Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Goya777 » 23/8/2021 11:05

Nao explica a diferença gritante na performance. Mas que o crescimento do BCP virá principalmente da Polonia será um facto (como a JMT). Ou seja o BCP polaco em termos de crescimento vale mais que o Portugues.

Dito isto ver se recupera parte do terreno perdido para a subsidiária.
 
Mensagens: 2808
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por trend=friend » 23/8/2021 10:26

A correlação do bcp com a subsidiária polaca seguiu alegremente até meados de Maio, como um relógio 8-) , quando o bcp foi a cerca de 0,174 e o Bank a cerca de 5,20.

Entretanto, o Bank já vai a 5,82, a regressar ao pré-covid, mas a correlação desapareceu… O motivo é desconhecido, mas a situação é peculiar, pois antes o par dançava bastante bem, sempre com o Bank a conduzir o passo.

O Bcp devia ter subido, pois, mais 12% desde os 0,1738! … ou seja, ali para os 0,195.

Onde foi a última vela antes do gap Covid? Pois… foi aí… :shock:

Moral da história: é a Polónia é um mercado muito mais desenvolvido que o português? Até acho que sim, mas outra justificação deverá existir para faltar neste momento uma subida de 50% ao bcp só para recuperar o terreno perdido.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Lusitanus » 20/8/2021 21:44

PC05 Escreveu:
(Registado há 5 meses :shock: , bem me parecia que estava a perder o meu tempo!)

O que é que tem, de menos, alguém se ter registado há 5 meses? :shock:
Essa observação mostra bem, efetivamente, que és básico e que perdi o meu tempo debatendo contigo. :roll:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1452
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Lusitanus » 20/8/2021 21:28

PC05 Escreveu:Vai pesquisar no google o que é uma curva swap.
Assim ficas um pouco menos básico!

Não conseguiste refutar nada do que eu disse. Nada! E agora vens com a curva "swap"? :lol:
Vieste tosquiar e saíste tosquiado.
Básico és tu, como ficou evidente. :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1452
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PC05 » 20/8/2021 21:21

Vai pesquisar no google o que é uma curva swap.
Assim ficas um pouco menos básico!´
(Registado há 5 meses :shock: , bem me parecia que estava a perder o meu tempo!)
Editado pela última vez por PC05 em 20/8/2021 21:31, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3256
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Lusitanus » 20/8/2021 21:18

PC05 Escreveu:Deves ser cego, não escrevi "nos últimos 6 anos"
Escrevi "aprox. 15%", que se baseia num range um pouco diferente daquele que usaste.
O teu discurso está cheio de contradições e revela que percebes pouco do tema (mal sabes ler um gráfico, quanto mais interpertar um indicador macro-económico)!

Meu caro, não escreveste "últimos" mas referiste-te a seis anos de crescimento económico. Ora esses 6 anos só podem ser de 2014 a 2019, portanto, digamos, os últimos 6 anos, se excluirmos 2020 por causa da pandemia. É que em 2011, 2012 e 2013 , por exemplo, o crescimento do PIB foi negativo, respetivamente, -1,70%, -4,06% e -0,92 %.

PC05 Escreveu:O crescimento em Portugal durou 6 anos e não foi robusto (aprox. 15% acumulado)?

Tu é que pareces ceguinho!

PIB.png
PIB.png (20.91 KiB) Visualizado 5343 vezes


Como não "provaste" nada ao longo do debate passaste agora para a desqualificação do interlocutor. Penso, portanto, que estamos entendidos! :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1452
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PC05 » 20/8/2021 20:55

Deves ser cego, não escrevi "nos últimos 6 anos"
Escrevi "aprox. 15%", que se baseia num range um pouco diferente daquele que usaste.
O teu discurso está cheio de contradições e revela que percebes pouco do tema (mal sabes ler um gráfico, quanto mais interpertar um indicador macro-económico)!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3256
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Lusitanus » 20/8/2021 20:32

PC05 Escreveu:Mas a taxas de juro (curva swap EUR) são aplicadas nos países que têm exposição ​à moeda EURO (incluindo Portugal)!
O BoP é o representante do BCE em Portugal.
O crescimento em Portugal durou 6 anos e não foi robusto (aprox. 15% acumulado).
Estamos no tópico do bcp, logo, fará todo o sentido referir o caso particular de Portugal.

Já levaste o debate para muito longe ...
Mas o que é que tu pretendes "provar" agora? Que o PIB português tem crescido robustamente nos últimos 6 anos? :lol:
Não, lamento, mas, infelizmente para o país, tal não aconteceu. :shame:
De resto, o crescimento do PIB português em 6 anos, de 2014 a 2019, inclusive (exclui-se 2020 por motivo óbvio, relacionado com a pandemia), não é 15%, mas sim 13,45 %, o que dá uma média anual de pouco mais de 2%.

PIB.png
PIB.png (20.91 KiB) Visualizado 5392 vezes


https://www.pordata.pt/DB/Portugal/Ambi ... lta/Tabela
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1452
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PC05 » 20/8/2021 19:56

Mas a taxas de juro (curva swap EUR) são aplicadas nos países que têm exposição ​à moeda EURO (incluindo Portugal)!
O BoP é o representante do BCE em Portugal.
O crescimento em Portugal durou 6 anos e não foi robusto (aprox. 15% acumulado)?
Estamos no tópico do bcp a discutir a sua margem financeira, logo, fará todo o sentido referir a situação particular da económia de Portugal.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3256
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Lusitanus » 20/8/2021 19:37

PC05 Escreveu:
Lusitanus Escreveu:
PC05 Escreveu:O principal mercado do bcp não é o português?

PIB:

Sinceramente, não percebo o que queres, agora, dizer com o gráfico que apresentas.
.


Não sabes o que é um período de crescimento económico (parte integrante de um ciclo económico, juntamente com um período de recessão)?
O gráfico acima (PIB Real - Portugal) mostra o crescimento económico observado durante o período 2013-2019 (verificaram-se tx negativas a partir de 2015).

Apresentas um gráfico e não dizes o que queres "provar" com ele.
Eu referi-me à Zona Euro e não a Portugal, o qual faz parte da Zona Euro, porque as taxas de juro são ditadas pelo BCE e não pelo Banco de Portugal.
O crescimento económico de Portugal de há uns anos para cá, está muito longe de ter sido robusto. Foi em certo período apenas um poucochinho superior à média da Zona Euro e a média da Zona Euro não é nada que espante.
Volto a dizer-te que o BCE tem feito depender a possível subida das taxas de juro de um crescimento robusto do PIB na Zona Euro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1452
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PC05 » 20/8/2021 19:11

Lusitanus Escreveu:
PC05 Escreveu:O principal mercado do bcp não é o português?

PIB:

Sinceramente, não percebo o que queres, agora, dizer com o gráfico que apresentas.
.


Não sabes o que é um período de crescimento económico (parte integrante de um ciclo económico, juntamente com um período de recessão)?
O gráfico acima (PIB Real - Portugal) mostra o crescimento económico observado durante o período 2013-2019 (verificaram-se tx negativas a partir de 2015).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3256
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por João 87 » 20/8/2021 19:03

Aqui a grande questão é, porque não está o BCP com valores pré-pandemia?
Ou seja a rondar os 0.23 euros.
 
Mensagens: 425
Registado: 28/3/2021 13:21

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Lusitanus » 20/8/2021 18:53

PC05 Escreveu:O principal mercado do bcp não é o português?

PIB:

Sinceramente, não percebo o que queres, agora, dizer com o gráfico que apresentas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1452
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PC05 » 20/8/2021 18:43

O principal mercado do bcp não é o português?

PIB:
Anexos
bpstat-chart.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3256
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Lusitanus » 20/8/2021 18:26

PC05 Escreveu:
Lusitanus Escreveu:
PC05 Escreveu:Recentemente, tivemos períodos de robustez económica com taxas baixas (inclusive negativas).

Isso já é outra discussão.

Tivemos recentemente períodos de robustez económica na Zona Euro com taxas de juro negativas? A mim parece-me que o BCE não tem aumentado as taxas de juro justamente por o crescimento económico (crescimento do PIB) na Zona Euro não ser, de modo geral, um crescimento robusto e não apenas por causa da inflação verificada.
Aliás, as taxas de juro desceram até ao nível em que se encontram justamente para estimular o crescimento económico na Zona Euro, em virtude de esse crescimento não ser robusto.


Basta comparar a evolução das taxas euribor vs PIB. Em Portugal, tivemos um período de crescimento sustentado que iniciou em 2013.

Não estou a falar de Portugal. Referi-me à Zona Euro da qual Portugal faz parte.
Falas em crescimento sustentado. Eu falo em crescimento robusto na Zona Euro, o que não é necessariamente a mesma coisa.
O BCE tem feito depender a possível subida das taxas juro de maior robustez no crescimento económico da Zona Euro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1452
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PC05 » 20/8/2021 18:21

Lusitanus Escreveu:
PC05 Escreveu:Recentemente, tivemos períodos de robustez económica com taxas baixas (inclusive negativas).

Isso já é outra discussão.

Tivemos recentemente períodos de robustez económica na Zona Euro com taxas de juro negativas? A mim parece-me que o BCE não tem aumentado as taxas de juro justamente por o crescimento económico (crescimento do PIB) na Zona Euro não ser, de modo geral, um crescimento robusto.


Basta comparar a evolução das taxas euribor vs PIB. Em Portugal, tivemos um período de crescimento económico sustentado que iniciou em 2013.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3256
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Lusitanus » 20/8/2021 18:11

PC05 Escreveu:Recentemente, tivemos períodos de robustez económica com taxas baixas (inclusive negativas).

Isso já é outra discussão.

Tivemos recentemente períodos de robustez económica na Zona Euro com taxas de juro negativas? A mim parece-me que o BCE não tem aumentado as taxas de juro justamente por o crescimento económico (crescimento do PIB) na Zona Euro não ser, de modo geral, um crescimento robusto e não apenas por causa da inflação verificada.
Aliás, as taxas de juro desceram até ao nível em que se encontram justamente para estimular o crescimento económico na Zona Euro, em virtude de esse crescimento não ser robusto.
Editado pela última vez por Lusitanus em 20/8/2021 18:21, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1452
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PC05 » 20/8/2021 18:04

Não necessáriamente, p. ex. recentemente tivemos períodos de robustez económica com taxas baixas (inclusive negativas).
O inverso também já se verificou ....
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3256
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Lusitanus » 20/8/2021 17:55

Lusitanus Escreveu:
PC05 Escreveu:
Lusitanus Escreveu:
Para um banco não interessa muito se as taxas de juro estão baixas ou altas, o que interessa, sobretudo, é a margem financeira do negócio e as despesas que tem!



Há dúvidas que a margem financeira aumenta com o aumento da taxas de juro?

É verdade que a margem financeira dos bancos tende a ser maior num ambiente de taxas de juro altas porque altas taxas de juro altas pressupõem uma economia mais robusta e dinâmica e, logo, maior procura de crédito para investimento.

PC05 Escreveu:
Não tem a ver com isso.

A margem financeira é a diferença entre os juros recebidos (pelos créditos concedidos) e os juros pagos (aos clientes pelos montantes que estes confiam aos bancos). Logo, é num contexto de taxas mais altas que este diferencial pode ser maximizado!

:shock:

Então mas foi isso que afirmei!

Eu disse que « a margem financeira dos bancos tende a ser maior num ambiente de taxas de juro altas porque altas taxas de juro altas pressupõem uma economia mais robusta e dinâmica e, logo, maior procura de crédito para investimento». Acrescento que, havendo maior procura de crédito os bancos podem "puxar" pelas taxas de juro cobradas ao crédito, isto é, podem subir mais as taxas de juro cobradas ao crédito do que as taxas de juro dos depósitos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1452
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PC05 » 20/8/2021 17:41

Lusitanus Escreveu:
PC05 Escreveu:
Lusitanus Escreveu:
Para um banco não interessa muito se as taxas de juro estão baixas ou altas, o que interessa, sobretudo, é a margem financeira do negócio e as despesas que tem!



Há dúvidas que a margem financeira aumenta com o aumento da taxas de juro?

É verdade que a margem financeira dos bancos tende a ser maior num ambiente de taxas de juro altas porque taxas de juro altas pressupõem uma economia mais robusta e dinâmica e, logo, maior procura de crédito para investimento.


Não tem a ver com isso.

A margem financeira é a diferença entre os juros recebidos (pelos créditos concedidos) e os juros pagos (aos clientes pelos montantes que estes confiam aos bancos). Logo, é num contexto de taxas mais altas que este diferencial pode ser maximizado!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3256
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Lusitanus » 20/8/2021 17:30

PC05 Escreveu:
Lusitanus Escreveu:
Para um banco não interessa muito se as taxas de juro estão baixas ou altas, o que interessa, sobretudo, é a margem financeira do negócio e as despesas que tem!



Há dúvidas que a margem financeira aumenta com o aumento da taxas de juro?

É verdade que a margem financeira dos bancos tende a ser maior num ambiente de taxas de juro altas porque taxas de juro altas pressupõem uma economia mais robusta e dinâmica e, logo, maior procura de crédito para investimento.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1452
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PC05 » 20/8/2021 17:26

Lusitanus Escreveu:
Para um banco não interessa muito se as taxas de juro estão baixas ou altas, o que interessa, sobretudo, é a margem financeira do negócio e as despesas que tem!



Há dúvidas que a margem financeira aumenta com o aumento da taxas de juro?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3256
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Lusitanus » 20/8/2021 17:21

Diacono Escreveu:
PC05 Escreveu:
Diacono Escreveu:E a respeito do BCP?
Foi o fantasma das taxas de juro baixas que voltou a atacar


Esse "fantasma" é a principal fonte de receita do banco!


Verdade, mas nem sempre se sente a sua presença.

Para um banco não interessa muito se as taxas de juro estão baixas ou altas, o que interessa, sobretudo, é a margem financeira do negócio, a procura que haja de crédito em resultado do dinamismo que a economia apresente e as despesas que tem!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1452
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Diacono » 20/8/2021 17:16

PC05 Escreveu:
Diacono Escreveu:E a respeito do BCP?
Foi o fantasma das taxas de juro baixas que voltou a atacar


Esse "fantasma" é a principal fonte de receita do banco!


Verdade, mas nem sempre se sente a sua presença.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por ze couves » 20/8/2021 16:25

Diacono Escreveu:E a respeito do BCP?
Foi o fantasma das taxas de juro baixas que voltou a atacar


Sempre investi em BCP. Sempre gostei. Muitas vezes estar investido numa empresa não tem uma razão lógica. é o 6º sentido a puxar. Eu gosto de BCP (quando corre bem obviamente). O BCP já foi um extraordinário banco, com extraordinários colaboradores. Infelizmente aconteceu o que todos sabemos. Mas se eu posso ganhar dinheiro no BCP, não tenhas dúvida que vou continuar. E há muitos muitos anos já shortei BCP. Atualmente eu acredito que o BCP vale bastante mais. Epa, mas se eu tivesse uma bola de cristal.....................
 
Mensagens: 282
Registado: 24/5/2021 17:51

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, Barão de Soestrova, Bing [Bot], jprgodinho, m-m, Mmmartins, Shimazaki_2, zulu404 e 378 visitantes