Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - A LUTA

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BES - A LUTA

por Pata-Hari » 4/8/2014 22:35

Válido é fraude nas contas, tentativa de enganar os accionistas, ponzi, etc. O problema é que isso é argumentação válida em processo contra a gestão do BES.

Atacar a solução encontrada não sei se é realista. A solução permitiu salvar alguns em vez de deixar enterrar todos.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: BES - A LUTA

por Dr Tretas » 4/8/2014 22:35

Estou com vocês, apesar de não ter qualquer stake no BES Mau (acções ou obrigações). Não tenho competência para ajudar a não ser com sugestões:

1) Evitem a todo o custo que as acções deixem de ser cotadas, para o assunto não sair da vista do público. Aliás, como accionistas são vocês que mandam. Todas as tentativas, providencia cautelar logo em cima!

2) Tentem impugnar em tribunal os direitos de voto de todos os membros da máfia Espírito Santo, e dos seus aliados, incluindo o Credit Agricole. Os interesses deles provavelmente não estão alinhados com os vossos, portanto têm que consolidar o controlo accionista do BES Mau.

3) Marcar Assembleia Geral extraordinária quando tiverem aliados entre os accionistas para escolher uma gestão como deve ser.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: BES - A LUTA

por M72 » 4/8/2014 22:33

Boa Noite!
João, podes contar comigo para essa luta....Não somos Policias....mas também podemos subir as escadas da AR.

AQbraço
 
Mensagens: 3
Registado: 8/9/2008 10:08
Localização: 14

Re: BES - A LUTA

por joao73 » 4/8/2014 22:30

Eu apoio todo o tipo de lutas que possam fazer alguma coisa para isto melhorar mas convém ter argumentos fundamentados, e saber o que se está a escrever.

O BES não podia fazer um AC de 3 mil milhões de euros porque não havia privados interessados, e esse tipo de dinheiro não é coisa que se arrange de um dia para o outro apenas com pequenos investidores.

Muito bem Artista

Mas agora o importante é saber se temos argumentos ou não? Quais são os argumentos que tu consideras válidos ? Temos que começar por algum lado.
 
Mensagens: 374
Registado: 11/5/2014 21:37

Re: BES - A LUTA

por CTT17 » 4/8/2014 22:29

Parabéns! O caminho é a luta nos tribunais, afinal ainda há muitos portugueses que não se "rendem"....

Tenho quase a certeza que neste caso, finalmente, a culpa não irá morrer solteira...obviamente, será apenas parcial.
 
Mensagens: 777
Registado: 22/12/2013 23:04

Re: BES - A LUTA

por artista_ » 4/8/2014 22:21

joao73 Escreveu:Se o BCP fez um aumento de capital de 3 MM euros, porque o maior banco privado não podia fazer ?


Eu apoio todo o tipo de lutas que possam fazer alguma coisa para isto melhorar mas convém ter argumentos fundamentados, e saber o que se está a escrever.

O BES não podia fazer um AC de 3 mil milhões de euros porque não havia privados interessados, e esse tipo de dinheiro não é coisa que se arrange de um dia para o outro apenas com pequenos investidores.

Mesmo considerando a cotação de fecho de sexta feira (não contando que seria muito provável que ainda caisse bem mais). Partindo do princípio que os 3 mil milhões de euros chegavam (na prática seria preciso muito mais que isso). Neste cenário cada investidor tinha de meter no banco, no AC que sugeres, cerca de 5 vezes o que tinha investido. Agora leva em conta com a previsível desvalorização das cotações e com facto de ser preciso um AC que provavelmente rondaria o dobro do do BCP! Cada investidor teria de colocar lá provavelmente mais de 20 vezes o que tem investido... simplesmente não seria possível. O BCP fez um AC de 2,25 (e não 3) mil milhões de euros quando valia 4 mil milhões em bolsa, e não estava envolvido nas situações obscuras que tem o BES!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BES - A LUTA

por bogos » 4/8/2014 22:20

joao73 Escreveu:Boa Noite,

Tentei pedir ajuda no tópico do BES, mas infelizmente lá só se fala que eu avisei..... A AT já tinha dito.... É preciso Stops ...... Quem não sabe não investe ...... é bem feita nos avisamos. lalalalalalalala

Espero que este tópico, seja utilizado para debater ideias na defesa dos interesses dos pequenos investidores.
Quem quiser dizer que avisou.... que quem foi o burro que comprou BES ? ...... é benfeita .....
Meus amigos este tipos de comentários podem faze-lo no situo do costume - Tópico do BES
Agradecia que aqui só se debate-se ideias na defesa dos pequenos acionistas.

Existe com certeza, aqui no fórum colega juristas, informáticos, gestores, reformados e todos os outros que com conhecimento profissional para podermos definir uma estratégia de defesa.

Temos que nos unir e verificar se existe alguma instituição ou associação que nos possa defender?
Se devemos criar uma associação?
Se devemos avançar com uma ação jurídica com intenção de anular a separação do Banco?
No mínimo temos que defender os activos tóxicos do BES... lembrem-se que o Citigroup considera que se todos honrarem os seus compromissos a Accão pode vale 0.47€. Se o BES for entregue a um administrador de insolvência, ele não vai querer saber de recuperar os activos tóxicos.
No mínimo temos que responsabilizar aquele que separou o banco bom do mau, de reaver a todo o custo os activos tóxicos, e que os administradores responsáveis pelo fraude, sejam condenados e que o seu património reverta para o Banco BES.

Reparem, desde que separaram os Bancos, que o Governo não quer saber se Angola vai Honrar ou se o Salgado vai ser condenado, para o governo a assunto esta arrumado, os culpados são os acionistas e provavelmente já fizeram um acordo com Angola e com o Salgado.

O governo só se vai preocupar com os activos tóxicos do BES, se sentir pressionado com uma acção jurídica em que tema a separação dos bancos. O Governo e o BP, neste momento não querem saber do BES para nada, não querem saber se pode recuperar os activos ou não, porque pensam que já resolveram o problema.

Só com uma intervenção do Estado e do BP é que conseguimos valorizar o nosso património que pode ainda valer 0,47 a 0,0000000001 € Mas para isso temos que os pressionar, caso contrario eles não querem saber.



Hoje é o inicio de um novo ciclo e não o fim.

Temos que nos unir, para podermos defender os nossos interesses.
A união faz a força, e eu acredito que temos muita matéria para nos defender......
Tudo isto foi feito em cima do joelho com o intuito de dar uma golpada aos acionistas.... passando para a praça publica que os culpados são os pequenos acionistas.... e estes são ricos podem bem pagar a conta.
O que o governo fez, foi roubar sem medo os pequenos acionistas, assim, conseguiu controlar os votos visto que só afetou uma pequena parte da população portuguesa.
Ouvindo alguns colegas que não tinham qualquer posição no BES, a reação é a mesma "isto foi muito bem feito .... eu não tinha ações no BES ... O meu deposito esta seguro.... o meu dinheiro continua no banco.... os acionistas são ricos que paguem.... o único que vai pagar não é o Salgado?..." isto é o que o Povo comenta hoje, com bastante satisfação, visto que não foram afetados. Nota-se que o governo segurou os votos.

Acredito que podia existir outra solução.......

Vejamos..

Declaração do Citigroup
"as provisões as exposições ao Grupo Espírito Santo forem suficientes para cobrir as perdas actuais e se a garantia angolana for honrada, então o valor total do capital pode ser de 2,668 mil milhões de euros ou cerca de 0,47 euros por acção",

O que acontece, é que o BP e o Governo não protegeram os acionistas, o governo entregou o BES sem qualquer força para revindicar os seus direitos, e como é logico Angola já aproveitou para dizer que revoga a garantia, e outros o mesmo vão fazer. O BES esta entregue a quem? Quem vai defender os interesses do Banco? O Governo e o Banco de Portugal, tinha pelos menos a obrigação de defender com unhas e dentes a recuperação dos ativos tóxicos do BES. Só o Governo e o Banco de Portugal, tinham capacidade para fazer Angola honrar os seus compromissos, mas o que fez foi exatamente o contrário, sem querer saber o que possa acontecer aos ativos tóxicos do BES.

Afinal se o banco mau, simplesmente com o que é toxico podia valer 0,47 € por acção, quanto não valia com o banco bom??????

Temos que agir rápido e com muita força para defendermos os nossos interesses. Temos que agir antes que vendam o maior Banco Privado Português "Novo Banco" ao preço da chuva e para satisfazer interesses económicos.
O Novo Banco é NOSSO ...... Temos que agir e recuperar o que é dos acionistas. O que eles fizeram foi uma Nacionalização do nosso património... Não podemos baixar os braços...

Se o BCP fez um aumento de capital de 3 MM euros, porque o maior banco privado não podia fazer ?

Lembrem-se que o Novo Banco é o maior banco privado Português ..... O Estado nacionalizou o maior Banco Português.

Peço aos moderadores do fórum, para abrir um tópico na defesa dos interesses dos acionistas do BES, com o intuito de nos unirmos e encontrar ferramentas legais/jurídicas, para defender o nosso património.

Meus amigos, podemos perder tudo... mas não levam o maior banco do País de graça sem primeiro irmos à luta.

Unidos e com sabedoria, podemos perfeitamente vencer aqueles que fizeram leis em cima do joelho. Depressa e bem há poucos quem.....

NÃO TEMOS TEMPO A PERDER ...... TEMOS QUE AGIR RAPIDAMENTE.

Um abraço,

João


Boa noite

O que estás a propor é uma sondagem a nível nacional onde se colaca a pergunta crua pura e dura:
Quem deve pagar esta situação em que se encontrou o BES?

Quando o problema se torna supra politico, a coisa vai de mal a pior para os pequenos acionistas, mas o mercado é assim, um ensinamento duro.

Eu teria uma sugestão tola, mas que gostaria que acontecesse...

Em vez de terem pedido 3.000.000 de caução ao Salgado para andar aí na praça a passear, porque não lhe pediram os 4.400.000.000 € para vir cá para fora?

Aqui no Norte, Custóias vingaria muita gente...

Cunmprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: BES - A LUTA

por joao73 » 4/8/2014 22:18

Obrigado Luís

Com certeza que vamos ter essa ajuda/resposta muito em breve aqui no caldeirão, existe muita gente boa aqui.
 
Mensagens: 374
Registado: 11/5/2014 21:37

Re: BES - A LUTA

por luisptavares » 4/8/2014 22:15

Conte comigo... por acaso sou jurista mas isto para avançar precisa de uma equipa grande, tanto de técnicos como de participação de accionistas, pois se não estou em erro para impugnar o acto que distribui os activos precisa que haja 10% de capital representado para ter legitimidade em impugnar.... Ainda acho que os accionistas foram prejudicados ou na distribuição dos activos e passivos, ou então em forma de garantir posição no NovoBanco..
Alguém tem um cálculo de quanto totaliza os activos tóxicos, e de quanto do passivo tóxico?? Alguém poderá apurar??
Mas contem comigo como accionista para ser parte em qualquer processo.....
"Naturalmente que não me responsabilizo por nada que tenha dito. O normal é que você tenha entendido mal o que eu disse" (provavelmente dito numa noite de copos, mas aplica-se a tudo na vida...)
Lema de mercado a instituir daqui a 150 anos: " Se ganhas dinheiro na bolsa permanece calado, se perderes barafusta com todos"
 
Mensagens: 51
Registado: 13/4/2010 15:10
Localização: 10

Re: BES - A LUTA

por joao73 » 4/8/2014 22:13

O Banco de Portugal é claro: os accionistas do BES podem recorrer da decisão que foi tomada em torno do banco e podem vir a recuperar parte das perdas registadas com o resgate do BES, mas antes deles estão "todos os outros créditos".


O regulador decidiu publicar no seu site uma compilação de perguntas frequentes sobre o processo de resgate do BES, onde explica que os accionistas do "antigo" BES poderão recorrer da decisão tomada de separar o banco em dois. O "banco bom", ou seja, o Novo Banco, que fica com os depósitos e os créditos bons, e o "banco mau", que fica com os activos problemáticos, nomeadamente as participações no GES e o BES Angola.



"Nos termos da legislação em vigor, a decisão de transferir parte da actividade do Banco Espírito Santo, S.A. não depende do prévio consentimento dos accionistas. Contudo, a decisão de aplicar uma medida de resolução é impugnável, pelo que os accionistas podem recorrer desta decisão", explica o Banco de Portugal.



O regulador explica também quais as consequências das decisões tomadas para os accionistas. Com o modelo definido, os accionistas "assumem prioritariamente os prejuízos resultantes do desequilíbrio financeiro" do BES.



Assim, os accionistas "apenas poderão vir a ser pagos no âmbito do processo de liquidação judicial da actividade do Banco Espírito Santo, S.A. que não foi transferida para o Novo Banco, sendo certo que, por força da ordem de subordinação que resulta das disposições legais e contratuais aplicáveis, tal só poderá suceder depois de todos os outros créditos sobre a insolvência terem sido satisfeitos", adianta.
 
Mensagens: 374
Registado: 11/5/2014 21:37

BES - A LUTA

por joao73 » 4/8/2014 22:01

Boa Noite,

Tentei pedir ajuda no tópico do BES, mas infelizmente lá só se fala que eu avisei..... A AT já tinha dito.... É preciso Stops ...... Quem não sabe não investe ...... é bem feita nos avisamos. lalalalalalalala

Espero que este tópico, seja utilizado para debater ideias na defesa dos interesses dos pequenos investidores.
Quem quiser dizer que avisou.... que quem foi o burro que comprou BES ? ...... é benfeita .....
Meus amigos este tipos de comentários podem faze-lo no situo do costume - Tópico do BES
Agradecia que aqui só se debate-se ideias na defesa dos pequenos acionistas.

Existe com certeza, aqui no fórum colega juristas, informáticos, gestores, reformados e todos os outros que com conhecimento profissional para podermos definir uma estratégia de defesa.

Temos que nos unir e verificar se existe alguma instituição ou associação que nos possa defender?
Se devemos criar uma associação?
Se devemos avançar com uma ação jurídica com intenção de anular a separação do Banco?
No mínimo temos que defender os activos tóxicos do BES... lembrem-se que o Citigroup considera que se todos honrarem os seus compromissos a Accão pode vale 0.47€. Se o BES for entregue a um administrador de insolvência, ele não vai querer saber de recuperar os activos tóxicos.
No mínimo temos que responsabilizar aquele que separou o banco bom do mau, de reaver a todo o custo os activos tóxicos, e que os administradores responsáveis pelo fraude, sejam condenados e que o seu património reverta para o Banco BES.

Reparem, desde que separaram os Bancos, que o Governo não quer saber se Angola vai Honrar ou se o Salgado vai ser condenado, para o governo a assunto esta arrumado, os culpados são os acionistas e provavelmente já fizeram um acordo com Angola e com o Salgado.

O governo só se vai preocupar com os activos tóxicos do BES, se sentir pressionado com uma acção jurídica em que tema a separação dos bancos. O Governo e o BP, neste momento não querem saber do BES para nada, não querem saber se pode recuperar os activos ou não, porque pensam que já resolveram o problema.

Só com uma intervenção do Estado e do BP é que conseguimos valorizar o nosso património que pode ainda valer 0,47 a 0,0000000001 € Mas para isso temos que os pressionar, caso contrario eles não querem saber.



Hoje é o inicio de um novo ciclo e não o fim.

Temos que nos unir, para podermos defender os nossos interesses.
A união faz a força, e eu acredito que temos muita matéria para nos defender......
Tudo isto foi feito em cima do joelho com o intuito de dar uma golpada aos acionistas.... passando para a praça publica que os culpados são os pequenos acionistas.... e estes são ricos podem bem pagar a conta.
O que o governo fez, foi roubar sem medo os pequenos acionistas, assim, conseguiu controlar os votos visto que só afetou uma pequena parte da população portuguesa.
Ouvindo alguns colegas que não tinham qualquer posição no BES, a reação é a mesma "isto foi muito bem feito .... eu não tinha ações no BES ... O meu deposito esta seguro.... o meu dinheiro continua no banco.... os acionistas são ricos que paguem.... o único que vai pagar não é o Salgado?..." isto é o que o Povo comenta hoje, com bastante satisfação, visto que não foram afetados. Nota-se que o governo segurou os votos.

Acredito que podia existir outra solução.......

Vejamos..

Declaração do Citigroup
"as provisões as exposições ao Grupo Espírito Santo forem suficientes para cobrir as perdas actuais e se a garantia angolana for honrada, então o valor total do capital pode ser de 2,668 mil milhões de euros ou cerca de 0,47 euros por acção",

O que acontece, é que o BP e o Governo não protegeram os acionistas, o governo entregou o BES sem qualquer força para revindicar os seus direitos, e como é logico Angola já aproveitou para dizer que revoga a garantia, e outros o mesmo vão fazer. O BES esta entregue a quem? Quem vai defender os interesses do Banco? O Governo e o Banco de Portugal, tinha pelos menos a obrigação de defender com unhas e dentes a recuperação dos ativos tóxicos do BES. Só o Governo e o Banco de Portugal, tinham capacidade para fazer Angola honrar os seus compromissos, mas o que fez foi exatamente o contrário, sem querer saber o que possa acontecer aos ativos tóxicos do BES.

Afinal se o banco mau, simplesmente com o que é toxico podia valer 0,47 € por acção, quanto não valia com o banco bom??????

Temos que agir rápido e com muita força para defendermos os nossos interesses. Temos que agir antes que vendam o maior Banco Privado Português "Novo Banco" ao preço da chuva e para satisfazer interesses económicos.
O Novo Banco é NOSSO ...... Temos que agir e recuperar o que é dos acionistas. O que eles fizeram foi uma Nacionalização do nosso património... Não podemos baixar os braços...

Se o BCP fez um aumento de capital de 3 MM euros, porque o maior banco privado não podia fazer ?

Lembrem-se que o Novo Banco é o maior banco privado Português ..... O Estado nacionalizou o maior Banco Português.

Peço aos moderadores do fórum, para abrir um tópico na defesa dos interesses dos acionistas do BES, com o intuito de nos unirmos e encontrar ferramentas legais/jurídicas, para defender o nosso património.

Meus amigos, podemos perder tudo... mas não levam o maior banco do País de graça sem primeiro irmos à luta.

Unidos e com sabedoria, podemos perfeitamente vencer aqueles que fizeram leis em cima do joelho. Depressa e bem há poucos quem.....

NÃO TEMOS TEMPO A PERDER ...... TEMOS QUE AGIR RAPIDAMENTE.

Um abraço,

João
 
Mensagens: 374
Registado: 11/5/2014 21:37

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Alfa Trader, Bing [Bot], Google [Bot], lfa, m-m, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, pattern, PAULOJOAO, pbasto, rs521, vinas1976, Xacal e 174 visitantes