Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Novo Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por rasteiro » 19/9/2012 20:41

Caro,
Las_vegas
Cada um faz os seus negócios á sua maneira e toma por si os lucros ou perdas.
Já ando nisto á alguns anos,e já conheço certas manhas dos mercados que leva muitas vezes os puquenos investidores a fazerem disparates.
depois do dia 24Set, falamos.
Lembra-me Ok
Nota: eu jogo ao céntimo por isso nunca estou á espera de muito.... 8-) 8-)
abraços






Las_Vegas Escreveu:
rasteiro Escreveu:quando vez uns disparos assim na cotação e depois retrai é sinal de novas subidas a caminho.
não tenho duvidas nenhumas.
já são alguns anos nisto, e o mercado não engana


abraços



Se não engana para que servem os stops?
Antes de adormecer repetir 30 vezes:
meter sempre um stop
meter sempre um stop
meter sempre um stop
...

:wink:


jcmagalhaes1 Escreveu:Eu bem disse que ia fechar acima dos €0,060. Amanha sobe mais e por isso na sexta feira vai tocar mais dez ponto acima que o encerramento de ontem.
Depois toca a vir abaixo...



E no sábado? chove?

:mrgreen:
Rasteiro
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

por artista1939 » 19/9/2012 20:39

the mind Escreveu:
artista1939 Escreveu:
kuby Escreveu:
artista1939 Escreveu:Com estes 12,5 mil milhões de acções injectadas, de quanto fica a ser o total de acções da empresa?

30 mil milhões?


19.707.167.060 mais concretamente...

Assim para terem uma ideia de onde poderá ir as acções como exemplo a 0,20€, o banco fica com um valor em bolsa de cerca de 4mil milhões de euros...

Cumps

Kuby


Estamos bem arranjados... lol


Estamos??? Lol


Menos tu! lol
disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.

"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh

* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 766
Registado: 15/12/2009 12:54
Localização: Maputo

por Las_Vegas » 19/9/2012 20:14

rasteiro Escreveu:quando vez uns disparos assim na cotação e depois retrai é sinal de novas subidas a caminho.
não tenho duvidas nenhumas.
já são alguns anos nisto, e o mercado não engana


abraços



Se não engana para que servem os stops?
Antes de adormecer repetir 30 vezes:
meter sempre um stop
meter sempre um stop
meter sempre um stop
...

:wink:


jcmagalhaes1 Escreveu:Eu bem disse que ia fechar acima dos €0,060. Amanha sobe mais e por isso na sexta feira vai tocar mais dez ponto acima que o encerramento de ontem.
Depois toca a vir abaixo...



E no sábado? chove?

:mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1187
Registado: 4/11/2002 23:12
Localização: Portugal

por JCS » 19/9/2012 19:41

rfm73 Escreveu:Se o prognóstico dele bate certo... aí ninguém o cala :!: :mrgreen: :mrgreen:


Ninguém disse que não ia acertar. Pode acertar como pode falhar. A questão é que os aspirantes a vidente, em bolsa, perdem rápidamente a consistência :wink: . A minha ironia ia no sentido de alertar para o quão inutil é gastar energias em previsões... Totalmente inutil. Ninguém sabe como vai fechar sexta-feira a Apple, ou o Facebook por isso apelo aos videntes para se deixarem de tretas :) gastem antes as energias em elaborar um plano de trading que consiga lidar com a aleatoridade dos preços e depois é como diz o Bruce Lee:" Let nature take its course"...

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4582
Registado: 15/7/2003 14:59
Localização: Lisboa

Previsões de Neve em dias de calor!

por L.S.S » 19/9/2012 19:36

JCS Escreveu:
jcmagalhaes1 Escreveu:Eu bem disse que ia fechar acima dos €0,060. Amanha sobe mais e por isso na sexta feira vai tocar mais dez ponto acima que o encerramento de ontem.
Depois toca a vir abaixo...


Quem sabe, sabe...



Imagem
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
 
Mensagens: 2805
Registado: 29/11/2007 13:03
Localização: 10

por nook » 19/9/2012 19:27

artista Escreveu:
JCS Escreveu:
jcmagalhaes1 Escreveu:Eu bem disse que ia fechar acima dos €0,060. Amanha sobe mais e por isso na sexta feira vai tocar mais dez ponto acima que o encerramento de ontem.
Depois toca a vir abaixo...


Quem sabe, sabe...


Ainda não percebi é se quem escreve estas coisas está mesmo convencido de que sabe o que vai acontecer, ou se está a tentar iludir ou outros?! :roll:

A primeira é perigosa, a segunda é inútil!


Se o prognóstico dele bate certo... aí ninguém o cala :!: :mrgreen: :mrgreen:

Ainda me lembro quando os 0,30 serviram de suporte, depois da quebra dos 0,50, e alguém lançou esse número redondo para o ar e acertou ---> tivemos durante um tempo o novo guru do BCP do caldeirão.

:? :? :?

Claro que depois da quebra dos 0,30 nunca mais ninguém ouviu falar dele...

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

por the mind » 19/9/2012 19:08

artista1939 Escreveu:
kuby Escreveu:
artista1939 Escreveu:Com estes 12,5 mil milhões de acções injectadas, de quanto fica a ser o total de acções da empresa?

30 mil milhões?


19.707.167.060 mais concretamente...

Assim para terem uma ideia de onde poderá ir as acções como exemplo a 0,20€, o banco fica com um valor em bolsa de cerca de 4mil milhões de euros...

Cumps

Kuby


Estamos bem arranjados... lol


Estamos??? Lol
The Mind
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 547
Registado: 5/1/2012 13:12
Localização: Lx

Re: Óbvio!!!

por Luke1962 » 19/9/2012 18:51

Hallo Escreveu:
LSVA Escreveu:
correia1978 Escreveu:Não compreendo como há quem compre direitos a 0,03€ :!:
Não compensa mais comprar hoje acções a 0,06€ :?: :?


Não, se não me engano nas contas, comprar direitos a 0,03€ e exerce-los significa comprar acções a 0,057€.


Se um direito custa 0,03€ e dá para subscrever 1,734 acções.

Logo para subscrever uma acção o valor de direito associado é 0,03/1.734 = 0,0173

0,0173 + 0,04 (valor da subscrição) = 0,0573

Claro que sai mais barato comprar direitos e transformar em acções do que comprar directamente acções no mercado.

A indisponibilidade da transacção de acções também é importante. Mas por exemplo:

200.000 acções para 0,0573
200.000 acções para 0,06

Ainda dá uma diferença de 540€ por cada 200 000 acções. O que a meu ver justifica para um período de espera de 28 de Setembro a 8 de Outubro.

O pior cenário que poderia acontecer. As acções valorizarem 200% e ninguém poder vender. E no dia 8 cairem 200%. :)

lol, tou a brincar existem cenários piores.

Abraço,
Hallo



Hallo, podes explicar mehor em que é que se traduz o período de indisponibilidade das acções? Quais? As que deténs ( e mantiveste)? As que adquiriste pelo exercício os direitos?
Obrigado
 
Mensagens: 13
Registado: 28/12/2011 15:02
Localização: 16

por artista1939 » 19/9/2012 18:51

kuby Escreveu:
artista1939 Escreveu:Com estes 12,5 mil milhões de acções injectadas, de quanto fica a ser o total de acções da empresa?

30 mil milhões?


19.707.167.060 mais concretamente...

Assim para terem uma ideia de onde poderá ir as acções como exemplo a 0,20€, o banco fica com um valor em bolsa de cerca de 4mil milhões de euros...

Cumps

Kuby


Estamos bem arranjados... lol
disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.

"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh

* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 766
Registado: 15/12/2009 12:54
Localização: Maputo

por caracinha » 19/9/2012 18:43

artista1939 Escreveu:Com estes 12,5 mil milhões de acções injectadas, de quanto fica a ser o total de acções da empresa?

30 mil milhões?


penso que esse numero de acçoes deve ser alcançado no proximo AC do ano que vem :mrgreen:
 
Mensagens: 531
Registado: 23/6/2009 21:43
Localização: 16

por kuby » 19/9/2012 18:43

artista1939 Escreveu:Com estes 12,5 mil milhões de acções injectadas, de quanto fica a ser o total de acções da empresa?

30 mil milhões?


19.707.167.060 mais concretamente...

Assim para terem uma ideia de onde poderá ir as acções como exemplo a 0,20€, o banco fica com um valor em bolsa de cerca de 4mil milhões de euros...

Cumps

Kuby
 
Mensagens: 367
Registado: 29/11/2007 9:35
Localização: 16

por artista1939 » 19/9/2012 18:35

Com estes 12,5 mil milhões de acções injectadas, de quanto fica a ser o total de acções da empresa?

30 mil milhões?
disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.

"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh

* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 766
Registado: 15/12/2009 12:54
Localização: Maputo

por Mcmad » 19/9/2012 18:34

Custa-me ver o BCP a 6 cêntimos anos depois de algumas pessoas sermos severamente criticadas por apontarem a queda até os 50 cêntimos ...!
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/
 
Mensagens: 1477
Registado: 29/11/2007 10:26
Localização: Maia

por JCS » 19/9/2012 18:30

O mercado com o tempo depois mostra que afinal... não sabe.

Deixo aqui uma citação do Bruce Lee que não podia estar mais ajustada ao trading:.

“The great mistake is to anticipate the outcome of the engagement; you ought not to be thinking of whether it ends in victory or in defeat. let nature take its course, and your tools will strike at the right moment.” (Bruce Lee)

Para meditar...

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4582
Registado: 15/7/2003 14:59
Localização: Lisboa

por artista_ » 19/9/2012 18:22

JCS Escreveu:
jcmagalhaes1 Escreveu:Eu bem disse que ia fechar acima dos €0,060. Amanha sobe mais e por isso na sexta feira vai tocar mais dez ponto acima que o encerramento de ontem.
Depois toca a vir abaixo...


Quem sabe, sabe...


Ainda não percebi é se quem escreve estas coisas está mesmo convencido de que sabe o que vai acontecer, ou se está a tentar iludir ou outros?! :roll:

A primeira é perigosa, a segunda é inútil!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Figueiraa1 » 19/9/2012 18:12

JCS Escreveu:
jcmagalhaes1 Escreveu:Eu bem disse que ia fechar acima dos €0,060. Amanha sobe mais e por isso na sexta feira vai tocar mais dez ponto acima que o encerramento de ontem.
Depois toca a vir abaixo...


Quem sabe, sabe...


:mrgreen:
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1252
Registado: 26/3/2011 9:55

Rateio BCP

por HOPE » 19/9/2012 17:28

Completamente esclarecido Marco António...obrigado! :)
 
Mensagens: 358
Registado: 29/11/2007 3:50
Localização: Feijó

por MarcoAntonio » 19/9/2012 17:19

HOPE Escreveu:
Mas Marco António (a quem desde já agradeço a atenção dada), se as novas acções a distribuir no rateio são em função das acções subscritas, se a proporcionalidade se aplica aí e não na quantidade de novas acções a que os investidores indicam, para quê indicar muitas mais do que aquelas que efectivamente se pretendem?



Há desde logo aqui um problema: não é propriamente mais do que as que se pretende, mas mais do que aquelas que expectavelmente tocarão a cada um.

Isso faz-se para garantir que se fica com todas a que se teria "direito". Supõe que tu dizes que queres para além das acções que subscreves via direitos, ir ao rateio onde pretendes ficar com mais 100 acções.

Mas ocorria que tinhas "direito" (pelas regras do rateio) a 200 acções...

Como só manifestaste interesse em 100, só quiseste comprar 100 dessas, é com 100 que ficarás (quando podias ter ficado com mais).


Ora, ninguém sabe nesta altura ao certo quantas é que toca a cada um, isso é algo que só se sabe depois mais à frente quando se tem o número de direitos não subscritos (ou seja, ao certo quantas são as acções a rateio) bem como quem é que quer ir ao rateio (dado que há também quem subscreva acções com direitos e não peça nenhuma no rateio).




Não faz muito sentido falar aqui na quantidade que se "pretende" pois a tua "vontade" aqui tem um peso muito limitado. A principal limitação é a quantidade de acções que há para distribuir nesta fase (e que por norma é uma pequenina parcela do total, tipo 1 ou 2 ou 3% do total de acções do AC).

Por exemplo, no exemplo que colocaste em que o fulano pede mais 23.600 acções quando subscreveu 173.400 acções, isso é um exemplo de uma quantidade que com quase toda a certeza não vai conseguir (era preciso que não fossem subscritos para cima de 12% dos direitos, o que é uma quantidade anormalmente elevada)!


Já agora, no anterior AC do BCP não foram subscritos 2.9% dos direitos, o que já foi uma quantidade algo elevada (tipicamente - falando em ACs de blue chips em geral - é menos do que isto).



HOPE Escreveu:
Já agora, as novas acções atribuídas só vão ter o custo dos 0,04€ cada + comissão do Banco, certo? Aqui não entram custos de aquisição de direitos, pois não?



Certo, para esta pequena parcela de acções não há custo de direitos uma vez que são as acções que ninguém subscreveu com os direitos que tinha (no total do processo isto tende a não ter peso praticamente nenhum e em certas condições por causa das comissões - dado que é um moviemnto à parte - podem acabar por ficar ao mesmo preço ou mais caras que as restantes).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
._.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38081
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por JCS » 19/9/2012 17:15

jcmagalhaes1 Escreveu:Eu bem disse que ia fechar acima dos €0,060. Amanha sobe mais e por isso na sexta feira vai tocar mais dez ponto acima que o encerramento de ontem.
Depois toca a vir abaixo...


Quem sabe, sabe...
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4582
Registado: 15/7/2003 14:59
Localização: Lisboa

por HOPE » 19/9/2012 17:06

MarcoAntonio Escreveu:Em função das acções subscritas via direitos (e naturalmente não pode ultrassar a quantidade solicitada pelos investidores... mas para garantir que obtêm aquelas a que têm "direito" toda a gente pede uma quantidade enorme pois já se sabe que vai ser uma pequena percentagem das restantes).

É também por isto (por os investidores colocarem quantidades a mais propositadamente) que em praticamente todos os AC's aparece a notícia de que a "procura" superou a "oferta"...



Mas Marco António (a quem desde já agradeço a atenção dada), se as novas acções a distribuir no rateio são em função das acções subscritas, se a proporcionalidade se aplica aí e não na quantidade de novas acções a que os investidores indicam, para quê indicar muitas mais do que aquelas que efectivamente se pretendem?

Vou dar um exemplo:
- um investidor com 100.000 direitos vai subscrever cerca de 173.400 novas acções (a 0,04€ cada). Se ele quiser mais suponhamos 23.600 (para chegar a um nº redondo de 200.000, por exemplo), ele basta referir que pretende só essas 23.600 a mais em rateio (e aí a proporcionalidade depois aplica-se sobre as 173.400 efectivamente subscritas)...ou ele deve indicar um valor exagerado (tipo 1 milhão) para ver se consegue atingir o maior valor possível (e aí a proporcionalidade a distribuir aplica-se sobre a quantidades solicitadas no rateio)?

Já agora, as novas acções atribuídas só vão ter o custo dos 0,04€ cada + comissão do Banco, certo? Aqui não entram custos de aquisição de direitos, pois não?

Mais uma vez obrigado :)


Nota: onde está 23.600...devia estar 26.600...só para matematicamente estar correcto...não que tenha qualquer relevância na questão colocada! :)
 
Mensagens: 358
Registado: 29/11/2007 3:50
Localização: Feijó

por MarcoAntonio » 19/9/2012 17:05

Pepe, não entendo a primeira parte do teu texto.

Em relação à segunda parte (um investidor que solicitou mais acções do que aquelas que podia pagar) francamente não sei: ou não são liquidadas as acções para as quais o investidor não tem dinheiro ou fica devedor desse montante, francamente não faço ideia em exacto como é que se processa nos casos em que isso ocorra. É uma questão de perguntar ao intermediário dado que provavelmente já se depararam com situações dessas (eu como será fácil de imaginar nunca me deparei).
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 19/9/2012 17:06, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
._.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38081
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

BCP - AC

por pepe7 » 19/9/2012 16:59

MarcoAntonio Escreveu:Em função das acções subscritas via direitos (e naturalmente não pode ultrassar a quantidade solicitada pelos investidores... mas para garantir que obtêm aquelas a que têm "direito" toda a gente pede uma quantidade enorme pois já se sabe que vai ser uma pequena percentagem das restantes).

É também por isto (por os investidores colocarem quantidades a mais propositadamente) que em praticamente todos os AC's aparece a notícia de que a "procura" superou a "oferta"...


Boas MarcoAntonio,
Entendi que disse, mas se a notícia de que a "procura" superou a "oferta", se tal não fosse assim, apesar de achar que em principio será como refere acima, e essa pessoa tem mais acções do que imaginava ter e não tiver euros para liquidação das mesmas, o que lhe acontecia :roll:
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

por jcmagalhaes1 » 19/9/2012 16:40

Eu bem disse que ia fechar acima dos €0,060. Amanha sobe mais e por isso na sexta feira vai tocar mais dez ponto acima que o encerramento de ontem.
Depois toca a vir abaixo...
 
Mensagens: 126
Registado: 11/9/2012 11:27
Localização: 14

por MarcoAntonio » 19/9/2012 16:39

Em função das acções subscritas via direitos (e naturalmente não pode ultrassar a quantidade solicitada pelos investidores... mas para garantir que obtêm aquelas a que têm "direito" toda a gente pede uma quantidade enorme pois já se sabe que vai ser uma pequena percentagem das restantes).

É também por isto (por os investidores colocarem quantidades a mais propositadamente) que em praticamente todos os AC's aparece a notícia de que a "procura" superou a "oferta"...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 19/9/2012 16:41, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
._.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38081
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Relativamente ao rateio...

por HOPE » 19/9/2012 16:34

Luke1962 Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:
Luke1962 Escreveu:Boas,

Alguém me pode esclarecer qual o papel do rateio neste processo? Ou seja, se exercer direitos para ficar com 100.000 acções (+/- 58.000 direitos) que garantia tenho de que, pelo dinheiro que gastei ao exercer aqueles direitos, ficarei mesmo com as 100.000 acções?

Muito obrigado.


Ficas sempre com todas as acções cujos direitos exerces. O rateio diz respeito a acções cujos direitos ninguém exerceu (essas acções são então rateadas - distribuidas - pelos interessados e são vendidas sem direitos associados, são vendidas "fora" as dos direitos).


Muito Obrigado pela informação.



...alguém sabe me dizer se houver acções sobrantes, estas são distribuídas pelos accionistas (que indicaram interesse em subscrever mais), em função:
- dos direitos detidos;
- da quantidade de novas acções solicitadas
(em ambos os casos não podendo ultrapassar o limite indicado pelo investidor)?
Ou seja, onde é aplicada a regra da proporcionalidade na distribuição?
Obrigado :)
 
Mensagens: 358
Registado: 29/11/2007 3:50
Localização: Feijó

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Bing [Bot], goncaladas, Google [Bot], Goya777, iniciado1, JoeP, latbal, maturidade, Olhar Leonino, PAULO 1986, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69, Shimazaki_2 e 129 visitantes