Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Conquistador » 1/2/2011 16:49

EuroVerde Escreveu:Não me admirava nada se o PSI20 hoje fechasse bem negativo quebrando um suporte, rumo aos 7100.
Estamos perante uma LTD de custo prazo que já está a fazer 4 toques.
O gráfico do Elias não está correcto na escala.


O Psi20 fechar hoje bem negativo?
Mas porquê?Está a ganhar 1% e faltam 40 minutos para o fecho.
O que é que tu sabes que o resto da malta não saiba? :x
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 459
Registado: 3/7/2008 11:58
Localização: 17

por EuroVerde » 1/2/2011 16:45

Não me admirava nada se o PSI20 hoje fechasse bem negativo quebrando um suporte, rumo aos 7100.
Estamos perante uma LTD de custo prazo que já está a fazer 4 toques.
O gráfico do Elias não está correcto na escala.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por helderjsm » 1/2/2011 16:20

Zeb_PT Escreveu:Essa LTD até a considero válida no curto prazo com 3 toques separados à mesma distancia (inicio de Nov, meados de Dez e meados de Jan). Agora nãoa considero uma LTD de longo termo pois para os pontos de curto prazo não os acho suficientemenet separados para serem válidos, daí que a longo termo acho essa LTD inválida pois tem apenas 2 toques... Só os meus dois cêntimos...


Se o PSI não furar a culpa é tua que só deste 2 cêntimos :P

Brincadeiras à parte acho que já foi aqui discutido sobre os efeitos psicológicos das resistências/suportes. Assim sendo ainda considero a LTD válida a longo prazo pois muitos investidores estão a olhar para lá como possível sinal de venda.

Só deixa de ser válida se amanhã o PSI lhe disser adeus. Claro que todas as opiniões contam pois é disso que se faz o mercado :P
Melhores cumprimentos,
Helder Magalhães
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1166
Registado: 23/10/2009 8:52
Localização: Maia

por cftomas » 1/2/2011 16:20

Elias Escreveu:g.a. num dia em que o PSI está colado à LTD de longo prazo.


Penso que essa LTD não é consistente, porque abrange dois períodos com tendências distintas.
 
Mensagens: 50
Registado: 28/1/2009 11:53
Localização: 7

por Zeb_PT » 1/2/2011 16:16

Essa LTD até a considero válida no curto prazo com 3 toques separados à mesma distancia (inicio de Nov, meados de Dez e meados de Jan). Agora nãoa considero uma LTD de longo termo pois para os pontos de curto prazo não os acho suficientemenet separados para serem válidos, daí que a longo termo acho essa LTD inválida pois tem apenas 2 toques... Só os meus dois cêntimos...
http://marketapprentice.wordpress.com

Para muito errar e muito mais aprender!

"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 919
Registado: 9/3/2009 23:07
Localização: 16

Hoje é um dia especial!!!

por tncm » 1/2/2011 16:07

Pelos vistos temos o BCP na/o resistência/suporte dos 0,6€, o BES a quebrar a resistência dos 3€ a EDP a dar sinal de força e a SEMAPA em máximos!

Amanhã será o dia D para vermos se estas resistências/tendências se confirmam...
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 7/3/2010 16:49
Localização: Portugal

por pocoyo » 1/2/2011 16:05

Acho que podemos dizer que só tem dois toques, devido à proximidade dos ultimos toques.

Para mim é bastante, mas não de todo, inválida. :)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2056
Registado: 15/1/2010 15:30

por helderjsm » 1/2/2011 16:01

canguru Escreveu:
Elias Escreveu:g.a. num dia em que o PSI está colado à LTD de longo prazo.


master Elias, consideras essa linha como válida?

repara que não teve qualquer toque durante 3 anos...


Canguru a linha vem desde 2007. Eu acho que é essa a razão pelo qual o volume hoje está fraquissimo. "Ninguém" tem coragem de comprar no PSI sem a quebra desta LTD.

É só comparar com o dia de ontem em que o índice estava a comportar-se acima da média e hoje abaixo da média.
Melhores cumprimentos,
Helder Magalhães
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1166
Registado: 23/10/2009 8:52
Localização: Maia

por Elias » 1/2/2011 16:00

epa, as linhas de tendência têm as suas imperfeições... umas pelo distanciamento irregulares dos toques, outras porque os toques são inexactos ou porque houve falsas rupturas pelo caminho...

neste contexto, penso que a linha é razoavelmente válida.

Uma outra forma de olhar para a linha é considerar apenas os últimos 3 meses (desde o início de Novembro) e depois puxá-la três anos e tal para trás :lol: :lol: :lol:
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por canguru » 1/2/2011 15:51

Elias Escreveu:g.a. num dia em que o PSI está colado à LTD de longo prazo.


master Elias, consideras essa linha como válida?

repara que não teve qualquer toque durante 3 anos...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

por artista_ » 1/2/2011 15:47

Parece cada vez mais que isto quer mesmo ir para cima! :)

Mas, como sabemos, muitas vezes as coisas mudam de uma hora para outra, por isso há que aguradar pacientemente... eu, pelo sim pelo não, já fui colocando alguns ovos no cesto! :)
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por helderjsm » 1/2/2011 14:38

Elias Escreveu:g.a. num dia em que o PSI está colado à LTD de longo prazo.


Ai se fura :P Podemos até ter uma nova visita aos 8900 pontos durante o ano. Mas os volumes de hoje mostram desconfiança dos investidores. Só precisávamos de um danoninho (ou então cotava-se a Mimosa em bolsa).
Melhores cumprimentos,
Helder Magalhães
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1166
Registado: 23/10/2009 8:52
Localização: Maia

por Elias » 1/2/2011 13:55

g.a. num dia em que o PSI está colado à LTD de longo prazo.
Anexos
psi1.PNG
psi1.PNG (66.2 KiB) Visualizado 8228 vezes
psi2.PNG
psi2.PNG (43.13 KiB) Visualizado 8236 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por EuroVerde » 30/1/2011 20:09

artista Escreveu:
EuroVerde Escreveu:
Nada disso.
Repara que eu falara anteriormente nos 6800 pontos como meta de curto prazo (o indice tinha que descer).
Agora falo em 7100 pontos (o indice terá que descer na mesma a curto prazo, mas não tanto)!
Existe uma LTA que vai aguentar o indice nesse valor, perto.

Existe também uma LTD de curto prazo que se quebrada em alta anulo o que disse acima. Tão simples como isto!
Então, só entro quando o vir perto da LTA, com stops.

Ou então, com mais cautela ainda, se consistentemente acima do rompimento da LTD de curto prazo com stop mais renhido.


Não sei se reparaste mas o que escreveste agora vem ainda a reforçar mais a minha critica anterior, tu próprio estás a colocar uma série de "ses" relativamente aos movimentos de curto prazo, como é que pode fazer sentido projectar os movimentos subsequentes? Eu compreendo perfeitamente o teu último raciocínio, faz todo o sentido, o que não faz sentido é tentar prever os movimentos para 10 anos quando os de curto prazo são tão falíveis!


Artista, Só faz sentido olhar para o longo prazo com base na análise fundamental.
Com informação detalhada estudando-a e datas futuras do que o sentimento das massas pode reagir consoante o que os governos/bancos centrais/ estado da economia, efeitos do petroleo/ guerras/ inflação/deflações, periodos inesperados como 11Setembro, eleições de um país importante, forex (uma alavanca para o mercado de acções e embaraços câmbiais), tornados, e sistuações de efeitos deficitários e principais medidas relacionadas a seu combate, endividamento e ordenados. Ter em conta também o rumo de gestão que querem direccionar os administradores das empresas que têm mais peso nos indices accionistas, etc.

Tudo isso eu me baseio para projectar os meus gráficos.

Quando projecto o PSI20 no actual momento dentro de um triângulo simétrico de longo prazo, e, depois, ao quebrá-lo fará todo aquele máximo de 2012, e depois a vir por aí abaixo em estagnação de 2007 a 2017 a não conseguir passar os máximos nem em baixar dos minimos de Março 2009.

Em 2000, em 2007 e em 2012 faz máximos cada vez menores que o anterior.
E em 2003, em 2009 2 em 2013/2014 faz minimos cada vez maiores.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por artista_ » 30/1/2011 18:08

EuroVerde Escreveu:
Nada disso.
Repara que eu falara anteriormente nos 6800 pontos como meta de curto prazo (o indice tinha que descer).
Agora falo em 7100 pontos (o indice terá que descer na mesma a curto prazo, mas não tanto)!
Existe uma LTA que vai aguentar o indice nesse valor, perto.

Existe também uma LTD de curto prazo que se quebrada em alta anulo o que disse acima. Tão simples como isto!
Então, só entro quando o vir perto da LTA, com stops.

Ou então, com mais cautela ainda, se consistentemente acima do rompimento da LTD de curto prazo com stop mais renhido.


Não sei se reparaste mas o que escreveste agora vem ainda a reforçar mais a minha critica anterior, tu próprio estás a colocar uma série de "ses" relativamente aos movimentos de curto prazo, como é que pode fazer sentido projectar os movimentos subsequentes? Eu compreendo perfeitamente o teu último raciocínio, faz todo o sentido, o que não faz sentido é tentar prever os movimentos para 10 anos quando os de curto prazo são tão falíveis!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por EuroVerde » 30/1/2011 16:25

artista Escreveu:
EuroVerde Escreveu:
artista Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Fica o panorama de longo prazo e o pormenor de uma vinda ao range (aquelas 2 semi-rectas entre 7200-7080).


Isso quer dizer que já desististe dos 6800 pontos?!


Sim.
Repara que existe uma LTA lá em baixo. Essa LTA aguenta o indice e os 6800 vão ficar longe da cotação.
Por analogia em outras circunstâncias temos agora um range minimo acima da LTA que aguentará dentro do triângulo simétrico de longo prazo.

Caso a LTD de curtissímo prazo seja em alta quebrada, tudo que disse acima fica invalidado, portanto esperamos para ver.


Ou seja, arriscas uma projecção a uma série de anos, mas pouco tempo depois admites que te enganaste logo no primeiro movimento. Enganar todos se enganam, não é isso que está em causa, o que eu acho que isto vem comprovar é que não vale a pena projectar movimentos a tão longo prazo, se logo no primeiro há fortes probabilidades de estarmos engandos, isso vai condicionar tudo o resto, se o primeiro é mto falível os seguintes são completamente utópicos, pelo menos com a precisão que tu os desenhas... é apenas a minha opinião!


Boas Artista!

Nada disso.
Repara que eu falara anteriormente nos 6800 pontos como meta de curto prazo (o indice tinha que descer).
Agora falo em 7100 pontos (o indice terá que descer na mesma a curto prazo, mas não tanto)!
Existe uma LTA que vai aguentar o indice nesse valor, perto.

Existe também uma LTD de curto prazo que se quebrada em alta anulo o que disse acima. Tão simples como isto!
Então, só entro quando o vir perto da LTA, com stops.

Ou então, com mais cautela ainda, se consistentemente acima do rompimento da LTD de curto prazo com stop mais renhido.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por artista_ » 30/1/2011 0:38

EuroVerde Escreveu:
artista Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Fica o panorama de longo prazo e o pormenor de uma vinda ao range (aquelas 2 semi-rectas entre 7200-7080).


Isso quer dizer que já desististe dos 6800 pontos?!


Sim.
Repara que existe uma LTA lá em baixo. Essa LTA aguenta o indice e os 6800 vão ficar longe da cotação.
Por analogia em outras circunstâncias temos agora um range minimo acima da LTA que aguentará dentro do triângulo simétrico de longo prazo.

Caso a LTD de curtissímo prazo seja em alta quebrada, tudo que disse acima fica invalidado, portanto esperamos para ver.


Ou seja, arriscas uma projecção a uma série de anos, mas pouco tempo depois admites que te enganaste logo no primeiro movimento. Enganar todos se enganam, não é isso que está em causa, o que eu acho que isto vem comprovar é que não vale a pena projectar movimentos a tão longo prazo, se logo no primeiro há fortes probabilidades de estarmos engandos, isso vai condicionar tudo o resto, se o primeiro é mto falível os seguintes são completamente utópicos, pelo menos com a precisão que tu os desenhas... é apenas a minha opinião!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

psi20

por suevo » 29/1/2011 23:40

:|
Anexos
psi20.jpg
psi20.jpg (62.7 KiB) Visualizado 7242 vezes
 
Mensagens: 97
Registado: 26/2/2009 13:13
Localização: 16

por paubo » 29/1/2011 2:22

engano
Novo blog agora com a colaboração do J Alves, Paubo e Zecatreca- http://portugueseteamtraders.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3489
Registado: 29/11/2007 11:31

por EuroVerde » 28/1/2011 22:45

artista Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Fica o panorama de longo prazo e o pormenor de uma vinda ao range (aquelas 2 semi-rectas entre 7200-7080).


Isso quer dizer que já desististe dos 6800 pontos?!


Sim.
Repara que existe uma LTA lá em baixo. Essa LTA aguenta o indice e os 6800 vão ficar longe da cotação.
Por analogia em outras circunstâncias temos agora um range minimo acima da LTA que aguentará dentro do triângulo simétrico de longo prazo.

Caso a LTD de curtissímo prazo seja em alta quebrada, tudo que disse acima fica invalidado, portanto esperamos para ver.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por artista_ » 28/1/2011 22:40

EuroVerde Escreveu:Fica o panorama de longo prazo e o pormenor de uma vinda ao range (aquelas 2 semi-rectas entre 7200-7080).


Isso quer dizer que já desististe dos 6800 pontos?!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por EuroVerde » 28/1/2011 21:11

Estou agora aqui a olhar para o que tenho e fico pensando no que a bolsa faz e em como isso influência a economia geral...


O indice vai fazer provavelmente um reteste à LTA antes de fazer qualquer especie de rally.

Fica o panorama de longo prazo e o pormenor de uma vinda ao range (aquelas 2 semi-rectas entre 7200-7080).
Anexos
PSI 20 INDEX.png
PSI 20 INDEX.png (22.78 KiB) Visualizado 7646 vezes
PSI 20 INDEX.png
PSI 20 INDEX.png (18.8 KiB) Visualizado 7634 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por paubo » 28/1/2011 18:50

paubo Escreveu:
paubo Escreveu:e se estiver a ser formado um triangulo descendente com projecção de 900 pontos?
Para mim este cenário só fica fora de hipótese se o índice vier novamente para perto dos 8000 pontos.

Hoje foi ao encontro da linha descendente do possível triângulo descendente e recuou bastante. A vela que deixou pode ser uma shootting star/dragonfly doji bearish.


Esta semana não trouxe novidades ao índice português. Acabou por ter uma fraca desvalorização, inferior a 2%, tal como a shootting star/dragonfly doji bearish parecia indicar. Os volumes foram sempre modestos.

O PSI 20 continua a evoluir dentro do possível triângulo descendente.
Anexos
280111 psi20.png
280111 psi20.png (15.43 KiB) Visualizado 7765 vezes
Editado pela última vez por paubo em 29/1/2011 2:22, num total de 1 vez.
Novo blog agora com a colaboração do J Alves, Paubo e Zecatreca- http://portugueseteamtraders.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3489
Registado: 29/11/2007 11:31

Caneco...

por rasteiro » 28/1/2011 17:08

com esta é que eu não esparava....
Lá tive que fechar as minhas posições que tinha em aberto quase todas...

abraços
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

por Ulisses Pereira » 28/1/2011 13:31

Hope, o máximo foi feito no dia 15 de Março de 2000 nos 15081 pontos e o mínimo no dia 14 de Janeiro de 1993 nos 2911 pontos.

Aqui fica o gráfico da História do PSI.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi.jpg
forum-psi.jpg (456.28 KiB) Visualizado 8054 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], morinni, PAULOJOAO, PMP69, Shimazaki_2 e 116 visitantes