Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

NOS, SGPS - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 25/9/2020 12:45

Goya777 Escreveu:Nao sei se chegará aos 3 euros mas que caminha para lá caminha...


"Goya 777", s´´o agora me foi possível tentar responder-te. Não estive a fazer tempo, como a alguém possa cair na tentação de pensar.

Faço um boneco (fresquinho) e insiro a minha opinião. Não é especulação e muito menos tentar influenciar alguém.
Afinal quem sou eu? Para tentar influenciar seja quem for? "Façam as vossas apostas", . . . :oh: :-k

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
NOS.25Set..jpg
NOS.25Set..jpg (179.22 KiB) Visualizado 10833 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2882
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por xxx...talha bestas...xxx » 24/9/2020 2:29

ninguém disse que é tempo de entrar, como se daqui para a frente fosse começar a galgar terreno até ao céu;

cair uns % valentes já de seguida, parece-me pouco credível, pois os indicadores técnicos dão sinais de exaustão;

se está cara? face ao resultados do 2 trimestre, e o que a maioria dos entendidos que se pronunciaram acerca da resiliência dos resultados/posição financeira da empresa nessa altura, contrastando com a cotação. Para esses deverá estar barata :mrgreen:

se isso é sinal de entrar, já é outra conversa :lol:

agora, para quem quer especular em janelas de tempo 2 a 7 dias, tal como disse que vinha até aos €3, também digo que, a cotação no imediato, terá que respirar, o que claramente indica que o preço aponta para cima.

viewtopic.php?p=1564733#p1564733

viewtopic.php?p=1562474#p1562474

o que terá mudado de hoje, para o mês 06/2020?

se vai fazer isso, sem antes cair mais €1, não sei, mas, acho pouco provável;

mas, como ando nisto pela grana, diria que a NOS, está a colocar-se a jeito :mrgreen:

agora, claramente, não percebo a sustentação dos argumentos de alguém, que referem se está cara, e/ou barata, sem qualquer referência sustentada....
viewtopic.php?p=1570701#p1570701

Mas, a 02.06.2020 estava subavaliada, então é à data de hoje, já está cara :lol: ,

EDIT

viewtopic.php?p=1559932#p1559932 -EDIT-

enfim....

os shortes têm aproveitado quem vende no pânico...
Anexos
9F1D7BF8-0F84-443E-82D3-829EBB40029A.jpeg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 19/6/2018 17:15

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por Punitor » 24/9/2020 1:23

Ainda falta mais de um mês para os próximos resultados, o tempo suficiente para cair mais uns % valentes.
Não creio que esta cotada ofereça qualquer sinal para entrar neste momento pela evolução recente, como a maioria das cotadas do PSI...
Está barata? Sei lá... já nem sei se não estará é cara. Ativos de risco num clima de incerteza parecem sempre caros, ou não?
As armas para dar mais estímulos à economia nesta nova vaga de Covid parece-me que hão-de chegar depois do pico e não terão o mesmo efeito amenizador que tiveram na primeira.
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por xxx...talha bestas...xxx » 23/9/2020 19:01

tocou nos €3, veremos a reacção a partir daqui.

mas, posso estar errado, e não ficará muito tempo nesta zona...

até porque, os resultados do terceiro trimestre trarão uma lufada de ar fresco à cotada. :lol:

https://www.nos.pt/institucional/PT/inv ... dario.aspx
Anexos
nos.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 19/6/2018 17:15

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por Punitor » 23/9/2020 0:22

Bem, a Telefonica está com um desempenho em bolsa pior do que a NOS.
O desempenho da Vodafone também está para lá de péssimo.
Por isso, o setor está todo pressionado e meio marado e, neste momento, o que temos de mais certo é que continuará em queda..., pelo menos até que se levante rsrsrsr
Se isso irá beneficiar ou não os Azevedos, são outras contas.
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por nelsonpovoa » 22/9/2020 12:15

Triplano, podes fazer uma analise fundamental À mota engil tal como fizeste à NOS acima ?
 
Mensagens: 27
Registado: 29/3/2005 23:28
Localização: 14

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por Triplano » 21/9/2020 0:28

Àlvaro Escreveu:A NOS parece ser mais uma para a Sonae trincar a bom preço. Pagou ao BPi a 3,60, mas o pequeno vai escaldar-se como se escaldou na SOI. É daquelas que está mesmo perigosa. Acredito mesmo que a poderão levar ao fundo de que fala o Vale. :shock:


Confesso que não tenho grande conhecimento das regras em torno das OPA's, sendo que como é evidente, o mais importante é o preço a oferecer pela entidade que a lança... Como é que se procede nestes casos? O preço a lançar é uma média dos X últimos preços de mercado? Ou é calculado pela entidade que propõe a OPA, independentemente das cotações recentes?

De acordo com os dados de que disponho, arrisco a dizer que o valor da NOS andará numa amplitude de preços entre os 3,49€ e os 4,56€, com grande incidência nos 4,03€... Deste modo e admitindo estes valores, se a Sonae puxar o preço para abaixo dos 3€, poderá até ser um bom negócio, que compense um eventual risco...

Há ainda outra questão: de acordo com https://www.nos.pt/institucional/PT/inv ... nista.aspx a Sonae irá deter, mais dia, menos dia, cerca de 1/3 das ações da NOS (ou seja, 33,46%). Cerca de 26,08% são da IdS e estão arrestados pelo Tribunal, acabando por deixar à mercê o seu poder de uma eventual influência... Sobram ainda 40,46%, dos quais 36,21% são controlados por acionistas com posições abaixo de 2%... Admitindo uma "OPA absurda" (isto é, um "preço estúpido"), estes 36,21% podem ser "comidos" pela Sonae? Ou seja, esta faixa de investidores pode ser obrigada a aceitar a OPA, mesmo que a um "preço estúpido"?

No fundo, o que pretendo saber, é quais as eventuais defesas que acionistas com menos de 2% poderão ter ao seu alcance, para fazer face a uma proposta que venha a ser considerada desinteressante. Recordemos que a NOS ainda há pouco mais de 1 ano andou pelos 6€... Evidentemente, quem comprou a este preço e perante uma OPA a ser lançada a, digamos, 4€, este valor pesará fortemente no bolso desses investidores, que terão que acarretar com as perdas... De forma inversa, se a Sonae puxar o preço abaixo dos 3€ e a lançar a OPA acima deste montante, até que poderá ser uma boa oportunidade para se realizar uns trocos...
"You can't predict. You can prepare.", Howard Marks (cit. Mass Mutual's advertising campaign)
"Tudo deve ser tornado o mais simples possível, mas não mais simples do que isso", Albert Einstein
"É melhor estar aproximadamente certo, do que precisamente errado", Warren Buffett
"Tudo vem para aquele que abre caminho enquanto espera", Thomas Edison
"O Mundo é de quem tem "lata"!" (autor desconhecido)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 183
Registado: 29/11/2007 12:37
Localização: Europa

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por Àlvaro » 20/9/2020 23:38

A NOS parece ser mais uma para a Sonae trincar a bom preço. Pagou ao BPi a 3,60, mas o pequeno vai escaldar-se como se escaldou na SOI. É daquelas que está mesmo perigosa. Acredito mesmo que a poderão levar ao fundo de que fala o Vale. :shock:
 
Mensagens: 9703
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por Triplano » 20/9/2020 23:28

Efetivamente, na última sexta-feira, a NOS levou um tombo grande, uma queda acima de 5%, com 2,88 milhões de ações a ser negociadas (o que compara com um volume médio de 3 meses de cerca de 0,87 milhões. Na altura não encontrei grande explicação para isto, mas desconfio que estará relacionado com o facto de a crise das Telco estar a ocorrer no continente europeu, em virtude de haver mudanças nos índices, designadamente com a saída da Orange e da Telefonica do Euro Stoxx 50 (https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... o-stoxx-50). Deste modo e a meu ver, talvez exista algum efeito de contágio. Contudo, a queda da NOS merecer grande destaque, comparativamente com outras equivalentes europeias.

Este fim de semana dediquei algum tempo a digerir os resultados do 2T2020, que ainda não tinha feito. Verifiquei, que de uma maneira geral e apesar do problema Covid, a NOS mantém-se resiliente.

Comparando o 2T2019 com o 2T2020:
- Apesar de uma diminuição das receitas, não se verificou diferença do resultado líquido (47,7M vs. 45,34M), o que denota que a empresa está a jogar à defesa, controlando os custos;
- O capital próprio diminui de 956M para 895M, ou seja, uma diferença de 61M, mas que no fundo reflete a diferença do resultado líquido semestral (90,2M vs. 35M, ou seja uma diferença de 55,2M);
- Por incrível que pareça e de acordo com o balanço, há uma diminuição dos empréstimos obtidos (1,39M vs. 1,24M), merecendo realce o facto de o rácio Dívida Líquida/EBITDA rondar 2x, o que é saudável.

Neste momento, penso que os maiores riscos que a NOS enfrenta relacionam-se com:

- Quota de mercado, apesar de este fator ser "mais-do-mesmo", ou seja, o domínio das Big 3 (Meo, NOS e Vodafone), o que implica um equilíbrio competitivo entre as três e grandes barreiras à entrada de novos players;
- Queda das receitas nos Cinemas, devido à Covid-19;
- Rede 5G: um enorme desafio financeiro e que pode contribuir para a entrada de mais concorrência em Portugal.

Quanto à possibilidade de uma OPA, de há uns largos meses a esta data sempre tive a convicção da sua possibilidade. Porém, nunca admiti que a Sonae poderia ser uma potencial candidata... ou seja, sempre coloquei como forte hipótese alguma empresa do setor das Telco, por exemplo a Vodafone (para ganhar quota de mercado em Portugal, não obstante o facto de uma sua proposta poder vir a ser chumbada pela AdC) ou então a Telefonica, por uma questão de proximidade...

Veremos os próximos capítulos...
"You can't predict. You can prepare.", Howard Marks (cit. Mass Mutual's advertising campaign)
"Tudo deve ser tornado o mais simples possível, mas não mais simples do que isso", Albert Einstein
"É melhor estar aproximadamente certo, do que precisamente errado", Warren Buffett
"Tudo vem para aquele que abre caminho enquanto espera", Thomas Edison
"O Mundo é de quem tem "lata"!" (autor desconhecido)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 183
Registado: 29/11/2007 12:37
Localização: Europa

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 19/9/2020 13:25

Artista Romeno Escreveu:
forza algarve Escreveu:De todas as cotadas que caem esta deve ser a caida mais surpreendente pelo mercado no qual a NOS opera (tirando o cinema)o mercado nao acredita nem aposta na resiliência da empresa nem em uma recuperação boa no futuro ..

Desta x a falar a serio a cotacao ta se a por de feicao pa sonae opar


"Artista Romeno", um abraço para ti.

A "mimória" é curta, mesmo para os que por aqui andam há muito tempo.

É "este" o MODUS OPERANDI da Famila.
Quem compra e vende com eles sai sempre a ganhar.
É preciso atingir o "cumulo da paciência" o que falta à maior parte do pessoal.

Eu cá vou indo com o bacalhau de molho e a lavar a salada. (nada tem que ver com gastronomia). :mrgreen:

A impaciência por ganhos rápidos leva a perdas rápidas,...

CumPrim/
ValeAquilino

CumPrim/
ValeAquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2882
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por Artista Romeno » 18/9/2020 23:25

forza algarve Escreveu:De todas as cotadas que caem esta deve ser a caida mais surpreendente pelo mercado no qual a NOS opera (tirando o cinema)o mercado nao acredita nem aposta na resiliência da empresa nem em uma recuperação boa no futuro ..

Desta x a falar a serio a cotacao ta se a por de feicao pa sonae opar
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por forza algarve » 18/9/2020 15:55

De todas as cotadas que caem esta deve ser a caida mais surpreendente pelo mercado no qual a NOS opera (tirando o cinema)o mercado nao acredita nem aposta na resiliência da empresa nem em uma recuperação boa no futuro ..
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 18/9/2020 15:53

É o que me parece, e sem especulações.

Depois de uma apreciação do Histórico e atendendo a outras coisas/ contexto,...

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
NOS 18Set2020.jpg
NOS 18Set2020.jpg (135.75 KiB) Visualizado 11220 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2882
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por Goya777 » 18/9/2020 9:56

Nao sei se chegará aos 3 euros mas que caminha para lá caminha...
 
Mensagens: 2744
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por xxx...talha bestas...xxx » 16/9/2020 14:16

o caminho dos €3 parece-me irreversível...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 19/6/2018 17:15

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por forza algarve » 15/9/2020 12:48

E aquí temos uma situação fraca a meses.. Nem a opa sobre a altice deu ânimo..
Não encontro explicação já que as contas mostraram resiliência
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por white_wolf » 31/8/2020 23:08

Boas:

Para quem ainda não viu fica aqui o link dos resultados semestrais


https://www.nos.pt/institucional/Documents/Reportes%20Financeiros/NOS_1H20_Relat%C3%B3rioGestao_PT.pdf

São 131 páginas :shock: mas os destaques (deles) estão na página 4. :roll:

Boa digestão :D
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5
Registado: 23/4/2019 22:05

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por Sacanitajose » 30/8/2020 16:42

\:D/ não creio :shame: e vou aguardar :-" ! Gráficos, são passado, muito recente :!: :arrow: :idea: :?:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 545
Registado: 3/5/2014 21:03
Localização: Lisboa

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por peterteam2 » 29/8/2020 18:02

xxx...talha bestas...xxx Escreveu:ir abaixo dos €3 parece-me um processo natural...

EDIT



Acreditando nisso é carregar nos shorts. O que não falta são instrumentos para o fazer.
Eu não faço porque acredito que a cotação actual não reflecte o valor da empresa e só é possível face à situação conjuntural depressiva e aos problemas societários que se irão resolver no futuro.
 
Mensagens: 306
Registado: 4/3/2019 20:39

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por xxx...talha bestas...xxx » 29/8/2020 14:42

ir abaixo dos €3 parece-me um processo natural...

EDIT
Anexos
D215CF28-279B-4BF1-A876-E769AC2EE312.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 19/6/2018 17:15

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por Àlvaro » 25/8/2020 21:56

Nirsup, talvez tenhas razão, não sei até onde vai o arresto, vamos ver o que fazem os minoritários que poderão ter sido bem entalados com esta decisão. :shock:
 
Mensagens: 9703
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por NirSup » 25/8/2020 21:23

A CMVM tem a lei do seu lado. A SONAE ao deter 33,45% do capital da NOS não tem uma posição de dominio da NOS. Nem pouco mais ou menos. Basta fazer as contas.
Claro que se houver a inibição dos direitos de voto de Isabel dos Santos, como eu julgo que irá acontecer, as contas ficam mais difíceis de fazer. Mas nem mesmo assim.

A lei é claríssima como água pura e transparente:
Art.º 187.º do Código dos Valores Mobiliários:
"não é exigível o lançamento da oferta quando, ultrapassado o limite de um terço, a pessoa que a ela estaria obrigada prove perante a CMVM não ter o domínio da sociedade visada nem estar com esta em relação de grupo".
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por Àlvaro » 25/8/2020 18:56

Alguém consegue explicar em que é que o regulador fundamenta a não OPA? Então a Sonae não passou a ter mais de um terço das ações? Estes reguladores são mesmo difíceis de prever. Claro que a Sonae agora vai brincar com o free float e comprar ao preço que quiser! :shock:
 
Mensagens: 9703
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por Àlvaro » 24/8/2020 9:37

Foi a 3.50 e a reação foi pífia, outro caso em que os vendedores estão a ter mais sucesso. :?
 
Mensagens: 9703
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por Andre vez » 21/8/2020 19:45

Boas,

Eu a pensar que qualquer noticia que surgisse de forma a esclarecer a situação poderia fazer alguma reação.
Mas nāo reagiu nada as noticias dos últimos dias, nem reagiu no valor nem em volume.......
Também acho que se quebrar o suporte na casa dos 3.35-3.47 pode bem ir parar aos 3.
Abraço
André
 
Mensagens: 319
Registado: 25/5/2009 14:38
Localização: 16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Bing [Bot], hbsilva, morinni, MPCER, PAULOJOAO, PMP69, Shimazaki_2, Xacal e 105 visitantes