Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Quanto valem os CTT?

por SERRA LAPA » 26/11/2013 1:35

Tenho uma dúvida sobre o funcionamento do rateio.

Um investidor A pede 25.000 na primeira fase. O investidor B pede 25.000 na 2ª fase.
Admita-se que a procura vai ser 20x .

Não há duvida que a primeira fase terá o dobro das acções do investidor que investiu na 2ªfase. Agora a dúvida é a seguinte: Qual o número de acções com que fica o investidor A?

25.000/20 ou (25.000/20)X2 ?

Qual a vossa intrepretação?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Quanto valem os CTT?

por zguibz » 26/11/2013 1:07

Eu acho que há gente demasiado entusiasmada com a OPV dos CTT, estão a criar expectativas demasiado altas e isso poderá trazer-lhes alguns amargos de boca com o investimento.

Não, não estou a dizer que não possa ser um bom investimento, até porque não faço a menor ideia se será ou não; mas para os mais novos talvez seja boa ideia não embarcarem em euforias, afinal de contas as acções dos CTT não vão desaparecer do mercado na OPV, vão haver certamente muitas oportunidades para poderem ser negociadas com mais informação do que aquela que dispomos no momento.

Provavelmente irei negociar acções dos CTT, mas apenas depois de analisar o comportamento delas durante um espaço de tempo que me permita fazer uma análise mais técnica de forma a poder tomar uma decisão controlada; porque dar uma ordem de compra sem conhecermos o montante a investir, sem sabermos ao certo onde é a porta de entrada e muito menos a de saída, é como dar um tiro no escuro.
O caminho para cima e o caminho para baixo, são um único caminho!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 489
Registado: 30/8/2006 19:09
Localização: No meio da selva...

Re: Quanto valem os CTT?

por CR73 » 26/11/2013 1:02

Cancelei a minha oferta. Não me interessa ficar com 50 ou 100 ações, queria no mínimo 300. Se as quiser comprar no futuro tenho muito tempo.
Boa sorte a quem vai até dia 5.
 
Mensagens: 37
Registado: 7/8/2009 19:26
Localização: 16

Re: Quanto valem os CTT?

por eanes » 26/11/2013 0:38

Fiz uma subscrição de 25000 no primeiro dia de lançamento.
Espero vender logo no primeiro dia, preveem uma melhor hora para vender?
Quanto esperam que se valorize, acreditam em 40 por cento no 1 dia?
Comprarei para vender no 1 dia, so e somenste
E um preço que fique entre o 4,91?
Acham que ir já de rateio não é um bom negocio tendo em conta que já abrira com o acrescento ?
 
Mensagens: 19
Registado: 26/11/2013 0:30

Re: Quanto valem os CTT?

por Sr_SNiper » 26/11/2013 0:11

VirtuaGod Escreveu: Acredito que se abrisse em GAP UP pelo menos metesse logo um stop loss para me garantir 10% (em todo o capital)!!

É o que pretendo fazer, mas se descer, vendo metade da posição ao melhor.
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Quanto valem os CTT?

por PM_82 » 26/11/2013 0:11

Serra Lapa Escreveu:Aproveito apenas para deixar uma opinião com um pequeno inquérito entre amigos e a validade é muito relativa, mas pode dar uma perspectiva do que irá acontecer em geral.
De entre vários amigos que detemos acções eu fui o único a subscrever nesta fase. Subscrevi 50.000 (25k+25k) pensando num rácio muito elevado porque queria 1.000 e as 1.500 no final.
Vou anular tudo...mas vou depois pedir 25.000. Por outro lado 3 amigos meus vão subscrever 75.000 ou seja, neste mini-universo, no final vamos pedir 100.000.
Duplicar a oferta existente.
Aponto por isso que o rácio final se situe entre as 15x e as 20x


Na realidade as subscrições na segunda fase valem metade das da primeira, por isso não será tão linear.
In the absence of data, anyone's opinion is valid.
 
Mensagens: 151
Registado: 19/8/2009 17:46
Localização: Porto

Re: Quanto valem os CTT?

por VirtuaGod » 26/11/2013 0:08

Teria medo de cortar lucros de primeiro dia com um stop profit de "apenas" 10%. Tipo imagina que sobe 10% até ao meio dia. Eu não venderia uma vez que a ordem stop profit só entraria ás 16 e 15. Por outro lado a verdade é que se for tipo martifer é bom é de vender na abertura por isso nem sei. É conjecturar algo que não irá acontecer. Acredito que se abrisse em GAP UP eu vendesse metade da posição logo na abertura ou pelo menos metesse logo um stop loss para me garantir 10% (em todo o capital)!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Quanto valem os CTT?

por Sr_SNiper » 26/11/2013 0:03

VirtuaGod Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:E para o primeiro dia de bolsa, o que achas que poderá acontecer, tudo na base do palpite arbitrário, claro, mas gosto de saber estas coisas :)


LOL, isto é tipo mercado das apostas. Diria que entre o primeiro dia e o final de um/dois meses provavelmente conseguirás vender com uns 10% de lucro. Seria estranho se não o conseguires e realmente era esse o ponto que eu usaria se fosse à OPV!


EDIT: Este Stop Profit NUNCA seria acionado durante o primeiro dia. Diria que a Stop Profit entraria às 16h e 15m do dia 5 de Novembro para poder apanhar um possível dia de 20 ou 30%+ (embora duvide que isso aconteça neste país)

Apostarias que no 2º dia é que vai começar a bombar? Ou percebi mal?
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Quanto valem os CTT?

por VirtuaGod » 26/11/2013 0:00

Serra Lapa Escreveu:Aponto por isso que o rácio final se situe entre as 15x e as 20x


Pois, isto é muito arbitrário e pouco deve passar de "apostar" entre amigos sobre quem paga as cervejas dia 5 :wink: Uma das desvantagem das OPV e das OPS é mesmo o rateio :|
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Quanto valem os CTT?

por VirtuaGod » 25/11/2013 23:58

VirtuaGod Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:E para o primeiro dia de bolsa, o que achas que poderá acontecer, tudo na base do palpite arbitrário, claro, mas gosto de saber estas coisas :)


LOL, isto é tipo mercado das apostas. Diria que entre o primeiro dia e o final de um/dois meses provavelmente conseguirás vender com uns 10% de lucro. Seria estranho se não o conseguires e realmente era esse o ponto que eu usaria se fosse à OPV!


EDIT: Este Stop Profit NUNCA seria acionado durante o primeiro dia. Diria que a Stop Profit entraria às 16h e 15m do dia 5 de Novembro para poder apanhar um possível dia de 20 ou 30%+ (embora duvide que isso aconteça neste país)
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Quanto valem os CTT?

por SERRA LAPA » 25/11/2013 23:56

Aproveito apenas para deixar uma opinião com um pequeno inquérito entre amigos e a validade é muito relativa, mas pode dar uma perspectiva do que irá acontecer em geral.
De entre vários amigos que detemos acções eu fui o único a subscrever nesta fase. Subscrevi 50.000 (25k+25k) pensando num rácio muito elevado porque queria 1.000 e as 1.500 no final.
Vou anular tudo...mas vou depois pedir 25.000. Por outro lado 3 amigos meus vão subscrever 75.000 ou seja, neste mini-universo, no final vamos pedir 100.000.
Duplicar a oferta existente.
Aponto por isso que o rácio final se situe entre as 15x e as 20x
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Quanto valem os CTT?

por VirtuaGod » 25/11/2013 23:54

Sr_SNiper Escreveu:E para o primeiro dia de bolsa, o que achas que poderá acontecer, tudo na base do palpite arbitrário, claro, mas gosto de saber estas coisas :)


LOL, isto é tipo mercado das apostas. Diria que entre o primeiro dia e o final de um/dois meses provavelmente conseguirás vender com uns 10% de lucro. Seria estranho se não o conseguires e realmente era esse o ponto que eu usaria se fosse à OPV!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Quanto valem os CTT?

por Sr_SNiper » 25/11/2013 23:43

E para o primeiro dia de bolsa, o que achas que poderá acontecer, tudo na base do palpite arbitrário, claro, mas gosto de saber estas coisas :)
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Quanto valem os CTT?

por VirtuaGod » 25/11/2013 23:41

Sr_SNiper Escreveu:Deus Virtual, gostaria de saber a tua opinião sobre o rateio dos CTT, és uma pessoa que levo sempre em conta a opinião, é que não quero 25.000 ações dos CTT, até porque não tenho guito para as liquidar :lol:


LOL qualquer coisa que te diga é uma valor arbitrário e dito meio à sorte. Estou a apontar para pelo menos ficares com 10% das acções. Não sei se o rateio vai aumentar muito. Já alguém aí disse atrás (visão com a qual concordo) por um lado vai haver quem só agora dê a ordem por saber +/- o rateio, por outro muitas pessoas que pediram o máximo vão anular amanhã porque afinal ficar com 20k não era o objectivo. :P

Para além disso ainda tens uma boa parcela de acções de funcionarios que vão reverter para o publico em geral.

"De acordo com a Parpública, dos 5,25 milhões de títulos disponíveis para os trabalhadores, que beneficiam de um preço de aquisição das acções 5% inferior mas têm um período de indisponibilidade de 90 dias, só foram dadas ordens para 1,26 milhões. Ou seja, 0,24 vezes a oferta."

Diria que 7.5x é um bom valor (e deveria ter sido o valor que eu devia estar à espera desde o início dado ser a médio entre a minha opinião e de um amigo/colega).

Mas ficaria espantado se não estivesse entre os 7.5 a 10x.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Quanto valem os CTT?

por europeanPT » 25/11/2013 23:40

maria_joao Escreveu:Olá,

respondam-me por favor, se acharem que a pergunta faz sentido!

Se for uma pergunta "estupida", ignorem, ou respondam como se eu fosse muito "burra" :oops:

Qual acham que deverá ser o mínimo [/u]de acções a ter para que haja um possível retorno?

Exemplo:
Subscrevo= 2000
Rateio= 50 :1
Atribuem-me= 40

Faz sentido, ficar com as 40 e vendê-las no dia de abertura? Daí a minha pergunta! :D

Fico agradecida se me responderem como se eu não fosse muito burra! :roll:


Sr_SNiper:

Obrigado pela resposta.
O meu intermediário é Banco Best. Logo pago comissões.
Obrigado
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 38
Registado: 8/11/2013 12:42

Re: Quanto valem os CTT?

por ocart » 25/11/2013 23:23

Vai haver muitos entalados por pedirem o máximo á espera de ter poucas dada a Pseudo Loucura desta OPV!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
Mensagens: 688
Registado: 29/11/2007 11:18
Localização: agualva

Re: Quanto valem os CTT?

por Sr_SNiper » 25/11/2013 23:21

Deus Virtual, gostaria de saber a tua opinião sobre o rateio dos CTT, és uma pessoa que levo sempre em conta a opinião, é que não quero 25.000 ações dos CTT, até porque não tenho guito para as liquidar :lol:
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Quanto valem os CTT?

por VirtuaGod » 25/11/2013 23:16

Eurouro Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
Eurouro Escreveu:Só pelo facto de entrar em bolsa já é motivo mais do que suficiente para eu também nem fazer contas para saber se está cara ou barata. Não embarco nesta loucura nos CTT nem em qualquer empresa sujeita a IPO ou OPV. Seja ela uma Martifer ou uma galp...


Devias ler mais sobre IPO underprincing então... :wink:

Mas porquê?


Para veres que está mais do que documentado que a "loucura" dos IPO dá (em média) bastante dinheiro 8-)
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Quanto valem os CTT?

por PM_82 » 25/11/2013 22:46

zunga26 Escreveu:
PM_82 Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/opv_dos_ctt/detalhe/procura_no_publico_em_geral_supera_em_86_vezes_oferta_de_accoes_dos_ctt.html

Para o pequeno investidor, o rateio fica em 8,9 ou em 6,9 ... para fazer contas com quantas devo ficar...


Calma que ainda falta toda a segunda fase para engrossar o factor de rateio! Dito isto, creio que algumas pessoas que pediram o máximo (25000 acções) mais ou menos à sorte, pensando num rateio final de 50 ou algo do género, poderão nos próximos dois dias anular ou reduzir o pedido inicial, libertando acções para os outros subscreverem.


Atenção que não têm dois dias mas apenas o dia de amanhã para reduzirem ou anularem a subscrição feita.


Bem visto, o dia 27 aparece como a data em que as ordens se tornam irrevogáveis, inclusive.
Obrigado pela correcção.
In the absence of data, anyone's opinion is valid.
 
Mensagens: 151
Registado: 19/8/2009 17:46
Localização: Porto

Re: Quanto valem os CTT?

por PM_82 » 25/11/2013 22:42

zunga26 Escreveu:Por outro lado e em virtude de ter havido pouca informação acerca do rateio, também acredito que muita gente só dê as suas ordens nesta 2º fase ou que faça um reforço(como será o meu caso).


Certo, mas esse reforço vale apenas metade do que valeria na primeira fase. Por isso penso que as reduções da primeira fase poderão ter mais impacto que os reforços da segunda. Mas é apenas especulação, certezas só com os números à frente para fazer umas contas...
In the absence of data, anyone's opinion is valid.
 
Mensagens: 151
Registado: 19/8/2009 17:46
Localização: Porto

Re: Quanto valem os CTT?

por zunga26 » 25/11/2013 22:40

PM_82 Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/opv_dos_ctt/detalhe/procura_no_publico_em_geral_supera_em_86_vezes_oferta_de_accoes_dos_ctt.html

Para o pequeno investidor, o rateio fica em 8,9 ou em 6,9 ... para fazer contas com quantas devo ficar...


Calma que ainda falta toda a segunda fase para engrossar o factor de rateio! Dito isto, creio que algumas pessoas que pediram o máximo (25000 acções) mais ou menos à sorte, pensando num rateio final de 50 ou algo do género, poderão nos próximos dois dias anular ou reduzir o pedido inicial, libertando acções para os outros subscreverem.


Atenção que não têm dois dias mas apenas o dia de amanhã para reduzirem ou anularem a subscrição feita.
 
Mensagens: 53
Registado: 13/2/2013 14:09

Re: Quanto valem os CTT?

por PM_82 » 25/11/2013 22:37

Sr_SNiper Escreveu:http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/opv_dos_ctt/detalhe/procura_no_publico_em_geral_supera_em_86_vezes_oferta_de_accoes_dos_ctt.html

Para o pequeno investidor, o rateio fica em 8,9 ou em 6,9 ... para fazer contas com quantas devo ficar...


Calma que ainda falta toda a segunda fase para engrossar o factor de rateio! Dito isto, creio que algumas pessoas que pediram o máximo (25000 acções) mais ou menos à sorte, pensando num rateio final de 50 ou algo do género, poderão nos próximos dois dias anular ou reduzir o pedido inicial, libertando acções para os outros subscreverem.
In the absence of data, anyone's opinion is valid.
 
Mensagens: 151
Registado: 19/8/2009 17:46
Localização: Porto

Re: Quanto valem os CTT?

por Joca601 » 25/11/2013 22:36

ge22908 Escreveu:Não há notícias da venda aos institucionais?
O Ctt tem um serviço que se chama viactt, por onde o estado e outros, envia para os mais evoluídos a correspondência, não é?



sim, o serviço é viactt e é seguramente uma forma do estado reduzir custos com envio da correspondência, além disso é uma forma segura e confortavel de a receber. isto é uma mostra de como a carta em papel vai a pouco e pouco com alguma excepções desaparecer.
Editado pela última vez por Joca601 em 25/11/2013 23:23, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1487
Registado: 7/1/2012 13:03

Re: Quanto valem os CTT?

por zunga26 » 25/11/2013 22:33

Sr_SNiper Escreveu:http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/opv_dos_ctt/detalhe/procura_no_publico_em_geral_supera_em_86_vezes_oferta_de_accoes_dos_ctt.html

Para o pequeno investidor, o rateio fica em 8,9 ou em 6,9 ... para fazer contas com quantas devo ficar...



Neste momento está em 6,5x porque as ações não subscritas pelos trabalhadores revertem para o público em geral.
No entanto ainda nada é definitivo. Amanhã ainda podem ser revogadas ou alteradas para quantidades menores as ordens de compra, o que acredito que muita gente faça por o rateio não ser tão elevado quanto isso.
Por outro lado e em virtude de ter havido pouca informação acerca do rateio, também acredito que muita gente só dê as suas ordens nesta 2º fase ou que faça um reforço(como será o meu caso).
 
Mensagens: 53
Registado: 13/2/2013 14:09

Re: Quanto valem os CTT?

por matos_1 » 25/11/2013 22:31

Sr_SNiper Escreveu:http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/opv_dos_ctt/detalhe/procura_no_publico_em_geral_supera_em_86_vezes_oferta_de_accoes_dos_ctt.html

Para o pequeno investidor, o rateio fica em 8,9 ou em 6,9 ... para fazer contas com quantas devo ficar...


Neste momento está em 6,8.

Untitled.jpg
Untitled.jpg (30.98 KiB) Visualizado 12533 vezes
Linha de Tendência Análise da evolução dos principais indicadores macroeconómicos que afetam a economia portuguesa e europeia.
https://www.facebook.com/LinhaDeTendencia
 
Mensagens: 260
Registado: 29/11/2007 3:18
Localização: Posto Santo

AnteriorPróximo

Quem está ligado: