Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista1939 » 13/9/2012 23:45

Podemos shortar direitos? :twisted:
disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.

"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh

* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 766
Registado: 15/12/2009 12:54
Localização: Maputo

por portista13 » 13/9/2012 23:32

Boa noite,no caixainvest já aparecem na carteira,.... :)
 
Mensagens: 24
Registado: 29/4/2008 23:42

vc

por luislobs. » 13/9/2012 23:26

À dias saiu no negocios um artigo sobre o sacudir de maos pequenas no bcp, estou cada vez mais convencido q efectivamente vai acontecer pelos comentarios neste topic, é natural falta de dinheiro acrescido a profunda descrença.
Por mim acredito que os mercados possam dar um espaço de confiança ao banco.
-


Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo
 
Mensagens: 715
Registado: 13/12/2007 10:15

por caracinha » 13/9/2012 23:07

Brass River Escreveu:Caracinha, tanto no BES como na CGD, ainda não apareceram na conta.

Brass


muito obrigado ,tenho de esperar pelas 00h para ver
 
Mensagens: 531
Registado: 23/6/2009 21:43
Localização: 16

por Brass River » 13/9/2012 23:02

Caracinha, tanto no BES como na CGD, ainda não apareceram na conta.

Brass
 
Mensagens: 452
Registado: 26/10/2006 23:12

por caracinha » 13/9/2012 22:42

alguem que tenha as acçoes no bes tem os direitos na conta?
 
Mensagens: 531
Registado: 23/6/2009 21:43
Localização: 16

por jcms » 13/9/2012 21:50

Acções do banco foram pressionadas pelo arranque da negociação dos direitos na sessão de sexta-feira.
Os direitos de subscrição de acções do BCP deverão arrancar amanhã nos 4,86 cêntimos, tendo em conta a cotação de fecho das acções na sessão de hoje.

Uma cotação bem superior ao valor teórico dos direitos na altura em que as acções passaram negociar destacadas dos direitos. A 10 e Setembro as acções do BCP fecharam a valer 9,1 cêntimos, sendo que no dia seguinte sofreram uma correcção técnica devido ao destaque dos direitos, que na altura ficaram avaliados em 3,2 cêntimos cada um.

Contudo, a forte subida das acções do BCP (38% em quatro sessões até ontem) elevou também o valor teórico dos direitos, que é agora de 4,86 cêntimos, tendo com conta a cotação de fecho de hoje das acções.

Este valor teórico dos direitos é calculado multiplicando o número de acções que podem ser subscritas com cada direito (1,7343846613), pela diferença entre a cotação das acções (6,8 cêntimos) e o preço de subscrição das novas acções (4 cêntimos).

Hoje acções corrigiram 8,11%, precisamente com os investidores a anteciparem que a iniciação da negociação dos direitos vai pressionar as acções em baixa.

Ao longo do período de negociação dos direitos, o preço destes títulos e das acções deverão negociar em equilíbrio, pois o contrário abre oportunidades de arbitragem que podem ser aproveitadas pelos investidores.

O aumento de capital é concretizado através da emissão de novas acções. Neste caso, o banco colocará no mercado 12,5 mil milhões de novas acções, a serem subscritas por 4 cêntimos cada.

Os direitos de subscrição das novas acções vão ser negociados em bolsa até 24 de Setembro. O período de exercício destes direitos decorre até 28 de Setembro e os resultados da operação serão conhecidos a 2 de Outubro.

Para saber qual o preço teórico dos direitos, tendo em contas a cotação das acções, utilize a calculadora efectuada pelo Negócios.

Fonte: Jornal de Negocios
LinK.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=578471
 
Mensagens: 1072
Registado: 29/11/2007 4:08
Localização: Santa Maria da Feira

por MarcoAntonio » 13/9/2012 21:41

RcrdPrnt Escreveu:
Aqui está a falar da cotação dos direitos, se conseguir vender a 0.048, logo amanha só irrei gastar o montante monetário dessa venda nas novas ações, mesmo que ela caiam ou subam.... correto.



As cotações de Direitos e Acções andam "colados" (ler o FAQ). Se o BCP estiver a cair praticamente com toda a certeza os Direitos também e vice-versa.

Conseguires vender a 0.048 euros é a dúvida toda. Se não conseguires (mas a um valor mais baixo) essas contas baterão mal. E também poderás optar por alterar a relação caso subam (por forma a não ficarem "euros de fora"... isto se assim o entenderes, claro).


RcrdPrnt Escreveu:
Outra coisa, sei que não me consegue dar a resposta, mas acho possivel conseguir vender a esse preço??



Não vou dizer nada que possa ser entendido como uma previsão do comportamento das acções ou dos direitos e por arrasto uma recomendação. CMVM e actual Código dos Valores Mobiliários oblige.


A ajuda que posso dar limita-se ao que está atrás.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38201
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por RcrdPrnt » 13/9/2012 21:37

MarcoAntonio Escreveu:
É isso mas terás naturalmente de ter em atenção que essas contas têm de ser alteradas se a cotação alterar.

[/i]


Aqui está a falar da cotação dos direitos, se conseguir vender a 0.048, logo amanha só irrei gastar o montante monetário dessa venda nas novas ações, mesmo que ela caiam ou subam.... correto.

Outra coisa, sei que não me consegue dar a resposta, mas acho possivel conseguir vender a esse preço?? mesmo que passado umas hora a cotação do direito suba e poderia ter ganho mais algo... mas já no ultimo aumento de capital dos direitos desceram logo...

Obrigado pelo seu comentário.
 
Mensagens: 214
Registado: 28/9/2009 17:01
Localização: 13

por MarcoAntonio » 13/9/2012 21:21

RcrdPrnt Escreveu:Boa Noite

Gostaria de uma ajuda ou de uma certeza que estou correto.

Tenho de momento 38974 ações BCP a preço medio de 0.32, quero ir ao aumento de capital mas não queria colocar mais dinheiro do meu "bolso", então se eu fizer a seguinte situação.

Tenho direito a 38974 direitos desses se vender 23161 a 0.048 (se possivel, não sei se é possivel, será?) recebo 1111,73 €, com os restante direitos 15813, posso subscrever 27425 novas ações e irei gastar a quantidade monetária da vendas dos outros direitos.

No fim ficarei com 66399 ações. Não sei é a que preço medio.

Estou a pensar mal, será que compensa?

Agredecia algum comntário.

Obrigado


É isso mas terás naturalmente de ter em atenção que essas contas têm de ser alteradas se a cotação alterar.

Quanto ao preço médio, é muito simples (se quiseres ignorar a diferença de euros que há aí entre um movimento e o outro): o novo preço médio é igual ao antigo a multiplicar por A/B, em que A é numero de acções originais e B é novo total.

Estou a por assim porque como digo podes ter de alterar essas contas e comprar outra quantidade.

Para os números / cotações que disseste daria cerca de 18.8 centimos cada acção.





(nota: para os calculos serem exactos, exactos teria de ser feito de outra forma mas desde que não deixes uma grande diferença de euros entre movimentos, mais peanut menos peanut é esse o valor, a diferença é de pormenor e o calculo é extremamente simples assim..... já agora o A/B é basicamente o 1/R em que R é o ratio do aumento de capital mas neste caso o A/B (ligeiramente diferente) vai já incorporar o que estás a perder com o movimento em comissões, diferencial de preço dos direitos e das acções, etc)
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38201
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por RcrdPrnt » 13/9/2012 21:12

Boa Noite

Gostaria de uma ajuda ou de uma certeza que estou correto.

Tenho de momento 38974 ações BCP a preço medio de 0.32, quero ir ao aumento de capital mas não queria colocar mais dinheiro do meu "bolso", então se eu fizer a seguinte situação.

Tenho direito a 38974 direitos desses se vender 23161 a 0.048 (se possivel, não sei se é possivel, será?) recebo 1111,73 €, com os restante direitos 15813, posso subscrever 27425 novas ações e irei gastar a quantidade monetária da vendas dos outros direitos.

No fim ficarei com 66399 ações. Não sei é a que preço medio.

Estou a pensar mal, será que compensa?

Agredecia algum comntário.

Obrigado
 
Mensagens: 214
Registado: 28/9/2009 17:01
Localização: 13

por ferreira10 » 13/9/2012 20:34

MarcoAntonio Escreveu:Nas corretoras em "condições" vão estar, não posso garantir que vá aparecer em todos...


Ok! Fiquei elucidado!

Grato pela disponibilidade!
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1499
Registado: 29/11/2007 3:18

por MarcoAntonio » 13/9/2012 20:30

Nas corretoras em "condições" vão estar, não posso garantir que vá aparecer em todos...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38201
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por ferreira10 » 13/9/2012 20:25

MarcoAntonio Escreveu:
ferreira10 Escreveu:
(...)

Suponho que a melhor altura para os novos investidores encetarem uma entrada é no dia 8 de Outubro?Por aquilo que eu tenho percebido, embora não me tenha esforçado muito é certo, é desejável aguardar que aqueles que não querem ir ao aumento de capital se desfaçam dos direitos.A acontecer isso, tal comportamento deverá resultar numa pressão vendedora.

(...)

Estou a pensar bem?A data está correcta? Data de desfecho deste conjunto de procedimentos.



Não, não está correcto e está tudo aqui explicado:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=80618


O período de negociação dos Direitos é de 14 a 24 de Setembro, o dia 8 de Outubro é meramente a entrada em negociação das novas acções e já nada tem que ver com Direitos, isso já está para trás nessa altura.


Já li a parte frontal do thread que «linkaste». Pelo que percebi, eu que não sou accionista do BCP, caso queira me tornar accionista, a estratégia mais apropriada é comprar direitos a quem não os queira exercer.Certo?

Suponho que esses direitos estejam em negociação em qualquer plataforma?Ou terei que endereçar um pedido à corretora?

Obrigado pela resposta rápida.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1499
Registado: 29/11/2007 3:18

por MarcoAntonio » 13/9/2012 19:54

ferreira10 Escreveu:
(...)

Suponho que a melhor altura para os novos investidores encetarem uma entrada é no dia 8 de Outubro?Por aquilo que eu tenho percebido, embora não me tenha esforçado muito é certo, é desejável aguardar que aqueles que não querem ir ao aumento de capital se desfaçam dos direitos.A acontecer isso, tal comportamento deverá resultar numa pressão vendedora.

(...)

Estou a pensar bem?A data está correcta? Data de desfecho deste conjunto de procedimentos.



Não, não está correcto e está tudo aqui explicado:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=80618


O período de negociação dos Direitos é de 14 a 24 de Setembro, o dia 8 de Outubro é meramente a entrada em negociação das novas acções e já nada tem que ver com Direitos, isso já está para trás nessa altura.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38201
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por ferreira10 » 13/9/2012 19:46

Nunca meti um chavo neste Titanic.Mas agora que está em vias de ser consumado o aumento de capital e estamos num ciclo positivo da bolsa Portuguesa, tenho olhado varias vezes para esta acção.

Suponho que a melhor altura para os novos investidores encetarem uma entrada é no dia 8 de Outubro?Por aquilo que eu tenho percebido, embora não me tenha esforçado muito é certo, é desejável aguardar que aqueles que não querem ir ao aumento de capital se desfaçam dos direitos.A acontecer isso, tal comportamento deverá resultar numa pressão vendedora.E nessa altura, depois desse momento de maior pressão, ai sim, os novos investidores podem ter, por essa altura, uma boa janela de oportunidade?


Estou a pensar bem?A data está correcta? Data de desfecho deste conjunto de procedimentos.

Agradecido!
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1499
Registado: 29/11/2007 3:18

por MarcoAntonio » 13/9/2012 19:29

RR23 Escreveu:
TOPGUN2 Escreveu:Já me colocaram os direitos na carteira, mas colocaram-me o valor unitário de aquisição ,0452, não percebo porquê?

Depois o simbolo para permitir negociação não se encontra disponível, será normal?

BN


Boas!

Como disse mais atrás...
Se for como o ultimos aumento, não somos nós que vendemos, temos de nos dirigir a um balcão e dar a ordem pessoalmente(ou um responsavel pela conta).

Cumprs.


Isso só poderá acontecer em alguns casos (e não abona muito em relação aos intermediarios em que isso acontece, tb poderá ter que ver com o tipo de conta que o cliente tb).

Na generalidade das corretoras os direitos negoceiam-se com extrema facilidade (nomeadamente online) como se acções fosse.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38201
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Boas Amigalhaço!!!

por monterrey » 13/9/2012 19:26

MarcoAntonio Escreveu:
terranova Escreveu:Na minha conta aparece 22 000 direitos 660€, como pode ser??? :roll: :roll:
Estas contas não estão certas!!! :evil:
Alguém me pode explicar sff?

Obrigado.


Os direitos ainda não começaram a ser negociados, o valor que te surge é meramente o valor teórico à data de ex-direitos conforme já expliquei atrás.



Muito obrigado pela explicação :wink:
 
Mensagens: 321
Registado: 29/11/2007 1:59
Localização: mouriz

por RR23 » 13/9/2012 19:20

TOPGUN2 Escreveu:Já me colocaram os direitos na carteira, mas colocaram-me o valor unitário de aquisição ,0452, não percebo porquê?

Depois o simbolo para permitir negociação não se encontra disponível, será normal?

BN


Boas!

Como disse mais atrás...
Se for como o ultimos aumento, não somos nós que vendemos, temos de nos dirigir a um balcão e dar a ordem pessoalmente(ou um responsavel pela conta).

Cumprs.
 
Mensagens: 38
Registado: 1/11/2011 23:11
Localização: 13

Re: Boas Amigalhaço!!!

por MarcoAntonio » 13/9/2012 19:02

terranova Escreveu:Na minha conta aparece 22 000 direitos 660€, como pode ser??? :roll: :roll:
Estas contas não estão certas!!! :evil:
Alguém me pode explicar sff?

Obrigado.


Os direitos ainda não começaram a ser negociados, o valor que te surge é meramente o valor teórico à data de ex-direitos conforme já expliquei atrás.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38201
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Boas Amigalhaço!!!

por monterrey » 13/9/2012 19:00

Na minha conta aparece 22 000 direitos 660€, como pode ser??? :roll: :roll:
Estas contas não estão certas!!! :evil:
Alguém me pode explicar sff?

Obrigado.
 
Mensagens: 321
Registado: 29/11/2007 1:59
Localização: mouriz

por JOMIGUEL » 13/9/2012 18:59

Já me colocaram os direitos na carteira, mas colocaram-me o valor unitário de aquisição ,0452, não percebo porquê?

Depois o simbolo para permitir negociação não se encontra disponível, será normal?

BN
 
Mensagens: 209
Registado: 10/5/2009 21:02
Localização: 16

Boas Amigalhaço!!!

por hallo » 13/9/2012 18:46

carrancho Escreveu:
shotdown Escreveu:pensei em vender hoje as minhas acções, mas decidi não vender apesar de achar que amanhã vão cair.


Não estaria tão certo disso, ainda para mais no meio de um AC com tanta volatilidade. A fechar por estes valores poderá reagir em alta ao toque na antiga resistência na zona dos 10 cêntimos. Se falhar, a quebra da resistência não terá passado de um falso break e o quadro não fica lá muito bonito.


Grande amigo,

Que é feito? É preciso esta porra descer para ver o meu amigo Carrancho e Figueira.

Concordo com a tua opinião!!! Não sei se vai cair assim de manhã!!! Mas também para mim é igual, não vou vender direitos. Mesmo assim gostaria de ver a cotação a ir por aí acima.

Hoje o BCP apesar de mais acentuadamente, teve sempre a cair e a acompanhar o resto dos mercados. As medidas da FED podem provocar uma reacção em alta de alguns títulos financeiros. A ver vamos se se extende á Europa. Acredito piamente que sim.

Abraço,

Hallo
 
Mensagens: 1096
Registado: 12/10/2011 2:12
Localização: 16

Re: Amanhã é o começo do grande dia de negociação de direito

por hallo » 13/9/2012 18:00

pepe7 Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
pepe7 Escreveu: valor do direito = cotação actual - 0,040 / 0,5767!
se formula estiver errada, eu tb...


(0.068 - 0.040) / 0.5767 = 0.0485521068

Pela fórmula do MA tb dá este valor. Que raio de calculadoras andam a usar?


Boas VirtuaGod,
Tens razão, esta calculadora ou fiz asneiras,não percebi, desculpem mas tem toda a razão
cumprimentos


Pepe também podes fazer assim!!!

(.068-.04)*1,734 :)


Abraço,
Hallo
 
Mensagens: 1096
Registado: 12/10/2011 2:12
Localização: 16

Re: Amanhã é o começo do grande dia de negociação de direito

por pepe7 » 13/9/2012 17:47

VirtuaGod Escreveu:
pepe7 Escreveu: valor do direito = cotação actual - 0,040 / 0,5767!
se formula estiver errada, eu tb...


(0.068 - 0.040) / 0.5767 = 0.0485521068

Pela fórmula do MA tb dá este valor. Que raio de calculadoras andam a usar?


Boas VirtuaGod,
Tens razão, esta calculadora ou fiz asneiras,não percebi, desculpem mas tem toda a razão
cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Barão de Soestrova, Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], Goya777, icemetal, karaya75, Kooc, latbal, m-m, MR32, PAULOJOAO, pbasto, peterteam2, Shimazaki_2, Tx9262, Xacal e 211 visitantes