Políticas para Portugal
Re: Políticas para Portugal
INEM: Airbus H145, 4 ton., diâmetro do rotor 10,80 m.
FAP: AW119 Koala, 3 ton., diâmetro do rotor 10,83 m.
Pedro
FAP: AW119 Koala, 3 ton., diâmetro do rotor 10,83 m.
Pedro
Re: Políticas para Portugal
O AW119 não é, penso que tem dimensões semelhantes aos do INEM.
Pedro
Pedro
Re: Políticas para Portugal
PMP69 Escreveu:A FAP não têm Helicóptero AW119 (Esquadra 552) nas Bases Aéreas de Beja e Ovar?
Já fazem o transporte de doentes nos Açores (Esquadra 752), porque não fazê-lo no continente? Ainda contribuiam para o aumento da percentagem do PIB em Defesa.
Pedro
São grandes demais para aterrar em alguns locais. Hoje aconteceu uma situação dessas. Era para ir buscar um ferido grave a um local e não conseguiu aterrar e tiveram que levar o ferido para outro local e depois também não conseguia aterrar no destino e teve que ir uma ambulância busca-lo a outro local. Foi uma grande confusão. Demorou mais tempo do que se tivesse ido só de ambulância
Re: Políticas para Portugal
Neftis Escreveu:Como é que uma empresa estrangeira sem helicópteros e sem pilotos ganhou o concurso para o helitransporte de emergência médica??
No fim de maio 5 empresas de helicópteros que apagam fogos e também fazem este servico foram constituídas arguidas por operar em cartel. Uma delas é do principal financiador do chega e outra tem ligações familiares a um ministro.
Dai a dificuldade em encontrar empresas para fazer o serviço. Mas o motivo porque a empresa ainda não está a operar se calhar é mais burocrático. Só recebeu o visto do tribunal de contas há poucos dias.
A Gulf Med ainda não entregou os helicópteros nem colocou pilotos certificados ao serviço em Portugal por várias razões combinadas — algumas burocráticas, outras operacionais. Eis o que sabemos com base nas fontes oficiais e sindicais:
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Razões principais para o atraso na entrega
1. Atrasos no visto do Tribunal de Contas
• O contrato de 77,4 milhões de euros só recebeu o visto do Tribunal de Contas a 28 de junho de 2025 (Expresso).
• Sem esse visto, a Gulf Med não podia legalmente iniciar operações, nem avançar com a colocação oficial dos helicópteros ao serviço em Portugal.
Resumo: Mesmo que tivesse helicópteros prontos, não podia formalmente entregá-los nem operar até ter o visto.
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2. Problemas com certificações em Portugal
• A certificação de pilotos e helicópteros para operar em Portugal exige:
• Licenças válidas segundo as normas europeias (EASA).
• Proficiência linguística (compreensão do português).
• Avaliação técnica pelo regulador nacional (ANAC).
• O Sindicato dos Pilotos (SPAC) alertou que a Gulf Med não tinha pilotos com estas certificações prontas a tempo (DN).
Resumo: O processo de certificação dos pilotos (e até dos helicópteros) não foi concluído a tempo, por questões técnicas e administrativas.
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3. Aquisição e adaptação dos helicópteros
• A Gulf Med comprometeu-se a usar Airbus H145 D3, helicópteros avançados para uso médico.
• Estes helicópteros precisam de:
• Configuração específica para emergência médica (instalações internas, incubadoras, etc.).
• Autorização de operação médica em Portugal.
• Fontes indicam que os helicópteros foram adquiridos, mas ainda estão a ser preparados ou transportados para Portugal.
Resumo: Os helicópteros existem, mas ainda não foram configurados, entregues e autorizados para uso real em Portugal.
Re: Políticas para Portugal
A FAP não têm Helicóptero AW119 (Esquadra 552) nas Bases Aéreas de Beja e Ovar?
Já fazem o transporte de doentes nos Açores (Esquadra 752), porque não fazê-lo no continente? Ainda contribuiam para o aumento da percentagem do PIB em Defesa.
Pedro
Já fazem o transporte de doentes nos Açores (Esquadra 752), porque não fazê-lo no continente? Ainda contribuiam para o aumento da percentagem do PIB em Defesa.
Pedro
Re: Políticas para Portugal
Neftis Escreveu:Como é que uma empresa estrangeira sem helicópteros e sem pilotos ganhou o concurso para o helitransporte de emergência médica?? Como se não bastasse, a despesa com o SNS disparou com o recurso cada vez maior a privados. Tudo escolhas deste Governo, que em matéria de saúde é um desastre! Se não começarem a mostrar resultados na Saúde, este Governo não dura um ano...
.
Completamente de acordo.
E mais: dizem que arranjaram uma solução para o desastre que fizeram na contratação dos helicópteros e essa solução passa pela Força Aérea.
É treta, estão ( uma vez mais ) a enganar a populaça.
A FA dispõe no continente, no Montijo, de um EH101 merlin em prontidão 24 horas para o serviço SAR e é este helicóptero pesado que foi também alocado à missão de emergência médica. Não são 4 helis, é um e é pesado. Se esse meio aéreo for para o atlântico poderá estar quatro, cinco ou mais horas adstrito a essa missão SAR e não há mais nada, não há mais helicópteros.
E caso faça alguma emergência médica os heliportos dos hospitais não podem receber as mais de 10 toneladas do EH101. Terá que aterrar num aeródromo ou, quanto muito, num campo de futebol. E é-lhe dificil, senão impossível, recolher qualquer doente ou sinistrado num povoado ou numa estrada como se faz por esse mundo fora em qualquer país digno desse nome.
Andam mesmo a brincar com isto e a deixar a saúde dos portugueses à sorte.
Cumprimentos,
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Re: Políticas para Portugal
Vejo escolas e postos médicos sem condições , e depois vemos .
« Autarquias gastaram 18 milhões em concertos nos últimos três meses
Câmaras chegam a gastar 60 mil euros por concerto. Oeiras, Lisboa e Loures lideraram despesa. Autarquias justificam aumento com inflação e rejeitam concertos como campanha para as autárquicas.
Nininho Vaz Maia é um dos músicos com maior cachet em Portugal. Para garantir um espetáculo do cantor português, os promotores culturais chegam muitas vezes a desembolsar mais de 60 mil euros. Contudo, o preço elevado não deixa de fora da corrida para a sua contratação as câmaras municipais. Nem mesmo as mais pequenas. Só nos últimos três meses, as performances de Nininho custaram um total de 351.450 euros aos cofres públicos… »
« Autarquias gastaram 18 milhões em concertos nos últimos três meses
Câmaras chegam a gastar 60 mil euros por concerto. Oeiras, Lisboa e Loures lideraram despesa. Autarquias justificam aumento com inflação e rejeitam concertos como campanha para as autárquicas.
Nininho Vaz Maia é um dos músicos com maior cachet em Portugal. Para garantir um espetáculo do cantor português, os promotores culturais chegam muitas vezes a desembolsar mais de 60 mil euros. Contudo, o preço elevado não deixa de fora da corrida para a sua contratação as câmaras municipais. Nem mesmo as mais pequenas. Só nos últimos três meses, as performances de Nininho custaram um total de 351.450 euros aos cofres públicos… »
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Re: Políticas para Portugal
Como é que uma empresa estrangeira sem helicópteros e sem pilotos ganhou o concurso para o helitransporte de emergência médica?? Como se não bastasse, a despesa com o SNS disparou com o recurso cada vez maior a privados. Tudo escolhas deste Governo, que em matéria de saúde é um desastre! Se não começarem a mostrar resultados na Saúde, este Governo não dura um ano. Não interessa o PRR, o PS, o Chega, etc. O que se passa é demasiado grave, mais cedo ou mais tarde a população revolta-se e vai tudo à frente.
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Re: Políticas para Portugal
Liverpool will continue to pay Diogo Jota’s salary to his family for the next two years. The club has also pledged to look after his children for the rest of their lives, and a special fund will be created for them.
Re: Políticas para Portugal
E acho que há leis que o governo quer que se apliquem também aos que já cá estão e dizem que isso também viola o princípio da não retroatividade.
Re: Políticas para Portugal
Quando digo que as leis podem ser inconstitucionais não é por causa do que o PS diz.
Por exemplo a ordem dos advogados disse que os 2 exames exigidos para obter a nacionalidade podem ser insconstitucionais por causa da dificuldade, a perda automática de nacionalidade também (esta proposta até não é nova. No tempo do passos Coelho foi aprovada uma lei igual ou semelhante , mas mais tarde quando o Costa já era primeiro ministro a lei foi considerada inconstitucional pelo tribunal constitucional e se foi na altura agora também deverá ser), e algumas regras para impedir o reagrupamento familiar a ordem também considera que podem ser insconstitucionais. Acho que há uma lei que é só poderem vir os filhos e não o marido/esposa. Isso pode violar o direito à família
Por exemplo a ordem dos advogados disse que os 2 exames exigidos para obter a nacionalidade podem ser insconstitucionais por causa da dificuldade, a perda automática de nacionalidade também (esta proposta até não é nova. No tempo do passos Coelho foi aprovada uma lei igual ou semelhante , mas mais tarde quando o Costa já era primeiro ministro a lei foi considerada inconstitucional pelo tribunal constitucional e se foi na altura agora também deverá ser), e algumas regras para impedir o reagrupamento familiar a ordem também considera que podem ser insconstitucionais. Acho que há uma lei que é só poderem vir os filhos e não o marido/esposa. Isso pode violar o direito à família
Re: Políticas para Portugal
Entre os jovens entre 16 e 26 anos, o custo de vida e as ameaças externas aos países europeus são os fatores que inclinam a balança para a menor aprovação da democracia: 57% dos inquiridos preferem incondicionalmente a democracia a outras formas de Governo, sendo que a Alemanha é o país europeu onde a taxa de aprovação é mais elevada, com 71%. De acordo com o estudo “Jovem Europa”, apenas 6% dos jovens acredita que o sistema político do seu país funciona bem e não tem de ser alterado.
No entanto, há uma parcela considerável de pessoas neste grupo etário que não valoriza os sistemas democráticos: na Polónia, menos jovens admitiram preferir incondicionalmente a democracia – apenas 48%. E de acordo com o inquérito, cerca de 21% são a favor de uma forma de Governo autoritária.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Re: Políticas para Portugal
previsor Escreveu:O que acho é que algumas propostas do governo (psd+cds) são inconstitucionais e vão ser aprovadas por toda a direita desde o PSD ao chega. Não são todas, algumas até o PS pode aprovar, mas existem algumas que parem ser inconstitucionais e que o PS não vai aprovar.
Não dou relevância às propostas do chega. O objetivo do chega é mais para propaganda e quando as propostas do psd e cds forem aprovadas vão dizer que as propostas são deles ou que foi por causa deles.
A votação final ainda não é hoje.
Foi aprovado na generalidade, hoje (4 de julho de 2025), o seguinte pacote legislativo:
⸻
Aprovado na generalidade
• Criação da UNEF – Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras, integrada na PSP.
• Princípios das alterações ao regime de imigração e nacionalidade, tais como:
• Aumento do prazo de residência exigido para obter nacionalidade (7 anos para CPLP; 10 anos para outros nacionais).
• Fim do regime de nacionalidade por ascendência sefardita.
• Perda de nacionalidade em caso de condenações graves (pena ≥ 5 anos) para naturalizados com menos de 10 anos.  
Esses elementos básicos passam agora para a próxima fase — a especialidade, onde o texto será analisado e debatido em detalhe.
Calendário das próximas votações
• Fase da especialidade: será conduzida por uma comissão parlamentar (normalmente de Assuntos Constitucionais) onde o texto será discutido artigo a artigo. Ainda não há uma data pública definida, mas:
• O PS propôs que essa fase ocorra sem nova votação em plenário para avançar mais rapidamente ao texto final .
• Prevê-se que, dependendo do calendário parlamentar, essa fase ocorra nas próximas semanas, após o regresso das comissões da pausa de verão.
• Votação final (global): após o término da especialidade — tipicamente entre meados e final de julho — o texto, já com eventuais alterações, será novamente votado em plenário. Será a votação decisiva para a sua aprovação definitiva.
Para a esquerda tudo o que não lhe interessa é inconstitucional. A esquerda defende os interesses de quem? Vão falar com os pais que vêm os seus filhos ficarem prejudicados nas aprendizagens, porque calharam em turmas onde a maioria dos alunos não fala português. Falem com os professores que não conseguem ensinar porque os alunos não falam português. Falem com os professores de inglês, que passaram a ter o dobro do trabalho por terem de servir de interpretes também. E é quando conseguem, porque muitos alunos nem inglês falam. Isto é um desastre para a escola pública. Ninguém quer falar nisto porque as pessoas não querem ser acusadas de racismo, mas as pessoas falam umas com as outras. Não se pense que lá porque o Chega faz o número com os nomes das crianças e a esquerda faz o número da escandalizada, que o eleitorado não formula o seu próprio juízo.
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Re: Políticas para Portugal
O que acho é que algumas propostas do governo (psd+cds) são inconstitucionais e vão ser aprovadas por toda a direita desde o PSD ao chega. Não são todas, algumas até o PS pode aprovar, mas existem algumas que parem ser inconstitucionais e que o PS não vai aprovar.
Não dou relevância às propostas do chega. O objetivo do chega é mais para propaganda e quando as propostas do psd e cds forem aprovadas vão dizer que as propostas são deles ou que foi por causa deles.
A votação final ainda não é hoje.
Não dou relevância às propostas do chega. O objetivo do chega é mais para propaganda e quando as propostas do psd e cds forem aprovadas vão dizer que as propostas são deles ou que foi por causa deles.
A votação final ainda não é hoje.
Foi aprovado na generalidade, hoje (4 de julho de 2025), o seguinte pacote legislativo:
⸻
Aprovado na generalidade
• Criação da UNEF – Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras, integrada na PSP.
• Princípios das alterações ao regime de imigração e nacionalidade, tais como:
• Aumento do prazo de residência exigido para obter nacionalidade (7 anos para CPLP; 10 anos para outros nacionais).
• Fim do regime de nacionalidade por ascendência sefardita.
• Perda de nacionalidade em caso de condenações graves (pena ≥ 5 anos) para naturalizados com menos de 10 anos.  
Esses elementos básicos passam agora para a próxima fase — a especialidade, onde o texto será analisado e debatido em detalhe.
Calendário das próximas votações
• Fase da especialidade: será conduzida por uma comissão parlamentar (normalmente de Assuntos Constitucionais) onde o texto será discutido artigo a artigo. Ainda não há uma data pública definida, mas:
• O PS propôs que essa fase ocorra sem nova votação em plenário para avançar mais rapidamente ao texto final .
• Prevê-se que, dependendo do calendário parlamentar, essa fase ocorra nas próximas semanas, após o regresso das comissões da pausa de verão.
• Votação final (global): após o término da especialidade — tipicamente entre meados e final de julho — o texto, já com eventuais alterações, será novamente votado em plenário. Será a votação decisiva para a sua aprovação definitiva.
Re: Políticas para Portugal
Neftis Escreveu:previsor Escreveu:previsor Escreveu:Vão provavelmente haver propostas de leis do governo que deverão ser provavelmente aprovadas no parlamento contra a vinda de imigrantes e contra a atribuição de nacionalidade que o presidente da república ou o tribunal constitucional vao dizer que são inconstitucionais.
Vao ser votadas hoje as propostas às leis da imigração e nacionalidade e continuo a achar que vai acontecer o q tinha escrito. E acredito que o governo também sabe que algumas propostas são inconstitucionais e só continuam com elas para tentar agradar aos mais radicais
Portugal está sob forte pressão política e diplomática de Estados europeus e dos EUA para fazer alterações às leis da imigração e da nacionalidade, porque Portugal tornou-se um país de traficância da nacionalidade. As propostas vão descer à especialidade sem votação, para permitir salvar a face do PS pois, como era previsível, o Chega não serve para nada. O Chega quer alterações que são inconstitucionais, logo, não viabiliza nada. É só conversa da treta.
Mas o PS vai ter de viabilizar, tal como teve de meter a defesa da manifestação de interesses na gaveta. Vai porque não há respaldo externo para o que o PS defende, assim como iria levar um arraso nas eleições autárquicas, nomeadamente na área metropolitana de Lisboa e no Distrito de Setúbal, se continuasse a defender os interesses dos imigrantes à custa dos portugueses. Os autarcas do PS na grande Lisboa sabem bem o que povão pensa e não deixarão de o lembrar à esquerda caviar que vive no Largo do Rato.
Há cerca de 20 anos perguntei a uns imigrantes ucranianos com quem me dava porque é que tinham vindo para Portugal, quando o nosso país ficava tão longe da Ucrânia e era dos mais pobre da UE. Responderam-me que não queriam vir para Portugal, mas o nosso país foi o único da UE onde conseguiram permanecer, pois de todos os outros países por onde passaram foram "convidados" a sair. Ou seja, é a fraqueza do nosso Estado, a falta de policiamento e de autoridade do Estado que leva a isto. E depois há sempre regularizações extraordinárias, para compensar a consciência pesada. Um moldavo que conhecia nessa altura, logo que adquiriu a nacionalidade portuguesa emigrou para Itália. E como esse muitos mais, e não os condeno, porque defendem os seus interesses. Só que Portugal vai ter de acabar com isto, porque outros países europeus fartaram-se que Portugal seja uma porta de entrada para toda a UE por causa do Acordo de Schengen e da cidadania europeia.
Mais. Existem 700 mil pedidos de nacionalidade portuguesa pendentes. 700 mil! Ninguém acha isto uma brutalidade? Que consequências é que a naturalização de tanta gente pode ter para a nossa comunidade política? Isto é um absurdo!
Afinal são pouco mais de 500 mil, segundo o Ministro. Enfim, pouco muda. É um descontrolo total e não admira que a Administração Pública não consiga dar vazão a tanto pedido, porque não é normal, nem é bom para Portugal, haver uma avalanche de pedidos de naturalização.
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Re: Políticas para Portugal
previsor Escreveu:previsor Escreveu:Vão provavelmente haver propostas de leis do governo que deverão ser provavelmente aprovadas no parlamento contra a vinda de imigrantes e contra a atribuição de nacionalidade que o presidente da república ou o tribunal constitucional vao dizer que são inconstitucionais.
Vao ser votadas hoje as propostas às leis da imigração e nacionalidade e continuo a achar que vai acontecer o q tinha escrito. E acredito que o governo também sabe que algumas propostas são inconstitucionais e só continuam com elas para tentar agradar aos mais radicais
Portugal está sob forte pressão política e diplomática de Estados europeus e dos EUA para fazer alterações às leis da imigração e da nacionalidade, porque Portugal tornou-se um país de traficância da nacionalidade. As propostas vão descer à especialidade sem votação, para permitir salvar a face do PS pois, como era previsível, o Chega não serve para nada. O Chega quer alterações que são inconstitucionais, logo, não viabiliza nada. É só conversa da treta.
Mas o PS vai ter de viabilizar, tal como teve de meter a defesa da manifestação de interesses na gaveta. Vai porque não há respaldo externo para o que o PS defende, assim como iria levar um arraso nas eleições autárquicas, nomeadamente na área metropolitana de Lisboa e no Distrito de Setúbal, se continuasse a defender os interesses dos imigrantes à custa dos portugueses. Os autarcas do PS na grande Lisboa sabem bem o que povão pensa e não deixarão de o lembrar à esquerda caviar que vive no Largo do Rato.
Há cerca de 20 anos perguntei a uns imigrantes ucranianos com quem me dava porque é que tinham vindo para Portugal, quando o nosso país ficava tão longe da Ucrânia e era dos mais pobre da UE. Responderam-me que não queriam vir para Portugal, mas o nosso país foi o único da UE onde conseguiram permanecer, pois de todos os outros países por onde passaram foram "convidados" a sair. Ou seja, é a fraqueza do nosso Estado, a falta de policiamento e de autoridade do Estado que leva a isto. E depois há sempre regularizações extraordinárias, para compensar a consciência pesada. Um moldavo que conhecia nessa altura, logo que adquiriu a nacionalidade portuguesa emigrou para Itália. E como esse muitos mais, e não os condeno, porque defendem os seus interesses. Só que Portugal vai ter de acabar com isto, porque outros países europeus fartaram-se que Portugal seja uma porta de entrada para toda a UE por causa do Acordo de Schengen e da cidadania europeia.
Mais. Existem 700 mil pedidos de nacionalidade portuguesa pendentes. 700 mil! Ninguém acha isto uma brutalidade? Que consequências é que a naturalização de tanta gente pode ter para a nossa comunidade política? Isto é um absurdo!
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Re: Políticas para Portugal
Eleição de Trump é oportunidade para a Europa, avalia Durão
https://www.rtp.pt/noticias/politica/el ... o_v1665957
O que o Durão Barroso disse já parece evidente. A Europa fez mais encomendas de armamento e vai ter mais fábricas do que no passado.
E também no aspeto financeiro. Desde que o Trump voltou a ser presidente o DAX sobe mais do que o S&P ou o Nasdaq e o investimento dos EUA na Europa também aumentou mais do que no passado.
E até no PSI se nota a diferença. Desde 2020 que não subia mais de 3 meses seguidos e agora já vai em 7 meses consecutivos a subir
Bank of America quer ser top-3 em ações e crédito na Europa e está a investir em tecnologia e recrutamento no continente.
• JPMorgan expande a banca para ultra-ricos na Europa, sinal de crescimento de confiança nos mercados europeus.
• Fundos globais estão a sobreponderar ações europeias pela primeira vez em muitos anos (segundo o Bank of America Fund Manager Survey).
Re: Políticas para Portugal
previsor Escreveu:Vão provavelmente haver propostas de leis do governo que deverão ser provavelmente aprovadas no parlamento contra a vinda de imigrantes e contra a atribuição de nacionalidade que o presidente da república ou o tribunal constitucional vao dizer que são inconstitucionais.
Vao ser votadas hoje as propostas às leis da imigração e nacionalidade e continuo a achar que vai acontecer o q tinha escrito. E acredito que o governo também sabe que algumas propostas são inconstitucionais e só continuam com elas para tentar agradar aos mais radicais
Re: Políticas para Portugal
Hoje morreu também um piloto de motas espanhol e também teve um grande azar
Borja Gómez faleceu aos 20 anos em um trágico acidente ocorrido nesta quinta-feira, 3 de julho de 2025, no circuito de Magny-Cours, na França. O piloto espanhol perdeu o controle de sua moto durante a primeira sessão de treinos livres do Campeonato Europeu de Stock 600, categoria do JuniorGP. Após a queda, ele foi atropelado por outro piloto que não conseguiu evitar o impacto, resultando em ferimentos fatais .   
Natural de San Javier, na região de Múrcia, Borja iniciou sua carreira no motociclismo em 2014 e rapidamente se destacou. Em 2021, conquistou o Campeonato Espanhol de Superbike na categoria Supersport e, em 2022, foi vice-campeão na categoria Superbike 1000. Ele também teve passagens pelo Mundial de Moto2, competindo com a equipe FlexBox HP40, e atualmente liderava o Campeonato Europeu de Stock 600, além de ser o líder do Campeonato Espanhol de Superbike (ESBK) .   
A equipe Team Honda Laglisse, pela qual Borja competia, expressou profundo pesar em um comunicado: “Com todo o coração, lamentamos informar que Borja Gómez faleceu no circuito de Magny-Cours após um grave acidente durante o primeiro treino livre do Campeonato Europeu de Stock. Além de seu excepcional talento como piloto, lembraremos Borja como a grande pessoa que foi. Sua simpatia e seu sorriso serão eternos. Sempre o levaremos em nossos corações” .
Re: Políticas para Portugal
Portugal e outros 13 países assinam posição conjunta contra Política de Coesão centralizada - Fundos comunitários - Jornal de Negócios
Estados-membros expressam preocupações com intenção da Comissão Europeia em alterar atual modelo de gestão de fundos europeus. Ideia de criar 'fundo único' e retirar poder às regiões é contestada por países como Portugal, Espanha e Itália.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Políticas para Portugal
• Diogo e o irmão estavam a caminho de Santander, no norte de Espanha.
• O ferry parte de Santander para Portsmouth (Inglaterra) — uma rota marítima comum usada por pessoas que querem evitar voar.
• A viagem de ferry dura cerca de 24 horas e permite levar o carro a bordo, descansar e evitar os riscos associados a voos.
⸻
• Diogo Jota tinha sido submetido recentemente a uma pequena cirurgia pulmonar ou apresentava desconforto pulmonar leve.
• Apesar de não ser grave, os médicos desaconselharam voar por precaução.
Riscos de voar com problemas pulmonares:
• Durante o voo, a pressão atmosférica na cabine é reduzida.
• Isso pode causar expansão do ar nos pulmões, levando a dor, falta de ar ou até colapso pulmonar (pneumotórax) — especialmente após uma cirurgia ou infeção.
• Também há menos acesso a cuidados médicos de emergência no ar.
→ Por isso, a viagem terrestre e marítima foi considerada mais segura.
⸻
A Guardia Civil confirmou que o veículo era um Lamborghini Urus alugado, não um carro pessoal dos irmãos Jota e Silva
⸻
• Algumas fontes sugerem que poderia ser o irmão (André Silva) a conduzir, mas isso ainda não foi oficialmente confirmado.
• ✅ Foi o pneu traseiro direito que rebentou (confirmado pelas autoridades espanholas).
• ✅ Possivelmente houve uma travagem, sim — ou uma tentativa de desaceleração — quando o condutor sentiu o carro a fugir.
⸻
Essa travagem (mesmo ligeira) combinada com a correção instintiva no volante pode ter feito o carro:
➡️ perder estabilidade,
➡️ atravessar-se para a esquerda,
➡️ embater no separador,
➡️ capotar e incendiar.
Infelizmente, numa situação dessas, o condutor tinha pouquíssimo tempo e quase nenhuma hipótese de evitar o acidente.
⸻
Vamos simplificar ao máximo: se um pneu traseiro rebenta a alta velocidade, como no caso do Lamborghini Urus, o que é aconselhado fazer?
⸻
O recomendado por especialistas em segurança rodoviária:
1. NÃO travar bruscamente
• Travar com força num rebentamento traseiro pode fazer o carro rodar ou capotar.
• O instinto é travar — mas é perigoso.
2. Segurar o volante com firmeza
• Manter a direção o mais estável possível.
• Evitar virar o volante de forma brusca.
3. Desacelerar lentamente
• Tirar suavemente o pé do acelerador.
• Deixar o carro perder velocidade sozinho, sem travagens fortes.
4. Deixar o carro alinhar
• Permitir que a força do carro estabilize naturalmente.
• Só quando o carro estiver sob controlo, encostar com calma.
⸻
Resumo prático:
Firme no volante
Sem travar de repente
Desacelerar com suavidade
Não virar bruscamente
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Mas na realidade…
• Isto é muito difícil de fazer em segundos, sob stress.
• Se o condutor vê um carro à frente, pode instintivamente travar ou virar.
• E num carro pesado e potente como o Urus, a perda de controlo é muito mais difícil de corrigir.
Re: Políticas para Portugal
Liverpool fans’ chant for Diogo Jota
Oh, he wears the number 20,
He’ll take us to victory,
And when he runs down the left wing,
Cuts inside and scores for LFC.
He’s a lad from Portugal,
Better than Figo, did you know?
Oh, his name is Diogo!
⸻
É uma adaptação de cânticos comuns dos adeptos de futebol, com um toque divertido a comparar Jota com Luís Figo, para celebrar o talento do avançado português no Liverpool.
Re: Políticas para Portugal
O veículo, um Lamborghini Urus, foi encontrado em chamas após o despiste, e tanto Diogo Jota quanto André Silva faleceram no local .
O Lamborghini Urus é um SUV de alta performance com capacidades impressionantes de velocidade e aceleração. Aqui estão alguns dados importantes sobre a velocidade do Urus:
• Velocidade máxima: cerca de 305 km/h (190 mph) — é um dos SUVs mais rápidos do mundo.
• Aceleração 0-100 km/h: aproximadamente 3,6 segundos.
Estes números aplicam-se ao modelo padrão com motor V8 biturbo de 4.0 litros, que produz cerca de 650 cavalos de potência.
Re: Políticas para Portugal
Talvez fosse a uma velocidade muito alta, mas também teve azar.
Ele não foi ao último mundial depois de ter sido o melhor marcador na qualificação devido a uma lesão, e agora também não vai ao próximo porque morreu
Ele não foi ao último mundial depois de ter sido o melhor marcador na qualificação devido a uma lesão, e agora também não vai ao próximo porque morreu
Re: Políticas para Portugal
Diogo Jota e irmão André Silva morrem em acidente de viação em Espanha
https://www.ojogo.pt/5437664430/diogo-j ... s%2FNI_PRD
Segundo fontes oficiais e informações da imprensa, Diogo Jota e o seu irmão André Silva perderam a vida num trágico acidente na madrugada de 3 de julho de 2025, na autoestrada A‑52 perto de Cernadilla, Zamora, Espanha, por volta das 00h30. O veículo onde viajavam — identificado como um Lamborghini — alegadamente sofreu um estouro de pneu enquanto fazia uma ultrapassagem, o que levou à saída de via e um incêndio fatal
Aqui estão algumas iniciativas solidárias com envolvimento de Diogo Jota que surgiram em notícias e plataformas online:
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Torneio solidário #JogamosEmCasa (UNICEF Portugal)
Em abril de 2020, Jota participou e venceu a #JogamosEmCasa CUP, um torneio de FIFA 20 organizado pela Eleven Sports. O objetivo foi angariar fundos para a UNICEF Portugal no combate à COVID-19. Após a vitória, o próprio jogador destacou:
“este tipo de iniciativas são de louvar, principalmente numa altura em que estamos a viver um período complicado… tentamos ajudar o máximo possível a UNICEF Portugal” 
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ePremier League Invitational (NHS)
Diogo Jota ganhou a edição inaugural do ePremier League Invitational, um torneio beneficente de FIFA 20 cuja receita foi doada ao NHS britânico, durante a pandemia. Venceu uma final emocionantíssima com um “golden goal” contra Trent Alexander-Arnold .
⸻
Suporte à comunidade local
Algumas fontes mencionam que Jota, ao longo da carreira, apoiou projectos comunitários na região onde cresceu, embora sem divulgar detalhes específicos – mas reforçando o seu envolvimento com causas em que acreditava ().
Quem está ligado:
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