Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: bcp

por Vip480 » 1/2/2013 12:10

ola

para mim o BCP, vai vender a operação que detem na Polonia.
crescimento fraco, anuncio dos resultados em resumo,
para consultar em detalhe tive de ir ao site do banco
na Polonia! hehehe claro fui pela net, o site não fala Português.

vip480
 
Mensagens: 157
Registado: 29/11/2007 14:16
Localização: lisboa

Re: bcp

por Investbem » 1/2/2013 12:02

Aveloz Escreveu:Correto Investbem,
O problema não é esse, com o ganho de .01 todos aguentam, agora quando se trata de uma perda de igual valor e isso significa 5.000 euros de prejuzo, lá vai a ida a casa de banho...


:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: contribuem para o crescimento da renova..., e outras... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1842
Registado: 29/11/2007 3:56
Localização: wwwww

por Investbem » 1/2/2013 12:00

Stresszero Escreveu:
Investbem Escreveu:
Stresszero Escreveu:
Investbem Escreveu:
Quico Escreveu:Ainda me hão-de explicar porque é que passam a vida a "entrar" e a "sair"... :roll:

Alguém me consegue mostrar um gráfico com uma boa tendência de subida "sustentada" que não apresente algumas retracções/correcções periódicas?!

(Mas se é assim que se divertem, e interrompi a "brincadeira"... peço desculpa pela interrupção!) :wink:


Quico, embora também nao seja muito amante desse metodo, parece-me obvio, vemos sempre as coisas pela parte negatica, nem sequer tem nada a ver com diarreia, como referiu outro forense :lol:, quem compra 500.000 ações e vai busca-las 0.01€ mais abaixo, so esse centimo corresponde a uma mais valia de 5.000€, repetivel...


Bom dia,
Convém tirar um zero dos 5.000 porque senão o pessoal fica baralhado com tanto ganho... :mrgreen:


Stresszero, as contas estão certas, nao precisa tirar ganho nenhum! Se preferires meio centimo (0.005) é uma mais valia de 2.500€, é a relaidade!!!


Ok, já percebi, é que a cotação do Bcp é muito traiçoeira. Mas esse cêntimo mais abaixo corresponde a uma descida da cotação na ordem dos 10%, por isso não é assim tão fácil.
Bons negócios. :wink:


Verdade, mas ultimamente não tem sido assim tão dificil..., e se falar-mos nos 5%, que corresponde a uma mais ou menos valia de 2.500€ é algo que se tem verificado quase diariamente...
São meras opções de trades..., o importante é o socesso!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1842
Registado: 29/11/2007 3:56
Localização: wwwww

por FGRACIA3 » 1/2/2013 11:57

Bom dia. como dizem alguns que não têm mais nada para fazer senão criticarem os outros, o meu totoloto à segunda feira, mais numa vez, acertei, já vai com a brincadeira do totoloto uma mais valia de cerca de 7%....
esta é só para os entendidos. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
Mensagens: 306
Registado: 23/1/2008 5:01

por Zeb_PT » 1/2/2013 11:47

Quico Escreveu:Ainda me hão-de explicar porque é que passam a vida a "entrar" e a "sair"... :roll:

Alguém me consegue mostrar um gráfico com uma boa tendência de subida "sustentada" que não apresente algumas retracções/correcções periódicas?!

(Mas se é assim que se divertem, e interrompi a "brincadeira"... peço desculpa pela interrupção!) :wink:


Neste momento é essa tambéma minha filosofia (tal como tu com CFDs), mas apenas com a nuance de reforçar ou liquidar consuante o perfil de cada uma das minhas posições.

Neste momento do BCP tenho:
- 0,07908 perfil semanal
- 0,0981 perfil diario (reforçado ontem)
http://marketapprentice.wordpress.com

Para muito errar e muito mais aprender!

"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 919
Registado: 9/3/2009 23:07
Localização: 16

bcp

por aveloz » 1/2/2013 11:45

Correto Investbem,
O problema não é esse, com o ganho de .01 todos aguentam, agora quando se trata de uma perda de igual valor e isso significa 5.000 euros de prejuzo, lá vai a ida a casa de banho...
 
Mensagens: 203
Registado: 27/9/2010 17:20
Localização: À beira-mar

por STRESSZERO » 1/2/2013 11:45

Investbem Escreveu:
Stresszero Escreveu:
Investbem Escreveu:
Quico Escreveu:Ainda me hão-de explicar porque é que passam a vida a "entrar" e a "sair"... :roll:

Alguém me consegue mostrar um gráfico com uma boa tendência de subida "sustentada" que não apresente algumas retracções/correcções periódicas?!

(Mas se é assim que se divertem, e interrompi a "brincadeira"... peço desculpa pela interrupção!) :wink:


Quico, embora também nao seja muito amante desse metodo, parece-me obvio, vemos sempre as coisas pela parte negatica, nem sequer tem nada a ver com diarreia, como referiu outro forense :lol:, quem compra 500.000 ações e vai busca-las 0.01€ mais abaixo, so esse centimo corresponde a uma mais valia de 5.000€, repetivel...


Bom dia,
Convém tirar um zero dos 5.000 porque senão o pessoal fica baralhado com tanto ganho... :mrgreen:


Stresszero, as contas estão certas, nao precisa tirar ganho nenhum! Se preferires meio centimo (0.005) é uma mais valia de 2.500€, é a relaidade!!!


Ok, já percebi, é que a cotação do Bcp é muito traiçoeira. Mas esse cêntimo mais abaixo corresponde a uma descida da cotação na ordem dos 10%, por isso não é assim tão fácil.
Bons negócios. :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1199
Registado: 16/9/2011 9:25
Localização: 24

por Investbem » 1/2/2013 11:40

Stresszero Escreveu:
Investbem Escreveu:
Quico Escreveu:Ainda me hão-de explicar porque é que passam a vida a "entrar" e a "sair"... :roll:

Alguém me consegue mostrar um gráfico com uma boa tendência de subida "sustentada" que não apresente algumas retracções/correcções periódicas?!

(Mas se é assim que se divertem, e interrompi a "brincadeira"... peço desculpa pela interrupção!) :wink:


Quico, embora também nao seja muito amante desse metodo, parece-me obvio, vemos sempre as coisas pela parte negatica, nem sequer tem nada a ver com diarreia, como referiu outro forense :lol:, quem compra 500.000 ações e vai busca-las 0.01€ mais abaixo, so esse centimo corresponde a uma mais valia de 5.000€, repetivel...


Bom dia,
Convém tirar um zero dos 5.000 porque senão o pessoal fica baralhado com tanto ganho... :mrgreen:


Stresszero, as contas estão certas, nao precisa tirar ganho nenhum! Se preferires meio centimo (0.005) é uma mais valia de 2.500€, é a relaidade!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1842
Registado: 29/11/2007 3:56
Localização: wwwww

por nuuuuno » 1/2/2013 11:40

Quico Escreveu:Ainda me hão-de explicar porque é que passam a vida a "entrar" e a "sair"... :roll:

Alguém me consegue mostrar um gráfico com uma boa tendência de subida "sustentada" que não apresente algumas retracções/correcções periódicas?!

(Mas se é assim que se divertem, e interrompi a "brincadeira"... peço desculpa pela interrupção!) :wink:


swing trading nao quico?
 
Mensagens: 1226
Registado: 10/11/2011 10:05

por STRESSZERO » 1/2/2013 11:31

Investbem Escreveu:
Quico Escreveu:Ainda me hão-de explicar porque é que passam a vida a "entrar" e a "sair"... :roll:

Alguém me consegue mostrar um gráfico com uma boa tendência de subida "sustentada" que não apresente algumas retracções/correcções periódicas?!

(Mas se é assim que se divertem, e interrompi a "brincadeira"... peço desculpa pela interrupção!) :wink:


Quico, embora também nao seja muito amante desse metodo, parece-me obvio, vemos sempre as coisas pela parte negatica, nem sequer tem nada a ver com diarreia, como referiu outro forense :lol:, quem compra 500.000 ações e vai busca-las 0.01€ mais abaixo, so esse centimo corresponde a uma mais valia de 5.000€, repetivel...


Bom dia,
Convém tirar um zero dos 5.000 porque senão o pessoal fica baralhado com tanto ganho... :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1199
Registado: 16/9/2011 9:25
Localização: 24

por Berafo » 1/2/2013 11:30

Investbem Escreveu:
Quico Escreveu:Ainda me hão-de explicar porque é que passam a vida a "entrar" e a "sair"... :roll:

Alguém me consegue mostrar um gráfico com uma boa tendência de subida "sustentada" que não apresente algumas retracções/correcções periódicas?!

(Mas se é assim que se divertem, e interrompi a "brincadeira"... peço desculpa pela interrupção!) :wink:


Quico, embora também nao seja muito amante desse metodo, parece-me obvio, vemos sempre as coisas pela parte negatica, nem sequer tem nada a ver com diarreia, como referiu outro forense :lol:, quem compra 500.000 ações e vai busca-las 0.01€ mais abaixo, corresponde a uma mais valia de 5.000€, repetivel...


Devias querer dizer 500€...
 
Mensagens: 93
Registado: 29/11/2007 2:14
Localização: sta iria de azoia

por Investbem » 1/2/2013 11:25

Quico Escreveu:Ainda me hão-de explicar porque é que passam a vida a "entrar" e a "sair"... :roll:

Alguém me consegue mostrar um gráfico com uma boa tendência de subida "sustentada" que não apresente algumas retracções/correcções periódicas?!

(Mas se é assim que se divertem, e interrompi a "brincadeira"... peço desculpa pela interrupção!) :wink:


Quico, embora também nao seja muito amante desse metodo, parece-me obvio, vemos sempre as coisas pela parte negatica, nem sequer tem nada a ver com diarreia, como referiu outro forense :lol:, quem compra 500.000 ações e vai busca-las 0.01€ mais abaixo, so esse centimo corresponde a uma mais valia de 5.000€, repetivel...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1842
Registado: 29/11/2007 3:56
Localização: wwwww

bcp

por aveloz » 1/2/2013 11:07

Quico,
Então não sabes porque esta correria para a casa de banho?
Deve ser da diarreia! Comem coisas picantes e não aguentam o stress dos temperos...
 
Mensagens: 203
Registado: 27/9/2010 17:20
Localização: À beira-mar

por Quico » 1/2/2013 11:01

Ainda me hão-de explicar porque é que passam a vida a "entrar" e a "sair"... :roll:

Alguém me consegue mostrar um gráfico com uma boa tendência de subida "sustentada" que não apresente algumas retracções/correcções periódicas?!

(Mas se é assim que se divertem, e interrompi a "brincadeira"... peço desculpa pela interrupção!) :wink:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4688
Registado: 12/5/2004 19:52

por the mind » 1/2/2013 10:08

jorge93 Escreveu:Pergunto eu a quem quiser responder:
Comprar ou não comprar, eis a questão.


Eu voltei a entrar ,099.. A tendencia continua de subida e temos de respeitar ;)

Algum vento favoravel comeca a soprar..
The Mind
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 547
Registado: 5/1/2012 13:12
Localização: Lx

por nuuuuno » 1/2/2013 9:59

raupin Escreveu:
artista1939 Escreveu:
raupin Escreveu:Governo prepara pela 1ª vez emissão de divida de 10 anos no mercado primário. Poderá ser para a semana que vem...Após o mercado absorver as noticias de US, e os investidores a aproveitarem por fazer mais valias, em breve poderemos estar a arrancar para uma nova onda bull.
Isto vai acontecer com quase 100% de certeza!
Eu vou entrar e aproveitar a onda.....


O quase para si é quanto?
O que o leva a dizer tal coisa?
.

Quem não acredita que uma onda ascende está para vir, então não vale a pena estar aqui....


já sabes o que é shortar?
 
Mensagens: 1226
Registado: 10/11/2011 10:05

por Andrebettencourt » 1/2/2013 9:56

Pergunto eu a quem quiser responder:
Comprar ou não comprar, eis a questão.
Cumps.
 
Mensagens: 26
Registado: 14/5/2012 18:40
Localização: 19

por raupin » 1/2/2013 7:19

artista1939 Escreveu:
raupin Escreveu:Governo prepara pela 1ª vez emissão de divida de 10 anos no mercado primário. Poderá ser para a semana que vem...Após o mercado absorver as noticias de US, e os investidores a aproveitarem por fazer mais valias, em breve poderemos estar a arrancar para uma nova onda bull.
Isto vai acontecer com quase 100% de certeza!
Eu vou entrar e aproveitar a onda.....


O quase para si é quanto?
O que o leva a dizer tal coisa?
.

Quem não acredita que uma onda ascende está para vir, então não vale a pena estar aqui....
 
Mensagens: 140
Registado: 31/7/2011 11:51
Localização: 13

por AmigosdaBolsa » 1/2/2013 0:25

E pronto estou de volta ao Título. Depois de ontem ter vendido a 0,106 comprei hoje a 0,097 infelizmente apenas foi satisfeita 10% da minha ordem de compra.
 
Mensagens: 965
Registado: 25/10/2010 9:57
Localização: 14

por artista1939 » 31/1/2013 22:06

raupin Escreveu:Governo prepara pela 1ª vez emissão de divida de 10 anos no mercado primário. Poderá ser para a semana que vem...Após o mercado absorver as noticias de US, e os investidores a aproveitarem por fazer mais valias, em breve poderemos estar a arrancar para uma nova onda bull.
Isto vai acontecer com quase 100% de certeza!
Eu vou entrar e aproveitar a onda.....


O quase para si é quanto?
O que o leva a dizer tal coisa?
disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.

"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh

* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 766
Registado: 15/12/2009 12:54
Localização: Maputo

por raupin » 31/1/2013 22:02

Governo prepara pela 1ª vez emissão de divida de 10 anos no mercado primário. Poderá ser para a semana que vem...Após o mercado absorver as noticias de US, e os investidores a aproveitarem por fazer mais valias, em breve poderemos estar a arrancar para uma nova onda bull.
Isto vai acontecer com quase 100% de certeza!
Eu vou entrar e aproveitar a onda.....
 
Mensagens: 140
Registado: 31/7/2011 11:51
Localização: 13

por Storgoff » 31/1/2013 19:49

OffTheRecord Escreveu:
Storgoff Escreveu:
OffTheRecord Escreveu:

Os Cocos existem em grande parte para compensar os prejuízos implícitos na carteira de dívida pública que está no activo do BCP. Com a melhoria do risco da República, como se tem verificado nos últimos meses, esse prejuízo implícito reduziu drasticamente. O que acontecerá mais cedo ou mais tarde é que o Banco poderá pagar os Cocos porque o nível de fundos próprios já o permite dado terem desaparecido, nessa altura, a totalidade ou parte dos tais prejuízos implícitos na dívida pública que o BCP e os restantes bancos portugueses ainda têm nos seus livros.



Apesar de teres razão, aqui a coisa já não é tão linear.
Os activos que entram para as contas dos racios de capital foram avaliados no final de 2011 e ainda não houve actualização.
Não andam propriamente ao sabor do mercado.
Essa é uma das questões que o BPI se queixa. Supostamente já podia livrar-se de mais CoCos só por essa via.
Também não sei quando é que a EBA irá actualizar as avaliações.



Estamos os dois a dizer o mesmo.

O que tu dizes é que ainda não sabes quando a EBA irá actualizar os coeficientes que determinam as necessidades de capital que foram cobertas por Cocos.

O que eu digo é que também não sei quando isso será feito mas tenho a certeza que se as yields da dívida publica continuarem a ter a evolução dos últimos meses, a EBA terá que fazer essa avaliação (favorável aos bancos portugueses) mais cedo ou mais tarde.

Por essa razão é que o Grande Ulisses escreveu algures há umas semanas que mais do que o gráfico do PSI20, tem sempre aberto no computador dele a cotação da yield da dívida pública portuguesa a 10 anos (p.e. http://www.bloomberg.com/quote/GSPT10YR%3AIND) pois é esse indicador que em grande medida determinará a evolução dos títulos do PSI20 a prazo. É uma espécie de bola de cristal :wink:


Não sei bem o que são esses coeficientes a que te referes.

O que eu sei é que naquela avaliação a pente fino que foi feita aos activos dos bancos portugueses no final de 2011, ficou definido um nivel elevado de imparidades para efeitos da determinação do capital próprio do banco. A fatia mais relevante foi a perda potencial considerada para os titulos de dívida publica em carteira ( o tal buffer).

Para efeitos de apresentação de resultados as perdas a considerar eram diferentes.

As perdas imputadas aos capitais próprios ficaram congeladas naquele valor. Hoje se avaliassem novamente os activos de acordo com a evolução do mercado, teriam de imputar ganhos, aumentando os niveis de capitais.
A questão é saber quando é que a EBA vai reavaliar novamente a situação. É que até lá , os bancos não podem devolver CoCos por esta via e portanto continuam a levar a ripada dos juros.
Juros que se vão agravando a cada ano que passa.
Também é bom lembrar que a situação da Grecia agravou-se bastante durante 2012. Houve mais haircuts, o BCP assumiu mais imparidades/provisões com a activiades na Grécia.
Enfim melhoraram umas coisas mais pioraram outras.

A EBA por outro lado, pode assumir uma postura bastante conservadora por segurança, preferindo manter a coisa como está.
Os mercados são volateis e o que hoje parece uma valorização amanha já podera ser uma perda.
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

por OffTheRecord » 31/1/2013 17:35

Storgoff Escreveu:
OffTheRecord Escreveu:

Os Cocos existem em grande parte para compensar os prejuízos implícitos na carteira de dívida pública que está no activo do BCP. Com a melhoria do risco da República, como se tem verificado nos últimos meses, esse prejuízo implícito reduziu drasticamente. O que acontecerá mais cedo ou mais tarde é que o Banco poderá pagar os Cocos porque o nível de fundos próprios já o permite dado terem desaparecido, nessa altura, a totalidade ou parte dos tais prejuízos implícitos na dívida pública que o BCP e os restantes bancos portugueses ainda têm nos seus livros.



Apesar de teres razão, aqui a coisa já não é tão linear.
Os activos que entram para as contas dos racios de capital foram avaliados no final de 2011 e ainda não houve actualização.
Não andam propriamente ao sabor do mercado.
Essa é uma das questões que o BPI se queixa. Supostamente já podia livrar-se de mais CoCos só por essa via.
Também não sei quando é que a EBA irá actualizar as avaliações.



Estamos os dois a dizer o mesmo.

O que tu dizes é que ainda não sabes quando a EBA irá actualizar os coeficientes que determinam as necessidades de capital que foram cobertas por Cocos.

O que eu digo é que também não sei quando isso será feito mas tenho a certeza que se as yields da dívida publica continuarem a ter a evolução dos últimos meses, a EBA terá que fazer essa avaliação (favorável aos bancos portugueses) mais cedo ou mais tarde.

Por essa razão é que o Grande Ulisses escreveu algures há umas semanas que mais do que o gráfico do PSI20, tem sempre aberto no computador dele a cotação da yield da dívida pública portuguesa a 10 anos (p.e. http://www.bloomberg.com/quote/GSPT10YR%3AIND) pois é esse indicador que em grande medida determinará a evolução dos títulos do PSI20 a prazo. É uma espécie de bola de cristal :wink:
 
Mensagens: 134
Registado: 10/9/2009 11:27
Localização: Portugal

por Storgoff » 31/1/2013 17:19

OffTheRecord Escreveu:

Os Cocos, ou seja, os tais instrumentos de dívida que custam 8.5% são considerados fundos próprios do Banco. Isto é, para os amortizar e continuar a cumprir os rácios, o Banco teria que efectuar um aumento de capital .

O empréstimo do BCE é diferente. Pode ser pago com excessos de liquidez que o Banco tenha. Por exemplo, se o BCP tiver sucesso na captação de depósitos e se receber mais depósitos do que o crédito que concede, esta situação provoca um excesso de liquidez e pode amortizar a dívida ao BCE. O BCE está a substituir, nesta crise, os bancos estrangeiros que deixaram de emprestar a um grande número de bancos europeus.


Fazer um AC para pagar os Cocos seria quase um contracenso. Para isso tinham feito um AC maior agora . Pagar 8,5 a 10% nos CoCos é massa.
:wink:
Bem mas os CoCos podem à semelhança do que o BPI vai fazer, serem pagos com resultados gerados, já que esses aumentam automaticamente os fundos próprios.

OffTheRecord Escreveu:
Os Cocos existem em grande parte para compensar os prejuízos implícitos na carteira de dívida pública que está no activo do BCP. Com a melhoria do risco da República, como se tem verificado nos últimos meses, esse prejuízo implícito reduziu drasticamente. O que acontecerá mais cedo ou mais tarde é que o Banco poderá pagar os Cocos porque o nível de fundos próprios já o permite dado terem desaparecido, nessa altura, a totalidade ou parte dos tais prejuízos implícitos na dívida pública que o BCP e os restantes bancos portugueses ainda têm nos seus livros.



Apesar de teres razão, aqui a coisa já não é tão linear.
Os activos que entram para as contas dos racios de capital foram avaliados no final de 2011 e ainda não houve actualização.
Não andam propriamente ao sabor do mercado.
Essa é uma das questões que o BPI se queixa. Supostamente já podia livrar-se de mais CoCos só por essa via.
Também não sei quando é que a EBA irá actualizar as avaliações.
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

por HOPE » 31/1/2013 16:52

OffTheRecord Escreveu:
HOPE Escreveu:
franck polahvski Escreveu:Acham que o bcp tem coragem de apresentar resultados acima de 1000 milhões negativos? Acordem! !! Estamos em Portugal e quando os resultados são piores que o que se espera.. . Apresentam se os resultados, digamos de outra forma. Eu não acredito que vá abaixo dos 9.5 cent.



Realmente, pior que MIL milhões...é muita fruta!!!
Eles hão de fazer uma operação cosmética, tb denominada contabilidade criativa, e as contas compõem-se um pouco.
E até nem é difícil. Basta ter vendido alguma dívida pública nacional.
Continuo é a não aceitar, apesar de já me terem tentado explicar, a amortização de Mil milhões do empréstimo do BCE a 0,75% de taxa de juro, qd Banco anda a financiar-se a + de 10 vezes essa taxa!!!


Hope, vou tentar explicar-te que o BCP não pode escolher entre reembolsar empréstimos do BCE ou amortizar os Cocos ao Estado porque não são opções de escolha alternativa.

Os Cocos, ou seja, os tais instrumentos de dívida que custam 8.5% são considerados fundos próprios do Banco. Isto é, para os amortizar e continuar a cumprir os rácios, o Banco teria que efectuar um aumento de capital porque os accionistas teriam que substituir os Estado neste apoio temporal que tem sido dado. Por outras palavras, os Cocos só podem ser pagos com dinheiro dos accionistas (e tudo o resto constante).

O empréstimo do BCE é diferente. Pode ser pago com excessos de liquidez que o Banco tenha. Por exemplo, se o BCP tiver sucesso na captação de depósitos e se receber mais depósitos do que o crédito que concede, esta situação provoca um excesso de liquidez e pode amortizar a dívida ao BCE. O BCE está a substituir, nesta crise, os bancos estrangeiros que deixaram de emprestar a um grande número de bancos europeus.

Finalmente, explico-te que existe outra forma de reembolsar os Cocos sem recurso ao dinheiro dos accionistas e é provavelmete esta situação que se vai verificar.

Os Cocos existem em grande parte para compensar os prejuízos implícitos na carteira de dívida pública que está no activo do BCP. Com a melhoria do risco da República, como se tem verificado nos últimos meses, esse prejuízo implícito reduziu drasticamente. O que acontecerá mais cedo ou mais tarde é que o Banco poderá pagar os Cocos porque o nível de fundos próprios já o permite dado terem desaparecido, nessa altura, a totalidade ou parte dos tais prejuízos implícitos na dívida pública que o BCP e os restantes bancos portugueses ainda têm nos seus livros.

Esta é uma das razões pela quais quando melhorar o rating de Portugal os bancos portugueses irão todos à boleia e a disparar para norte em termos de cotações, na razão inversa do que tem acontecido nos últimos anos.

Por outras palavras, a recuperação da cotação não está só nas mãos do Amado, está também, e muito, nas do Passos e no sucesso que este conseguir em colocar o Estado a gastar apenas aquilo que pode pagar.

Hope, I hope ter sido suficientemente claro.



Obrigado "OffTheRecord", a tua explicação foi excelente...nem era preciso a colocares 2 vezes! Lol
Portanto, o BCP vai ter que continuar com os Côcos por mais tempo do que eu esperava. Só com uma grande revitalização da sua actividade interna e da actividade económica de Portugal é que o BCP pode aspirar a livrar-se dos Côcos e do Estado.
Ui se vai ser difícil :(
 
Mensagens: 358
Registado: 29/11/2007 3:50
Localização: Feijó

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bing [Bot], caganixo7, fatura.pt, Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, serdom e 125 visitantes