Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Quanto valem os CTT?

por Lion_Heart » 26/11/2013 16:30

artista Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Nunca me vou esquecer da ultima fase de venda da edp em bolsa num dos picos do capitalismo popular , tudo a pedir aos montes,pelos , amigos , familiares e etc., e depois tudo a ficar com muito mais do que queria pois os institucionais nem as quiseram (ou seja cancelaram as ordens no ultimo dia e entalaram os peq. subscritores) e a acção afundou em bolsa pois foram vendidas demasiado caras.


Se vamos pegar em exemplos extremos é melhor falar do top dos top, a Lisgráfica! Pedi em nome de umas 9 pessoas, fiquei com 50 ações, 4 deles não tiveram sequer direito a um único título. O prejuizo só não foi grande porque foram poucas ações! :D

Das OPV realizadas nessa altura acho que nenhuma deu dinheiro a ganhar a ninguém, antes pelo contrário... as OPV que deram dinheiro foram realizadas em fases mais deprimidas do mercado. Se isto servir para nos indicar alguma coisa, esta fase será uma boa altura para os investidores!



No lado oposto tens o exemplo da defunta ptm que foi completamente controlada no dia de abertura (mas ainda existe alguém que as tem num cofre :wink: ).
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

Re: Quanto valem os CTT?

por PM_82 » 26/11/2013 16:21

Storgoff Escreveu:A julgar pelos posts aqui neste tópico, parece-me que a maioria dos que vão à IPO estão vendedores na primeira sessão em bolsa, julgando que ira haver uma forte valorização nesse dia.

Se o sentimento que passa por aqui for o da maioria dos investidores, significa então que a pressão de compra só se manifesta mesmo no período de subscrição o que fará elevar o preço da IPO.
Quando a acção começar a cotar em bolsa, estes mesmos investidores estarão a contribuir para o aumento da oferta o que só poderá ajudar à queda do preço.


A questão que se põe é a seguinte:

Será que a cotação em bolsa vai ter mesmo esse disparo que muitos anseiam?
Será que para aqueles que querem vender no(s) primeiro(s) dia(s) haverá muitos outros que estão dispostos a comprar o que não conseguiram na subscrição?
Serão estes últimos suficientes para equilibrar avalanche de vendas dos primeiros?


Storgoff, o peso dos institucionais neste IPO é enorme (80% do capital a dispersar), pelo que a credibilização desta operação é especialmente importante. Se a negociação abrir em queda ou abrir com ganhos mas inverter, a JP Morgan acabará por intervir. Pode não ser de imediato, mas uma operação de sucesso tem que ter em algum momento a cotação claramente acima do preço de colocação. Se eu fosse um institucional e visse o preço 5% abaixo do da colocação nas semanas seguintes ao início da negociação, ficava muito chateado...
In the absence of data, anyone's opinion is valid.
 
Mensagens: 151
Registado: 19/8/2009 17:46
Localização: Porto

Re: Quanto valem os CTT?

por artista_ » 26/11/2013 16:16

Lion_Heart Escreveu:Nunca me vou esquecer da ultima fase de venda da edp em bolsa num dos picos do capitalismo popular , tudo a pedir aos montes,pelos , amigos , familiares e etc., e depois tudo a ficar com muito mais do que queria pois os institucionais nem as quiseram (ou seja cancelaram as ordens no ultimo dia e entalaram os peq. subscritores) e a acção afundou em bolsa pois foram vendidas demasiado caras.


Se vamos pegar em exemplos extremos é melhor falar do top dos top, a Lisgráfica! Pedi em nome de umas 9 pessoas, fiquei com 50 ações, 4 deles não tiveram sequer direito a um único título. O prejuizo só não foi grande porque foram poucas ações! :D

Das OPV realizadas nessa altura acho que nenhuma deu dinheiro a ganhar a ninguém, antes pelo contrário... as OPV que deram dinheiro foram realizadas em fases mais deprimidas do mercado. Se isto servir para nos indicar alguma coisa, esta fase será uma boa altura para os investidores!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Quanto valem os CTT?

por matos_1 » 26/11/2013 15:54

Storgoff Escreveu:Serão estes últimos suficientes para equilibrar avalanche de vendas dos primeiros?


Durante um período máximo de trinta dias contados a partir da data de início de negociação em mercado regulamentado das
Ações, a J. P. Morgan, em seu nome e em representação das demais instituições financeiras que integram o sindicato da
Venda Direta Institucional, poderá vir a efetuar compras de Ações em mercado regulamentado, com vista a estabilizar o preço
das Ações a um valor superior àquele que poderia de outro modo resultar do funcionamento do mercado.
Linha de Tendência Análise da evolução dos principais indicadores macroeconómicos que afetam a economia portuguesa e europeia.
https://www.facebook.com/LinhaDeTendencia
 
Mensagens: 260
Registado: 29/11/2007 3:18
Localização: Posto Santo

Re: Quanto valem os CTT?

por Storgoff » 26/11/2013 15:39

A julgar pelos posts aqui neste tópico, parece-me que a maioria dos que vão à IPO estão vendedores na primeira sessão em bolsa, julgando que ira haver uma forte valorização nesse dia.

Se o sentimento que passa por aqui for o da maioria dos investidores, significa então que a pressão de compra só se manifesta mesmo no período de subscrição o que fará elevar o preço da IPO.
Quando a acção começar a cotar em bolsa, estes mesmos investidores estarão a contribuir para o aumento da oferta o que só poderá ajudar à queda do preço.


A questão que se põe é a seguinte:

Será que a cotação em bolsa vai ter mesmo esse disparo que muitos anseiam?
Será que para aqueles que querem vender no(s) primeiro(s) dia(s) haverá muitos outros que estão dispostos a comprar o que não conseguiram na subscrição?
Serão estes últimos suficientes para equilibrar avalanche de vendas dos primeiros?
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: Quanto valem os CTT?

por riclas » 26/11/2013 14:15

sim, fiz um ninja edit a cobrir essa hipótese... também subscrevi pelos trabalhadores, pode ser que assim pelo menos não tenhamos que andar a adivinhar quantas nos calham :D
 
Mensagens: 11
Registado: 26/11/2013 13:40

Re: Quanto valem os CTT?

por Primvs » 26/11/2013 13:55

riclas Escreveu:
Primvs Escreveu:Bom dia a todos...

eu cá estou tranquilo. Tenho as minhas 750 acçoes já garantidas, visto ter acesso pela tranche dos trabalhadores. Era as que eu queria e estava disponivel para pagar.

Agora...é só esperar até 9 de Março :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


gostava de saber como é que tens essa garantia quando o rateio se aplica aos trabalhadores também :roll:


Garantia garantia não tenho...mas se na primeira fase apenas 26% das accoes destinadas aos trabalhadores foram subscritas...tinha de vir uma avalanche de trabalhadores cheios de dinheiro nos bolsos (que não estão pois há 3 anos que andam a levar porrada no ordenado) para mudar isso!

As que depois sobrarem...é que sao juntas à tranche do publico em geral...até as 5 milhoes e tal de accoes destinadas aos colaboradores serem subscritas...estou garantido!
É da vida...
 
Mensagens: 2983
Registado: 6/2/2007 16:36
Localização: Alverca

Re: Quanto valem os CTT?

por riclas » 26/11/2013 13:41

Primvs Escreveu:Bom dia a todos...

eu cá estou tranquilo. Tenho as minhas 750 acçoes já garantidas, visto ter acesso pela tranche dos trabalhadores. Era as que eu queria e estava disponivel para pagar.

Agora...é só esperar até 9 de Março :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


gostava de saber como é que tens essa garantia quando o rateio se aplica aos trabalhadores também :roll:
estás a assumir que a procura dentro dos ctt se vai manter abaixo da oferta?
 
Mensagens: 11
Registado: 26/11/2013 13:40

Re: Quanto valem os CTT?

por Dialmedia » 26/11/2013 12:29

O rateio a meu ver não foi nada por ai além face à "euforia" que se falava nos meios de comunicação social. E estou um pouco preocupado por ver tanta gente a acreditar que vai haver uma valorização fantástica logo no primeiro dia.

Eu coloco-vos a seguinte questão: Para os CTT subirem 10%, 20%, 40% é necessário que existam compradores a esse preço. Vistam-se na pele dessas pessoas e perguntem a vocês mesmos o que vos levaria a comprar no dia 5 com um prémio tão elevado face ao valor da OPV e, a meu ver mais importante até, a um prémio muito superior ao que os CTT aparentemente valem face às suas expectativas de crescimento.

Se adicionarem a isso o facto de muita gente ir à OPV para vender logo no primeiro dia, quer porque se arrependeu, ou quis experimentar, ou recebeu acções a mais, ou recebeu acções a menos que não vale a pena manter, etc etc... acho que é mais fácil arranjar motivos para pensar numa queda da cotação logo na abertura do que numa eventual valorização fantástica.

Cumps.
 
Mensagens: 515
Registado: 26/1/2007 17:07

Re: Quanto valem os CTT?

por JDMP » 26/11/2013 12:21

Oh meu Deus :wall:

Como escolher uma ação ?

OPV + Ps120 / Jpmorgan+ Market Makers + " acho que estou com um feeling , tenho quase a certeza que vai subir" + periodo de carencia (?) = .....................

Any guess?

PS: tambem tive acesso as ditas com desconto e simplesmente deixo as para quem as merece , pelo que apurei ninguem dos ctt que conheço ( e que ate tem um bom income) as quiseram , estranho é o facto de nao me dizerem o motivo .
Só analiso instrumentos em que detenho interesse , veja o disclaimer aqui-----------»........................
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 251
Registado: 27/8/2013 15:03

Re: Quanto valem os CTT?

por PM_82 » 26/11/2013 10:37

comercialdeenergia Escreveu:Muito obrigado pela ajuda PM_82, isso significa caso eu reduza uma ordem de 25000 dada na primeira fase, para metade, ou seja 12500, fico com as mesmas condições de rateio(1 Fase), e assim sendo fico mais próximo das tais 500 que pretendo, certo? ou será melhor reduzir mais? tenho cerca de 3000€ para isto, mas como acredito ser um bom negocio poço colocar os ovos todos na mesma cesta... e ter FÉ! (6500€)...
Mais uma vez muito obrigado e abraço a todos!


Se olharmos somente ao rateio conhecido ao dia de ontem isso é verdade. Mas há ainda toda a segunda fase de subscrição, haverá certamente gente a subscrever nessa fase e ainda outros, assustados com o baixo rateio actual e tendo pedido o máximo, vão hoje (e só mesmo hoje), anular ou reduzir a ordem. Isso torna impossível estimar o rateio final, e penso que ninguém neste fórum te poderá ajudar. Bem-vindo ao mundo dos IPOs, onde há factores de incerteza adicionais, desde logo o facto de uma pessoa tanto poder ficar com 125 000€ de acções (25000) ou 50€ (10). O primeiro número deixaria muita gente sem possibilidade sequer de liquidar o valor, já o segundo levaria a uma perda quase garantida (a acção teria que ter um crescimento astronómico só para pagar as comissões de corretagem).
In the absence of data, anyone's opinion is valid.
 
Mensagens: 151
Registado: 19/8/2009 17:46
Localização: Porto

Re: Quanto valem os CTT?

por Primvs » 26/11/2013 10:21

Sr_SNiper Escreveu:
eanes Escreveu:Quanto esperam que se valorize, acreditam em 40 por cento no 1 dia?

40%??? LOL, eu acho que ninguém acredita em 40%... se fechasse no verde, já era porreiro, se fechasse nos +5%era muito bom
$

40%??? Epah...levava logo a patroa para Punta Cana passar umas férias!!!!
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
É da vida...
 
Mensagens: 2983
Registado: 6/2/2007 16:36
Localização: Alverca

Re: Quanto valem os CTT?

por PM_82 » 26/11/2013 10:18

Storgoff Escreveu:VirtuaGod,


De acordo com o que o PM_82 aqui publicou e que faz parte da documentação oficial da oferta, para efeitos de determinação do factor de rateio o total de subscrição a considerar será o seguinte:

Considerando,
A1....An - Os diversos pedidos agrupados como fazendo parte da 1º fase
B1....Bm - Os diversos pedidos agrupados como fazendo parte da 2º fase

temos ,

Total de subscrição = 2 x ( A1+A2+....+An) + (B1+B2+....+Bm)

Factor rateio = Oferta / Total de subscrição



Como os pedidos da 1ª fase recebem o dobro do rateio temos que:

Ordens Ai ( 1ª fase) recebem:
Ai X factor de rateio X 2

Ordens Bi ( 2ª fase) recebem:
Bi X factor de rateio


O que corresponde ao que tinha apresentado anteriormente

Se quisermos por as coisas noutros termos, também podemos dizer que o factor de rateio indicado pela formula anterior corresponde ao rateio a aplicar às ordens da 2ª fase e o rateio a aplicar às ordens da 1ª fase será o dobro desse.

Diversas formas de dizer a mesma coisa.
:wink:


Exacto. Em termos práticos o que interessa é que no final haverá um único factor de rateio e dois grupos de investidores (os da primeira e os da segunda fase). Esse factor de rateio terá como base a segunda fase, pelo que esses só têm que multiplicar o coeficiente pelo nr.º de acções pedidas. Já os da primeira fase, que têm um prémio de 100%, fazem o mesmo e no final multiplicam por 2.
É bom não esquecer este ponto, porque se o rateio final oficial for, por exemplo, 0.15, todo este pessoal que subscreveu na primeira fase deve considerá-lo como sendo 0.30.
In the absence of data, anyone's opinion is valid.
 
Mensagens: 151
Registado: 19/8/2009 17:46
Localização: Porto

Re: Quanto valem os CTT?

por Sr_SNiper » 26/11/2013 9:28

eanes Escreveu:Quanto esperam que se valorize, acreditam em 40 por cento no 1 dia?

40%??? LOL, eu acho que ninguém acredita em 40%... se fechasse no verde, já era porreiro, se fechasse nos +5%era muito bom
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Quanto valem os CTT?

por Primvs » 26/11/2013 8:33

Bom dia a todos...

eu cá estou tranquilo. Tenho as minhas 750 acçoes já garantidas, visto ter acesso pela tranche dos trabalhadores. Era as que eu queria e estava disponivel para pagar.

Agora...é só esperar até 9 de Março :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
É da vida...
 
Mensagens: 2983
Registado: 6/2/2007 16:36
Localização: Alverca

Re: Quanto valem os CTT?

por Lion_Heart » 26/11/2013 5:17

Nas opv em Portugal não existe a meu ver uma lógica na atribuição das acções. Ou seja, os bancos dizem: peça pelo máximo senão pode não ter quase nada. E depois se me calham 20.000? quem as paga se não tiver la cash?

Nesta opv a procura não me esta a parecer forte,apenas 8,5 vezes mais numa empresa vendida a 70%? os trabalhadores nem as querem! E os institucionais?

Penso que deveria existir um sistema do género: eu quero 1000 peço 1000 e tenho 1000 desde que ainda existam. rateio seria se alguma das outras tranches não for completamente subscrita e seja atribuída as outras.Ou seja quem for primeiro recebe o que quer. Ah, e nada de cancelar ordens!

Nunca me vou esquecer da ultima fase de venda da edp em bolsa num dos picos do capitalismo popular , tudo a pedir aos montes,pelos , amigos , familiares e etc., e depois tudo a ficar com muito mais do que queria pois os institucionais nem as quiseram (ou seja cancelaram as ordens no ultimo dia e entalaram os peq. subscritores) e a acção afundou em bolsa pois foram vendidas demasiado caras.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

Re: Quanto valem os CTT?

por Storgoff » 26/11/2013 3:42

VirtuaGod,


De acordo com o que o PM_82 aqui publicou e que faz parte da documentação oficial da oferta, para efeitos de determinação do factor de rateio o total de subscrição a considerar será o seguinte:

Considerando,
A1....An - Os diversos pedidos agrupados como fazendo parte da 1º fase
B1....Bm - Os diversos pedidos agrupados como fazendo parte da 2º fase

temos ,

Total de subscrição = 2 x ( A1+A2+....+An) + (B1+B2+....+Bm)

Factor rateio = Oferta / Total de subscrição



Como os pedidos da 1ª fase recebem o dobro do rateio temos que:

Ordens Ai ( 1ª fase) recebem:
Ai X factor de rateio X 2

Ordens Bi ( 2ª fase) recebem:
Bi X factor de rateio


O que corresponde ao que tinha apresentado anteriormente

Se quisermos por as coisas noutros termos, também podemos dizer que o factor de rateio indicado pela formula anterior corresponde ao rateio a aplicar às ordens da 2ª fase e o rateio a aplicar às ordens da 1ª fase será o dobro desse.

Diversas formas de dizer a mesma coisa.
:wink:
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: Quanto valem os CTT?

por VirtuaGod » 26/11/2013 3:07

Storgoff Escreveu:
richardj Escreveu:25000/20 para o A e 25000/40 para o B


Não é bem assim.

Se o factor de rateio determinado for 20 ( normalmente o valor divulgado é o inverso 1/20) significa que o A recebe (25000/20)*2 e o B recebe 25000/20


Já é tarde e tal (desculpando-me já de possíveis erros) mas parece-me que o richardj tem razão.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Quanto valem os CTT?

por comercialdeenergia » 26/11/2013 2:47

PM_82 Escreveu:
comercialdeenergia Escreveu:com este rateio quem pediu na 1 fase 25000, com quantas fica ao certo? se amanhã modificar o numero de açoes pedidas, o rateio que conta será o da segunda fase, certo? porque afinal de contas se me tocar umas 500, porreiro... mas estou farto de tentar adivinhar, mas se tocar muito mais fico "perdido"! abraço a todos!
quero no entanto destacar Ulisses pelos tópicos criados, quer pela informação, quer pelas diversas explicações!


Ainda na mesma notícia acima:

O prospecto alerta que se uma ordem transmitida durante o primeiro período for alterada para uma quantidade de acções superior durante o segundo período, as condições preferenciais do primeiro período só serão aplicáveis às acções cuja ordem foi transmitida durante o primeiro período. Já se uma ordem transmitida durante o primeiro período for alterada para uma quantidade de acções inferior durante o segundo período, o investidor terá direito às condições preferenciais para a quantidade final de acções.

Neste momento 25000/6.5 = 3840 acções, mas este rateio não é o final...


,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

Muito obrigado pela ajuda PM_82, isso significa caso eu reduza uma ordem de 25000 dada na primeira fase, para metade, ou seja 12500, fico com as mesmas condições de rateio(1 Fase), e assim sendo fico mais próximo das tais 500 que pretendo, certo? ou será melhor reduzir mais? tenho cerca de 3000€ para isto, mas como acredito ser um bom negocio poço colocar os ovos todos na mesma cesta... e ter FÉ! (6500€)...
Mais uma vez muito obrigado e abraço a todos!
 
Mensagens: 12
Registado: 26/11/2013 1:36

Re: Quanto valem os CTT?

por comercialdeenergia » 26/11/2013 2:38

Muito obrigado pela ajuda PM_82, isso significa caso eu reduza uma ordem de 25000 dada na primeira fase, para metade, ou seja 12500, fico com as mesmas condições de rateio(1 Fase), e assim sendo fico mais próximo das tais 500 que pretendo, certo? ou será melhor reduzir mais? tenho cerca de 3000€ para isto, mas como acredito ser um bom negocio poço colocar os ovos todos na mesma cesta... e ter FÉ! (6500€)...
Mais uma vez muito obrigado e abraço a todos!
 
Mensagens: 12
Registado: 26/11/2013 1:36

Re: Quanto valem os CTT?

por Storgoff » 26/11/2013 2:31

richardj Escreveu:25000/20 para o A e 25000/40 para o B


Não é bem assim.

Se o factor de rateio determinado for 20 ( normalmente o valor divulgado é o inverso 1/20) significa que o A recebe (25000/20)*2 e o B recebe 25000/20
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: Quanto valem os CTT?

por PM_82 » 26/11/2013 2:11

comercialdeenergia Escreveu:com este rateio quem pediu na 1 fase 25000, com quantas fica ao certo? se amanhã modificar o numero de açoes pedidas, o rateio que conta será o da segunda fase, certo? porque afinal de contas se me tocar umas 500, porreiro... mas estou farto de tentar adivinhar, mas se tocar muito mais fico "perdido"! abraço a todos!
quero no entanto destacar Ulisses pelos tópicos criados, quer pela informação, quer pelas diversas explicações!


Ainda na mesma notícia acima:

O prospecto alerta que se uma ordem transmitida durante o primeiro período for alterada para uma quantidade de acções superior durante o segundo período, as condições preferenciais do primeiro período só serão aplicáveis às acções cuja ordem foi transmitida durante o primeiro período. Já se uma ordem transmitida durante o primeiro período for alterada para uma quantidade de acções inferior durante o segundo período, o investidor terá direito às condições preferenciais para a quantidade final de acções.

Neste momento 25000/6.5 = 3840 acções, mas este rateio não é o final...
In the absence of data, anyone's opinion is valid.
 
Mensagens: 151
Registado: 19/8/2009 17:46
Localização: Porto

Re: Quanto valem os CTT?

por comercialdeenergia » 26/11/2013 1:57

com este rateio quem pediu na 1 fase 25000, com quantas fica ao certo? se amanhã modificar o numero de açoes pedidas, o rateio que conta será o da segunda fase, certo? porque afinal de contas se me tocar umas 500, porreiro... mas estou farto de tentar adivinhar, mas se tocar muito mais fico "perdido"! abraço a todos!
quero no entanto destacar Ulisses pelos tópicos criados, quer pela informação, quer pelas diversas explicações!
 
Mensagens: 12
Registado: 26/11/2013 1:36

Re: Quanto valem os CTT?

por richardj » 26/11/2013 1:52

25000/20 para o A e 25000/40 para o B

I'll say this to you,
my friend,
with all the love in my heart
and all the wisdom of the universe,
Take it sleazy.

The Good Place
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2699
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: Quanto valem os CTT?

por PM_82 » 26/11/2013 1:52

Serra Lapa Escreveu:Tenho uma dúvida sobre o funcionamento do rateio.

Um investidor A pede 25.000 na primeira fase. O investidor B pede 25.000 na 2ª fase.
Admita-se que a procura vai ser 20x .

Não há duvida que a primeira fase terá o dobro das acções do investidor que investiu na 2ªfase. Agora a dúvida é a seguinte: Qual o número de acções com que fica o investidor A?

25.000/20 ou (25.000/20)X2 ?

Qual a vossa intrepretação?


O ponto chave aqui é o cálculo do próprio coeficiente de rateio.

Como o investidor sabe quantas acções vai receber?
Na altura em que o investidor, no âmbito da OPV, der a ordem de compra de acções dos CTT ao seu intermediário financeiro, não saberá ainda quantas acções irá receber. Isto porque se a procura na OPV superar a oferta disponível, haverá lugar a rateio.

Este factor de rateio só será fixado depois de reunidas todas as ordens e anunciado na sessão especial de bolsa de 4 de Dezembro. Para o calcular, basta dividir o número de acções da oferta, pela soma entre a procura da primeira fase de subscrição multiplicada por dois, mais a procura na segunda fase. É este o método que permite que o rateio da primeira fase seja 100% superior.

Achado o rateio geral, terá que multiplicá-lo pelo dobro do número de acções pedidas, caso tenha dado a ordem na primeira fase, para ver com quantas acções ficará. Nas ordens dadas na segunda fase basta multiplicar o rateio pelo número de acções pedidas (ver caixa com exemplo).

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... s_ctt.html
In the absence of data, anyone's opinion is valid.
 
Mensagens: 151
Registado: 19/8/2009 17:46
Localização: Porto

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, bento.jp13, Bing [Bot], cibernautix, Garfield, Goya777, latbal, malakas, MR32, PAULOJOAO, Pedro1974, PMP69, Shift72, Shimazaki_2, trend=friend, WofG e 200 visitantes