Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por frizeman » 19/5/2012 13:05

Eu tenho templeton global bond fund euro hedged h1, e numa semana afundou bem, e também me lembro de agosto e setembro do ano passado.

Mas por muito que tente não consigo, perceber em que medida esta crise na Grécia afeta este fundo. Afinal não detém divida dos aflitos.

Será que a desvalorização do euro, faz perder valor a este fundo?
 
Mensagens: 72
Registado: 5/8/2011 17:38
Localização: 16

por VirtuaGod » 18/5/2012 1:16

O ideal será quanto mais o mercado cair mais risco assumir :wink: Com estas quedas recentes alguns fundos de mercados emergentes/templetons/PIMCO H.Y. tornaram.se interessantes!! Cada vez menos coisas com pouco risco me interessam (onde incluo AXA inflation e o shroder, se bem que acabam por funcionar como hedge e controlar perdas em dias como os actuais)!!

Mas cada vez mais os dias que correm me parecem Agosto do ano passado!! :roll:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por damasco » 17/5/2012 21:57

Virtua, antes demais, obrigado pelas dicas.

Não seria interessante também discutir as categorias que poderão ser + interessantes no futuro? Ninguém pensa nas categorias? Alguém que queira partilhar para onde anda a olhar mais? Inflação, high yield, obrigações de mercados emergentes...aceito análises ! :)
 
Mensagens: 5
Registado: 20/4/2012 13:11

por VirtuaGod » 10/5/2012 17:21

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por mminter » 10/5/2012 9:45

mminter Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:De momento estou muito virado para o Pimco Diversified Income

VirtuaGod: obrigado pela dica. Sou capaz de fazer uma entrada nesse para experimentar


Aproveito para relatar a minha experiencia com algumas "dicas" que apanhei aqui no forum. Entrei neste fundo Pimco Diversified Income em 23Abr e até 8Mai valorizou 1,21%
 
Mensagens: 53
Registado: 29/11/2007 10:43
Localização: 111003

por Redvil » 10/5/2012 2:55

VirtuaGod Escreveu:Comissão de Resgate

>= 0 dias <= 90 dias 1,500 %
>= 91 dias <= 180 dias 0,500 %
>= 181 dias <= 360 dias 0,250 %
>= 361 dias 0,000 %

Estas são as comissões de resgate do fundo (tiradas do site oficial na ESAF) . Acho perfeitamente aceitáveis!!

Estou a pensar ir alargando este tópico para fundos de acções defensivos. O objectivo é ter sempre fundos que permitam uma boa rentabilidade (cerca de 6%) com protecção de capital (drawdowns inferiores a 10%). Claro que ainda não falei de criação de carteira, reforços, realocações estratégicas em bear markets etc... por enquanto vou falando apenas dos fundos :) Mas sem dúvida nenhuma que fundos de acções irão desempenhar uma parte importante.


No pdf do BEST apenas mencionavam o 1,5%. Muito melhor assim...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 97
Registado: 15/10/2010 0:16
Localização: 14

por VirtuaGod » 10/5/2012 2:44

Comissão de Resgate

>= 0 dias <= 90 dias 1,500 %
>= 91 dias <= 180 dias 0,500 %
>= 181 dias <= 360 dias 0,250 %
>= 361 dias 0,000 %

Estas são as comissões de resgate do fundo (tiradas do site oficial na ESAF) . Acho perfeitamente aceitáveis!! (deve ser o que menos me preocupa no fundo LOL)

Estou a pensar ir alargando este tópico para fundos de acções defensivos. O objectivo é ter sempre fundos que permitam uma boa rentabilidade (cerca de 6%) com protecção de capital (drawdowns inferiores a 10%). Claro que ainda não falei de criação de carteira, reforços, realocações estratégicas em bear markets etc... por enquanto vou falando apenas dos fundos :) Mas sem dúvida nenhuma que fundos de acções irão desempenhar uma parte importante.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Redvil » 10/5/2012 2:34

VirtuaGod Escreveu:
Redvil Escreveu:Desculpem o offtopic, mas não consegui encontrar um tópico sobre fundos de acções. Se houver um com 10% da qualidade deste tópico, já seria excelente...


Soon, Soon...

Dá lá uma olhadela a este fundo de acções praticamente em máximos mesmo depois desta queda recente do SPX e que nem sentiu a queda violenta dos mercados acionistas no verão do ano passado...

http://www.morningstar.pt/pt/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04EZQ

P.S. - Tenho ideias megalómanas para este tópico mas sou tãaaaaaao preguiçoso :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


Muito, Muito interessante.
Já agora, apesar de concordar com a tua análise ao E.S. Rendimento Plus FEI Acc, não te choca uma comissão de resgate de 1,5%. O comportamento é excelente, mas a CR causa-me calafrios...
No dia em que fizeres um tópico de fundos de investimento, tão bom como este, faço campanha para seres nomeado presidente do caldeirão (os dignissimos moderadores que me desculpem )...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 97
Registado: 15/10/2010 0:16
Localização: 14

por VirtuaGod » 10/5/2012 1:53

Redvil Escreveu:Desculpem o offtopic, mas não consegui encontrar um tópico sobre fundos de acções. Se houver um com 10% da qualidade deste tópico, já seria excelente...


Soon, Soon...

Dá lá uma olhadela a este fundo de acções praticamente em máximos mesmo depois desta queda recente do SPX e que nem sentiu a queda violenta dos mercados acionistas no verão do ano passado...

http://www.morningstar.pt/pt/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04EZQ

P.S. - Tenho ideias megalómanas para este tópico mas sou tãaaaaaao preguiçoso :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Redvil » 10/5/2012 1:34

Desculpem o offtopic, mas não consegui encontrar um tópico sobre fundos de acções. Se houver um com 10% da qualidade deste tópico, já seria excelente...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 97
Registado: 15/10/2010 0:16
Localização: 14

por VirtuaGod » 6/5/2012 17:27

Luis19 Escreveu:Virtua, tens opinião formada sobre o fundo ES Liquidez (quando comparado com os DP's) ?


Ora bem...o E.S. Liquidez.

Sobre o Liquidez em si não tenho muita opinião. Podes ver a carteira aqui: http://www.esaf.pt/Default.aspx?tabid=100&codfun=14165991336&from=listafundos

O Liquidez sofre dos mesmos males que me levou a retirar o Logística da primeira página:

1 Excesso de exposição a Portugal
2 É um FEI
3 Fundo de investimento demasiado "certinho"

Passo a explicar o meu problema com os pontos anteriores:

1. Se isto der o estoiro não há por onde fugir e terá um impacto no fundo gigantesco

2. FEI (fundo especial de investimento) quer dizer que segundo a CMVM é um "Produto Financeiro Complexo". Porque é que o regulador colocou um fundo de investimento como um Produto Financeiro Complexo não percebo mas assumo que as razões não serão as melhores. A CMVM tem como objectivo a protecção do investidor e se eles dizem "Cuidado", a menos que eu saiba MUITO bem o que estou a fazer não invisto.

3. Fundo certinho... digamos que é mais daquelas "bom demais para ser verdade". Como é que um fundo com carteira de investimento paga sempre o mesmo?? Enquanto a carteira der mais que os 4 ou 4.5% liquido que eles pagam está tudo bem mas e depois?? Parece o BPP, pagava tudo bem e uns 6% fixo até aos investimentos passarem a correr mal...

Dito isto se acho que o fundo vai estoirar?? Duvido muito, muito mesmo, mas o seguro morreu de velho. Se a opção de tomada de risco nacional for consciente recomendo uma olhadela ao E.S. Rendimento PLUS que ao menos está com uma rentabilidade que se coaduna melhor ao risco. Basta dizer que está com 13.5% liquido a 12 meses e este ano (desde Janeiro) já vai com 11%. A rentabilidade deste ano está quase em 25% anualizado (líquido), é este o risco que se toma com um fundo destes. Ao menos pegue num que paga realmente pelo risco :twisted:

Sou uma pessoa muito conservadora e também os fundos em que invisto têm rentabilidades semelhantes/superiores ao liquidez com um risco muito menor.

Uma olhadela a fundos como o PIMCO Diversified Income ou o Emerging Market Bonds vê rapidamente fundos com rentabilidades superiores e muito mais diversificados que o Líquidez. A verdade é que as pessoas assumem que há uma relação directa entre volatilidade/desvio padrão e o risco, e em abono da verdade muitas vezes é assim, é assim que se ensina no mundo académico/teórico, mas na realidade não é bem assim. Os riscos que estes fundos tomam não estão patentes no desvio padrão, porque com um desvio padrão quase inexistente teria de haver um risco quase inexistente, o que não acontece.

P.S. O E.S. Obrigações Europa que está na primeira página comprou recentemente Obrigações do Tesouro e com um timming muito perto de perfeito, subiu aí uns 4% num ápice devido a isso. Aqui está um fundo com exposição controlada a Portugal que se tem portado muito bem recentemente para quem acredita no nosso país. Não é FEI, tem tido um comportamento excelente e parece-me bem gerido. É o único fundo Português na primeira página e por aí vê-se bem a minha opinião.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Luis19 » 6/5/2012 0:04

Virtua, tens opinião formada sobre o fundo ES Liquidez (quando comparado com os DP's) ?
O autor não assume quaisquer responsabilidades sobre as decisões tomadas por outros relativamente aos factos por ele mencionados.
 
Mensagens: 407
Registado: 4/12/2007 16:30
Localização: 14

por GALBA » 24/4/2012 16:58

VirtuaGod :

Excelente trabalho de pesquisa , e parabéns por este tópico.
 
Mensagens: 130
Registado: 13/10/2011 13:51

por VirtuaGod » 23/4/2012 15:48

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 21/4/2012 2:14

http://www.morningstar.pt/pt/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000OS0

http://www.morningstar.pt/pt/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR06IH1

Ambos risco 3. O templeton tem melhor índice de sharpe, o que o torna superior, mas por acaso pelo gráfico e estabilidade o pictet até parece mais bonito. Acho que é mesmo caso de preferência com o tipo de investimento.

Acções é normalmente mais arriscado...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por canteiro » 20/4/2012 19:20

VirtuaGod Escreveu:
canteiro Escreveu:Pretendo aumentar essa exposição mas reduzindo o risco


Não devo ter percebido a questão porque é impossível aumentar a exposição a um mercado diminuindo o risco. Queres um fundo que diminua o risco da carteira como um todo é isso?


Desculpa, não me expliquei bem.
Quero aumentar a exposição ao mercado asiático mas recorrendo a fundos com menos risco do que aqueles que já tenho nesse mercado. Neste momento estou com risco 6, e quero algo dentro do risco 3.
"Na mesma lagoa em que um cavalo mata a sede o outro morre afogado."

Ditado campestre

Imagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 319
Registado: 22/1/2011 17:59
Localização: 14

por VirtuaGod » 20/4/2012 16:30

canteiro Escreveu:Pretendo aumentar essa exposição mas reduzindo o risco


Não devo ter percebido a questão porque é impossível aumentar a exposição a um mercado diminuindo o risco. Queres um fundo que diminua o risco da carteira como um todo é isso?
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por canteiro » 20/4/2012 11:44

VirtuaGod e restantes foristas

Tenho uma pequena exposição à Ásia, mais concretamente na Tailândia, mas são fundos de acções e de risco máximo.

Pretendo aumentar essa exposição mas reduzindo o risco, quais são as recomendações que me podem dar?
"Na mesma lagoa em que um cavalo mata a sede o outro morre afogado."

Ditado campestre

Imagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 319
Registado: 22/1/2011 17:59
Localização: 14

por VirtuaGod » 20/4/2012 0:39

canteiro Escreveu:ou seja épocas atribuladas, não me parece mal.


Épocas atribuladas para os mercados bolsistas. A PIMCO está bastante exposta a obrigações americanas, e é por aí que deve ser comparada. São fundos que valorizarão com quedas bolsistas, como se tem vindo a verificar este mês!! Tendo isso em consideração só o real return teve um comportamento que considero realmente bom.

O bill gross, o gestor do total return e com as ideias influentes lá na PIMCO falhou a maior subida das obrigações americanas da última década (o ano passado), esses fundos deviam ter pelo menos +4 a 8% em cima :evil: (tirando o real return)
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por canteiro » 19/4/2012 22:16

mminter Escreveu:
canteiro Escreveu:Da Pimco tenho:
      PIMCO Global Investors Series plc Total Return Bond E Acc EUR (Hdg)
      PIMCO Diversified Income E EUR Hedged Acc
      PIMCO Global Investors Series plc Global Bond E Acc EUR (Hdg)
      PIMCO Global Investors Series plc Global Real Return E Acc EUR (Hdg)

E estão a correr bem ?


Não correm mal. Valorizações anualizadas de 4,5 a 7% considerando o meu período de aquisição. Tendo em conta que foram adquiridas desde meados de 2010, ou seja épocas atribuladas, não me parece mal.
"Na mesma lagoa em que um cavalo mata a sede o outro morre afogado."

Ditado campestre

Imagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 319
Registado: 22/1/2011 17:59
Localização: 14

por VirtuaGod » 19/4/2012 20:10

@Chico_laranja Os fundos são bons SE a pessoa souber o que está a fazer, ou seja, a contar com o risco câmbial etc. Porque senão ainda aparecem pessoas a perguntar como é possível os outros estarem bem e aquele não, só por isso.

De facto não sou pessoa suficientemente qualificada para analisar moedas. Economicamente uma moeda de um país com superavit comercial tem tendência a valorizar-se. Por isso NOK, AUD têm tendência de médio longo prazo de valorização (assim como o JPY)

Em relação ao CAD não tenho a certeza como está a balança comercial do canadá. Mas o NOK está ao nível do AUD e CAD.

De uma forma geral, e com intuito de diversificação, e sabendo o que se espera desta fundos, eu não desgosto. Simplesmente a maioria das pessoas (onde me incluo) não tem formação suficiente para analisar moedas!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 19/4/2012 20:01

mminter Escreveu:
canteiro Escreveu:Da Pimco tenho:
      PIMCO Global Investors Series plc Total Return Bond E Acc EUR (Hdg)
      PIMCO Diversified Income E EUR Hedged Acc
      PIMCO Global Investors Series plc Global Bond E Acc EUR (Hdg)
      PIMCO Global Investors Series plc Global Real Return E Acc EUR (Hdg)

E estão a correr bem ?


Estão todos praticamente em máximos por isso não deve estar a correr muito mal :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por mminter » 19/4/2012 18:40

canteiro Escreveu:Da Pimco tenho:
      PIMCO Global Investors Series plc Total Return Bond E Acc EUR (Hdg)
      PIMCO Diversified Income E EUR Hedged Acc
      PIMCO Global Investors Series plc Global Bond E Acc EUR (Hdg)
      PIMCO Global Investors Series plc Global Real Return E Acc EUR (Hdg)

E estão a correr bem ?
 
Mensagens: 53
Registado: 29/11/2007 10:43
Localização: 111003

por canteiro » 19/4/2012 17:09

mminter Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:De momento estou muito virado para o Pimco Diversified Income


VirtuaGod: obrigado pela dica. Sou capaz de fazer uma entrada nesse para experimentar


Da Pimco tenho:

      PIMCO Global Investors Series plc Total Return Bond E Acc EUR (Hdg)
      PIMCO Diversified Income E EUR Hedged Acc
      PIMCO Global Investors Series plc Global Bond E Acc EUR (Hdg)
      PIMCO Global Investors Series plc Global Real Return E Acc EUR (Hdg)
"Na mesma lagoa em que um cavalo mata a sede o outro morre afogado."

Ditado campestre

Imagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 319
Registado: 22/1/2011 17:59
Localização: 14

por chico_laranja » 19/4/2012 17:02

Vejo pessoal a ir para os fundos nórdicos para fugir ao euro mas não vi ainda nenhuma análise a estes fundos de obrigações em moedas estrangeiras "diferentes":

UBS (Lux) Bond Fund - AUD P-acc - LU0035338325 Rácio Sharpe 3 anos 2.47 e desvio padrão 7.77. 4 estrelas Morning Star Risco above Average
http://www.morningstar.pt/pt/pt/snapsho ... F0GBR04AKI

UBS (Lux) Bond Fund - CAD P-acc - LU0033048686 - Rácio 1.18 desvio 9.42. 3 estrelas. Risco médio

Virtuagod

Sei que não és fã de fundos em moedas diferentes de EUR mas fazes algum comentário a estes 2 fundos?

Não me pareceram muito maus e numa perspectiva de diversificação de activos por moedas até me parecem melhores que os Nordea SEK, NOK e DKK.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Bing [Bot], Cem pt, chico_laranja, Garfield, Google [Bot], Google Adsense [Bot], latbal, Lisboa_Casino, m-m, malakas, MPAM, mquinaz, Olhar Leonino, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, Shimazaki_2, yggy, zulu404 e 168 visitantes