Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 1/12/2010 21:58

EuroVerde Escreveu:E no segundo mostro a possibilidade do PSI20 vir a curto prazo visitar os 6800 pontos desde que a LTD de curto prazo não seja passada em alta.


Ou seja, no curto prazo tens dúvidas em relação a um eventual ida ou não aos 6800 pontos, que estará dependente de uma condição que enuncias... no entanto não te inibes em arriscar colocar um gráfico com movimentos bem definidos de médio/longo prazo?!

Como é que não tendo certezas num pequeno movimento de curto prazo consegues sequer tentar adivinhar os movimentos que o mercado fará num periodo mais vasto?!

Também não te vi comentar a contra-argumentação que o Elias fez a um destes teus gráficos?! fiquei curioso sobre isso... e não me admira que não seja o único aqui!

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &start=675

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por EuroVerde » 1/12/2010 21:41

Olá

Agora vou mostrar o gráfico de longo prazo com o respectivo triângulo simétrico que está desenhando.

E no segundo mostro a possibilidade do PSI20 vir a curto prazo visitar os 6800 pontos desde que a LTD de curto prazo não seja passada em alta.
Anexos
PSI 20 INDEX.png
PSI 20 INDEX.png (16.4 KiB) Visualizado 7745 vezes
PSI 20 INDEX.png
PSI 20 INDEX.png (16.57 KiB) Visualizado 7739 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por balta » 1/12/2010 19:30

Boas, este dia está a ser merecido pelos mercados depois de tantas agonias, especialmente na Europa, e para já ainda é cedo para euforias, mas este pode muito bem ser o sinal de retoma do presente Bull, em que as américas estão mais avançados, e na europa o Dax e Ftse acaompanham mais de perto. Isto pode perfeitamente dever-se ao anuncio hoje do prolongar das medidas de apoio financeiro à europa por parte do BCE, quando o FED já o havia feito em Setembro. Delay de 3 meses que serviu para partir muita pedra na europa e vamos ver se isto fica por aqui, para já parece que os mercados tendem a acalmar com as últimas, e podemos estar a iniciar as honda 3 da 3. Que tal um gráficozinho bem comentado no time de médio prazo?
 
Mensagens: 305
Registado: 6/4/2005 10:39
Localização: Castelo Branco

por epic bear » 1/12/2010 18:57

Ulisses Pereira Escreveu:bear, argumentos, por favor. Dizer que isto vai subir ou cair sem argumentos viola as regras do Caldeirão.

Um abraço,
Ulisses


Bem, de momento a minha justificação é mais fundamental do que técnica. Simplesmente em termos macroeconómicos ainda há que falar sobre o nosso pequeno Portugal. Não é 1 questão de "as notícias más estão prestes a acabar e o que vem aí já foi descontado" o que prenunciaria o início de uma longa subida, é 1 questão de "ainda há muito desconhecido para vir, com grande probabilidade que esse desconhecido seja depreciativo para a economia portuguesa (e europeia)." A dívida portuguesa nos últimos meses reflecte bastante bem isso, e está a seguir o caminho perfeito para recebermos ajuda do FMI. Claro que isto é 1 questão de opinião e posso estar totalmente enganado.

Em termos técnicos, houve uma boa reacção ao suporte do psi nos 7400-7600 pontos, mas foi apenas uma vela e nem sequer ultrapassou completamente o que para mim é a zona de suporte/resistência. Não se pode dizer que houve rebound nenhum. O psi só me convence de subidas duradouras nos 9000 pontos (vá dou o benefício da dúvida na zona dos 8200-8400 que considero já uma zona de resistência significativa).

Ou seja, sendo eu um estudioso da análise técnica, não tenho motivos nenhuns segundo a minha estratégia para afirmar que o psi irá descer. Digo-o segundo a minha intuição económica e mais por "palpite", obviamente fundamentado com os dados económicos que vou observando.
Editado pela última vez por epic bear em 1/12/2010 19:38, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 54
Registado: 28/5/2010 20:49

por MNFV » 1/12/2010 18:46

Euforia?!

Desculpa, mas mais péssimistas os meios de comunicação não podiam andar...

:roll:

epic bear Escreveu:Dia de euforia, para os que têm posições longas no psi, não se preocupem que o saldo irá continuar a encolher ;)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1184
Registado: 28/12/2007 17:02

por Ulisses Pereira » 1/12/2010 18:43

bear, argumentos, por favor. Dizer que isto vai subir ou cair sem argumentos viola as regras do Caldeirão.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por epic bear » 1/12/2010 18:30

Dia de euforia, para os que têm posições longas no psi, não se preocupem que o saldo irá continuar a encolher ;)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 54
Registado: 28/5/2010 20:49

por FilRib » 1/12/2010 18:29

Seaman Escreveu:Viva!

não sei qual o vossa opinião do dia de hoje mas eu não gosto deste sobe e desce.

Por um lado estou contente com o dia de hoje porque tenho 4 posições longas no PSI.

Por outro lado não aprecio uma situação de 8 ou 80. Ontem era o 8, tudo mal, tudo a cair. Hoje é o 80, parece que miraculosamente todos os problemas desapareceram.

É irracional!

Quem beneficia com esta irracionalidade? :?:

Perante tanta volatilidade e irracionalidade não será melhor, para um pequeno investidor estar fora?

Estes movimentos erráticos não são bons para um investidor. :-k



Perdoe-me o desabafo
:wink:



.


Seaman, partilho da mesma opinião e aliás olhei hoje para as subidas com uma desconfiança muito grande, pois não é natural e poderá agravar ainda mais a descida... oxalá que não, mas continuo bastante bear no PSI...
 
Mensagens: 787
Registado: 4/8/2010 10:09
Localização: 13

por jrnabolsa » 1/12/2010 18:05

Seaman Escreveu:Viva!

não sei qual o vossa opinião do dia de hoje mas eu não gosto deste sobe e desce.

Por um lado estou contente com o dia de hoje porque tenho 4 posições longas no PSI.

Por outro lado não aprecio uma situação de 8 ou 80. Ontem era o 8, tudo mal, tudo a cair. Hoje é o 80, parece que miraculosamente todos os problemas desapareceram.

É irracional!

Quem beneficia com esta irracionalidade? :?:

Perante tanta volatilidade e irracionalidade não será melhor, para um pequeno investidor estar fora?

Estes movimentos erráticos não são bons para um investidor. :-k



Perdoe-me o desabafo
:wink:



.
Seaman, estou com o mesmo receio. Hoje não entrei, aliás, estou fora já a alguns dias a trás. Hoje podia ter ganho uns cobres, mas enfim, como diz o grande mestre Ulisses: Há muito tempo para se ganhar dinheiro.
Como não tenho capacidade para negociar com subidas e descidas repentinas dentro do mesmo dia, vou dar uma olhada por algumas cotadas e talvez coloque algumas ordens de compra para amanhã. Acredito que no curto prazo o Psi continue a subir, pelo menos até aos 8000, depois vamos ver como se comporta. Cumpts
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 866
Registado: 4/1/2010 15:57
Localização: Lisboa

por Seaman » 1/12/2010 17:31

Viva!

não sei qual o vossa opinião do dia de hoje mas eu não gosto deste sobe e desce.

Por um lado estou contente com o dia de hoje porque tenho 4 posições longas no PSI.

Por outro lado não aprecio uma situação de 8 ou 80. Ontem era o 8, tudo mal, tudo a cair. Hoje é o 80, parece que miraculosamente todos os problemas desapareceram.

É irracional!

Quem beneficia com esta irracionalidade? :?:

Perante tanta volatilidade e irracionalidade não será melhor, para um pequeno investidor estar fora?

Estes movimentos erráticos não são bons para um investidor. :-k



Perdoe-me o desabafo
:wink:



.
 
Mensagens: 1122
Registado: 4/4/2009 0:57
Localização: Nas Arábias...

por camaleo » 1/12/2010 15:54

Não sou um expert... mas posso citar a ultima análise do ulisses ao PSI20...

Será impressão minha... ou o PSI20 está a aproximar-se da resistencia de 7500 pts...

Após o dia de hoje de fortes ganhos...
Bastou uma noticia de apoios do BCE... e assiste-se À euforia...
Enfim, não vislumbro uma tendencia bullish amanhã com grande rompimento da resistencia até aos 7600 em alta...


Bons trades para todos...
Lembro "Comprar hoje no rumor... vender amanhã na noticia"
Se assim for amanhã será um dia de quedas... :wink:

A ver vamos...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 385
Registado: 25/3/2010 21:12
Localização: Maia

por e-finance » 1/12/2010 15:44

As notícias dos jornais fazem-se em função das cotações do mercado. O possivel corte do rating de Portugal pela S&P hoje não importa, o que conta é a possivel ajuda do BCE, se estivéssemos com quedas o que importava era o corte do rating de Portugal. :mrgreen:
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 666
Registado: 20/8/2010 21:23

por aaugustobb_69 » 1/12/2010 15:20

penso que algumas ações da nossa praça, já nos mostrou qual o seu fundo... :wink:
 
Mensagens: 687
Registado: 29/11/2007 1:39
Localização: santa maria da feira

Fácil....

por rasteiro » 1/12/2010 14:51

Jogar ao centimo, quer nas perdas quer nos ganhos.
Para SUSTO grande, já me chegou a ZON, que consegui sair a 3.90, sem perdas nem ganhos.....

Abraços


Ulisses Pereira Escreveu:rasteiro, ontem entraste num dia de quedas violentas e hoje entras num dia de subidas fortes. Qual é a tua estratégia?

É que já te vi a entrar em dias péssimos (várias vezes seguiram-se dias muito maus) como em dias de fortes ganhos. Por isso, o que queria perceber é qual é a tua estratégia.

Um abraço,
Ulisses
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

Re: Pois é....

por FilRib » 1/12/2010 14:34

rasteiro Escreveu:verdade...
Mas se não entrares na euforia também, estás sempre a pensar no pior, por isso á que desfrutar destes momentos e acompanhar os mercados com os stops, muito apertados.

Abraços




Garanto-te que o que não vou mesmo fazer é entrar em euforias...!
 
Mensagens: 787
Registado: 4/8/2010 10:09
Localização: 13

por Ulisses Pereira » 1/12/2010 14:30

rasteiro, ontem entraste num dia de quedas violentas e hoje entras num dia de subidas fortes. Qual é a tua estratégia?

É que já te vi a entrar em dias péssimos (várias vezes seguiram-se dias muito maus) como em dias de fortes ganhos. Por isso, o que queria perceber é qual é a tua estratégia.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Pois é....

por rasteiro » 1/12/2010 14:27

verdade...
Mas se não entrares na euforia também, estás sempre a pensar no pior, por isso á que desfrutar destes momentos e acompanhar os mercados com os stops, muito apertados.

Abraços


FilRib Escreveu:Os mercados são uma coisa incrível... vejam bem a euforia em que se entrou no dia de hoje...!
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

por FilRib » 1/12/2010 14:24

Os mercados são uma coisa incrível... vejam bem a euforia em que se entrou no dia de hoje...!
 
Mensagens: 787
Registado: 4/8/2010 10:09
Localização: 13

por canguru » 1/12/2010 14:17

A minha forma de negociar situa-se nos antípodas da tua, mas aqui seguem os meus parabéns pelo timming!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

Re: Os juros......

por rasteiro » 1/12/2010 14:08

Comprar, e colocar stop nas compras de ontem.
Vou-te resumir as minhas compras de ontem:

Bes:3.79
ZON: 2.975
Gllint: 0.35
S.Costa:0.50
S.Industria:1.67


os stop, já lá estão, e entrei de manhã, em mias 2 acções:

Mota Engil: 1.70
BPI: 1.393

Abraços

canguru Escreveu:
rasteiro Escreveu:Á que a proveitar o dia de hoje, porque amanhã, ninguém o sabe......


para comprar ou para vender? :lol:
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

Re: Os juros......

por canguru » 1/12/2010 14:02

rasteiro Escreveu:Á que a proveitar o dia de hoje, porque amanhã, ninguém o sabe......


para comprar ou para vender? :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

Os juros......

por rasteiro » 1/12/2010 12:01

da divida pública a 10 anos, está a descer -3%.
Ésta subida da bolsa, poderá estar a ser impulsionada pelos juros a descer, e também os mercados noutros paises estarem a subir o dobro de portugal.

Á que a proveitar o dia de hoje, porque amanhã, ninguém o sabe......

Abraços
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

por caracinha » 1/12/2010 9:57

alguem esta a seguir as cotaçoes????
 
Mensagens: 531
Registado: 23/6/2009 21:43
Localização: 16

Como anda a "pocilga"....

por Mares » 1/12/2010 1:04

Deixo-vos em anexo um gráfico com a evolução dos principais indices europeus, entre 25 de Outubro e 29 Novembro. Podemos observar o efeito de contágio entre as diversas bolsas. Por ordem, temos a Espanha (-14%) arrastando a Itália (-10%), Portugal, França (-6%) e Inglaterra (-3,5%). No mesmo período em análise o S&P500 (EUA) mantêm-se estável e o indíce Alemão consegue até um ligeiro ganho no período (~1%).
Anexos
Evolucao_Bolsas_Europeias_Crise.bmp
Evolucao_Bolsas_Europeias_Crise.bmp (823.62 KiB) Visualizado 7660 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2504
Registado: 20/10/2010 17:33
Localização: 16

por canguru » 30/11/2010 20:03

canguru Escreveu:Lta de médio prazo definitivamente quebrada.

antsal Escreveu:sabem-me dizer se quando a PT distribuir o dividendo, e perder cerca de um euro no preço, isto terá efeito no PSI20?
Se fiz bem os cálculos isto corresponderia a uma perda de 150 pontos por esse efeito...


Não consigo estar bullish no PSI, qualquer que seja o prazo


update
Anexos
PSI 30112010.png
PSI 30112010.png (15 KiB) Visualizado 7883 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aguia__RED, Alfa Trader, Bar38, Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], JFDIL, JoeP, jsousa71, m-m, macau5m, malakas, Masterchief, MR32, nunorpsilva, PAULOJOAO, peterteam2, rs521 e 179 visitantes