Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Quanto valem os CTT?

por Ulisses Pereira » 22/11/2013 0:00

Storgoff, mas estás a pegar em exemplos recentes e que aconteceram claramente em Bull Markets poderosos. Poderias falar da PT ou EDP, verdadeiros sucessos para os pequenos investidores e que trouxeram milhares de investidores para os mercados de capitais.

Aquilo que normalmente marca este género de operações tem a ver com o estado de euforia do mercado... Num mercado eufórico, obviamente que as acções vêm para o mercado a preços caríssimos.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Quanto valem os CTT?

por Zorroslb » 21/11/2013 23:45

Obrigado pela resposta.

Já alguem subscrever nobesnet ou caixaonline ?

Eu nao estou a conseguir, pois nao vejo lá essa opção
 
Mensagens: 180
Registado: 22/3/2011 21:42
Localização: 15

Re: Quanto valem os CTT?

por surviver » 21/11/2013 22:57

Concordo plenamente... relembro-me bem por ex. da EDPR.... esteve 6 cêntimos acima do preço da OPV nos primeiros minutos de negociação.... daí em diante... quem subscreveu ficou a arder e muito!!!!
 
Mensagens: 116
Registado: 29/11/2007 13:40
Localização: Oliveira de azeméis

Re: Quanto valem os CTT?

por SERRA LAPA » 21/11/2013 22:55

Qual foi o banco? Na caixa exigem ter esse valor a ordem ..ou seja 120 mil euros ..

Quanto pagou de comissoes?

Obrigado[/quote]

Foi no Montepio , comissões 0,2% com um mínimo de 3,6 Euros, não precisei de efectuar qualquer provisão, só dia 5 é que tenho que lá ter o correspondente às que me calharem.

No BPI ao balcão também aceitam as ordens de 25000, mas desconheço quais as comissões
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Quanto valem os CTT?

por Storgoff » 21/11/2013 22:46

Não percebo porquê tanta febre à volta da privatização dos CTT.
A malta atropela-se para conseguir subscrever um punhado de acções...

O historial das IPO´s em Portugal tem mostrado ser um enfiar de barretes aos pequenos investidores.
Praticamente nenhuma se aproveita sejam elas privatizações ou não.

Das privatizações só mesmo a GALP tem nota positiva tudo o resto tem sido ruinoso.
O caso da Galp é excepção,mais por factores exógenos do que outros. O crude a partir de meados da década passada começou numa escalada de preços abandonando os valores na casa do 20 a 40$ a que vínhamos habituados, isto associado ao enfoque da empresa na área da exploração fez o resto da valorização.
Mas não é só o estado que tem feito grandes OPV´s, temos por ex. o grupo Sonae onde os barretes tem sido descomunais.

Alias o Belmiro deve ser o investidor português com mais sucesso a tomar posições short no mercado. São shorts de longo prazo mas muito acertados. Uma das posições short que o hommem se está a preparar para fechar é da Sonaecom...

Enfim com todo este cenário , não acredito que desta vez seja diferente..

Faz parte do anedotário de Wall Street a afirmação: " This time it will be different"
Quando todos depois constatam que afinal desta vez foi como sempre tem sido.

Cá por mim vou aguardar por ver os CTT a entrar em bolsa e depois ,aí sim, ver como é que a acção se comporta.
O que não vão faltar é oportunidades para entrar no papel.

Por isso não vale a pena a malta acotovelar-se e entrar em stress.
Afinal porque podem correr o risco de estes serem apenas os primeiros dias de stress de muitos outros que virão por terem o papel em carteira.

:wink:
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: Quanto valem os CTT?

por L.S.S » 21/11/2013 22:31

Ulisses Pereira Escreveu:nene, a informação que foi fornecida há algum tempo é que não entra directamente para o PSI, mas naturalmente que irá entrar logo na primeira revisão que houver.

Um abraço,
Ulisses


Saudações!

Ilustre Ulisses a que se devem tantas certezas?

Cumprimentos
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
 
Mensagens: 2805
Registado: 29/11/2007 13:03
Localização: 10

Re: Quanto valem os CTT?

por Sr_SNiper » 21/11/2013 22:07

rasteiro Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:O dia da liquidação financeira é o dia do rateio? Ou é tipo nas obrigações do BENFICA que sabemos com quantas ficamos 3 dias antes da liquidação financeira?



Aqui tens tudo sobre o que precisas de saber.

abraços


http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... erior.html


Obrigado, é só um dia... não dá muita margem de manobra...
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Quanto valem os CTT?

por eu-ro-bo-rn » 21/11/2013 21:52

no big a reserva de euros equivale a 15% do montante pedido, logo rateio estimado com margem de segurança a favor do banco de 6.67x.

A minha estimativa pessoal para o rateio ronda as 15x (ponto médio 10-20).
 
Mensagens: 101
Registado: 21/10/2007 21:38

Re: Quanto valem os CTT?

por rasteiro » 21/11/2013 21:32

Sr_SNiper Escreveu:O dia da liquidação financeira é o dia do rateio? Ou é tipo nas obrigações do BENFICA que sabemos com quantas ficamos 3 dias antes da liquidação financeira?



Aqui tens tudo sobre o que precisas de saber.

abraços


http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... erior.html
Rasteiro
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

Re: Quanto valem os CTT?

por Sr_SNiper » 21/11/2013 21:22

O dia da liquidação financeira é o dia do rateio? Ou é tipo nas obrigações do BENFICA que sabemos com quantas ficamos 3 dias antes da liquidação financeira?
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Quanto valem os CTT?

por rasteiro » 21/11/2013 21:17

Serra Lapa Escreveu:Há falta de melhor é fazer entre nós uma pequena sondagem. Eu já disse e repito pedi 25.000. Se todos disserem o que pediram podemos estimar se haverá um rateio grande ou não.



O JE pelo PBINET, o máximo para mim e para a Patroa, 5000+5000, não deixam as 25000, com pena minha.

abraços
Rasteiro
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

Re: Quanto valem os CTT?

por Zorroslb » 21/11/2013 21:11

Serra Lapa Escreveu:Há falta de melhor é fazer entre nós uma pequena sondagem. Eu já disse e repito pedi 25.000. Se todos disserem o que pediram podemos estimar se haverá um rateio grande ou não.


Qual foi o banco? Na caixa exigem ter esse valor a ordem ..ou seja 120 mil euros ..

Quanto pagou de comissoes?

Obrigado
 
Mensagens: 180
Registado: 22/3/2011 21:42
Localização: 15

Re: Quanto valem os CTT?

por SERRA LAPA » 21/11/2013 21:07

Há falta de melhor é fazer entre nós uma pequena sondagem. Eu já disse e repito pedi 25.000. Se todos disserem o que pediram podemos estimar se haverá um rateio grande ou não.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Quanto valem os CTT?

por zunga26 » 21/11/2013 20:37

AceOnTheRiver Escreveu:Não seria obrigatório ou pelo menos usual a publicação diária das quantidades subscritas no site da CMVM?

Não cosegui encontrar nenhuma informação nesse sentido. Se alguém souber era interessante postar aqui.

Farei o mesmo se encontrar.


Só é publicada se a entidade emitente autorizar.
Que me lembre, em todas as outras OPV´s do estado foi publicado diariamente as quantidades subscritas.
Por exemplo, a do Banif não teve as quantidades subscritas publicadas porque eles não autorizaram, embora qualquer gestor de conta o soubesse e dissesse.
 
Mensagens: 53
Registado: 13/2/2013 14:09

Re: Quanto valem os CTT?

por AceOnTheRiver » 21/11/2013 19:41

Não seria obrigatório ou pelo menos usual a publicação diária das quantidades subscritas no site da CMVM?

Não cosegui encontrar nenhuma informação nesse sentido. Se alguém souber era interessante postar aqui.

Farei o mesmo se encontrar.
 
Mensagens: 4
Registado: 15/3/2012 18:03
Localização: 17

Re: Quanto valem os CTT?

por Norbas » 21/11/2013 19:20

Sem se saber quais os institucionais que vão adquirir posições dos CTT parece-me um bocado um tiro no escuro entrar nesta OPV e suspeito que a maioria dos pequenos investidores irá sair a perder muito dinheiro logo no dia da negociação em bolsa ou não.

Diz-se que a gestão da empresa será independente dos accionistas!Mas quem é vai colocar centenas de milhões de euros numa empresa sem ter controlo directo sobre a gestão?

E a parte da JP Morgan ir controlar os movimentos diários durante 30 dias comprando e vendendo acções parece-me no mínimo surreal, mas afinal onde está o mercado capitalista? Aliás é só mesmo por este facto que estou tentado a entrar na OPV pelo menos se houver alguém a segurar a cotação o tombo não será muito grande :-k
 
Mensagens: 61
Registado: 25/5/2012 0:00

Re: Quanto valem os CTT?

por zunga26 » 21/11/2013 19:14

tiagopt Escreveu:Obrigado pelos vossos comentários.
Zunga, o problema é mesmo esse :D antes ir ao mercado de é comprar logo as que quero, poupo em comissões


Se realmente não acreditares que no dia 06 abre logo a valorizar, faz todo o sentido aquilo que estás a dizer.
Editado pela última vez por zunga26 em 21/11/2013 19:22, num total de 2 vezes.
 
Mensagens: 53
Registado: 13/2/2013 14:09

Re: Quanto valem os CTT?

por tiagopt2 » 21/11/2013 18:40

Obrigado pelos vossos comentários.
Zunga, o problema é mesmo esse :D antes ir ao mercado de é comprar logo as que quero, poupo em comissões

zunga26 Escreveu:
tiagopt Escreveu:Não se espera que neste caso o rateio seja inferior. Esta será a última grande privatização de uma empresa pública lucrativa, muitos serão os que vão tentar aproveitar. Mesmo excluindo os investidores que tiveram fortes perdas na EDPR e que não se meterão noutra aventura semelhante tão cedo, muito dificilmente o rateio será abaixo de 25x. Se me pedissem um número, assim ao estilo das previsões que a Maia faz, apontaria para um rateio pelo menos na ordem das 50x, à imagem do que aconteceu no caso GALP. Se assim fosse, e mesmo pedindo o montante máximo, cada investidor ficaria com pouco mais de 2 mil euros de acções. Para o conseguir, seguindo o exemplo, teria de ser pedido o equivalente a 130 mil euros em acções, montante que não figurará na maioria das contas à ordem dos pequenos investidores. E, entenda-se, nem é necessário se o rateio vier a confirmar-se! Só é necessário ter o montante equivalente à totalidade de acções com que se ficar. Mas, por mais remota que seja, e porque os mercados financeiros não são uma ciência exacta, existe a possibilidade de ficarmos com 130 mil euros a descoberto no dia 4 de Dezembro. E essa possibilidade arrepia-me discretamente...

Em jeito de balanço final deixem-me clarificar que comprarei acções dos CTT até ao final do ano. Tem tudo para ser um bom negócio, nem que mais não seja por uma questão de momentum. Se as vou comprar na OPV? Dificilmente, um prémio potencial de 100 ou 150€ não paga as noites mal dormidas que teria desde o dia 25 até ao apuramento do factor de rateio.


Tiago, se estás com essas dúvidas e não queres noites mal dormidas, porque é que não dás a ordem a partir de dia 27?
Embora já não tenhas direito à majoração no rateio, a partir dessa data as ordens são irrevogáveis e já tens uma ideia muito mais precisa do rateio.
Com sorte pode ser que te calhe umas 100 ações :D
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

Re: Quanto valem os CTT?

por zunga26 » 21/11/2013 16:49

Sendo as instituições financeiras obrigadas a transmitir à Euronext Lisbon as ordens de compra por si recebidas diariamente,parece-me estranho que ainda não tenha sido divulgada qualquer informação acerca do valor das mesmas, ao contrário de OPV´s anteriores.
 
Mensagens: 53
Registado: 13/2/2013 14:09

Re: Quanto valem os CTT?

por nmlopes » 21/11/2013 15:44

Já vi alguns comentários aqui a dizer que o JP Morgan tinha autorização para estabilizar a cotação das acções "para baixo", ou seja vender se houvesse demasiada procura nos primeiros dias. Mas pela notícia que vi no jornal só falavam em o JP Morgan comprar em caso de quedas acentuadas, não vi nada sobre poderem vender em caso de subidas. Escapou-me alguma notícia ou alguma informação no prospecto?

Serra Lapa Escreveu:
PequenoInvestidor Escreveu:Eu vou pedir 25 mil e a a minha esposa também vai pedir 25 mil, sabendo que só nos devem calhar meia dúzia para não ficarmos totalmente tristes.
Isto vai ser pior do que os dias sem IVA no Media Market :mrgreen:



Eu também pedi 25 mil. Mais alguém pediu esta quantia? (espero um rateio pelo menos superior a 10)


Eu ainda não pedi, mas conto pedir 25 mil na segunda-feira (último dia da primeira fase), estou à espera de ver se sai mais alguma informação até lá.
 
Mensagens: 67
Registado: 27/5/2010 14:45
Localização: 16

Re: Quanto valem os CTT?

por sem2006 » 21/11/2013 15:26

tiagopt Escreveu:Vale a pena comprar acções dos CTT?
Prevendo-se um post extenso e potencialmente maçador, deixo desde já - para alívio dos mais apressados - a resposta à pergunta anterior: sim, na minha opinião vale a pena comprar acções dos CTT. E valerá a pena comprá-las a partir da OPV? Hum, quanto a isso já não estou tão certo. Vamos por partes...



Agradeço ao tiagopt este post.. respondeu basicamente aquilo que eu queria saber :wink:
 
Mensagens: 348
Registado: 29/4/2009 13:31
Localização: 13

Re: Quanto valem os CTT?

por SERRA LAPA » 21/11/2013 15:13

PequenoInvestidor Escreveu:Eu vou pedir 25 mil e a a minha esposa também vai pedir 25 mil, sabendo que só nos devem calhar meia dúzia para não ficarmos totalmente tristes.
Isto vai ser pior do que os dias sem IVA no Media Market :mrgreen:



Eu também pedi 25 mil. Mais alguém pediu esta quantia? (espero um rateio pelo menos superior a 10)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Quanto valem os CTT?

por nene54 » 21/11/2013 15:12

"boas tardes, sabem me dizer se no Bes e Caixa online é possivel fazer subscrição ?

E se é possivel pedir o maximo ou seja 25 mil Accçoes sem ter essa valor na conta a ordem ?

E quais as comissoes ?

Muito Obrigado"
~Caro amigo no BPInet só podemos subscrever 5000 no máximo
As comissões são idênticas ao balcão 8-)
 
Mensagens: 41
Registado: 29/11/2007 10:58
Localização: travanca

Re: Quanto valem os CTT?

por Zorroslb » 21/11/2013 14:52

Onde consegues comprar no BPINET?
Procurei no menu de bolsa, no menu de investimento e nada...
Podes dizer em que menu é que tem a subscrição da OPV?[/quote]


Claro que sim.
clicas em BOLSA, de pois em NEGOCIAÇÃO, e depois OPERAÇÕES DE CAPITAL.
vais ver que te apareçe lá CTT

abraços[/quote]

boas tardes, sabem me dizer se no Bes e Caixa online é possivel fazer subscrição ?

E se é possivel pedir o maximo ou seja 25 mil Accçoes sem ter essa valor na conta a ordem ?

E quais as comissoes ?

Muito Obrigado
 
Mensagens: 180
Registado: 22/3/2011 21:42
Localização: 15

Re: Quanto valem os CTT?

por JDMP » 21/11/2013 14:34

pmpcpinto Escreveu:Apesar de me considerar um leigo, com a informação disponibilizada e com alguns comentários aqui colocados, por pessoas que acompanho a alguns anos e pelas quais tenho a maior admiração em relação à sua experiência e aos conhecimentos, não haverá uma euforia muito grande em redor da OPV?

Pedro


Há . Incrivel não é? mesmo apesar de todas as condicionantes a volta desta...

Não entro porque nao gosto que me imponham nada , nem nunca gostei de estar em filas para entrar na dita Discoteca da moda . Se vou pagar/consumir nao gosto que decidam por mim ou me imponham o que for .
É como a historia dos pagamentos por MB so superiores a x valor ou pagar os sacos de plastico no supermercado :shame:
Só analiso instrumentos em que detenho interesse , veja o disclaimer aqui-----------»........................
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 251
Registado: 27/8/2013 15:03

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Arlos, Bing [Bot], caldeirum, iniciado1, latbal, Opcard, PAULOJOAO, pbasto, Shimazaki_2, trend=friend, Xacal e 120 visitantes