BusinessDude Escreveu:A única coisa a acrescentar é na minha opinião o fracasso do iphone, penso que para um gadget tão caro as funcionalidades não são as melhores e não sou o único a pensar o mesmo, o publico alvo não se sente muito atraído por este.
O motor da Apple a partir de 2002 chamou-se Ipod. Foi ele que atraiu novos clientes para a marca, atraídos apenas pelo leitor de musica, mas que rapidamente começaram a sentir-se atraídos pelo resto do mundo Apple, acabando por fazer as vendas globais da marca subir.
No entanto o IPod nunca foi o melhor leitor de musica do mercado. O Ipod teve dois trunfos: capacidade e design. Teve muitos defeitos: preço (caro), limitado em funcionalidades quando comparado com concorrentes, pouco fiável no seu início, entre muitos outros detalhes.
O mercado aceitou bem o Ipod, o nome impôs-se e isso foi suficiente para vingar. Claro que a Apple nunca parou de evoluir este gadget, mas a concorrência também não parou, só que Ipod é Ipod e este gadget que quando chega às mãos da Apple a menos de metade do preço de mercado tem permitido à empresa apresentar os resultados que se sabe e investir muito em R&D.
Se é para continuar? Os actuais resultados altamente positivos já se devem não só ao Ipod, mas ao efeito bola de neve que ele provocou. Os clientes que a Apple foi conquistando com o Ipod já entraram na fase de renovação de equipamentos (compra da geração seguinte) e isso vai-se refletindo nas vendas.
O Iphone poderia ser um sucesso comparável ao Ipod, se não existisse uma Nokia, LG, Motorola, RinM, Samsung, etc. Como estes fabricantes estão no mercado há anos, conhecem-no melhor que a Apple, têm até mais know-how (O LG Prada saiu antes do IPhone), O Iphione só conseguirá vingar pela herança Ipod e pelo design Apple. Mas a concorrência não está atrás da Apple. Outro dado curioso é a Apple querer cobrar aos operadores por estes venderem o Iphone
Assim o preço final não é apetecível.