Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 31/10/2010 23:46

Nem tenho tido tempo de actualizar o gráfico ultimamente mas a tendência de curto prazo é clara de alta, embora não muito determinada e com alguma aparente desconfiança (o contexto politico/económico/financeiro não será estranho a isso)... vamos ver como isto acaba, mas os sinais das últimas semanas têm de ser considerados positivos, no Psi e em muitos títulos!

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Eu estou convencido que os 8900 serão alcançados!

por mancargon » 31/10/2010 23:25

Eu estou convencido que os 8900 serão alcançados!

No entanto, estou receoso, se serão ou não ultrapassados, e mesmo que o sejam não me parece que só por esse facto estejamos nessa fase em bull market!

Julgo que a imprevisibilidade vai continuar, e pequenos acontecimentos em determinadas regiões do mundo continuarão a trazer, sempre que ocorram, muita instabilidade aos mercados.

Um Abraço

Manuel Alentejano
Todos é que sabemos tudo!!!! www.tradingearbitragemdesportiva.com (brevemente no ar).
 
Mensagens: 586
Registado: 29/11/2007 10:07
Localização: Santiago do Cacém

por jrnabolsa » 31/10/2010 20:11

Vai ser interessante comparar os gráficos reais com o que por aqui se vai vendo...estou curioso :P
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 866
Registado: 4/1/2010 15:57
Localização: Lisboa

por caracinha » 31/10/2010 19:01

aos gurus do forum o que acontecera amanha sera como o euroverde diz ?ou teremos os 8900 para breve ?
 
Mensagens: 531
Registado: 23/6/2009 21:43
Localização: 16

por EuroVerde » 30/10/2010 17:45

nikos Escreveu:Euroverde, desde ja obrigado pela explicação.
Acredita entao num periodo bull nos proximos tempos.

Ja agora, se nao for abusar, como enquadras a banca nesse periodo. Dp de nos ult anos o sector bancario ter sido tao castigado, talvez(digo eu) mais do que realmente foi a sua contração de actividade, parecete que poderá arrancar neste período parra uma recuperação digna de registo (a nivel da bolsa, e mesmo dos lucros e vol de negocios).

Abraço


A banca em geral?
Não podemos esquecer que uma das causas da actual crise foi precisamente a desregulação de tal sector.

A banca vou dividi-la em 2 segmentos: A banca que tem ligações à Ásia e a banca ocidental.

Dentro da banca ocidental divido em 2: bancos grandes e bancos pequenos.

A banca com ligações à Ásia irá evoluir positivamente acima da média do mercado. A banca ocidental andará dentro da média. Mas no ocidente os bancos pequenos terão sérias dificuldades de expansão, e os bancos grandes demaisado grandes para falir poderão ficar ainda maiores juntando-se aos grandes bancos Asiáticos, ou serem opados a preços mais baratos e invadirem o ocidente. Dentro de 8/10 anos veremos em Portugal grandes bancos Asiáticos a dominar bem como Angolanos e de outros paises emergentes.

Não vale a pena falar muito mais do sector bancário.
Um dos sectores que baterá o mercado razoavelmente bem acima da média será o sector técnologico, mas não o português!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por nikos » 30/10/2010 16:02

Euroverde, desde ja obrigado pela explicação.
Acredital entao num periodo bull nos proximos tempos.

Ja agora, se nao for abusar, como enquadras a banca nesse periodo. Dp de nos ult anos o sector bancario ter sido tao castigado, talvez(digo eu) mais do que realmente foi a sua contração de actividade, parecete que poderá arrancar neste período parra uma recuperação digna de registo (a nivel da bolsa, e mesmo dos lucros e vol de negocios).

Abraço
 
Mensagens: 113
Registado: 22/6/2010 19:02
Localização: Bragança/Porto/Lx

Re: De-facto também não percebo!

por EuroVerde » 30/10/2010 15:17

mancargon Escreveu:Como é que tu chegas aos 6838 pts? Porquê esse valor e não outro qualquer?

Um abraço
Manuel Alentejano


6830 é técnicamente o principio de uma zona de suporte e se esse suporte não for quebrado em baixa não temos recessão por cá. Não é um suporte inventado por mim. Ele está lá.

Nikos, Acredito pelo padrão técnico que estamos dentro de um triângulo simétrico de longo prazo.
E aqui há 2 ou 3 meses atrás o sentimento era demasiado negativo, como poderá continuar a ser quando o indice começar a onda descendente dentro do triângulo.

As medidas durissímas que vão ser postas em prática em 2011 estão sendo agora não regeitadas, e há muitos economistas e noticias a dizer que vai haver recessão. O FMI diz crescimento zero. eu digo para mim próprio começo do Bull até 2012. Mas pelo meu sentimento/experiência tento racicionar no modelo de previsão que se pode vir a estabelecer consoante o sentimento incutido e a tomada de decisão por parte dos orgãos governativos/políticos e monetários, isso é absolutamente essêncial para se ganhar dinheiro a médio/longo prazo. Economistas a dizer que temos recessão no próximo ano e ao mesmo tempo o indice a subir?

Já tenho dito (e ao contrário do que muita gente pensa) que não é a economia que comanda o mercado, mas sim o mercado que vai direccionar a economia.

Por outro lado, a América parece-me que não vai tomar tão depressa medidas de austoridade para reduzir défice. Estas medidas tomadas na Europa/Portugal são com o objectivo de dar credibilidade às contas públicas para que nos continuem a emprestar dinheiro. No entanto sabemos que Portugal vai ter que pagar juros de empréstimo a seus crédores no incio do próximo ano. Há realmente um aspecto fundamental de pôr défice a 4% no final de 2011. Mas não podemos esquecer que o objectivo é trazê-lo para baixo de 3%. Ou seja, o mercado vai certamente começar a acreditar que as medidas agora aprovadas vão ser suficientes para reduzir défice e assim o mercado antecipará isso quando sairmos da indefinição e quebrarmos o triângulo simétrico de longo prazo em alta, para corrermos atrás do bull que fará um máximo em 2012. E Sócrates dirá = Missão Cumprida. Mas os problemas pressitirão assim como o PS no governo este mandato até ao fim, e quem sabe um próximo mandato (para mal do PSD e bem dos Portugueses).
Entretanto, vamos assitir ainda antes dos EUA começarem a aumentar juros e tomar medidas de redução défice, alguns mecanismos por parte da China e Europa para alterar suas negociações, nomeadamente situações como os chineses terem que pagar impostos no ocidente.
Coisas como esta que foram anúnciadas em Agosto passado também vão ter impacto na economia portuguesa, o facto do Presidente de Angola vir a pagar as suas dívidas às empresas portuguesas nos próximos 2 anos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

De-facto também não percebo!

por mancargon » 30/10/2010 14:19

Como é que tu chegas aos 6838 pts? Porquê esse valor e não outro qualquer?

Um abraço
Manuel Alentejano
Todos é que sabemos tudo!!!! www.tradingearbitragemdesportiva.com (brevemente no ar).
 
Mensagens: 586
Registado: 29/11/2007 10:07
Localização: Santiago do Cacém

por nikos » 30/10/2010 14:10

EuroVerde Escreveu:Penso que a curtissímo prazo vamos mesmo aos 8400 pontos, porque se tivermos a desenhar o triângulo simétrico de longo prazo, o indice terá que fazer um máximo inferior ao máximo de Jan2009.

Uma vez que o orcamento foi aprovado vamos ter alguma indefinição de médio prazo, podemos realmente vir (após o máximo dos 8400) a 6830 no 1ºT2011.

Para mim, o desenho do colapso está fora de hipótese e uma visita aos minimos de Março de 2009 já era...
estou confiante numa recuperação economica até 2012 e após isso estagnação e crescimento zero durante o resto da década (onde não passaremos dos máximos de 2007).


Euroverde certamente percebes mais disto do que eu, e por isso te pergunto, em que te baseias para as tuas previsoes? acho incrivl fazeres isso, gostava de perceber quais os fundamentos

Abraço
 
Mensagens: 113
Registado: 22/6/2010 19:02
Localização: Bragança/Porto/Lx

por EuroVerde » 30/10/2010 13:20

Penso que a curtissímo prazo vamos mesmo aos 8400 pontos, porque se tivermos a desenhar o triângulo simétrico de longo prazo, o indice terá que fazer um máximo inferior ao máximo de Jan2009.

Uma vez que o orcamento foi aprovado vamos ter alguma indefinição de médio prazo, podemos realmente vir (após o máximo dos 8400) a 6830 no 1ºT2011.

Para mim, o desenho do colapso está fora de hipótese e uma visita aos minimos de Março de 2009 já era...
estou confiante numa recuperação economica até 2012 e após isso estagnação e crescimento zero durante o resto da década (onde não passaremos dos máximos de 2007).
Anexos
PSI 20 INDEX.png
PSI 20 INDEX.png (13.23 KiB) Visualizado 9654 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por carrancho » 29/10/2010 13:09

Não vejo qualquer optimisto pela possível aprovação do OE, mas vejo pessimismo pela simples possibilidade de não o ser.

Ter uma opção que é pior não torna a outra boa! :wink:

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4363
Registado: 10/8/2006 19:44
Localização: Aveiro

Re: Confuso

por helderjsm » 29/10/2010 12:23

poseidon635 Escreveu:Eu nunca tive muitas dúvidas que o OE seria aprovado... Não há outro remédio neste momento, depois das asneiras feitas! Será apenas jogo político esta indecisão! :x

O que me "espanta" é que, sendo apenas um "remédio temporário" para esta crise em Portugal, é haver tanto optimismo pelo simples facto de de ser aprovado (as hipóteses do OE não ser aprovado são quase nulas).

Com a crise que se adivinha na economia, desemprego, recessão e possível vinda do FMI em Março/Abril (segundo alguns economistas, uma vez que será nessa altura que irão começar novamente as emissões de dívida por Porugal), porque motivo existe este optimismo com a aprovação do OE, um autêntico "massacre fiscal" ?? :?


BN


Achas mesmo que há assim tanto optimismo? Não é isso que se ouve nas ruas nem nas bocas dos sindicatos. Os mercados estão simplesmente a especular uma recuperação a longo prazo.

Dá-me a sensação que algumas pessoas acreditam que os fundamentais sendo maus, os preços deviam continuar a cair até 0. Não digo que isso não aconteça, mas ficar à espera de uma coisa dessas também não é propriamente sensato e se tal acontecer deus nos livre a todos.

E além do mais não existe algures uma perspectiva de uma recuperação económica mundial? Pelo menos acho que já ouvi qualquer coisa. Assim sendo e visto que as nossas cotadas também tem imensa exposição ao exterior, não seria de contar com uma recuperação da nossa bolsa e de uma inversão dos fundamentais?

Fica algo em que pensar.
PS: Aviso já que a minha opinião é a mesma se para a semana o PSI cair que nem um louco :P
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1166
Registado: 23/10/2009 8:52
Localização: Maia

por Champignon » 29/10/2010 12:22

Sim, falo do PSI20. Pelo que tenho "visto", efectivamente mais vale não dar muita importância à AF e dar mais valor à AT.

Obrigado e BN.


A AF é claramente mais útil em cenários Microeconómicos do que Macroeconómicos.
"In this business if you're good, you're right six times out of ten. You're never going to be right nine times out of ten." by Peter Lynch

http://fundamentalmentebolsa.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 466
Registado: 2/4/2009 12:51
Localização: 17

Re: Confuso

por poseidon635 » 29/10/2010 12:07

Sim, falo do PSI20. Pelo que tenho "visto", efectivamente mais vale não dar muita importância à AF e dar mais valor à AT.

Obrigado e BN.

pocoyo Escreveu:
poseidon635 Escreveu:Eu nunca tive muitas dúvidas que o OE seria aprovado... Não há outro remédio neste momento, depois das asneiras feitas! Será apenas jogo político esta indecisão! :x

O que me "espanta" é que, sendo apenas um "remédio temporário" para esta crise em Portugal, é haver tanto optimismo pelo simples facto de de ser aprovado (as hipóteses do OE não ser aprovado são quase nulas).

Com a crise que se adivinha na economia, desemprego, recessão e possível vinda do FMI em Março/Abril (segundo alguns economistas, uma vez que será nessa altura que irão começar novamente as emissões de dívida por Porugal), porque motivo existe este optimismo com a aprovação do OE, um autêntico "massacre fiscal" ?? :?


BN


Estás a falar do Psi20?
Muitos de nós está a seguir analise técnica, e a AT tem dito compra.
 
Mensagens: 337
Registado: 13/6/2008 10:22
Localização: 14

Re: Confuso

por pocoyo » 29/10/2010 12:03

poseidon635 Escreveu:Eu nunca tive muitas dúvidas que o OE seria aprovado... Não há outro remédio neste momento, depois das asneiras feitas! Será apenas jogo político esta indecisão! :x

O que me "espanta" é que, sendo apenas um "remédio temporário" para esta crise em Portugal, é haver tanto optimismo pelo simples facto de de ser aprovado (as hipóteses do OE não ser aprovado são quase nulas).

Com a crise que se adivinha na economia, desemprego, recessão e possível vinda do FMI em Março/Abril (segundo alguns economistas, uma vez que será nessa altura que irão começar novamente as emissões de dívida por Porugal), porque motivo existe este optimismo com a aprovação do OE, um autêntico "massacre fiscal" ?? :?


BN


Estás a falar do Psi20?
Muitos de nós está a seguir analise técnica, e a AT tem dito compra.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2056
Registado: 15/1/2010 15:30

Confuso

por poseidon635 » 29/10/2010 11:59

Eu nunca tive muitas dúvidas que o OE seria aprovado... Não há outro remédio neste momento, depois das asneiras feitas! Será apenas jogo político esta indecisão! :x

O que me "espanta" é que, sendo apenas um "remédio temporário" para esta crise em Portugal, é haver tanto optimismo pelo simples facto de de ser aprovado (as hipóteses do OE não ser aprovado são quase nulas).

Com a crise que se adivinha na economia, desemprego, recessão e possível vinda do FMI em Março/Abril (segundo alguns economistas, uma vez que será nessa altura que irão começar novamente as emissões de dívida por Porugal), porque motivo existe este optimismo com a aprovação do OE, um autêntico "massacre fiscal" ?? :?


BN
 
Mensagens: 337
Registado: 13/6/2008 10:22
Localização: 14

Bem...

por rasteiro » 29/10/2010 11:52

os juros da divida publica portuguesa já inverteram e seguem já a perder.
Tiveram até agora a subirem cerca de 1.75%.

Isto será um bom sinal para o PSI20, ou não?

Abraços
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

por varus » 29/10/2010 11:48

Já repararam que os Cds de portugal,estão outra vez a disparar, e já existem cotações a valores estratosfericos ,cuidado..
 
Mensagens: 804
Registado: 21/3/2009 15:45
Localização: 14

por pocoyo » 29/10/2010 11:42

Tem aqui uma que reflete o que digo. É quase certo, mas....

http://economico.sapo.pt/noticias/passo ... 03010.html
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2056
Registado: 15/1/2010 15:30

por pocoyo » 29/10/2010 11:27

O titulo é forte em relação ao corpo da noticia.

Pelo que li da noticia, não está 100% garantido.

Está como ontem, toda gente acha que sim.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2056
Registado: 15/1/2010 15:30

por Elias » 29/10/2010 11:18

 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por PequenoInvest » 29/10/2010 11:18

pocoyo Escreveu:
Elias Escreveu:Pedro Passos Coelho assume aprovação do orçamento.

PSI nem mexe.


"Assume"? Onde viste isso?


Aqui:
http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/pas ... oe_1463426
 
Mensagens: 1397
Registado: 24/7/2009 12:13
Localização: 16

por pocoyo » 29/10/2010 11:17

Elias Escreveu:Pedro Passos Coelho assume aprovação do orçamento.

PSI nem mexe.


"Assume"? Onde viste isso?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2056
Registado: 15/1/2010 15:30

por Elias » 29/10/2010 11:15

Pedro Passos Coelho assume aprovação do orçamento.

PSI nem mexe.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Elias » 29/10/2010 9:25

Ontem o PSI-20, mesmo com as notícias da provável aprovação do OE, não conseguiu superar o máximo intraday de anteontem. Hoje aconteceu o mesmo: máximo intraday mais baixo e agora índice negativo. Ou seja, as boas notícias sobre o OE não conseguiram atrair mais compradores.

Para mim isto significa que o mercado já incorporou a (provável) aprovação do OE e não espero grandes reacções adicionais devido a este tema.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Bing [Bot], Garfield, hugob0ss, jvrs, latbal, m-m, malakas, PAULOJOAO, RP_Stocks, VALHALLA e 147 visitantes