Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Novo Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Penaforte » 23/9/2021 10:18

Sim, tecnicamente é irrepreensível. Por isso digo que se algum dia inverter a tendência será um sonho para traders. É aguardar, as zonas estão bem claras. Eu nunca voltarei a investir no PSI mas seria muito bom que voltasse a um estado pelo menos neutro, até porque os novos traders portugueses (que começam pelo PSI) teriam a possibilidade de 'treinar' num ambiente menos feroz :D.

Quanto ao volume, é um pouco o que disse, temos de relembrar os escândalos financeiros/políticos/sociais que tivemos nos últimos anos, foram muitos e com efeitos nefastos principalmente para os pequenos investidores. Acho que quase todos os participantes devem ter uma história triste para contar referente ao PSI. Isso fica na memória e obviamente reflete-se na procura.
Há falta de transparência, confiança, apoio o que gera ausência total de atratividade na bolsa portuguesa. Cheira a mofo! Em contrapartida tens um mundo enorme de instrumentos e brinquedos lá fora, cheios de potencial.
O mercado internacional hoje em dia é cool, moderno, atrai pessoas de todos os estratos sociais, infelizmente por cá (e nos países similares) não se soube/nem tentou capitalizar esta nova vaga de interesse nos mercados que o COVID potenciou. Uma mudança de tendência poderia ser o pontapé de saída mas.. mais uma vez, sem qualquer apoio dos intervenientes.
Pode ser que o governo se interesse por sacar mais-valias ao pessoal num bull market e dê uma ajuda, acho que ningém se importava :).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1434
Registado: 20/10/2014 14:55

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por trend=friend » 23/9/2021 10:02

Penaforte Escreveu:
LoneWolf Escreveu:penaforte, esse grafico mensal... d´a q pensar. a ultima vez q esteve em overbought foi antes da crise de 2008.

Fiz alguns ganhos com o bcp... Mas...
Tao cedo nao invisto em bcp qnd ha tantas acçoes americanas e holandesas com melhores fundamentais (e aspectos tecnicos),

LW


É curioso ver que a amplitude dos movimentos tem diminuído com o tempo, mais curtos e próximos entre si.
Eu nem negocio PSI e não quero ser o chato de serviço com estes posts é só para deixar uma perspetiva e opinião isentas.

Também porque sei que pode acontecer ficarmos demasiado investidos financeiramente e emocionalmente numa cotada em death spiral e é difícil sair dessa 'prisão' mental, um pouco como numa relação amorosa doentia :D. Por isso relembro que existe todo um mundo de instrumentos financeiros para explorar lá fora. Não se esqueçam também do custo de oportunidade..

Gostaria muito que se voltasse a ganhar dinheiro com o PSI e torço por quem está dentro. Deixo uma perspetiva mais de curto prazo onde se materializa a ideia dos movimentos a convergir. Tecnicamente o BCP até é bastante certinho, se algum dia conseguir vencer estas zonas, estará a reverter uma estrutura de décadas. Um reflexo do país?


Bons pontos levantas... mas olha que a grande vantagem do PSI, em particular do BCP, é ser muito certinho. Pena é o volume, mesmo no BCP!, mas talvez seja isso que o faz tão previsível.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Penaforte » 23/9/2021 9:59

LoneWolf Escreveu:penaforte, esse grafico mensal... d´a q pensar. a ultima vez q esteve em overbought foi antes da crise de 2008.

Fiz alguns ganhos com o bcp... Mas...
Tao cedo nao invisto em bcp qnd ha tantas acçoes americanas e holandesas com melhores fundamentais (e aspectos tecnicos),

LW


É curioso ver que a amplitude dos movimentos tem diminuído com o tempo, mais curtos e próximos entre si.
Eu nem negocio PSI e não quero ser o chato de serviço com estes posts é só para deixar uma perspetiva e opinião isentas.

Também porque sei que pode acontecer ficarmos demasiado investidos financeiramente e emocionalmente numa cotada em death spiral e é difícil sair dessa 'prisão' mental, um pouco como numa relação amorosa doentia :D. Por isso relembro que existe todo um mundo de instrumentos financeiros para explorar lá fora. Não se esqueçam também do custo de oportunidade..

Gostaria muito que se voltasse a ganhar dinheiro com o PSI e torço por quem está dentro. Deixo uma perspetiva mais de curto prazo onde se materializa a ideia dos movimentos a convergir. Tecnicamente o BCP até é bastante certinho, se algum dia conseguir vencer estas zonas, estará a reverter uma estrutura de décadas. Um reflexo do país?
Anexos
BCP-Weekly.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1434
Registado: 20/10/2014 14:55

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por LoneWolf » 22/9/2021 22:11

penaforte, esse grafico mensal... d´a q pensar. a ultima vez q esteve em overbought foi antes da crise de 2008.

Fiz alguns ganhos com o bcp... Mas...
Tao cedo nao invisto em bcp qnd ha tantas acçoes americanas e holandesas com melhores fundamentais (e aspectos tecnicos),

LW
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Penaforte » 22/9/2021 21:29

Nos últimos 20 anos o BCP deu 4 oportunidades +- claras de ter sucesso investido longo ainda que contra a tendência dominante - nos lower highs/.
Na minha opinião as ferramentas que temos para atuar no mercado - enquanto pequenos investidores - é conhecimento/experiência adquiridos, técnicas de controlo emocional e acima de tudo, probabilidades.
Quem negociar BCP está a ir contra a probabilidade de ter sucesso, seja qual for o horizonte temporal neste momento. Se é possível 'fazer' dinheiro de forma consistente? Claro, mas improvável.
Se nos últimos 13~ anos (bull market na maior parte dos índices mundiais) há centenas de opções que nos dão maior probabilidade de sucesso? Sem dúvida alguma.
Nós e o mercado já somos tão complexos, para quê complicar?
Anexos
BCP-Monthly.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1434
Registado: 20/10/2014 14:55

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PIKAS » 22/9/2021 21:15

Lusitanus Escreveu:
Arlos Escreveu: Que o digam os muitos portugueses que já perderam dinheiro com ações do BCP ...
Não querendo generalizar, a uma carteira bem gerida o BCP tem dado dinheiro ou pelo menos tem dado mais oportunidade de ganhar dinheiro que a generalidade dos títulos do PSIzinho.
Mas também é verdade que é um título que está constantemente on fire. Quem não cortar rapidamente perdas ( e para isso é preciso ter estomago ) arrisca-se a comprar perdas bem elevadas, e é preciso mão de aço ( e bolas também ) para não carregar o teclado quando os lucros estão a correr.
Quem vai no discurso que " está barato, é de comprar " arrisca-se a ver o seu dinheirinho comprar algo que, mesmo estando barato, algum tempo depois está bem mais barato, valendo talvez metade ou mais de quando estava barato. E isto aconselhado pelo gestor, pelo amigo ou por um guru dos muitos fóruns que há por aí.
A minha experiência é esta: tenho tido alguns trades no BCP com valorizações de 50% e o último andou perto de 100%. Neste momento, 40% da minha carteira é BCP comprada a bom preço e estou profundamente convicto que até ao final do ano vou ver a cotação na zona dos 0,18/0,20. Chegando lá são 50% ou um pouco mais de mais valia.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1712
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: BCP - Novo Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 22/9/2021 21:13

Quanto menor a inclinação, maior a segurança... menor a especulação.

CumPrim/
ValeAquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2885
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: BCP - Novo Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 22/9/2021 21:11

Quanto menor a inclinação, maior a segurança... menor a especulação.

CumPrim/
ValeAquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2885
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Lusitanus » 22/9/2021 18:02

Como a crença anda por aqui muito por baixo vamos lá dar algum ânimo à malta. Calma, a LTA mantém-se e recomenda-se. Tem é pouca inclinação. :lol: Podem dormir descansados! :lol:

BCP.png
BCP.png (65.73 KiB) Visualizado 5566 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1422
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: BCP - Novo Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 22/9/2021 17:41

Quanto a mim, que ando aqui para aprender. quando há um padrão bem definido, como neste caso, e se dá uma quebra violenta de alguma das linhas da tendência em consequência de um evento especial, não deve ser relevante para a A. T. deverá ser dado uma tolerância de 2/3 dias para que os ânimos assentem, não é psicológico.

BCP, encerrou no Máximo do dia, com Volume e valorização de 4,27%; 6,8% desde o mínimo do furo do canal. Para mim, indicio de Compra forte.
Objectivos assinalados no boneco

Altri, situação idêntica, muito embora não tenha violado o canal, com menor valorização e volume, não reforcei hoje, mas penso reforçar amanhã.

Psicológico é sim o/s movimentos face à noticia e ou ao facto relevante. Esta situação serve também, neste caso, para a ALTRI.

CumPrim/
Valeaquilino
Anexos
BCP 22Set..jpg
BCP 22Set..jpg (144.46 KiB) Visualizado 5597 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2885
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Lusitanus » 22/9/2021 15:56

Arlos Escreveu:O BCP é a melhor ação para se ganhar dinheiro. A volatilidade é o melhor neste titulo. Só não tem ganho dinheiro quem não quer ...ou quem não sabe!
Os mãos fracas devem procurar outra ação, tipo Ren ou outra parecida.

Só não tem ganho dinheiro quem não quer ... ou quem não sabe? :shock:
Falando assim é caso para presumir que não seja o seu caso ... Não, não é assim tão fácil ganhar dinheiro, mesmo na Bolsa .. Que o digam os muitos portugueses que já perderam dinheiro com ações do BCP ...

Há mãos muito fortes, tão fortes, que não largam a REN. :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1422
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por XxxTOP GUNxxX » 22/9/2021 15:56

Arlos Escreveu:Os mãos fracas devem procurar outra ação, tipo Ren ou outra parecida.


o que é que mãos fracas têm a ver com a REN? :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 866
Registado: 16/3/2021 21:17

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Arlos » 22/9/2021 15:48

A liquidez também é importante, pode-se entrar com 50 ou 100k e voltar a sair sem grandes danos. O que é impossível noutro título.
 
Mensagens: 206
Registado: 17/9/2020 18:18

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Arlos » 22/9/2021 15:20

O BCP é a melhor ação para se ganhar dinheiro. A volatilidade é o melhor neste titulo. Só não tem ganho dinheiro quem não quer ...ou quem não sabe!
Os mãos fracas devem procurar outra ação, tipo Ren ou outra parecida.
 
Mensagens: 206
Registado: 17/9/2020 18:18

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por serdom » 22/9/2021 15:14

Investbem Escreveu:Todas as quebras ou rompimentos de linhas carecem de confirmação. Não se pode tirar a conclusão de que quebrou um suporte ou rompeu uma resistencia por ter passado a linha numa sessão.
A questão das 3 sessões, considero meramente psicologica, pode não ser necessário as 3 sessões, ou não chegarem, depende da força do movimento, mas apenas numa sessão não se tira conclusões.


Faz realmente pouco sentido que à primeira infracção, toda a tendência vá por água abaixo.
E percebo o argumento que o rompimento é mais dependente da força do que do número de sessões.

Com a volatilidade desta cotada, dava jeito uma regra escrita na pedra, mas isso já sou eu a pedir bolas de cristal. :pray:
 
Mensagens: 231
Registado: 21/8/2011 19:31
Localização: 20

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Investbem » 22/9/2021 14:07

Diacono Escreveu:
serdom Escreveu:
Diacono Escreveu:Era importante que o BCP conseguisse voltar para cima da LTA...Tem lá batido e voltado para baixo. :wall:


Em termos de análise técnica, a ruptura do canal pode ser reversível? Julgava que, uma vez quebrada a linha inferior, perdia valor essa análise.
Por outro lado, a vela de ontem mostra um martelo invertido, que podia bem ser confirmado pela subida de hoje, e o regresso ao caminho da LTA.

Se isto é análise técnica correcta ou visões no oásis, já não tenho a certeza. :-k
Da minha parte, fiquei contente que não quebrou a resistência dos 1220. :clap:


Questão pertinente....pessoalmente entendo que a quebra (ascendente ou descendente) de padrões carece de 3 sessões para confirmação. Assim sendo, caso hoje se feche acima da LTA, vou aguardar as mesmas 3 sessões para a continuar a dar como válida.
Registo o bom volume quando ainda faltam 3 horas de sessão.


Todas as quebras ou rompimentos de linhas carecem de confirmação. Não se pode tirar a conclusão de que quebrou um suporte ou rompeu uma resistencia por ter passado a linha numa sessão.
A questão das 3 sessões, considero meramente psicologica, pode não ser necessário as 3 sessões, ou não chegarem, depende da força do movimento, mas apenas numa sessão não se tira conclusões.
Cordiais cumprimentos
Investbem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1842
Registado: 29/11/2007 3:56
Localização: wwwww

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Investbem » 22/9/2021 14:03

XxxTOP GUNxxX Escreveu:o bcp, com fosun tendo exposição ou não ao Lheman chinês, no imediato, está muito caro! :-k


Será???
Nenhuma ação é/está cara ou barata, vale aquilo que o investidor estiver disposto a pagar por ela. Falamos de um mercado sem racionalidade.
Por isso a grande preocupação não deve ser entender o porquê das subidas ou quedas, porque em 95% das vezes vão ser apenas opiniões, nunca sabendo ao certo o motivo do movimento, mas em acompanhar as tendencia e aproveitar os ganhos ou minimizar as perdas, se for o caso.
Obviamente que uma análise técnica, eu digo "simples", ajuda a encontrar um possivel ponto de entrada, mas se não houver uma atenção à tendencia, esse ponto não serve de muito.
Cordiais cumprimentos
Investbem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1842
Registado: 29/11/2007 3:56
Localização: wwwww

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Diacono » 22/9/2021 13:28

serdom Escreveu:
Diacono Escreveu:Era importante que o BCP conseguisse voltar para cima da LTA...Tem lá batido e voltado para baixo. :wall:


Em termos de análise técnica, a ruptura do canal pode ser reversível? Julgava que, uma vez quebrada a linha inferior, perdia valor essa análise.
Por outro lado, a vela de ontem mostra um martelo invertido, que podia bem ser confirmado pela subida de hoje, e o regresso ao caminho da LTA.

Se isto é análise técnica correcta ou visões no oásis, já não tenho a certeza. :-k
Da minha parte, fiquei contente que não quebrou a resistência dos 1220. :clap:


Questão pertinente....pessoalmente entendo que a quebra (ascendente ou descendente) de padrões carece de 3 sessões para confirmação. Assim sendo, caso hoje se feche acima da LTA, vou aguardar as mesmas 3 sessões para a continuar a dar como válida.
Registo o bom volume quando ainda faltam 3 horas de sessão.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por serdom » 22/9/2021 13:24

Diacono Escreveu:Era importante que o BCP conseguisse voltar para cima da LTA...Tem lá batido e voltado para baixo. :wall:


Em termos de análise técnica, a ruptura do canal pode ser reversível? Julgava que, uma vez quebrada a linha inferior, perdia valor essa análise.
Por outro lado, a vela de ontem mostra um martelo invertido, que podia bem ser confirmado pela subida de hoje, e o regresso ao caminho da LTA.

Se isto é análise técnica correcta ou visões no oásis, já não tenho a certeza. :-k
Da minha parte, fiquei contente que não quebrou a resistência dos 1220. :clap:
Anexos
IMG_20210922_142940.jpg
Editado pela última vez por serdom em 22/9/2021 13:30, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 231
Registado: 21/8/2011 19:31
Localização: 20

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Diacono » 22/9/2021 11:32

Era importante que o BCP conseguisse voltar para cima da LTA...Tem lá batido e voltado para baixo. :wall:
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por ze couves » 22/9/2021 8:52

mesmo depois do presidente da CGD dizer que as moratórias não vão causar problemas, a cotação é o que é. Não tenho explicação. Na Polónia já começa a subida novamente. Sabadell a mesma coisa.
 
Mensagens: 281
Registado: 24/5/2021 17:51

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por XxxTOP GUNxxX » 21/9/2021 17:43

É o normal dos títulos que representam lixo.
É o típico pump & dump para entalar patos! :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 866
Registado: 16/3/2021 21:17

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Esquinas3 » 21/9/2021 15:30

O BCP acorda muito bem disposto e depois vai demonstrando o seu mau feitio... ainda vai a tempo de fechar no vermelho, tal como nos tem habituado :evil:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 311
Registado: 18/8/2011 1:57

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Diacono » 21/9/2021 10:52

A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por fjcbolsa » 20/9/2021 18:15

A seta vermelha, mostra a possibilidade de uma bandeira.
Se os mercados internacionais continuarem a cair ? penso nessa possibilidade.
 
Mensagens: 1027
Registado: 24/11/2010 10:03
Localização: 20

AnteriorPróximo

Quem está ligado: