Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Novo Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por RuiGerente » 26/7/2021 8:55

icemetal Escreveu:Creio que seja amanhã, o horário não sei, talvez depois do fecho do mercado...


Pela noticia do Negocios é hoje

BCP apresenta números do primeiro semestre
O BCP, outro dos pesos pesados da bolsa portuguesa, divulga os números do primeiro semestre. O BCP deverá registar um prejuízo de 60 milhões de euros no segundo trimestre deste ano, após 40 milhões de euros em lucros no mesmo período do ano passado, de acordo com a previsão feita pelo CaixaBank BPI. Fatores como as provisões cambiais na Polónia justificam esta queda.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 412
Registado: 13/1/2020 7:43

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por icemetal » 26/7/2021 8:47

Creio que seja amanhã, o horário não sei, talvez depois do fecho do mercado...
 
Mensagens: 60
Registado: 25/10/2019 10:15

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Diacono » 26/7/2021 8:37

BCP apresenta resultados hoje, certo?
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MNPTLIS » 23/7/2021 20:28

Em vez de dividendos faz de conta deviam corrigir o roubo que fizeram, será que neste Pais não existe um gajo com os tomates no sitio e que tenha o desejo de devolver o dinheiro as pessoas, só são os maiores quando estão no estrangeiro.
Desde o BES que tem sido um roubo atras do outro pra sacar temos o povo pra devolver assobiam todos pro lado.
 
Mensagens: 491
Registado: 7/11/2014 12:30

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PXYC » 23/7/2021 20:04

Diacono Escreveu:Acho que ninguém espera/acredita que o BCP vat dar dividendos. Até me parece que é mais aplaudivel não dar do que dar. Mas isso sou eu...


O CEO já tinha dito em Fevereiro de que só vai avaliar o pagamento de dividendos em Setembro.

O último dividendo pago foi 0,002€ em 2018, referente a 186M€ de resultado líquido de 2017, e em 2020 registou 183M€ resultados líquidos, pelo que a manter-se a proporção o valor é irrisório.
Editado pela última vez por PXYC em 27/7/2021 13:35, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 554
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Diacono » 23/7/2021 18:00

A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Diacono » 23/7/2021 13:30

Acho que ninguém espera/acredita que o BCP vat dar dividendos. Até me parece que é mais aplaudivel não dar do que dar. Mas isso sou eu...
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por icemetal » 23/7/2021 10:08

Algum dos caríssimos participantes saberá informar a que horas será comunicada a decisão do ECB relativamente à questão dos dividendos?
 
Mensagens: 60
Registado: 25/10/2019 10:15

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por João 87 » 23/7/2021 8:09

No mercado de ações poderão existir oscilações fortes, mediante a decisão do Banco Central Europeu (BCE) no que toca ao pagamento de dividendos por parte da banca. Em caso de aval para o levantamento das atuais restrições, poderá esperar-se uma reação em alta dos bancos do "velho continente", onde se inclui o português BCP. Fora da bolsa, a Caixa espera pela decisão do BCE para avançar (ou não) com a distribuição extraordinária ao Estado de um dividendo adicional, tal como o Negócios noticiou.
 
Mensagens: 423
Registado: 28/3/2021 13:21

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por João 87 » 22/7/2021 23:00

Abanca prevê fechar compra do NB Espanha até ao final do ano
O grupo galego não afasta a possibilidade de vir a fazer compras em Portugal, um mercado que diz continuar a ser “atrativo”.
 
Mensagens: 423
Registado: 28/3/2021 13:21

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Diacono » 22/7/2021 15:54

Fechou o GAP da descida nos 0,1239... será que retoma as quedas?
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por lobus3101 » 21/7/2021 23:27

Qual Análise ou Fundamental...

O que mexe são as Noticias ( BOCAS)... :)
 
Mensagens: 389
Registado: 11/7/2015 18:32

Re: BCP - Novo Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 21/7/2021 23:05

Diacono Escreveu:
Aqui_Vale Escreveu:
Diacono Escreveu:Um respiro das quedas ou uma inversão?


CumPrim/
ValeAquilino


Com perspectiva de "largar" aonde?



CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
BCP 21 Julho.jpg
BCP 21 Julho.jpg (144.04 KiB) Visualizado 7788 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2885
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 21/7/2021 21:01

boa tarde, será que o BCP está a considerar a reestruturacao (despedimentos etc) de 100 milhoes no banco para as contas deste trimestre?
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por João 87 » 21/7/2021 19:40

Goya777
OS Resultados das empresas não se consolidam, a consolidação contabilística do valor de um empresa acontece única e simplesmente na sua cotação de mercado, quero com isto dizer que as realidades do BCP Polónia e BCP Portugal são super distintas, apesar de um possuir uma participação qualificada do outro, exemplificando, se o BCP Portugal tiver resultados negativos, não quer dizer que a Fosum ( seu maior Acionista) ou a Sonangol, tenham igualmente resultados negativos... Simplesmente deixam é de receber dividendos dos lucros... Não será?
 
Mensagens: 423
Registado: 28/3/2021 13:21

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 21/7/2021 19:35

Esquinas Escreveu:Acho que o interesse de qualquer acionista é ver uma empresa a ganhar valor e não o contrário...
Bem sei que se pode ganhar dinheiro tanto nas quedas como nas subidas, mas prefiro ver uma empresa a valorizar a sua capitalização bolsista do qye o contrário.


Não necessariamente, essa visão está clara e obviamente incompleta.

Os investidores não têm apenas interesse que as acções desçam por a descida criar uma oportunidade de ganho numa eventual posição curta, mas também porque não têm interesse em comprar coisas que valem menos do que aquilo que pagaram por elas.

Em particular, se um investidor achar que a acção está cotada a um valor superior ao que ele acha que deve valer, assumindo que o investidor não está dentro, o investidor não tem qualquer interesse que ela suba, antes pelo contrário, prefere que ela desça (e especialmente que desça abaixo do valor) para criar uma oportunidade (mais segura) de investimento.


Já o investidor que está dentro tem potencialmente uma visão diferente e eventualmente o valor da cotada até deixa de interessar, uma vez que está comprometido com o investimento, inclusivamente o investidor pode estar emocionalmente comprometido.



Mesmo que o investidor nunca entre com a questão do valor da acção (avaliação) em consideração, passam-se raciocínios semelhantes ao que descrevi: as descidas criam oportunidades de entrada longa.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38081
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Esquinas3 » 21/7/2021 19:26

PC05 Escreveu:
Esquinas Escreveu:O declive desta montanha dispensa quaisquer comentários...
Cenário mesmo muito triste.


O declive da subida foi superior! Mas como foi a subir.....


Acho que o interesse de qualquer acionista é ver uma empresa a ganhar valor e não o contrário...
Bem sei que se pode ganhar dinheiro tanto nas quedas como nas subidas, mas prefiro ver uma empresa a valorizar a sua capitalização bolsista do qye o contrário.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 311
Registado: 18/8/2011 1:57

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PC05 » 21/7/2021 17:06

Esquinas Escreveu:O declive desta montanha dispensa quaisquer comentários...
Cenário mesmo muito triste.


O declive da subida foi superior! Mas como foi a subir.....
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3247
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: BCP - Novo Tópico Geral "uma opinião"

por Diacono » 21/7/2021 16:45

Aqui_Vale Escreveu:
Diacono Escreveu:Um respiro das quedas ou uma inversão?


CumPrim/
ValeAquilino


Com perspectiva de "largar" aonde?
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Esquinas3 » 21/7/2021 16:43

O declive desta montanha dispensa quaisquer comentários...
Cenário mesmo muito triste.
Anexos
bcp.jpg
bcp.jpg (77.09 KiB) Visualizado 5277 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 311
Registado: 18/8/2011 1:57

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Goya777 » 21/7/2021 15:05

João 87 Escreveu:GOA777
Obrigado pelo teu ponto de vista, relativamente aos resultados do BCP Polónia e BCP Portugal.
Ambos têm contabilidades separadas os resultados negativos de um não devem intervir nos resultados do outro e vise versa, ou melhor BCP Portugal tem uma participação de 50% do BCP Polónia, como poderia ser eu, a título de exemplo, que Possuísse, essa participação.
Eu penso pois que a atividade ruim de um não implica o mesmo rumo do outro, até porque neste caso são universos bastante distantes e distintos... QUERO COM ISTO DIZER QUE O BCP Portugal pode ter resultados muito positivos e o BCP Polónia, resultados muito negativos, como realmente se constata, não concorda?


Mas os resultados de um e outro países têm de se consolidar. O BCP cotado no PSI20 consolida resultados da Polónia. Nao sao mundos à parte, muito pelo contrário.

Acho que tens uns conceitos contabilisticos bastante equivocados...
 
Mensagens: 2755
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: BCP - Novo Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 21/7/2021 14:54

Diacono Escreveu:Um respiro das quedas ou uma inversão?


CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
BCP 21Julho.jpg
BCP 21Julho.jpg (123.05 KiB) Visualizado 5368 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2885
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Diacono » 21/7/2021 14:33

Um respiro das quedas ou uma inversão?
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PIKAS » 20/7/2021 22:57

João 87 Escreveu:GOA777
Obrigado pelo teu ponto de vista, relativamente aos resultados do BCP Polónia e BCP Portugal.
Ambos têm contabilidades separadas os resultados negativos de um não devem intervir nos resultados do outro e vise versa, ou melhor BCP Portugal tem uma participação de 50% do BCP Polónia, como poderia ser eu, a título de exemplo, que Possuísse, essa participação.
Eu penso pois que a atividade ruim de um não implica o mesmo rumo do outro, até porque neste caso são universos bastante distantes e distintos... QUERO COM ISTO DIZER QUE O BCP Portugal pode ter resultados muito positivos e o BCP Polónia, resultados muito negativos, como realmente se constata, não concorda?

Não percebo nada de contas, mas pelo muito que tenho lido por aí os resultados da Polónia vem em 50% às contas consolidadas do BCP.
Diz-se por aí que o banco teve um bom desempenho, bem positivo, mas os resultados deste trimestre vão ser vermelhos com a consequência de levarem o semestre também para o vermelho.
E para isso dão 3 razões:

- provisões na Polónia ( 101M€, logo 50,5M€ atribuíveis aos BCP )
- levar na quase totalidade às contas no trimestre o programa de rescisões ( diz-se que mais de 100M€ para mil empregados )
- contribuição para os fundos de resolução ( em 2020 foram 64,1M€ )

Se assim for, nem me parece mau porque são responsabilidades não recorrentes. E contabilizar de uma penada só mais de 200M€ tornando os resultados semestrais negativos em cerca de 40M€ e neste contexto é mau? Não é de deitar foguetes, mas...
A Polónia passa a ter provisionamento praticamente para o cenário mais negro possível, logo pior não pode ficar só pode melhorar, e os custos futuros com pessoal vão baixar, logo trimestres futuros com possibilidade de melhores resultados.
Relativamente aos proveitos operacionais diz-se que, quer na Polónia, quer cá, são bons. Se nada os estragar, perspetivam próximos trimestres com resultados muito bons.
Diz-se que o M, Maya vai falar sobre moratórias e a coisa ( diz-se... ) até está a correr bem, há inúmeros contactos com muitíssimos clientes e o cenário até está aceitável, muito melhor que aquilo que se chegou a pensar para além da boa ajuda do estado já conhecida.
É o que se diz, se é assim ou não não sei. Veremos...
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1712
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por João 87 » 20/7/2021 18:50

GOA777
Obrigado pelo teu ponto de vista, relativamente aos resultados do BCP Polónia e BCP Portugal.
Ambos têm contabilidades separadas os resultados negativos de um não devem intervir nos resultados do outro e vise versa, ou melhor BCP Portugal tem uma participação de 50% do BCP Polónia, como poderia ser eu, a título de exemplo, que Possuísse, essa participação.
Eu penso pois que a atividade ruim de um não implica o mesmo rumo do outro, até porque neste caso são universos bastante distantes e distintos... QUERO COM ISTO DIZER QUE O BCP Portugal pode ter resultados muito positivos e o BCP Polónia, resultados muito negativos, como realmente se constata, não concorda?
 
Mensagens: 423
Registado: 28/3/2021 13:21

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Arlos, Barão de Soestrova, bento.jp13, Bing [Bot], Garfield, Google [Bot], J.f.vieira, latbal, Luís S. Santos, m-m, malakas, MPAM, PAULOJOAO, PIKAS, trend=friend, VALHALLA, Xacal e 172 visitantes