Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Quanto valem os CTT?

por Rural1 » 21/11/2013 12:58

Pelo que vi atrás no BPi é possível subscrever ações sem ter o dinheiro na conta.
E em outros bancos? Alguém tem informação?

Quero aproveitar este post para dar os parabéns ao Tiago.pt pela excelente análise feita atrás.
 
Mensagens: 50
Registado: 16/11/2009 1:46
Localização: 14

Re: Quanto valem os CTT?

por Ulisses Pereira » 21/11/2013 12:53

nene, a informação que foi fornecida há algum tempo é que não entra directamente para o PSI, mas naturalmente que irá entrar logo na primeira revisão que houver.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Quanto valem os CTT?

por Minsk » 21/11/2013 12:11

Segundo informações do meu gestor, a parcela alocada aos institucionais já foi toda subscrita.
De acordo com as previsões deles, o rateio dará qualquer coisa entre 3-4% da quantidade pedida.
 
Mensagens: 225
Registado: 29/2/2012 0:44

Re: Quanto valem os CTT?

por rasteiro » 21/11/2013 10:58

Mr Mojo Risin Escreveu:
rasteiro Escreveu:
PequenoInvestidor Escreveu:Eu vou pedir 25 mil e a a minha esposa também vai pedir 25 mil, sabendo que só nos devem calhar meia dúzia para não ficarmos totalmente tristes.
Isto vai ser pior do que os dias sem IVA no Media Market :mrgreen:


no Bpinet, só deixam comprar um máximo de 5000, e se for ao balcão já deixam as 25000.
enfim, tretas do caraças.................

abraços


Onde consegues comprar no BPINET?
Procurei no menu de bolsa, no menu de investimento e nada...
Podes dizer em que menu é que tem a subscrição da OPV?



Claro que sim.
clicas em BOLSA, de pois em NEGOCIAÇÃO, e depois OPERAÇÕES DE CAPITAL.
vais ver que te apareçe lá CTT

abraços
Rasteiro
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

Re: Quanto valem os CTT?

por Prince1979 » 21/11/2013 10:55

rasteiro Escreveu:
PequenoInvestidor Escreveu:Eu vou pedir 25 mil e a a minha esposa também vai pedir 25 mil, sabendo que só nos devem calhar meia dúzia para não ficarmos totalmente tristes.
Isto vai ser pior do que os dias sem IVA no Media Market :mrgreen:


no Bpinet, só deixam comprar um máximo de 5000, e se for ao balcão já deixam as 25000.
enfim, tretas do caraças.................

abraços


Onde consegues comprar no BPINET?
Procurei no menu de bolsa, no menu de investimento e nada...
Podes dizer em que menu é que tem a subscrição da OPV?
"The Future´s uncertain and the end is always near..."
 
Mensagens: 29
Registado: 29/11/2007 14:21
Localização: Foz do Douro

Re: Quanto valem os CTT?

por rasteiro » 21/11/2013 10:47

PequenoInvestidor Escreveu:Eu vou pedir 25 mil e a a minha esposa também vai pedir 25 mil, sabendo que só nos devem calhar meia dúzia para não ficarmos totalmente tristes.
Isto vai ser pior do que os dias sem IVA no Media Market :mrgreen:


no Bpinet, só deixam comprar um máximo de 5000, e se for ao balcão já deixam as 25000.
enfim, tretas do caraças.................

abraços
Rasteiro
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

Re: Quanto valem os CTT?

por PM_82 » 21/11/2013 10:34

Caro Euroborn, noto que estás bastante optimista, o que não é necessariamente mau, mas...

euroborn Escreveu:Ou seja ninguém vai pagar mais que o Justo Valor dos CTT.


Não necessariamente, o valor intrínseco de cada acção dos CTT dificilmente será superior a 3.80€, tendo em consideração o histórico de resultados dos últimos anos. Estas operações de bookbuilding junto dos institucionais são uma espécie de leilão informal, quantos mais interessados melhor para puxar o preço para cima, mas no fundo não tenho dúvidas que alguns desses investidores terão consciência que vão comprar bem acima do valor justo, na esperança de se livrarem das acções nos possíveis momentos de euforia no início da negociação (ao que julgo saber não existe qualquer período de lock-in para os institucionais).
Aliás, por isso temos o JP Morgan nos primeiros 30 dias a credibilizar a operação, impedindo eventuais quedas abruptas na cotação.

euroborn Escreveu:Considerando uma potencial subida do RL para 80M€ a 100M€/ano e um per de 10, rapidamente temos um valor de 800M€ a 1.000 M€ que compara muito bem com o limite máximo do preço da IPO.
Um PER de 10 compara também muito bem com o Royal Mail e Bpost (que apresentam PER bem superiores).


O que eu vejo no prospecto são perdas enormes nas vendas e prestações de serviço ao longo dos últimos 5 ou 6 anos, principalmente nos segmentos chave de operação dos CTT. No entanto, houve uma redução ainda maior nos custos fixos, o que leva actualmente a uma das maiores margens de EBITDA da Europa, como referes e bem. A questão é: achas que isto é sustentável? Podes reduzir os custos 2, 3 , 4 anos para "mascarar" as perdas do volume de negócios, mas chega a um ponto em que a eficiência chega ao limite, os custos marginais a reduzir tornam-se residuais, e ou o volume de negócios aumenta mesmo, ou os resultados líquidos acabam por sofrer. Daí que me pareça que apontares para os 100M€/ano me pareça não utópico, mas quase.
In the absence of data, anyone's opinion is valid.
 
Mensagens: 151
Registado: 19/8/2009 17:46
Localização: Porto

Re: Quanto valem os CTT?

por PequenoInvest » 21/11/2013 10:15

Eu vou pedir 25 mil e a a minha esposa também vai pedir 25 mil, sabendo que só nos devem calhar meia dúzia para não ficarmos totalmente tristes.
Isto vai ser pior do que os dias sem IVA no Media Market :mrgreen:
 
Mensagens: 1397
Registado: 24/7/2009 12:13
Localização: 16

Re: Quanto valem os CTT?

por nene54 » 21/11/2013 9:53

Bom dia.
Alguém me sabe dizer ,se após a entrada em Bolsa os CTT ficam automaticamente no PSI 20?
Eu já dei ordem de reserva de 55000 :D
 
Mensagens: 41
Registado: 29/11/2007 10:58
Localização: travanca

Re: Quanto valem os CTT?

por tiagopt2 » 21/11/2013 8:41

Vale a pena comprar acções dos CTT?
Prevendo-se um post extenso e potencialmente maçador, deixo desde já - para alívio dos mais apressados - a resposta à pergunta anterior: sim, na minha opinião vale a pena comprar acções dos CTT. E valerá a pena comprá-las a partir da OPV? Hum, quanto a isso já não estou tão certo. Vamos por partes...

Tinha deixado anteriormente uma estimativa sobre qual seria na minha opinião o valor justo para os CTT. Estando o intervalo de venda encaixado no limite inferior da minha avaliação não me vou estender nessa parte. Enquanto contribuinte esperava mais, enquanto investidor não esperava melhor. Considerando o pior cenário, a fixação do preço nos 5,52€, teríamos uma yield de 7,24 % e um PER de 13. Se os CTT tivessem capacidade para manter este nível de distribuição de lucro, o negócio pagar-se-ia na sua totalidade (em teoria) ao fim de 13 anos. Infelizmente é pouco provável que tenha, pelo menos nos actuais moldes.

A reinvenção será uma necessidade fundamental para os CTT, como foi há uns anos para a PT, quando todos sabíamos que o telefone fixo e as taxas de aluguer estavam condenados à morte. A grande vantagem desta privatização para o país está precisamente aí, o estado vai entregar aos privados a imperativa e impopular necessidade de reestruturação. Reestruturação que englobará previsivelmente cortes na despesa (dispensas) e aumentos de receita (agravamento de tarifas), duas medidas particularmente mal acolhidas quando ocorrem em serviços estatais. É verdade que há uma grande margem de progressão em alguns sectores, nomeadamente na publicidade dirigida, expresso e financeiros, mas dificilmente essas subidas compensarão na totalidade a previsível degradação de receitas no serviço postal. Mas considerando que esta degradação não será demasiado óbvia nos próximos 3-5 anos (tempo mais do que suficiente para a reinvenção), é provável que o seu impacto nesta OPV e no desenrolar da cotação durante o próximo ano seja reduzido. Esse impacto far-se-á sentir com especial incidência durante o próximo bear market, altura em que todas as más notícias são importantes.

Correndo o risco de ser minimalista, se a yield dos CTT se aproximasse dos 5% pagos por alguns dos seus pares a nível mundial, e a alteração fosse apenas provocada pela subida das cotações, isto representaria um price target de 8€. Não me parece um preço absurdo para um bull market, e mesmo que não seja atingido é possível que nos aproximemos dele. Coniderando tudo o que foi dito anteriormente, penso que, podemos partir do princípio que aos preços indicados os CTT provavelmente representam um bom investimento de médio prazo. Respondida a primeira questão, passemos à segunda.
Vale a pena comprar via OPV? Tenho dúvidas... Apenas cerca de 10% das acções serão disponibilizadas a particulares, o que representa um montante de 16 milhões de acções. Estando o montante máximo de acções subscritíveis fixado nos 25000, bastaria que 640 investidores pedissem este montante para esgotar toda a oferta! A partir daí teremos rateio, um rateio previsivelmente feroz! Olhando para a OPV da GALP, por exemplo, tivemos um rateio de 49 vezes. Significa isso que quem pediu 49 mil euros de acções apenas recebeu mil euros. No caso da EDPR, já posterior, este rateio foi superior a 80 vezes.

Não se espera que neste caso o rateio seja inferior. Esta será a última grande privatização de uma empresa pública lucrativa, muitos serão os que vão tentar aproveitar. Mesmo excluindo os investidores que tiveram fortes perdas na EDPR e que não se meterão noutra aventura semelhante tão cedo, muito dificilmente o rateio será abaixo de 25x. Se me pedissem um número, assim ao estilo das previsões que a Maia faz, apontaria para um rateio pelo menos na ordem das 50x, à imagem do que aconteceu no caso GALP. Se assim fosse, e mesmo pedindo o montante máximo, cada investidor ficaria com pouco mais de 2 mil euros de acções. Para o conseguir, seguindo o exemplo, teria de ser pedido o equivalente a 130 mil euros em acções, montante que não figurará na maioria das contas à ordem dos pequenos investidores. E, entenda-se, nem é necessário se o rateio vier a confirmar-se! Só é necessário ter o montante equivalente à totalidade de acções com que se ficar. Mas, por mais remota que seja, e porque os mercados financeiros não são uma ciência exacta, existe a possibilidade de ficarmos com 130 mil euros a descoberto no dia 4 de Dezembro. E essa possibilidade arrepia-me discretamente...

Ora, o que faria esse risco valer a pena? A possibilidade de termos um movimento semelhante ao do Twitter ou do Royal Mail, onde se verificou uma abertura em gap up de várias dezenas por cento. Será previsível que tal ocorra no caso dos CTT? Tenho grandes dúvidas, e passo a explicar porquê. Se as cotações abrissem a valorizar 40%, como aconteceu em Inglaterra, o governo ia ser acusado de incompetência contabilística ou, pior ainda, de favorecer deliberadamente os grandes grupos e vender ao desbarato. Por outro lado, se a cotação abrisse em forte queda o governo ia ser acusado de roubo e de querer encher os bolsos às custas dos pequenos investidores. Epá, mas o governo não pode controlar o que vai acontecer no mercado de forma a extrair deste processo o máximo de dividendos políticos, certo? Errado!

O Governo, num gesto de grande cultura táctica, nomeou um market maker. A JP Morgan terá a seu cargo a missão de evitar oscilações severas das cotações nos primeiros 30 dias de negociação. Se houver forte pressão compradora eles vendem, se a pressão for vendedora eles compram. Esta manipulação assegurará uma flutuação regular dos preços, sem oscilações “à Twitter”. O meu palpite? Quem comprar na OPV ganhará no máximo um prémio de 5% face ao valor de abertura, não sendo seguro que a primeira sessão termine sequer no verde. Veja-se o caso da GALP, que caiu nas duas primeiras sessões de negociação.

Em jeito de balanço final deixem-me clarificar que comprarei acções dos CTT até ao final do ano. Tem tudo para ser um bom negócio, nem que mais não seja por uma questão de momentum. Se as vou comprar na OPV? Dificilmente, um prémio potencial de 100 ou 150€ não paga as noites mal dormidas que teria desde o dia 25 até ao apuramento do factor de rateio.
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

Re: Quanto valem os CTT?

por SERRA LAPA » 21/11/2013 2:32

Alguém sabe algum dado sobre o volume de subscrições?
Quem é que pediu o máximo (25.000)?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Quanto valem os CTT?

por eu-ro-bo-rn » 21/11/2013 2:13

Caro Ulisses,
100% de acordo contigo.
Não estamos muito em tempos de vender gato por lebre.
Pelo que o preço terá de ser justo para todos, inclusive para os investidores institucionais.
 
Mensagens: 101
Registado: 21/10/2007 21:38

Re: Quanto valem os CTT?

por eu-ro-bo-rn » 21/11/2013 2:10

O preço final da IPO dos CTT dependerá muito do interesse efetivo dos investidores institucionais, pelo que o preço máximo só será atingido se salvaguardar as expetativas de rendibilidade destes, logo de todos os investidores (incluindo os particulares).
Ou seja ninguém vai pagar mais que o Justo Valor dos CTT.

Penso que esta situação afastará o medo sobre o preço final ser exagerado (exceto se todos os investidores institucionais estiverem equivocados).

No prospeto podemos verificar que os CTT apresentam um potencial enorme caso o Banco de Portugal autorize o Banco Postal.
Imaginem só a rede de lojas/agentes CTT e Payshop e o potencial que isso pode aportar para a empresa.
A expansão internacional dos CTT também poderá vir a ser incrementada.

De notar também que o volume de correio endereçado per capita dos CTT é inferior ao de um conjunto de operadores equivalentes, tipo Bpost, Royal Mail, Swiss Post, etc.

A Margem Ebitda do Grupo CTT(14,6%) é inferior somente ao Bpost (17,4%), ficando acima de Royal Mail (10%), Australianos, Franceses, Espanhóis, etc.

Os preços em Portugal são mais reduzidos que a média europeia (cartas 20g - categoria standard rápida).

O negócio dos CTT apresenta tb correlação com o ciclo económico, pelo que estando este último a inverter, é de esperar que os CTT beneficiem também da retoma económica, logo os resultados da empresa tenderão a melhorar.

Considerando uma potencial subida do RL para 80M€ a 100M€/ano e um per de 10, rapidamente temos um valor de 800M€ a 1.000 M€ que compara muito bem com o limite máximo do preço da IPO.
Um PER de 10 compara também muito bem com o Royal Mail e Bpost (que apresentam PER bem superiores).
 
Mensagens: 101
Registado: 21/10/2007 21:38

Re: Quanto valem os CTT?

por Rural1 » 21/11/2013 1:32

Zunga26 escreveu que basta 630 pessoas subscreverem 25.000 ações (máximo por pessoa) para a oferta estar esgotada.
Bem visto Zunga. até mereceste que o jornal de negócios pusesse o que disseste em relevo.

Parabéns
 
Mensagens: 50
Registado: 16/11/2009 1:46
Localização: 14

Re: Quanto valem os CTT?

por tonirai » 21/11/2013 1:01

zunga26 Escreveu:Bastam 630 investidores darem ordem de compra das 25.000 ações para a tranche destinada ao Publico em geral ficar preenchida.
Não tenho qualquer dúvida que o rateio vai ser enorme.


Agora as notícias do Negócios até citam directamente utilizadores do forum, eh eh... muito bem :clap:

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... a_opv.html
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1985
Registado: 19/4/2007 18:26
Localização: Cronologicamente... Paris/Resende/Gaia

Re: Quanto valem os CTT?

por Lion_Heart » 20/11/2013 20:57

Ulisses Pereira Escreveu:mapaman, se fosse caça ao pato, não ficava uma percentagem tão pequena reservada aos pequenos accionistas.

Um abraço,
Ulisses


Sim,mas também quer dizer que quem tem interesse em controlar a empresa facilmente o vai conseguir sem necessitar adquirir acções aos pequenos investidores . Logo, se a acção for vendida ao preço máximo sobra na teoria pouca ou nenhuma margem.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

Re: Quanto valem os CTT?

por Ulisses Pereira » 20/11/2013 20:25

mapaman, se fosse caça ao pato, não ficava uma percentagem tão pequena reservada aos pequenos accionistas.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Quanto valem os CTT?

por mapaman » 20/11/2013 20:19

P-Com tanta empresa em bolsa,porque motivo existe tanta excitação com os CTT?

R-Porque está aberta a caça ao pato

Se fosse bom a venda era feita diretamente à oferta mais alta como foram a EDP ou a ANA.
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1600
Registado: 24/1/2008 22:05

Re: Quanto valem os CTT?

por Ulisses Pereira » 20/11/2013 20:10

bebedorock, mas porque é que dizes 2,5/4? A minha pergunta é: Que contas fazes tu para dizeres que 2,5/4 era um bom preço e 5,52 não?

A que preço avalias a empresa para dizeres isso?

Eu não digo nada disso. Sabes porquê? Não fiz sequer contas.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Quanto valem os CTT?

por Turtle Trader » 20/11/2013 19:52

.
Editado pela última vez por Turtle Trader em 15/12/2014 2:40, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1188
Registado: 10/7/2013 20:26

Re: Quanto valem os CTT?

por Bebedorock » 20/11/2013 19:50

Ulisses Pereira Escreveu:É um feeling então...

Se fosse a 4 euros seria caro também?


Eu apostaria que esta operação de venda teria mais sucesso (no seu objetivo) se ronda-se os 2,50 a 4 euros; considerando sempre os 2,50 um preço baixo para este papel. Só o volume de transações o poderá dizer. Esperemos que as acçoes reservadas para os serviços institucionais sejam totalmente adquiridas para que o pequeno investidor nao saia penalizado no futuro com os short selling.

Esse é o meu grande travão para nao adquirir (por agora) o pacoete dos CTT.

Tem tudo para dar certo; uma empresa com a capacidade dos CTT pode valer mais do que os 5,52 que estao a ser negociados.
Na bolsa

Yeaahh nóis sobiiiiii!! Yeahh nóis desciiiiii!! Wiiiiiiiii!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 49
Registado: 10/9/2013 22:36

Re: Quanto valem os CTT?

por Ulisses Pereira » 20/11/2013 19:23

É um feeling então...

Se fosse a 4 euros seria caro também?
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Quanto valem os CTT?

por Bebedorock » 20/11/2013 17:25

Ulisses Pereira Escreveu:Por que achas que é caro?

Um abraço,
Ulisses



Ulisses respondo-te desta forma.

Acredito que os 5,52 da operação de venda é elevado porque quando forem transacionadas em bolsa, cairam para valores mais baixos nao te sei quantificar o valor, mas tenho um feeling que isso acontecerá. Por isso eu vou aguardar e mais nem sei se alguma vez irei comprar.

Opessoal andam todo doido em subscrever vamos ver no futuro proximo.

Atenção sou um mero pequeno investidor com 2 anos disto.
Na bolsa

Yeaahh nóis sobiiiiii!! Yeahh nóis desciiiiii!! Wiiiiiiiii!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 49
Registado: 10/9/2013 22:36

Re: Quanto valem os CTT?

por Euro-Pato » 20/11/2013 17:20

Atencao a leitura atenta do prospecto da OPV dos CTT.

Para quem nao se lembra do que aconteceu com a da EDP Renovaveis, aqui vai um resumo:

"No prospecto da OPV da EDP Renovaveis existia uma alinea que "niguem leu" e que basicamente contemplava a hipotese de virem a emprestar accoes para os institucionais no primeiro dia de bolsa.

Resultado, como os institucionais nao quiseram comprar accoes na sua tranche, estas accoes foram dispersas pela tranches dos pequenos investidores. Estes todos contentes porque tiveram muitas em carteira, nem podiam acreditar que logo no primeiro dia em bolsa ja caiam fortemente, foi uma sangria.

Elas caiam forte porque os institucionais pediram-nas emprestadas ao Antonio Mexia, e fizeram o short da vida deles."

Esta foi a ultima privatizacao que entrei... e mais tarde acabei por sair...
 
Mensagens: 88
Registado: 31/1/2008 2:41

Re: Quanto valem os CTT?

por Ulisses Pereira » 20/11/2013 16:40

Por que achas que é caro?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO e 72 visitantes