- TESLA bear MP correção dos excessos de 12 meses subiu tão depressa que a MMS200 nos 495 protege o Bull LP.png (38.93 KiB) Visualizado 19964 vezes
- VW triple Bull na eletrificação máx de 5 anos valorização de 100% desde Novembro deve lateralizar CP entre 225 e 250.gif (29.44 KiB) Visualizado 19964 vezes
Duas atualizações sobre o Tema Tesla e concorrentes, e sobre a eletrificação global até 2030 (que vai movimentar 90 triliões de dollars / 10 triliões/ano).
Primeiro ponto sobre a VW, posição iniciada em Dezembro centrada nos níveis de produção EV's que este ano atingirão os 450.000 (vs 750.000 Teslas), graças ao ID4, ID3, Porsche Taycan, E up, Skoda Enyak. A cotação subiu entretanto 80% (100% de min. de Novembro), atingindo máximos de 7 anos e uma capitalização bolsista de 122B€. Vai ser líder em EV's já em 2023 com 2 milhões produzidos. Dever´á agora lateralizar entre os 220 e os 245, por isso vendi hoje 2/3 da posição.
Contudo, quando pensamos nos 4 lançamentos de novas viaturas este ano no Grupo, do pipeline para 2022, para 6 novas fábricas de baterias do Grupo VW, 2 delas já em construção, do lancamento ontem das vendas do ID4 nos USA, a e da parceria com a Quantumscape que vai revolucionar as baterias apartir de 2025, de um PER de 22 (apesar da agressividade dos investimentos afirma que vai manter margem de lucro
líquida nos 5/6%)), chegamos à conclusão que o Grupo VW poderia chegar aos 400B de capitalização em 2025. Interessante é que quando achamos que uma valorização de 100% já é bom e vemos que a Tesla neste último ano chegou a valorizar mais de 720% (min/máx. do ano).
2 Ponto e mais importante -
Sempre avaliei mal Tesla (e por isso só tive cabeça para manter 20% da posição de 2014 em Tesla, podia estar bem milionário e não estou, tendo shortado também a ação ficando a zeros nos curtos) - Os atuais 650B de capitalização bolsista face aos máximos nos 920B, ainda são excessivos para a produção ACTUAL da empresa (500.000 carros ano e 8B em power walls, megapacks e solar pannels/tyles), mas são pouco para o potencial efetivo da empresa até 2028.
Ou seja, desejo que TESLA corrija ainda até aos 550$ (embora em termos gráficos já não veja isso possível), porque a especulação foi absurda face a volumes de vendas baixos/ fraca qualidade (excepto software e baterias que são top of the tops)/design sofrível/assistência má na Europa (porque do ponto de vista gráfico, parece que já está a lateralizar), o que a mantinha Bull LP mesmo após uma correção de 35% e de estar Bear CP e MP, mas abaixo disso só com um crash como o da pandemia/2019 (quando ocorrer, na fase de exaustão das vendas, pode-se comprar em força Tesla).
TESLA » Reavaliação a 2028 do futuro 2º maior produtor de EV's mas líder em 3 outros setores » vai valer 4 triliões de dollars e poderá ser a maior cotada no Mundo (...mais do que a Apple e se não surgir outra BIG New thing entretanto)
1 - 5 milhões de carros produzidos em 2028 (graças ao Model 2 que será lançado em 2023 e a um aumento de 45% de vendas anual) - será o 5º maior construtor Mundial (ICE+EV), com margens brutas de 25%
Apartir daqui, com margens brutas de 30%:
2 - 2 milhões de power walls instaladas em 2028 (em sistema interligado às Grids Tesla) 18B usa - será o maior produtor Mundial
3 - SOLAR CITY Sun roofs, pannels e sun tyles Tesla 14B em 2028 - será o 3º maior produtor Mundial
4 -
150 Megapacks vendidos a 50M$/média unitária dará 7,5B em 2028 - Maior produtor Mundial nesse ano (mais do que AES, GE, ABB e Siemens juntas)
5 - SOLAR CITY Grid management -contratos e gestão das redes Estaduais como a provável no Texas para 2022
6 - Seguros automóvel e das power walls USA - 2 milhões de apólices ano a uma média de 500 dollars de anuidade = 1B em 2028 (aqui com 60% de margem, porque tem acesso a data diária de todos os automóveis a circular)
7 - Graças a FSD autorizado apartir de 2025, margem de 30% sobre os Robotaxis (que vão acabar com a UBER, Lyft e Bolt) que deverá totalizar 30B$ (apenas em margens) já em 2028.
Serão Robotaxis todos os carros com FSD (cerca de 35% dos Teslas atuais tem hard/software 80% adequado, mas que apartir de 2025 serão 100% com pré~-instalação do FSD completo), que os proprietários queiram ceder temporária ou a tempo integral para a atividade (rendimento por viatura pode chegar a 22.000 dollars/ano se a tempo integral e descontado o custo em KWh/manutenção/depreciação.
8 - Venda de cada pacote FSD a 10.000 dollars cada X 50% dos milhões de carros produzidos em 2028 ou convertidos de anos anteriores.
As mais importantes serão as MegaPacks (estratégia integradora) e os Robotaxis+FSD (crescimento da receita)
nota - outras ações (renováveis/EV's) com potencial , que já detenho (Brookfield e Ford) e que gostava de deter já após correção (Churchil Spac e Plug) e para ir seguindo sem pressas,
AES, Sunphase, Fisker, BMW, GE, Vestas, First Solar. A montante deste setor, mas que está nos projetos de construção de dezenas destas instalações e está muito barata, seguir Fluor (e.....os franceses da Vinci)
nota 2 - Quem investir a longo prazo,
não mantenha posições na Uber e Lyft - "setor jurássico" (ou qualquer outra plataforma conexa).
nota 3 - Grupo VW vai lançar EV's incríveis, camiões, motas e carros até 2025 nas marcas principais (Lamborghini, Porsche, Audi, Bentley, Bugatti, Skoda, Seat, Scania, Man, Ducatti e VW) - anexo 2 aqui
- Comparação performance VW e Tesla ou quando achava que VW estava a a valorizar depressa demais.jpg (67.93 KiB) Visualizado 19964 vezes