Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Quanto valem os CTT?

por artista_ » 4/12/2013 22:35

Sr_SNiper Escreveu:
artista Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:não existem juros devedores por horas de descoberto... :wink:


Mas não serão horas, serão uns dias... a liquidação financeira das ações da OPV é amanhã, a das ações que eventualmente forem vendidas só se realiza 3 sessões de bolsa depois... se estou a ver a coisa bem!

Vou transferir o guito de um grande tubarão que também tem conta na GB para a minha conta, são horas...
Além disso na GB, o guito fica disponível no momento para comprar ativos, só se for para transferir é que tens que esperar 3 dias.



Eu percebi mal, pensava que te estavas a referir ao guito da venda de parte das ações!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Quanto valem os CTT?

por Opcard33 » 4/12/2013 22:24

MiguelMilon Escreveu:Amanhã já se pode negociar livremente ou é só na sexta?



Amanhã 10:30 .
 
Mensagens: 731
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: Quanto valem os CTT?

por Sr_SNiper » 4/12/2013 22:10

artista Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:não existem juros devedores por horas de descoberto... :wink:


Mas não serão horas, serão uns dias... a liquidação financeira das ações da OPV é amanhã, a das ações que eventualmente forem vendidas só se realiza 3 sessões de bolsa depois... se estou a ver a coisa bem!

Vou transferir o guito de um grande tubarão que também tem conta na GB para a minha conta, são horas...
Além disso na GB, o guito fica disponível no momento para comprar ativos, só se for para transferir é que tens que esperar 3 dias.
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Quanto valem os CTT?

por artista_ » 4/12/2013 21:51

Pata-Hari Escreveu:não existem juros devedores por horas de descoberto... :wink:


Mas não serão horas, serão uns dias... a liquidação financeira das ações da OPV é amanhã, a das ações que eventualmente forem vendidas só se realiza 3 sessões de bolsa depois... se estou a ver a coisa bem!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Quanto valem os CTT?

por CC10 » 4/12/2013 21:44

Também aconteceu isso no Banco Invest, mas não vão cobrar juros.
 
Mensagens: 87
Registado: 1/12/2013 22:04

Re: Quanto valem os CTT?

por Sr_SNiper » 4/12/2013 21:42

Pata-Hari Escreveu:não existem juros devedores por horas de descoberto... :wink:

Espero que na GB também façam isso, mas julgo que tenho que pagar uma "pequena" comissão, pequena porque valor a descoberto é irrisório.
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Quanto valem os CTT?

por Pata-Hari » 4/12/2013 21:34

não existem juros devedores por horas de descoberto... :wink:
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Quanto valem os CTT?

por Sr_SNiper » 4/12/2013 21:31

A que horas é a Liquidação Financeira? É que das que tenho em carteira, 25 ações, não tenho guito para as pagar e estou a negativo...
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Quanto valem os CTT?

por Sr_SNiper » 4/12/2013 21:12

A maior procura pela parcela da venda directa dos CTT foi de investidores do Reino Unido.

Os investidores institucionais portugueses representaram 23% da procura na venda directa de acções dos CTT. Além dos institucionais residentes, a operação teve como protagonistas entidades do Reino Unido, responsáveis por 27% da procura de acções para institucionais.

"Os investidores institucionais portugueses participaram de forma muito activa e muito significativa", referiu o presidente dos CTT, Francisco Lacerda. Em relação à possibilidade de haver investidores qualificados, isto é, que fiquem com uma participação de 2% ou mais na empresa, o responsável da empresa referiu que "os qualificados têm de divulgar a informação. Esperemos para ver se alguém comunica".

Os institucionais norte-americanos tiveram uma participação de 13% na procura, os alemãos de 10%. Além da venda directa, foram ainda divulgados os números da Oferta Pública de Venda dirigida ao público em geral. Nesta operação a procura excedeu em mais de nove vezes a oferta e o peso dos investidores nacionais foi de 98,92%
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Quanto valem os CTT?

por Lion_Heart » 4/12/2013 20:55

Sr_SNiper Escreveu:Obrigado Leão, não sabia disso.
E o rumor que nao se paga impostos sobre os dividendos?


Acreditas no Pai Natal? Tamos em Dezembro mas...é 28%
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

Re: Quanto valem os CTT?

por MiguelMilon » 4/12/2013 20:52

Amanhã já se pode negociar livremente ou é só na sexta?
 
Mensagens: 16
Registado: 13/9/2006 21:43
Localização: 20

Re: Quanto valem os CTT?

por Sr_SNiper » 4/12/2013 20:52

Obrigado Leão, não sabia disso.
E o rumor que nao se paga impostos sobre os dividendos?
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Quanto valem os CTT?

por RaposoTavares » 4/12/2013 20:51

Link por causa da isenção de dividendos: http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... endos.html

5% de lucros na venda das ctt logo no 1º dia (tipo day trader dos filmes amaricanos mas com base em 652 ações de 5,52€ a meias com a prima solteirona e com a avó xéxé e entrevadinha) -(menos) 28% de imposto - (menos) taxas de bolsa -(menos) custos de energia a clicar no rato - (menos) trabalho útil que fica por fazer = (é igual a) Magnífico jogo do Monopólio (da Majora e tudo...)
Editado pela última vez por Visitante em 4/12/2013 21:08, num total de 1 vez.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Quanto valem os CTT?

por Lion_Heart » 4/12/2013 20:40

Sr_SNiper Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:E preciso saber se quem quer controlar os CTT para além da banca e dos fundos ou seja uma empresa do sector a quantidade que efectivamente conseguiu. Se essa empresa existir pode ter interesse em adquirir mais acções.
Mas cuidado, os peq. investidores ficaram com quantidades razoáveis o que pode ser mau , pois o interesse vai ser é despachar e não comprar mais para formar carteira.
Amanhã por volta das 11h (os 30m a Portuguesa) ja devemos saber :)

Não consegui, tentei comprar 50% mais uma ação, mas não consegui, por isso amanhã, vou tentar comprar o mais que poder, para a poder controlar sem ser preciso lançar uma OPA

Onde é que vem isso que os dividendos não são tributados?


Não é preciso 50% mais 1 para teres que lançar OPA poderá bastar um terço dos direitos de voto. Assim como para teres o controlo bastaria teres mais que o Estado (e a ajuda dos Oligarcas)
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

Re: Quanto valem os CTT?

por Nevaco » 4/12/2013 20:39

Storgoff Escreveu:As formulas para fazer as contas são estas:

-Oferta / (2xP1+P2) = rateio 2ª fase
-P1+P2 = Procura total

P1 - acções pedidas cat. 1ªfase
P2 - acções pedidas cat. 2ªfase


Os valores a que eu cheguei basicamente dão P1 e P2 praticamente iguais


Continuo nos 117M na 1ª fase (desculpem os arrendodamentos):

Oferta = 18,94M (15.75 + 3.19 dos trabalhadores dos CTT)
Procura total = 187,7M

18,94 / (2*P1 + P2) = 0,062 ==> P2 = 28,94/0,062 + 2P1 ==> P2 = 305,48 - 2*P1
na segunda fórmula:
P1 + P2 = 187.7
substituindo P2:
P1 + 305,48 - 2*P1 = 187.7 ==> P1 = 305,48 - 187,7 = 117,78.

Assim temos P1 ~ 118M e P2 ~ 70M, tal como dava nas minhas contas iniciais.

Concordas Storgoff?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 15
Registado: 29/11/2007 11:01
Localização: Porto

Re: Quanto valem os CTT?

por CC10 » 4/12/2013 20:39

A maior parte das OPV´s, historicamente, têm um ganho de curto prazo, por isso onde está o problema de vender a ganhar 5% (num dia), se fosse sempre assim....caso desça irei usar a lógica dos dividendos e pensar a longo prazo, ter 2 planos é sensato.

P.S. Ao contrário de muitos, o meu investimento em acções é residual (cerca de 5%), portanto não estou preocupado com eventuais derrotas momentâneas. Não é com a bolsa que ficarei rico (nem pobre), logo estou sereno e curioso (apenas)..
 
Mensagens: 87
Registado: 1/12/2013 22:04

Re: Quanto valem os CTT?

por Sr_SNiper » 4/12/2013 20:28

Lion_Heart Escreveu:E preciso saber se quem quer controlar os CTT para além da banca e dos fundos ou seja uma empresa do sector a quantidade que efectivamente conseguiu. Se essa empresa existir pode ter interesse em adquirir mais acções.
Mas cuidado, os peq. investidores ficaram com quantidades razoáveis o que pode ser mau , pois o interesse vai ser é despachar e não comprar mais para formar carteira.
Amanhã por volta das 11h (os 30m a Portuguesa) ja devemos saber :)

Não consegui, tentei comprar 50% mais uma ação, mas não consegui, por isso amanhã, vou tentar comprar o mais que poder, para a poder controlar sem ser preciso lançar uma OPA

Onde é que vem isso que os dividendos não são tributados?
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Quanto valem os CTT?

por RaposoTavares » 4/12/2013 20:22

Mais vale um stop entre 5 e 5,2. É bom não esquecer que para alguns os dividendos vão deixar de ser tributados... Coisa muito recente e muito, muito pouco inocente. Quem vender logo a ganhar 5% perdeu tempo, perdeu calorias e, se não perde dinheiro, o que ganha não lhe chega para comprar um jogo do 'Monopólio'.
No entanto, tendo em atenção as fortes emoções e o ambiente favorável ao bom remanso no lar nestes dias frios, uma boa jogatana pode fornecer momentos inesquecíveis de prazer e, nalguns casos, de verdadeira luxúria.
Editado pela última vez por Visitante em 4/12/2013 21:10, num total de 1 vez.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Quanto valem os CTT?

por Lion_Heart » 4/12/2013 20:18

E preciso saber se quem quer controlar os CTT para além da banca e dos fundos ou seja uma empresa do sector a quantidade que efectivamente conseguiu. Se essa empresa existir pode ter interesse em adquirir mais acções.
Mas cuidado, os peq. investidores ficaram com quantidades razoáveis o que pode ser mau , pois o interesse vai ser é despachar e não comprar mais para formar carteira.
Amanhã por volta das 11h (os 30m a Portuguesa) ja devemos saber :)
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

Re: Quanto valem os CTT?

por Sr_SNiper » 4/12/2013 20:17

CC10 Escreveu:Estou a ponderar fazer uma ordem de venda com uma valorização de 5 a 7%, pela vossa experiência em OPV´s ( que eu não tenho), acham que pode ser uma boa opção? Ou é melhor analisar os 1ºs movimentos e decidir depois?

Camarada, e nunca te passou pela cabeça dar uma ordem de venda com uma valorização de -2% ou -%? Pessoalmente é neste caso que estou a pensar e não em mais valias...
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Quanto valem os CTT?

por Storgoff » 4/12/2013 20:14

Nevaco Escreveu:Sim, foi o que fiz para chegar às 12M de ordens canceladas (117M de ordens respeitantes à 1ª fase). Em todo o caso não custava nada terem sido mais claros. No fundo só estariam a tornar todo o processo mais transparente.



As formulas para fazer as contas são estas:

-Oferta / (2xP1+P2) = rateio 2ª fase
-P1+P2 = Procura total

P1 - acções pedidas cat. 1ªfase
P2 - acções pedidas cat. 2ªfase


Os valores a que eu cheguei basicamente dão P1 e P2 praticamente iguais

Nevaco Escreveu:Quantos aos pedidos na segunda fase, o que sei é que apenas se poderiam reduzir ordens da 1ª fase mas não dar novas ordens.
Ex: alguém que tinha pedido 25000 acções poderia reduzir para apenas 20000 durante a segunda fase e estas ainda seriam consideradas como sendo da 1ª.
O inverso não era possível.

Exacto.
Ou seja, apesar de ser um pedido da 2ªfase basicamente não passava de uma alteração de ordem e considerado como um pedido de 1ªfase
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: Quanto valem os CTT?

por Celsius-reloaded » 4/12/2013 20:09

Fiquei com 1250 ações tendo pedido 10000 na 1a fase.

Fico contente pelo número reduzido de acionistas comparando com anteriores opv.

Dito isto, não estou a ver qq institucional q ofereceu 5,52 por cada ação e ainda antes de se saber o preço a querer vender de imediato essa posição. Tb não estou a ver os pequenos acionistas a venderem sem mais-valia.

Por outro lado há mtos institucionais q têm q ter posições nos ctt, seja os fundos de ações Portuguesas sejam mto fundos sectoriais pelo Mundo inteiro.

Dito isto estou optimista para amanhã.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2378
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Quanto valem os CTT?

por CC10 » 4/12/2013 20:06

Estou a ponderar fazer uma ordem de venda com uma valorização de 5 a 7%, pela vossa experiência em OPV´s ( que eu não tenho), acham que pode ser uma boa opção? Ou é melhor analisar os 1ºs movimentos e decidir depois?
 
Mensagens: 87
Registado: 1/12/2013 22:04

Re: Quanto valem os CTT?

por Nevaco » 4/12/2013 19:58

Storgoff Escreveu:Essa informação podes retirar indirectamente fazendo algumas contas.
Os dados estão lá todos.

Basicamente conclui-se que as acções pedidas que ficaram enquadrados como fazendo parte da 2 ª fase são sensivelmente a mesma quantidade pedida na 1ª fase.
Não esquecer que há pedidos na 2ª fase que são considerados como da 1ª fase



Sim, foi o que fiz para chegar às 12M de ordens canceladas (117M de ordens respeitantes à 1ª fase). Em todo o caso não custava nada terem sido mais claros. No fundo só estariam a tornar todo o processo mais transparente.


Quantos aos pedidos na segunda fase, o que sei é que apenas se poderiam reduzir ordens da 1ª fase mas não dar novas ordens.
Ex: alguém que tinha pedido 25000 acções poderia reduzir para apenas 20000 durante a segunda fase e estas ainda seriam consideradas como sendo da 1ª.
O inverso não era possível.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 15
Registado: 29/11/2007 11:01
Localização: Porto

Re: Quanto valem os CTT?

por Storgoff » 4/12/2013 19:52

Nevaco Escreveu:Eu continuo a achar que fazia todo o sentido saber quantas ordens foram dadas na 1ª fase e quantas na segunda.
Não percebo o interesse em omitir esta informação.

Pelas minhas contas, face ao nº total de ordens e ao rateio final parece-me que a 1ª fase conta com cerca de 117M de acções e a 2ª com cerca de 70.7M.

Isto faz com que tenham sido canceladas 12M de ações respeitantes à 1ª fase desde dia 26 (lembram-se que a diferença era de 6M? Isso faz com que no 1º dia da 2ª fase houvesse cerca de 6M de ordens canceladas e outras tantas subscritas, logo o pessoal preferiu basicamente trocar as ordens com o mesmo montante, mas para a segunda fase, com medo do rateio ser maior ao que inicialmente esperavam)

Bem, na verdade nunca o saberemos pois como o período para cancelar foi alargado estes 12M podem ter sido cancelados ao longo dos dias e não apenas no dia 26... :-k


Em todo o caso não me parece muito (12M em 129M ~9%). Espero por isso que o pessoal esteja firme na acção e não exista muita pressão vendedora amanhã.
A ver vamos.


Essa informação podes retirar indirectamente fazendo algumas contas.
Os dados estão lá todos.

Basicamente conclui-se que as acções pedidas que ficaram enquadrados como fazendo parte da 2 ª fase são sensivelmente a mesma quantidade pedida na 1ª fase.
Não esquecer que há pedidos na 2ª fase que são considerados como da 1ª fase
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: ATIR_13, Bing [Bot], Cem pt, edvieira, farami, Ferreiratrade, hugob0ss, J.f.vieira, jprgodinho, luislobs, MPAM, PAULOJOAO e 130 visitantes