BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Diacono » 1/10/2021 13:14

São Gabriel Escreveu:
Penaforte Escreveu:São Gabriel, normalmente a ganância e frustração dos ganhos é consequência de estados de euforia e surgem perto do auge de movimentos ascendentes. Assim como o oposto acontece com o medo e frustração das perdas em movimentos descendentes que estão a atingir o seu limite. Não estou a dizer que é esse o caso do BCP mas em caso de dúvida, porque não actuar?
Sinceramente pareces-me um pouco "agitado", ainda que o meu julgamento seja evidentemente limitado (estou a avaliar o estado emocional de letras num monitor!). Espero que não leves a mal mas não há nada pior que transformar um bom ganho numa perda.

De qualquer forma, psicologias à parte, já deixaram aí boas análises para o curto e médio prazo e como o serdom diz, 1 ano de rendimentos numas semanas parece bastante razoável, não? É para isso que cá andamos.
Com a esperança média de vida actual tão jeitosa, haverá muitas semanas pela frente para tentar ganhar outros rendimentos anuais ;).

P.S. Não esquecer que ninguém é obrigado a comprar e vender a posição toda de uma só vez.



Oh homem claro que estou agitado!! O rendimento de 1 ano em poucas semanas!? Mas andam a dar dinheiro? Ainda por cima andei eu toda a vida a ouvir dizer "filho tens que trabalhar muito para ser alguém na vida" ou então "ninguém dá nada a ningu´´ém" esse tipo de coisas, o que todos sabemos que são verdades "à lá palice", e agora isto, sem fazer um c***** faço praticamente o dinheiro de um ano, é claro que tenho lá uns quantos milhares "entalados" como é que eu não poderia estar nervoso?!

Já ando nesta coisa da bolsa à bastante tempo, desde o tempo da troika, sei perfeitamente que sou um amador e muito conservador, diria que até aqui o meu broker ganhava mais comigo do que eu com os meus ganhos e agora isto .... isto é dar cabo da minha sanidade mental ...

Venho também à bastante tempo a frequentar este forum "tirar umas ideias", apesar de me vir só a expressar apenas à muito pouco tempo, sou da opinião que todos os inputs são sempre bem vindos sempre que minimamente justificados.


Obrigado


São Gabriel, esta ideia de que é dinheiro fácil pode-te sair cara no futuro, caso não consigas controlar o entusiasmo.
Partilho a minha experiência pessoal...ganhei muitos euros na bolsa e perdi-os todos, numa época de euforia e com a ideia que isto eram favas contadas.
Hoje tento ser mais prudente e acima de tudo, tento estudar muito o mercado. Por isso, no dia em que sentires que os resultados que tens são fruto do teu "trabalho", estarás no bom caminho.
Um abraço e vamos lá ver como isto acaba.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Penaforte » 1/10/2021 12:54

Compreendo e fico feliz que estejas nessa situação (apesar da agitação, ainda que por um bom motivo!).

Deixo então a minha perspetiva técnica ao BCP, imparcial e sem querer influenciar qualquer decisão - eu não negocio PSI20/cotadas do PSI20.

Como se pode ver o BCP no curto prazo tem demonstrado força, tem feito higher highs e higher lows (ainda que marginais) e com clara força compradora (volume nas subidas).
Seria importante aproximar-se do último máximo relativo e idealmente ultrapassá-lo para ir fazer um primeiro teste à zona de enorme resistência nos 0,19-0,22. Se o fizer já com um forte impulso não há praticamente dúvidas que terá de aliviar indicadores, seja num recuo técnico ou numa consolidação junto a essa zona. De momento, apesar de alguns indicadores estarem a entrar em território 'overbought' no diário, ainda tem espaço para esse impulso final, talvez se o mercado "internacional" ajudar. No semanal, os indicadores tem espaço para suportar esse movimento.

Como disse anteriormente, parcelar as compras e vendas pode ser útil, é importante termos uma estratégia para não ficarmos à mercê do mercado e emocionalmente agitados o que leva a cometer erros. No mercado, nem que seja pela (falsa) sensação de segurança que ter um plano nos dá, é muito útil.
Portanto, ir fazendo mais-valias (que podemos sempre reinvestir se o preço recuar ou consolidar e romper a resistência) pode compensar no final do trade, aceitando à partida que nunca conseguiremos fazer a compra e venda perfeitas.
Anexos
BCP-Daily.png
BCP-Weekly.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1434
Registado: 20/10/2014 14:55

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por São Gabriel » 1/10/2021 12:24

Penaforte Escreveu:São Gabriel, normalmente a ganância e frustração dos ganhos é consequência de estados de euforia e surgem perto do auge de movimentos ascendentes. Assim como o oposto acontece com o medo e frustração das perdas em movimentos descendentes que estão a atingir o seu limite. Não estou a dizer que é esse o caso do BCP mas em caso de dúvida, porque não actuar?
Sinceramente pareces-me um pouco "agitado", ainda que o meu julgamento seja evidentemente limitado (estou a avaliar o estado emocional de letras num monitor!). Espero que não leves a mal mas não há nada pior que transformar um bom ganho numa perda.

De qualquer forma, psicologias à parte, já deixaram aí boas análises para o curto e médio prazo e como o serdom diz, 1 ano de rendimentos numas semanas parece bastante razoável, não? É para isso que cá andamos.
Com a esperança média de vida actual tão jeitosa, haverá muitas semanas pela frente para tentar ganhar outros rendimentos anuais ;).

P.S. Não esquecer que ninguém é obrigado a comprar e vender a posição toda de uma só vez.



Oh homem claro que estou agitado!! O rendimento de 1 ano em poucas semanas!? Mas andam a dar dinheiro? Ainda por cima andei eu toda a vida a ouvir dizer "filho tens que trabalhar muito para ser alguém na vida" ou então "ninguém dá nada a ningu´´ém" esse tipo de coisas, o que todos sabemos que são verdades "à lá palice", e agora isto, sem fazer um c***** faço praticamente o dinheiro de um ano, é claro que tenho lá uns quantos milhares "entalados" como é que eu não poderia estar nervoso?!

Já ando nesta coisa da bolsa à bastante tempo, desde o tempo da troika, sei perfeitamente que sou um amador e muito conservador, diria que até aqui o meu broker ganhava mais comigo do que eu com os meus ganhos e agora isto .... isto é dar cabo da minha sanidade mental ...

Venho também à bastante tempo a frequentar este forum "tirar umas ideias", apesar de me vir só a expressar apenas à muito pouco tempo, sou da opinião que todos os inputs são sempre bem vindos sempre que minimamente justificados.


Obrigado
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 24
Registado: 4/8/2020 20:00

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Penaforte » 1/10/2021 12:04

São Gabriel, normalmente a ganância e frustração dos ganhos é consequência de estados de euforia e surgem perto do auge de movimentos ascendentes. Assim como o oposto acontece com o medo e frustração das perdas em movimentos descendentes que estão a atingir o seu limite. Não estou a dizer que é esse o caso do BCP mas em caso de dúvida, porque não actuar?
Sinceramente pareces-me um pouco "agitado", ainda que o meu julgamento seja evidentemente limitado (estou a avaliar o estado emocional de letras num monitor!). Espero que não leves a mal mas não há nada pior que transformar um bom ganho numa perda.

De qualquer forma, psicologias à parte, já deixaram aí boas análises para o curto e médio prazo e como o serdom diz, 1 ano de rendimentos numas semanas parece bastante razoável, não? É para isso que cá andamos.
Com a esperança média de vida actual tão jeitosa, haverá muitas semanas pela frente para tentar ganhar outros rendimentos anuais ;).

P.S. Não esquecer que ninguém é obrigado a comprar e vender a posição toda de uma só vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1434
Registado: 20/10/2014 14:55

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por serdom » 1/10/2021 11:46

1 ano de rendimentos em 2 semanas não é coisa pouca. Parabéns. :clap:
Outra coisa que fui aprendendo com os meus erros na bolsa, é que mais vale um pássaro na mão, do que dois a voar.
Bons negócios.
 
Mensagens: 233
Registado: 21/8/2011 19:31
Localização: 20

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por São Gabriel » 1/10/2021 11:41

Optimiza Escreveu:Não quero fazer o papel de velho do Restelo, ainda por cima porque não soube manter posição e vendi na RF anterior (agora SF1) nos 0,1403€.

1/A amplitude e sobretudo a velocidade do movimento é insustentável (top performer Europeu a 1 mês). Embora, com sustentação pelo facto do Sector estar em alta para o Longo longo prazo (inversão secular?), alicerçado no fim dos programas de "quantitative easing" e na subida das Yields de longo prazo (10 anos) e na consequente subida das taxas de juro no interbancário e no mass market.

2/O GAP face aos benchmarks Espanhóis » sobretudo Santander e Caixabank, mas também face ao Sabadel e BBVA, faz com que vá existir rotação intra-sectorial.

3/ No Bull market pós acordo americano sobre o debt ceiling e infrastructure plan, já vai subir menos que as congéneres espanholas ou que o Eurostock Banks.

4/ Resultados trimestrais vão ser muito positivos mas sobretudo à pala de reduzirem drasticamente provisões (a Polónia pelo mesmo motivo também vai apresentar resultados muito positivos).

5/ Overbought, overextended e a caminhar para uma "Senhora" resistência nos 0,166€ (RF1, não deveria passar por ela à primeira tentativa).



Boa análise, mas então acha que a banca espanhola será um bom investimento brevemente? E qual em particular no seu ponto de vista?


Penaforte Escreveu:
No mercado, quando se começa a ficar frustrado com o dinheiro que se ganhou, costuma ser boa altura para estar alerta :) .


Caro amigo estou alerta à cerca de 2 semanas, estou de ferias, mas para a semana vou voltar ao trabalho e claro não vai dar para estar constantemente a olhar para os gráficos :wall: :wall:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 24
Registado: 4/8/2020 20:00

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Penaforte » 1/10/2021 11:05

São Gabriel Escreveu:
Diacono Escreveu:
São Gabriel Escreveu:Que trator ... abrir a cair 2% e agora já estar no verde ... eu nem sei que faça! se vender tudo se comprar mais :wall: :wall: :wall:


Na minha modesta opinião, não é altura de "meter mais ferro", mas sim de deixar rolar e acompanhar de perto.
Mas isso sou eu que sou um medricas



Eu concordo consigo camarada, mas isto tem andado a subir pesado e quando começo a pensar que já fiz o dinheiro de 1 ano de trabalho em poucas semanas quando poderia estar a fazer 2 anos de trabalho .... dá que pensar e muito, tb já sei das decisões precipitadas etc etc :wall: :wall:


No mercado, quando se começa a ficar frustrado com o dinheiro que se ganhou, costuma ser boa altura para estar alerta :) .
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1434
Registado: 20/10/2014 14:55

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Optimiza » 1/10/2021 11:00

Não quero fazer o papel de velho do Restelo, ainda por cima porque não soube manter posição e vendi na RF anterior (agora SF1) nos 0,1403€.

1/A amplitude e sobretudo a velocidade do movimento é insustentável (top performer Europeu a 1 mês). Embora, com sustentação pelo facto do Sector estar em alta para o Longo longo prazo (inversão secular?), alicerçado no fim dos programas de "quantitative easing" e na subida das Yields de longo prazo (10 anos) e na consequente subida das taxas de juro no interbancário e no mass market.

2/O GAP face aos benchmarks Espanhóis » sobretudo Santander e Caixabank, mas também face ao Sabadel e BBVA, faz com que vá existir rotação intra-sectorial.

3/ No Bull market pós acordo americano sobre o debt ceiling e infrastructure plan, já vai subir menos que as congéneres espanholas ou que o Eurostock Banks.

4/ Resultados trimestrais vão ser muito positivos mas sobretudo à pala de reduzirem drasticamente provisões (a Polónia pelo mesmo motivo também vai apresentar resultados muito positivos).

5/ Overbought, overextended e a caminhar para uma "Senhora" resistência nos 0,166€ (RF1, não deveria passar por ela à primeira tentativa).
Anexos
BCP top performer PSI20 1M  overbought      SF1 1.39€   RF1 0,166€    agora pode underperformar os benchmarks.gif
BCP top performer PSI20 1M overbought SF1 1.39€ RF1 0,166€ agora pode underperformar os benchmarks.gif (27.08 KiB) Visualizado 5850 vezes
Editado pela última vez por Optimiza em 1/10/2021 11:05, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Diacono » 1/10/2021 10:35

Imaginando que possa querer replicar os movimentos do 4T 2020 e de Abril/Maio 2021, ainda teremos mais uma semana de subidas, mas isto sou eu no reino da Alice no país das maravilhas.
Olhando para a coisa com olhos de ver (e com olhos de quem está otimista), não posso deixar de constatar os volumes diários brutais, bem como a força de se manter no verde em dias vermelhos.
Registo o aumento da inflação que poderá levar à subida das taxas de juros, coisa que a banca agradece.
No gráfico diário, estamos prestes a ter uma golden cross o que será mais um sinal bullish.

Agradeço que quem se encontre pessimista que partilhe a sua opinião, pois nisto de estar otimista em demasia, às vezes ficamos cegos e precisamos que nos abram os olhinhos!
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por serdom » 1/10/2021 10:23

Eu não só sou medricas, como não tenho mais ferro para meter na forja. :lol:

Acompanho o @diácono, agora é ir acompanhando.
Até pode ser que haja mais uma semana de subidas sustentadas. Tal como referi anteriormente, vejo força para ultrapassar os 0,165, e pensei que o início desta sessão dá mais suporte a essa convicção. A ver como acaba o dia.
O RSI pode esticar bastante (hoje vai nos 75 na escala diária) até inverter a tendência, mas julgo que dificilmente vamos ter mais uma semana como esta. A próxima semana vai ser interessante de acompanhar e espero ser lá que ultrapassa a resistência.

Agora vou tentar não ver o livro de ordens cada 5 minutos :roll: abraço
 
Mensagens: 233
Registado: 21/8/2011 19:31
Localização: 20

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por São Gabriel » 1/10/2021 10:21

Diacono Escreveu:
São Gabriel Escreveu:Que trator ... abrir a cair 2% e agora já estar no verde ... eu nem sei que faça! se vender tudo se comprar mais :wall: :wall: :wall:


Na minha modesta opinião, não é altura de "meter mais ferro", mas sim de deixar rolar e acompanhar de perto.
Mas isso sou eu que sou um medricas



Eu concordo consigo camarada, mas isto tem andado a subir pesado e quando começo a pensar que já fiz o dinheiro de 1 ano de trabalho em poucas semanas quando poderia estar a fazer 2 anos de trabalho .... dá que pensar e muito, tb já sei das decisões precipitadas etc etc :wall: :wall:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 24
Registado: 4/8/2020 20:00

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Diacono » 1/10/2021 8:57

São Gabriel Escreveu:Que trator ... abrir a cair 2% e agora já estar no verde ... eu nem sei que faça! se vender tudo se comprar mais :wall: :wall: :wall:


Na minha modesta opinião, não é altura de "meter mais ferro", mas sim de deixar rolar e acompanhar de perto.
Mas isso sou eu que sou um medricas
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por São Gabriel » 1/10/2021 8:09

Que trator ... abrir a cair 2% e agora já estar no verde ... eu nem sei que faça! se vender tudo se comprar mais :wall: :wall: :wall:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 24
Registado: 4/8/2020 20:00

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Sacanitajose » 30/9/2021 18:56

:mrgreen: I don't believe !!! Continuo entalado, BCP. no Millennium :-k estou esperando ! sentado, claro! lol
Bom jantar.
8-)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 545
Registado: 3/5/2014 21:03
Localização: Lisboa

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por serdom » 30/9/2021 18:36

Diacono Escreveu:Não duvido que chegue aos valores que falas...só não sei é se será neste movimento e não num próximo...vamos ver. Eu estou contigo...carregadinho


Concordo, não vejo a ação a chegar aos 0,20 de uma assentada só, mesmo que não seja impossível lá chegar até ao fim do ano.

A próxima resistência óbvia para mim está na zona dos 0,165. Tenho cá para mim que este movimento vai ter força para superar a barreira mas vai ser preciso seguir de perto a partir daí. Se calhar é boa ideia meter férias para a semana 8-) .
 
Mensagens: 233
Registado: 21/8/2011 19:31
Localização: 20

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por verdeacordaesperança » 30/9/2021 16:28

 
Mensagens: 368
Registado: 29/11/2007 3:24
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Diacono » 30/9/2021 13:44

PIKAS Escreveu:
Diacono Escreveu:]
Isso é que é otimismo...nem a meio da subida?
Valente!!!

Se quiseres dar-te ao trabalho vai pesquisar os meus post's de há pelo menos 3 meses para cá e vês que ainda a cotação estava nos 0,12/0,13 e escrevia que, na minha análise, a cotação por volta do final do ano estará nos 0.18/0,20. Aliás, para mim, o topo deste movimento, para eu estar certo, deve acontecer pelos 0,2130.
Portanto faz contas.
A propósito: comprei 40% da minha carteira ( e não é pequena ) a 0.13 ou abaixo.
Cumprimentos,


Não duvido que chegue aos valores que falas...só não sei é se será neste movimento e não num próximo...vamos ver. Eu estou contigo...carregadinho
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PIKAS » 30/9/2021 13:37

Diacono Escreveu:]
Isso é que é otimismo...nem a meio da subida?
Valente!!!

Se quiseres dar-te ao trabalho vai pesquisar os meus post's de há pelo menos 3 meses para cá e vês que ainda a cotação estava nos 0,12/0,13 e escrevia que, na minha análise, a cotação por volta do final do ano estará nos 0.18/0,20. Aliás, para mim, o topo deste movimento, para eu estar certo, deve acontecer pelos 0,2130.
Portanto faz contas.
A propósito: comprei 40% da minha carteira ( e não é pequena ) a 0.13 ou abaixo.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1714
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Diacono » 30/9/2021 13:25

PIKAS Escreveu:
WarrenG Escreveu:O meu maior receio é que o imobiliário comece a corrigir e depois lá vem o BCP por arrasto.

Quando isso acontecer não será uma queda abrupta de 30 ou 40% em poucos minutos ou numa ou 2 sessões. Começará a cair gradualmente, com tendência para acelerar as quedas, e mostrar muita dificuldade em subir um poucochinho ou até manter-se sem cair.
Quando a cotação começar a cair consistentemente há que fugir, sem receios e sem problemas de consciência. Até lá, como está a subir consistentemente, é ir aproveitando e surfar a velha máxima da bolsa " deixar correr os ganhos ".
Por mim, acho que ainda não estamos a meio deste movimento de subida.
Cumprimentos,


Isso é que é otimismo...nem a meio da subida?
Valente!!!
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por São Gabriel » 30/9/2021 12:35

Maravilha... admito que também por diversas vezes já pensei em vender mas cá me vou aguentando.... E segue um link com o resumo do porquê me ir aguentando, e ao que tb tem sido dito neste forum da malta mais "positiva"

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... desde-maio

Abraços a todos!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 24
Registado: 4/8/2020 20:00

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PIKAS » 30/9/2021 12:30

WarrenG Escreveu:O meu maior receio é que o imobiliário comece a corrigir e depois lá vem o BCP por arrasto.

Quando isso acontecer não será uma queda abrupta de 30 ou 40% em poucos minutos ou numa ou 2 sessões. Começará a cair gradualmente, com tendência para acelerar as quedas, e mostrar muita dificuldade em subir um poucochinho ou até manter-se sem cair.
Quando a cotação começar a cair consistentemente há que fugir, sem receios e sem problemas de consciência. Até lá, como está a subir consistentemente, é ir aproveitando e surfar a velha máxima da bolsa " deixar correr os ganhos ".
Por mim, acho que ainda não estamos a meio deste movimento de subida.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1714
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por WarrenG » 30/9/2021 10:03

Eu entrei a 0.1250 e também estou tentado a vender.
No entanto vou manter para já considerando que está com um market cap de 2.4B, capital próprio de 7.3B e retornos de perto de 10% sobre o preço atual.

O meu maior receio é que o imobiliário comece a corrigir e depois lá vem o BCP por arrasto.
 
Mensagens: 26
Registado: 10/3/2014 11:03

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por serdom » 30/9/2021 9:48

Diacono Escreveu:Começa a ser dificil manter o dedo longe do botão de venda, mas..há que manter o plano


Amen, brother :pray:
 
Mensagens: 233
Registado: 21/8/2011 19:31
Localização: 20

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Diacono » 30/9/2021 9:38

Começa a ser dificil manter o dedo longe do botão de venda, mas..há que manter o plano
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por serdom » 30/9/2021 8:59

Bom dia Arlos,

Arlos Escreveu:Espero uma correção que todo o mercado deseja para haver novas entradas e depois passar os 0,16.


Ainda não consegui perceber qual é lógica atrás desta tua afirmação. O que impede de ir directamente aos 0.16 se até já passou a última resistência?

Arlos Escreveu:O risco de queda é grande e muitos podem transformar um ganho numa perda.

Isto é verdade, todos os dias, com qualquer accção. :wink:
 
Mensagens: 233
Registado: 21/8/2011 19:31
Localização: 20

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], latbal, Mr_ALL, Nuno V, Shimazaki_2 e 422 visitantes