Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por GALBA » 4/6/2012 19:06

 
Mensagens: 130
Registado: 13/10/2011 13:51

por MDC2011 » 2/6/2012 16:46

Na minha opinião esses parêmetros funcionam, quando houver indicações de que o mercado inverte para bull, para apoiar o processo de escolha dos fundos que possuem a melhor equipa de gestão e portanto com valências para melhor capitalizar essa tendência.

Essa teoria é, como tantos outras, refutável, senão vejamos que a própria Morningstar classifica fundos de três estrelas como Gold e outros de cinco estrelas como neutral...indecifrável...

É mais ou menos como concluir que, pelo fato de uma equipa ter ganho os últimos dois campeonatos, irá, com maior probabilidade, vencer os próximos (desde que mantenha jogadores e treinador) :-)
 
Mensagens: 34
Registado: 18/9/2011 12:48
Localização: 16

por LTCM » 2/6/2012 15:50

OSPF Escreveu:... é possível, através de alguns parâmetros (sharpe, R12M, R36M, standard deviation) encontrar fundos e gestores cuja performance, acrescida do custo de gestão, ultrapassam de modo sistemático os vários indices de referência.


É assim mas relativamente ao passado.

Quanto a indicações para o futuro: A menos que se tenha indicadores proprietários, que demoram algum tempo a desenvolver, não é com os citados que se ganha alguma vantagem.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por VirtuaGod » 1/6/2012 23:56

ferradura Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
Frizeman Escreveu: Esta tudo em linha para começarmos um bull jeitoso, só falta a situação Grega estar resolvida, e cada dia que passa mais próximo do fim estamos!! AINDA nada do outro mundo aconteceu!!


Fiquei sem saber se fui eu ou frizeman que disse isso, mas como não está longe do que penso não duvido que tenha sido eu. De qualquer das formas adoro ir a saldos :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Por muito que estas quedas doam é assim mesmo... já disse demasiadas vezes "Se eu soubesse" em 2002 e 2008 etc...

Já estive mais longe de comprar acções europeias até mas isso são para outras conversas.

Quem está "ai ai ai que isto vai cair" um bom Pimco T.R ou AXA vem a calhar. Há fundos para todos os gostos.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por ferradura » 1/6/2012 22:13

Lamento, mas a missa ainda não começou.
Ao fim destes anos, pensar que se vai resolver o que seja é fantasia da pura.

Grecia:

-SE os democratas ganharem (duvido), a população grega não irá aguentar mais austeridade, e poderá haver ou um golpe de estado, ou uma semi guerra civil.

-Se for a esquerda radical, então mandam o acordo às favas, o que penso que é boa ideia.
Pode ser que tenham ideias novas e as coisas mudem.


VirtuaGod Escreveu:
Frizeman Escreveu: Esta tudo em linha para começarmos um bull jeitoso, só falta a situação Grega estar resolvida, e cada dia que passa mais próximo do fim estamos!! AINDA nada do outro mundo aconteceu!!
 
Mensagens: 786
Registado: 5/4/2010 21:14
Localização: 1

por VirtuaGod » 1/6/2012 17:24

Pickbull Escreveu:


E os Templeton a acompanhar. :S

Nunca pensei que estivessem tão correlacionados com o mercado de acções.

Até hoje não estava mto preocupado com o facto do mercado estar a descer porque estava a descer "lentamente" embora no conjunto mensal faça mossa.

No entanto as quedas de hoje já deram para me assustar mais a sério fazendo lembrar-me agosto de 2011. :S


Tb me estão a fazer mossa (os templeton). É que nem PIMCO ou AXA tenho para compensar... :cry:

Mas quando isto subir :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Pickbull » 1/6/2012 17:20



E os Templeton a acompanhar. :S

Nunca pensei que estivessem tão correlacionados com o mercado de acções.

Até hoje não estava mto preocupado com o facto do mercado estar a descer porque estava a descer "lentamente" embora no conjunto mensal faça mossa.

No entanto as quedas de hoje já deram para me assustar mais a sério fazendo lembrar-me agosto de 2011. :S
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por VirtuaGod » 1/6/2012 17:08

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Obrigações de empresas europeias

por Nunooo » 31/5/2012 12:01

agany Escreveu:-GDF Suez 16/03/2111 Fixe 5,950%
-Henkel 25/11/2104 Variable 5,375%
-Energie Baden Wurtemberg 2/04/2072 7,375%
-Rexam 29/06/2067 Variable 6,750%
-Lottomatica 31/03/2066 Variable 8,250%
-Electricité de France 12/11/2040 Fixe 4,500%
-Abertis 14/05/2038 Fixe 5,990%
-RWE 14/02/2033 Fixe 5,750%
-France Telecom 28/01/2033 Fixe 8,125%


Já viste as datas de vencimento??? Isso sao quase perpétuas
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 500
Registado: 1/4/2009 0:25
Localização: 14

Obrigações de empresas europeias

por agany » 31/5/2012 11:46

-GDF Suez 16/03/2111 Fixe 5,950%
-Henkel 25/11/2104 Variable 5,375%
-Energie Baden Wurtemberg 2/04/2072 7,375%
-Rexam 29/06/2067 Variable 6,750%
-Lottomatica 31/03/2066 Variable 8,250%
-Electricité de France 12/11/2040 Fixe 4,500%
-Abertis 14/05/2038 Fixe 5,990%
-RWE 14/02/2033 Fixe 5,750%
-France Telecom 28/01/2033 Fixe 8,125%
 
Mensagens: 760
Registado: 29/11/2007 1:44

por MDC2011 » 29/5/2012 15:04

E o fato de supostamente existir uma gestão profissional dos fundos ao contrário da larga maioria dos ETFs?

Apesar de ser verdade que a larga maioria dos fundos não apresentam uma performance superior ao do respetivo indice de referência (leia-se correspondente ETF) é possível, através de alguns parâmetros (sharpe, R12M, R36M, standard deviation) encontrar fundos e gestores cuja performance, acrescida do custo de gestão, ultrapassam de modo sistemático os vários indices de referência.

Veja-se o caso, por e.g., do Allianz RCM Europe Eq Growth CT EUR (que não recomendo para aquisições neste momento).
 
Mensagens: 34
Registado: 18/9/2011 12:48
Localização: 16

por VirtuaGod » 29/5/2012 9:26

cibernauta Escreveu:Boa noite,

Há alguma vantagem em aplicar $ em fundos em vez de etf's e vice-versa?

Para mim num etf temos sempre a cotação ao momento, enquanto que a cotação do fundo só a sabes no final do dia ou até 3 dias depois.

Obrigado.


ETF's são mais baratos no longo prazo, pois as comissões de gestão são menores. Os fundos não pagam comissão de subscricação//venda (nos ETF's tem de pagar a transacção). Será esta a principal diferença.

Alguns ETF's tão bons como alguns fundos (PIMCOS) só existem em USD. Depende da pessoa se os fundos ou os ETF são melhores para ela!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por cibernauta » 28/5/2012 23:55

Boa noite,

Há alguma vantagem em aplicar $ em fundos em vez de etf's e vice-versa?

Para mim num etf temos sempre a cotação ao momento, enquanto que a cotação do fundo só a sabes no final do dia ou até 3 dias depois.

Obrigado.
 
Mensagens: 31
Registado: 28/1/2006 17:07
Localização: 16

por fp75 » 28/5/2012 15:28

Há uns 3 meses subscrevi o fundo Pimco Total Return Bond (em USD). Com a desvalorização do Euro obtive já um retorno interessante, para além da valorização do próprio fundo. A minha questão é se valeria a pena fazer um resgate para beneficiar desse retorno (reinvestindo novamente no fundo) ou se o deveria manter, pois é previsível que o Euro continue a desvalorizar face ao dólar. O que acham?
Cump.
 
Mensagens: 8
Registado: 21/3/2012 11:22
Localização: 20

por mminter » 28/5/2012 9:53

mminter Escreveu:Aproveito para relatar a minha experiencia com algumas "dicas" que apanhei aqui no forum. Entrei neste fundo Pimco Diversified Income em 23Abr e até 8Mai valorizou 1,21%

Estou c/ estes 2 fundos da PIMCO:
O fundo PIMCO Diversified Income de 23Abr até 24Mai, a valorização foi 0,0%
O PIMCO GIS plc Global Real Return, de 30Mar até 24Mai a valorização foi 2,66%
 
Mensagens: 53
Registado: 29/11/2007 10:43
Localização: 111003

por VirtuaGod » 27/5/2012 23:17

Quando estiver menos preguiçoso lol Acho que até vou é aumentar este tópico e incluir as duas vertentes!! E ir aumentando o risco aos poucos. Pessoalmente até sou uma pessoa de risco (já faltou mais para comprar IBEX).

A verdade é que para além do trabalho tb estou com outros projectos o que adicionando à preguiça dá asneira...

Mas eu gosto tanto disto que prometo em breve fazer qualquer coisa. Quiça no 1º aniversário do tópico ele leve um update valente :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por MDC2011 » 27/5/2012 15:30

VG, na sequência da sua resposta (que desde já agradeço e da qual partilho o raciocínio) reforço um desafio que já lhe terá sido apresentado há algum tempo...para quando um tópico com uma proposta de top para uma carteira baseada em fundos de ações?
O caldeirão já possui dois tópicos fortes nas vertentes de fundos de obrigações e ETFs pelo que seria interessante conhecer a sua opinião no que se refere aos fundos de ações em particular nesta fase onde se destacam quebras significativas nos emergentes e na europa+UK e onde, na minha opinião, haverá algum interesse em reforçar para quem perseguir abordagens de longo prazo (5 a 10 anos).
 
Mensagens: 34
Registado: 18/9/2011 12:48
Localização: 16

por VirtuaGod » 27/5/2012 15:19

É simples.... Quanto mais arriscados os fundos são mais correlação têm com o mercado acionista. Assim se acreditar que estamos num ponto bom para comprar mercados acionistas sem dúvida nenhuma que os fundos de mercados emergentes (obrigações) vão subir de forma bastante acentuada. O F&C mesmo com este sobe e desce do mercado tem-se portado muito bem.

Se acha que os mercados acionistas vão continuar a descer uma posição mais protectora é recomendada, como PIMCO T.R. ou AXA.

Caso esteja indeciso ou não se quer preocupar PIMCO D.I. é óptimo em termos de risco médio.

Agora claro que cabe a cada um saber onde se quer posicionar, eu como sou um eterno bull do mercado acionista e tenho disponibilidade de manter o meu $ investido por longos perídos de tempo (e até reforçar se estiver a perder ) prefiro sempre um pouco mais de risco.

Quando uma pessoa escolhe um fundo deve pensar:

1) Tempo que pode fazer o investimento
2) Risco que pretende tomar

A partir daí é simples saber qual o fundo ideal.

Com base nisto penso que é fácil saber qual o fundo/fundos que deve escolher. A resposta está em cada um. :wink:

P.S. - Sim, acredito nos fundos de mercados emergentes, quer obrigacionistas quer acionistas porque é aí que o futuro está... o futuro pode é demorar muito tempo a chegar e nem toda a gente poderá estar disposta a esperar 2/3 anos sem ganhar $ para esperar por uma "explosão" que poderá nunca vir. Caminhamos para um mundo de liquidez quase grátis, vísivel na política do FED e nalgumas atitudes do BCE. Enquanto a inflação estiver controlada o mercado obrigacionista estará em bull mode na minha opinião. A inflacção foi o que tornou a última década diferente dos anos 70' onde os mercados acionistas tb andaram de lado mas como houve inflacão os mercados obrigacionistas tiveram um bear market assombroso.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por MDC2011 » 27/5/2012 13:31

VG, na sua opinião as perspetivas dos fundos que apostam nos mercados obrigacionistas de emergentes são positivas?
Tenho lido e constatado que existe uma tendência de sub-ponderação para este tipo de ativos.
 
Mensagens: 34
Registado: 18/9/2011 12:48
Localização: 16

por VirtuaGod » 27/5/2012 13:18

Está sim. Mas isto porque os Templetons estão com uma performance deplorável. Penso que eventualmente podem ser o que recuperem com mais força mas...

Neste momento PIMCO estão excelentes (se quer + risco sempre pode ir para o D.I ou o H.Y.). Dentro do tipo de fundo dos Templetons o Pictet-Em Lcl Ccy Dbt-R EUR e o F&C Emerging Markets Bond estão com melhores performances (e corrigiram este último mês tal como os Templeton.

EU pessoalmente optaria por outro fundo que não os Templeton agora (mas mantenho os que já tenho em carteira). Pode-se sempre fazer a carteira substituindo Templeton por F&C Emerging Market por exemplo!

De facto os Templetons não estão a ter o comportamento que eu esperaria que eles tivessem (esperava que se comportassem de forma semelhante ao F&C). Quem puder optar por algo com comportamento (por enquanto) superior deve faze-lo na minha opinião.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por MDC2011 » 27/5/2012 11:31

VG, pode pf. confirmar se a R12M da sub-carteira principal está próxima de 1% e, caso afirmativo, se é o momento indicado para reforços?
 
Mensagens: 34
Registado: 18/9/2011 12:48
Localização: 16

por VirtuaGod » 19/5/2012 23:07

Morpheus11 Escreveu:1) *Falência do intermediario*


A PIMCO entrega a gestão a outro banco e as tuas unidades de participação passam para lá. Podes no limite ficar com elas congeladas 1/2 meses enquanto a confusão instalada mas mesmo isso duvido

Morpheus11 Escreveu:O que devo fazer para recuperar o acesso a essas unidades de participação?


Em principio os clientes seriam contactados!

Morpheus11 Escreveu:2) Retorno de Portugal ao Escudo
Significa isto que o montante investido no fundo está protegido contra um
eventual regresso de Portugal ao Escudo? Enquanto o montante estiver investido no fundo manter-se-á em Euros?


Sim. Nada interessa se portugal voltar ao escudo do ponto de vista do fundo. Por outro lado o fundo em escudos teria uma valorização semelhante à desvalorização do escudo face ao euro

Morpheus11 Escreveu:3) *Retorno da Irlanda à Libra Irlandesa*

E no caso da Irlanda retornar à Libra Irlandesa?
Neste caso, o fundo anterior, passa a ficar cotado em Libras Irlandesas e
sujeito à desvalorização dessa moeda face ao Euro?


Em principio o fundo ficaria na mesma em EUROS, apenas é sediado na Irlanda, da mesma forma que existem fundos em dólares sediados noutros países que não os USA. MAS, e como gosto de estar preparado para eventualidades, de novo, no limite se o fundo passasse a ser cotado em libras Irlandesas teria uma subida equivalente à desvalorização destas face ao EURO uma vez que tem os activos noutras moedas.

O Fundo tem activos. Esses activos estão em dólares/ienes/euros (em países core como a França) etc. Os periféricos saírem do euro não iria ter nenhuma implicação na cotação do fundo (claro que teria implicações económicas etc, mas aqui estamos só a falar de implicações na denominação).

Sim, ter estes fundos é equivalente a ter o dinheiro no exterior. É provavelmente a forma mais fácil de tirar o $ do país e proteger de uma possível saída de Portugal do euro, embora eu duvide que isso alguma vez aconteça, afinal somos "O bom aluno"...

P.S. Devem falar com o vosso banco para os pormenores legais. lembro que não sou jurista nem fiscalista nem coisa parecida, e no fundo mesmo com a minha boa vontade não me responsabilizo se algo acontecer que eu disse que não aconteceria. O dinheiro é vosso, tenham cuidado com ele. Um fórum de internet por mais que seja informativo e as pessoas tenham boa vontade não é "a verdade"
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por BriosaRed » 19/5/2012 22:54

Boa noite,

Peço a vossa explicação, se possível devidamente sustentada, relativamente ao comportamento dos fundos de investimento no caso de ocorrerem algum destes cenários:

1) *Falência do intermediario*. O banco através do qual foram adquiridas as unidades de participação do fundo abre falência. Quais deverão ser as preocupações a ter para manter a custódia e acompanhar a evolução desses investimentos? É possível, por exemplo, alterar o intermediario desse fundo?

Exemplo prático (Cenário teorico)

- Adquiri 200 UP do fundo PIMCO Global Investors Series plc Total Return Bond E Acc EUR (Hdg) através do Banco A
- O Banco A abre falência.


O que devo fazer para recuperar o acesso a essas unidades de participação?

2) Retorno de Portugal ao Escudo
Para o mesmo fundo do exemplo anterior, verifico que a gestora (PIMCO) tem
domicilio na Irlanda e a sociedade "foi constituída com responsabilidade
limitada ao abrigo da legislação irlandesa em 10 de Dezembro de 1997 com o número de
registo 276928".

Significa isto que o montante investido no fundo está protegido contra um
eventual regresso de Portugal ao Escudo? Enquanto o montante estiver investido no fundo manter-se-á em Euros?

3) *Retorno da Irlanda à Libra Irlandesa*

E no caso da Irlanda retornar à Libra Irlandesa?
Neste caso, o fundo anterior, passa a ficar cotado em Libras Irlandesas e
sujeito à desvalorização dessa moeda face ao Euro?

Obrigado
 
Mensagens: 1
Registado: 24/3/2008 20:17
Localização: 16

por VirtuaGod » 19/5/2012 13:18

Frizeman Escreveu:Será que a desvalorização do euro, faz perder valor a este fundo?


Se alguma coisa ajuda a que não caiam tanto devido a terem dívidas nas moedas locais [dos países emergentes].
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 19/5/2012 13:16

Frizeman Escreveu:Eu tenho templeton global bond fund euro hedged h1, e numa semana afundou bem, e também me lembro de agosto e setembro do ano passado.

Mas por muito que tente não consigo, perceber em que medida esta crise na Grécia afeta este fundo. Afinal não detém divida dos aflitos.

Será que a desvalorização do euro, faz perder valor a este fundo?


Em época de fuga ao risco basicamente tudo o que tem risco cai. De facto os templeton têm-me deixado um pouco triste mas basicamente são fundos com alta correlação com os mercados accionistas (ao contrário dos PIMCO mais defensivos ou AXA/shroders). É esperar que esta situação se resolva, não há mesmo mais nada a fazer.

Acrescentei o Pictet-Em Lcl Ccy Dbt-R EUR mesmo com alternativa ao Templeton pois está +/- na mesma categoria (divida emergente) mas com melhores comportamentos. o F&C tb levou um porrada descomunal. A última vez que estes fundos caíram foi mesmo em Agosto/Setembro do ano passado e depois continuaram a sua vida a subir. Estou convencido que é o que vai acontecer aqui tb.

P.S. - A última vez que fiquei tão em baixo/apreensivo/deprimido com o comportamento dos mercados eles atingiram um fundo, vamos lá ver desta. Esta tudo em linha para começarmos um bull jeitoso, só falta a situação Grega estar resolvida, e cada dia que passa mais próximo do fim estamos!! É assim que o mercado funciona, desgasta as pessoas, até elas desistirem. Temos que ser persistentes e a verdade é que estas quedas são excelentes pontos de entrada normalmente. Para quem está dentro tem de aguentar barco. AINDA nada do outro mundo aconteceu!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

AnteriorPróximo

Quem está ligado: