Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - A LUTA

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BES - A LUTA

por Garfield » 28/7/2021 10:22

Boas

https://eco.sapo.pt/2021/07/27/supremo-tribunal-espanhol-diz-que-novo-banco-tem-de-devolver-investimento-a-cliente-do-bes/


O Supremo Tribunal espanhol rejeitou o recurso do Novo Banco e confirmou a sentença que o obriga a devolver a uma cliente do BES em Espanha o montante que investiu no banco islandês Kaupthing Bank.

A sentença tinha declarado a nulidade da aquisição, por incumprimento das obrigações de informação a que o BES estava obrigado, e condenava o Novo Banco, como sucessor do BES, a restituir o montante envolvido no investimento.

Em comunicado divulgado esta terça-feira, o Supremo espanhol considera que, aplicando a jurisprudência do Tribunal de Justiça da União Europeia, a decisão do Banco de Portugal, de dezembro de 2015, que passou a responsabilidade do Novo Banco para o BES é “contrária aos princípios de segurança jurídica e ao direito da tutela efetiva”.

“Em consequência, o Novo Banco responde frente à cliente do BES por falta de informação do próprio BES, sem que se possa amparar numa limitação ou exoneração da sua responsabilidade acordada pela autoridade bancária portuguesa quando o litígio já estava em curso”, refere o Supremo Tribunal de Espanha.

Em 2015, o tribunal espanhol de primeira instância declarou a nulidade do investimento em ações preferenciais do Kaupthing Bank e condenou o Novo Banco – sucursal em Espanha a restituir os 166 mil euros investidos pela cliente.

Na venda do Novo Banco ao fundo de investimento norte-americano Lone Star ficou acordado que eventuais contingências judiciais sobre o Novo Banco que resultem de processos que eram do BES são suportados pelo Estado (por exemplo, através do Fundo de Resolução bancário).


Ainda vamos acabar a pagar as condenações contra o BES e/ou NOVOBANCO....

BN
Garfield
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2360
Registado: 9/2/2005 4:29
Localização: Porto

Re: BES - A LUTA

por Garfield » 30/3/2021 11:25

Boas,

Alguém tem informações adicionais sobre o processo abaixo mencionado?

Comunicado da Associação de Investidores e Analistas Técnicos :

http://www.associacaodeinvestidores.com/index.php/comunicados/circulares-internas/384-2020-07-14-09-56-27

[LESADOS BES] Pedido de indemnização processo crime
2020/06/14

Na sequência das notícias sobre BES, nomeadamente sobre o processo-crime contra Ricardo Salgado et al., vimos informar que existe a possibilidade de ser deduzido um pedido de indemnização civil (PIC) nesse processo, o qual ainda se encontra na fase de inquérito a aguardar dedução de acusação.

Tem legitimidade para deduzir o PIC qualquer lesado (pessoa a quem o crime causou danos patrimoniais ou não patrimoniais/morais) por forma a ser ressarcido dessas lesões.

O lesado (parte civil no processo) não necessita de se constituir assistente no mesmo, tendo sensivelmente os mesmos direitos do assistente.

No entanto, a sua intervenção está limitada à sustentação da prova do pedido que fez e do seu valor (ou seja, de tais danos).

O PIC deve ser deduzido no prazo de 20 dias a contar da notificação do despacho de acusação ao(s) arguido(s).

Este prazo suspende-se nas férias judicias que ocorrerão entre 16 de Julho e 31 de Agosto.

Neste momento, aguarda-se a dedução da acusação no referido processo, havendo um “compromisso” de que será deduzida até ao início das férias judiciais.

Neste processo-crime “estão arrestados à ordem dos autos saldos de contas bancárias, valores mobiliários, imóveis em Portugal e no estrangeiro, bens móveis e demais bens, avaliados em cerca de 1,3 mil milhões de euros”, o que permite garantir, em caso de procedência do PIC, que existe património para indemnizar os lesados, senão na sua totalidade, pelo menos em grande parte.

Todos os lesados do BES, detentores de ações, obrigações, papel comercial, ações preferenciais (emigrantes) e outros produtos vendidos aos balcões do banco, incluindo todos aqueles que assinaram acordos com o Novo Banco e com o Fundo do Papel Comercial, podem reclamar danos patrimoniais e danos morais no processo-crime.


BN
Garfield
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2360
Registado: 9/2/2005 4:29
Localização: Porto

Re: BES - A LUTA

por Garfield » 19/3/2021 18:18

Boas,

Ainda em relação ao processo de liquidação do BES a única novidade é o mais recente comunicado publicado pela Comissão Liquidatária e que podem ler através do seguinte link :

COMUNICADO SOBRE A APRESENTAÇÃO DA LISTA DOS CREDORES RECONHECIDOS E DA LISTA DOS CREDORES NÃO RECONHECIDOS E TERMOS SUBSEQUENTES DO PROCESSO

http://www.bes.pt/Comunicados/BES%2020190531.pdf

Publicado no site do BES
31-05-2019

BN
Garfield
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2360
Registado: 9/2/2005 4:29
Localização: Porto

Re: BES - A LUTA

por Garfield » 18/3/2021 17:26

Boas

2 anos depois da decisão do Tribunal Administrativo de Lisboa anunciada a 12 de Março de 2019, foram agora notificadas as partes da respectiva sentença.

A notificação foi concluída no passado dia 11 de Janeiro de 2021. Sim leram bem, quase 2 anos depois!

Para aqueles que tenham interesse em ler a dita sentença, a mesma está disponível para "download" no site https://www.internationalvictimsbes.info/ nos seguintes links :

Acordão - Parte 1

https://www.internationalvictimsbes.info/files/documents/acordao_-_parte_1_compressed.pdf

Acordão - Parte 2

https://www.internationalvictimsbes.info/files/documents/acordao_-_parte_2_compressed.pdf

Ainda assim, esta decisão não é definitiva pois foi realizado recurso para o Tribunal Supremo Administrativo no dia 9 de Fevereiro de 2021.

Talvez daqui a mais outros 2 anos tenhamos a decisão final.

BN
Garfield
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2360
Registado: 9/2/2005 4:29
Localização: Porto

Re: BES - A LUTA

por Garfield » 19/3/2019 15:47

Boas,

No passado sábado foi noticiado na imprensa escrita a derrota dos accionistas nos processos contra o Banco de Portugal, mas julgo que tal não foi igualmente noticiado nos canais televisivos.

Transcrevo aqui o artigo que me pareceu mais completo sobre o assunto e que foi publicado no OBSERVADOR :

in https://observador.pt/2019/03/16/primeira-derrota-na-justica-dos-acionistas-e-credores-do-bes-que-contestaram-resolucao-do-banco/

Observador Escreveu:
A decisão ainda é passível de recurso para o Supremo Tribunal Administrativo, mas é uma primeira derrota para os acionistas e credores subordinados do antigo BES que contestaram na justiça a resolução do antigo banco adotada em 03 de agosto de 2014 pelo Banco de Portugal (BdP). Estes acionistas e credores apontavam uma série de inconstitucionalidades ao regime jurídico da resolução sobre o BES, entre eles a violaç̧ão da reserva legislativa do Parlamento e a violação do direito de propriedade privada e dos princípios da igualdade e da justa indemnização.

Também alegavam a violação dos princípios da boa-fé, da proteção da confiança e da proporcionalidade, bem como várias outras disposições do Direito Europeu. Por isso mesmo pediam a nulidade da deliberação do Banco de Portugal que resultou na criação do Novo Banco (o banco “bom”) e na separação dos ativos e passivos do BES.

Mais de 20 processos com esse fundamento, ou seja a alegar a nulidade da decisão do BdP, deram entrada no Tribunal Administrativo de Lisboa (TACL) na sequência da resolução. Devido ao número de processos, em maio de 2017 o juiz-presidente Benjamim Barbosa decidiu julgar apenas um dos processos, o n.º 2586/14.3BELSB, colocado por 19 fundos de investimentos internacionais, nomeadamente norte-americanos, que investiram em produtos do BES. A sentença desse processo seria válida para os restantes.

O juiz Benjamim Barbosa argumentou na altura que, apesar de alguns dos argumentos serem diferentes, a questão central era a mesma, o que tornava necessária “uma só resposta jurisdicional”, até para “evitar a prolação de decisões contraditórias que só desprestigiam a justiça”.

Os restantes processos estavam desde então suspensos à espera da sentença do processo selecionado.

Num acórdão de 247 páginas, os juízes do Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa argumentam que nenhuma das inconstitucionalidades descritas acima se verificou. Pelo contrário: garantem que a atuação do Banco de Portugal foi legal, constitucional e que a alternativa à resolução seria bem pior.

“Ainda que a medida de resolução seja de ultima ratio, ou seja, um ‘remédio’ muito forte, não significa que o cenário alternativo não seja ainda pior, o da ‘morte imediata’ de um banco, através de um processo de liquidação imediato e desordenado. Em boa verdade, sempre será menos gravosa uma tentativa de ‘tratar’ o que deve ser ‘tratado’, evitando designadamente um risco de ‘contágio’ a outros organismos que com aquele se relacionem”, pode ler-se no acórdão.

Por outro lado, o Tribunal salienta que “outra soluç̧ão, que não a da resolução ou a da liquidação, seria porventura mais benéfica para os acionistas e credores subordinados”. Contudo, “desvirtuaria a razão de existência da medida da resolução, que tende, primeiramente a salvaguardar o erário público das desventuras bancárias bem como aqueles que não assumiram riscos a troco de remunerações”.

Sobre as “desventuras bancárias”, o acórdão recorda que houve “ocultação ou simulação de dados contabilísticos” fornecidos pelo BES e que “o ‘regulado’ não se conformou com o Direito na sua relação com o regulador”. Ou seja, salienta que esta atuação “terá as necessárias repercussões na parcela de justiça que cabe à jurisdição comum, no âmbito penal e contra ordenacional”.

Por isso mesmo, conclui o tribunal, “não se poderia exigir ao Banco de Portugal, no quadro da regulação, uma atuação diferente da que teve”


BN
Garfield
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2360
Registado: 9/2/2005 4:29
Localização: Porto

Re: BES - A LUTA

por Garfield » 14/3/2019 13:11

Boas,

Terminado o prazo final definitivo para a apresentação das reclamações por parte dos credores do BES , estão finalmente reunidas todas as condições para a concretização da liquidação do banco.

Julgo que todos os atuais accionistas do BES gostariam de ver o processo concluído para finalmente poderem assumir fiscalmente os seus prejuízos.

Para tal , sugiro que exerçam a devida pressão contactando a comissão liquidatária acerca do prazo previsto para a conclusão do processo :

COMISSÃO LIQUIDATÁRIA
reclamacoes.credito@bes.pt

Aproveito igualmente para questionar, a quem possa ter melhor conhecimento, sobre quem são os membros da comissão de credores, abaixo assinalados a negrito :

COMISSÃO DE CREDORES

Membros efectivos:

- Novo Banco, S.A.
- Fundo de Resolução
- Autoridade Tributária
- Dr.ª Liliana Santos
- Trinity Investments Limited

Membros suplentes:

- DL Partners Opportunities Master Fund LTD
- CQS Directional Opportunities Master Fund Limited

Quem são estes fundos? E porque motivo e/ou qualidade são membros da comissão de credores?

BN
Garfield
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2360
Registado: 9/2/2005 4:29
Localização: Porto

Re: BES - A LUTA

por Marco Martins » 7/3/2019 21:07

Pelo que me parece, não tarda nada, haverá a luta dos Novo Banco...
Quando os políticos vêm dizer que o banco não vai ser liquidado.. é porque há qualquer coisa...

(https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... _Destaques )

Mas o Costa agora pode vir dizer o que vai acontecer, pois quando foi do Banif, ele disse que havia bancos em mau estado e fechou aquilo num fim de semana... talvez agora a história se repita :(
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: BES - A LUTA

por Garfield » 31/1/2019 17:55

Boas,

Passo a citar o mais recente comunicado da Comissão Liquidatária do BES :

https://www.novobanco.pt/site/images/emails/novobanco/bliquidacao.pdf

Banco Espírito Santo Escreveu:
COMUNICADO SOBRE TERMO DO PRAZO PARA APRESENTAÇÃO DE RECLAMAÇÕES DE CRÉDITOS ( PRAZO FINAL )

Na sequência dos últimos comunicados divulgados pela Comissão Liquidatária sobre o termo do prazo para apresentação de reclamações de créditos, o Banco Espírito Santo, S.A. –Em Liquidação (“BES”) vem por esta via informar todos os interessados que, conforme anúncio publicado na presente data no Portal Citius, o Tribunal de Comércio de Lisboa, considerando,nomeadamente,o tempo entretanto decorrido e o carácter urgente do processo de liquidação,estabeleceu como prazo limite para a apresentação das reclamações de créditos o dia 8 de Março de 2019.

Mais se informa os credores que já tenham reclamado os seus créditos perante a Comissão Liquidatária que é desnecessário procederem aoreenvioou renovaçãoda sua reclamação de créditos ou atualizaremos cálculos constantes da mesma.


Lisboa, 8 de Janeiro de 2019
BANCO ESPÍRITO SANTO, S.A.–EM LIQUIDAÇÃO


Aproxima-se o final deste longo processo de forma a que todos os accionistas lesados possam assumir fiscalmente os seus prejuízos.

BN

Garfield
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2360
Registado: 9/2/2005 4:29
Localização: Porto

Re: BES - A LUTA

por Sr_SNiper » 21/1/2019 9:53

Só se tiver mais valias suficientes, se não dá zero centímos :)!!
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: BES - A LUTA

por PIKAS » 20/1/2019 23:36

negociosbolsa81 Escreveu:Sigam, digam-me onde vendo a 28 cêntimos que é já ...lol ninguem as compra !


Olha que o Mário Centeno compra-as a 28 cêntimos. Aliás, já o Gaspar e a Maria Luis as compravam.
Esclarece-te com o teu contabilista e vais ver que ele dá-te 28 cents por cada uma.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1710
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: BES - A LUTA

por negociosbolsa81 » 20/1/2019 20:45

Sigam, digam-me onde vendo a 28 cêntimos que é já ...lol ninguem as compra !
Devagarinho devagarinho, vai enchendo o papo da galinha de ovos de ouro... :)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 461
Registado: 29/3/2012 18:17
Localização: Porto

Re: BES - A LUTA

por bigest » 20/1/2019 19:31

Mas afinal o que quer dizer o Pikas com os 28 centimos.
 
Mensagens: 604
Registado: 12/2/2014 14:33

Re: BES - A LUTA

por SFT » 20/1/2019 12:05

PIKAS Escreveu:Fica feliz por não te virem pedir nada e aproveita que não perdes tudo. Sempre podes vender as tuas BES a 28 centimos.
Cumprimentos,


Já vi isso (do "virem pedir") escrito aqui no fórum mais que uma vez.

Onde é que está definido na lei (ou no código das sociedades comerciais) que o accionista é responsável por valor superior ao da sua participação? Isso é mito.

Se assim fosse ninguém comprava acções: no extremo e por essa ordem de ideias, uma qualquer pessoa detém uma acção e arriscava-se a perder a casa, as jóias e o carro...

Por alguma razão é que existe a figura da administração/gerência.


Código das Sociedades Comerciais.

Artigo 72.º
(Responsabilidade de membros da administração para com a sociedade)

1 - Os gerentes ou administradores respondem para com a sociedade pelos danos a esta causados por actos ou omissões praticados com preterição dos deveres legais ou contratuais, salvo se provarem que procederam sem culpa.
2 - A responsabilidade é excluída se alguma das pessoas referidas no número anterior provar que actuou em termos informados, livre de qualquer interesse pessoal e segundo critérios de racionalidade empresarial.
3 - Não são igualmente responsáveis pelos danos resultantes de uma deliberação colegial os gerentes ou administradores que nela não tenham participado ou hajam votado vencidos, podendo neste caso fazer lavrar no prazo de cinco dias a sua declaração de voto, quer no respectivo livro de actas, quer em escrito dirigido ao órgão de fiscalização, se o houver, quer perante notário ou conservador.
4 - O gerente ou administrador que não tenha exercido o direito de oposição conferido por lei, quando estava em condições de o exercer, responde solidariamente pelos actos a que poderia ter-se oposto.
5 - A responsabilidade dos gerentes ou administradores para com a sociedade não tem lugar quando o acto ou omissão assente em deliberação dos sócios, ainda que anulável.
6 - Nas sociedades que tenham órgão de fiscalização o parecer favorável ou o consentimento deste não exoneram de responsabilidade os membros da administração.

Tudo o resto não tenho nada a acrescentar. Basicamente antes do accionista receber seja o que for há muita gente de mão estendida.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: BES - A LUTA

por bigest » 20/1/2019 11:44

Bom dia,
Mas afinal, esses 28 centimos de que fala vem donde?
Tambem tenho algumas e estou a espera que seja este ano que seja a liquidacao do banco!
Bons negocios.
 
Mensagens: 604
Registado: 12/2/2014 14:33

Re: BES - A LUTA

por PIKAS » 19/1/2019 23:09

negociosbolsa81 Escreveu:
Não fala nada de ações ou vi mal ? De qualquer forma enviarei o email a reclamar... :-" :-k

Tira o cavalinho da chuva, esquece. Nem te dês ao trabalho.
É mais que óbvio que nem para os outros, os subordinados e por aí a fora vai haver guito quanto mais para os accionistas que estão lá no fundo, bem lá no fundo da escala de credores.
Fica feliz por não te virem pedir nada e aproveita que não perdes tudo. Sempre podes vender as tuas BES a 28 centimos.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1710
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: BES - A LUTA

por negociosbolsa81 » 19/1/2019 20:03

Como detentor ainda na carteira de ações do BES, recebi este email pelo banco Best:


Comunicado BES, SA - Em Liquidação - Prazo para Reclamações de Créditos
De: Banco Best - Alertas de Evento
Tipo: Novo evento
Data: 18-01-2019Hora: 15h29
Caro(a) Cliente,

Na qualidade de detentor de valores mobiliários do Banco Espírito Santo, S.A. – Em Liquidação queira considerar a seguinte informação relevante:
Tipo de Evento Reclamação de Créditos
Carácter do evento Voluntário
Breve Enquadramento O Banco Espírito Santo, SA (“BES”) encontra-se em liquidação, na sequência da revogação pelo Banco Central Europeu da licença para o exercício de atividade bancária, a qual produz os efeitos da declaração de insolvência e determina a entrada em liquidação da instituição.
O processo judicial de liquidação do BES corre termos no Juízo de Comércio de Lisboa (Juiz 1) do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, sob o n.º 18588/16.2T8LSB. À liquidação do BES aplica-se o regime de liquidação das instituições de crédito nacionais que se rege pelo disposto no Decreto-Lei nº 199/2006, de 25 de outubro e pelo Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas (“CIRE”)
A quem devem ser dirigidas as reclamações As reclamações de créditos deverão ser dirigidas à Comissão Liquidatária do BES e terão de ser apresentadas no seu domicílio profissional (horário de funcionamento entre as 09:00 e as 16:00), remetidas por via postal registada para a Rua Barata Salgueiro, n.º 28 – 6º, 1250-044 Lisboa, ou enviadas através do seguinte endereço de email: reclamacoes.credito@bes.pt
Requerimento de reclamação Na reclamação, o credor reclamante deverá indicar todas as informações relevantes para apreciação do crédito reclamado e juntar os respetivos documentos probatórios.
No requerimento de reclamação de créditos deve constar (n.1, art.º 128º do CIRE):
- A proveniência dos créditos, data de vencimento, montante de capital e de juros;
- As condições a que estejam subordinados, tanto suspensivas como resolutivas; - A natureza dos créditos – comum, subordinada, privilegiada ou garantida -. No caso dos créditos garantidos deverão ser indicados os bens ou direitos objeto de garantia e respetivos dados de identificação registral, se aplicável;
- A existência de eventuais garantias pessoais, com identificação dos garantes; e
- A taxa de juros moratória aplicável.
Salienta-se que, nos termos da lei, mesmo os credores que tenham o seu crédito reconhecido por decisão definitiva não estão dispensados de o reclamar no processo de liquidação do BES, se nele quiserem obter pagamento.
Contactos relevantes Banco Espírito Santo, S.A. – Em Liquidação
Rua Barata Salgueiro 28 - 6ºandar
1250-044 Lisboa
Portugal
Site(s) de relevo: http://www.bes.pt/01.1_home.html || https://www.bportugal.pt/ || https://www.cmvm.pt/pt/Pages/home.aspx
Consulte esta informação no site do Banco Best, em: Eventos Corporativos / A decorrer

Aceda à sua área de mensagens no site e mantenha-se sempre atualizado com informação relevante sobre a sua conta no Banco Best. Para mais informações, envie-nos uma mensagem através do site, ligue 707 246 707 (dias úteis, das 8h às 22h) ou contacte o serviço de Relationship Management. Se preferir, visite os nossos Centros de Investimento.

Até breve,

Banco Best



Não fala nada de ações ou vi mal ? De qualquer forma enviarei o email a reclamar... :-" :-k
Devagarinho devagarinho, vai enchendo o papo da galinha de ovos de ouro... :)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 461
Registado: 29/3/2012 18:17
Localização: Porto

Re: BES - A LUTA

por Garfield » 4/6/2018 22:06

Boas,

Significa apenas que não havendo mais citações de credores que as reclamações de créditos chegaram ao seu fim podendo-se avançar no processo de liquidação do BES.
Nessa fase final em que as acções serão extintas será finalmente possível aos seus detentores declarar as suas perdas fiscalmente.

Quase 4 anos depois da resolução!!!!

BN
Garfield
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2360
Registado: 9/2/2005 4:29
Localização: Porto

Re: BES - A LUTA

por negociosbolsa81 » 4/6/2018 12:07

Alguem consegue traduzir pra miudos? Temos de fazer alguma reclamação ? Ou isto não tem a ver com as ações ?
Devagarinho devagarinho, vai enchendo o papo da galinha de ovos de ouro... :)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 461
Registado: 29/3/2012 18:17
Localização: Porto

Re: BES - A LUTA

por visit » 4/6/2018 11:53

???!!!.. Quem ficou com BES e BANIF, vai poder finalmente, liquidar e contabilizar as ações que tem nas contas ??..
 
Mensagens: 80
Registado: 29/11/2007 4:14
Localização: lisboa

Re: BES - A LUTA

por Garfield » 4/6/2018 11:08

Boas,

Chegamos hoje a uma data importante para o futuro do BES.

BES.pt Escreveu:BANCO ESPÍRITO SANTO, S.A. – EM LIQUIDAÇÃO

COMUNICADO

SOBRE TERMO DO PRAZO PARA APRESENTAÇÃO DE RECLAMAÇÕES DE CRÉDITOS
(CIT AÇÕES ADICIONAIS DE CREDORES INTERNACIONAIS )

Na sequência dos últimos comunicados divulgados pela Comissão Liquidatária sobre o termo do
prazo para apresentação de reclamações de créditos

o Banco Espírito Santo, S.A. - Em Liquidação (“BES”) vem por esta via prestar a todos os interessados a seguinte informação adicional:

Foram concluídas com sucesso diligências adicionais de citação de credores internacionais no dia 4 de abril de 2018

Tendo os credores em causa sido citados nessa data, tal determina que o termo do prazo para apresentação de reclamações de créditos
corresponde ao dia 4 de junho de 2018.

(salvo se, entretanto, forem citados outros credores internacionais cujas diligências de citação ainda se encontrem curso,
caso em que o termo do prazo para apresentação de reclamações se estenderá em conformidade);

Quaisquer requerimentos de reclamações de créditos que tenham sido ou venham a ser apresentados até 4 de junho de 2018
serão considerados tempestivos pela Comissão Liquidatária



BN
Garfield
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2360
Registado: 9/2/2005 4:29
Localização: Porto

Re: BES - A LUTA

por katolo » 8/3/2017 2:58

Em Espanha, ex-governador vai a tribunal por suspeita de enganar investidores

Em causa a autorização dos reguladores para o Bankia emitir acções sabendo da sua inviabilidade. Decisão caiu com estrondo na comunidade regulatória internacional e afecta seis responsáveis do banco central e o presidente da CMVM da altura.

http://www.jornaldenegocios.pt//economi ... _Destaques
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: BES - A LUTA

por zenden » 5/3/2017 14:06

Verdade, verdadinha o que disseste. Mas se eu fosse a Goldman Sachs ou outros fundos que perderam bastante no GES também compraria tempo de antena nas televisões e jornais para ir queimando o Carlos Costa politicamente e na opinião publica, afinal o Carlos Costa é que os enfrentou e fez eles incorrerem em fortes perdas.

O truque está em fazê-lo sair e meter outro qur reverta algumas decisões. :mrgreen:

Só assim percebe fazer uma reportagem a queimar um só homem em 3 episódios.

Quando vão sair também 3 episódios a queimar a familia Espirito Santo e os seus esquemas?

esperem sentados.

Fazer cair o Carlos Costa é que pode valer bom dinheiro.
O verdadeiro caracter de um Homem vê-se pelo modo como trata alguém que não lhe vai dar absolutamente nada!
 
Mensagens: 335
Registado: 18/12/2002 16:30
Localização: Seixal

Re: BES - A LUTA

por Tourso » 5/3/2017 13:31

zenden Escreveu:Continuem assim que o Salgado e seus muchachos agradecem.

Eu também gostava de meter milhares de milhões ao bolso e ver o resto mundo malhar na policia.


A par do BPN, este escândalo(s) do BES é o resultado da promiscuidade entre políticos e finança. Daí o querer-se um regulador fraco. Do Parlamento emergem leis que são tão obscuras, que os advogados estrelas destes criminosos as vejam como verdadeiros rebuçados. Mas claro que o a Grande Central de Compras, perdão, o Parlamento, trabalha com os mesmos advogados... estrelas. É uma teia muito bem urdida.

Vi de rajada as três partes do excelente programa da SIC, "Assalto ao Castelo" (esta 4ª a 6ª) onde põe o jornalista põe a nu o papel do (dês) regulador.
Grandes FDP pensei eu. Mas faltava qualquer coisa. Estava tudo bem, excelente programa, até o Carlos Queiroz dá um bom testemunho, etc,etc.
Ontem, ao ler e raro participar noutros fóruns vejo no SAPO:


http://estadosentido.blogs.sapo.pt/carl ... do-3795671

Um blog que volta e meia sigo e apesar de elitista ( até optam por gravar os Ips , deu-me vontade de enviar o comentário a partir de Marrocos, mas enfim...)

Lá respondi:

"O que acho extraordinário é todos irem na mesma direção que vos põem a pensar. Carlos Costa: reconduzido por Passos Coelho em 2015, entrou no BP  2010 (Sócrates). Teve uma actuação amadora e criminosa? Provavelmente. Mas... não se estão a esquecer de ninguém? Sobretudo o repórter? Já nem falo de quesilias políticas Centeno vs Costa etc. É que a todos estes escândalos foram altamente supervisionados pelo actual vice Presidente do BCE, o sr. Vítor Constâncio. E nem uma palavra vossa nem do repórter acercar deste verdadeiro incompetente ( criminoso? O ouro?), pois todos estes escândalos foram cozinhados na sua segunda vez em  supervisionou o BP entre 2000 e 2010. Já nem falo da falha de previsões macroeconómicas que levaram o país para a bancarrota e dele nem uma palavra. Ah!, pois é Socialista , está no BCE (como é possível?), e é ano de eleições. Foram 10 anos de corrupção, de compadrios e ele qual Barroso, alçou a caganita, para o BCE, deixando a cozinha cheia de ratos... 
A sério, pensem um bocadinho. Esqueçam as porcarias políticas que é do nosso bolso que se trata."

Não comentei para ser notado ou para me responderem, que espaços de liberdade com foristas e moderadores à altura como o Caldeirão existem poucos (também pode ser por não conhecer muitos). Mas aqui discute-se e tenta-se ver para lá das notícias que nos põe no prato sem necessidade de nelas pensar.

Daí que este governador do BP foi incompetente, certo, mas a carga de inacção/corrupção/laxismo vem do tempo de Constâncio. Se isto do BES já era sabido desde 2004...
Assim como o maior escândalo das Finanças Públicas (para já) ter sido o BPN que já nos custou 10MM.
E o BCP , com as contas todas marteladas desde 2000 , junte-se o escândalo das offshore e , e....

Muita sujeira para um país permitir que um fulano se tenha barrosado para se sentar ... na cadeira de Vice-Presidente do BCE?????

Em ano de eleições é fácil fazer boas reportagens. E não estou a dizer que não está bem feita. Gostava era de saber a % de caca que cabe a cada um deles.

Depois admiram-se que se vote em marginais....

Cumps e desculpem o desabafo.
 
Mensagens: 180
Registado: 18/6/2014 22:31

Re: BES - A LUTA

por zenden » 5/3/2017 1:15

Continuem assim que o Salgado e seus muchachos agradecem.

Eu também gostava de meter milhares de milhões ao bolso e ver o resto mundo malhar na policia.
O verdadeiro caracter de um Homem vê-se pelo modo como trata alguém que não lhe vai dar absolutamente nada!
 
Mensagens: 335
Registado: 18/12/2002 16:30
Localização: Seixal

Re: BES - A LUTA

por JohnyRobaz » 4/3/2017 18:47

zenden Escreveu:Por muita culpa que possa ter no cartório, acho estranho que o rosto de todo o mal que aconteceu seja o Banco de Portugal.

Posso estar enganado, mas cá para mim o principal culpado é o Ricardo Salgado, mas a culpa parece ser toda imputada ao Banco de Portugal ao ponto do Salgado estar a ser extremamente poupado em termos de opinião pública.

Atenção, não ilibo o Banco de Portugal de ter conduzido mal todo o processo, mas faz-me confusão este ser eleito como o rosto do crime e ver o Salgado poupado a isto tudo.

Toda esta revolta faria mais sentido se centrada no Ricardo Salgado, esse sim quem orquestrou tudo.


O que nós não podemos fazer é poupar a regulação. Neste caso, tens a polícia (Banco de Portugal) que permitiu que o ladrão (Salgado) roubasse. Obviamente o ladrão deve ir preso, mas o polícia foi cúmplice, e moralmente é muito mais grave.

O regulador é o elemento fundamental para garantir a segurança financeira e a legalidade da actividade, e consequentemente, a confiança dos clientes. E é por esse regulador existir que as pessoas confiam nos bancos. Ora, ela existir e não fazer o trabalho, é a mesma coisa que não existir, mas ainda é pior porque deixa as pessoas sem alerta. Mais valia não existir, porque assim as pessoas desconfiavam do que lhes era proposto aos balcões dos bancos.

Mas atenção, com isto não quero desresponsabilizar o Salgado. Aliás, ele, Sócrates, Bava, Granadeiro e mais uns quantos deveriam ir presos tanto pelos prejuízos que causaram aos contribuintes como por terem conduzido à destruição da melhor empresa portuguesa, a PT. Veremos.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], farami, Google [Bot], jsousa71, lfa, MPCER, Noel, pattern, PAULOJOAO, pbasto, peterteam2 e 193 visitantes