Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Certificados do Tesouro

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Ja esta a a ser desfavoravel

por kanu1929 » 5/7/2013 9:55

mais_um Escreveu:
AutoMech Escreveu:São omissos é na possibilidade de haver moratória, não é ?


É mais do que isso:

15 — Garantir que as condições de remuneração dos CT vigentes à data da respectiva subscrição não podem ser alteradas em sentido desfavorável ao aforrador durante o prazo de 10 anos contado a partir da data de subscrição das respectivas unidades.

http://www.igcp.pt/fotos/editor2/2010/L ... souro1.pdf


Já está a ser desfavorável... quando subscrevi a retenção era 20 ou 21% agora é 28%.

 
Mensagens: 106
Registado: 29/11/2007 9:32
Localização: 10

por mais_um » 4/7/2013 23:14

AutoMech Escreveu:São omissos é na possibilidade de haver moratória, não é ?


É mais do que isso:

15 — Garantir que as condições de remuneração dos CT vigentes à data da respectiva subscrição não podem ser alteradas em sentido desfavorável ao aforrador durante o prazo de 10 anos contado a partir da data de subscrição das respectivas unidades.

http://www.igcp.pt/fotos/editor2/2010/L ... souro1.pdf

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8116
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

por Automech » 4/7/2013 13:00

São omissos é na possibilidade de haver moratória, não é ?
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por mais_um » 4/7/2013 12:50

AlexG Escreveu:É realmente um dilema enorme para quem tem Certificados do Tesouro, se vendê-los, perdendo os juros vindouros, se mantê-los e correr o risco de perder parte do capital investido.

O mais absurdo de tudo é que, na minha opinião, os Certificados do Tesouro não são um instrumento especulativo, nem virado para grandes investidores, nem tão pouco para curto prazo. Quem os comprou confiou no Estado por, pelo menos, 5 anos, porque de outra forma não fazia sentido comprá-los. Por outro lado, os CT são (eram ...) para quem não quer ou não pode andar a vigiar o seu dinheiro todos os dias, comprar e vender ativos diariamente. E mesmo assim é natural que agora os seus detentores se sintam inseguros, devido à total irresponsabilidade e birra (de alguns) dos nossos governantes.

Julgo saber que CT, tal como existem em Portugal, não existem em mais nenhum país. Mas existem cidadãos Gregos obrigacionistas do Estado grego através da compra de obrigações governamentais puras. Julgo que tal como os obrigacionistas institucionais, também os cidadãos detentores dessas obrigações do Estado grego foram sujeitos a "haircut".

Finalmente estou a pensar em Certificados de Aforro. Penso que se podem assemelhar a Depósitos a prazo, puros e duros, ou seja, até 100.000 euros por titular estão a salvo de haircuts, mas será mesmo assim?

Claro que se alguém souber mais alguma coisa sobre este assunto, as informações serão bem vindas!

Realmente ao que chegámos (ou ao que cheguei): estar receoso de Certificados de Aforro e Certificados do Tesouro...

AlexG


Juridicamente os CA e CT são diferentes das OT, os primeiros não preveem não pagamento, enquanto as OT preveem essa possibilidade. Ou seja num Estado de direito, essa divida existirá sempre (mas até nas democracias o Estado de direito já conheceu melhores dias..... ).

Os BT gregos não foram abrangidos pelo haircut.

Não quer isto dizer que os CA e CT estão ao abrigo do que quer que seja, 100% seguro não há nada e certezas só a morte. :wink:

Nota: Eu tenho CT e CA.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8116
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

por AlexG » 4/7/2013 9:42

É realmente um dilema enorme para quem tem Certificados do Tesouro, se vendê-los, perdendo os juros vindouros, se mantê-los e correr o risco de perder parte do capital investido.

O mais absurdo de tudo é que, na minha opinião, os Certificados do Tesouro não são um instrumento especulativo, nem virado para grandes investidores, nem tão pouco para curto prazo. Quem os comprou confiou no Estado por, pelo menos, 5 anos, porque de outra forma não fazia sentido comprá-los. Por outro lado, os CT são (eram ...) para quem não quer ou não pode andar a vigiar o seu dinheiro todos os dias, comprar e vender ativos diariamente. E mesmo assim é natural que agora os seus detentores se sintam inseguros, devido à total irresponsabilidade e birra (de alguns) dos nossos governantes.

Julgo saber que CT, tal como existem em Portugal, não existem em mais nenhum país. Mas existem cidadãos Gregos obrigacionistas do Estado grego através da compra de obrigações governamentais puras. Julgo que tal como os obrigacionistas institucionais, também os cidadãos detentores dessas obrigações do Estado grego foram sujeitos a "haircut".

Finalmente estou a pensar em Certificados de Aforro. Penso que se podem assemelhar a Depósitos a prazo, puros e duros, ou seja, até 100.000 euros por titular estão a salvo de haircuts, mas será mesmo assim?

Claro que se alguém souber mais alguma coisa sobre este assunto, as informações serão bem vindas!

Realmente ao que chegámos (ou ao que cheguei): estar receoso de Certificados de Aforro e Certificados do Tesouro...

AlexG
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 26
Registado: 7/7/2009 15:11
Localização: 16

Incerteza Certa.

por bboniek33 » 3/7/2013 21:33

Jaa esteve mais longe de levar uma aparadela com a maquina #3.

Com as brincadeiras destes jovens poliiticos, pode levar uma "escovinha".
Imagem
 
Mensagens: 2713
Registado: 22/4/2003 23:12

Re: Certificados do Tesouro

por Um curioso... » 3/7/2013 21:15

AlexG Escreveu:Dada a atual situação de instabilidade política, o que fazer com Certificados do Tesouro?

Perante a possibilidade de um segunda resgate a Portugal, este produto continua a ser seguro?

Julgo que havia um produto equivalente na Grécia e que foi poupado a cortes de cabelo. Será que em Portugal vai acontecer o mesmo?


One million dollars question :-k
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 712
Registado: 29/11/2007 14:04
Localização: Lisboa

Certificados do Tesouro

por AlexG » 3/7/2013 11:49

Dada a atual situação de instabilidade política, o que fazer com Certificados do Tesouro?

Perante a possibilidade de um segunda resgate a Portugal, este produto continua a ser seguro?

Julgo que havia um produto equivalente na Grécia e que foi poupado a cortes de cabelo. Será que em Portugal vai acontecer o mesmo?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 26
Registado: 7/7/2009 15:11
Localização: 16

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Alfa Trader, Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1, joao garcao, joaofigueiredo, JoeP, m-m, Mmmartins, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Tx9262 e 215 visitantes