal há vários anos, já houve várias eleições, e só uma única vez não governou o partido mais votado. O governo não precisa de ser maioritario para governar. Já houve governos minoritários.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 986
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Políticas para Portugal

por MVP » 8/11/2023 11:31

previsor Escreveu:
O psd não quer e provavelmente nunca vai querer o chega no governo.


Então nunca mais terá um primeiro ministro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1115
Registado: 27/6/2010 23:26

Re: Políticas para Portugal

por Masterchief » 8/11/2023 10:28

BearManBull Escreveu:E quando nao os tem importa-os 8-)
...
Uma coisa é certa, dificilmente outro partido conseguiria ser tolerado com os níveis de corrupção como os actuais.

Isto diz muito da inteligência do povo português...
E não é só a corrupção. O PS é de uma incompetência atroz! Espertos como os cães, incompetentes sem limites. Não me admirava nada que o kosta se tivesse demitido, não pelo caso de corrupção mas sim pela crise que se avizinha.
Este PS já demonstrou que quando há dinheiro é sempre a distribuir mas quando a crise bate á porta... foge e deixa o "pepino" nas mãos do PSD para depois dizer que a culpa é deles. Classico.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 617
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: V.N.Gaia

Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 7/11/2023 23:29

E quando nao os tem importa-os 8-)



Para mim é indiferente, esteja quem esteja no poder a politica vai continuar a ser praticamente a mesma: estrangular os que mais produzem.

Uma coisa é certa, dificilmente outro partido conseguiria ser tolerado com os níveis de corrupção como os actuais.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8603
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Políticas para Portugal

por Opcard » 7/11/2023 21:29

O PS tem um mérito gosta tanto de pobres que os multiplica com isso consegue votos , porque um pobre tem sempre medo de ficar com menos .
 
Mensagens: 4357
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Políticas para Portugal

por previsor » 7/11/2023 20:37

Goya777 Escreveu:Mas se forem a eleições e o PS ganhar o Marcelo lava as mãos. Foi o povo que decidiu. E como há muita gente a viver da mama do PS às tantas até ganham.

E continuo a achar que o Montenegro não tem carisma para a coisa. Espero estar enganado


Também acho q o Montenegro não tem muito carisma, mas talvez seja ajudado por outros do psd com mais experiência se ganhar.
O Medina também não tem muito. O Pedro Nuno Santos talvez tenha um pouco mais.

Engraçado que os últimos 3 líderes do ps demitiram-se: Guterres, Sócrates e Costa.
O Soares era bem diferente deles. Não desistia nunca. Mesmo quando era muito complicado vencer.
Mas estas demissões têm sido boas para o PS. Nos últimos anos 29 anos o ps governou 22 anos. Parece até que usam as demissões como estratégia política.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 986
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Políticas para Portugal

por Goya777 » 7/11/2023 19:45

Mas se forem a eleições e o PS ganhar o Marcelo lava as mãos. Foi o povo que decidiu. E como há muita gente a viver da mama do PS às tantas até ganham.

E continuo a achar que o Montenegro não tem carisma para a coisa. Espero estar enganado
 
Mensagens: 2744
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Políticas para Portugal

por Marco Martins » 7/11/2023 19:35

previsor Escreveu:
Marco Martins Escreveu:A meu ver, depois de processos bem mais complexos, haver algumas pessoas próximas do Costa envolvidas num escandalo, não me parece o suficiente para o Costa se demitir!!!

Acho que se deve é pensar bem no estado em que Portugal está e o que se prevê para 2024!!


A demissão é certa.

Portugal não está numa crise financeira. Há dinheiro. Os problemas das greves dos médicos e professores estão também relacionadas com o conhecimento que têm que existe dinheiro para melhorarem os salários deles.

Sinceramente não sei se é melhor para a oposição haver eleições em breve ou ser nomeado o Medina ou o pedro Nuno Santos como primeiro ministro.
Nas últimas sondagens o ps continuava à frente do psd, e é difícil saber qual vai ser o resultado das eleições.
Acho que podia também ser interessante para a oposição o Marcelo nomear um novo primeiro ministro do ps e deixar o ps desgastar-se mais tempo no governo até descer nas sondagens, mais ou menos como o Sampaio fez quando saiu o Durão Barroso e entrou o Santana Lopes.



A meu ver também acho que seria preferivel o PS continuar e serem eles a levar com o embate de 2024 !!!

Quanto à existência de dinheiro, tenho muitas dúvidas!! O que o PS tem feito é uma mistura de dá e tira e continuamos com os impostos muito altos!!!
Quando os apoios são orientados para quem chegar primeiro (caso dos vouchers gasolina, apoios à mobilidade e melhoria ecológica) isso diz muito do funcionamento das coisas, onde existe um show off que depois não condiz com a realidade e igualdade nos acessos aos apoios.

O governo aparenta ter dinheiro, mas tal como o povo sofre com o aumento das taxas, o governo também sofre e as contas da nossa dívida terão de ser pagas (cada vez mais sem a mão do BCE para nos aguentar)... ou seja, a meu ver, a riqueza de um país só existe quando na realidade existe mais dinheiro a circular e as pessoas têm efectivamente mais dinheiro para gastar!!!
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Políticas para Portugal

por previsor » 7/11/2023 19:21

BearManBull Escreveu:
previsor Escreveu: e deixar o ps desgastar-se mais tempo no governo até descer nas sondagens


Mas a ti importa-te o estado do pais ou a porcaria dos jogos de caca de politicos nojentos.

Enfim...


Apenas estou a analisar. Do que me lembro, os presidentes da república só costumam derrubar o governo quando o partido do governo está atrás nas sondagens e acreditam que existe uma solução de governo alternativa. Neste momento, ainda tenho dúvidas de que exista. Acho que não é uma solução fácil para o Marcelo. Por exemplo, se ele derrubar o governo e o PS ganhar novamente, também não será bom para ele. Mas também não sei se o PS quer eleições ou se quer que seja nomeado outro primeiro ministro do ps.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 986
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Políticas para Portugal

por Goya777 » 7/11/2023 19:09

BearManBull Escreveu:
previsor Escreveu: e deixar o ps desgastar-se mais tempo no governo até descer nas sondagens


Mas a ti importa-te o estado do pais ou a porcaria dos jogos de caca de politicos nojentos.

Enfim...


Realmente...
 
Mensagens: 2744
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 7/11/2023 18:49

previsor Escreveu: e deixar o ps desgastar-se mais tempo no governo até descer nas sondagens


Mas a ti importa-te o estado do pais ou a porcaria dos jogos de caca de politicos nojentos.

Enfim...
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8603
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Políticas para Portugal

por previsor » 7/11/2023 18:43

Marco Martins Escreveu:A meu ver, depois de processos bem mais complexos, haver algumas pessoas próximas do Costa envolvidas num escandalo, não me parece o suficiente para o Costa se demitir!!!

Acho que se deve é pensar bem no estado em que Portugal está e o que se prevê para 2024!!


A demissão é certa.

Portugal não está numa crise financeira. Há dinheiro. Os problemas das greves dos médicos e professores estão também relacionadas com o conhecimento que têm que existe dinheiro para melhorarem os salários deles.

Sinceramente não sei se é melhor para a oposição haver eleições em breve ou ser nomeado o Medina ou o pedro Nuno Santos como primeiro ministro.
Nas últimas sondagens o ps continuava à frente do psd, e é difícil saber qual vai ser o resultado das eleições.
Acho que podia também ser interessante para a oposição o Marcelo nomear um novo primeiro ministro do ps e deixar o ps desgastar-se mais tempo no governo até descer nas sondagens, mais ou menos como o Sampaio fez quando saiu o Durão Barroso e entrou o Santana Lopes.
Editado pela última vez por previsor em 7/11/2023 18:52, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 986
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 7/11/2023 18:01

Alguèm deve ter um tacho prometido na UE 8-)
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8603
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Políticas para Portugal

por Marco Martins » 7/11/2023 17:57

A meu ver, depois de processos bem mais complexos, haver algumas pessoas próximas do Costa envolvidas num escandalo, não me parece o suficiente para o Costa se demitir!!!

Acho que se deve é pensar bem no estado em que Portugal está e o que se prevê para 2024!!
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Políticas para Portugal

por PMP69 » 7/11/2023 17:23

Goya777 Escreveu:Pedro Nuno Santos PM?????? Fonixxxxxxxx



Um dia será, e vamos todos perceber como se vive na Venezuela.


Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2053
Registado: 11/2/2021 17:05

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, Aqui_Vale, Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], Goya777, IGFSSDQC, karaya75, lfa, m-m, morinni, MR32, Musus, nunorpsilva, OCTAMA, pattern, PAULOJOAO, smog63, Top5555 e 179 visitantes