Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A Memória do Preço » O Preço da Memória

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por Optimiza » 17/5/2015 18:01

Obrigado Zeef!

Sobre o $, trata-se mesmo só de uma correção, e apesar de depender do euro (em dollars só tenho 1 ação, e viso Ebay e Twitter), será preferível para os mercados eurozona o regresso ao euro a derreter-se ou pelo menos a chegar à paridade (ultimo gráf anexo)
euro esperemos que continue a derreter-se.jpg
euro esperemos que continue a derreter-se.jpg (11.75 KiB) Visualizado 15436 vezes

Quanto a corretoras trabalho com o BIG1/3 (ações Portuguesas, espanholas) e 2/3 E-trade (todos os outros mercados - Brasil, USA, ETf's, futuros. Mas Best não é mau e nos states /TD Ameritrade também é jeitosa). Uma corretora dos states é boa pelo grafismo, informação, mas sobretudo pelo volume de mercados e pelo output fiscal das mais valias (antigamente era 0).

O S&P500 denota uma força tremenda, acreditas que com o sentiment no lixo aguenta-se em máximos, agora imagina quando o sentimento dos investidores aumentar....
porque e que nao caiu o S&P500 quando o sentimento dos investidores esteve tão down.png
porque e que nao caiu o S&P500 quando o sentimento dos investidores esteve tão down.png (39.13 KiB) Visualizado 15436 vezes

O porquê de se ter de ter um ETF sobre Asia (extra China e japão) e outro apenas sobre mercados emergentes - resposta Crescimento Económico (2 gráfs)
asia growth.jpg
asia growth.jpg (42.66 KiB) Visualizado 15436 vezes
growth forecast.png
growth forecast.png (242.61 KiB) Visualizado 15436 vezes

Apesar de não ser uma ação com o apelo de algumas social media, teck ou biotech, o Bank of America consolidou, no médio prazo, o desenho técnico da inversão (graf)
cumps, perseu
BANK OF AMERICA  good stock in a lousy sector.png
BANK OF AMERICA good stock in a lousy sector.png (35.98 KiB) Visualizado 15436 vezes
EOD  euro usd.png
EOD euro usd.png (31.94 KiB) Visualizado 15436 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por zeef » 16/5/2015 23:15

Oi Oi Perseu 8-) ,

Obrigado pela resposta e pelos teus posts semprs construtivos e onde aprendo muito :clap:

Espero que seja apenas uma correçaozinha no dolar, pq estou alocado quase em dólares na minha carteira :)

Posso te perguntar a ti e ao fdpc que corretoras usam? Eu utilizo o best para FI e A Degiro para fazer as compras pois as comissoes sao muito baixas, mas nao permite fazer o short selling de algumas açoes e a interface gráfica é uma miséria :) Estava a pensar abrir conta na Activtrades.

Cumps,

zeef
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 169
Registado: 9/11/2014 21:16
Localização: Porto

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por FDPC » 16/5/2015 4:13

perseu Escreveu:Obrigado FDPC!
Uma coisa engraçada, estava a colocar um post no tópico "Brasil" e tu a escreveres um na "memória do preço". :)
Sem dúvida que vou postar mais no teu tópico, alias porque o Brasil é o meu 4º Mercado dileto, e um país que adoro (7 idas ao Brasil - e o melhor está na Baía - 2 das quais como turista).
Num fórum destes ou colocas notícias/informações/novidades, ou te referes ao intra intra-day numa ação/activo, ou numa perspectiva de partilha e de troca de opiniões colocas opiniões pessoais (sempre falíveis mas que possam ser alvo de pensamento crítico, contribuindo, nem que a contrario, para o conhecimento de alguém). Neste tópico, optei por este último.
O grafismo e as imagens suavizam e consolidam uma mensagem, qualquer mensagem!

cumps, perseu



É mais do que natural esse comportamento com características e semelhanças i.e. com objetivos idênticos ao desenvolver o conhecimento, eu pessoalmente adoro uma sala de aulas não tivesse sido professor de fotografia durante 15 anos, também.
Sorte a nossa são as convicções e esclarecimento daquilo que podemos oferecer com clareza e transparência sem papas na língua visto está a minha intensidade a maior parte das vezes exagerada porem verdadeira sem contornos. Numa condição de aforrador até que um dia a minha reformou-se em julho de 2014 e desde então fizemos contas e chegamos a conclusão de uma perda direta de 40000 euros. Fiquei em pânico e como dizia minha avó ia me dando um faniquito. Foi ai então que entrei ativamente no mercado por aqui e na plataforma em setembro/2014 e nessa continua aprendizagem já consigo transmitir algum conhecimento adquirido. Não sei o que mais me deixa feliz aqui, se o que aprendo ou o que consigo transmitir. Nos 30 anos que vivi no Brasil a Bahia era local de férias em Porto Seguro dormindo debaixo dum cajuzeiro. Com a atual volatilidade e a ansiedade que me causa estar em posições montadas, optei finalmente e por agora ao daytrade exclusivamente. Com mais tempo e mais conhecimento adquirido e uma menor volatilidade do mercado bem ponderamos retornar a posições mais longas. Fiquei triste por não ter dado apoio quando os fundos das cotadas nos ADRs Brasil se configuraram em março de 2015, ficamos cegos ou cegados, endrominados pela desinformação pela corrupção e operações lava-jato, zelotes e estas trafulhices todas, bem estamos a postos com armas e bagagens para mais um arranque e não apenas pois estamos em cima do lance, no momento e timing e o mais importante com liquidez.
Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1469
Registado: 15/9/2013 23:16
Localização: Sintra

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por Optimiza » 16/5/2015 1:19

Obrigado FDPC!
Uma coisa engraçada, estava a colocar um post no tópico "Brasil" e tu a escreveres um na "memória do preço". :)
Sem dúvida que vou postar mais no teu tópico, alias porque o Brasil é o meu 4º Mercado dileto, e um país que adoro (7 idas ao Brasil - e o melhor está na Baía - 2 das quais como turista).
Num fórum destes ou colocas notícias/informações/novidades, ou te referes ao intra intra-day numa ação/activo, ou numa perspectiva de partilha e de troca de opiniões colocas opiniões pessoais (sempre falíveis mas que possam ser alvo de pensamento crítico, contribuindo, nem que a contrario, para o conhecimento de alguém). Neste tópico, optei por este último.
O grafismo e as imagens suavizam e consolidam uma mensagem, qualquer mensagem!

cumps, perseu
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por FDPC » 16/5/2015 0:53

Como sempre excelente e de muito bom gosto na apresentação, dinâmico e ilustrativa. Perseu vou te pedir alguma colaboração e tempo na sua disponibilidade na incorporação de posts ali no tópico Brasil direcionados para o efeito e posso ter um pouco mais de idade que o Perseu, é verdade alguma experiencia somada na vida mas neste capitulo das economias e finanças e o conteúdo analítico e técnico como pode ver estou ativo no mercado apenas desde setembro de 2014 portanto sou como um bébé acabado de nascer e estou construindo minha "formação" técnica financeira com bastante dedicação superando os erros e as dificuldades. Tenho certeza que vamos todos sempre poder contar com sua atenção e espero sinceramente que aceda aqui ao apelo deste cota de 55 anos. Da minha parte e dada minha total disponibilidade de tempo quando for necessário fazer pesquisa ou investigação complementar para poupar-te tempo ou excessos na investigação é só pedir que executo as tarefas.

Sempre

FDPC
Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1469
Registado: 15/9/2013 23:16
Localização: Sintra

XXVI PSP - performance stock picking

por Optimiza » 16/5/2015 0:28

"Forget what you know about buying fair businesses at wonderful prices; instead, buy wonderful businesses at fair prices." Warren Buffett

PSP / Performance Stock picking - Uma pequena diferença na seleção pode dar uma enorme diferença nos resultados

Nunca escolher uma ação por esta ser a que julgamos a melhor do país, ou porque ganhámos dinheiro com ela no passado. Ou apenas porque foi recomendada Por 12 analistas. Aliás a melhor ação de ontem dificilmente será a melhor ação de amanhã.
Tudo o que devemos tentar é comprar ações ligeiramente mais performantes (por critérios definidos), do que as mais de 500.000 alternativas no Globo. O benchmark PSP é efetuado vs ìndices sectoriais ou gerais, ou vs ações concorrentes.
choose the right duck.jpg
choose the right duck.jpg (6.39 KiB) Visualizado 15834 vezes

Buzzwords (arquétipos de empresas ideais): Empresas com barreiras à entrada. Com exclusivo de tecnologia, monopólios/oligopólios (ex: Microsoft, EDP), patentes (ex: Gilead), royalties fiáveis, circuitos fechados com o consumidor/utilizador (ex: facebook) ,marca insubstituível (ex Mercedes ou Louis Vuitton), distribuição exclusiva, ou com custos de produção decididamente mais baixos que a concorrência.
O ideal – o poder de fixar preços (sem ligar muito à concorrência) – ex: Apple

Critérios para empresas Growth (apostar no crescimento – ex: Alibaba) e Value (apostar nos resultados- ex: Siemens ou Kellog), ou Growth+Value (ex: Apple)
PSP Growth+Value:
1) Seleccionar sectores Outperformers (o sector bate o mercado geral. Ex: social media e biotech no S&P500).
2) Empresas que mais ultrapassaram as expectativas de resultados trimestrais (face às expectativas dos analistas de mercado).
3) Balanço mais sólido e free cash flow acima da média sectorial.
4) Volume de negociação acima da média por um período contínuo, reforçando uma clara tendência ascendente ou de rutura (evitar quando possível ações pouco líquidas)
5) Price to Sales ratio (P/S) - preço sobre as vendas totais (o ideal teórico é a obtenção de um valor inferior a 1).
comparação faz-se apenas dentro de cada sector – porque cada sector tem a suas particularidades - existem sectores como o biotech em que nem se aplica, ou sectores como social media em que um rácio de 10 já é bom.
6) Ações alvo de Stock split, de share split, de OPA, de share buybacks

PSP Value: PER’s baixos (price earning ratio) – quanto anos demora a amortizar as ações com os resultados (brutos) da mesma.
PSP Value (menos fiável): DY’s (dividend Yield) – equivale a uma Taxa de juro (bruta) – dividendo/preço da ação
PSP Value: Aproveitar correções muito para além do que justificavam os fundamentais da ação.

PSP Growth: Market leader e restantes Líderes (5 empresas)
PSP Growth : sectores overperformers (3 melhores sectores no mercado)
PSP Growth: empresas com as maiores valorizações no curto prazo (3 por sector)
PSP Growth: Lançamento de nova tecnologia ou conceito de mercado

Ex: Comprar uma ação das 5 melhores de um sector top pode, em bull market, quadruplicar a valorização das 3 melhores ações de um sector underperformer desse mesmo Mercado geral. Em bear market (mesmo nos dois últimos), as melhores ações de um sector top performer mantem-se estatisticamente em positivos.
pick the best runner.jpg
pick the best runner.jpg (24.15 KiB) Visualizado 15834 vezes

Uma ação média numa Indústria top pode outperformar a melhor ação de uma Indústria em fase Bear (ex: social media versus oil drillers).

A alternativa ao PSP é escolher acções pelas notícias, feelings, olhómetro e rumores, aleatoriamente, manter posições perdedoras durante 10 anos que não só limitam o nosso acesso a cash para adquirir ações top performers como afectam a bottom line da folha de excel.

Pequenas alterações valem (e fazem) uma enorme diferença na valorização da carteira. A carteira deve ter um misto de ações Value e Growth. Deve ter um misto de investimentos a curto, médio e longo prazo ajustado em função dos ciclos (e das oportunidades do mercado), e deve ter vários níveis Beta, para que a volatilidade nunca seja tão alta que os drawdowns sejam acima de 25% do investimento total, nem tão baixa que não nos permita atingir uma rentabilidade média anualizada acima de 12,5% (lucros mais dividendos).
O efeito compound ao longo dos anos só existe se conseguirmos, com disciplina e consistência, manter a carteira rentável.

Num portfolio PSP de 8/10/20 ações/e outros activos – se trocarmos pontualmente (semanal, mensal), o pior performer (via stop loss ou por decisão racional), por uma potencial top performer de Growth ou Value, e incrementa-se radicalmente a performance.
what a top performer looks like.gif
what a top performer looks like.gif (17.55 KiB) Visualizado 15834 vezes

Nota – O swing trading e o hedging de posições são componentes laterais que se utilizam no âmbito da PSP (desenvolverei mais tarde o porquê, para quê e como).

Temas relacionados no Índice no 1ºpost da 1ªpágina.
CASH COWS Parte I (vacas leiteiras - ações que geram dividendos acima da taxa de juro fixa, a 1 ano)
CASH COWS Parte II
PERCEPTION IS REALITY (a ter sempre em conta)
TREND FOLLOWING / Identificar as Market Trends (tendências de Mercado)
TRENDS SECTORIAIS/ MARKET/SECTOR INDEXES
ASSET ALLOCATION (Gestão dinâmica de activos)
MOMENTUM - a durabilidade e consistência de uma trend
MARKET TIMING » Se falhares na preparação, estás preparado para falhar!
APPLE 2010 A 2015 BULL RUN.png
APPLE 2010 A 2015 BULL RUN.png (26.86 KiB) Visualizado 15834 vezes
BLACKBERRY 2010 A 2015 BEAR MODE.png
BLACKBERRY 2010 A 2015 BEAR MODE.png (29.33 KiB) Visualizado 15834 vezes
KELLOGG  value play.gif
KELLOGG value play.gif (28.63 KiB) Visualizado 15834 vezes
Editado pela última vez por Optimiza em 14/6/2015 23:28, num total de 1 vez.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

A desvalorização competitiva + 2 top pics

por Optimiza » 15/5/2015 12:26

Bom dia Zeef,
congrats.jpg
congrats.jpg (50.06 KiB) Visualizado 16025 vezes

Parto do presuposto que estamos a assistir a uma mera correção do US dollar, que manterá a sua tendência de subida até 2016 (atingindo a paridade este ano), se o PIB norte Americano se mantiver com crescimento acima de 1,5% ao ano (dúvida actual).
Isto porque os "argumentos" criados pelo BCE/Eurozona vs USA são imbatíveis:
» QE Eurozona no seu início (política expansionista de moeda), com a injeção assustadora de 60 mil milhões de euros mensais na economia/ States - terminou o QE.
» Eurozona - Ciclo económico com um delay de 1,5 anos face aos states (visível também nos mercados bolsistas)
» Riscos macro-económicos/dívida pública+défice- Para além da Grécia, são ainda mais relevantes os desiquilíbrios persistentes em Itália, Espanha, Chipre, Portugal e França.
» Eurozona mantem taxas de juro próximas de 0. USA estão obrigados a subir as taxas até Setembro (pq mais próximos do pleno emprego e com a inflação a recrudescer).

Na competição entre Blocos económicos , a vantagem competitiva instrumental passa pela desvalorização cambial.
O círculo virtuoso (teórico) - Desde que a inflação não seja o problema nº1, 2º ou 3º, desvalorizando uma moeda, consegue-se um incentivo às exportações, menos importações (pq mais caras) e por isso uma balança comercial mais saudável. Pretende-se um aumento da produção e aumento da produtividade (pelas perspectivas de crescimento investe-se na capacidade instalada), e teoricamente com menos desemprego, aumenta a confiança dos consumidores e a capacidade de consumir - logo cresce o PIB. O conceito de inflação excessiva acima de 2% (na eurozona e states, dantes era considerada excessiva apenas acima de 5%), é que limita a perpetuação de uma expansão monetária (impressão continua de cash) e política de juros 0 nesses dois Blocos.

A) O alerta para que esta teoria tenha falhado é se o Euro para além de quebrar a próxima resistência no 1.15usd, ultrapassar a mega resistência nos 1.25usd.
EURO USD Bull c+mp+adx+macd   overextended+teste no suporte horizontal.png
EURO USD Bull c+mp+adx+macd overextended+teste no suporte horizontal.png (32.4 KiB) Visualizado 16025 vezes

B) Vê a correlação entre treasuries e moeda (gráf) e o impacto da desvalorização de curto prazo no usd.
us bond and us dollar working in tandem.gif
us bond and us dollar working in tandem.gif (35.17 KiB) Visualizado 16025 vezes

c) Esta interessa mais para nós (porque o QE Europeu está a começar). Ver a correlação entre o defunto QE norte Americano e o S&P500.
o QE define a evolução do mercado. Transpôe isto para a Eurozona e vês o caminho que vamos percorrer.png



2 TOP PICS (apostas especulativas - risco elevado)


1 - EBAY/PAY-PAL Aposta no spin-off, share split e reavaliação de activos (PER actual de 24% o que é bom para 1 e-commerce/e-payments stock). Cotação actual 60 usd / potencial de valorização 35%/ stop loss 52usd/ até 1 ano (duração máxima do trade)
A Ebay anunciou ontem a separação no 2º semestre deste ano da unidade PAY-PAL e o seu regresso ao Mercado.
A capitalização bolsista actual ronda os 70 biliões de usd. Separadas, a avaliação deverá rondar os 40 biliões para a EBAY e 55 biliões para a PAY-PAL.
notas - pay pal é líder nos e-payments e a líder nos mercados arcaicos e tradicionais é a Visa (180 biliões de capitalização). Quem a pode adquirir depois do spin-off? Apple, Google ou American Express

2 - YELP (adoro esta ação, e contudo nunca se deve gostar de uma ação) Aposta na aquisição desta companhia pela Alibaba, Yahoo ou pelo Facebook
Cotação actual - 47,85 usd / target - 70usd / stop loss 40,3usd / até 1 ano (duração máxima do trade)

A Yelp não dá lucros, a Yelp teve um trimestre fraco (receitas publicitárias aquém do previsto) e contudo, após uma correção de 25%, vou voltar a ter exposição a esta ação (aposta de longo prazo).
Como empresa de social media (recomenda, analisa e informa sobre todo o tipo de negócios e serviços), com uma base de utilizadores que representa as classes A,B e C+,
A própria companhia quer fundir-se ou ser adquirida e tem uma capitalização bolsista de 3,7 biliões de usd (mini em termos USA)Yelp Inc (NYSE:YELP).
cumps, perseu
EBAY split da PAY PAL no segundo semestre equivale a uma valorização relativa dos activos.png
EBAY split da PAY PAL no segundo semestre equivale a uma valorização relativa dos activos.png (39.45 KiB) Visualizado 16025 vezes
YELP bet on Alibaba or Facebook.png
YELP bet on Alibaba or Facebook.png (30.25 KiB) Visualizado 16025 vezes
Editado pela última vez por Optimiza em 16/5/2015 1:52, num total de 1 vez.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por zeef » 15/5/2015 1:49

Boas Perseu,

Posso te pedir qual a tua opinião sobre a paridade expectável do euro face ao dollar?

Não seria de esperar que com o BCE e o futuro aumento das tx juros nos states que haja um inflow de capitais para lá e posterior valorização do USD face ao euro?

Se calhar o mercado já estara a descontar o futuro aumento das taxas e a paridade nao será para breve..

zeef,
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 169
Registado: 9/11/2014 21:16
Localização: Porto

S&P record status, crude, Harley, Mapfre

por Optimiza » 15/5/2015 0:37

Boas PCM,

Como previsto, o S&P500 atinge novos máximos históricos (+1.08% ou 22.62 pontos), ultrapassando o high anterior de 24 de Abril e eliminando assim o risco de termos atingido um topo de longo prazo (ver gráfico 3 posts atrás). O Bull norte Americano pode continuar outra vez graças às techs, social media e biotechs. O que deve estar para terminar é o rebound no Euro vs Usdollar e no crude oil (falhou o duplo teste à resistência de curto prazo nos 62usd), e ambas serão boas notícias para a Eurozona.
S&p500 new record high.png
S&p500 new record high.png (40.57 KiB) Visualizado 16186 vezes

No tocante à Harley Davidson, continua a sua downtrend, tendo rompido um suporte importante. Contudo, como já tinhamos comentado, os 50usd, correspondem neste momento a uma Linha Maginot na ação - corresponde grosso modo à downtrend, à MMS100 e à LTh de curto prazo - o PER abaixo de 14, Yield de 2,46 e o PEG em 1,1, conferem à ação os argumentos para a inversão (Value Stock).
HARLEY DAVIDSON rompe suporte fixo em Downtrend até mega suporte 50usd  suporte intermédio em teste nos 53usd.gif
HARLEY DAVIDSON rompe suporte fixo em Downtrend até mega suporte 50usd suporte intermédio em teste nos 53usd.gif (24.44 KiB) Visualizado 16186 vezes

Lufthansa e Hawaian Airlines continuam a reforçar a sua LTA (gráficos), e a Mapfre (forte Value Play quase sem risco de downside adicional - entrada com 1 posição), passa a ser uma hipótese clara de inversão de médio prazo (tendo um PER de 10 e uma Yield apelativa Dívida micro).

Sales 2015 22 971 M
EBIT 2015 1 374 M
Net income 2015 947 M
Yield 2015 4,56%
Yield 2016 5,04%
PER 2015 10,11
PER 2016 9,27
Capi. / Sales 2015 0,43x Capitalization 9 845 M

cumps, perseu
MAPFRE top pic teste à uptrend na base do canal e  suporte na MMS100.gif
MAPFRE top pic teste à uptrend na base do canal e suporte na MMS100.gif (22.91 KiB) Visualizado 16186 vezes

HAWAIIAN AIRLINES closed gap bull  acurto médio e longo prazo.png
HAWAIIAN AIRLINES closed gap bull acurto médio e longo prazo.png (30.65 KiB) Visualizado 16186 vezes
GALP com o PER mais elevado do comparativo.gif
CRUDE OIL overbought  retracement possível até 55$.png
CRUDE OIL overbought retracement possível até 55$.png (29.22 KiB) Visualizado 16186 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Harley-Davidson

por pcm1979 » 14/5/2015 17:13

Mais um tombo na Harley... eu que estava a pensar nos 55usd para reforçar, acho que vou é esperar pelos 50usd... :?
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Especulação a mais para tão pouca volatilidade

por Optimiza » 13/5/2015 12:21

Desde 1522 só existiram 3 épocas em que as taxas de juro estiveram mais baixas que as actuais (gráf), logo a mean reversion theory diz-nos que têm de aumentar lenta mas seguramente. A inflação já começa a subir na Europa, nos States e na China. As Bond caem na Europa também por essas duas perspectivas de agravamento. Os próximos dados sobre a inflação e PIB norte Americanos vão ser decisivos para determinar aumentos da taxa de juro com impacto directo nos mercados, nas yields e nas commodities.
desde 1522 só por 3 vezes estiveram as taxas de juro tão baixas.jpg
desde 1522 só por 3 vezes estiveram as taxas de juro tão baixas.jpg (28.91 KiB) Visualizado 16422 vezes

Especulação exagerada - Banif (Alerta): Com a diluição esperada no aumento de capital - que obstaculiza uma OPA, o pagamento ao Estado de 825 milhões de euros, leva a um risco de diluição das actuais posições acionistas e a uma rutura generalizada de suportes (numa ação sobrevalorizada). A cotação pode cair a níveis 1/3 abaixo dos actuais 0.0083 (por agora só temos especulação pura e dura).

- Indíces Gregos ( :shock: ): Não é que com toda a incerteza na Grécia, com o regresso à recessão, com riscos de não pagar salários este mês aos funcionários públicos, com o ELAS a atingir os 80 mil milhões de euros e os indices não páram de subir (vejam o Piraeus e NBG que vendi há 2 semanas)? A especulação é excessiva e absurda. Espero um mini crash derivado de notícias negativas sobre as negociações com o BCE.
GRÉCIA  um rebound excessivo acima da MMS50 e com o ADX a sinalizar.png
GRÉCIA um rebound excessivo acima da MMS50 e com o ADX a sinalizar.png (31.38 KiB) Visualizado 16422 vezes

Alguns Breakouts potenciais: S&P500 no gráfico (range tão apertado, que pode ter um breakout tradável. A alternativa pouco provável seria uma queda superior a 3%), Commerzbank (gráf), Lufthansa, BCP (gráf)
Fundamentalmente Interessantes: Elétricas Europeias (gráfico revelador), bank of America, Nokia, Daimler (posição a manter) e Siemens.
BCP no topo do canal  breakout eventual na superação de 0.096.gif
BCP no topo do canal breakout eventual na superação de 0.096.gif (29.95 KiB) Visualizado 16422 vezes
COMMERZBANK  sinais de inversão no ADX e MACD.png
COMMERZBANK sinais de inversão no ADX e MACD.png (31.25 KiB) Visualizado 16422 vezes
eletricas europeias.gif
eletricas europeias.gif (41.59 KiB) Visualizado 16422 vezes
Anexos
S&P500 tentativa de breakout.gif
S&P500 tentativa de breakout.gif (15.49 KiB) Visualizado 16422 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

XXV - As recomendações de Analistas (Banca de Investimento

por Optimiza » 12/5/2015 1:18

"Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade" Joseph Goebbels (Min da propaganda de Adolf Hitler) » não passa de uma mentira
"Se os Analistas do mercado de capitais fossem prós, estariam a comprar ações e não a vender recomendações" (Norman Ralph Augustine) » meia verdade
"Nos mercados, uma verdade subjectiva dita ao mesmo tempo pelos que interessam, passa a Dogma" (Michael Lewis) » verdade

Desde a Bolsa de Londres no início do sex. XIX que as recomendações efectuadas pela banca de investimento influenciam os mercados. Qualquer que seja o seu teor, objectivos, rigor, pressupostos, acabam por ter uma repercussão mais ampla do que os clientes directos dessas casas - e o objectivo é mesmo esse. Vale a pena ter em conta essas recomendações "cum granum salis" - após análise crítica e distanciada.

Seja por interesse em defender a carteira própria (Goldman Sachs, Merryl Linch em 2000), seja por induzir Mercado para os seus clientes ou aumentar os seus lucros - JPM , seja porque a análise é coerente e balizada (objectivo de todas as casas), existem amplitudes enormes nas recomendações para um mesmo activo, por parte das várias casas de investimento (30% a 50% de amplitude nas recomendações actuais da Apple, Twitter, FCC, Liberbank, Intesa, Commerzbank, Jerónimo M ou BCP).
Nessa época (1997-2000), em que se justificavam recomendações de compra de uma ação apenas porque outras ações concorrentes tinham subido mais ou porque os indices estavam a overperformar aquele activo.

6 tipos de Recomendações principais - Neutral, Buy, Strong Buy, Sell, Strong sell, review/std by

Porque é que mesmo assim são tidas em conta? Porque medem o pulso e prognosticam os mercados, porque incentivam as compras ou as vendas de Institucionais (uma nova recomendação de venda pode levar a um sell-off e uma passagem neutral a strong buy pode levar a um break out da ação). Institucionais e fundos existem que se regem integralmente pelas análises dos especialistas. Os contrarians acabam muitas vezes por definir algumas posições a contrario daquelas.

Como retirar e aproveitar o seu significado?

1 - Ligar apenas às Principais casas que façam essa análise - è mais importante a análise de uma Goldman Sachs ou Nomura do que uma análise de um Banco local sobre a mesma ação / Isto independentemente da percentagem histórica de acertos de qualquer uma dessas casas. Interessa mais a credibilidade e a força (nome da casa e nº de believers e de followers) do que a acuidade (previsões acertadas).

2 - "No meio está a virtude" - Ligar à media das recomendações (valores e tipo de recomendação) - Quando se verifica que a GE tem price targets entre 20usd e 38usd (entre sell e strong buy), a forma racional de captar "sumo" é partir da média ponderada. Tentar sempre que possível evitar ir contra essa opinião consolidada (se a média dos analistas recomenda um strong sell, muitas vezes é perigoso estar a reforçar individualmente posições)

3 - Caveat emptor vs caveat vendor » Analisar criticamente as análises das casas de investimento mais conhecidas que se encontrem nessa média (porque não se tem paciência nem tempo para ler todas).

4 - Tentar sempre detectar quais são as casas de investimento que a Indústria dos Fundos de Investimento e outros clientes Institucionais - vulgo "os Gordos" mais seguem (estes são os mamutes com toneladas de cash que perpetuam tendências). ver exemplo de cliente em baixo

5 - Com o tempo, ver se alguma casa de investimentos consegue prever com alguma exactidão o movimento do activo e passar a reflectir no trade essas recomendações (ex: num strong buy com melhoria do price target, ter a noção que se pode reforçar a posição, e que pelo menos não devemos vender para já esse activo).
banca europeia.gif
Banca europeia II.gif

por exemplo aprecio uma banqueta espanhola http://www.r4.com/analisis-financiero-r ... comendadas e do UBS.

Exemplo de Cliente Institucional Gordo
O banco Nacional da Suiça, na sua carteira própria de ações norte americanas - apenas Large Caps growth+value, segue recomendações de casas como a UBS e a Nomura
exemplo de um cliente Institucional GORDO  - Banco Nacional da Suiça.jpg
exemplo de um cliente Institucional GORDO - Banco Nacional da Suiça.jpg (40.83 KiB) Visualizado 16640 vezes
SWISS NATIONAL BANK   portfolio de títulos.jpg
SWISS NATIONAL BANK portfolio de títulos.jpg (40.4 KiB) Visualizado 16640 vezes
SWISS NATIONAL BANK HOLDINGS.jpg
SWISS NATIONAL BANK HOLDINGS.jpg (38.31 KiB) Visualizado 16640 vezes
SNB COMPRA AÇÕES VENDE TÍTULOS DE DÍVIDA.jpg
SNB COMPRA AÇÕES VENDE TÍTULOS DE DÍVIDA.jpg (20.03 KiB) Visualizado 16640 vezes
Editado pela última vez por Optimiza em 14/6/2015 23:26, num total de 1 vez.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por CTT17 » 11/5/2015 12:16

Estive uma semana ausente e o Perseu continua com intervenções(quase diárias) de enorme qualidade. O elemento mais válido, quer a nível de conhecimentos, quer a nível de postura. Sempre com humildade e responde com muita simpatia a dúvidas/opiniões (via mensagem privada). Parabéns!
 
Mensagens: 777
Registado: 22/12/2013 23:04

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por Optimiza » 11/5/2015 12:09

Ulisses Pereira Escreveu:Nunca é demais dar os parabéns ao Perseu pela qualidade dos seus posts. Claros, pedagógicos e consistentes. Excelente.

Abraço,
Ulisses


Obrigado Ulisses, porque é graças ao teu papel de DDT :D e ao Caldeirão que se devem estas leituras e trocas de opinião entre milhares de investidores.

cumps, perseu
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por Ulisses Pereira » 11/5/2015 11:59

Nunca é demais dar os parabéns ao Perseu pela qualidade dos seus posts. Claros, pedagógicos e consistentes. Excelente.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

pair trade

por Optimiza » 11/5/2015 11:49

E Tremal - Naik, reparei agora que eram os teus primeiros posts aqui no CB. Bem vindo ao Fórum, onde a curva de experiência até é acelerada - reforça o pensamento critico, pela diversidade de perspectivas e de conhecimentos, dúvida metódica sobre todos os temas e opiniões - pelo que vês de bem feito, do que se deve evitar fazer e do status do Mercado (muitos posts=Mercado bull, poucos post=bear, ações na 1ªpag=market movers lusitanas).


Lição Pessoal » Não cumpri com o Let the profits run na Jerónimo Martins e fiz péssimo. Vendi a 12,2 e já está a 13,28€ (caso rompa este tecto pode ir até aos 15€ dobrando o que era a minha posição inicial). O lucro nunca é demasiado, e quando estabelecemos uma meta rígida abdicamos do mesmo, não cumprindo com a disciplina (hoje até sobe por mimetismo sectorial pela fusão eventual entre Ahold e Delhaize). Em EDP, vendo próximo dos 3.73€ (mas com motivo "derrogatório"- não quero ir ao dia de aex dividend).
Jerónimoooo vai dobrar face a mínimos.gif
Jerónimoooo vai dobrar face a mínimos.gif (24.53 KiB) Visualizado 16902 vezes

Amanhã a Grécia, se não chegar a acordo hoje com a UE/BCE/FMI, pode falhar na tranche de 750 milhões de euros ao FMI, embora o default só seja considerado 2 meses depois, os mercados não estão a descontar este evento (e por isso deve-se acumular liquidez). Pode dar uma correção forte generalizada, mas com especial relevo nos serviços financeiros do sul da Europa.
Se e Logo que exista acordo, deve-se entrar em financeiras eurozona, mas tudo (ou quase) vai subir. Existe agora muito cash posto de parte, quer de fecho de posições em equity, quer sobretudo de vendas institucionais de dívida pública da eurozona e norte Americana.
GREECE.gif
GREECE.gif (11.81 KiB) Visualizado 16902 vezes

Um pair trade interessante (longo em Lufthansa), é alongar Lufthansa acima de 13€ e shortar Airbus abaixo de 65€.
pair trade = estratégia neutral de Mercado em que fazes uma arbitragem entre ações (ou outros activos), normalmente do mesmo sector, em que shortas a underperformante e alongas na overperformante (requer market timing e análise R/R).
Lufthansa  born again above 13     pair trade Airbus.gif
Lufthansa born again above 13 pair trade Airbus.gif (27.66 KiB) Visualizado 16902 vezes

EDP vender na resistência 3.73  deixar dividendos para institucionais.gif
EDP vender na resistência 3.73 deixar dividendos para institucionais.gif (28.23 KiB) Visualizado 16902 vezes

Atex General      os gregos estão doidos.png
Atex General os gregos estão doidos.png (39.42 KiB) Visualizado 16902 vezes

stoxx50 indecisão no curto prazo   teste à MMS20 e MMS50.png
stoxx50 indecisão no curto prazo teste à MMS20 e MMS50.png (36.29 KiB) Visualizado 16902 vezes
Editado pela última vez por Optimiza em 11/5/2015 12:03, num total de 2 vezes.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por TremalNaik » 10/5/2015 21:25

Caro Perseu,

Não contava com uma resposta desta dimensão. Uma aula, praticamente.
Renovo o agradecimento, claro.

Fiquei de resto com uma ideia clara sobre um aparente paradoxo: parecia- me estranho que na sequência de uma compra a 1 euro (admitindo que a compra estava bem fundamentada), não houvesse motivos acrescidos para comprar a .95. Pois se era bom a 1, devia ser ainda melhor a .95. E, portanto, se algum percalço tinha feito descer a acção de 1 euro para 95 cêntimos logo após a compra, o melhor seria não ter pressa, suportar a decepção, e esperar o movimento de subida. Pelo que concluí da tua lição, este raciocínio não está errado. O stoploss é que é difícil de estimar. Depende dos volumes, da amplitude diária, das médias móveis e, provavelmente, dos factores exógenos ao cálculo técnico; estou a lembrar-me das eleições inglesas ou da crise grega.

De qualquer modo fiquei com diversos links que tenciono explorar, não fazendo sentido colocar questões sem ter queimado antes algumas pestanas. Muito obrigado pela disponibilidade e pelo cuidado na resposta.

Cumprimentos,
Tremal - Naik
 
Mensagens: 212
Registado: 10/5/2015 14:55

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por Optimiza » 10/5/2015 18:48

Boa tarde TermalNaik,

O stop loss é uma das mais importantes "Ordens de Mercado", e visa limitar as perdas do investidor.
Lê este link sobre Ordens de Mercado viewtopic.php?f=3&t=84008&start=175#p1173071.

O stop loss diz respeito à análise risco/retorno (quantificar, no momento 0, as perdas e ganhos potenciais), sobre o preço (ou melhor sobre a evolução do preço do activo). Ao contrário do mero stop mental (que por regra o especulador não cumpre), tem a vantagem de disciplinar e fazer cumprir a estratégia do investidor.
É o instrumento da 1ª parte do lema de sobrevivência do investidor » Cut the losses and let the profits run!
STOP LOSS FIXO.jpg
STOP LOSS FIXO.jpg (32.06 KiB) Visualizado 17091 vezes

Os 5% de stop loss são meramente indicativos (são o stop mais usado para ações com Betas de Mercado - volatilidade igual ao Índice/sector em que se insere).
Contudo, deves ajustar o stop loss à volatilidade do activo e do Mercado. Se o activo tem um Beta elevado, habitualmente, varia no intraday mais de 5% entre máximos e mínimos (ex: GoPro ou Yelp), para não abandonares o activo intempestivamente, o stop loss deverá ser colocado por exemplo nos 10%).
TARGET INICIAL VS STOP LOSS.gif
TARGET INICIAL VS STOP LOSS.gif (48.57 KiB) Visualizado 17091 vezes

Adequar o stop loss ao investidor, sua capacidade de perda e estratégia face aquele activo em particular - O stop loss pode ser de 3% (ex: Procter & gamble, Pfizer, Nestlé), 6% (ex: EDP, Apple ou FCC), de 9,5% (ex: BCP ou Petrobrás), de 14% (no Twitter ou Sid), ou outro qualquer.

No teu exemplo, deve-se evitar os stop losses "redondos ou na marca" - Entrei hoje na ação (ou num etf com beta standard), a 1€. Não coloco o stop loss a .95€. Coloco a .9486€ (para não se ser apanhado por swings oportunistas). Se a minha preocupação para limitar as perdas, em vez de ser um target fixo, fôr a quebra de um suporte móvel muito próximo, por exemplo a MMS200, colocaria o stop loss MMS200 (media móvel simples de 200 dias » considerado o marco da tendência de Longo prazo), menos 0,9%.
Para recomprar essa mesma ação, como saí a perder, tenho de readequar a estratégia e ver quando e se faz sentido reentrar. Reentra-se por mil razões plausíveis (precisamos de força técnica e(ou) fundamental, e de uma narrativa alicercada): exemplos - porque mais tarde inverte a tendência, superando a MMS50 nos 0,91 (tendo ultrapassado a MMS20 nos 0,903), ou porque rompeu a resistência psicológica ou efectiva do 1€ com forte volume (o sector e o ìndice em que se insere está bullish), ou porque outra empresa vai lançar uma Opa sobre a cotada alvo, ou porque atingiu o Ponto Pivot superior no intraday, ou porque reentra-se num activo devido aos stocks do mesmo estarem a diminuir no Mercado global. A contrário, podes usar a mesma lógica para posições curtas (ter ganhos na queda do preço do activo subjacente).

Muito Importante - Quando já estás em positivos na ação, defende os lucros, deixando os mesmos subir por mais altos que sejam. Como fazer? Aplicar um trailing stop diário (stop dinâmico).
O mesmo tem a vantagem de nunca venderes o activo apenas porque já estás a ganhar 8% sobre o investimento inicial, ou 50%, ou 260% (a Gilead valorizou-se 2600%, a Apple já teve uma capitalização de 1/500 da capit actual).
No exemplo: compro a 1€ (apliquei inicialmente o stop loss nos 5%). A ação sobe ao final de 5 dias para 1.20. Coloco o trailing stop nos 1.12 (protegendo os profits). Sobe ao fim de um mês para 1,50€, e subo o trailing stop para 1,38. A ação corrige na sessão seguinte para 1,40€, mantenho o stop a 1,38. Quebra na sessão seguinte e acaba cotada a 1,32, a ordem de venda foi executada a 1,38. A trailing stop permitiu defender o take profit.
Em ações e ETF's, longo ou curto, nunca ter um objectivo de Lucro Redondo e estático (em futuros, Forex, warrants e obrigações pode fazer sentido)
STOP LOSS  INICIAL  + EVOLUÇÃO PARA    TRAILING STOP (TAKE PROFIT).png
STOP LOSS INICIAL + EVOLUÇÃO PARA TRAILING STOP (TAKE PROFIT).png (6.09 KiB) Visualizado 17091 vezes

Se maximizares os lucros nas ações que os dão, suportas melhor as perdas noutros investimentos e sobrevives no Mercado....com ganhos.
Com disciplina, podes ter um número de trades ganhadores bastante inferior ao de trades perdedores e mesmo assim teres lucros expressivos.
ex: tens 5 blocos de 2000 euros. Perdes em 4 blocos 5% e fechas as operações. Tens um ganho paulatino e acumulado, no 5º bloco, durante 2 meses, até aos 60% de valorização - após queda superior ao trailing stop a venda foi efectuada (resististe, durante 2 meses, a vender apenas porque o ganho já era agradável, porque obedeceste à tua disciplina - cumprindo com o trailing stop). Perdeste 400 euros em 4 blocos e ganhaste 1200 euros num bloco apenas. Lucro de 800 euros em 2 meses (Esses 8%, se anualizados, dão 48% de lucro). Sem o cut the losses (via stop loss), garantidamente, acumular-se-iam as perdas dos outros blocos e terias uma perda bem real ao fim dos dois meses.
p&l.png
p&l.png (65.39 KiB) Visualizado 17091 vezes

Outros links sobre a temática no 1º post na 1ª pág. deste tópico:
VI - EFEITO STOP LOSS NA MARCA
XXIV - MOMENTUM
XXV - ÍNDICES DE SENTIMENTO E DE VOLATILIDADE (VIX)
XXIX - MÉDIAS MÓVEIS (o "E" de Ecossistema)
XXXI - INDICADORES TÉCNICOS
nota - o FiFo aparece como conceito teórico apenas no market timing, não é aplicável para Ordens de Mercado.
cumps, perseu
STOP LOSS NUM H&S.png
STOP LOSS NUM H&S.png (6.18 KiB) Visualizado 17091 vezes
Trailing Stop.png
Trailing Stop.png (28.77 KiB) Visualizado 17085 vezes
Editado pela última vez por Optimiza em 11/5/2015 9:40, num total de 1 vez.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por TremalNaik » 10/5/2015 15:08

Caro Perseu,

Li com atenção o seu post. Não entendo muito bem a aplicação do stoploss. Parece que o seu conselho, no âmbito do Fifo, é fixá-lo em 5%. Tomemos, como exemplo, um pequenino investidor, com meia dúzia de milhares de euros que, em lugar de deixar o dinheiro no banco numa qualquer conta a prazo, decide investir na acção X que está cotada a 1 euro. Compra 2 mil euros, admitamos. O que o amigo Perseu aconselha é vender se a cotação baixar para .95? E o que fará, em seguida este pequeno investidor? Recompra a acção X se deslizar mais? Em que valor? No fundo, a questão é esta: que estratégia deve seguir o pequeno investidor, à luz do princípio Fifo?
Os melhores cumprimentos.
Agradeço antecipadamente,
TermalNaik
 
Mensagens: 212
Registado: 10/5/2015 14:55

Onde páram as correções?

por Optimiza » 10/5/2015 14:01

Eurozone is surrounded by 3 sharks Greece Events+Crude Oil+US Indexes and us dollar.jpg
Eurozone is surrounded by 3 sharks Greece Events+Crude Oil+US Indexes and us dollar.jpg (116.89 KiB) Visualizado 17209 vezes

Desde 1950, no S&P500 (o Índice mais importante em termos Mundiais), em cada período de 3 anos, existem em média 4,3 correções superiores a 10%.

Neste bull market secular, estamos há mais de um triénio sem uma correção superior a 10%. Apenas em 4 triénios no passado não existiu nenhuma correção com maior amplitude do que 10%

Os ìndices norte americanos encontram-se sobrecomprados (acima de 92% das ocorrências em 65 anos), em recordes históricos, com PER médio desafasado (27,2 vs 14,6), após um ciclo monetário e fiscal expansionista, com recordes nas merger & acquistions, e com taxas em mínimos de 150 anos. O risco e a volatilidade no trading deste ìndice aumenta assim neste ano de 2015.
primeira vez num ciclo de 10 anos em que quase não existem correcções superiores a 10%.gif
primeira vez num ciclo de 10 anos em que quase não existem correcções superiores a 10%.gif (84.75 KiB) Visualizado 17209 vezes

A sobrepenetração dos Fundos de investimento, em detrimento da private equity, bancos centrais, Etf’s, etc, faz com que em situações de sell-off colectivo nos Fundos de investimento, os resgates por si só, levarão a fortes correções (ver gráf)
who leads the market.png
who leads the market.png (33.67 KiB) Visualizado 17209 vezes

Existem sectores “tão inchados” como Biotech – sabiam que o sector Biotech Americano (PER médio de 39%), vale mais do que Juntos todos os mercados da Eurozona (eurozona tem um PER médio de 17,4 a rondar a média histórica), e mais todos os Mercados Emergentes? Isto é ou não de loucos?

E o que é que aconteceu após os 4 períodos passados de sobrecompra no S&P500 sem qualquer queda superior a 10%?

1» Abril de 1966 – queda de 23% e início de um bear market clássico.

2» Setembro de 1987 - Queda de 11% e que se adensou com o crash de Outubro de 1987 (perdas em dois meses de 29%)

3» Setembro de 1997 – queda de 13%

4» Outubro de 2007 – Primeiros passos de um bear market em que o S&P500 corrogiu mais de 50%-

5 - Hipotético » Setembro de 2015 – correção de 10/12% provocada pelo primeiro aumento da taxa de juro, com recuperação posterior levando em dezembro os ìndices norte americanos a novos máximos). Culmina, algures, em 2016 com um novo Bear market clássico.
s&P500 correção em breve só retomará a LTA com resultados positivos do PIB do 2ºtrimestre.gif
s&P500 correção em breve só retomará a LTA com resultados positivos do PIB do 2ºtrimestre.gif (67.7 KiB) Visualizado 17209 vezes

Estatégias possíveis para lucrar com tal cenário – Em mega correções no S&P500 shortar via "SKF", “BIS” proshares ultrashort biotechnology e alongar no “GLD” (Gold), e na tendência de longo prazo vigente sobreponderar (DAX, IRE, IBEX35, PSI20 – sendo prudente com a volatilidade grega de curto prazo), e Mercados emergentes (EEM).

No longo prazo começam a definir-se os 5 sectores que vão overperformar e que merecem outro artigo.

a ver com o tema:
market timing viewtopic.php?f=3&t=84008&start=375#p1185724
chart patterns viewtopic.php?f=3&t=84008&start=200#p1173731
Stampede viewtopic.php?f=3&t=84008&start=50#p1162015
M&A.gif
M&A.gif (60.08 KiB) Visualizado 17209 vezes
apple leading indicator dos ìndices Americanos  Mega suporte da LTA na MMS100.png
apple leading indicator dos ìndices Americanos Mega suporte da LTA na MMS100.png (36.3 KiB) Visualizado 17209 vezes
Editado pela última vez por Optimiza em 12/5/2015 1:46, num total de 3 vezes.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

O ranking da credibilidade dos Market "GURUS"

por Optimiza » 9/5/2015 0:05

Caro PCM, este ano o "sell in may and go away, buy in October and get yourself sober", vai ter uma alteração programática com o programa de QE Europeu. Ao imprimir 60 biliões de € por mês, adultera as regras clássicas de liquidez nos meses de Verão. Assim, aquilo que se espera é mais volatilidade, subidas e correções (que não ultrapassem os 10%), sem afectar a Trend de longo prazo ascendente na Eurozona (exceptuando a ocorrência de um cisne negro). Reforça-se o bias Eurozona pelo regresso do $ à tendência de médio prazo face ao euro (até pela perspectiva de novos aumentos da tx de juro em Julho, Agosto).
euro falls.bmp
euro falls.bmp (163.21 KiB) Visualizado 17386 vezes

Sobre a RCM, é uma boa companhia de cruzeiros, mas após o hiper bull dos últimos 3 anos, começa a ter poucos argumentos para perpetuar subidas de 50% ao ano. O Teste para este rebound é na MMS20 (meio da Bollinger band no gráfico infra), e tem um target claro nos 75usd
Sales 2015 8 348 M EBIT 2015 1 244 M Net income 2015 1 022 M Debt 2015 8 135 M Yield 2015 1,83%
PER 2015 14,96 PER 2016 11,86 EV / Sales 2015 2,78x Capitalization 15 106 M

II - O RANKING DOS "GURUS" (concilia os que têm mais followers e impactantes na opinião pública, com a rentabilidade efectiva dos seus investimentos)

Warren Buffett é o top expert e o mais credível (rentabilidade de investimentos e percentagem de acertos). Em Segundo lugar vem a longa distãncia o Guru de dívida pública Dave Ramsey. O divertido Jim Cramer (thestreet.com) ficou em 3o. 4º posto para o Bill Gross (janus Capital) e no 5º posto, Donald Trump (o rei dos investimentos imobiliários).
níveis de confiança em % nos gurus da Bolsa.jpg
níveis de confiança em % nos gurus da Bolsa.jpg (55.91 KiB) Visualizado 17388 vezes

III - Uma correção no S&P já na próxima semana? (yo no creo en las brujas mas que las hay las hay)
A correlação está lá, e se fosse cumprida, indicaria como bottom os dias 23 a 29 de Maio. Os Pers no S&P já estão esticados 80% face à media histórica de 100 anos.
cenário para uma correção no S&P na próxima semana.jpg
cenário para uma correção no S&P na próxima semana.jpg (96.05 KiB) Visualizado 17388 vezes
PER's próximos de máximos nos S&P500.gif
PER's próximos de máximos nos S&P500.gif (110.58 KiB) Visualizado 17388 vezes

Tecnicamente, belas perspectivas em Yelp e Gerdau - bull no rsi, macd, adx e que superou a MMS20 e MMS50 (lateralização no Twitter e BCP continuam)
Bom FDS, perseu
RCL resistência na MMS20 target nos 75$.png
RCL resistência na MMS20 target nos 75$.png (30.88 KiB) Visualizado 17388 vezes
YELP breakout   consolida ou não os 50usd.png
YELP breakout consolida ou não os 50usd.png (29.27 KiB) Visualizado 17388 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

ROYAL CARIBBEAN CRUISES

por pcm1979 » 8/5/2015 10:50

Bom dia perseu. Fala-se muito no "Sell in May and Go Away". Portanto, se os trades foram bons, sell in May and Go to ROYAL CARIBBEAN CRUISES. :mrgreen:

rcl.jpg
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

XXIV - MARKET TIMING

por Optimiza » 8/5/2015 10:08

MARKET TIMING » Se falhares na preparação, estás preparado para falhar !
“Se estás fora da tendência estás fora da realidade” (dos mercados)
MT em ciclos, tendências, a flutuação na memória e na psicologia dos mercados.
o fim do QE pode ser o inicio do fim do Bull market.jpg
o fim do QE pode ser o inicio do fim do Bull market.jpg (13.25 KiB) Visualizado 17519 vezes

A) Acertar no timing – de entrada e de saída - é ainda mais importante do que o stock picking. Trata-se de um dos maiores desafios na análise dos mercados. Como os preços dos activos sofrem variações radicais ao longo do tempo, é importante determinar quando se deve comprar e vender os activos.
B) FIFO (First in First Out) Os primeiros a entrar num Bull Market e os primeiros a sair num Bear market são os que ganham mais.

C) Os padrões são classificados em 5 Grupos: Padrões de Queda, Padrões de subida, Padrão Neutro, continuação/inversão de tendência.

D) Variar o posicionamento cash/activos em função das trends e dos ciclos. Timing de entradas após bottoms impactantes tecnicamente e de saídas após topos atingidos e posterior regressão.

E) Nunca tentar acertar no absoluto topo de um rally, nem vender no absoluto bottom de um mercado (o timing de mercado não é futurologia, precisa de sinaisi). Necessitamos sempre de confirmações técnicas e fundamentais para comprovar uma inversão.

Os timings analisados são de 5 tipos: intraday, curto prazo, médio prazo, longo prazo e histórico.

F) Conseguir identificar o timing para uma posição longa ou curta, na esmagadora maioria do tempo, não é um exercício de adivinhação, de expertise ou sequer de inteligência, mas sim de raciocínio lógico, baseado na interpretação dos gráficos e em 5 perguntas:
1 - Quais as perspectivas Macro?
2 - Qual o ciclo do mercado/ Em que ponto estamos face à sua duração média histórica? (bull/bear de longo prazo/ início, meio ou fim de ciclo)
3 - Qual a tendência sectorial?
4 - Qual a tendência do activo face ao seu benchmark?
5 - Como performa historicamente face à sasonalidade? (embora existam Fenómenos exógenos que condicionam a sasonalidade e o timing – ex: subidas/baixas de taxas de juro e por exemplo um programa de Q.E.)
WM.gif
WM.gif (12.11 KiB) Visualizado 17515 vezes

Num mercado Bear inicial, entrar longo numa ação “sólida” tem apenas 1/2 de probabilidades de se valorizar. Uma ação “mediana” num Mercado Bull inicial tem uma probabilidade 4/5 de se valorizar. O timing de entrada é crucial.

Um exemplo gráfico do que poderiam ser topos simétricos, ideintificados pelo seu timing perfeito (neste caso demasiado perfeitos para serem levados a sério):
TOPOS com grafismo e distância temporal simétricas.png
TOPOS com grafismo e distância temporal simétricas.png (79.63 KiB) Visualizado 17519 vezes

Timing correctivo – margin debt em máximos/liquidez em mínimos.
Jesse Livermore acertou no timing do crash de 1929, e conseguiu num espaço de semanas de antecipação shortar as principais ações bancárias da época. Quase todas faliram e conseguiu ganhar uma soma milionária enquanto 99,8% dos investidores perdiam somas colossais de cash.
Frase Chave: OS MERCADOS CAEM SEMPRE MAIS DEPRESSA DO QUE SOBEM!
some investments are left underwater.jpg
some investments are left underwater.jpg (56.68 KiB) Visualizado 17519 vezes

Timing ascendente – margin debt em mínimos/liquidez em máximos.
Warren Buffet apostou forte em 2009 em ações bancárias e conglomerados em risco, como a GE e o Wells Fargo, tendo triplicado o seu investimento inicial. O risco compensa quando o retorno é temporalmente previsível.

_ Exemplo Bank Of America _(gráfico infra)
Quem comprasse BAC em Julho de 2011 a 16,35$ (e não usasse stops), veria 4 anos depois a ação a valer 16,29$ (não contabilizando a inflação). Contudo, quem entrasse em Dezembro de 2012 a 4,8$ veria 2,5 anos depois o seu investimento valorizado em 350% (uma 3bagger).
Do lado oposto, quem não usasse o stop loss a 5 ou a 10%, veria no período que medeia entre Julho de 2011 e Dezembro de 2012, o seu investimento a perder 73%
Agora assumindo que optimizavamos os timings de entrada e de saída entre a primeira data e o dia de hoje (com stop losses de 5% e trailing take profits de 3%), que reinvestiamos nessa mesma ação todo o cash gerado, e teriamos uma valorização acumulada no período de 790%.

Sinais – Quando os PER’s médios nos ìndices estão bem acima da média histórica, é um alerta sobre o advento de um Bear market ou pelo menos de uma correção. É um ponto irrefutável que as empresas cotadas aumentam mais o capital, efectuam mais fusões e aquisições, recompram mais capital quando estamos em fases adiantadas de um bull market. Também quando os Bancos Centrais efectuam sucessivos aumentos das taxas de juro ou terminam com programas de compra de activos, é sinal que os mercados correm riscos de inverter para um ciclo Bear (a política monetária restritiva tem quase sempre esse efeito).
Fases expansionistas iniciais da política económica e governamental, programas de investimento, de lucros corporativos em crescendo e de PER’s médios abaixo do Par histórico nos principais Índices, são sinais de um possível timing de entrada num Bull Market. No próximo ano vão terminar as políticas de expansão dos bancos Centrais, qual o impacto no actual Superciclo, desse final de compra de dívida para controlar a dívida com mais liquidez?

A consequência – As estruturas de capital actual estão fortemente correlacionadas com a memória histórica das suas rentabilidades e das expectativas futuras. O resultado indica que a estrutura de capital (expansão/retração), se move em ciclos longos e médios, acumulando os resultados de tentativas passadas de gestão do timing nos mercados de capitais.

Market timing no Intraday (day trading e não só) – O Market timing tem essa última vertente. Para além dos super ciclos, das tendências e das decisões de compra e venda numa óptica de investimento, temos numa óptica de pura especulação o Intraday.
A - Sessões de pré-abertura (análise do overnight, de eventos especiais como resultados trim., análise da voltatilidade, downgrades, upgrades, notícias macro e micro, volumes), afectam e são determinantes para a dinâmica inicial dos mercados.
B – Formação dos preços / memória dos preços/Descoberta dos preços » Durante uma sessão, as alterações das cotações por informações exógenas ou de spikes no volume, valorização de outros activos ou ìndices, levam a que os timings de entrada e saída também possam ser optimizados, quer na óbvia perspectiva do day trader quer do investidor comum ou do institucional.

Temas conexos no 1º post da 1ª página:
V - RELIEF RALLY
VI - CONTRARIAN INVESTING
X - TREND FOLLOWING / Identificar as Market Trends
XXII – ASSET ALLOCATION
XV - A TEORIA DE DOW
XVIII - MÉDIAS MÓVEIS (o "E" de Ecossistema)
XXIII - 4 “BAD BEARS” E O PRÓXIMO
Dow annual seasonal pattern.jpg
Dow annual seasonal pattern.jpg (51.28 KiB) Visualizado 17519 vezes
BANK OF AMERICA 4years graph.png
BANK OF AMERICA 4years graph.png (35.36 KiB) Visualizado 17519 vezes
Editado pela última vez por Optimiza em 14/6/2015 23:15, num total de 3 vezes.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Twitter Deutsche bank e o

por Optimiza » 7/5/2015 0:23

pcm1979 Escreveu:Bom dia perseu. Entrei de mansinho no Twitter durante o pré-market a 37,50usd. Acho que o maior inimigo aqui será o câmbio, ou amigo, não se sabe. :-k
A impresa está a perder os 0.90, vou esperar pelos 0.80 para reforçar, se os indicadores técnicos estiverem a meu favor. Até lá, é aguenta aguenta...
Afinal o mínimo diário do DBK foi 6,5 cêntimos acima da minha previsão. Sabes quanto paga de dividendo? Apenas encontrei a data de pagamento, 22 de maio.

wait until twitter investors surrenders.jpg
wait until twitter investors surrenders.jpg (26.6 KiB) Visualizado 17620 vezes

Boa noite PCM, entraste-te em Twitter e aquilo já não quer descer aos 35usd (preciso que vá testar este nível para entrar) :-s . O câmbio não será o problema porque logo que o petróleo recomece a queda (gerador de deflação e do estreitamento dos spreads eurozona vs states), o us dollar sobe (e nesse caso tens a tua " valorização cambial") - anexo Gráf. do teste do euro à MMS100 (gráf. do twitter está no final da pág. anterior).
euro bull teste à MMS100  esperemos que não ultrapasse.png
euro bull teste à MMS100 esperemos que não ultrapasse.png (28.17 KiB) Visualizado 17620 vezes

O Deutsche Bank tem Assembleia Geral no dia 21 de maio que formaliza para a Europa o dividendo, em torno dos .70€ e nos states já está aprovado nos .75$. O dia 22 de Maio é o ex dividend.
Anexo este site sempre útil para verificares datas, PER's e valores de dividendos: http://www.dividend.com/dividend-stocks ... sche-bank/ (grava este site)
Este site é para veres apenas a evolução histórica: http://www.nasdaq.com/symbol/db/dividend-history,
e este site oficial, aguarda a validação na Assembleia Geral https://www.db.com/ir/en/content/dividend.htm

Capital and leverage
Common Equity Tier 1 (CET1) ratio of 11.1% on a fully loaded Capital Requirements Regulation (CRR)/Capital Requirements Directive 4 (CRD4) basis at quarter end, down 60bps from year end 2014
Fully loaded CRR/CRD4 CET1 capital of EUR 47.8 billion, up 4% from year-end 2014
Risk-weighted assets (RWA) on a fully loaded CRR/CRD4 basis of EUR 431 billion, up 9% from 4Q2014
CRD4 fully loaded leverage ratio of 3.4%, down 10bps from year end 2014
Tangible Book Value per share of EUR 41.26 increased 7.1% compared to 4Q2014 (esta é soberba).

Sobre Impresa, face à liquidez diminuta, no curto prazo é imprevisível (hoje transacionou 130.000€m ações » bastava uma ordem de compra de 30.000€ em ações ao melhor e aquilo podia subir 20%). No downsized target que mencionas (.8) torna-se um investimento com um potencial muito interessante!

Os Pers actuais estão iguais ou acima das medias históricas e apenas são suportados (e competitivos até) porque as Yields do Mercado de renda fixa estão a níveis irrisórios.
Existe assim ainda margem de progressão (que nos states será limitada pela inflação e eventual subida de taxa de juro já em Agosto ou Setembro).
PERS ACTUAIS VS PERS MÉDIOS.gif
PERS ACTUAIS VS PERS MÉDIOS.gif (15.15 KiB) Visualizado 17620 vezes

inflação vai subir nos States » eis o leading indicator.jpg
inflação vai subir nos States » eis o leading indicator.jpg (37.14 KiB) Visualizado 17620 vezes


Finalmente o ouro. A tendência bullish actual é incontornável, mas o trigger para se investir em ouro deverá sempre passar por fases correctivas no S&P500.
p.s. amanhã saem os resultados OIBR (hoje subiu 8%)
cumps, perseu
OURO consolida tendência ascendente.jpg
OURO consolida tendência ascendente.jpg (55.97 KiB) Visualizado 17620 vezes

VIXX  woke up.png
VIXX woke up.png (24.88 KiB) Visualizado 17620 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por pcm1979 » 6/5/2015 15:55

FDPC Escreveu:Boas pcm, poderias também ter equacionado o twitter pela Alemanha e em euros TWR:xetr


Só se fosse na DeGiro, porque no invest não há. Poderia também através do factor certificate LONG 3x em Lisboa. :wink:
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], hugob0ss, PAULOJOAO e 105 visitantes