Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por AC Investor Blog » 9/1/2011 19:40

defst0ned Escreveu:Pessoal mas qual é o drama? :mrgreen:


É mesmo dramática a situação do PSI depois da LTA de curto-prazo ter sido quebrada na passada 6ºfeira. Existe ainda uma pequenita tábua de salvação junto aos 7340, mas caso confirmem algum fecho em baixa, isto será um salve-se quem puder..... pois os indicadores continuam apontar claramente no sentido descendente.
Anexos
PSI 20 INDEX.png
PSI 20 INDEX.png (17.61 KiB) Visualizado 8513 vezes
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4891
Registado: 8/12/2007 23:01
Localização: Vila Nova de Gaia

psi 20

por rilha » 9/1/2011 19:21

boa tarde a todos.

deixo em baixo um gráfico end-of-day do nosso índice.

tecnicamente, a perda do suporte nos 7400-7500 pts levará o índice a um teste á linha de tendência altista que vem do inicio de março de 2009.

este parece ser o cenário mais provável já que na última sessão o índice deixa no gráfico uma importante wide ranging candle, sinónimo de mais pressão vendedora nas próximas sessões.
e porquê?
porque tal como não se pode parar um carro que vai a toda a velocidade de um momento para o outro, também raciocínio idêntico se pode aplicar a qualquer índice ou acção.

rilha.
Anexos
psi 7-1-11.jpg
psi 7-1-11.jpg (115.82 KiB) Visualizado 6503 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 375
Registado: 15/3/2009 0:09
Localização: Sabugal.

por artista_ » 9/1/2011 14:40

EuroVerde Escreveu:
Os anos passados vais ver o mes de Janeiro da Galp.


Não percebo o que queres dizer com isso?!

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por EuroVerde » 9/1/2011 14:26

artista Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Normalmente quando a AT nos diz para comprar na quebra consistente de uma resistência, o bom investidor já devia ter comprado bem abaixo da resistência (e vice versa para os susportes).


A AT não diz nada disso... a AT apenas analisa, cada investidor entra quando bem entende, não há formas correctas ou erradas de entrar baseado na AT, quanto muito poderá haver situações mais consensuais que outras!

EuroVerde Escreveu:Como só invisto do lado longo, vou esperando e vendo quem está dentro a perder dinheiro.


E também vais vendo quem está curto a ganhar... ou quem investe noutros mercados onde há títulos em máximos históricos... ou quem tem estado em Galp ou JMT nos últimos meses :mrgreen:

abraço

artista


Os anos passados vais ver o mes de Janeiro da Galp.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por artista_ » 9/1/2011 13:50

EuroVerde Escreveu:Normalmente quando a AT nos diz para comprar na quebra consistente de uma resistência, o bom investidor já devia ter comprado bem abaixo da resistência (e vice versa para os susportes).


A AT não diz nada disso... a AT apenas analisa, cada investidor entra quando bem entende, não há formas correctas ou erradas de entrar baseado na AT, quanto muito poderá haver situações mais consensuais que outras!

EuroVerde Escreveu:Como só invisto do lado longo, vou esperando e vendo quem está dentro a perder dinheiro.


E também vais vendo quem está curto a ganhar... ou quem investe noutros mercados onde há títulos em máximos históricos... ou quem tem estado em Galp ou JMT nos últimos meses :mrgreen:

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por EuroVerde » 9/1/2011 13:17

defst0ned Escreveu:Pessoal mas qual é o drama? :mrgreen:


Permite-me alertar a minha análise que é completamente diferente da tua que diz que essa tua LTA aguenta o indice.

Não aguentará, e vamos mesmo abaixo aos 6800.
Anexos
PSI 20 INDEX.png
PSI 20 INDEX.png (17.02 KiB) Visualizado 6723 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por EuroVerde » 9/1/2011 12:58

Luquinhos Escreveu:Bom dia,

EuroVerde Escreveu:Só voltarei a comprar BES e em força no mercado nacional com o indice na base.


Euroverde, já agora poder-se-à saber as razões ou a razão para quereres entrar no Bes?

Obrigado e cumprimentos,


Ganhar dinheiro.
Mas agora ainda é cedo, porque está abaixo da LTD e lateralizará até lá, ou caso quebre à primeira, voltará ainda à base do range. Seja BES ou BPI.

O BES anda num range entre 3 e 2,62x e acaba de vir dos 3 para baixo. Nesta altura não há pura e simplesmente interesse comprador e o medo/desconfiança está a tentar dar passos para ver no que isto resulta.

Muitas entidades profissionais que investiram em Novembro e antes disso estão perdendo dinheiro e agora não vão reforçar já, certamente com o efeito de AT.
Normalmente quando a AT nos diz para comprar na quebra consistente de uma resistência, o bom investidor já devia ter comprado bem abaixo da resistência (e vice versa para os susportes).
Como só invisto do lado longo, vou esperando e vendo quem está dentro a perder dinheiro.

Se a acção não se levantar com o decorrer do tempo (imaginemos uma lateralização), então o desespero e impaciencia reinam e daqui por mais umas semanas continuará imenso dinheiro a sair, mas não o suficiente para essas duas acções cairem devido à fase final massiça de vendas, ao mesmo tempo que veremos compras progressivas.

Quando quebrar BES e BPI quebrarem MM200 é um sinal a ter em conta.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por Cardos » 9/1/2011 12:53

Bom dia,

EuroVerde Escreveu:Só voltarei a comprar BES e em força no mercado nacional com o indice na base.


Euroverde, já agora poder-se-à saber as razões ou a razão para quereres entrar no Bes?

Obrigado e cumprimentos,
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 367
Registado: 12/6/2010 18:48
Localização: Portugal

por arnie » 9/1/2011 0:11

m2010 Escreveu:Na AT, existe m padrões matematicos, regras, suportes, medias, ou seja a lógica a funcionar


Não, na AT não existe nada.

A AT (ie, um gráfico), mostra-te somente uma barra de preços feitos durante um determinado periodo de tempo, pode ser um grafico de 1 minuto, 1 dia, 1 mês, 1 ano.

A AT é somente isto, nada mais.

Tudo e qualquer coisa que seja adicionada a um gráfico é da nossa inteira responsabilidade.

Um gráfico não nos diz se a empresa XPTO vai subir, vais descer, ou vai ficar no mesmo sitio. Quem diz isto é a pessoa que está a ler o gráfico.

Se olharmos para um grafico e dissermos que amanha as cotações vão subir, mas na realidade, elas acabam por cair, a culpa não é do grafico, a culpa não é do mercado, a culpa não é do Socrates e do FMI. A culpa é da pessoa que leu o gráfico pois aparentemente não o soube ler correctamente.
Bons negocios,
arnie
 
Mensagens: 3094
Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por artista_ » 8/1/2011 23:54

m2010 Escreveu:Na AT, existe m padrões matematicos, regras, suportes, medias, ou seja a lógica a funcionar.


Sim, e agora não tens lá esses elementos?

m2010 Escreveu:No mercado actual estou a falar da nossa bolsa, estão em jogo outras variaveis mais profundas, que a neuropsicologia pode muito bem explicar.


A neuropsicologia e uma bola de cristal também...

Não há nada que adivinhe os movimentos dos mercados, a AT é apenas uma ferramenta, dá indicações, dados mais ou menos concretos, que cada um usa como quiser...

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por m2010 » 8/1/2011 23:47

Na AT, existe m padrões matematicos, regras, suportes, medias, ou seja a lógica a funcionar.

No mercado actual estou a falar da nossa bolsa, estão em jogo outras variaveis mais profundas, que a neuropsicologia pode muito bem explicar.

Um abraço
 
Mensagens: 338
Registado: 2/1/2010 15:38

por EuroVerde » 8/1/2011 23:44

m2010 Escreveu:Neates momentos, a AT não funciona ou deixa de funcionar.

Então é altura deentrar o factor psicologia das multidões, esse é inesperado, súbito, repentino, avassalador que por vezes vai para alem do racional, então instala-se: o pânico.

Um abraço


Sim. Isso é verdade até certo ponto. Pânico! Sim. Inesperado não!
a AT funciona bem e está bem desenhada no nosso mercado.
Se reparares nas minhas análises anteriores notas o que eu diria do mercado à semanas atrás.
Com um triangulo ascendente e uma MM200 que foi quebrada em alta e assim se vinha mantendo (algo bastante arriscado para os tempos que correm).

Agora o indice virá abaixo do nivel de rompimento do triângulo ascendente, aqui, a AT funciona até certo limite e dá-nos uma ideia até muito clara da evolução do que as multidões estão sentindo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por artista_ » 8/1/2011 23:38

m2010 Escreveu:Neates momentos, a AT não funciona ou deixa de funcionar.


Lá voltamos ao mesmo... explica-me lá o que é que significa a AT funcionar ou não?!

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por m2010 » 8/1/2011 23:28

Neates momentos, a AT não funciona ou deixa de funcionar.

Então é altura deentrar o factor psicologia das multidões, esse é inesperado, súbito, repentino, avassalador que por vezes vai para alem do racional, então instala-se: o pânico.

Um abraço
 
Mensagens: 338
Registado: 2/1/2010 15:38

por Elias » 8/1/2011 22:10

Olá greg,

Aqui vão respostas:

greg1108 Escreveu:Sem por em causa a tua analise tecnica que está clara e correcta (do meu ponto de vista), gostaria de preguntar-te porquê que achas que com a vinda do FMI visitaremos os minimos de Março 2009...


Se calhar não me expliquei bem...
Eu penso que o índice está muito mal do ponto de vista técnico e não acho que ele vá a mínimos por causa do FMI... apenas referi o FMI como um aspecto complementar da análise mas em termos estritamente técnicos isso é irrelevante.

greg1108 Escreveu:Sei que na Grecia tal está a acontecer, porem como tu nos informaste no topico do Athens Stock, o indice Grego é basicamente composto por bancos...


Sim, é verdade, os bancos têm um peso grande no índice ASE, mas nota que nesse índice não são só os bancos que estão em mínimos. Por exemplo, a Ellaktor (construção) está em mínimos de 6 anos; a cimenteira Titan está praticamente nos mínimos de 2009; a PPC (electricidade) idem, quase em mínimos de 5 anos; o mesmo para a Viohalco (indústria); a Motor Oil Hellas (petróleo e gás) está em mínimos de 2004; e a Jumbo (brinquedos) vai pelo mesmo caminho. Daqui concluo que embora os bancos sejam claramente penalizados pela situação actual, o que se verifica na prática é que a maioria das outras empresas também tem descido fortemente. Se foi por causa do FMI não sei, mas podemos ver a coisa ao contrário: apesar da entrada do FMI, a bolsa helénica continua a escorregar...
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por EuroVerde » 8/1/2011 21:53

Boas noites!

Como previ, lá está aquele sinal feito em tendência que acabará em 6800 aproximadamente.

Um bom investidor não é aquele que negoceia com base no presente/passado, mas o que tem as ferramentas necessárias para projectar o futuro com alguma probabilidade/grau de acerto.

-A longo prazo estamos perante um triângulo simétrico.
-De Maio a Outubro último formamos um triângulo ascendente de curto prazo.

- Todos os negócios feitos, enquanto o indice nesta altura do campeonato andar acima da MM200 é mau negócio para o médio/longo prazo.

-Para o final de 2011 ou 1ºT2012 estamos em condições de quebrar o triângulo simétrico, e, desse ponto de vista, então já começámos o BullMarket desde Março2009.

Só voltarei a comprar BES e em força no mercado nacional com o indice na base.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por artista_ » 8/1/2011 21:42

greg1108 Escreveu:
Sem por em causa a tua analise tecnica que está clara e correcta (do meu ponto de vista), gostaria de preguntar-te porquê que achas que com a vinda do FMI visitaremos os minimos de Março 2009...
Sei que na Grecia tal está a acontecer, porem como tu nos informaste no topico do Athens Stock, o indice Grego é basicamente composto por bancos...
Eu olho para o nosso indice e vejo empresa como a Altri, Portucel, Semapa, Galp, cimpor, pt, edp renovaveis, jm (embora esta ja possa ter subido demais)...etc que deveriam ser muito mais benefeciadas pelo bull que se vive la fora do que pela nossa situação...é provavel que as empresa "caseiras" tais como zon , sonacom, sonae, os bancos, mota, brisa...deveriam ser mais castigadas mas por exemplo os bancos je estão em minimos...
agradecia um comentario teu ou de outro caldeireiro que me pudessem "mostar" o filme correctamente...


Responder a isso com base na AT é futurologia... como disse o Elias, o gráfico indica uma situação frágil do PSI-20, indicando a queda com maiores probabilidades, sobretudo no curto prazo...

Em relação ao que aconteceu na Grécia, tenho alguma dificuldade em comparar as situações. Mesmo que se considere uma hipotética entrada do FMI em Portugal as situações financeiras dos dois países são diferentes, sendo à partida pior a da Grécia. Ainda assim, acho difícil projectar apartir daí grande coisa, tanto para um lado como para outro... eu pelo menos não consigo, talvez alguém que conheça melhor a situação Grega o consiga?!

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por greg1108 » 8/1/2011 21:34

Boa noite Elias,

Sem por em causa a tua analise tecnica que está clara e correcta (do meu ponto de vista), gostaria de preguntar-te porquê que achas que com a vinda do FMI visitaremos os minimos de Março 2009...
Sei que na Grecia tal está a acontecer, porem como tu nos informaste no topico do Athens Stock, o indice Grego é basicamente composto por bancos...
Eu olho para o nosso indice e vejo empresa como a Altri, Portucel, Semapa, Galp, cimpor, pt, edp renovaveis, jm (embora esta ja possa ter subido demais)...etc que deveriam ser muito mais benefeciadas pelo bull que se vive la fora do que pela nossa situação...é provavel que as empresa "caseiras" tais como zon , sonacom, sonae, os bancos, mota, brisa...deveriam ser mais castigadas mas por exemplo os bancos je estão em minimos...
agradecia um comentario teu ou de outro caldeireiro que me pudessem "mostar" o filme correctamente...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 98
Registado: 29/11/2007 3:41
Localização: guimaraes

por Elias » 8/1/2011 18:47

Aqui fica a minha visão do PSI-20.

O índice português apresenta uma situação técnica preocupante, acumulando-se os sinais bear, dos quais destaco:

- incapacidade de romper a LTA de longo prazo que já vem de Novembro de 2007;
- incapacidade de superar o máximo relativo de Novembro (8200 pontos), já que em Dezembro em índice fez um lower high nos 8050;
- RSI em queda livre;
- MACD em território negativo e com tendência de queda;
- pseudo-suporte dos 7600 foi à vida
- cotação abaixo de todas as suas médias móveis que já estão a tomar o rumo descendente
- grande vela negra na sexta-feira com fecho nos mínimos.

A última esperança dos touros está no suporte dos 7320, se este não segurar o índice acredito numa aceleração das quedas, possivelmente até aos mínimos de 2009 (abaixo dos 6000 pontos).

A perspectiva de vinda do FMI ensombra ainda mais o panorama do índice português - basta lembrar que o índice grego está em mínimos de 10 anos, apesar de o FMI já lá ter entrado há largos meses.


Disclaimer: tenho uma posição curta no PSI-20
Anexos
psi1.PNG
psi1.PNG (65.83 KiB) Visualizado 7162 vezes
psi2.PNG
psi2.PNG (46.13 KiB) Visualizado 7173 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por artista_ » 8/1/2011 18:17

canguru Escreveu:já nem se respeitam zonas de suporte? 8-)
durante a semana, saberemos se foi a roptura é consistente.

defst0ned, essa LTa de longo prazo está bem apanhada, mas não sei até que ponto ela vai suportar o índice quando o SPX corrigir...
para já não lhe dava muito valor.


Como isto está tudo pode acontecer... sendo certo que no curto prazo as quedas são mais prováveis que as subidas!

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por canguru » 8/1/2011 16:09

já nem se respeitam zonas de suporte? 8-)
durante a semana, saberemos se foi a roptura é consistente.

defst0ned, essa LTa de longo prazo está bem apanhada, mas não sei até que ponto ela vai suportar o índice quando o SPX corrigir...
para já não lhe dava muito valor.
Anexos
PSI08012011.png
PSI08012011.png (17.75 KiB) Visualizado 7287 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

Pairs trading

por vaskovic » 8/1/2011 11:23

Bom dia!

Já há algum tempo que estou à procura de activos que suportem uma estratégia de pairs trading, mas não consigo encontrar. É provavel que aqui me consigam ajudar.

Ponto prévio: esta estratégia tem como objectivo primordial a preservação do capital, se bem que o sucesso desta estratégia vai depender bastante dos custos de manutenção destes activos.

A ideia é comprar um activo que represente o Indice DAX-30 e vender o equivalente ao Indice PSI-20. Neste caso o ganho/perda será o diferencial de performance entre estes 2 indices. Sabendo que os indices europeus estão bastante correlacionados, a médio/longo prazo a ideia será que os países com economias mais "saudáveis", como a Alemã sairão mais rapidamente da crise, do que outros menos saudáveis (ex. Portugal) e que esse resultado irá sendo espelhado no indice bolsista. Claro que tudo isto já poderá estar reflectivo nos indices, mas continuo a achar, que esta estratégia tem validade ainda por mais algum tempo.


O meu problema é que consigo encontrar um ETF que reflicta o comportamento do DAX, mas não consigo encontrar um reverse ETF que reflicta o comportamento do PSI... Sugestões?

Obrigado.
Anexos
DAX vs PSI.JPG
DAX vs PSI.JPG (99.38 KiB) Visualizado 7419 vezes
 
Mensagens: 137
Registado: 17/6/2009 11:06
Localização: 16

por patacas » 7/1/2011 23:23

Isto hoje é simples: quem está dentro está a ressacar (uns mais do que outros); quem está fora deve estar a pensar que se deve sentar em cima das mãos.
 
Mensagens: 611
Registado: 3/4/2008 11:50

por solrac1977 » 7/1/2011 20:25

boa noite



acho que o melhor é ficar quietinho.... :lol: :lol: :lol:




solrac
 
Mensagens: 80
Registado: 17/12/2010 20:02
Localização: 15

por asrael » 7/1/2011 20:07

O grande drama do psi é cair, cair, cair... De facto, enquanto houver noticias pessimistas, a vários niveis a sair não vamos ter descanso.

Apesar dos resaltos a tendência é clara, a questão é onde vai parar. Mas o continuar a pensar (quando hà um resalto) que é agora só leva a ignorar-mos a realidade. Pessoalmente só vejo , no psi, quatro acções que valem o esforço, que são: portucel, galp, telecom e jm.

Ou então o melhor é virarem-se para o dax ou cac. Não é fácil mas parece a decisão mais acertada.

Eu pelo menos já virei para a galp, já é um começo :?

Boa sorte.
Nunca digas nunca.

Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 461
Registado: 2/2/2010 1:35
Localização: Viseu

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Arlos, Bar38, Bing [Bot], Cem pt, PAULOJOAO, psandrade e 144 visitantes