Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - A LUTA

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BES - A LUTA

por joao73 » 5/8/2014 11:12

Estou a receber vários mail de acionista que se querem juntar à nossa causa.

PRECISAMOS URGENTE DE CRIA A PAGINA DE PRE REGISTO.

Tem que existir um colega que nos ajude nesta criação da página.

Por favor ......

besaluta@outlook.pt

besaluta@outlook.pt
 
Mensagens: 374
Registado: 11/5/2014 21:37

Re: BES - A LUTA

por joao73 » 5/8/2014 10:49

sargotrons Escreveu:Mais do que as perdas monetárias, muitos perdem paz de espírito, a sensação de injustiça consome uma pessoa e afecta a vida em vários sentidos, familiares e laborais. Claro que devem lutar pelo que acham justo, mas façam um balanço do vosso tempo de vida que vão investir e o resultado esperado.

Acerca do website experimenta o weebly.com, qualquer um consegue criar e gerir uma página fácilmente.

Um abraço solidário.


Bom dia,

Obrigado pela vossa ajuda.

Temos que avançar com mais rapidez. É fundamental conseguir passar a mensagem a todos os acionistas do BES.

Sou muito fraco em informática, mas acredito que existe aqui alguém capaz de criar a pagina para pré registo.

Criei uma conta mail para quem quiser contatar por esse meio.

besaluta@outlook.pt

Por favor não desistem
 
Mensagens: 374
Registado: 11/5/2014 21:37

Re: BES - A LUTA

por caralmeida030267 » 5/8/2014 10:48

Viva,

Sou mais um dos pequenos acionistas "ludibriados" pela gestão do BES e que não concorda com a solução adoptada pelo Banco de Portugal e pelo Governo Português, ambos coniventes desta ilegalidade, pelo facto de terem pré-conhecimento dos crimes e abusos de gestão, e mesmo assim defenderem a situação financeira "imaculada" do banco perante tudo e todos.
Não sou jurista, mas entendo que existem motivos legais para contestar a solução imposta pelas diversas instituições.
Mais, digo, se isto acontecesse nos EUA, decerto não ficaria assim.
Contem comigo no que eu puder fazer.

Um abraço a todos os lesados.
 
Mensagens: 183
Registado: 10/7/2014 21:32
Localização: Estarreja - Aveiro

Re: BES - A LUTA

por Carlanga » 5/8/2014 10:29

Isto parece uma expropriação ao estilo Hugo Chavez, por muito que o banco estivesse em dificuldades. E aposto que esse vais ser o argumento da família ES para armar-se em coitadinhos.
Todos vão sair em grande menos o bad bank, que já pelo nome é julgado de maus da história, o podre....
Put your money were your mouth is
Those who ignore the trend do so at their own peril.
Por regra os experts não fazem um post a dizer "olhem, desta vez enganei-me...", é o que distingue os homens dos meninos.
PS: não dou conversa a quem me faz criticas pessoais neste fórum. Pensemos duas vezes antes de criticar, não hesitemos tanto para elogiar.
 
Mensagens: 80
Registado: 3/8/2014 16:53

Re: BES - A LUTA

por Gonçalo Sá » 5/8/2014 10:00

Estive, entretanto, a fazer umas contas e, cheguei à conclusão que para não penalizar os pequenos investidores em papel comercial do GES (porque não tinham formação suficiente para saber o que estavam a comprar) no valor total de 900 milhões de euros arredondados, penaliza-se a totalidade dos investidores em dívida subordinada (cerca de mil e quinhentos milhões de euros) e a totalidade dos acionistas que à uma semana valiam 2,1 mil milhões de euros!!!!
Não me parece um custo de oportunidade muito correto!
Será que os pequenos acionistas teriam mais informação que os detentores de papel comercial para tomarem a decisão de investirem? Não me parece!

Isto, entre outras coisa é que me deixa indignado. Isto que nos fizeram, foi um verdadeiro roubo. Sinto-me roubado. Sou mais um lesado, e apoio esta causa.

Obrigado e abraço a todos
 
Mensagens: 21
Registado: 5/8/2014 9:52

Re: BES - A LUTA

por sargotrons » 5/8/2014 8:36

Mais do que as perdas monetárias, muitos perdem paz de espírito, a sensação de injustiça consome uma pessoa e afecta a vida em vários sentidos, familiares e laborais. Claro que devem lutar pelo que acham justo, mas façam um balanço do vosso tempo de vida que vão investir e o resultado esperado.

Acerca do website experimenta o weebly.com, qualquer um consegue criar e gerir uma página fácilmente.

Um abraço solidário.
Não faz mal!...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 983
Registado: 5/9/2007 15:53
Localização: Estoi

Re: BES - A LUTA

por HFCA » 5/8/2014 6:29

Sou um dos entalados, como e estou interessado em andar para frente neste caso, pois se temos um banco (Bes) a seguir é intrevencionado cria se ( Novo Banco) e um (Mau Banco), os acionistas fo Bes passam a ter direito ao mau banco, mais nada onde tá a parte do Bes que passou para o bom banco que pertencia aos acionistas?
Quanto ao aumento de capital o bdp já tinha alguma informação na altura e limitou se a dizer que banco tava bem não havia problema fomos ao aumento de capital passados 2 meses o banco não vale nada pelo menos a nossa parte.
Temos de nos juntar ir luta, contém comigo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 693
Registado: 18/8/2009 13:58
Localização: 10

Re: BES - A LUTA

por Mecenas10 » 5/8/2014 3:12

Meus Caros,

Perdi 5k no BES.
Sou advogado e tenciono agir.
Trabalho há nove anos na melhor sociedade de advogados do Porto e do Norte do País e não sou eu que o digo.
A minha área é o contencioso civil, criminal e societário.
A acção judicial a interpor bebe um pouco da minha área, mas situa-se bem mais no plano administrativo e bancário, onde estão colegas muitíssimo bem preparados.

A quem achar que posso ser útil, deixo meu email profissional: n.cardoso@tellesabreu.com

Abraços.
 
Mensagens: 43
Registado: 29/11/2007 13:46
Localização: Maia

Re: BES - A LUTA

por katolo » 5/8/2014 1:57

Caros amigos,

Antes de mais, deixem-me dizer que estou solidário convosco. Já não sou acionista do Banco, mas estou totalmente convencido da justeza do vossa luta. Todos os acionistas foram lesados e enganados, por várias entidades ao longo das últimas semanas/meses. Caso não tenham reparado, o próprio Estado e BdP começam a ter medo de processos e impugnações judiciais. Isto não acabou! É um começo!

Aqui não interessa nada a conversa do costume: eu bem te avisei, a AT isto e aquilo, os stops, blá blá blá

Trata-se, sim, de questões mais complexas e jurídicas, que têm de ser levadas a Tribunal, bem como vários intervenientes envolvidos!


Agora uma coisa que me deixa triste! Ninguém dá o primeiro passo! Eu sou obrigacionista da ESFG e fui obrigado a mexer-me:

viewtopic.php?f=3&t=83677

Os passos que dei: arranjar um bom advogado! Enviei alguns e-mails bem detalhados e consegui arranjar um excelente advogado, competente e mediático! Não pensem que ele vai ter convosco. Vôces têm de o procurar.

Segundo passo: arranjar um grupo de investidores na mesma situação. Muita publicidade fiz por aqui. Criei um e-mail próprio e um tópico, e dei sempre resposta a todas as solicitações. E sabem de uma coisa? Consegui! Agora se não há ninguém que se queira dar ao trabalho e só venha para aqui berrar e desanuviar, bem podem esperar sentados. Lutem vossos objetivos! É com luta e suor que vão vencer. Não estejam à espera que alguém faça a papinha por vós! Sejam líderes! Esforcem-se caramba!

Agora irá começar a nossa luta. Qualquer credor da ESFG é bem vindo:

associacaocredoresesfg@gmail.com


Agora é a vossa vez acionistas. Coragem!


Abraço de apoio
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: BES - A LUTA

por majomo » 5/8/2014 1:46

joao73 Escreveu:
majomo Escreveu:Não querendo dar uma de mau... cuidado com os artistas que vos podem aparecer com soluções mágicas para recuperarem o dinheiro, pois pode ser um passo para ficarem sem mais algum.
Nestas alturas aparecem muitos "abutres" a tentar apanhar "carne fácil".
No exemplo dessa associação, se tiverem que pagar 1000€ logo de início, sem separar tipo de acionistas, algo está errado... mais, há mais de 30 000 acionistas do BES, com esses 1000€ a cada um daria uma fortuna.

Boa sorte para a vossa luta.


Estamos no inicio e fico muito agradado com a reacção dos membros do forum, estamos nesta fase a debater ideias e encontrar o melhor caminho para resolver/defender os nossos interesses.

Espero sinceramente que possamos ir mais longe, criando um movimento forte e com ideias e actos capazes de darem frutos. Não acredito que exista neste momento alguém a querer das mais golpada, mas toda a cautela é necessária.

Existe algum meio de podermos contactar esses 30000 accionistas????
Já alguém mencionou que é necessário 10%


Acho difícil...
mas, tenta no teu banco/corretora expandir a mensagem... facebooks/redes sociais/jornais... mas, volto a assinalar cuidado com os "abutres" e, desculpem, isso inclui os advogados.
Avaliem se os custos compensarão os eventuais benefícios.

Ainda agora há uma notícia de uma designada associação de pequenos investidores (ATM) que quer anular aumento de capital do BES.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

Re: BES - A LUTA

por LVlad01 » 5/8/2014 1:17

joao73 Escreveu:Existe alguém com conhecimento informáticos capaz de criar uma pagina de Internet para que os accionistas possam fazer um pré registo?????

Penso que temos que ter o máximo de accionistas unidos, e que devemos começar por ai.

Imaginem que conseguimos reunir 10% dos accionistas???? Se isto se concretizar 10% acreditem que já é uma grande vitoria, e a partir de aqui tudo é possível

Proponho Objectivos :

1º Reunir 10% dos acionistas

2º Criar associação/movimento

3º Definir a estratégia da defesa dos nossos interesses

4º Demissão Carlos Costa

5º ...................


Meu amigos se conseguirmos atingira o 4º Objectivo é porque estamos no caminho certo, a partir de aqui iremos ganhar o respeito merecido, e aqueles que nos empurram para o abismo vão começar a temer a nossa força.

Acreditem que nada é impossível, todos os accionistas esperam por justiça, precisamos de chegar a eles.

Um abraço

João


Boa noite Joao73,
Parabens pela sua iniciativa. Não tenho qualquer acçao desse banco, mas já tive. Felizmente sai a tempo por nao me sentir confortável. Dizem que é isto que se deve fazer quando se investe nestes produtos. Longe de mim imaginar que iamos chegar a isto. Só que aqui a questão é muito diferente. Aqui houve um roubo. Há crimes graves. Todos nós aqui investimos em instrumentos de risco. Mas há regras, há analises, há decisoes. Eu nao estou de acordo com quem diz que estas situaçoes fazem parte do risco de investit em bolsa. O que faz parte desse risco é eu perder parte do meu investimento porque a empresa que escolhi não tem gerado bons resultados, tem uma má gestao, perdeu vendas para um concorrente.....
O que eu pretendo dizer é que se esta fosse uma situaço normal para quem investe em empresas, então meus caros colegas do caldeirao, vendam tudo amanha e ponham num deposito a prazo. Pois não sabemos que Salgados é que amanha vao afundar mais uma.
De certeza que alguem aqui tem acçoes do BCP certo?? E da PT, tambem???
O que esperam destas??. Que talvez se aguentem, á factores bons? Que piorem um pouco, há factores maus? É assim o mercado, feito de analise e decisoes.
O que nao pode acontecer é amanha sair no jornal que os administradores do BCP nesta ultima semana desviaram todo o dinheiro das contas e nao se sabe onde está .....,
É esta a bandalheira que parece estarmos a viver. Parece um vale tudo, tudo é possivel.
Garanto-lhe que há muito que não sentia tanta raiva. Pois qualquer um deixa de acreditar em justiça, em banco de portugal, em CMVM, .... no pais.
Lamento que tenhamos chegado a este ponto.
Infelizmente nao posso ajudar a nivel juridico, mas prometo espalhar a minha indignaçao, isso sim.
E vou rever muito a minha exposiçao a esta pais que tanto me desilude.
Um abraço, e mais uma vez, parabens pela sua determinaçao e espero que se juntem num só grupo e nao dispersem as forças. Ficar calados não. Os ladroes tem de ser responsabilizados.
 
Mensagens: 15
Registado: 20/1/2014 9:58

Re: BES - A LUTA

por joao73 » 5/8/2014 1:00

Existe alguém com conhecimento informáticos capaz de criar uma pagina de Internet para que os accionistas possam fazer um pré registo?????

Penso que temos que ter o máximo de accionistas unidos, e que devemos começar por ai.

Imaginem que conseguimos reunir 10% dos accionistas???? Se isto se concretizar 10% acreditem que já é uma grande vitoria, e a partir de aqui tudo é possível

Proponho Objectivos :

1º Reunir 10% dos acionistas

2º Criar associação/movimento

3º Definir a estratégia da defesa dos nossos interesses

4º Demissão Carlos Costa

5º ...................


Meu amigos se conseguirmos atingira o 4º Objectivo é porque estamos no caminho certo, a partir de aqui iremos ganhar o respeito merecido, e aqueles que nos empurram para o abismo vão começar a temer a nossa força.

Acreditem que nada é impossível, todos os accionistas esperam por justiça, precisamos de chegar a eles.

Um abraço

João
 
Mensagens: 374
Registado: 11/5/2014 21:37

Re: BES - A LUTA

por joao73 » 5/8/2014 0:36

majomo Escreveu:Não querendo dar uma de mau... cuidado com os artistas que vos podem aparecer com soluções mágicas para recuperarem o dinheiro, pois pode ser um passo para ficarem sem mais algum.
Nestas alturas aparecem muitos "abutres" a tentar apanhar "carne fácil".
No exemplo dessa associação, se tiverem que pagar 1000€ logo de início, sem separar tipo de acionistas, algo está errado... mais, há mais de 30 000 acionistas do BES, com esses 1000€ a cada um daria uma fortuna.

Boa sorte para a vossa luta.


Estamos no inicio e fico muito agradado com a reacção dos membros do forum, estamos nesta fase a debater ideias e encontrar o melhor caminho para resolver/defender os nossos interesses.

Espero sinceramente que possamos ir mais longe, criando um movimento forte e com ideias e actos capazes de darem frutos. Não acredito que exista neste momento alguém a querer das mais golpada, mas toda a cautela é necessária.

Existe algum meio de podermos contactar esses 30000 accionistas????
Já alguém mencionou que é necessário 10%
 
Mensagens: 374
Registado: 11/5/2014 21:37

Re: BES - A LUTA

por artista_ » 5/8/2014 0:28

...
Editado pela última vez por artista_ em 5/8/2014 0:43, num total de 1 vez.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BES - A LUTA

por RaposoTavares » 5/8/2014 0:17

Não seria melhor que as pessoas se associassem primeiro em torno do que as une? Depois arranjassem suporte jurídico? E, por fim discutissem em assembleias as propostas dos advogados contratados?
É preciso ter sempre presente que os acionistas da futura associação são aqueles que não tiveram responsabilidades na gestão da empresa. Também convém distinguir os investidores qualificados dos não qualificados. Os que foram ao aumento de capital ao balcão daqueles que especularam em shorts...

Isso não pode ser um albergue espanhol. Cuidado.

Estou a achar luta a mais...
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: BES - A LUTA

por majomo » 5/8/2014 0:15

Não querendo dar uma de mau... cuidado com os artistas que vos podem aparecer com soluções mágicas para recuperarem o dinheiro, pois pode ser um passo para ficarem sem mais algum.
Nestas alturas aparecem muitos "abutres" a tentar apanhar "carne fácil".
No exemplo dessa associação, se tiverem que pagar 1000€ logo de início, sem separar tipo de acionistas, algo está errado... mais, há mais de 30 000 acionistas do BES, com esses 1000€ a cada um daria uma fortuna.

Boa sorte para a vossa luta.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

Re: BES - A LUTA

por artista_ » 5/8/2014 0:12

Deixo aqui o artigo que escrevi no blogue sobre o BES. Pode ser que ajude, não na luta, mas na forma como vêm o prolbema:

http://sobe-e-desce.blogspot.pt/2014/08 ... pelos.html

Ainda devo fazer alguma alterações mas o essencial está concluído!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BES - A LUTA

por jccgold » 5/8/2014 0:05

O katolo está a tentar reunir pessoas numa accao contra o BES. No resto, a accao do governador do BdP ao dizer ao Ricardo Salgado q teria de sair mas sem o demitir a nao ser semanas depois, foi o mesmo q dizer q era uma raposa pilha galinhas e deixa-lo na capoeira mais umas semanas. O resultado é o q se sabe. Desapareceu mais dinheiro. Se eu fosse intentar uma accao contra o BdP intentava em 1º lugar por causa disso.
 
Mensagens: 1278
Registado: 11/11/2011 3:58
Localização: 16

Re: BES - A LUTA

por rollingsnowball » 5/8/2014 0:01

Muito rapidamente sugiro que leiam a última frase desta notícia
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca___financas/detalhe/luis_maximo_dos_santos_sera_o_presidente_o_banco_mau.html

que passo a citar:
"Os accionistas do "antigo" BES ficam accionistas deste veículo e poderão conseguir recuperar parte das perdas através de venda de activos que ficaram sob a alçada do BES e se o valor de venda do Novo Banco superar a injecção de liquidez realizada na instituição através do Fundo de Resolução da banca (4,9 mil milhões de euros)."

A ser correcto os accionistas antigos (e obrigacionistas subordinados) recuperam a TOTALIDADE do que lhes pertence. Ora vejamos então:
- ficam com direito a totalidade do valor do actual BES (bad bank). Isto já todos perceberam aqui e ninguém põe em causa. O que põe em causa é:
"mas e o valor do Novo Banco? o banco bom?"

-Aqui é simples. Serão injectados 4,9MM lá. Então
NOVO BANCO= VALOR ANTIGO+4.9MM.

Se VALOR ANTIGO >zero, então NOVO BANCO é vendido por mais de 4.9MM (dinheiro injectado) e esse valor é imputado aos accionistas do BES (como pedem neste tópico).

Se VALOR ANTIGO< zero então os accionistas do BES não têm nada a receber deste lado (já que a parte deles do Novo banco tem valor negativo) cobrindo o fundo de resolução a diferença.

Além disso se VALOR ANTIGO< zero e se BAD BANK>zero não é cortado um valor no outro já que foram separados, e portanto quem paga os prejuízos dos accionistas é o fundo de resolução.

Ou seja, se a última frase desta notícia está correcta, os antigos accionistas do BES saem a ganhar com esta situação (graças ao que escrevi no parágrafo anterior)

ps: julgo não ter incorrido em nenhum erro lógico, mas não ponho as mãos no fogo. De qualquer modo a minha sugestão é que vejam bem como os accionistas são tratados. Se isto é verdade os accionistas saíram a ganhar com a divisão feita pelo estado.

Abraço
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: BES - A LUTA

por joao73 » 4/8/2014 23:59

Mas que a probabilidade de um movimento conseguir algo favorável é quase nula.....é.

Lembrem-se que o experimentalismo (este que foi conduzido com esta solução BES) tem a benção do BCE e suas altas esferas...



O ser quase nula é um motivo forte para avançarmos, ser quase nula, quer dizer que não é nula .......

Porque motivo temos que ser novamente cobaias destes senhores?????
 
Mensagens: 374
Registado: 11/5/2014 21:37

Re: BES - A LUTA

por Pipo79 » 4/8/2014 23:51

Pata, se me expressei mal o erro foi meu.
Em momento algum me quis comparar aos depositantes (até porque também o sou), só acho que havia modelos alternativos que mantinha o BES como um todo.

Quando falei da situação do BCP, referia-me a um aumento de capital através de CoCos e de privados que pudessem ser pagos dentro de 2 ou 3 anos.
 
Mensagens: 116
Registado: 29/11/2007 1:51
Localização: Braga

Re: BES - A LUTA

por Saqueado » 4/8/2014 23:48

Eles pegaram na costeleta de novilho, cortaram a carne para eles, e deixaram o osso para o bad bank.
O que quis dizer era que a "carne" devia entrar no balanço de contas, ou seja usarem o fundo de recapitalização para pagarem esses activos ao bad bank. (basicamente aquilo que tem sido falado aqui)
 
Mensagens: 9
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: 16

Re: BES - A LUTA

por dbass » 4/8/2014 23:46

pata-hari Escreveu:Pipo e Dbass, os instrumentos em causa são os instrumentos de maior risco, por definição. Não há razão para a solução ser igual para depositantes (de depósitos), detentores de dívida sénior do banco e accionistas ou detentores de dívida subordinada, convertivel ou perpétua. Isso nem faria qualquer sentido nem seria justo. Sem a separação dos bancos, todos ficariam com zero.

A situação do BPI ou BES não tem também qualquer comparação. Nem vejo onde conseguem ver semelhanças.

Estou a tentar ajudar e a tentar pegar no que me parece poder ser argumentável por vocês. Se da vossa parte não forem realistas e não jogarem com os dados reais da questão, não vejo como se conseguirão defender. Acho que a vossa solução não passa por tapar o sol com a peneira ou só aceitarem comentários que queiram ouvir. Nesse caso, nem vale a pena tentar ajudar porque não consigo arranjar argumento para dizer que os accionistas deveriam estar em igualdade de circunstancias.


Pata,
Felizmente não estou exposto a esta situação.....Mas, estou solidário com quem está, e amanhã posso ser eu!
´
Houve pessoas que não percebem nada de bolsa ou de produtos de risco e foram simplesmente enganados por gestores do BES que tinha diretrizes para isso. Pergunto.... Essas pessoas merecem estar nesta situação.....Julgo que não!

Essas pessoas não eram acionistas, eram simples clientes que ficaram em risco por acreditarem no gestor que lhe vendeu um produto tóxico, por isso, não considero que o principio da igualdade tenha sido aplicado.
 
Mensagens: 90
Registado: 16/1/2014 19:56

Re: BES - A LUTA

por bogos » 4/8/2014 23:44

Dr Tretas Escreveu:
PaTrioT Escreveu:Concordo com a maioria dos posts aqui colocados que salientam para a falta de equidade relativamente à solução encontrada.

Todavia tenho a ideia de já ter sido criada uma associação de clientes lesados pelo BES com mais de 150 assinantes. Estou errado?


Essa associação terá necessariamente uma posição adversa à dos accionistas. Estão a competir pelo mesmo bolo. Reparem nesta pérola:

Eventuais processos sobre o banco mau



Destaca-se o facto de o Novo Banco ficar livre de "quaisquer responsabilidades ou contingências decorrentes de dolo, fraude, violações de disposições regulatórias, penais ou contra-ordenacionais", bem como de "quaisquer responsabilidades ou contingências do BES relativas a emissões de acções ou dívida subordinada".



O Governador do Banco de Portugal revelou ontem que a anterior gestão do BES terá cometido fraudes e adivinham-se eventuais processos contra o banco devido a estes actos e ao facto de vários investidores arriscarem perder dinheiro com o colapso do Grupo Espírito Santo e as implicações do resgate do BES.



Com este procedimento de transferir estas responsabilidades para o banco mau, o Banco de Portugal livra o Novo Banco destes eventuais processos. O Novo Banco fica também livre de eventuais processos que venham a ser interpostos pelos investidores que acorreram ao aumento de capital que o BES realizou em Maio e que arriscam perder tudo depois do resgate. Tal como os detentores de dívida subordinada, que também arriscam fortes perdas, pois foram transferidos para o banco mau.


O banco mau é que supostamente leva com os processos todos !!! Ou seja, o Ricardo Salgado é tão culpado como qualquer outro accionista! Por isso digo que a associação de accionistas tem que ver se consegue um reconhecimento de que há vários tipos de accionista e alguns são mais culpados que outros.


Isso não faz qualquer sentido....
Se são as pessoas que querem ser acionistas, tem o mesmo direito em pé de igualdade. São os próprios acionistas que escolhem os acionistas para a administração.
o que distingue os acionistas é o numero de ações...

Aqui a questão para mim vai mais para os reguladores permitirem certo tipo de práticas..... e deixar a questão ir até uma solução final drástica para todos os acionistas.
Nos entremeios em AC e Mau banco, há muita lama para verificar.

Mas que a probabilidade de um movimento conseguir algo favorável é quase nula.....é.

Lembrem-se que o experimentalismo (este que foi conduzido com esta solução BES) tem a benção do BCE e suas altas esferas...

Nos EUA a coisa seria mais simples....pois há sempre rotativas...

Cumprimentos
Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: BES - A LUTA

por Pata-Hari » 4/8/2014 23:43

Mas esses activos serão pagos assim que forem vendidos e o produto da venda distribuído. (Não tenho a certeza de ter percebido bem o que quiseste dizer).
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], luislobs, PAULOJOAO e 57 visitantes