Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Quanto valem os CTT?

por tiagopt2 » 3/12/2013 23:36

O preço das acções dos CTT já foi conhecido e está a causar alguma polémica, muito devido a algum desconhecimento. Comecemos por aí... Ao contrário do que tem sido dito nos jornais económicos não é o governo que decide, per se, o preço de colocação em bolsa dos títulos.
Este preço é definido por bookbuilding, um processo que passa pelo conhecimento das ordens que os institucionais interessados em participar no processo emitem, decidindo-se depois com base nessas ordens o preço final. Se o governo recebeu de entre os institucionais ordens suficientes para uma colocação em bolsa ao preço máximo não seria irracional esperar que o preço estabelecido fosse inferior? O que seria dito, com toda a justica, sobre a capacidade de o governo defender os interesses dos contribuintes?

Mais importante será analisar a agressiva procura institucional. Seria certamente preocupante se os investidores institucionais decidissem limitar as suas ofertas ao preço mínimo do intervalo. O que quereria dizer? "Eu fico com elas se mas derem baratinhas, como ninguém as vai querer não terão outro remédio senão aceitar!".
Ao serem recebidas propostas situadas no preço máximo, propostas suficientes para cobrirem toda a oferta, os institucionais estão claramente confiantes quanto ao futuro dos CTT. Não avaliariam tão agressivamente uma empresa em declínio financeiro se não reconhecessem valor.

Não tenho dúvidas de que esta agressividade nas ofertas está relacionada com a licença para a constituição de um banco postal. É a única explicação para a atribuição à partida de um PER a rondar os 14, PER que compara já com os seus pares a nível internacional. A aceitação de um PER mais elevado na OPV deve-se no meu entender unicamente ao potencial futuro atribuído à margem de crescimento do sector financeiro dos CTT. E sabemos bem quão tolerante o mercado pode ser em relação ao PER quando é atribuído a uma empresa potencial de crescimento futuro. Olhem a Amazon, ou o Facebook. Ou, mais próxima, a Jerónimo Martins!

Qual o impacto do arranque a 5,52€ para a cotação?
Antes de mais importa referir que falta conhecer imensos detalhes neste processo:
- Desconhece-se quais os institucionais que terão uma posição nos CTT e qual a percentagem da empresa que cada um deles deterá (ficarei desiludido se os correios do Brasil não forem um dos principais candidatos ao domínio);
- Desconhece-se o factor de rateio final para os particulares;
- Desconhece-se a agressividade com que a JP Morgan defenderá as correcções nos primeiros 30 dias de negociação;
- Desconhece-se a estratégia que cada um dos institucionais vai tomar para tentar controlar a empresa;
- Desconhece-se se existe a possibilidade de shortar o título desde o primeiro dia de negociação.

Vamos a suposições...

- Se um dos institucionais detiver mais de 35% da empresa todos os bocadinhos contam para o domínio estratégico, pelo que faria algum sentido vermos uma mão acima da JPM a comprar acções. Este factor faria o preço subir.
- Se a cotação estiver dividida entre diversos institucionais de forma equitativa, os pouco mais de 10% de acções que serão admitidos a negociação por parte dos particulares nesta quinta-feira não aquecem nem arrefecem! Isso fará com que dificilmente venham a mercado puxar pelo preço. Por outro lado deixa em aberto o cenário de OPA, cenário que não se colocará quase de certeza nos próximos 9 meses mas que é uma realidade para finais do próximo ano.
- Se o factor de rateio ficar aquém do esperado (aposto nos 10-12), possivelmente veremos um dump no início da negociação. A profundidade da queda dependerá da agressividade compradora da JPM.

A marca psicológica estabelecida pelo intervalo pode fazer mossa entre alguns dos pequenos investidores, que depressa entram em pânico quando algo não vai de encontro ao que estabeleceram. Um investidor cauteloso terá feito as contas considerando o cenário do preço máximo e do rateio mínimo. Um investidor mais agressivo poderá estar algo alavancado, estando também agora mais sujeito à pressão das oscilações de mercado. Será este caldeirão de emoções que veremos reunido na quinta-feira, no momento de admissão à negociação. Admito que dificilmente veremos um arranque muito distante dos 5.52, admito que não faço ideia para qual dos lados irá o prato pender no final do dia. Acredito que exista bastante volatilidade no primeiro dia de negociação. Para o curto (atenção que curto prazo não é o primeiro dia) e médio prazo pouco importa o arranque, é bem mais importante o sentido da direcção no primeiro mês.

Continuo bastante confiante num primeiro mês positivo, num médio prazo lucrativo. Se é verdade que a fixação no preço máximo diminuiu a margem de lucro potencial e afastou o preço da almofada fundamental, não é menos verdade que o sinal mais positivo que qualquer título cotado em bolsa pode dar passa pela geração de procura muito acima da oferta. E a procura faz subir o preço....
Se eu não estiver enganado, em meados de 2014 poderemos já ver os CTT com um gráfico em trajectória tecnicamente ascendente. Infelizmente engano-me imensas vezes...

Nota Pessoal: Dada a irrevogabilidade das ordens na OPV já me posso considerar accionista dos CTT. Mesmo que inadvertidamente este factor poderá de alguma forma condicionar a minha opinião.
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

Re: Quanto valem os CTT?

por MarcoAntonio » 3/12/2013 23:16

MarioRodrigues Escreveu:Já agora para quem não souber, os correios foram privados até ao tempo do Sebastião José, conde de Oeiras (que só nos últimos anos de vida foi marquês de Pombal, embora agora o tratem por este título como se tivesse nascido com ele...)...


Isso é normal, Mario. É a prática corrente, não apenas com o Marquês de Pombal...

:wink:


Já agora, bem-vindo ao Forum!
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38072
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Quanto valem os CTT?

por mario_rui » 3/12/2013 22:59

Há quase 30 anos que os CTT prestam serviços financeiros, como subscrição de certificados de aforro, subscrição de fundos de investimentos, colocação de empréstimos obrigacionistas, retalho de seguros, etc. Falta-lhe receber depósitos e emprestar dinheiro.

Desde o século XVII que os antecessores dos CTT transportavam valores financeiros e faziam uma espécie de desconto de letras...


A roda já foi inventada há muito tempo.

Já agora para quem não souber, os correios foram privados até ao tempo do Sebastião José, conde de Oeiras (que só nos últimos anos de vida foi marquês de Pombal, embora agora o tratem por este título como se tivesse nascido com ele...)...
 
Mensagens: 1
Registado: 29/11/2007 10:50
Localização: Leiria

Re: Quanto valem os CTT?

por Storgoff » 3/12/2013 22:31

artista Escreveu:
Storgoff Escreveu:A questão que se põe é onde é que há mercado para mais um banco a actuar em Portugal.
Acredito que até tenham alguma facilidade em captar depósitos mas e o crédito ??
Aí é que está o busílis da questão.
Captar depósitos é fácil, basta acenar com taxas de juro apelativas, mas isso é um custo.
O problema é trabalhar o lado das receitas. O crédito.
Onde é que andam esses bons clientes??? Os outros bancos andam a dormir???
De qualquer forma isso seria uma actividade completamente distinta do Core -business. Uma actividade onde os CTT´s não tem qualquer Know How e que dificilmente poderão conciliar de forma eficiente.
Onde é que nos quadros dos CTT estão profissionais para montar um negócio bancário a sério?
Parece-me que isso da licença bancária vai ser provavelmente para ficar no papel durante muito tempo.


Eu sei que há muitos Se's Storgof mas o potencial está lá, cabe ao mercado dizer se acredita nisso ou não... nas próximas semanas saberemos até que ponto acredita! :wink:


Independentemente do comportamento do mercado nas próximas semanas não vejo como é que será possível isolar o factor -licença bancária.
O que eu acho é que não é por aí que os CTT poderão subir em bolsa. Mas claramente também não é um factor negativo
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: Quanto valem os CTT?

por CC10 » 3/12/2013 20:42

É a minha 1ª OPV, por isso é uma pergunta banal:

Não acham que quase 48H para determinar um rateio é um exagero? É um cálculo relativamente simples...

P.S. Tenho quase a certeza que vou ter as acções que pretendia (dentro do intervalo que defini), ou seja, entre 200 a 500 acções, por isso pedi 7000 no último dia, mas confesso que estou curioso.
 
Mensagens: 87
Registado: 1/12/2013 22:04

Re: Quanto valem os CTT?

por artista_ » 3/12/2013 20:06

Storgoff Escreveu:A questão que se põe é onde é que há mercado para mais um banco a actuar em Portugal.
Acredito que até tenham alguma facilidade em captar depósitos mas e o crédito ??
Aí é que está o busílis da questão.
Captar depósitos é fácil, basta acenar com taxas de juro apelativas, mas isso é um custo.
O problema é trabalhar o lado das receitas. O crédito.
Onde é que andam esses bons clientes??? Os outros bancos andam a dormir???
De qualquer forma isso seria uma actividade completamente distinta do Core -business. Uma actividade onde os CTT´s não tem qualquer Know How e que dificilmente poderão conciliar de forma eficiente.
Onde é que nos quadros dos CTT estão profissionais para montar um negócio bancário a sério?
Parece-me que isso da licença bancária vai ser provavelmente para ficar no papel durante muito tempo.


Eu sei que há muitos Se's Storgof mas o potencial está lá, cabe ao mercado dizer se acredita nisso ou não... nas próximas semanas saberemos até que ponto acredita! :wink:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Quanto valem os CTT?

por jabreu3 » 3/12/2013 19:37

Os CTT não vendem já produtos financeiros?

tipo certificados de aforro?

ou só lambem selos?
 
Mensagens: 396
Registado: 30/11/2007 21:12
Localização: porto

Re: Quanto valem os CTT?

por Storgoff » 3/12/2013 19:20

artista Escreveu:
mais_um Escreveu:
artista Escreveu:
Obviamente estou a simpligficar muito a coisa.. :wink:


Muita mesmo! :D :D


Sim, eu tenho consciência disso, de qualquer forma acho que concordas que o raciocínio faz algum sentido, mesmo sabendo que há muitas outras variáveis e condicionantes que terão de ser consideradas!



A questão que se põe é onde é que há mercado para mais um banco a actuar em Portugal.
Acredito que até tenham alguma facilidade em captar depósitos mas e o crédito ??
Aí é que está o busílis da questão.
Captar depósitos é fácil, basta acenar com taxas de juro apelativas, mas isso é um custo.
O problema é trabalhar o lado das receitas. O crédito.
Onde é que andam esses bons clientes??? Os outros bancos andam a dormir???
De qualquer forma isso seria uma actividade completamente distinta do Core -business. Uma actividade onde os CTT´s não tem qualquer Know How e que dificilmente poderão conciliar de forma eficiente.
Onde é que nos quadros dos CTT estão profissionais para montar um negócio bancário a sério?
Parece-me que isso da licença bancária vai ser provavelmente para ficar no papel durante muito tempo.
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: Quanto valem os CTT?

por artista_ » 3/12/2013 18:40

mais_um Escreveu:
artista Escreveu:
Obviamente estou a simpligficar muito a coisa.. :wink:


Muita mesmo! :D :D


Sim, eu tenho consciência disso, de qualquer forma acho que concordas que o raciocínio faz algum sentido, mesmo sabendo que há muitas outras variáveis e condicionantes que terão de ser consideradas!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Quanto valem os CTT?

por Pickbull » 3/12/2013 17:51

ruimat0 Escreveu:Isso é que estou curioso. A autorização para banco postal, será para quê? financiar a actividade dos correios? Ou para começar a atribuir crédito a outras instituições/particulares? :-k


Eles vão poder dar crédito aos particulares e PME.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

Re: Quanto valem os CTT?

por Automech » 3/12/2013 17:28

O mais_um já se está a preparar para shortar CFDs :mrgreen:
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

Re: Quanto valem os CTT?

por artista_ » 3/12/2013 16:57

Sr_SNiper Escreveu:
artista Escreveu:... como dizia alguém num almoço deste fim de semana (Acho que foi o Tiago.Pt ou o Canguru?


Muito do futuro financeiro do país ficou definido nesse almoço com grandes tubarões dos mercados, uma dessas decisões, foi o sucesso dos CTT em bolsa.
Mais um, está decidido, não digas nada contra :lol:


:lol: :lol:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Quanto valem os CTT?

por CC10 » 3/12/2013 16:45

Seja feita a vontade desses tubarões...o País (quase todo) agradece... :D
 
Mensagens: 87
Registado: 1/12/2013 22:04

Re: Quanto valem os CTT?

por Sr_SNiper » 3/12/2013 16:42

artista Escreveu:... como dizia alguém num almoço deste fim de semana (Acho que foi o Tiago.Pt ou o Canguru?


Muito do futuro financeiro do país ficou definido nesse almoço com grandes tubarões dos mercados, uma dessas decisões, foi o sucesso dos CTT em bolsa.
Mais um, está decidido, não digas nada contra :lol:
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Quanto valem os CTT?

por mais_um » 3/12/2013 16:39

artista Escreveu:
Obviamente estou a simpligficar muito a coisa.. :wink:


Muita mesmo! :D :D
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Quanto valem os CTT?

por CC10 » 3/12/2013 16:09

Concordo! Dificilmente pode ser desvantagem, pelo menos, no curto/médio prazo...
 
Mensagens: 87
Registado: 1/12/2013 22:04

Re: Quanto valem os CTT?

por artista_ » 3/12/2013 15:50

mais_um Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:
Joca601 Escreveu:O limite máximo significa grande interesse comprador.... provavelmente vamos ter uma entrada a valorizar.

É aguradar calmamente, o Banco Postal foi a grande mais valia.


Não partilho da mesma opinião. Tendo em conta a situação actual dos bancos (encerramento de agências, despedimentos, prejuízos, forte concorrência, custos elevadíssimos impostos pelos reguladores, etc... ) e o estado do mercado, não me parece que a autorização para o Banco Postal seja um negocio da China. Faz-me lembrar quando a ONI WAY ganhou uma das licenças moveis de UMTS, que agora é que era.... e depois viu-se o resultado final, os institucionais (EDP e BCP) venderam com prejuízos avultados .


Olá mais_um, não concordo muito contigo em relação ao estado da banca porque os CTT vão entrar no negócio sem as imparidades que os outros bancos têm. Os custos de operacionalização também serão reduzidos porque já têm as agências estabelecidas... como dizia alguém num almoço deste fim de semana (Acho que foi o Tiago.Pt ou o Canguru?!) é quase como se o BPI, BES ou BCP não tivessem imparidades para cobrir, a quanto estariam cotados estes bancos se não fossem essas imparidades?!

Obviamente estou a simpligficar muito a coisa.. :wink:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Quanto valem os CTT?

por ruimat0 » 3/12/2013 15:21

Isso é que estou curioso. A autorização para banco postal, será para quê? financiar a actividade dos correios? Ou para começar a atribuir crédito a outras instituições/particulares? :-k
 
Mensagens: 79
Registado: 27/11/2013 11:37

Re: Quanto valem os CTT?

por jabreu3 » 3/12/2013 15:18

É um negocio brutal para os CTT... não tou a ver os CTT a emprestarem dinheiro para comprar carro ou ir de férias... Mas a capacidade de garantirem depósitos a prazo será brutal. Pelo menos, em determinadas áreas do país.
 
Mensagens: 396
Registado: 30/11/2007 21:12
Localização: porto

Re: Quanto valem os CTT?

por PM_82 » 3/12/2013 15:15

jabreu3 Escreveu:Eu acho que o banco postal aumenta muito o interesse para os institucionais.

Vai subir fortemente.


Sim, aumenta o interesse, e por isso é que os investidores pagaram caro para ter esta acção. Em termos da relação preço/resultados (PER), os CTT estão mais caros que os recém-privatizados correios ingleses e belgas, e também acima de outros operadores de referência, por exemplo, a DHL.
Isso do banco postal está incorporado no preço, o que não é impeditivo que ainda suba mais, claro.
In the absence of data, anyone's opinion is valid.
 
Mensagens: 151
Registado: 19/8/2009 17:46
Localização: Porto

Re: Quanto valem os CTT?

por mais_um » 3/12/2013 15:14

Sr_SNiper Escreveu:
Joca601 Escreveu:O limite máximo significa grande interesse comprador.... provavelmente vamos ter uma entrada a valorizar.

É aguradar calmamente, o Banco Postal foi a grande mais valia.


Não partilho da mesma opinião. Tendo em conta a situação actual dos bancos (encerramento de agências, despedimentos, prejuízos, forte concorrência, custos elevadíssimos impostos pelos reguladores, etc... ) e o estado do mercado, não me parece que a autorização para o Banco Postal seja um negocio da China. Faz-me lembrar quando a ONI WAY ganhou uma das licenças moveis de UMTS, que agora é que era.... e depois viu-se o resultado final, os institucionais (EDP e BCP) venderam com prejuízos avultados .
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Quanto valem os CTT?

por artista_ » 3/12/2013 15:14

Texano Bill Escreveu:
artista Escreveu:
O preço é determinado por aquilo que os institucionais estão dispostos a pagar, não é propriamente o governo que estabelece o preço que lhe convém!


Correcto, não deixa de ser contudo o governo que define o intervalo de preços que neste caso até poderia ter um limite superior maior face à elevada procura.


Mas tu não te estavas a referir à definição do intervalo, mas sim ao estabelecer do preço no limite superior. E esse estabelecimento só foi possível com uma elevada procura dos institucionais, caso contrário seria impossível.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Quanto valem os CTT?

por don_spiritone » 3/12/2013 15:10

Que suba, que nós estaremos cá à espera... :)
 
Mensagens: 86
Registado: 6/8/2013 10:15

Re: Quanto valem os CTT?

por jabreu3 » 3/12/2013 14:41

Eu acho que o banco postal aumenta muito o interesse para os institucionais.

Vai subir fortemente.
 
Mensagens: 396
Registado: 30/11/2007 21:12
Localização: porto

Re: Quanto valem os CTT?

por Sr_SNiper » 3/12/2013 14:31

Joca601 Escreveu:O limite máximo significa grande interesse comprador.... provavelmente vamos ter uma entrada a valorizar.

É aguradar calmamente, o Banco Postal foi a grande mais valia.
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caldeirum, Google [Bot], iniciado1, latbal, Opcard, PAULOJOAO, pbasto, Shimazaki_2, trend=friend, Xacal, yggy e 119 visitantes