Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Bitcoin - A Moeda do Futuro?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

O que é o Bitcoin Core ?

por bitcoiner » 28/2/2023 13:47

O bitcoin core é um software de código aberto sob licença MIT que incorpora todos os automatismos das transações de bitcoins. Este software foi inicialmente desenvolvido por Satoshi Nakamoto, pseudónimo de uma ou várias pessoas, e atualmente é mantido por uma equipa que vive de doações.

Ao fazer o download da página oficial estás a fazer o download de um full node, ou seja, uma cópia completa da blockchain bem como uma carteira bitcoin. O desenvolvimento do bitcoin core começou com a versão 0.1.0. Satoshi Nakamoto participou no desenvolvimento até à versão 0.3.19 em 2010, deixando o projeto nessa altura por motivos desconhecidos, especulasse que tenha falecido. Gavin Andresen continuou o trabalho até 2014 quando entregou o desenvolvimento a Wladimir J. van der Laan que liderou uma equipa.

Inicialmente o bitcoin core utilizava OpenSSL para operações criptográficas. No entanto, isso mudou em 2015 devido a erros descobertos no OpenSSL. Entre falhas de segurança, havia uma que permitia um invasor ler a memória RAM de um servidor e obter as chaves privadas. Outro problema encontrado foi que o OpenSSL utilizava uma fonte "fraca" para números aleatórios, então a equipa de desenvolvedores decidiu criar uma fonte própria. Por estes motivos o OpenSSL foi removido do código fonte do bitcoin core.

Embora seja verdade que o bitcoin core seja um software de código aberto, no qual podemos ver o código e até propor alterações, apenas um pequeno grupo de programadores tem o controlo para que essas alterações sejam incorporadas no bitcoin core. Um grupo pequeno e fechado, que é constantemente tentado com ofertas de multinacionais e governos. Este problema do desenvolvimento centralizado é real, mas existem iniciativas para o resolver.
░──▄▄█▀▀▀▀▀█▄▄──░█▀▀▀▀▀█░⠀Not⠀Your⠀Keys,⠀Not⠀Your⠀Coins⠀• ₿⠀░
░▄█▀░░▄░▄░░░░▀█▄░█▀░░░░█░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░
░█░░░▀█▀▀▀▀▄░░░█░█░░░░░█░░░░░░░░░░█▀▀▀▀▀█░░░░░░░░░░░░
░█░░░░█▄▄▄▄▀░░░█░█▄▄▄▄▄█░█▀▀▀▀▀█░░█▀░░░░█░░█▀▀▀▀▀█─►░
░█░░░░█░░░░█░░░█░░░░░█░░░█▀░░░░█▀▀█░░░░░█░░█▀░░░░█░░░
░▀█▄░▀▀█▀█▀░░▄█▀░░░░░▀▀▀▀█░░░░░█░░█▄▄▄▄▄█▀▀█░░░░░█░░░
░──▀▀█▄▄▄▄▄█▀▀──░░░░░░░░░█▄▄▄▄▄█░░░░░░░░░░░█▄▄▄▄▄█░░░
bitcoin genesis block address
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 103
Registado: 3/1/2023 21:52
Localização: blockchain • btc

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por jaseiagora » 23/2/2023 12:23

O tópico está mesmo interessante e até ver a bitcoin também.
Na minha opinião está a começar o tão esperado bull market, claro que isto amanha ou depois pode ser invalidado.
Acabei de comprar o último lote deste investimento.

trades.jpg
trades.jpg (53.71 KiB) Visualizado 7861 vezes
 
Mensagens: 68
Registado: 16/10/2019 14:47

O que é a Bitcoin ?

por bitcoiner » 16/2/2023 19:08

Entender o que é a bitcoin é um processo progressivo e gradual e é mais fácil de entender se for explicado conforme a realidade de cada pessoa. Num primeiro momento, entender o que é bitcoin não é uma tarefa fácil. A tecnologia é tão inovadora, integra tantos conceitos de distintos campos do conhecimento humano e, além disso, rompe inúmeros paradigmas, explicar o fenómeno pode ser uma "missão" ingrata. Curiosamente, o bitcoin integra dois pilares que poucos sabem descrever e interpretar, mas muitos os utilizam diariamente. O dinheiro e a internet. É como o Nassim Taleb afirma no seu livro Antifrágil: “O conhecimento não exclui o uso”. Dito isto, e sendo o bitcoin uma tecnologia recente e inovadora, muitos querem entendê-la para poder usá-la.

Como entender o que é a bitcoin:

- Cidadão comum: Bitcoin é uma forma de dinheiro, assim como o euro ou dólar, com a diferença de ser puramente digital e não ser emitido por nenhum governo. O seu valor é determinado livremente pelos indivíduos no mercado. Para transações online, é a forma ideal de pagamento, pois é rápido, barato e seguro. É uma tecnologia inovadora. Por isso se diz que é o dinheiro da internet.

- À geração Y: Lembras-te como a internet e o e-mail revolucionaram a comunicação? Antes, para enviar uma mensagem a uma pessoa do outro lado do planeta, era necessário fazer isso pelos correios. Nada mais antiquado, existia uma dependência de um intermediário para fisicamente, entregar a mensagem. Pois é, retornar a essa realidade é inimaginável. O que o e-mail fez com a informação, o bitcoin faz com o dinheiro. Com o bitcoin podes transferir fundos de A para B em qualquer parte do mundo sem jamais precisar confiar em um terceiro para essa simples tarefa.

- Ao banqueiro: bitcoin é uma moeda e um sistema de pagamento em que o utilizador, dono da moeda, custodia o seu próprio saldo. Isso quer dizer que o utilizador é o seu próprio banco, pois ele é depositante e depositário ao mesmo tempo. Nesse sistema, os utilizadores podem efetuar transações entre si sem depender de um intermediário, independentemente da localização geográfica de cada um. Similarmente à moeda fiduciária, de criação exclusiva do sistema bancário, o bitcoin é uma moeda que agrega.

- Ao banqueiro suíço: bitcoin é como uma conta bancária suíça numerada e que pode existir no teu próprio telemóvel. Com ele, é possível fazer transações online com quase nenhum custo. É como se tivesses um cartão de débito bancário, ainda que não haja nenhum cartão físico e nem mesmo um banco por trás. Somente bitcoins podem circular nesse sistema.

- Ao banqueiro central: bitcoin é uma moeda emitida de forma descentralizada seguindo as regras de uma política monetária não discriminatória e altamente rígida. O objetivo principal da política monetária do bitcoin é o crescimento da oferta de moeda, o qual é predeterminado e de conhecimento público. Além disso, o bitcoin é, ao mesmo tempo, uma unidade monetária, um sistema de pagamentos e de liquidação. Dessa forma, os utilizadores transacionam entre si e diretamente, sem depender de um terceiro elemento fiduciário.

- Ao contabilista: bitcoin é como um grande extrato de conta, único e compartilhado por todos os utilizadores simultaneamente. Nele, todas as transações são registadas, sendo verificadas e validadas por nós de rede especializados (mineradores), de modo a evitar o gasto duplo e que utilizadores gastem saldos que não possuem ou de terceiros. Esse registo público universal e único não pode ser alterado. Lá estão devidamente protocoladas todas as transações já realizadas na história do bitcoin, bem como os saldos atualizados de cada utilizador. O extrato de conta é um registo fidedigno, que está sempre atualizado e consolidado. O nome dado a esse extrato de conta é blockchain.

- Ao economista: bitcoin é uma moeda, um meio de troca, embora ainda pouco líquida quando comparada às demais moedas existentes no mundo. Em algumas regiões de opressão monetária, é cada vez mais usada como reserva de valor. Uma característica peculiar é a sua oferta limitada em 21 milhões de unidades, a qual crescerá paulatinamente a uma taxa decrescente até alcançar esse limite máximo. Embora intangível, o protocolo do bitcoin garante assim, uma escassez autêntica. Como unidade de troca, pode-se afirmar que ainda é pouco empregada como tal, devido especialmente, à sua volatilidade. Bitcoin é também um sistema de pagamentos, o que significa que, pela primeira vez na história da humanidade, a unidade monetária está aliada ao sistema bancário e de pagamento e é parte intrínseca dele.

- Ao jurista: bitcoins como unidade monetária, são mais considerados um bem integrador que, em certos mercados, têm sido aceites em troca de bens e serviços. Poderíamos dizer que essas transações constituem uma permuta, e jamais uma venda com pagamento em dinheiro, pois a moeda, em cada jurisdição, é definida por força de lei, sendo uma prerrogativa de exclusividade do estado.

- Ao pessoal de TI: bitcoin é um software de código aberto, sustentado por uma rede de computadores distribuída (peer-to-peer) em que cada nó é simultaneamente cliente e servidor. Não há um servidor central nem qualquer entidade a controlar a rede. O protocolo do bitcoin, baseado em criptografia avançada, define as regras de funcionamento do sistema, às quais todos os nós da rede acedem, assegurando um consenso generalizado acerca da veracidade das transações realizadas e evitando qualquer violação do protocolo.

- Ao cientista físico: bitcoin é um software que não existe materialmente. Uma unidade monetária de bitcoin nada mais é do que um apontamento contabilístico eletrónico, no qual são registados a conta-corrente (o endereço do bitcoin ou a chave pública) e o saldo de bitcoins em determinado momento. Nesse sentido, uma unidade de bitcoin não difere em nada de uma unidade de euro ou dólar depositada num banco, pois é igualmente um mero registo contabilístico eletrónico. Mas há uma grande diferença. No caso do bitcoin, o espaço no qual os registos são efetuados é único, universal e partilhado por todos os utilizadores (blockchain), enquanto que no sistema atual, cada banco detém e controla o seu registo de transações.

O que o bitcoin representa pode variar de acordo com a ocupação e a realidade de cada pessoa. Mas, sem dúvida alguma, é uma tecnologia revolucionária, e isso não depende de qualquer interpretação pessoal.
░──▄▄█▀▀▀▀▀█▄▄──░█▀▀▀▀▀█░⠀Not⠀Your⠀Keys,⠀Not⠀Your⠀Coins⠀• ₿⠀░
░▄█▀░░▄░▄░░░░▀█▄░█▀░░░░█░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░
░█░░░▀█▀▀▀▀▄░░░█░█░░░░░█░░░░░░░░░░█▀▀▀▀▀█░░░░░░░░░░░░
░█░░░░█▄▄▄▄▀░░░█░█▄▄▄▄▄█░█▀▀▀▀▀█░░█▀░░░░█░░█▀▀▀▀▀█─►░
░█░░░░█░░░░█░░░█░░░░░█░░░█▀░░░░█▀▀█░░░░░█░░█▀░░░░█░░░
░▀█▄░▀▀█▀█▀░░▄█▀░░░░░▀▀▀▀█░░░░░█░░█▄▄▄▄▄█▀▀█░░░░░█░░░
░──▀▀█▄▄▄▄▄█▀▀──░░░░░░░░░█▄▄▄▄▄█░░░░░░░░░░░█▄▄▄▄▄█░░░
bitcoin genesis block address
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 103
Registado: 3/1/2023 21:52
Localização: blockchain • btc

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por bojarda » 16/2/2023 10:04

Se essa segurança é "assegurada" com mais fontes de rendimento para os mineradores, então sim, as inscrições de artefatos digitais trazem segurança de longo prazo. Uma vez que fontes de rendimento são incentivos para os intervenientes manterem a rede a funcionar. Com os preços das transações a aumentar quem pode sair também a ganhar é a rede lightning, onde os preços são muito mais baixos. Não podemos ignorar que isto traz alguns problemas de armazenamento para quem gosta de ter um full node no computador. No pior dos casos, pressupondo uma média de 4MB por bloco, dá +/- 210GB por ano. Neste momento a blockchain está com 455GB.
 
Mensagens: 6
Registado: 4/11/2002 23:41

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por Spfgg » 15/2/2023 18:03

Ainda não me aventurei nisso, mas fico satisfeito de haver uma luz ao fundo do túnel no que toca ao longo prazo da segurança do protocolo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 394
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por bojarda » 15/2/2023 11:26

As inscrições de artefatos digitais na bitcoin continua com um crescimento exponencial passando já os 100 mil. Já se nota algum congestionamento no processamento de transações levando a que transações com taxa abaixo de 1,75 sats/vB sejam purgadas da mempool, a mempool notou também um aumento da memória utilizada acima dos 300 MB normais. O que também não para de aumentar é a receita dos mineradores que atingiu ontem mais de $100K. Já estão a ser desenvolvidas carteiras e marketplaces que suportarão o protocolo ordinals.
 
Mensagens: 6
Registado: 4/11/2002 23:41

Nós da bitcoin

por bitcoiner » 9/2/2023 13:50

A rede da bitcoin, que muitas vezes é confundida com blockchain (base de dados), é garantida e mantida por nós. A ideia de cada pessoa ter um servidor de "internet" em casa já é antiga mas apenas com o aparecimento da bitcoin isso se tornou lucrativo. O conceito de descentralização também já é antigo e está totalmente interligado com este formato de rede constituído por nós.

Os nós são computadores, ou grupo de computadores, que estão interligados entre si e que validam, armazenam, processam e transmitem informações. Estas informações são apenas relativas às transações de bitcoins. As novas bitcoins cunhadas (máximo de 21M), a cada bloco acrescentado à blockchain, vão para o primeiro nó que descubra um charada matemática (minerar). O resultado da charada tem de ser aceite por mais de metade do poder de processamento da rede antes do bloco ser acrescentado à blockchain. Este processo é conhecido como consenso.

rede-TOR-excluida.JPG

https://mempool.space/graphs/mining/pools

Quando instalamos um full node no nosso computador estamos a instalar um software (Bitcoin Core) e uma cópia da blockchain. Neste caso não é recebida qualquer recompensa. Cabe aos interessados manterem a integridade e segurança de uma cópia completa da blockchain.

full nodes.JPG

https://bitnodes.io/nodes/live-map/

Já deu para entender que existem vários tipos de nós bitcoin. O terceiro grande grupo são os light nodes, mais conhecidos como app carteiras. São nós que armazenam um versão mais pequena da blockchain obtida através de nós completos.

Existem ainda outros tipos de nós que vale a pena referir. Nós lightning, rede paralela à do bitcoin, permite transações instantâneas com bitcoin.

Geralmente são satoshis (1 sat = 0,00000001 BTC | 1 BTC = 100 000 000 sats) ...

Nós de armazenamento completo da blockchain.
Nós de armazenamento incompleto, armazenam apenas as transações mais recentes com limitação de tamanho da blockchain.

E por último existem os nós de pools de mineração. Este tipo de nó é o mais utilizado por nano mineradores que por este meio podem juntar-se a outros moradores e desta forma aumentar a probabilidade de receber a recompensa. As recompensas são pagas
proporcionalmente ao poder de processamento.

87hcsg86h86dhc8dc6cdi6cd7i603.png
░──▄▄█▀▀▀▀▀█▄▄──░█▀▀▀▀▀█░⠀Not⠀Your⠀Keys,⠀Not⠀Your⠀Coins⠀• ₿⠀░
░▄█▀░░▄░▄░░░░▀█▄░█▀░░░░█░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░
░█░░░▀█▀▀▀▀▄░░░█░█░░░░░█░░░░░░░░░░█▀▀▀▀▀█░░░░░░░░░░░░
░█░░░░█▄▄▄▄▀░░░█░█▄▄▄▄▄█░█▀▀▀▀▀█░░█▀░░░░█░░█▀▀▀▀▀█─►░
░█░░░░█░░░░█░░░█░░░░░█░░░█▀░░░░█▀▀█░░░░░█░░█▀░░░░█░░░
░▀█▄░▀▀█▀█▀░░▄█▀░░░░░▀▀▀▀█░░░░░█░░█▄▄▄▄▄█▀▀█░░░░░█░░░
░──▀▀█▄▄▄▄▄█▀▀──░░░░░░░░░█▄▄▄▄▄█░░░░░░░░░░░█▄▄▄▄▄█░░░
bitcoin genesis block address
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 103
Registado: 3/1/2023 21:52
Localização: blockchain • btc

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por bojarda » 9/2/2023 11:05

Ainda sobre os artefatos digitais

Desde 14 de dezembro de 2022 até dia 7 de fevereiro de 2023

13000 inscrições
526 MB
6,77 BTC gastos

Número de transações ordinais por bloco

Imagem

Número total de transações ordinais

Imagem

Percentagem de transações ordinais relativamente ao total de transações

Imagem

Espaço total ocupado em MB

Imagem

Espaço ocupado por bloco em MB

Imagem

Percentagem de espaço ocupado relativamente ao total

Imagem
 
Mensagens: 6
Registado: 4/11/2002 23:41

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por jaseiagora » 8/2/2023 14:37

Digital pound could co-exist with private stablecoins — UK central bank

The United Kingdom is a step closer to launching a central bank digital currency (CBDC) after releasing a consultation paper explaining the proposed digital pound, which the public has nicknamed “Britcoin.”

“In much the same way that cash exists alongside private money, the digital pound does not need to be a dominant form of money in order to meet its public policy objectives. The digital pound could exist alongside other forms of money, including stablecoins.”

Imagem

https://cointelegraph.com/news/bank-of-england-thinks-digital-pound-can-co-exist-with-private-stablecoins
 
Mensagens: 68
Registado: 16/10/2019 14:47

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por bitcoiner » 7/2/2023 19:44

opi.PNG
opi.PNG (56.22 KiB) Visualizado 6047 vezes

1. That Bitcoin’s security budget problem was accidently solved. So we wouldn’t have to worry that there would be no financial incentive to mine bitcoin in the future once the fixed supply runs out. Maybe transaction fees will be enough to incentivize miners?

2. Inscriptions would lead to blockchain spam and graffiti so uncontrollable that we are eventually engulfed by gray goo.

3. All these non-fungible tokens (NFT) and such on Bitcoin is just another silly fad, like colored coins.

https://www.coindesk.com/consensus-magazine/2023/02/06/how-bitcoin-nfts-might-accidentally-fix-bitcoins-security-budget/
░──▄▄█▀▀▀▀▀█▄▄──░█▀▀▀▀▀█░⠀Not⠀Your⠀Keys,⠀Not⠀Your⠀Coins⠀• ₿⠀░
░▄█▀░░▄░▄░░░░▀█▄░█▀░░░░█░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░
░█░░░▀█▀▀▀▀▄░░░█░█░░░░░█░░░░░░░░░░█▀▀▀▀▀█░░░░░░░░░░░░
░█░░░░█▄▄▄▄▀░░░█░█▄▄▄▄▄█░█▀▀▀▀▀█░░█▀░░░░█░░█▀▀▀▀▀█─►░
░█░░░░█░░░░█░░░█░░░░░█░░░█▀░░░░█▀▀█░░░░░█░░█▀░░░░█░░░
░▀█▄░▀▀█▀█▀░░▄█▀░░░░░▀▀▀▀█░░░░░█░░█▄▄▄▄▄█▀▀█░░░░░█░░░
░──▀▀█▄▄▄▄▄█▀▀──░░░░░░░░░█▄▄▄▄▄█░░░░░░░░░░░█▄▄▄▄▄█░░░
bitcoin genesis block address
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 103
Registado: 3/1/2023 21:52
Localização: blockchain • btc

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por bojarda » 7/2/2023 14:55

Os artefatos digitais na bitcoin já estão a fazer efeito nas taxas de transação

Sem Prioridade ---- 02 sat/vB | US$ 0,06
Prioridade Baixa -- 15 sat/vB | US$ 0,48
Prioridade Média - 18 sat/vB | US$ 0,58
Prioridade Alta ---- 20 sat/vB | US$ 0,64
 
Mensagens: 6
Registado: 4/11/2002 23:41

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por MarcoAntonio » 6/2/2023 17:59

Supostamente utilizaram esta tecnologia, está disponível com vários planos (incluindo um gratuito para começar a experimentar):

https://beta.elevenlabs.io/

Demo um bocado já antiga (tem 5 meses).

Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 37984
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por jaseiagora » 6/2/2023 17:46

Alguém já ouviu o "leaked audio" do michael saylor ?
Se o conteúdo não fosse tão afastado do que ele representa para a bitcoin até acreditava.
Segundo consta foi gerado por AI. Tenham medo, tenham muito medo ...
 
Mensagens: 68
Registado: 16/10/2019 14:47

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por bitcoiner » 2/2/2023 18:39

Olá !

Já tinha visto uma notícia sobre o projeto ordinals e é bastante interessante. A ideia dos ordinais já é antiga, mas nunca foi implementada. Muito interessante para mineradores porque vai trazer procura por espaço em bloco, e mais procura, traz maiores taxas de transações. Há uma parte da comunidade bitcoin que não está a gostar muito disto, dizem que vai encher a blockchain de lixo. Em parte, concordo! Lixo esse que não pode ser apagado, é o poder da impossibilidade de censurar a bitcoin. Já houve polémica por causa de conteúdos porno.

Gostei particularmente desta parte da informação do projeto ord:

Rarity

Humans are collectors, and since satoshis can now be tracked and transferred, people will naturally want to collect them. Ordinal theorists can decide for themselves which sats are rare and desirable, but there are some hints…

Bitcoin has periodic events, some frequent, some more uncommon, and these naturally lend themselves to a system of rarity. These periodic events are:

Blocks: A new block is mined approximately every 10 minutes, from now until the end of time.

Difficulty adjustments: Every 2016 blocks, or approximately every two weeks, the Bitcoin network responds to changes in hashrate by adjusting the difficulty target which blocks must meet in order to be accepted.

Halvings: Every 210,000 blocks, or roughly every four years, the amount of new sats created in every block is cut in half.

Cycles: Every six halvings, something magical happens: the halving and the difficulty adjustment coincide. This is called a conjunction, and the time period between conjunctions a cycle. A conjunction occurs roughly every 24 years. The first conjunction should happen some time in 2032.

This gives us the following rarity levels:

common: Any sat that is not the first sat of its block
uncommon: The first sat of each block
rare: The first sat of each difficulty adjustment period
epic: The first sat of each halving epoch
legendary: The first sat of each cycle
mythic: The first sat of the genesis block
Which brings us to degree notation, which unambiguously represents an ordinal number in a way that makes the rarity of a satoshi easy to see at a glance:

A°B′C″D‴
│ │ │ ╰─ Index of sat in the block
│ │ ╰─── Index of block in difficulty adjustment period
│ ╰───── Index of block in halving epoch
╰─────── Cycle, numbered starting from 0

Ordinal theorists often use the terms "hour", "minute", "second", and "third" for A, B, C, and D, respectively.

Now for some examples. This satoshi is common:

1°1′1″1‴
│ │ │ ╰─ Not first sat in block
│ │ ╰─── Not first block in difficutly adjustment period
│ ╰───── Not first block in halving epoch
╰─────── Second cycle

This satoshi is uncommon:

1°1′1″0‴
│ │ │ ╰─ First sat in block
│ │ ╰─── Not first block in difficutly adjustment period
│ ╰───── Not first block in halving epoch
╰─────── Second cycle

This satoshi is rare:

1°1′0″0‴
│ │ │ ╰─ First sat in block
│ │ ╰─── First block in difficulty adjustment period
│ ╰───── Not the first block in halving epoch
╰─────── Second cycle

This satoshi is epic:

1°0′1″0‴
│ │ │ ╰─ First sat in block
│ │ ╰─── Not first block in difficulty adjustment period
│ ╰───── First block in halving epoch
╰─────── Second cycle

This satoshi is legendary:

1°0′0″0‴
│ │ │ ╰─ First sat in block
│ │ ╰─── First block in difficulty adjustment period
│ ╰───── First block in halving epoch
╰─────── Second cycle

And this satoshi is mythic:

0°0′0″0‴
│ │ │ ╰─ First sat in block
│ │ ╰─── First block in difficulty adjustment period
│ ╰───── First block in halving epoch
╰─────── First cycle

If the block offset is zero, it may be omitted. This is the uncommon satoshi from above:

1°1′1″
│ │ ╰─ Not first block in difficutly adjustment period
│ ╰─── Not first block in halving epoch
╰───── Second cycle

Rare Satoshi Supply

Total Supply
common: 2.1 quadrillion
uncommon: 6,929,999
rare: 3437
epic: 32
legendary: 5
mythic: 1

Current Supply
common: 1.9 quadrillion
uncommon: 745,855
rare: 369
epic: 3
legendary: 0
mythic: 1

At the moment, even uncommon satoshis are quite rare. As of this writing, 745,855 uncommon satoshis have been mined - one per 25.6 bitcoin in circulation.
░──▄▄█▀▀▀▀▀█▄▄──░█▀▀▀▀▀█░⠀Not⠀Your⠀Keys,⠀Not⠀Your⠀Coins⠀• ₿⠀░
░▄█▀░░▄░▄░░░░▀█▄░█▀░░░░█░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░
░█░░░▀█▀▀▀▀▄░░░█░█░░░░░█░░░░░░░░░░█▀▀▀▀▀█░░░░░░░░░░░░
░█░░░░█▄▄▄▄▀░░░█░█▄▄▄▄▄█░█▀▀▀▀▀█░░█▀░░░░█░░█▀▀▀▀▀█─►░
░█░░░░█░░░░█░░░█░░░░░█░░░█▀░░░░█▀▀█░░░░░█░░█▀░░░░█░░░
░▀█▄░▀▀█▀█▀░░▄█▀░░░░░▀▀▀▀█░░░░░█░░█▄▄▄▄▄█▀▀█░░░░░█░░░
░──▀▀█▄▄▄▄▄█▀▀──░░░░░░░░░█▄▄▄▄▄█░░░░░░░░░░░█▄▄▄▄▄█░░░
bitcoin genesis block address
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 103
Registado: 3/1/2023 21:52
Localização: blockchain • btc

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por Spfgg » 2/2/2023 17:01

A qualidade do tópico tem vindo a subir a uma velocidade vertiginosa.
Obrigado pelos posts.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 394
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por bojarda » 2/2/2023 16:05

Boas pessoal !

Só para dizer que ontem foi minerado o maior bloco de sempre (3,96MB).
Esse bloco foi preenchido na sua maior parte por um "NFT" on chain, isto é possível devido à atualização taproot.
Quem tiver interesse sobre isto pode visitar o site https://ordinals.net/.
O pessoal do projeto não chama NFT, mas sim Digital Artifacts, porque a essência é encontrar os satoshis mais raros.

Inscriptions inscribe sats with arbitrary content, creating bitcoin-native digital artifacts, more commonly known as NFTs. Inscriptions do not require a sidechain or separate token.


Imagem
 
Mensagens: 6
Registado: 4/11/2002 23:41

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por jaseiagora » 2/2/2023 12:08

Bank of China ex-advisor calls Beijing to reconsider crypto ban

The economist argued that the current crypto ban in China is beneficial in the short term, but big opportunities can be missed in the long run

The former official argued that a permanent ban on crypto could result in many missed opportunities for the formal financial system, including those related to blockchain and tokenization. Crypto-related technologies are “very valuable” to regulated financial systems, he stated, adding:

“Banning cryptocurrencies may be practical in the short term, but whether it is sustainable in the long run deserves an in-depth analysis,” Huang stated. He also highlighted the importance of developing a proper regulatory framework for crypto, though admitting that it won’t be an easy task.

Imagem

https://cointelegraph.com/news/bank-of-china-ex-advisor-calls-beijing-to-reconsider-crypto-ban
 
Mensagens: 68
Registado: 16/10/2019 14:47

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por bitcoiner » 31/1/2023 13:47

Como referi em cima as carteiras de hardware geralmente (não conheço todas) servem apenas para guardar a chave privada e assinar transações. Não precisa de estar ligada à internet para assinar transações e não dá para ver o saldo atualizado diretamente no hardware. O que acontece é que as carteiras de hardware vêm com um software para telemóvel ou PC, onde este se liga à carteira por Bluetooth ou cabo, apenas para assinar transações. O software da carteira de hardware para o telemóvel ou PC, através da chave pública mestre e sem ligação à carteira de hardware, consegue ver o saldo total da carteira pela internet e gerar endereços para receber.

Um erro que as pessoas menos experientes cometem, é pensar que as moedas estão na carteira. O que não é de todo verdade, porque elas, ou o registo delas, estão na blockchain. A blockchain, não é nada mais que uma base de dados, pública e impossível de alterar, e que está em milhares de computadores espalhados pelo mundo.
░──▄▄█▀▀▀▀▀█▄▄──░█▀▀▀▀▀█░⠀Not⠀Your⠀Keys,⠀Not⠀Your⠀Coins⠀• ₿⠀░
░▄█▀░░▄░▄░░░░▀█▄░█▀░░░░█░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░
░█░░░▀█▀▀▀▀▄░░░█░█░░░░░█░░░░░░░░░░█▀▀▀▀▀█░░░░░░░░░░░░
░█░░░░█▄▄▄▄▀░░░█░█▄▄▄▄▄█░█▀▀▀▀▀█░░█▀░░░░█░░█▀▀▀▀▀█─►░
░█░░░░█░░░░█░░░█░░░░░█░░░█▀░░░░█▀▀█░░░░░█░░█▀░░░░█░░░
░▀█▄░▀▀█▀█▀░░▄█▀░░░░░▀▀▀▀█░░░░░█░░█▄▄▄▄▄█▀▀█░░░░░█░░░
░──▀▀█▄▄▄▄▄█▀▀──░░░░░░░░░█▄▄▄▄▄█░░░░░░░░░░░█▄▄▄▄▄█░░░
bitcoin genesis block address
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 103
Registado: 3/1/2023 21:52
Localização: blockchain • btc

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por António Vieira » 31/1/2023 8:45

Bitcoiner , obrigado desde já pelos esclarecimentos !

Deduz se então que ao comprar uma pen da Ledger por ex, é considerada uma hardware Wallet. Guarda as chaves privadas.

Tem estar ligada à internet para mostrar a carteira e transacionar ? Ou não dá para transacionar , só guarda as chaves ?

Questões básicas mas que não estão descritas em lado nenhum e surgem estas questões . Sei que tem que fazer um downlood da aplicação do ledgear e depois “criar carteira nova” e seguir os passos ….

A dúvida é mesmo essa : a pena guarda só as chaves ?

Jaseiagora, nunca ouvi tal mas deve ser o futuro !
 
Mensagens: 241
Registado: 14/12/2014 20:38

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por jaseiagora » 30/1/2023 13:08

Andam a dizer que os bancos europeus vão poder ter 2% do capital em cripto moedas.
Alguém sabe mais sobre este tema ? Nem sei o que pensar :roll: , será bom ou mau ?

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Acabei de comprar o terceiro lote

trades.jpg
trades.jpg (44.84 KiB) Visualizado 7016 vezes
 
Mensagens: 68
Registado: 16/10/2019 14:47

Carteiras do bitcoin

por bitcoiner » 29/1/2023 19:06

wallet.jpg
wallet.jpg (14.18 KiB) Visualizado 7183 vezes


O termo carteira é normalmente utilizado para coisas diferentes.
Um utilizador pode fazer o download de uma carteira bitcoin e depois a aplicação oferece a hipótese de criar uma nova carteira.
Uma carteira de aplicação permite observar as transações, enquanto uma carteira de hardware pode ser limitada ao armazenamento das chaves privadas.

Carteiras HD ( determinísticas hierárquicas )

As carteiras HD, conseguem criar chaves privadas infinitas organizadas em uma estrutura tipo árvore a partir de uma única chave privada. Esta funcionalidade foi introduzida pelo BIP 32 e expandida pelo BIP 44, que adicionou a capacidade de lidar com varias contas numa única carteira.

Carteiras de hardware

As carteiras de hardware são carteiras que geralmente apenas servem para guardar as chaves privadas e para assinar transações.

Carteiras de aplicação

São carteiras de software utilizadas para gerir uma carteira bitcoin.

Carteira sem custodia (auto custódia)

Uma carteira de auto custódia implica que a chave privada esteja sob o controlo total do utilizador.
As transações nunca podem ser feitas sem a ação direta do utilizador. Também significa que se o utilizador, caso se esqueça da chave privada, os fabricantes das carteiras não podem ajudar na recuperação dos fundos.

Carteira hot/cold

Quente e fria descrevem uma carteira em termos de ligação á internet.
Onde uma carteira hot está ligada á internet, enquanto uma cold não.
A ideia é que uma cold wallet seja menos suscetível a roubos pela internet.
A maioria das aplicações carteira é vista como hot, embora algumas possam ser utilizadas para assinar transações num dispositivo desligado da internet, e a maioria das carteiras em hardware seja vista como cold, embora ás vezes se liguem para assinar transações, algumas ligam por bluetooth ao telemóvel para diminuir o risco. Mesmo com uma carteira em hardware é boa pratica escrever a chave privada em papel.
░──▄▄█▀▀▀▀▀█▄▄──░█▀▀▀▀▀█░⠀Not⠀Your⠀Keys,⠀Not⠀Your⠀Coins⠀• ₿⠀░
░▄█▀░░▄░▄░░░░▀█▄░█▀░░░░█░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░
░█░░░▀█▀▀▀▀▄░░░█░█░░░░░█░░░░░░░░░░█▀▀▀▀▀█░░░░░░░░░░░░
░█░░░░█▄▄▄▄▀░░░█░█▄▄▄▄▄█░█▀▀▀▀▀█░░█▀░░░░█░░█▀▀▀▀▀█─►░
░█░░░░█░░░░█░░░█░░░░░█░░░█▀░░░░█▀▀█░░░░░█░░█▀░░░░█░░░
░▀█▄░▀▀█▀█▀░░▄█▀░░░░░▀▀▀▀█░░░░░█░░█▄▄▄▄▄█▀▀█░░░░░█░░░
░──▀▀█▄▄▄▄▄█▀▀──░░░░░░░░░█▄▄▄▄▄█░░░░░░░░░░░█▄▄▄▄▄█░░░
bitcoin genesis block address
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 103
Registado: 3/1/2023 21:52
Localização: blockchain • btc

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por António Vieira » 27/1/2023 19:20

Eu instalei um software app da coinbase wallet. E tenho conta na coinbase também .

A aplicação app coinbase wallet já me permitiu receber bitcoins (trocos para brincar) que tinham sido comprados na exchange . Portanto,penso que é uma wallet com software proprio.

Mas claro, se comprar um dia qq coisa significativa, o melhor é comprar uma ledgear

Obrigado
 
Mensagens: 241
Registado: 14/12/2014 20:38

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por jaseiagora » 27/1/2023 18:29

Se o António está a falar do software coinbase wallet, que é diferente da aplicação da corretora, se a coinbase falir os fundos que estão na carteira estão seguros porque esse software é uma carteira de auto custodia. Esses fundos podem ser transferidos a qualquer momento para outra carteira/corretora/etc. O software coinbase wallet tem algumas funcionalidades extra para se ligar diretamente à corretora. Não gosto muito desta wallet porque está um pouco limitada em termos de compatibilidade com várias blockchains. Grosso modo, dá para bitcoin, rede ethereum e tokens compatíveis e pouco mais. Não vai há muito tempo que tiraram suporte para alguns tokens, o que impossibilitava a transferência dos mesmos para outras carteiras. Para transferir esses tokens era preciso fazer o download de outra carteira compatível e fazer o restore com a chave privada.
 
Mensagens: 68
Registado: 16/10/2019 14:47

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por Spfgg » 27/1/2023 17:15

Honestamente nunca usei a coinbase, mas presumo que a "wallet" seja a custódia feita pela coinbase e tu não tenhas acesso à private key ou que seja uma multisig.
Portanto, diria que não. No caso da Coinbase falir, ficarias à espera de recuperar os teus activos através do processo de insolvência.

No entanto, a solução não é complicada: comprar uma hardware wallet são tipo 50 euros (Ledger ou Trezor ou outras).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 394
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por António Vieira » 27/1/2023 12:49

Boas forenses.
Surgiu me uma dúvida .

Imaginem que temos conta na Coinbase e a carteira está na Coinbase Wallet. Se a Coinbase falir a carteira fica segura ??
Posteriormente é possível passar da Wallet para outra exchange?

Obrigado desde já
 
Mensagens: 241
Registado: 14/12/2014 20:38

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, Bing [Bot], Donald the Duck, Goya777, joaofigueiredo, JoeP, m-m, macau5m, malakas, morinni, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, pattern, PAULOJOAO, Ze nabo e 136 visitantes