Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por serdom » 5/10/2021 18:12

eu não estou muito desalinhado destas perspectivas. a minha maior dúvida é até onde vai cair para "respirar"... uma vez que os máximos locais atingidos nunca se tornaram suportes, será que volta a descer até aos 0.12? face ao momento que atravessa, diria que é um cenário improvável.
por outro lado, era mais uma voltinha no carrocel. :-s
 
Mensagens: 233
Registado: 21/8/2011 19:31
Localização: 20

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por verdeacordaesperança » 5/10/2021 17:00

Mais um dia excelente do BCP e não chegou aos 100M de acções transaccionadas. É recomendável que a acção venha respirar aos 0.15€/0.16€, e aliviar alguns indicadores para de seguida retomar o seu caminho. Para quem pretenda entrar, é estar atento porque em breve vai começar uma nova viagem até aos 0.20€/.205€.
 
Mensagens: 368
Registado: 29/11/2007 3:24
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Goya777 » 5/10/2021 15:44

PIKAS Escreveu:Com o volume e a força que tem demonstrado, pessoalmente ficaria com um sabor amargo se nas próximas sessões não for um pouco para lá dos 0,1738, topo do movimento ocorrido em maio.
Continuo convicto que até ao final do ano vai para a casa dos 0,20 mas também me parece que será muito dificil fazê-lo de uma vez só, sem retroceder para " respirar ".
Como eu desenho o movimento: por agora, irá até à zona dos 0,1750, depois retrocede com quedas já significativas tipo 2% para os 0,15/0,16, entretanto saem os resultados em 27 de outubro, e a partir daí arranca de novo para termos o Natal nos 0,20/0,2150. Eu gostava de estar certo...
Cumprimentos,


Por mim esse plano está bom. Que venha aos 15 respirar que cá esperarei por ela com €€ na conta
 
Mensagens: 2808
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Diacono » 5/10/2021 15:41

PIKAS Escreveu:Com o volume e a força que tem demonstrado, pessoalmente ficaria com um sabor amargo se nas próximas sessões não for um pouco para lá dos 0,1738, topo do movimento ocorrido em maio.
Continuo convicto que até ao final do ano vai para a casa dos 0,20 mas também me parece que será muito dificil fazê-lo de uma vez só, sem retroceder para " respirar ".
Como eu desenho o movimento: por agora, irá até à zona dos 0,1750, depois retrocede com quedas já significativas tipo 2% para os 0,15/0,16, entretanto saem os resultados em 27 de outubro, e a partir daí arranca de novo para termos o Natal nos 0,20/0,2150. Eu gostava de estar certo...
Cumprimentos,


Estou contigo!!!
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PIKAS » 5/10/2021 15:26

Com o volume e a força que tem demonstrado, pessoalmente ficaria com um sabor amargo se nas próximas sessões não for um pouco para lá dos 0,1738, topo do movimento ocorrido em maio.
Continuo convicto que até ao final do ano vai para a casa dos 0,20 mas também me parece que será muito dificil fazê-lo de uma vez só, sem retroceder para " respirar ".
Como eu desenho o movimento: por agora, irá até à zona dos 0,1750, depois retrocede com quedas já significativas tipo 2% para os 0,15/0,16, entretanto saem os resultados em 27 de outubro, e a partir daí arranca de novo para termos o Natal nos 0,20/0,2150. Eu gostava de estar certo...
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1714
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Goya777 » 5/10/2021 14:28

Àlvaro Escreveu:Goya, acreditas mesmo nessa possibilidade? Nã... para mim devemos entrar em zona de despachar. :shock:


Que possibilidade? Eu nao sei mesmo o que esperar. Por isso estou quieto. Gostava era que batesse na trave, recuasse um pouco e me deixasse entrar de novo.
 
Mensagens: 2808
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Diacono » 5/10/2021 14:28

Acredito que o caminho é um novo máximo...
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Àlvaro » 5/10/2021 14:20

Goya, acreditas mesmo nessa possibilidade? Nã... para mim devemos entrar em zona de despachar. :shock:
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Goya777 » 5/10/2021 14:13

Aí está o BCP perto da zona que foi resistencia em Maio. Ver se dá oportunidade aos apressados de reentrar :oops: :mrgreen:
 
Mensagens: 2808
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por São Gabriel » 5/10/2021 8:41

Malta, é só para dizer que "dei de frosques" obrigado a todos pelas dicas! Bons Negócios!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 24
Registado: 4/8/2020 20:00

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por João 87 » 4/10/2021 21:45

Investidores estão fugir das tecnológicas, para investir nas cotadas que foram mais penalizadas com a pandemia e, aí estão incluídos agora os bancos.
O Psi20 fui um dos índices mais penalizados também e talvez tenha chegado a hora de todos começarem investir no nosso mercado que tem estado adormecido (...) vamos ver se estes movimentos se confirmam.
 
Mensagens: 425
Registado: 28/3/2021 13:21

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Diacono » 4/10/2021 20:46

E continua também a força compradora. Hoje mais de 100 milhões de ações transacionadas... A coisa parece que ainda tem força para andar mais um pouco.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por ze couves » 4/10/2021 19:51

A Lansdowne Partners (UK) LLP continua com a posição curta de 0,98%.
 
Mensagens: 282
Registado: 24/5/2021 17:51

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Diacono » 4/10/2021 9:57

BCP polaco avança mais 5%...
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Lusitanus » 2/10/2021 14:36

Lusitanus Escreveu:
João 87 Escreveu:A Sonangol diz que, antes de vender uma fatia de até 30% do capital através de uma Oferta Pública Inicial (IPO na sigla inglesa), a Sonangol, advertiu Sebastião Gaspar Martins, tem de concluir a sua reestruturação e os programas de venda de ativos, bem como adotar, na íntegra, as Normas de Relato Financeiro Internacionais e dissipar as eventuais reservas que os auditores ainda possam ter.

Se a Sonangol para vender a sua participação no BCP precisasse, realmente, de realizar todos essas tarefas preparatórias, então, sabe-se lá quando é que estaria em condições de vender a sua participação. Não acredito que a Sonangol faça tudo isso antes de vender a sua participação no BCP.
Em África falta rigor nos procedimentos ...

A venda através de uma OPV não renderia à Sonangol tanto dinheiro como renderia caso a participação fosse vendida a uma entidade interessada em adquirir uma posição de relevo no capital social do BCP.
O facto de a Sonangol dar a entender que pretende vender a sua participação, de cerca de 20 %, no BCP, através de uma Oferta pública de Venda, mostra que não encontra interessado na compra da sua participação a um preço que considere interessante.

Supondo que a Sonangol conseguia montar uma OPV da sua participação no BCP, coisa em que, pela razão que já enunciei, não acredito, tal OPV seria, suponho, feita na Bolsa de Lisboa.
A OPV se avançasse, permitindo que o "free float" do capital social do BCP pudesse, eventualmente, atingir 68 %, tornaria o PCP facilmente opável, o que contribuiria, certamente, para a valorização da cotação do BCP em Bolsa.

https://ind.millenniumbcp.pt/pt/Institu ... nista.aspx
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1452
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PIKAS » 2/10/2021 14:04

Caros,

A posição da sonangol relativamente à venda da sua participação no BCP é publicamente conhecida há muitos meses.
Esta notícia é do final do ano passado: https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... ade-671374
Pessoalmente, veria com bons olhos a saída da sonangol e acho que isso só valorizaria o BCP.
1º - A sonangol não é politicamente isenta, é apenas um braço económico do poder instalado em Luanda. E em termos de compliance às boas práticas e corrupção o poder político instalado deixa muitissimo a desejar.
É o oposto do velho ditado popular: junta-te aos bons e serás como eles.
2º - Se afirmam que venderão se surgir uma boa oportunidade, caso venham a vender é porque essa oportunidade é boa. Ora, se alguém valoriza a posição de um acionista relevante, está a valorizar também a posição dos outros acionistas, incluindo os pequenos.
Contudo, não acredito na saída da sonangol. O BCP é das poucas portas, curiosamente todas em Portugal, para ter um pé com alguma importância no sistema financeiro europeu, logo mundial. E hoje o BCE não aceitaria capitais angolanos em qualquer banco europeu ( e acho que capitais chineses também não... ).
Cumprimentos e bom fds,
 
Mensagens: 1714
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Lusitanus » 2/10/2021 12:34

João 87 Escreveu:A Sonangol diz que, antes de vender uma fatia de até 30% do capital através de uma Oferta Pública Inicial (IPO na sigla inglesa), a Sonangol, advertiu Sebastião Gaspar Martins, tem de concluir a sua reestruturação e os programas de venda de ativos, bem como adotar, na íntegra, as Normas de Relato Financeiro Internacionais e dissipar as eventuais reservas que os auditores ainda possam ter.

Se a Sonangol para vender a sua participação no BCP precisasse, realmente, de realizar todos essas tarefas preparatórias, então, sabe-se lá quando é que estaria em condições de vender a sua participação. Não acredito que a Sonangol faça tudo isso antes de vender a sua participação no BCP.
Em África falta rigor nos procedimentos ...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1452
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por serdom » 2/10/2021 9:42

rsacramento Escreveu:
serdom Escreveu:No meu gráfico, identifico a vermelho um canal ascendente desde Agosto 2020

nota que consegues traçar um canal (bastante forçado, no meu entender) porque estás a usar uma escala linear, uma vez que se utilizares uma escala logar´ítmica (a qual eu uso invariavelmente) não o conseguirias traçar

alguma dúvida pergunta :wink:

Viva,

Lá consegui ler os links que enviaste.
Sem dúvida, os argumentos são irrefutáveis em favor à escala log.

Em particular, 2 pontos que achei interessante:
1) que algumas análises em escala Linear permanecem válidas.
2) que o uso da escala Linear cria uma falsa ilusão nas saídas, o que acaba por empurrar o preço para cima em movimentos ascendentes (como o que se vive no BCP)

Dito isto, a tua nota sobre o canal que desenhei estar forçado em escala Linear é absolutamente correcta. Regressando ao meu gráfico, verifico que a parte mais sólida da análise está na semelhança dos movimentos (volumes, inflexão com MM30, subidas fortes em pouco tempo para máximos locais) e não tanto no canal propriamente dito.
Assim vou deixar de lado a previsão do alvo final e focar me no comportamento da acção.
Fica ainda a convicção que, a repetir se o padrão de Maio, devemos ter novo máximo relativo acima dos 16,5. Até onde irá, devemos ficar a saber na próxima semana. 8-)

Mais uma vez, obrigado pelos links.
Bom fds
 
Mensagens: 233
Registado: 21/8/2011 19:31
Localização: 20

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Diacono » 1/10/2021 21:18

João 87 Escreveu:A Sonangol diz que, Antes de vender uma fatia de até 30% do capital através de uma Oferta Pública Inicial (IPO na sigla inglesa), a Sonangol, advertiu Sebastião Gaspar Martins, tem de concluir a sua reestruturação e os programas de venda de ativos, bem como adotar, na íntegra, as Normas de Relato Financeiro Internacionais e dissipar as eventuais reservas que os auditores ainda possam ter.

Nessa Venda de ativos, inclui se o BCP?
Certamente que sim (...).


Possivelmente...já há algum tempo que manifestaram a sua intenção de vender a participação. Só se mudaram de ideias entretanto
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por João 87 » 1/10/2021 20:54

A Sonangol diz que, Antes de vender uma fatia de até 30% do capital através de uma Oferta Pública Inicial (IPO na sigla inglesa), a Sonangol, advertiu Sebastião Gaspar Martins, tem de concluir a sua reestruturação e os programas de venda de ativos, bem como adotar, na íntegra, as Normas de Relato Financeiro Internacionais e dissipar as eventuais reservas que os auditores ainda possam ter.

Nessa Venda de ativos, inclui se o BCP?
Certamente que sim (...).
 
Mensagens: 425
Registado: 28/3/2021 13:21

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Penaforte » 1/10/2021 16:59

Serdom, penso que o rg tinha um tópico sobre o assunto (bastante similar com o método que uso), vou procurar e partilho contigo. Se não encontrar exemplifico aqui o método que uso.
Acho importante mencionar que antes de desenvolvermos os nossos métodos e estratégias é fundamental definirmos o nosso perfil enquanto trader/investor, de acordo com a nossa personalidade e claro, capital disponível.
Day trading, position trading, swing trading.. seja o que for, necessitarão de métodos e abordagens diferentes, assim como personalidades diferentes (na minha opinião a componente humana é muito importante).
Penso que o tópico do rg abordava muitas destas questões, vou procurar.

Desculpem o (+-) off-topic, vou-vos deixar voltar à discussão do BCP.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1434
Registado: 20/10/2014 14:55

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por serdom » 1/10/2021 14:47

Penaforte Escreveu:Como disse anteriormente, parcelar as compras e vendas pode ser útil, é importante termos uma estratégia para não ficarmos à mercê do mercado e emocionalmente agitados o que leva a cometer erros. No mercado, nem que seja pela (falsa) sensação de segurança que ter um plano nos dá, é muito útil.
Portanto, ir fazendo mais-valias (que podemos sempre reinvestir se o preço recuar ou consolidar e romper a resistência) pode compensar no final do trade, aceitando à partida que nunca conseguiremos fazer a compra e venda perfeitas.


Penaforte, podes dar um exemplo de como planeiaa o parcelamento das tuas compras/vendas, ou partilhar um tópico onde isso já tenha sido discutido?

Revejo me completamente nessa impulsividade do tudo ou nada, e estou precisamente a tentar utilizar este movimento para aprender técnicas de
controlo emocional.

Entretanto, acho que vou mandar gravar o teu último parágrafo e pendurar lá em casa. :lol:
 
Mensagens: 233
Registado: 21/8/2011 19:31
Localização: 20

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Diacono » 1/10/2021 14:34

Só para apimentar o otimismo...na Polónia o Millennium sobe 6,5% para um novo máximo anual. Este também não mostra respeito nenhum por indicadores. Ahahah!
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PIKAS » 1/10/2021 13:23

Futuros americanos já no verde. Estiveram num vermelho bem carregado e, entretanto, viraram para o verde e já vão com 0,30/0,40, o que deixa antever a abertura de wall street em alta.
É bom, ainda pode vir a ser uma tarde muito jeitosa.
Confesso que ontem assustei-me um pouco com o esbardalhanço dos mercados americanos. Tenho para mim que quando os states corrigirem, vai ser correcção a sério e os mercados europeus não se aguentam, vai tudo para baixo.
Tamb´ém é facto que, pelo menos para aí há uns 4 anos, leio por aqui a opinião de muitos caldeireiros que é agora... já começou a correcção... vai a pique... e, e, e... . O facto é que não tem parado de subir. Mas lá virá o dia em que terão razão. Quando? não me parece que seja hoje.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1714
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Diacono » 1/10/2021 13:14

São Gabriel Escreveu:
Penaforte Escreveu:São Gabriel, normalmente a ganância e frustração dos ganhos é consequência de estados de euforia e surgem perto do auge de movimentos ascendentes. Assim como o oposto acontece com o medo e frustração das perdas em movimentos descendentes que estão a atingir o seu limite. Não estou a dizer que é esse o caso do BCP mas em caso de dúvida, porque não actuar?
Sinceramente pareces-me um pouco "agitado", ainda que o meu julgamento seja evidentemente limitado (estou a avaliar o estado emocional de letras num monitor!). Espero que não leves a mal mas não há nada pior que transformar um bom ganho numa perda.

De qualquer forma, psicologias à parte, já deixaram aí boas análises para o curto e médio prazo e como o serdom diz, 1 ano de rendimentos numas semanas parece bastante razoável, não? É para isso que cá andamos.
Com a esperança média de vida actual tão jeitosa, haverá muitas semanas pela frente para tentar ganhar outros rendimentos anuais ;).

P.S. Não esquecer que ninguém é obrigado a comprar e vender a posição toda de uma só vez.



Oh homem claro que estou agitado!! O rendimento de 1 ano em poucas semanas!? Mas andam a dar dinheiro? Ainda por cima andei eu toda a vida a ouvir dizer "filho tens que trabalhar muito para ser alguém na vida" ou então "ninguém dá nada a ningu´´ém" esse tipo de coisas, o que todos sabemos que são verdades "à lá palice", e agora isto, sem fazer um c***** faço praticamente o dinheiro de um ano, é claro que tenho lá uns quantos milhares "entalados" como é que eu não poderia estar nervoso?!

Já ando nesta coisa da bolsa à bastante tempo, desde o tempo da troika, sei perfeitamente que sou um amador e muito conservador, diria que até aqui o meu broker ganhava mais comigo do que eu com os meus ganhos e agora isto .... isto é dar cabo da minha sanidade mental ...

Venho também à bastante tempo a frequentar este forum "tirar umas ideias", apesar de me vir só a expressar apenas à muito pouco tempo, sou da opinião que todos os inputs são sempre bem vindos sempre que minimamente justificados.


Obrigado


São Gabriel, esta ideia de que é dinheiro fácil pode-te sair cara no futuro, caso não consigas controlar o entusiasmo.
Partilho a minha experiência pessoal...ganhei muitos euros na bolsa e perdi-os todos, numa época de euforia e com a ideia que isto eram favas contadas.
Hoje tento ser mais prudente e acima de tudo, tento estudar muito o mercado. Por isso, no dia em que sentires que os resultados que tens são fruto do teu "trabalho", estarás no bom caminho.
Um abraço e vamos lá ver como isto acaba.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Beira mar, Bing [Bot], Pedromoreiraaaa, Shimazaki_2, Ze nabo e 383 visitantes