Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pickbull » 15/7/2012 18:43

VirtuaGod Escreveu:
REFIDUR Escreveu:BlackRock Global Funds - Emerging Markets Bond E2 (EUR)LU0200684180

que vos parece este?

tem risco cambial?


Parece bem. Tem um índíce de sharpe parecido com o F&C. Mas como o risco é maior a rentabilidade tb é melhorzita. Parece jeitoso. Atenção ao risco. Aponto em especial a queda de 13 a 15% na primeira metade de 2011 e na performance de 2007 (muito, muito diferente do F&C). Tirando isso é um fundo que tem recompensado bem o risco dele :mrgreen:

P.S. - Olhando assim para o gráfico diria que 90% de prob de ter cobertura câmbial embora que pelo que o Pickbull citou deve ser algo meio discricionário...


A rentabilidade em euros do mesmo fundo em USD tb é igual o que me leva concluir que pelo menos o risco cambial eur/usd está coberto.

Qto ao risco das moedas que incluem o fundo parece-me que é como dizes. É à maneira deles. Se calhar tentam ganhar alguma coisa qdo a variação lhes é favorável e qdo não o é lá fazem a cobertura.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por VirtuaGod » 15/7/2012 18:28

REFIDUR Escreveu:BlackRock Global Funds - Emerging Markets Bond E2 (EUR)LU0200684180

que vos parece este?

tem risco cambial?


Parece bem. Tem um índíce de sharpe parecido com o F&C. Mas como o risco é maior a rentabilidade tb é melhorzita. Parece jeitoso. Atenção ao risco. Aponto em especial a queda de 13 a 15% na primeira metade de 2011 e na performance de 2007 (muito, muito diferente do F&C). Tirando isso é um fundo que tem recompensado bem o risco dele :mrgreen:

P.S. - Olhando assim para o gráfico diria que 90% de prob de ter cobertura câmbial embora que pelo que o Pickbull citou deve ser algo meio discricionário...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Pickbull » 15/7/2012 18:09

REFIDUR Escreveu:BlackRock Global Funds - Emerging Markets Bond E2 (EUR)LU0200684180

que vos parece este?

tem risco cambial?


Eu gosto do bicho. Tem sido uma das estrelas da minha carteira.

Pelo que vem na descrição do fundo tem cobertura cambial.

La exposición del Subfondo al riesgo de cambio se gestiona de forma flexible.

(está em espanhol pq não consigo aceder a este fundo pela morningstar portuguesa)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por rudifer** » 15/7/2012 17:39

BlackRock Global Funds - Emerging Markets Bond E2 (EUR)LU0200684180

que vos parece este?

tem risco cambial?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 61
Registado: 22/11/2011 23:03

por Pickbull » 14/7/2012 20:57

VirtuaGod Escreveu:
Pickbull Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Começa a olhar para os Templeton sem hedge como o Templeton Glbl Total Return N Acc € - LU0260870745 que se têm vindo a comportar melhor!!


Pois obrigado. Daquilo que ganhou uns 6% são à custa do EUR/USD.


Só agora reparei melhor no que disseste. É algo com que agora me deixaste com dúvidas. Eu penso que estes fundos (este templeton e o Pictet) estão denominados em moeda local, ou seja, na moeda do país do mercado emergente de onde têm a dívida. Não dependem do EUR/USD mas sim dos crosses EUR/X, sendo X a moeda do país em questão, tipo o won sul-coreano (o templeton tem imensa dívida sul-coreana).


O que eu acho (mas tb não estou 100% seguro) é que os fundos variam em função dos seus activos e dos pares USD/XXX.

Se nós comprarmos o fundo em USD teremos então a somar a isso a variação EUR/USD.

PS: Agora que reli o que escrevi se calhar vai dar ao mesmo do que tu disseste, lol.

O que é certo é que tem variação cambial. :P

Mas por acaso sempre julguei que o hedging fosse feito da moeda do fundo (neste caso USD) para o EUR e não de todas as moedas envolvidas sobre o USD.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por VirtuaGod » 14/7/2012 17:21

Pickbull Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Começa a olhar para os Templeton sem hedge como o Templeton Glbl Total Return N Acc € - LU0260870745 que se têm vindo a comportar melhor!!


Pois obrigado. Daquilo que ganhou uns 6% são à custa do EUR/USD.


Só agora reparei melhor no que disseste. É algo com que agora me deixaste com dúvidas. Eu penso que estes fundos (este templeton e o Pictet) estão denominados em moeda local, ou seja, na moeda do país do mercado emergente de onde têm a dívida. Não dependem do EUR/USD mas sim dos crosses EUR/X, sendo X a moeda do país em questão, tipo o won sul-coreano (o templeton tem imensa dívida sul-coreana).
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Pickbull » 12/7/2012 22:39

VirtuaGod Escreveu:Ah... pensava que falavas do Axa Global Inflation que tenho na primeira página.

Sim, tens razão... médio/longo prazo deves ir pelo menos buscar 6/7% nos H.Y. (devido aos cupões altos).

EDIT: Desconhecia esse AXA. É jeitoso isso... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


Jeitoso e como gostas.

Sharpe elevado, desvio padrão aceitável para HY bonds e RR12M abaixo da rentabilidade de 3Y. :P
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por VirtuaGod » 12/7/2012 21:42

Ah... pensava que falavas do Axa Global Inflation que tenho na primeira página.

Sim, tens razão... médio/longo prazo deves ir pelo menos buscar 6/7% nos H.Y. (devido aos cupões altos).

EDIT: Desconhecia esse AXA. É jeitoso isso... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Pickbull » 12/7/2012 21:39

VirtuaGod Escreveu:
Pickbull Escreveu:Mais vale ter um AXA ou PIMCO de obrigações HY.


Cuidado com o AXA... Não compares isso ao Templeton!! O AXA está muito exposto às treasuries que estão quase a acabar o BULL o Templeton tem correlação com a bolsa. O AXA vai deixar de render daqui a uns 3 anitos no máximo. O Templeton vai ser sempre a bombar ad eternum tipo os PIMCO!!

P.S: quando saires avisa ( que é para eu reforçar :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: )


Estou a falar deste fundo AXA WF Glbl High Yield Bonds E(H)-C EUR (LU0189847253).
Se o Templeton bombar este tb vai ter que bombar.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por VirtuaGod » 12/7/2012 21:34

Pickbull Escreveu:Mais vale ter um AXA ou PIMCO de obrigações HY.


Cuidado com o AXA... Não compares isso ao Templeton!! O AXA está muito exposto às treasuries que estão quase a acabar o BULL o Templeton tem correlação com a bolsa. O AXA vai deixar de render daqui a uns 3 anitos no máximo. O Templeton vai ser sempre a bombar ad eternum tipo os PIMCO!!

P.S: quando saires avisa ( que é para eu reforçar :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: )
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Pickbull » 12/7/2012 21:02

VirtuaGod Escreveu:Começa a olhar para os Templeton sem hedge como o Templeton Glbl Total Return N Acc € - LU0260870745 que se têm vindo a comportar melhor!!


Pois obrigado. Daquilo que ganhou uns 6% são à custa do EUR/USD.

E não era isso que eu procurava qdo investi no Templeton.
Mais dia menos dia saio dele. Mais vale ter um AXA ou PIMCO de obrigações HY.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por VirtuaGod » 12/7/2012 20:23

Pickbull Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Para quem até arrisca um pouco parece de facto que os Templeton estão muito "baratos" pois estão longíssimos da média, espero que realmente recuperem, vamos a ver!!


Os Templeton tem sido a maior desilusão da minha carteira de fundos. :S

A falar disso. A tua subcarteira 66%PIMCO+33%Templeton a esta hora já devia ser 75+25. ;)


Já devia era ser 100%+0% LOL Pá os Templeton estão preparadíssimos para quando isto melhorar mas isto parece que está para durar. Desde que só andem de lado quando isto estiver assim mal e depois façam um bom sprint ainda apanham os PIMCO :wink: , pena terem é o dobro do desvio padrão :-(

Começa a olhar para os Templeton sem hedge como o Templeton Glbl Total Return N Acc € - LU0260870745 que se têm vindo a comportar melhor!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Pickbull » 12/7/2012 20:17

VirtuaGod Escreveu:Para quem até arrisca um pouco parece de facto que os Templeton estão muito "baratos" pois estão longíssimos da média, espero que realmente recuperem, vamos a ver!!


Os Templeton tem sido a maior desilusão da minha carteira de fundos. :S

A falar disso. A tua subcarteira 66%PIMCO+33%Templeton a esta hora já devia ser 75+25. ;)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por VirtuaGod » 12/7/2012 19:24

REFIDUR Escreveu:Será assim como escrevo?


Nem me tinha apercebido que o PIMCO D.I. estava tão abaixo da média. Assim sendo está com bom potencial de manter a rentabilidade deste ano pelo menos. Seria bom que acabasse este ano com retorno de 2 dígitos, aí uns 12 ou 14% :wink:

O teu quadro dá uma boa imagem que estamos num boa altura para aos poucos começarmos a alocar a fundos com mais risco, embora controlado (PIMCO D.I e PIMCO H.Y.). Para quem até arrisca um pouco parece de facto que os Templeton estão muito "baratos" pois estão longíssimos da média, espero que realmente recuperem, vamos a ver!!

Por acaso vai de encontro com o que penso, começar a alocar mais capital a PIMCO D.I ou mesmo H.Y. (ao invés dos PIMCO mais conservadores) não seria mal jogado não senhor...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 12/7/2012 19:15

Be Cool Escreveu:
ruicarlov Escreveu:Não creio que isso seja assim tão simples.
Até porque há obrigações de alto risco e de baixo risco.
O comportamento das high-yield não vai responder positivamente à fuga de activos de risco, por exemplo.


Tens razão, mas eu queria referir-me às de baixo risco.


Essa é a beleza das obrigações. É um mundo muito maior do que as acções. Há obrigações com comportamentos opostos. Aos poucos vamos arranjando uma excelente primeira página com explicações e assim :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Pickbull » 12/7/2012 18:21

REFIDUR Escreveu:VG

Fiz um quadro com fundos do top (que anexo) onde tentei resumir os factores pertinentes que vão aqui sendo apontados no tópico e essencialmente perceber se através do critério RR12M seria uma boa altura para compra.

Se saquei bem os RR12M, confirmem-me por favor, chego à conclusão que nos fundos de menor DP apenas o PIMCO DI se pode considerar com uma perpectiva interessante.

Será assim como escrevo?


Sim, nos fundos de risco 2 (dessa lista) e tendo apenas em conta o RR12M vs Rend. 3A esse será o melhor.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por rudifer** » 12/7/2012 18:01

VG

Fiz um quadro com fundos do top (que anexo) onde tentei resumir os factores pertinentes que vão aqui sendo apontados no tópico e essencialmente perceber se através do critério RR12M seria uma boa altura para compra.

Se saquei bem os RR12M, confirmem-me por favor, chego à conclusão que nos fundos de menor DP apenas o PIMCO DI se pode considerar com uma perpectiva interessante.

Será assim como escrevo?
Anexos
quadro_1.pdf
(5.16 KiB) Transferido 366 Vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 61
Registado: 22/11/2011 23:03

por Be Cool » 12/7/2012 16:39

ruicarlov Escreveu:Não creio que isso seja assim tão simples.
Até porque há obrigações de alto risco e de baixo risco.
O comportamento das high-yield não vai responder positivamente à fuga de activos de risco, por exemplo.


Tens razão, mas eu queria referir-me às de baixo risco.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 563
Registado: 5/10/2005 18:05

por ruicarlov » 12/7/2012 14:24

Não creio que isso seja assim tão simples.
Até porque há obrigações de alto risco e de baixo risco.
O comportamento das high-yield não vai responder positivamente à fuga de activos de risco, por exemplo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

por Be Cool » 12/7/2012 10:37

VirtuaGod Escreveu:
REFIDUR Escreveu:mais do que dar o peixe vai ensinando a pescar…


É o meu objectivo e espero estar a ser bem sucedido. :)


Então, aqui vai mais uma questão para o mestre pescador: a rentabilidade positiva de um fundo obrigacionista está relacionada com:
- subida dos preços;
- descida das taxas de juro;
- fuga de ativos de maior risco, como as ações.

Estou correto? Falta algum fator?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 563
Registado: 5/10/2005 18:05

por MDC2011 » 12/7/2012 10:09

VG,
Esquece, já encontrei.
 
Mensagens: 34
Registado: 18/9/2011 12:48
Localização: 16

por MDC2011 » 12/7/2012 10:07

VG,
onde é que se obtem os valores diários (últimos doze meses) dos fundos no site do BEST?
 
Mensagens: 34
Registado: 18/9/2011 12:48
Localização: 16

por VirtuaGod » 11/7/2012 22:45

REFIDUR Escreveu:mais do que dar o peixe vai ensinando a pescar…


É o meu objectivo e espero estar a ser bem sucedido. :)
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 11/7/2012 22:40

JonhyRico Escreveu:Estava distraído e não tinha visto o EEF Equity Consumer Staples R Acc.

Há alguma das 30 e tal páginas deste tópico onde fales mais detalhadamente dele?


VirtuaGod Escreveu:Vamos a mais um actualizaçãozita. Pode ser que os mercados animem lol

Vou acrescentar um fundo à primeira página. O primeiro fundo de acções: EEF Equity Consumer Staples R Acc. Desengane-se quem pensa que o fundo tem muito risco pois o desvio padrão é inferior aos Templeton, Pimco H.Y. e ao UBS de obrigações convertíveis.

É um fundo de acções de empresas de "Consumer Staples". O que quer isso dizer?

Definition of 'Consumer Staples: Industries that manufacture and sell food/beverages, tobacco, prescription drugs and household products.'

A carteira do fundo inclui empresas como Nestlé, Coca Cola, Procter and Gamble e a Wall Mart. Produtos que é difícil não consumirmos numa base diária. Provavelmente têm uma Gillette, fumam Marboro/L&M, comem chocolates da Nestle e bebem cola, independentemente se estamos em crise ou não... acho que perceberam a ideia :wink:

Esta é uma análise um pouco fundamental. No que diz respeito ao comportamento do fundo em si o que tenho observado:

1. Em 2008 quando o S&P caiu 37% o fundo caiu "apenas" 21.3% e encontra-se bem acima (+ de 10%) dos valores pré 2008, estando quase constantemente em máximos históricos nestes últimos 2 anos.

2. No Verão passado quando tudo caía a reacção foi muito pequena no fundo. O mesmo se passou na queda de 10% mais recente do S&P em que o fundo apenas caiu 2.5% (e recuperou metade da queda a semana passada).

Como em todos os outros fundos é um investimento de longo prazo. Tendo eu predileção por acções digamos que é um dos meus fundos favoritos (esperemos que não me deixe ficar mal como os Templeton). Este fundo é tão bom que me assusta. Contem com um fundo defensivo, ou seja, se o mercado disparar o fundo não vai acompanhar a 100%. Até porque o que está a criar a volatilidade são essencialmente acções financeiras (que o fundo não possui).



Então no caso deste, a rentabilidade de 12 meses é 20.72 e a de 3 anos é de 18.94, o que faz com que não seja um bom momento de entrada. Certo?


Segunda a minha forma de ver a performance de 6.5% nos últimos 30 dias limitam um pouco o timming. Mas nunca se sabe. Isto aqui é tb um pouco a feeling lol. Parece-me esticadinho mas se o FED vieraí com um QE3 e isto disparar o esticadinho vira esticadão e não se ganha $$$.

Acho que em termos de timming é muito da pessoa, mas sim segundo o meu "sistema", não compraria. A bolsa costuma descer em Setembro/Outbro, é capaz de ser melhor altura por aí :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por rudifer** » 11/7/2012 21:47

Boas!

Considero-me um ignorante no que a aplicações financeiras e afins diz respeito tendo nos últimos meses frequentado o cb e tentado aí aprender alguma coisa com aqueles que com espírito altruísta vão partilhando.

Confesso que este tem sido o tópico que tenho seguido fielmente e no qual costumo estar à espreita de um novo post que abra mais uma janela...

Ao VirtuaGod os meus parabéns e um grande Obrigado pela informação partilhada e pelo espirito demonstrado, mais do que dar o peixe vai ensinando a pescar…
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 61
Registado: 22/11/2011 23:03

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Bing [Bot], Garfield, latbal, Lisboa_Casino, m-m, malakas, MPAM, mquinaz, Olhar Leonino, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, Shimazaki_2, yggy, zulu404 e 181 visitantes