Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BREXIT - O Referendo britânico.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BREXIT - O Referendo britânico.

por jorgeacampino » 20/6/2016 18:12

NM_2 Escreveu:Basicamente isso é um treta:
Os mercados antecipam os eventos....

Mas antecipam hoje de forma diferente de há uma semana atrás pelo que podem mudar de opinião.

Dar isso como certo é indiscritivel!


Da mesma forma que foi o que foi quando se deu o medo do Leave, o mercado age de acordo com os ultimos resultados, pela logica, se estamos a presenciar uma subida em todas as vertentes, deduzo que o fantasma do Brexit ja nao é tao assustador. Nao é por causa disso que acho racional o que aconteceu na semana passada e que está acontecer nesta, a minha carteira está igual à semana passada Galp a 11,40 / BCP a 0,025.

Abraço.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 134
Registado: 15/12/2015 7:49

Re: BREXIT - O Referendo britânico.

por RaposoTavares » 20/6/2016 16:52

No seguimento do que postei atrás, encontrei um artigo com o mesmo tipo de sentimento. Um artigo a ler. (Reservado aos believers):

http://www.marketwatch.com/story/dont-f ... 2016-06-20

Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: BREXIT - O Referendo britânico.

por RaposoTavares » 20/6/2016 16:05

(Atualização: o Stay enfraquece muito ligeiramente).

Há alguns minutos:

Stay: 1/4
Leave: 10/3


Agora:
Stay: 2/7
Leave: 16/5



Resumindo: Quem relaciona, como eu, o resultado previsível do Brexit com a variação da evolução das cotações dos principais índices, pode contar com alguma volatilidade até 6ª feira - prevê-se que o conhecimento do resultado deste plebiscito se dê logo pela manhã de sexta feira). De qualquer forma, parece-me que estão reunidas as condições para uma subida a prazo dos valores bursáteis.

Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: BREXIT - O Referendo britânico.

por RaposoTavares » 20/6/2016 15:19

NM_2 Escreveu:Respondi no outro do psi.....

Novos dados implicam alteração dos odds e do risco.....

Teoria básica e elementar do valor esperado.....
Soma(Prob evento i x Valor/Consequência do evento i)

O investidor atribui inconscientemente estes dados e se for racional age em conformidade...



Boa, boa... Obrigado.
Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: BREXIT - O Referendo britânico.

por NM_2 » 20/6/2016 15:12

Respondi no outro do psi.....

Novos dados implicam alteração dos odds e do risco.....

Teoria básica e elementar do valor esperado.....
Soma(Prob evento i x Valor/Consequência do evento i)

O investidor atribui inconscientemente estes dados e se for racional age em conformidade...
 
Mensagens: 1536
Registado: 2/9/2014 22:13

Re: BREXIT - O Referendo britânico.

por RaposoTavares » 20/6/2016 15:05

NM_2 Escreveu:Mas antecipam hoje de forma diferente de há uma semana atrás pelo que podem mudar de opinião.

Dar isso como certo é indiscritivel!


Querias mesmo escrever isto?

Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: BREXIT - O Referendo britânico.

por NM_2 » 20/6/2016 15:04

jorgeacampino Escreveu:Pela movimentação dos mercados, acho que ja nao há duvidas que o Remain ja ganhou, ja podem parar de mandar fraldas para Bruxelas.

Basicamente isso é um treta:
Os mercados antecipam os eventos....

Mas antecipam hoje de forma diferente de há uma semana atrás pelo que podem mudar de opinião.

Dar isso como certo é indiscritivel!
 
Mensagens: 1536
Registado: 2/9/2014 22:13

Re: BREXIT - O Referendo britânico.

por jorgeacampino » 20/6/2016 14:30

Pela movimentação dos mercados, acho que ja nao há duvidas que o Remain ja ganhou, ja podem parar de mandar fraldas para Bruxelas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 134
Registado: 15/12/2015 7:49

Re: BREXIT - O Referendo britânico.

por RaposoTavares » 20/6/2016 14:23

(Atualização: o Stay reforça-se).

Stay: 1/4
Leave: 10/3


Um abraço,
Raposo Tavares[/quote]
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: BREXIT - O Referendo britânico.

por RaposoTavares » 20/6/2016 11:52

Dr Tretas Escreveu:
[...] Se o RU saisse, acham que as sanções à UR..., ops, à Rússia, duravam muito tempo?

Estou a ficar bastante preocupado com o caminho que isto leva :-k


Isto está, de facto, manhoso. De qualquer modo, a Sra Merkel já fez saber que equaciona o fim das sanções ao Putin e rapaziada conexa...

Os Pounds valorizam-se à muita maluka e o Bremain toma forma (definitivamente?) entre os apostadores:

Stay: 2/7
Leave: 10/3



E é isto.
Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: BREXIT - O Referendo britânico.

por Dr Tretas » 20/6/2016 9:37

Raposo Tavares Escreveu:A Libra a recuperar:

CFDs Quotes
GBP/USD 1.4499 +0.0140 +0.97%
GBP/EUR 1.2788 +0.0059 +0.46%
GBP/JPY 151.71 +2.19 +1.46%

Parece que se começa a acreditar no Bremain. Vamos ver se a tendência se mantem.

in: http://uk.investing.com/

Um abraço,
Raposo Tavares


Acho que isso nunca esteve em dúvida, de uma forma ou de outra... Em vez de "votos por correspondência", houve um assassinato conveniente. Certamente bastaram umas palavras trocadas num bar no momento certo para dar o empurrão que faltava àquele maluco que matou a deputada.

Eu já não tenho grandes dúvidas que estamos em plena 2ª Guerra Fria e portanto a UE tem que ser mantida a todo o custo como um bloco politicamente alinhado com a NATO. Se o RU saisse, acham que as sanções à UR..., ops, à Rússia, duravam muito tempo?

Estou a ficar bastante preocupado com o caminho que isto leva :-k
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: BREXIT - O Referendo britânico.

por RaposoTavares » 20/6/2016 0:42

asmptrooper Escreveu:Deixo aqui um agradecimento ao Raposo Tavares, por este tópico e pelo acompanhar de perto da situação do BREXIT.

Eu já decidir, saí do mercado na sexta feira, e não conto voltar antes de 23 ou 24. Tenho a noção que posso perder ganhos avultados nas flutuações prováveis desta semana, mas prefiro jogar pelo seguro :roll:

Cpts


Caro Asmptrooper,
Obrigado pelas tuas palavras.

Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: BREXIT - O Referendo britânico.

por RaposoTavares » 20/6/2016 0:40

A Libra a recuperar:

CFDs Quotes
GBP/USD 1.4499 +0.0140 +0.97%
GBP/EUR 1.2788 +0.0059 +0.46%
GBP/JPY 151.71 +2.19 +1.46%

Parece que se começa a acreditar no Bremain. Vamos ver se a tendência se mantem.

in: http://uk.investing.com/

Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: BREXIT - O Referendo britânico.

por asmptrooper » 20/6/2016 0:37

Deixo aqui um agradecimento ao Raposo Tavares, por este tópico e pelo acompanhar de perto da situação do BREXIT.

Eu já decidir, saí do mercado na sexta feira, e não conto voltar antes de 23 ou 24. Tenho a noção que posso perder ganhos avultados nas flutuações prováveis desta semana, mas prefiro jogar pelo seguro :roll:

Cpts
______________________________________________________________________
Someone is sitting in the shade today because someone planted a tree a long time ago.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 20
Registado: 26/4/2016 20:46

Re: BREXIT - O Referendo britânico.

por Ativo » 20/6/2016 0:34

In Económico, em 19/06/2016:

«Campanhas sobre o ‘Brexit’ estão empatadas.

As posições entre os britânicos que querem deixar a União Europeia e os que querem ficar estão mais próximas depois da morte da deputada trabalhista Jo Cox.

O Financial Times fez uma média das sondagens e concluiu que estão empatadas, com 44% para cada lado. A Business Insider, no entanto, refere que a primeira sondagem feita depois da morte de Jo Cox dá uma vitória por três pontos de diferença ao ‘Remain’. De acordo com a Business Insider, a sondagem publicada pelo Mail on Sunday atribui 45% ao ‘Remain’ e 42% ao ‘Leave’, exactamente o contrário do que estava no início da semana.

O FT, que é abertamente a favor da manutenção do Reino Unido na União Europeia, publica um trabalho onde revela quais as contribuições dos diferentes Estados-membros e nota que as transferências para a UE não são de 350 milhões de libras (cerca de 446 milhões de euros) por semana como a campanha do ‘Leave’ tem pretendido fazer crer. O FT diz mesmo que esse número “foi desacreditado pela autoridade estatística do Reino Unido”.

O artigo do FT refere que a presença na União Europeia não prejudicou a economia do Reino Unido, sublinhando que, desde que entrou para a CEE, em 1973, o país tem estado relativamente bem em relação às maiores economias europeias, como a Alemanha, França e Itália e também relativamente aos EUA.

O artigo refere ainda que a maior parte dos economistas concorda que a economia do país vai sofrer no curto e no longo prazo se o Reino Unido sair do mercado único europeu. “Não só o acesso ao mercado europeu de centenas de milhões de consumidores ficará fechado, com um impacto negativo na produtividade, como a menor confiança pode minar o investimento”.

Com o alargamento da UE iniciado em 2004, o fluxo de imigrantes de países como a Polónia, Roménia e República Checa aumentou, reconhece o jornal. Mas, depois, pergunta: “O que teria sido o Reino Unido sem essa alta imigração?”.

O FT refere que como outras campanhas para referendos históricos antes deste, o debate sobre a posição da Grã-Bretabha em relação à Europa tem sido emocional e polarizado. A camapanha do ‘Leave’ tem enfatizado a recuperação da soberania e o retomar do controlo dos destinos do país. A campanha do ‘Remain’ tem procurado responder realçando muitos dos custos económicos da saída.

Mas, diz o jornal britânico, “depois do debate no qual as campanhas rivais têm usado estatística atrás de estatística para se atacarem mutuamente”, muitas pessoas continuam desinformadas e, pior do que isso, mal informadas.

O site The Conversation, que tem por lema “rigor académico, talento jornalístico”, chama a atenção para o facto de a votação se fazer por uma questão de confiar mais nuns ou noutros. O problema, escreve o articulista, não é só se os votantes vão voltar a acreditar no governo, mas se os cidadãos de outros países europeus vão voltar a acreditar no Reino Unido, porque o país está a querer quebrar com tudo aquilo a que se comprometeu com os parceiros europeus.».


Será que a inércia ("remain") vai vencer? A Física diz que é possivel ...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: BREXIT - O Referendo britânico.

por UBH » 20/6/2016 0:25

malta tenho uma duvida.

se eu comprar accoes por exemplo da estoril sol em que amanha é o dia limite para a distribuicao de dividendos e vende las no dia seguinte, recebo os dividendos? ou preciso de ter as accoes ate à data da liquidacao financeira?(22-06) o objectivo era comprar amanha ( sendo a data limite de posicao 21-06) e vender antes do brexit.

obrigado
 
Mensagens: 3
Registado: 20/6/2016 0:21

Re: BREXIT - O Referendo britânico.

por RaposoTavares » 20/6/2016 0:06

Imagem

Ao contrário do que pensava, o leave não desatou a perder terreno à grande e à francesa.

A coisa está assim:
Stay: 4/11
Leave: 12/5


Ora isto é um recuo do remain, muito ligeiro, mas um recuo...

Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: BREXIT - O Referendo britânico.

por goodmoney » 19/6/2016 20:01

MNPTLIS Escreveu:Pois eu espero e desejo que o Brexit ganhe. No entanto a morte da deputada tão útil a campanha do ficar pode mudar tudo.



Eu espero que o Reino Unido se mantenha, mais para o nosso bem do que para o bem deles.

Acho que ainda são o país mais sensato e moderado no meio de tanta politiquice de trazer por casa.
 
Mensagens: 581
Registado: 9/11/2012 16:27

Re: BREXIT - O Referendo britânico.

por trend=friend » 19/6/2016 17:30

MNPTLIS Escreveu:Pois eu espero e desejo que o Brexit ganhe. No entanto a morte da deputada tão útil a campanha do ficar pode mudar tudo.


Argumentos subjectivos ou objectivos?
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3968
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: BREXIT - O Referendo britânico.

por MNPTLIS » 19/6/2016 17:01

Pois eu espero e desejo que o Brexit ganhe. No entanto a morte da deputada tão útil a campanha do ficar pode mudar tudo.
 
Mensagens: 491
Registado: 7/11/2014 12:30

Re: BREXIT - O Referendo britânico.

por bigest » 19/6/2016 16:37

Bom dia,
Tenho ideia que se o stay ganhar ,ir-se-a dar uma revolucao na uniao europeia no sentido de a fortalecer,mudando os tratados e no sentido de nao deixar que outros se aproveitem de fraturas para a minarem com novos referendos!
Se nao o fizerem,perdem a oportunidade unica e temporal para o fazerem!
Haja inteligenciae bom senso!
Estas democracias europeias versus regimes autoritarios que as espreitam fazem-me lembrar um verso de Antonio Aleixo:
Vinho que vai para vinagre
Nao retrocede o caminho
So por obra de milagre
Podera de novo ser vinho!

Cumprimentos.
 
Mensagens: 604
Registado: 12/2/2014 14:33

Re: BREXIT - O Referendo britânico.

por Texano Bill » 19/6/2016 16:14

Os problemas do RU e da UE é que o RU não consegue, e nunca conseguiu, ter uma influência ao nível das outras potências (França e Alemanha) dentro da União. A UE foi concebida como um projecto Francês que tinha uma visão continentalista, por oposição à visão atlanticista dos EUA/RU/Nato, isto nos tempos da Guerra Fria. Daí a objecção de De Gaule à adesão do RU, que considerava ser um veículo dos interesses americanos. O Reino Unido aderiu tardiamente, e ao não ter a influência que desejava, decidiu ficar com um pé dentro e outro fora, sendo que à medida que a integração europeia prosseguiu, foi ficando cada vez mais à margem, até que chegamos à situação actual.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1579
Registado: 20/8/2011 12:52
Localização: O autêntico faroeste

Re: BREXIT - O Referendo britânico.

por trend=friend » 19/6/2016 15:41

Raposo Tavares Escreveu:Começo a convencer-me que o Brexit não só não irá por diante, como será derrotado em urna com alguma espessura. O Poll of Polls do FT (link no 2º post do tópico e citado aí acima pelo amigo trend) já empata as tendências das sondagens em 44% e a sondagem de dia 18 da Survivor, também já citada pelo Trend, inverte o resultado que a mesma empresa tinha feito dias antes (de 45/42 em prol do Leave, para 45/42 em prol do stay). Acontece que não tenho a certeza de esta sondagem ter sido realizada já depois do dia 16... e de, portanto, enquadrar já o ''factor Cox' nos seus resultados.
O que é certo e é já bastante significativo é a evolução das apostas rumo à vitória do Stay:

Stay: 4/11
Leave: 5/2



Um abraço,
Raposo Tavares


Penso que a da Survivor já é posterior a dia 16, pelo menos hoje li algo alusivo a isso, penso que na CNBC.

Espero que sim, que o Stay ganhe, fundamentalmente por cinco motivos:

- Coesão da UE: apesar de o UK sempre ter sido visto como um parceiro excêntrico e com um pé de fora (é célebre o veto à sua adesão por De Gaulle, enquanto pudesse, porque previa que seria um cavalo de Tróia, ainda que aqui talvez excessivamente), a saída de um membro tão importante seria um poderoso incentivo a futuras desvinculações (Polónia, Rep. Checa e Hungria serão os mais eurocépticos) e a irreversibilidade/expansão da UE seria posta em causa (é uma utopia achar que durará ad aeternum, mas pelo menos garantiu 70 anos de paz na Europa, algo que não se via desde o Império Romano... pode pelo menos garantir mais uns 70...). Além disso, a Escócia nunca consentiria em sair da UE, pelo que a sua independência, que já ficou tão próxima no ano passado, seria uma certeza (o que em si, não teria problema algum, mas levaria a turbulência adicional na Catalunha, Flandres, norte de Itália, com uma explosão de nacionalismos de base regional que estão adormecidos porque integrados em algo superior aos actuais países "opressores";

- Questões geoestratégicas: a UE perde relevância na ONU, em especial no CS, composto apenas por 2 membros europeus. O mesmo quanto ao G7. A UE continental valeria bem menos

- O UK é talvez o país que mais se preocupa com políticas que garantem a existência de condições de liberdade (em termos económico-financeiros e sociais), bem como com a razoabilidade de muitas políticas europeias. Sem o UK, e passe o exagero, a UE vai querer calibrar os mirtilos, os alperces e os cogumelos... Estas coisas, estas uniformidades, estes desperdícios irritam os britânicos mas deveriam irritar todas as pessoas de bem...

- No que aqui ao fórum mais directamente respeita, com sorte assistiremos a alguma estabilização global e talvez a um rallyzito que nos aproxime um pouco dos americanos (a 2 ou 3% de máximos históricos enquanto o PSIzito a 2 ou 3% de mínimos de 25 anos.......). Com petróleo barato, outras commodities idem, QE europeu ainda a meio, juros baixos nos EUA, Grécia/zona euro mais tranquila, será demasiado optimista esperar uma ida a máximos dos EUA e alguma lateralização por lá durante um ano, rally nas commodities para dar consistência a um bull mais generalizado, e nós subirmos uns 15%-20% como o Japão fez há um par de anos "decoupled" de toda a gente? Provavelmente é...

- Portugal - não seria famoso levar com a instabilidade do Brexit quando temos um governo espartilhado à esquerda e sem apoios à direita, que muitos chamam "de gestão" porque não se consegue perspectivar uma reforma, com os juros a meio caminho entre os 3 e 4%...

E é isto...

Abraço
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3968
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: BREXIT - O Referendo britânico.

por RaposoTavares » 19/6/2016 12:29

Começo a convencer-me que o Brexit não só não irá por diante, como será derrotado em urna com alguma espessura. O Poll of Polls do FT (link no 2º post do tópico e citado aí acima pelo amigo trend) já empata as tendências das sondagens em 44% e a sondagem de dia 18 da Survivor, também já citada pelo Trend, inverte o resultado que a mesma empresa tinha feito dias antes (de 45/42 em prol do Leave, para 45/42 em prol do stay). Acontece que não tenho a certeza de esta sondagem ter sido realizada já depois do dia 16... e de, portanto, enquadrar já o ''factor Cox' nos seus resultados.
O que é certo e é já bastante significativo é a evolução das apostas rumo à vitória do Stay:

Stay: 4/11
Leave: 5/2



Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: BREXIT - O Referendo britânico.

por Texano Bill » 19/6/2016 1:26

'Brexit' pode provocar perdas a Portugal entre 350 milhões a mil milhões de euros

Segundo o FMI, o PIB britânico poderá cair entre 1% e 6% com a saída do Reino Unido da UE. O 'Brexit', diz, levará sempre a perdas maiores para o Reino Unido do que para a União Europeia. Já Portugal arrisca a impactos negativos no PIB entre 0,2% e 0,5%.

http://economico.sapo.pt/noticias/brexi ... 52363.html
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1579
Registado: 20/8/2011 12:52
Localização: O autêntico faroeste

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: PAULOJOAO e 137 visitantes