Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por J_Investidor » 5/9/2021 22:12

Obrigado Virtuagod.

Cumprimentos
 
Mensagens: 445
Registado: 15/12/2018 19:39

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por NirSup » 5/9/2021 18:25

Como vês o NASDAQ: será altura de desinvestir?

A resposta a essa pergunta, que alguém me fez em privado, vale milhões. Mas como não tenho porta aberta (constou-me que há aqui alguns com porta aberta e isso pode explicar muitas coisas) e o meu único desiderato é ganhar o desafio que fiz a mim mesmo de superar os índices americanos, vendo a resposta por ... tostões.

1. Se as taxas de juros das Bonds americanas se mantiverem entre 1% a 2% no curto prazo, não acredito em grandes oscilações no índice do Nasdaq.
2. Se as Bonds tiverem um crescimento acentuado (+ de 2% no curto prazo), a correção do índice (até 20%) é inevitável. E depois, lentamente, tudo voltará ao normal. E a vida dos investidores seguirá o seu rumo. Não tem sido sempre assim?

Não há, atualmente, alternativa ao investimento em Bolsa (ações). Os fundos de investimento e os grandes investidores em ativos de rendimento fixo estão à beira de um ataque de nervos. Desesperados coma falta de rentabilidade dos fundos que gerem.
Anexos
Bonds Americanas.PNG
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por VirtuaGod » 5/9/2021 17:29

O passado em nada te vai ajudar a perceber a possível rentabilidade futura do fundo. Melhor usares a yield to maturity média das obrigações do fundo, assim como a maturidade das mesmas.
Anexos
NBobrigacoes.PNG
NBobrigacoes2.PNG
NBobrigacoes2.PNG (6.21 KiB) Visualizado 9498 vezes
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por J_Investidor » 4/9/2021 19:32

Boas pessoal.

Alguem arranja o grafico do fundo NB Obrigações Europa desde a sua criação?

Este assunto das obrigações vem numa altura que ando a ponderar uma nova alocação do peso de cada fundo que tenho na minha carteira.
Talvez o fundo sitado não faça grande sentido no meu perfil de risco e idade...

desde já agradecido.

Cumprimentos
 
Mensagens: 445
Registado: 15/12/2018 19:39

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por NirSup » 4/9/2021 15:28

Quem Te Avisa Teu Amigo É

Bill Gross: Obrigações são um "investimento de lixo".
O "Rei das Obrigações" arrasa o investimento em "treasuries" e avisa que os fundos que investem em obrigações vão registar prejuízos nos próximos meses.

Mas ainda haverá alguém que tenha dúvidas disso?
E só agora vêm estes gajos com esta conversa? BAILHAMASANTA!
By Nirvana
Editado pela última vez por NirSup em 4/9/2021 19:37, num total de 1 vez.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por VirtuaGod » 11/6/2021 0:04

há algum site para pesquisar ETFs de materias primas e bonds na europa?


O just ETF deve ser dos melhores sites para pesquisar ETFs Europeus : https://www.justetf.com/en/find-etf.html

Já agora que opiniao teem sobre usar esta diversificacao como proteccao a possiveis aumentos da inflacao?


Bonds é onde não deves estar em caso de inflação por causa de risco de taxa de juro: https://www.investopedia.com/articles/optioninvestor/08/manage-interest-rate-risk.asp

A menos que seja uma inflation-protected bond. (tens filtros para chegar até essas)

Investir em commodity ETFs tb tem problemas por causa de contango (se não sabem o que é provavelmente não deveriam investir em ETFs de commodities)

https://www.google.com/search?q=contango+and+commodities+etf&oq=contango+and+commodities+etf&aqs=chrome..69i57j33i22i29i30.6066j0j4&sourceid=chrome&ie=UTF-8

O que leva a perdas grandes a longo prazo: https://www.morningstar.pt/pt/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0001F4XA&tab=1&InvestmentType=FE
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por JoaoMatosSilva » 10/6/2021 21:38

Boa noite,

há algum site para pesquisar ETFs de materias primas e bonds na europa?

Já agora que opiniao teem sobre usar esta diversificacao como proteccao a possiveis aumentos da inflacao?

Obrigado
 
Mensagens: 3
Registado: 15/12/2013 20:18

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por ricardmag » 9/6/2021 23:46

já tinha pensado nisso da idade e realmente para os anos que tenho pela frente posso estar mais exposto ao risco.
Só pensei nas bounds mais numa logica de diversificação mas realmente 50 % será demais.
Não é minha intenção comprar e vender apenas comprar.
talvez um ou dois setoriais entrem para lista. eletrónica e renováveis estão debaixo de olho.

Para risco já tenho que chegue em ações e cripto moedas :)

Sempre acompanhei o tópico e sem duvida que é dos melhores, vai dando novidades.

mais uma vez obrigado
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por VirtuaGod » 9/6/2021 22:55

agora percebi, o termo acumulação é que criou um bocado de confusão.


Ya. Começo a aperceber-me que é isso! É que a distribuição o pessoal sabe como se processa mas a acumulação é que parece mais estranho.

estou a pensar 50% accoes e 50 % bonds. será o peso ideal ou deveria apostar mais em accçoes visto que ainda sou novo

Eu acho que deves ter o máximo nível de risco que consegues ter. Esquece isso da idade (ou melhor não esqueças mas apercebe-te que apenas é um guia). O warren buffet tem só ações e não é novo. Acho que tem mais a ver com o tipo de risco que aceitas do que com a idade. No limite terá com a aproximação do objectivo, neste caso a reforma.

tenho estes em vista
Xtrackers II Glbal Governmnt Bnd UCITS ETF 1C HEUR LU0378818131
Vanguard FTSE All-World UCITS ETF USD Acc IE00BK5BQT80

será uma boa escolha ?


Eu diria que quer os ETFs, quer a alocação é o base. Estás a escolher ETFs e uma alocação em que não te atravessas com nada de invulgar ou arriscado. Penso que com o tempo e conhecimento poderás vir a alterar isso. Estou a pensar este verão fazer uma série de conteúdos exactamente a discutir como investir. Vai continuando atento ao tópico que queria ver se isto animava outra vez ;-)
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por ricardmag » 9/6/2021 22:19

Para mim o acc será o azul e o lilás o dist.

agora percebi, o termo acumulação é que criou um bocado de confusão.
´e como explicas-te com o exemplo das ações, uma que não distribui dividendo simplesmente não acontece nada nas que distribuem é que ajusta para baixo.

Obrigado pela paciência :)

Ja agora queria fazer uma especie de ppr para colocar entre 500 a 1000 euros por ano.
queria aproveitar os etf gratis da degiro
https://www.degiro.pt/data/pdf/pt/lista-etfs-sem-comissao.pdf

estou a pensar 50% accoes e 50 % bonds. será o peso ideal ou deveria apostar mais em accçoes visto que ainda sou novo :)
tenho estes em vista
Xtrackers II Glbal Governmnt Bnd UCITS ETF 1C HEUR LU0378818131
Vanguard FTSE All-World UCITS ETF USD Acc IE00BK5BQT80

será uma boa escolha ?
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por VirtuaGod » 9/6/2021 21:31

ricardmag Escreveu:agora fiquei confuso, não estás a falar de etf com distribuiçao ?

a minha duvida é com os etfs com acumulação.


São duas face da mesma moeda. O ACC não tem nada a ajustar e/ou acumular. Pensa nesse como o "original". O de distribuição é que altera aquando da distribuição.

O ex-dividend day tem impacto directo apenas no de distribuição. Não acontece "nada" no de acumulação.

Aqui um exemplo com seta a pontar para o ex-dividend day Vês como eles andam lado a lado e depois do ex-dividend day um deles está mais baixo (preço/valor da UP)? Tenta adivinhar qual é acc e qual é o de distribuição.

Ajuda se pensares no acc como o "original". O outro é que distribui, não que o acc acumula.

Imagem
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por ricardmag » 9/6/2021 20:43

agora fiquei confuso, não estás a falar de etf com distribuiçao ?

a minha duvida é com os etfs com acumulação.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por VirtuaGod » 9/6/2021 18:41

ahaha é complicado mudarmos o pensamento.

É o oposto.

Alterando a tua frase:

Se o etf vale 110 e o dividendo são 10 no dia do ex-dividendo o etf passa a valer 100.

P.S. em termos simples podes pensar no ex-dividend day e no dia do dividendo ser o mesmo dia mas na prática não o são. às vezes a diferença chega a ser um mês. Mas 3 a 5 dias é bastante comum. o Ex-dividend day podes ver como o dia "teórico" do dividendo. Quem tem UPs nesse dia vai receber o cash e nesse dia a UP cai o valor correspondente. O dinheiro pode chegar à conta só passado esses 3 a 5 dias, o que é bastante comum.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por ricardmag » 9/6/2021 18:19

Boa explicação, e faz todo o sentido ser assim.

Então se o etf vale 100 e o dividendo são 10 no dia do dividendo o etf passa a valer 110.

Obrigado
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por VirtuaGod » 9/6/2021 14:52

Como compramos unidades de participação como é feita a acumulação de dividendos ?

Engraçado. Acho que arranjei tema para um post futuro. É uma dúvida comum. Normalmente pensa-se que os acc acumulam quando na realidade são os inc que distribuem, se me faço perceber.

Pensa nisto em acções, não em fundos ou ETFs. E nos dividendos como os ganhos da empresa. Se a empresa não distribui ganhos vai "acumula-los" no balanço e a acção sobe tendo isso em consideração. Não há um "movimento" no número de UPs, mas sim no valor da UP. Se compraste 100 acções, continuas com 100 acções. MAS se a empresa distribuir dividendos há um ex-dividend day e a acção cai o valor dos dividends certo?

Resumindo, o segredo está em pensar "ao contrário". O ACC é a versão "normal" e a INC é uma versão derivada, que quando faz distribuições cai o valor correspondente no dia de ex-dividend. Em nenhum dos casos há alteração de números de UPs. Isso só em stock-splits, como nas acções.

Espero ter-me feito entender. Qualquer coisa apita!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por ricardmag » 9/6/2021 12:49

Boas,

estou aqui com uma duvida sobre etf com acumulação. Se alguém poder esclarecer agradecia.

Como compramos unidades de participação como é feita a acumulação de dividendos ?
Podemos ficar por exemplo com 1,2 unidades de participação ?

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por VirtuaGod » 4/6/2021 15:09

Este tópico é definitivamente um bom local em termos de SEO. Sei que às vezes ainda o encontro na primeira página do google e tendo em consideração a publicidade que vai sendo deixada aqui confirma-se :lol:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por Pata-Hari » 2/5/2021 13:51

Elles, o site tem espaço para publicidade paga. Se quiseres, pedes o contacto e enviamos-te. Naturalmente, vou apagar a tua mensagem que vai contra todas as regras básicas deste fórum que é isso mesmo, um fórum e não um espaço de publicidade aberto e não-moderado.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por LTCM » 9/8/2020 8:30

eagleman Escreveu:Olá LTCM,

E se eu não pagar comissões de subscrição nem de resgate nos ETF's e pagar 0% de impostos sobre as mais-valias dos mesmos, será o ETF uma escolha mais interessante?

Se sim, qual dos ETF's escolherias?

Seria poss´ível que eu encontrasse algum problema de liquidez do ETF na hora de vender?

Cumps.



Nessas condições eu diria este: iShares S&P 500 EUR Hedged UCITS ETF (Acc) - ISIN: IE00B3ZW0K18-

Mas a informação que lhe permite tomar a decisão mais adequada está disponível na net. ´´Não se fique pelas observações obtidas num qualquer forum de bolsa, é o seu dinheiro faço as diligências necessárias para o manter.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por eagleman » 8/8/2020 16:14

Olá LTCM,

E se eu não pagar comissões de subscrição nem de resgate nos ETF's e pagar 0% de impostos sobre as mais-valias dos mesmos, será o ETF uma escolha mais interessante?

Se sim, qual dos ETF's escolherias?

Seria poss´ível que eu encontrasse algum problema de liquidez do ETF na hora de vender?

Cumps.
 
Mensagens: 19
Registado: 4/7/2012 13:33

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por LTCM » 8/8/2020 15:13

eagleman Escreveu:ETF

- Fidelity S&P 500 Index Fund P-ACC-EUR (hedged) - ISIN: IE00BYX5N110

Cumps.


Este não é um ETF.

Porém, para o pretendido, é provavelmente o melhor instrumento.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por eagleman » 7/8/2020 18:58

Olá a todos,

Estou a pensar investir num index fund ou ETF que replique o S&P 500 e que seja EUR Hedge Acc.

O objectivo é ir reforçando todos os meses e usá-lo com uma espécie de "PPR".

No final acabei por encontrar estes 3:

Index fund - infelizmente não encontrei um da Vanguard com os critérios que procurava

- Fidelity S&P 500 Index Fund P-ACC-EUR (hedged) - ISIN: IE00BYX5N110

ETF

- Invesco S&P 500 UCITS ETF EUR Hdg Acc - ISIN: IE00BRKWGL70
- iShares S&P 500 EUR Hedged UCITS ETF (Acc) - ISIN: IE00B3ZW0K18

Qual das 3 opções me recomendam?

Cumps.
Editado pela última vez por eagleman em 8/8/2020 15:51, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 19
Registado: 4/7/2012 13:33

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por VirtuaGod » 17/7/2020 10:08

Este gráfico está espetacular:

Imagem

(e não me refiro ao trabalho que me deu, 2 eixos, um invertido)

Artigo completo: https://www.futureproof.pt/blog/love-over-gold (artigo do Vítor)
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por VirtuaGod » 22/6/2020 1:58

:arrow: Será que sabemos o que é risco?

Imagem

Risco pode significar algo diferente para diferentes pessoas. A nossa noção de risco e a importância que damos a determinados tipos de risco influência o nosso tipo de investimento e tanto pode ser uma vantagem como uma limitação.

Há muitos tipos de risco. O risco de não conseguirmos vender os nossos activos (risco de liquidez), o risco de uma empresa, cuja obrigação detemos, ir à falência (risco de crédito), o risco do gestor do fundo de investimento que compramos fazer maus investimentos, entre outros. Seja a perda momentânea ou total do capital investido.

Se fossemos enumerar e explicar os tipos de risco existentes teríamos na nossa mão uma série de artigos, não apenas este.

A melhor definição que já vi de risco foi “a probabilidade de não atingirmos os nossos objetivos no período estipulado”. É a definição mais abrangente que conheço, ao mesmo tempo que nos transmite corretamente o que poderá ser considerado como risco. Qualquer evento, seja ele de crédito, aumento de volatilidade devido a uma crise ou recessão económica, ou mesmo um aumento de volatilidade sem razão aparente, caso contribua para uma menor probabilidade de atingirmos os nosso objetivos e plano de investimento, deverá ser considerado risco.

Acho este conceito tão bom que até nos faz pensar no que é, de facto, risco e que muitas vezes poderá ir contra aquilo que sentimos emocionalmente. Imaginemos uma pessoa jovem e que tenha começado a investir recentemente com vista a poupança de muito longo prazo. Face a uma queda como a que experienciamos este ano deverá considerar isso risco ou uma oportunidade? Independentemente de podermos “sentir” isso como risco deverá, muito provavelmente, ser visto como uma boa oportunidade de investimento. A verdade é que a definição de risco transcrita acima assim o diz, até porque a queda do mercado acionista, e consequente aumento de expectativas de retorno futuro, aumenta as probabilidades de atingirmos os nosso objetivos. Não garante que os atinjamos mas deverá aumentar a probabilidade de o fazer já que os ativos apresentam rácios mais atrativos.

Volatility is not the same thing as risk, and investors who think it is will cost themselves money. Warren Buffett.

Queria demonstrar neste exemplo que o risco é algo complexo e ambíguo, centrado no investidor e no seu horizonte temporal de investimento. Que até uma queda do mercado acionista poderá ser vista não como um aumento de risco mas sim como diminuição de risco.

Este artigo tem como objetivo fazer-nos pensar melhor sobre o que é o risco, o que realmente significa para cada um de nós em vez de nos deixarmos levar pelas emoções e abandonar ou alterar os nossos planos num evento como esta pandemia.

No fundo o mercado tem recompensado o risco e em alturas em que o risco é (ou nos parece) mais elevado tem sido também, historicamente, as melhores alturas para investir.

Warren Buffet diz que volatilidade não é o mesmo que risco. Eu diria que volatilidade não é necessariamente o mesmo que risco.

P.S. - Já temos newsletter. Podem subscrever no footer (em baixo). Será semanal com as actualizações do blog, material exclusivo de social media e outras actualizações do site. Uma forma de em 30 segundos verem todas as novidades da última semana.


:arrow: Será que sabemos o que é risco?
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por BearManBull » 10/6/2020 9:23

O meu texto foi em grande parte relativo ao swing trade que é onde temos maior actividade. No final a minha nota é que quanto menos activos estamos mais nos aproximamos do pensamento random walk que não se pode estimar o movimento futuro dos mercados com base no passado e que as nossas reacções/ajustes são desprezáveis e como tal estaremos de certa forma no domínio da sorte ou sem levar a esse exagero seria no contexto da formulação que o mercado tem um característica de soma positiva no longo prazo.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Bing [Bot], chico_laranja, Garfield, JotaFreitas1, jvrs, latbal, m-m, malakas, PAULOJOAO e 107 visitantes