Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Pharol - Topico geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Pharol - Topico geral

por vasco007 » 12/6/2015 10:14

Cavaleri,

Como chegas a este valor de 35 cêntimos? Entrando a esse valor, quais a s tuas expetativas?

A situação é bastante linear, a PHarol detém 27,4% da Oi, cuja cotação ronda os 6,2 reais, ou seja cerca de 1,78 euros, pelo que a cotação teórica da Pharol seria de 48,8 cêntimos, tudo isto com o pressuposto que a recuperação na Rioforte seja nula.

Esta lógica está correta? Se sim é de esperar um ajuste da ação para o seu valor teórico, não?

Se conseguires entrar a 35 cêntimo, e se a ação da Oi não descambar, terás um potencial de valorização de perto de 40%






cavaleri Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:cavaleri, não atires as frustrações das tuas perdas para os curtos.

Conheces as contas da Oi? Diz lá por que é que a Pharol não devia ter caído e atribuis isso aos curtos, a desculpa perfeita porque nunca se podem defender, como os especuladores.


Ulisses,

Não existe melhor empresa cotada no mundo para shortar por motivos fortes de dolo e imcompetencia, enquanto as pessoas assobiarem para o lado e virem outros perder toneladas de euros o país não anda para a frente, só uma coisa me dá esperança de ver justiça nesta injustiça esta cotada está nos Estados Unidos estes senhores tardam mas acabam por cá vir buscar alguns.

Só entro a 35 cêntimos já o tinha escrito a meses.
 
Mensagens: 93
Registado: 29/11/2007 2:03
Localização: Porto

Re: Pharol - Topico geral

por STRESSZERO » 12/6/2015 9:33

Bom dia,

Lembro-me dos velhos tempos de aluno, e havia uma matéria em matemática que eu gostava muito, que era os limites de funções.
Nos limites de funções o valor pode tender para zero, e a Pharol faz-me recordar esses bons velhos tempos de aluno. :mrgreen:

Bons negócios!

P.S. Quem tem posições longas deve pensar seriamente em safar algum. :-"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1199
Registado: 16/9/2011 9:25
Localização: 24

Re: Pharol - Topico geral

por Marco Martins » 12/6/2015 9:00

katolo Escreveu:Se bem me recordo, há uma parcela da OI qie pode ser alienada no mercado - penso que a parcela que diz respeito à dívida da Rio Forte. Penso que deve ser vendida quando se tiver uma percepção do valor recuperável e distribuir o cash pelos desgraçados dos acionistas.


Eventualmente se a oi comprar a parcela que a pharol tem da rioforte, então seria o primeiro passo para tirar a pharol de bolsa.
Dos maiores accionistas que ainda estão na Pharol, quanto já terão perdido desde o tempo da PT?
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Pharol - Topico geral

por Ativo » 11/6/2015 23:26

Porque é que a Pharol tem caído tanto, nos últimos dias? Porque deixou de se chamar "PT SGPS" e passou a chamar-se "Pharol".
Tinha que haver uma explicação. Ora, aí está! :mrgreen:

Ver artigo de opinião em: http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... _nome.html
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Pharol - Topico geral

por Joca601 » 11/6/2015 22:12

Concordo no geral com a exposição do AT2014....

Sei que a Pharol tem zero a ver com o perfil do que eram os accionistas da PT.

No entanto eu não vejo as coisas a preto e branco... acho que a Pharol vale mais que a cotação actual e também acho que a invenção desta administração de 11 elementos come toda a credibilidade que a empresa podia ter.

Qualquer investidor percebe que o dinheiro para pagar a estes administradores só pode ter origem em venda de activos, activos esses que pertencem a todos os accionistas da empresa e que sentem que a sua participação no capital da Pharol só pode desvalorizar com o tempo.

Quem não está representado na administração vende as suas acções, no entanto e por outro lado, um investidor de peso pode olhar de outra forma para a empresa. No caso da OI conseguir dar a volta aos resultados esta participação pode valer muito dinheiro para um único investidor.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1487
Registado: 7/1/2012 13:03

Re: Pharol - Topico geral

por katolo » 11/6/2015 21:29

Se bem me recordo, há uma parcela da OI qie pode ser alienada no mercado - penso que a parcela que diz respeito à dívida da Rio Forte. Penso que deve ser vendida quando se tiver uma percepção do valor recuperável e distribuir o cash pelos desgraçados dos acionistas.
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: Pharol - Topico geral

por Ativo » 11/6/2015 19:31

A Pharol, na realidade, mais do que uma empresa é um fundo de ações, com um crédito para recuperar (numa pequena parte).

Assim sendo, sugiro, que esta empresa, perdão, este fundo, lance uma OPT, propondo a troca de Ações por Unidades de Participação. :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Pharol - Topico geral

por Ulisses Pereira » 11/6/2015 19:19

cavaleri, quando não sabes o que dizeres para a acção fazer tudo ao contrário do que deste como certo, atiras a culpa aos "shorts". Lamento, mas apresentaste zero argumentos. Felizmente que o Caldeirão atingiu um nível de conhecimentos de Bolsa que já não se deixam levar por este género de acusações completamente desajustadas e típicas de uma qualquer tasca.

P.S. Felizmente que, neste mesmo tópico, a grande maioria tem feito análises e comentários bem sustentados.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Pharol - Topico geral

por AT2014 » 11/6/2015 19:14

Caros,

Isto faz-me lembrar os investidores que até ao último minuto estiveram em estado de negação quando aqui se dizia que o BES iria valer zero se o estado entrasse. Agora acreditam-se nas maiores ilusões para ver um milagre que valorize uma acção duma empresa Zombie que não tem actividade comercial para gerar qualquer valor.

Mas fazendo aqui uma reflexão básica podemos dizer que as acções valorizam essencialmente porque:
1- A actividade comercial real cresce por via do crescimento económico ou boa gestão e isso gera mais dividendos
2- A empresa tem alguma vantagem competitiva inovadora que lhe criará um maior valor futuro e os investidores valorizam a empresa a contar já com esse lucro potencial dos próximos anos.
3- A empresa vende algum activo com uma mais valia e isso gera um cash adicional que pode ser distribuido em dividendos.
4- A empresa faz uma restruturação e isso permite-lhe aumentar o lucro vendendo o mesmo.
5- A empresa detém participações noutras empresas que valorizam e os investidores valorizam as acções pois se um dia a empresa vender essas participações poderá distribuir mais dividendos.

Ora aqui no caso da Pharol as opções 1 a 4 não existem. Sobra a 5. A cobrança da divida da Rioforte é ilusão pelo que nem vou considerar isso.

A 5 basicamente depende da valorização das acções da OI e que a Pharol venda essa participação e distribua esse cash em dividendos. Só que há um ponto interessante: Se a Pharol vender a participação da OI então fica sem activos e logo desaparece. Ora se assim é o investidor teria duas opções:
1- Iria receber o dividendo e perder 100% do valor da acção (pois a empresa deixava de existir)
2- Vendia a acção antes do dividendo e ficava sem o dividendo. Mas para isso o dividendo teria de ser superior ou igual ao valor da acção senão ninguém pagava, por exemplo, 0,40 por uma acção para receber 0,20 de dividendo não é ?

Por ai concluo que o valor das acções da Pharol será, no futuro, exactamente igual ao dividendo anual que a OI distribua por acção. A isso ainda terá de se descontar as despesas de funcionamento da Pharol que, com 11 administradores, não serão pequenas. Aliás o que acho que se vai passar é que esses administradores vão consumir qualquer cash que exista na empresa e quando houver necessidade de cash adicional para se pagarem os seus ordenados e fringe benefits vão-se vendendo umas acções da OI e a pouco e pouco a posição da Pharol na OI ir-se-á reduzindo.

Só mais uma achega: A cada aumento de capital da OI a participação da Pharol ir-se-á reduzindo pois de certeza absoluta que não terá cash para acompanhar esse aumento de capital. E aumentos de capital é o que a OI mais vai necessitar nestes próximos anos.

Face a tudo isto acho que quem tenha acções da Pharol deve adoptar uma estratégia melhor para recuperar o seu capital: Vender o que tem a preço actual e entrar noutras acções ou nesta mas curto (e mais alavancado) pois ou muito me engano ou a expressão "do zero não passa" vai ser a única aplicável a esta cotada :wink: .

E sei o quanto custa mandar uma pipa de massa para o lixo mas faz parte do investimento em bolsa. Temos que saber assumir perdas para recuperar mais adiante.

Abraço e bons negócios
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Re: Pharol - Topico geral

por cavaleri » 11/6/2015 19:06

Ulisses Pereira Escreveu:cavaleri, não atires as frustrações das tuas perdas para os curtos.

Conheces as contas da Oi? Diz lá por que é que a Pharol não devia ter caído e atribuis isso aos curtos, a desculpa perfeita porque nunca se podem defender, como os especuladores.


Ulisses,

Não existe melhor empresa cotada no mundo para shortar por motivos fortes de dolo e imcompetencia, enquanto as pessoas assobiarem para o lado e virem outros perder toneladas de euros o país não anda para a frente, só uma coisa me dá esperança de ver justiça nesta injustiça esta cotada está nos Estados Unidos estes senhores tardam mas acabam por cá vir buscar alguns.

Só entro a 35 cêntimos já o tinha escrito a meses.
 
Mensagens: 1204
Registado: 31/12/2014 0:41

Re: Pharol - Topico geral

por Ulisses Pereira » 11/6/2015 18:27

cavaleri, não atires as frustrações das tuas perdas para os curtos.

Conheces as contas da Oi? Diz lá por que é que a Pharol não devia ter caído e atribuis isso aos curtos, a desculpa perfeita porque nunca se podem defender, como os especuladores.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Pharol - Topico geral

por Ativo » 11/6/2015 18:09

condez Escreveu:
ativo Escreveu:Com o PSI 18 a subir 1,65 %, adivinhem lá:

Qual é a ação, qual é ela,
que desce como nenhuma outra,
e, hoje, é campeã das quedas do PSI 18?

Vá, é fácil ...

Qual?! Pois claro!!! :roll:

Boa tarde
Ainda esteve a valorizar (relativamente a ontem)....pensei que invertesse a tendência de descida....engano, nem sei o que se passou para tamanho tombo...algum boato, noticia, há.... foi a TAP ou algo do género.


Não se passou, nem se passa nada.

Para ela cair, parece que basta, apenas, que exista!!! :evil:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Pharol - Topico geral

por fff » 11/6/2015 17:45

cavaleri Escreveu:Os curtos batem palmas echem os bolsos e ninguém é preso.


Não me parece que os curtos estivessem durante anos na gestão da empresa.

Neste momento o que a empresa representa , enfim .....

Como investidor é acção que não me interessa, há coisas bem mais interessantes onde ganhar dinheiro, todos os dias.
 
Mensagens: 1265
Registado: 29/11/2007 3:19
Localização: S. Cosme

Re: Pharol - Topico geral

por cavaleri » 11/6/2015 17:38

Os curtos batem palmas echem os bolsos e ninguém é preso.
 
Mensagens: 1204
Registado: 31/12/2014 0:41

Re: Pharol - Topico geral

por condez » 11/6/2015 17:11

ativo Escreveu:Com o PSI 18 a subir 1,65 %, adivinhem lá:

Qual é a ação, qual é ela,
que desce como nenhuma outra,
e, hoje, é campeã das quedas do PSI 18?

Vá, é fácil ...

Qual?! Pois claro!!! :roll:

Boa tarde
Ainda esteve a valorizar (relativamente a ontem)....pensei que invertesse a tendência de descida....engano, nem sei o que se passou para tamanho tombo...algum boato, noticia, há.... foi a TAP ou algo do género.
 
Mensagens: 43
Registado: 18/10/2014 21:33

Re: Pharol - Topico geral

por Ativo » 11/6/2015 15:56

Com o PSI 18 a subir 1,65 %, adivinhem lá:

Qual é a ação, qual é ela,
que desce como nenhuma outra,
e, hoje, é campeã das quedas do PSI 18?

Vá, é fácil ...

Qual?! Pois claro!!! :roll:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Pharol - Topico geral

por Ulisses Pereira » 11/6/2015 1:42

cavaleri, sinceramente eu penso que tu não percebes o que é actualmente a Pharol. Mas eu volto a explicar pela enésima vez:

Participação na Oi, dívida da Rioforte e uma opção de compra que é completamente irrealista.

Ou seja, o que é que os casamentos têm a ver com isto? Nada. A Pharol só tenderá para zero se a Oi tender. Simples.

Para que é que complicas?
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Pharol - Topico geral

por cavaleri » 10/6/2015 22:30

Ulisses Pereira Escreveu:cavaleri, o casamento não aconteça? Mas que casamento? Já foi. O padre já juntou a noiva e o noivo no altar e até já saiu a reportagem na imprensa...


Ulisses,

Portanto o assunto que a ptsgps tinha com a unitel terá com a Oi, se a OI numca anunciar dia de casamento a participação é apenas teórica ou técnica mas nunca se ira concretizar, e neste caso a farol tende para zero e os seus acionistas podem sair e entrar na OI por livre iniciativa, dantesco isto?!
Para concluir a ideia,
A OI pode numca reconhecer a farol como acionista, basta não haver casamento!
 
Mensagens: 1204
Registado: 31/12/2014 0:41

Re: Pharol - Topico geral

por jthai1 » 10/6/2015 19:08

este PHAROL orienta quem quer naufragar na bolsa
Luís Palha da Silva o coveiro do PSI 20 vai explicar como
 
Mensagens: 180
Registado: 22/6/2014 18:56

Re: Pharol - Topico geral

por Ulisses Pereira » 10/6/2015 13:05

cavaleri, o casamento não aconteça? Mas que casamento? Já foi. O padre já juntou a noiva e o noivo no altar e até já saiu a reportagem na imprensa...
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Pharol - Topico geral

por cavaleri » 10/6/2015 12:19

Ulisses Pereira Escreveu:cavaleri, isso nunca acontecerá. Alguém fará arbitragem. Não há almoços grátis...

Abraço,
Ulisses


Ulisses,

Pode muito bem acontecer caso as vendas se massifiquem os compradores serão menos, e o comprador de hoje é o vendedor de amanhã,na pratica caso o casamento de ações não aconteça a farol vai continuar a cair.
 
Mensagens: 1204
Registado: 31/12/2014 0:41

Re: Pharol - Topico geral

por Ulisses Pereira » 10/6/2015 12:08

cavaleri, isso nunca acontecerá. Alguém fará arbitragem. Não há almoços grátis...

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Pharol - Topico geral

por cavaleri » 10/6/2015 10:52

Em último cenário as ações farol se deixarem de ter compradores poderão continuar o caminho de descida enquanto a OI pode atingir algum equilíbrio, isto porque não se pode trocar diretamente uma ação farol por uma da OI proporcionalmente, caso bicudo a caminho.
 
Mensagens: 1204
Registado: 31/12/2014 0:41

Re: Pharol - Topico geral

por cavaleri » 9/6/2015 21:27

Ulisses Pereira Escreveu:cavaleri, não percebi. Podes explicar a tua ideia melhor?


Ulisses,

No fundo é o que o joca escreveu, mas como alguém disse e bem as opas são já o reduto da esperanca.
 
Mensagens: 1204
Registado: 31/12/2014 0:41

Re: Pharol - Topico geral

por Joca601 » 9/6/2015 14:35

Artista Romeno Escreveu:
Joca601 Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Joca, concordo com todo o teu post, excepto com o último parágrafo.

A PHarol, se algum dia for alvo de uma OPA, nunca terá o prémio de controlo natural nestas coisas. Porque quem quer comprar o que a Pharol tem compra as acções da Oi...

Abraço,
Ulisses


Estou convicto que a Pharol vale mais fora de bolsa do que na bolsa.... se somarmos 25% Oi + rioforte temos um valor superior ao valor em bolsa.

Por outro lado um único investidor não conseguirá adquirir 25% da OI sem a fazer subir muito em bolsa, ninguém consegue ao dia de hoje comprar 25% de uma vez.

No entanto tudo vai depender do perfil do investidor,

- Entrar na oi através da Pharol e ter uma palavra a dizer na consolidação das telecomunicações no brasil, ter capital para investir na própria Oi.

- Comprar a Pharol simplesmente com a intenção de a desmantelar vender a participação na OI quando valorizar e recuperar a divida da Rioforte de forma a resultar em lucro.

O que eu sei é que para o investidor comum a opção pharol não faz sentido nenhum...


as acções da pharol tem direitos de voto limitados na oi a 15% excepto em caso de fusão onde são 25 isto é nem para um takeover serve :shame:


Não te esqueças que pode vender 10% ou transferir 10% para outra entidade, há formas de contornar esse limite, mas tudo depende do perfil de investidor... se for a isabel dos santos será diferente de um qualquer outro fundo, porque os objectivos também são diferentes...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1487
Registado: 7/1/2012 13:03

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Alfa Trader, Bing [Bot], CORTIÇA, Dar Adal, Estriquinina, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, lfa, m-m, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, pattern, PAULOJOAO, pbasto, rs521, vinas1976, Ze nabo e 164 visitantes